• Nenhum resultado encontrado

Calendário de Actividades

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Calendário de Actividades"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Secretaria Regional de Educação e Cultura Direcção Regional dos Assuntos Culturais Biblioteca Pública Regional da Madeira

Caminho dos Álamos, 35 9020-064 Santo António, Funchal Tel.: 291 708 410 Fax: 291 708 412

E-mail: geral@bprmadeira.org www.bprmadeira.org

ACTIVIDADES PARA GRUPOS

Hora do Conto / Circuito do Livro / Projecção de filmes

ACTIVIDADES DE VERÃO

Actividade Local Dias Horas

Hora do Conto Sala Infantil Todos os sábados 11h

Ciclo de Cinema Sala Infantil

De 8 de Julho a 16 de Setembro às quartas-feiras

15h

Livros na Cozinha Atelier* 6, 7 e 8 de Julho 14:30h Estilo Witch Atelier* 20, 21 e 22 de Julho 14:30h Ao Som das Letras Atelier* 31 de Agosto, 1 e 2 de

Setembro 14:30h

O Regresso dos Gatos

do Laboratório Atelier* 14, 15 e 16 de Setembro 14:30h Quantos queres? Sala Infantil Todo o Verão Actividade

perma-nente Piquenique da Leitura Sala Infantil Todo o Verão Actividade

perma-nente

* Actividade sob marcação prévia

Serviço Educativo e Dinamização Cultural

Actividades

Calendário

de

J

ULHO

A

GOSTO

S

ETEMBRO

Secretaria Regional de Educação e Cultura Direcção Regional dos Assuntos Culturais Biblioteca Pública Regional da Madeira

(2)

J

ULHO

4 de Julho │ sábado Hora do Conto (11h)

“Samuel e o mundo”, de Manuel Tavares

Resumo: O pai do Samuel era um importante cientista que andava à procura da solução para consertar o mundo. Um dia, o Samuel, com uma simples brincadeira, vai dar-lhe a resposta de que ele andava à procura há anos.

Objectivos: Motivar para o livro e a leitura, apelar à imagi-nação e criatividade, noção de mudança.

6, 7 e 8 de Julho │ segunda, terça e quarta-feira

Atelier (14:30h)

“Livros na cozinha” Existem muitos livros na Biblioteca que nos ensinam a rir, contar, brincar e até cozinhar. Numa tarde bem animada, vamos pôr à prova algumas receitas bem saborosas e divertidas.

Duração de 2 horas. Sob inscrição prévia. Nº máximo de participantes: 10. Maiores de 4 anos.*

* A participação das crianças é limitada a uma única sessão.

19 de Setembro│ sábado Hora do Conto (11h)

“Alana, a bailarina da água” de Alice Cardoso Resumo: Alana, tal como todas as ninfas, queria ser bailarina. Todas as manhãs, calçava as suas sapati-lhas e saltava para cima do grande nenúfar onde as ninfas mais jovens tinham a sua aula de ballet. Mas a nossa amiga Alana era muito desastrada, o que

preo-cupava gravemente a rainha das ninfas que nunca ouvira falar numa ninfa desajeitada. Será que vai conseguir dançar na Grande Festa das Ninfas?

Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; valorização da diferença; preocupação com o meio ambiente.

26 de Setembro│ sábado Hora do Conto (11h) “Sementes de Macarrão”

Resumo: Esta é a história do João Pimpão, que vivia repimpado num sofá encarnada e do João Espertalhão que na terra trabalhava e nunca ninguém enganava. Vivem de forma muito diferente e enquanto o João Esper-talhão trabalha para obter o seu rendimento, o João Pim-pão fica à espera para recolher o lucro do trabalho alheio. Quem ficará a ganhar?

Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; incentivo ao trabalho honesto e autoconfian-ça.

A

CTIVIDADE

P

ERMANENTE

LERA 2 → Desde Janeiro, a BPR tem vindo a desenvolver o projecto “Ler a 2” que consiste na promoção da leitura das crianças acompanhada por um adulto, fortalecendo assim os laços familiares e simultaneamente a competência e o gosto pela leitura.

(3)

12 de Setembro│ sábado Hora do Conto (11h)

“O coelho branquinho e a formiga rabiga” em “Histórias Tradicionais Portuguesas” de Alice Vieira

Resumo: Nunca ninguém fala na esperteza das formigas nem da sua força ou talento. Nesta história vemos uma cora-josa formiga enfrentar tudo e todos para ajudar um amigo. Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; incentivo ao traba-lho.

14, 15 e 16 de Setembro │ segunda, terça e quarta-feira

Atelier (14:30h)

“O Regresso dos Gatos do Laboratório” Os Gatos do Laboratório regressam à Biblioteca para mais acti-vidades, descobertas e experiências científicas. Atra-vés de simples brincadeiras vamos compreender os fenómenos do dia-a-dia e muitas curiosidades que frequentemente nos surpreendem.

Duração de 2 horas. Sob inscrição prévia. Nº máximo de participantes: 10. Maiores de 6 anos.*

* A participação das crianças é limitada a uma única sessão.

16 de Setembro│ quarta-feira Ciclo de Cinema (15h) “Camp Rock”

Resumo: Quando Mitchie consegue uma vaga para ir para o Camp Rock a sua vida dá uma reviravolta inesperada que a faz aprender a importância de sermos verdadeiros connosco próprios.

8 de Julho │ quarta-feira Ciclo de Cinema (15h) “A história de uma abelha”

Resumo: A jovem e ambiciosa abelha trabalhadora B. Benson decide sair pelo mundo fora em altos voos com o exército. Mas, ao quebrar uma das mais importantes regras vai desencadear incríveis acontecimentos.

11 de Julho │ sábado Hora do Conto (11h)

“A princesa que bocejava a toda a hora”, de Cár-men Gil e Elena Odriozola

Resumo: Esta é a história de um palácio amarelo, de um rei com uma coroa de ouro e de uma princesa que bocejava a toda a hora. Mas ninguém pode ficar todo o dia e toda a noite sempre, sempre a bocejar. Ou pode?

Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; importância da amizade.

15 de Julho │ quarta-feira Ciclo de Cinema (15h) “A Pequena Sereia”

Resumo: Ariel, a divertida e brincalhona Sereia parte em aventu-ras com o seu amigo Flounder e o hilariante caranguejo Sebas-tião. Mas vai precisar de toda a coragem para tornar os seus sonhos realidade e enfrentar a terrível bruxa do mar.

(4)

18 de Julho │ sábado Hora do Conto (11h)

“O sapo apaixonado”, de Max Velthuijs

Resumo: O Sapo anda preocupado com a saúde: tem o cora-ção a bater depressa de mais. A Lebre diz que ele deve estar apaixonado, mas por quem?

Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; valorização do amor e amizade sem preconceitos.

20, 21 e 22 de Julho │ segunda, terça e quarta-feira

Atelier (14:30h)

“Estilo Witch” As Witch vêm à Biblioteca dar a conhecer o seu estilo e vão ajudar-nos a criar vários acessórios para o dia-a-dia. Baseado na colecção “Estilo Witch” da

Disney, neste Atelier faremos colares, pulseiras e amuletos, e prometemos uma tarde cheia de diversão e magia. Duração de 2 horas. Sob inscrição prévia. Nº máximo de participantes: 10. Maiores de 4 anos.*

* A participação das crianças é limitada a uma única sessão.

22 de Julho │ quarta-feira Ciclo de Cinema (15h) “Pinóquio”

Resumo: Este clássico da Disney vai encantar corações com as grandes aventuras do menino de madeira que só queria ser de ver-dade. As aventuras do Pinóquio e do seu fiel amigo Grilo Falante vão pôr à prova valores como honestidade, lealdade e coragem.

2 de Setembro│ quarta-feira Ciclo de Cinema (15h) “Dinossauro”

Resumo: Dinossauro é uma emocionante aventura repleta de acção onde um grupo de dinossauros enfrentam o desafio das suas vidas. Ao longo da sua jornada irão aprender que só com coragem, esperan-ça e lealdade poderão triunfar sobre as grandes contrariedade que se lhe depararão.

5 de Setembro│ sábado Hora do Conto (11h)

“Adivinha quanto eu gosto de ti” de Sam McBratney Resumo: Às vezes quando gostamos muito, muito de alguém, queremos encontrar uma maneira de descrever como os nossos sentimentos são grandes. Mas, como des-cobrem a Pequena Lebre Castanha e a Grande Lebre Cas-tanha, o amor não é fácil de medir.

Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; expressão do amor e amizade.

9 de Setembro│ quarta-feira Ciclo de Cinema (15h)

“O segredo da pequena sereia”

Resumo: Num tempo muito antes da princesa Ariel conhecer o príncipe Eric, o fundo do mar era muito diferente, a música era banida e todos estavam proibidos de dançar, cantar ou mesmo trautear uma canção. Dividida entre o amor pela família e a sua paixão pela música, Ariel tem uma escolha muito difícil pela frente.

(5)

29 de Agosto│ sábado Hora do Conto (11h)

“Come a sopa Marta” de Marta Torrão

Resumo: A Marta é uma menina que não gosta mesmo nada de sopa. Esta é uma história para os meninos e meninas que detestam a sopa e para todas as mães que diariamente tentam convencê-los a comê-la.

Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; importância de uma alimentação adequada.

31 de Agosto, 1 e 2 de Setembro │ segunda, terça e quarta-feira

Atelier (14:30h) “ Ao Som das Letras”

Entre os muitos livros da Biblioteca escondem-se vários sons e melodias. Com os livros como aliados, vamos construir diferentes instrumentos e descobrir os ritmos, timbres e talentos dos jovens leitores.

Duração de 2 horas. Sob inscrição prévia. Nº máximo de participantes: 10. Maiores de 4 anos. *

*A participação das crianças é limitada a uma única sessão.

S

ETEMBRO

Especial Dia dos Avós 26 de Julho 25 de Julho │ sábado

Hora do Conto (11h)

“A avó e eu”, de Maria Teresa Maia Gonzalez (11h) Resumo: Por todo o mundo existem muitas avós. Umas gostam de bordar, algumas gostam de dançar e passear, outras ficam pacientemente à espera da visita dos seus netos, mas todas têm algo muito importante em comum. O que será?

Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; comemoração da efeméride.

28 de Julho │ quarta-feira Ciclo de Cinema (15h)

“Winx: o segredo do reino perdido”

Resumo: Bloom descobre que foi criada por pais adoptivos e que as suas origens não são terrestres. Na realidade, ela é filha de Oritel e Marion, os Reis de Domino, que desapareceram misteriosamente após uma luta cruel contra as bruxas ancestrais.

1 de Agosto │ sábado Hora do Conto (11h)

“Quiquiriqui”, de Marisa Núnez (11h)

Resumo: A mamã Galinha vivia muito feliz com o seu filho Quiquiriqui. Como todos os meninos o Quiquiriqui era muito querido mas também muito guloso. Será que a mãe Galinha fica contente com este comportamento? Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; incentivo à partilha, coragem e respeito aos pais.

(6)

5 de Agosto│ quarta-feira Ciclo de Cinema (15h) “Wall-E”

Resumo: Depois de centenas de solitários anos a fazer aquilo para que tinha sido construído, o adorável e curioso robô Wall-E descobre um novo sentido para a vida quando conhece uma brilhante robô de pesquisa chamada Eva.

8 de Agosto│ sábado Hora do Conto (11h)

“Como passa o tempo”, de Ana Vicente

Resumo: O minuto esta farto, fartíssimo do seu trabalho. Então resolveu saltar para fora do relógio e ir conhecer o mundo. O que irá acontecer?

Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; noção de tem-po.

12 de Agosto│ quarta-feira Ciclo de Cinema (15h) “Sininho”

Resumo: Alguma vez tiveste curiosidade de como a natureza obtém o seu brilho - quem lhe dá luz e cor à medida que as quatro estações do ano vão mudando? A Sininho e as suas quatro melhores amigas fadas transformam o Inverno em Primavera e, com o poder da fé, confiança e um pouco de pozinho mágico, aprendem a importância de serem verdadei-ras para elas próprias.

19 de Agosto│ quarta-feira Ciclo de Cinema (15h) “Carros”

Resumo: A caminho de uma grande corrida Faísca McQueen conhece os mais originais habitantes de uma pequena vila, que o ajudam a perceber que existem coisas mais importantes na vida que troféus, fama e patrocínios.

22 de Agosto│ sábado Hora do Conto (11h)

“A árvore das patacas” de Luísa Ducla Soares Resumo: Era uma vez um rei que tinha três filhos gémeos. Como não sabia a quem deixar o seu reino decidiu entregá-lo a quem lhe trouxesse a árvore das patacas, uma planta maravilhosa que está sempre carre-gadinha de moedas de ouro. Será que a irão encontrar? Objectivos: Motivar para o livro e a leitura; incentivo ao trabalho e esforço individual.

26 de Agosto│ quarta-feira Ciclo de Cinema (15h) “Gang dos tubarões”

Resumo: Óscar, um pequeno peixe, é um humilde trabalhador na Lavagem de Baleias local, que se torna um herói improvável a partir do momento em que conta uma enorme mentira. Para manter o seu segredo terá de enfrentar inúmeros perigos e descobrir qual o verda-deiro sentido da amizade.

Referências

Documentos relacionados

 Rendimentos de trabalho por conta própria, os quais são os auferidos no exercício, de forma independente, de profissão em que predomine o carácter

18.1 O(s) produto(s) deverá(ao) ser entregue(s) rigorosamente dentro das especificações estabelecidas neste Edital e seus Anexos, sendo que a inobservância desta condição

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

Segundo Éric Laurent, a psicose ordinária se caracteriza pela não resposta aos significantes-mestres tradicionais, manifestando o fim do poder do Nome-do-Pai como

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na