• Nenhum resultado encontrado

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré das Figueirinhas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Escola Básica do 1º Ciclo com Pré das Figueirinhas"

Copied!
51
0
0

Texto

(1)

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré das

Figueirinhas

(2)

Índice

INTRODUÇÃO ... 4 1. AVALIAÇÃO ... 5 1.1 – OBJETIVOS ... 6 1.2 – MODALIDADES DE AVALIAÇÃO: ... 6 1.2.1.-AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ... 6 1.2.2. -AVALIAÇÂO FORMATIVA ... 7 1.2.3. -AUTOAVALIAÇÃO ... 7 1.2.4. - AVALIAÇÃO SUMATIVA ... 8

1.3. - NOMENCLATURA A UTILIZAR NOS DIFERENTES INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NO 1º, 2º E 3º E 4º ANO ... 9

1.4. – MOMENTOS DE AVALIAÇÃO ... 9

2 – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO ... 11

2.1. - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO: ... 11

2.1.1. -NÍVEIS DE DESEMPENHO NAS FICHAS DE AVALIAÇÃO SUMATIVA1º, 2º, 3º E 4º ANO ... 12

2.1.2. - DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL POR CONHECIMENTOSCOMPETÊNCIAS/CAPACIDADES – ... 13

ATITUDES E VALORES: ... 13

2.1.3. - DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL POR CONHECIMENTOS COMPETÊNCIAS/CAPACIDADES - ATITUDES E VALORES: ... 14

2.1.4. - AVALIAÇÃO SUMATIVA – FINAL DE ANO ... 16

PROGRESSÃO/ RETENÇÃO ... 16

CRITÉRIOS DE PONDERAÇÃO PARA TRANSIÇÃO OU PROGRESSÃO NO ENSINO BÁSICO ... 16

2.2. - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ... 18

2.2.1. -AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ... 19

2.2.2. –PERFIS DOS ALUNOS ... 22

2.3. - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO POR ANO DE ESCOLARIDADE ... 34

DISCIPLINAS DE FREQUÊNCIA OBRIGATÓRIA ... 34

ÁREA NÃO DISCIPLINAR: ... 39

DISCIPLINA DE FREQUÊNCIA FACULTATIVA: ... 39

2.4. - PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO NAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ... 39

2.5. - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ... 44

(3)

2.5.1 - DOMÍNIOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS DE

CURRÍCULO ESPECÍFICO INDIVIDUAL-CEI – UNIDADE ESTRUTURADA ... 44

2.6. - INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO ... 46

2.6.1–INSTRUMENTOS ... 47

2.6.2–INTERVENIENTES ... 47

2.7. - MEIOS ORGANIZATIVOS DE AVALIAÇÃO ... 48

(4)

INTRODUÇÃO

A avaliação constitui um processo regulador das aprendizagens, orientador do percurso escolar e certificador das diversas aquisições realizadas pelo aluno, ao longo dos diferentes ciclos de ensino: pré-escolar e básico. Como tal, a escola deve assegurar a participação dos alunos e dos pais e encarregados de educação no processo de avaliação das aprendizagens, em condições a estabelecer no respetivo Regulamento Interno. Podem, ainda, ter intervenção no processo de avaliação das aprendizagens dos alunos, os serviços especializados de apoio educativo e os órgãos de administração e gestão da escola. Assim, conscientes:

 das características e condições concretas de cada ciclo, de cada turma e de cada criança/aluno;

 dos normativos em vigor;

 dosprincípios gerais da avaliação. Considerando, ainda, que a avaliação:

 é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem;

 exige uma prévia e clara definição daquilo que se pretende avaliar e dos fins em vista;

 exige a escolha de várias técnicas e instrumentos, em função dos objetivos e finalidades.

Definem-se os critérios gerais de avaliação deste estabelecimento de ensino.

(5)

1.

AVALIAÇÃO

A avaliação, como parte integrante do processo de ensino/aprendizagem tem em conta:

Os Programas e as Metas Curriculares globalmente fixadas.

Despacho Normativo nº3/2016 de 9 de novembro de 2016 Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril Decreto-Lei nº33/2009 de 31 de dezembro de 2009

Regulamenta o regime de avaliação e certificação das aprendizagens desenvolvidas pelos alunos do ensino básico, apresentando também medidas de promoção do sucesso educativo que se querem pensadas e operacionalizadas pelas escolas, a partir de um efetivo conhecimento das dificuldades, e delineadas de acordo com as fragilidades a ultrapassar, tendo em conta as características dos alunos e as possibilidades de cada comunidade escolar.

(6)

1.1 – OBJETIVOS

São objetivos de avaliação:

 Regular a prática educativa integrada, permitindo a recolha de informações e a tomada de decisões face às necessidades do aluno;

 Levar o aluno a auto regular as suas aprendizagens e a consciencializá-lo como construtor do seu próprio conhecimento;

 Informar os pais sobre o percurso escolar dos educandos e o cumprimento dos objetivos dos programas curriculares e de enriquecimento curricular.

1.2 – MODALIDADES DE AVALIAÇÃO:

A avaliação da aprendizagem compreende as modalidades de avaliação diagnóstica, de avaliação formativa, autoavaliação e de avaliação sumativa.

1.2.1.-AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Esta modalidade de avaliação conduz à adoção, de estratégias de diferenciaçãoPedagógica e contribui para elaborar, adequar e reformular o Plano Anual de Turma, facilitando a integração escolar do aluno, apoiando a orientação escolar e vocacional. Pode ocorrer em qualquer momento do ano letivo quando articulada com a avaliação formativa. Desempenha um papel importante no quadro da avaliação de competências.

(7)

1.2.2. -AVALIAÇÂO FORMATIVA

A avaliação formativa é a principal modalidade de avaliação do ensino básico, assume caráter contínuo e sistemático e visa a regulação do ensino e da aprendizagem, recorrendo a uma variedade de instrumentos de recolha de informação, de acordo com a natureza das aprendizagens e dos contextos em que ocorre. Fornece ao professor, ao aluno, ao Encarregado de Educação e aos restantes intervenientes informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, competências de modo a permitir rever e melhorar os processos de trabalho.

Esta avaliação é da responsabilidade de cada professor, designadamente no âmbito dos órgãos coletivos e, ainda, sempre que necessário, com os serviços especializados de apoio educativo e os encarregados de educação recorrendo a registos estruturados.

Desta forma, compete ao órgão de gestão e administração da escola mobilizar e coordenar os recursos educativos com vista a desencadear respostas adequadas às necessidades dos alunos.

1.2.3. -AUTOAVALIAÇÃO

A autoavaliação é um processo consciente de reflexão dos diferentes momentos e aspetos da atividade cognitiva e das atitudes do aluno visando uma melhoria do seu processo de aprendizagem.

Será realizada uma autoavaliação no final do 3º período, em cada ano de escolaridade e nas atividades de complemento curricular. As autoavaliações do 1º e 2º ano irão constar no dossiê de turma e as do 3º e 4º ano, devido à sua obrigatoriedade, serão colocadas, no final de cada período, no PIA (Processo Individual do Aluno).

(8)

1.2.4. - AVALIAÇÃO SUMATIVA

Consiste na formulação de um juízo globalizante sobre o desenvolvimento das aprendizagens do aluno e das competências definidas para a turma e atividade de enriquecimento curricular.

Existem dois tipos de avaliação sumativa:

Avaliação interna – que é um processo acompanhado de

provas de forma a permitir a obtenção de resultados fiáveis sobre a aprendizagem, fornecendo indicadores de consecução das metas curriculares e dos conteúdos disciplinares definidos para cada disciplina. Esta avaliação realiza-se no final de cada período letivo e é da responsabilidade dos professores e dos órgãos de gestão pedagógica da escola;

A avaliação sumativa interna tem como finalidade informar o aluno e o seu encarregado de educação sobre o desenvolvimento das aprendizagens e competências definidas para cada área curricular e tomar decisões sobre o percurso escolar do aluno.

Avaliação externa – é da responsabilidade dos serviços ou

entidades do Ministério de Educação e Ciência designados para o efeito, que compreende a realização de provas de aferição no 2.º ano de escolaridade, a qual incide sobre os conteúdos nas disciplinas de Português, Matemática, Estudo do Meio e Expressões (Plástica, Educação Musical e Educação Físico-Motora), no final do ano letivo. As provas de aferição são de aplicação universal e de realização

(9)

obrigatória numa única fase e que dão origem a informação sobre o desempenho do aluno, a inscrever na ficha individual do aluno.

1.3. - NOMENCLATURA A UTILIZAR NOS DIFERENTES

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NO 1º, 2º E 3º E 4º ANO

Tipo Avaliação

Quantitativa 0 – 49% 50 – 69% 70 – 89% 90 – 100% Avaliação

Qualitativa Insuficiente Suficiente Bom Muito Bom A avaliação sumativa expressa-se de forma descritiva e traduz-se, no final do 3º período, na apreciação global das aprendizagens realizadas pelo aluno ao longo do ano letivo, após ouvida a equipe de docentes.

Esta avaliação dá origem a uma tomada de decisão sobre a progressão ou retenção do aluno expressa através das menções, respetivamente, de Transitou ou Não Transitou, no final da cada ano de escolaridade, e de Aprovado (a), ou Não Aprovado(a), no final de cada ciclo.

1.4. – MOMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua tendo em conta o ritmo individual de cada aluno e o seu desenvolvimento nos aspetos afetivo, social e cognitivo.

Será realizada uma avaliação diagnóstica, no início do ano letivo, a qual deverá ser articulada com estratégias de facilitação da integração escolar e de apoio à orientação escolar.

Esta conduzirá à adoção de estratégias de diferenciação pedagógica, contribuindo para elaborar, adequar e reformular o plano anual de turma. Esta

(10)

avaliação, também, é importante para o despiste de situações, permitindo estratégias de diferenciação pedagógica, de superação de eventuais dificuldades dos alunos, de facilitação da sua integração escolar e de apoio à orientação escolar e vocacional.

A avaliação formativa terá um caráter contínuo e sistemático, sendo desenvolvida ao longo do ano letivo, através do recurso a grelhas de autoavaliação, trabalhos realizados pelos alunos, individual ou coletivamente, e ainda através de fichas de avaliação. Ela fornece a todos os intervenientes informação das aprendizagens e competências, de modo a permitir rever e melhorar os processos de trabalho. A avaliação formativa assume carácter contínuo e sistemático, recorrendo a uma variedade de instrumentos de recolha de informação, adequados à diversidade das aprendizagens e aos contextos em que ocorre, tendo como uma das funções principais a regulação do ensino e da aprendizagem.

A avaliação sumativa realizar-se-á no final de cada período letivo, com utilização de toda a informação recolhida no âmbito da avaliação formativa, consistindo na formulação de um juízo globalizante sobre o desenvolvimento das aprendizagens do aluno e das competências definidas para cada disciplina e área curricular.

(11)

2 – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

2.1. - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO:

DOMÍNIO PARÂMETROS PONDERAÇÃO

1.º Ciclo

SABER SER

Atitudes e valores

• Assiduidade e pontualidade;

• Respeito e cumprimento de regras de convivência/conduta;

• Hábitos e métodos de trabalho;

• Desenvolvimento progressivo do sentido de responsabilidade e autonomia;

• Empenho nas atividades;

• Espírito de cooperação e interajuda; • Autoavaliação. 15% 100% SABER FAZER Desenvolvime nto de aptidões • Desenvolvimento de competências:

- Capacidade de comunicação oral e escrita; - Capacidade de compreensão de ideias essenciais nas diversas situações de comunicação;

- Capacidade de realizar trabalhos individuais; - Capacidade progressiva de analisar criticamente as situações e temas propostos.

35% SABER Aquisição, compreensão e aplicação de conhecimento s e conceitos específicos de cada disciplina.

(12)

2.1.1. -NÍVEIS DE DESEMPENHO NAS FICHAS DE AVALIAÇÃO

SUMATIVA1º, 2º, 3º E 4º ANO

Insuficiente 0% a 49% Adquiriu o mínimo das aprendizagens definidas

O(A) aluno(a) revela muitas dificuldades na

compreensão, aquisição, mobilização e aplicação de conhecimentos (a especificar) e não

desenvolveu/adquiriu as competências essenciais definidas.

Revela (a maior parte das vezes) falta de interesse, de empenho, de responsabilidade e de autonomia.

Suficiente 50% a 69% Revela ainda falhas na aquisição aprendizagens elementares a nível de conceitos e factos.

O(A) aluno(a) consegue compreender, adquirir, mobilizar e aplicar alguns conhecimentos (a

especificar) e desenvolveu algumas das competências essenciais definidas.

Revela algum interesse, é empenhado, responsável e tem alguma autonomia.

Bom 70% a 89% Adquiriu com facilidade as aprendizagens elementares a nível de conceitos e factos

O(A) aluno(a) revela facilidade na compreensão, aquisição, mobilização e aplicação dos conhecimentos (a especificar) e desenvolveu/adquiriu muitas das competências essenciais definidas.

Revela interesse, empenho, responsabilidade e autonomia. Muito Bom 90% a 100% Desenvolveu com grande facilidade as aprendizagens elementares a nível de conceitos e factos

O(A) aluno(a) revela muita facilidade na

compreensão, aquisição, mobilização e aplicação dos conhecimentos (a especificar) e

desenvolveu/adquiriu todas as competências essenciais definidas.

Revela muito interesse, empenho, é muito responsável e autónomo.

(13)

2.1.2. - DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL POR

CONHECIMENTOSCOMPETÊNCIAS/CAPACIDADES –

ATITUDES E VALORES:

- CRITÉRIOS DE PONDERAÇÃO ADOTADOS PARA AS

DISCIPLINAS DE FREQUÊNCIA OBRIGATÓRIA PARA O 1º, 2º, 3º E

4º ANO

1.º CICLO Conhecimentos/Competên cias/ Capacidades (85%) Atitudes/Valores (15%) Português 25% Pontualidade/Assiduidade 2% Matemática 25% Participação/Empenho 3%

Estudo do Meio 20% Atitudes/Comportamento 5%

Inglês 5% Organização 5%

Expressões 10%

(14)

2.1.3. - DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL POR

CONHECIMENTOS COMPETÊNCIAS/CAPACIDADES -

ATITUDES E VALORES:

D isc ipl ina s d e frequência o brig a tó ria Português Competências Percentagem Competências sociais Competências metodológicas Competências cognitivas  Leitura  Oralidade  Trabalhos  Testes 15% 15% 10% 10% 10% 40% Matemática Testes

Trabalhos individuais ou em grupo (trabalhos de casa)

Participação e empenho; organização; comportamento e assiduidade 60% 25% 15% Estudo do Meio Testes Competências metodológicas Atitudes/participação 60% 25% 15% Inglês Competências cognitivas Competências sociais 60% 40% Expressã o Físico - -Motora Competências sociais Domínio cognitivo Domínio Psicomotor 20% 20% 60%

Expressão Artística (Musical)

Competências sociais Domínio prático Domínio teórico 20% 40% 40%

(15)

APOIO AO ESTUDO

Menção Critérios / Indicadores

Insuficiente

Não traz o material de trabalho necessário; não apresenta capacidade de trabalho;

não desenvolve métodos e técnicas de estudo; não é organizado;

não possui capacidade de investigar; não é autónomo;

não utiliza as TIC;

apresenta muitas dificuldades de expressão oral e escrita;

não cumpre as regras.

Insuficiente

revela pouca capacidade de trabalho; revela pouca capacidade de organização; revela pouca autonomia;

não revela capacidade de investigar; utiliza com dificuldades as TIC;

apresenta dificuldades de expressão oral e escrita; é inconstante no cumprimento das regras.

Suficiente

revela alguma capacidade de trabalho; revela alguma capacidade de organização; revela alguma autonomia;

possui alguma capacidade de investigar; utiliza as TIC;

apresenta poucas dificuldades de expressão oral e escrita;

cumpre as regras.

Bom

revela capacidade de trabalho; revela capacidade de organização; revela autonomia;

possui capacidade de investigar; utiliza com relativa facilidade as TIC;

exprime-se com facilidade, quer oralmente, quer por escrito;

cumpre as regras.

Muito Bom

traz o material de trabalho necessário;

desenvolve com facilidade métodos e técnicas de estudo;

revela capacidade de trabalho; é claramente autónomo;

revela capacidade de organização; possui capacidade de investigação; utiliza com facilidade as TIC;

exprime-se com facilidade, quer oralmente, quer por escrito;

(16)

2.1.4. - AVALIAÇÃO SUMATIVA – FINAL DE ANO

PROGRESSÃO/ RETENÇÃO

Curriculares:

Atitudes e Valores 15% Português Matemática Estudo do Meio Inglês 75% Expressão Físico-Motora Expressão Artística 10%

CRITÉRIOS DE PONDERAÇÃO PARA TRANSIÇÃO OU

PROGRESSÃO NO ENSINO BÁSICO

São critérios de ponderação para a decisão de progressão:

De acordo com a legislação em vigor e tendo em atenção as prioridades estabelecidas no Projeto Educativo e no Plano Anual de Turma, são adotados os seguintes critérios:

No 1º ano não há lugar a retenção excetuando os casos

excecionais previstos na lei.

Progridem de ano, todos os alunos do 2º e 3º ano que tenham níveis de desempenho global suficiente, em Portuguêse Matemática:

Para os alunos que apresentem níveis de desempenho insuficiente numa daquelas áreas, ou em ambas, deverá ser

(17)

sempre ponderada pelo professor titular de turma, a sua progressão ou retenção, analisando os seguintes aspetos:

a) Domínio do Português e da Matemática, de acordo com as competências definidas para o respetivo ano de escolaridade; b) Comportamento, assiduidade, atitudes, relacionamento com os outros, sentido de responsabilidade, capacidade de organização e autonomia;

c) Aplicação da lógica de ciclo (distanciamento entre as competências desenvolvidas e as definidas para final de cada ano de escolaridade);

d) Retenções (percurso escolar/idade); e) Condições sociais e culturais;

Após ponderados todos estes aspetos, no caso de decidir pela sua progressão deve apresentar proposta fundamentada para decisão do Conselho Escolar que apreciará a proposta devendo esta ser aprovada por maioria.

Os alunos progridem para o 2º Ciclo quando desenvolveram as competências necessárias para prosseguir com sucesso os estudos nesse ciclo.

A aquisição das competências essenciais nas áreas curriculares disciplinares de Português, Matemática e Estudo do Meio é condição fundamental para a transição.

Nas situações em que os alunos não atinjam níveis de desempenho satisfatório, numa das referidas áreas deverá ser sempre ponderada pelo professor titular de turma, a sua progressão ou retenção, tendo em conta os seguintes aspetos: a) Domínio do Português e da Matemática, de acordo com as competências definidas para o 1º Ciclo;

(18)

b) Comportamento, assiduidade, atitudes, relacionamento com os outros, sentido de responsabilidade, capacidade de organização e autonomia;

c) Retenções (percurso escolar/idade); d) Condições sociais e culturais.

Após ponderados todos estes aspetos, no caso de decidir pela sua progressão deve apresentar proposta fundamentada para decisão do Conselho Escolar que apreciará a proposta devendo a decisão final ser aprovada por unanimidade.

2.2. - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE

ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

Atitudes e Valores 40% Responsabilidade 15% Comportamento 15% Autonomia 10% Conhecimentos e Capacidades 60%

Ver tabelas individuais das Atividades de Enriquecimento

(19)

2.2.1. -AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO

CURRICULAR

Estudo

Aspetos a avaliar Percentagens

Domínio das Atitudes e Valores

Desenvolvimento das relações interpessoais. 10%

Cumprimento de regras. 15%

Sentido de responsabilidade. 15%

Domínio dos Conhecimentos e Competências

Interesse na realização das tarefas. 15%

Organização no ambiente de estudo. 10%

Autonomia. 15%

Aplicação de conhecimentos. 20%

Inglês

Aspetos a avaliar Percentagens

Domínio das Atitudes e Valores 1º e 2º anos 4ºanos3º e *

Comportamento 10% 10%

Atenção e Empenho 15% 15%

Espírito de Cooperação 5% 5%

Recetividade para a Língua 10% 10%

Domínio dos Conhecimentos e Competências

Interação Oral 10% 10% Produção Oral 15% 10% Compreensão do Oral 20% 10% Compreensão Escrita/Leitura * 10% Expressão Escrita * 5% Autonomia 5% 5% Organização do Portefólio 10% 10% Biblioteca

Aspetos a avaliar Percentagens

Domínio das Atitudes e Valores

Desenvolvimento das relações interpessoais. 10%

Cumprimento de regras. 15%

Sentido de responsabilidade. 15%

Domínio dos Conhecimentos e Competências

Expressão Oral (narrar situações/vivências; justificar

opiniões). 10%

Leitura (palavras, frases, textos; expressão de sentimentos

acerca do texto). 25%

Expressão Escrita (organização/estrutura do texto;

(20)

Expressão Físico Motora

Aspetos a avaliar Percentagens

Domínio das Atitudes e Valores

Pontualidade 5% Assiduidade 5% Empenho 5% Autonomia 5% Responsabilidade 5% Comportamento 15%

Domínio dos Conhecimentos e Competências

Aquisição e aperfeiçoamento das suas habilidades

motoras 20%

Aplicação das habilidades nos jogos lúdicos e

desportivos propostos nas aulas 20%

Conhecimento das regras dos jogos e identificação dos

vários materiais e jogos utilizados na disciplina. 20%

TIC

Aspetos a avaliar Percentagens

Domínio das Atitudes e Valores

Desenvolvimento das relações interpessoais. 10%

Cumprimento de regras. 15%

Sentido de responsabilidade. 15%

Domínio dos Conhecimentos e Competências

Conhecimento da importância das TIC. 5%

Utiliza o computador e restantes ferramentas

audiovisuais como recurso de aprendizagem. 5%

Identifica as características e funcionalidades

tecnológicas dos principais recursos audiovisuais. 5%

Seleciona, recolhe e procede ao tratamento de informação obtida, primordialmente, a partir da

Internet, transformando-a em conhecimento

mobilizável para as restantes áreas curriculares.

5% Postura experimental, reflexiva, crítica e de interesse à

autoaprendizagem. 5%

Aquisição e implementação dos conteúdos referentes a cada módulo do DOM:

 Componente prática 20%

(21)

Expressão Plástica

Aspetos a avaliar Percentagens

Domínio das Atitudes e Valores

Desenvolvimento das relações interpessoais. 15%

Cumprimento de regras. 15%

Sentido de responsabilidade. 10%

Domínio dos Conhecimentos e Competências

Utilização correta de diferentes técnicas e materiais. 10% Imaginação e criatividade na execução dos trabalhos. 20% Participação com interesse e empenho nas atividades. 20% Preocupação com a higiene e manutenção do espaço. 10%

Expressão Artística

Aspetos a avaliar Percentagens

Domínio das Atitudes e Valores1º, 2º, 3º e 4º anos

Desenvolvimento das relações interpessoais. 10%

Cumprimento de regras. 15%

Sentido de responsabilidade. 15%

Domínio dos Conhecimentos e Competências Modalidade: Cordofones 3º e 4º ano

Desenvolve técnicas de execução melódica e harmónica nos

instrumentos de cordas. 15%

Executa com rigor rítmico e técnico, peças musicais nos cordofones.

15% Conhece e desenvolve a musicalidade e o controlo técnico

artístico, através do estudo e da apresentação individual e em grupo de diferentes interpretações.

15%

Assimila os modos de conservação e manutenção dos

instrumentos de cordas. 15%

Modalidade: Expressão dramática 1ºano

O conhecimento do “eu”, conhecimento do “outro” e a

aceitação das diferenças. 15%

A descoberta do corpo e expressão corporal. 15% A relação entre o corpo e o espaço. O domínio do corpo e da

voz. 15%

A improvisação, a imaginação e a criatividade na

dramatização de contos e de histórias. 15%

Modalidade: Instrumental Orff2º ano

Contextualiza os instrumentos de lâminas (madeiras e metais). 15% Desenvolve técnicas de execução melódica e harmónica

apropriadas e contextualizadas (individualmente e em grupo),

nos mais variados instrumentos Orff, altura definida e indefinida. 15% Desenvolve a técnica e capacidade sonora na flauta de bisel.

15% Adquire o gosto pela prática de conjunto, incluindo as

(22)

2.2.2. –PERFIS DOS ALUNOS

Perfil final do aluno (1.º/2.º/3.º/4.º) Curricular –

Apreciação Global

Muito Bom

A nível global, no que se refere à participação e responsabilidade, o aluno é sempre pontual; demonstra um apurado sentido de responsabilidade; cumpre na íntegra os prazos estabelecidos; demonstra aptidão para fazer auto e heteroavaliação;emite juízos críticos e de valor bem fundamentados. Quanto à participação no processo de ensino e aprendizagem,está sempre atento ao decorrer das aulas; prepara sempre as atividadesletivas, realizando os trabalhos de estudo; realiza com empenho as atividades da aula; tem sempre o material necessário; participa oportuna e frequentemente nas atividadesletivas;demonstra grande espírito de iniciativa. Relativamente à autonomia,demonstra total autonomia na prossecução das atividades. No que diz respeito à cooperação e interajuda,destaca-se pela solidariedade e pela tolerância para com os colegas; participa ativamente nos trabalhos de grupo. Adquiriu com extrema facilidade as competências essenciais ao nível de conceitos e conteúdos curriculares.

Bom

A nível global, no que se refere à participação e responsabilidade, o aluno é pontual; demonstra sentido de responsabilidade; cumpre os prazos estabelecidos; revela aptidão para fazer auto e heteroavaliação; emite juízos críticos e de valor fundamentados. Quanto à participação no processo de ensino e aprendizagem, está atento ao decorrer das aulas; prepara as atividadesletivas, realizando quase sempre os trabalhos de estudo; realiza com empenho as atividades da aula; tem sempre o material necessário; participa ativamente nas atividadesletivas; demonstra espírito de iniciativa. Relativamente à autonomia, realiza as tarefas da aula de forma autónoma, resolve quase todas as tarefas individualmente. No que diz respeito à cooperação e interajuda é solidário e tolerante para com os colegas, respeitando a diversidade de pontos de vista; participa ativamente nos trabalhos de grupo. Adquiriu com facilidade as competências essenciais ao nível de conceitos e conteúdos curriculares.

Suficiente

A nível global, no que se refere à participação e responsabilidade, o aluno é habitualmente pontual; revela algum sentido de responsabilidade; cumpre os prazos estabelecidos, mas com dificuldade; emite juízos críticos e de valor, mas nem sempre fundamentados. Quanto à participação no processo de ensino e aprendizagem, está habitualmente atento ao decorrer das aulas;prepara as atividadesletivas, realizando quase sempre os trabalhos de estudo;realiza as tarefas sugeridas na aula;participa regularmente nas atividades;tem quase sempre o material necessário; demonstra por vezes algum espírito de iniciativa. Relativamente à autonomia, realiza as tarefas mais elementares individualmente; tem dificuldade em resolver tarefas de maior grau de exigência. No que diz respeito à cooperação e interajuda é solidário e tolerante para com os colegas;participa nos trabalhos em grupo. Adquiriu com alguma dificuldade as competências essenciais ao nível de conceitos e conteúdos curriculares.

Insuficiente

A nível global, no que se refere à participação e responsabilidade, o aluno não é pontual; demonstra um reduzido sentido de responsabilidade; cumpre ocasionalmente os prazos estabelecidos; não revela aptidão para fazer auto e heteroavaliação; emite juízos críticos e de valor, sem os fundamentar; Quanto à participação no processo de ensino e aprendizagem, está frequentemente desatento ao decorrer das aulas; não demonstra vontade de realizar as tarefas, nem faz trabalhos de estudo; participa ocasionalmente nas atividades; envolve-se frequentemente em conversas paralelas na sala de aula; perturba com alguma frequência o decorrer das aulas. Relativamente à autonomia, realiza individualmente algumas tarefas elementares. No que diz respeito à cooperação e interajuda não manifesta uma atitude de tolerância ou solidariedade com os outros; participa pouco nos trabalhos em grupo. Revelou muitas dificuldades na aquisição das competências essenciais ao nível de conceitos e conteúdos curriculares.

(23)

Perfil final do aluno (1.º/2.º) Curricular -

Inglês

Muito Bom Demonstrou muito interesse nas atividades e apresentou um comportamento muito bom. Revelou muita recetividade para a Língua e empenho. Participou com muita frequência e apresentou uma pronúncia muito boa. Comunicou muito bem e demonstrou aquisição de todo o vocabulário. Compreendeu com muita facilidade as tarefas e atividades. Organizou os trabalhos com muita autonomia e responsabilidade.

Bom

Demonstrou interesse nas atividades e apresentou um comportamento bom. Revelou boa recetividade para a Língua e empenho. Participou com frequência e apresentou uma pronúncia boa. Comunicou bem e demonstrou aquisição de muito vocabulário. Compreendeu com facilidade as tarefas e atividades. Organizou os trabalhos com autonomia e responsabilidade.

Suficiente

Demonstrou algum interesse nas atividades e apresentou um comportamento satisfatório. Revelou alguma recetividade para a Língua e empenho. Participou com alguma frequência e apresentou uma pronúncia satisfatória. Comunicou satisfatoriamente e demonstrou aquisição de algum vocabulário. Compreendeu com alguma facilidade as tarefas e atividades. Organizou os trabalhos com alguma autonomia e responsabilidade.

Insuficiente

Demonstrou pouco interesse nas atividades e apresentou um comportamento desadequado. Revelou pouca recetividade para a Língua e empenho. Participou pouco ou nada e apresentou uma pronúncia insatisfatória. Comunicou pouco e demonstrou aquisição de pouco vocabulário. Compreendeu com dificuldade as tarefas e atividades. Organizou os trabalhos com pouca autonomia e responsabilidade.

Perfil final do aluno (1.º/2.º) AEC –

Língua Inglesa

Muito Bom

Apresentou um comportamento muito bom, muita atenção e empenho. Revelou muita recetividade para a Língua e cooperação. Participou com muita frequência e apresentou uma pronúncia muito boa. Comunicou muito bem e demonstrou aquisição de todo o vocabulário. Compreendeu com muita facilidade as tarefas e atividades. Organizou os trabalhos com muita autonomia e responsabilidade.

Bom

Apresentou um comportamento bom, atenção e empenho. Revelou boa recetividade para a Língua e cooperação. Participou com frequência e apresentou uma pronúncia boa. Comunicou bem e demonstrou aquisição de muito vocabulário. Compreendeu com facilidade as tarefas e atividades. Organizou os trabalhos com autonomia e responsabilidade.

Suficiente

Apresentou um comportamento satisfatório, alguma atenção e empenho. Revelou alguma recetividade para a Língua e cooperação. Participou com alguma frequência e apresentou uma pronúncia satisfatória. Comunicou satisfatoriamente e demonstrou aquisição de algum vocabulário. Compreendeu com alguma facilidade as tarefas e atividades. Organizou os trabalhos com alguma autonomia e responsabilidade.

Insuficiente

Apresentou um comportamento desadequado, pouca atenção e empenho. Revelou pouca recetividade para a Língua e cooperação. Participou pouco ou nada e apresentou uma pronúncia insatisfatória. Comunicou pouco e demonstrou aquisição de pouco vocabulário. Compreendeu com dificuldade as tarefas e atividades. Organizou os trabalhos com pouca autonomia e responsabilidade.

(24)

Perfil final do aluno (3.º/4.º) Curricular -

Inglês

Muito Bom

Demonstrou muito interesse nas atividades e apresentou um comportamento muito bom. Revelou muita recetividade para a Língua e empenho. Participou com muita frequência e apresentou uma pronúncia muito boa. Comunicou muito bem e demonstrou aquisição de todo o vocabulário. Compreendeu com muita facilidade as tarefas e atividades. Organizou os trabalhos com muita autonomia e responsabilidade. Compreende com muita facilidade palavras e frases. Escreve e utiliza com muita facilidade palavras conhecidas. Produz com muita facilidade frases simples. Lê com muita facilidade, muito boa pronúncia e fluência.

Bom

Demonstrou interesse nas atividades e apresentou um comportamento bom. Revelou boa recetividade para a Língua e empenho. Participou com frequência e apresentou uma pronúncia boa. Comunicou bem e demonstrou aquisição de muito vocabulário. Compreendeu com facilidade as tarefas e atividades. Organizou os trabalhos com autonomia e responsabilidade. Compreende com facilidade palavras e frases. Escreve e utiliza com facilidade palavras conhecidas. Produz com facilidade frases simples. Lê com facilidade, boa pronúncia e fluência.

Suficiente

Demonstrou algum interesse nas atividades e apresentou um comportamento satisfatório. Revelou alguma recetividade para a Língua e empenho. Participou com alguma frequência e apresentou uma pronúncia satisfatória. Comunicou satisfatoriamente e demonstrou aquisição de algum vocabulário. Compreendeu com alguma facilidade as tarefas e atividades. Organizou os trabalhos com alguma autonomia e responsabilidade. Compreende com alguma facilidade palavras e frases. Escreve e utiliza com alguma facilidade palavras conhecidas. Produz com alguma facilidade frases simples. Lê com alguma facilidade, pronúncia e fluência razoáveis.

Insuficiente

Demonstrou pouco interesse nas atividades e apresentou um comportamento desadequado. Revelou pouca recetividade para a Língua e empenho. Participou pouco ou nada e apresentou uma pronúncia insatisfatória. Comunicou pouco e demonstrou aquisição de pouco vocabulário. Compreendeu com dificuldade as tarefas e atividades. Organizou os trabalhos com pouca autonomia e responsabilidade. Compreende com dificuldade palavras e frases. Escreve e utilizapalavras conhecidas com ajuda. Produz frases simples com ajuda. Lê com dificuldade.

(25)

Perfil final do aluno (3.º/4.º) AEC –

Língua Inglesa

Muito Bom

Apresentou um comportamento muito bom, muita atenção e empenho. Revelou muita recetividade para a Língua e empenho. Participou com muita frequência e apresentou uma pronúncia muito boa. Comunicou muito bem e demonstrou aquisição de todo o vocabulário. Compreendeu com muita facilidade as tarefas e atividades. Organizou os trabalhos com muita autonomia e responsabilidade. Compreende com muita facilidade palavras e frases. Escreve e utiliza com muita facilidade palavras conhecidas. Produz com muita facilidade frases simples.

Bom

Apresentou um comportamento bom, atenção e empenho. Revelou boa recetividade para a Língua e empenho. Participou com frequência e apresentou uma pronúncia boa. Comunicou bem e demonstrou aquisição de muito vocabulário. Compreendeu com facilidade as tarefas e atividades. Organizou os trabalhos com autonomia e responsabilidade. Compreende com facilidade palavras e frases. Escreve e utiliza com facilidade palavras conhecidas. Produz com facilidade frases simples.

Suficiente

Apresentou um comportamento satisfatório, alguma atenção e empenho. Revelou alguma recetividade para a Língua e empenho. Participou com alguma frequência e apresentou uma pronúncia satisfatória. Comunicou satisfatoriamente e demonstrou aquisição de algum vocabulário. Compreendeu com algum facilidade as tarefas e atividades. Organizou os trabalhos com alguma autonomia e responsabilidade. Compreende com alguma facilidade palavras e frases. Escreve e utiliza com alguma facilidade palavras conhecidas. Produz com alguma facilidade frases simples.

Insuficiente

Apresentou um comportamento desadequado, pouca atenção e empenho. Revelou pouca recetividade para a Língua e empenho. Participou pouco ou nada e apresentou uma pronúncia insatisfatória. Comunicou pouco e demonstrou aquisição de pouco vocabulário. Compreendeu com dificuldade as tarefas e atividades. Organizou os trabalhos com pouca autonomia e responsabilidade. Compreende com dificuldade palavras e frases. Escreve e utiliza palavras conhecidas com ajuda. Produz frases simples com ajuda.

(26)

Perfil final do aluno (1.º/2.º/3.º/4.º) -

TIC

Muito Bom

O(A) aluno(a) revela muita facilidade na utilização do computador e restantes ferramentas audiovisuais como recurso de aprendizagem.

Apresenta uma excelente postura experimental, reflexiva, crítica e de interesse à autoaprendizagem.

Desenvolveu/adquiriu as competências referentes a cada módulo definidas no documento de orientações metodológicas TIC.

Revela muito interesse, empenho, é muito responsável e autónomo.

Bom

O(A) aluno(a) revela facilidade na utilização do computador e restantes ferramentas audiovisuais como recurso de aprendizagem.

Apresenta uma postura experimental, reflexiva, crítica e de interesse à autoaprendizagem.

Desenvolveu/adquiriu a maioria das competências referentes a cada módulo definidas no documento de orientações metodológicas TIC.

Revela interesse, empenho, responsabilidade e autonomia.

Suficiente

O(A) aluno(a) consegue utilizar o computador e restantes ferramentas audiovisuais como recurso de aprendizagem de maneira suficiente.

Apresenta algumas dificuldades na postura experimental, reflexiva, crítica e de interesse à autoaprendizagem.

Desenvolveu/adquiriu algumas das competências essenciais referentes a cada módulo definidas no documento de orientações metodológicas TIC.

Revela algum interesse, é empenhado, responsável e tem alguma autonomia.

Insuficiente

O(A) aluno(a) revela muitas dificuldades na utilização do computador e restantes ferramentas audiovisuais como recurso de aprendizagem. Apresenta algumas dificuldades na postura experimental, reflexiva, crítica e de interesse à autoaprendizagem. Não desenvolveu/adquiriu as competências essenciais referentes a cada módulo definidas no documento de orientações metodológicas TIC.

(27)

Perfil final do aluno (1.º/2.º) AEC -

Estudo

Muito Bom É muito responsável cumprindo, na íntegra, todas as regras e revela óptimas relações interpessoais. Revelou muito interesse nas atividades propostas, quer escritas ou orais. É muito organizado e muito autónomo na aplicação dos conhecimentos.

Bom Demonstra sentido de responsabilidade, sendo cumpridor(a) das regras e revela boas relações interpessoais. Revelou interesse nas atividades propostas, quer escritas ou orais. É muito organizado e muito autónomo na aplicação dos conhecimentos.

Suficiente

Demonstra algum sentido de responsabilidade, sendo cumpridor (a) das regras e revela boas relações interpessoais. Revelou algum interesse nas atividades propostas, quer escritas ou orais. Necessita adquirir mais autonomia para a aplicação dos conhecimentos.

Insuficiente Demonstra pouco sentido de responsabilidade e raramente cumpre as regras, no entanto revela boas relações

interpessoais. Não revelou interesse nas atividades propostas e não é autónomo na aplicação dos conhecimentos.

Perfil final do aluno (3.º/4.º) AEC -

Estudo

Muito Bom É muito responsável cumprindo, na íntegra, todas as regras e revela óptimas relações interpessoais. Revelou muito interesse nas atividades propostas, quer escritas ou orais. É muito organizado e muito autónomo na aplicação dos conhecimentos.

Bom Demonstra sentido de responsabilidade, sendo cumpridor(a) das regras e revela boas relações interpessoais. Revelou interesse nas atividades propostas, quer escritas ou orais. É muito organizado e muito autónomo na aplicação dos conhecimentos.

Suficiente Demonstra algum sentido de responsabilidade, sendo cumpridor (a) das regras e revela boas relações interpessoais. Revelou algum interesse nas atividades propostas, quer escritas ou orais. Necessita adquirir mais autonomia para a aplicação dos conhecimentos.

(28)

Perfil final do aluno (1.º,2.º 3º,4º) AEC -

Expressão Plástica

Muito Bom

Émuito responsável cumprindo, na íntegra, todas as regras e revela óptimas relações interpessoais. É muito criativo e com grande imaginação. Aplica corretamente as diferentes técnicas e materiais. Participa com muito interesse e empenho nas atividades e preocupa-se sempre com a higiene e manutenção do seu espaço.

Bom Demonstra sentido de responsabilidade, sendo cumpridor(a) das regras e revela boas relações interpessoais.Manifesta boa criatividade e imaginação. Aplica corretamente as diferentes técnicas e materiais. Participa com interesse e empenho nas atividades e preocupa-se sempre com a higiene e manutenção do seu espaço.

Suficiente

Demonstra algum sentido de responsabilidade, sendo cumpridor (a) das regras e revela boas relações interpessoais. Manifesta alguma criatividade e imaginação. Aplica determinadas técnicas e materiais com correcção. Revela algum interesse e empenho nas atividades e preocupa-se com a higiene e manutenção do seu espaço.

Insuficiente

Demonstra pouco sentido de responsabilidade e raramente cumpre as regras, no entanto revela boas relações interpessoais. Manifesta pouca criatividade e imaginação. Aplica poucas técnicas e materiais com correcção. Revela pouco interesse e empenho nas atividades mas preocupa-se com a higiene e manutenção do seu espaço.

Perfil final do aluno (1.º/2.º) Curricular/AEC –

Educação Físico-Motora

Muito Bom

O aluno é pontual, assíduo, muito empenhado, autónomo, responsável e apresenta um excelente comportamento. Conhece das regras dos jogos e identifica facilmente os vários materiais utilizados na disciplina. O discente adquiriu e aperfeiçoou com muita facilidade as suas habilidades motoras e aplicou-as sem dificuldades nos jogos lúdicos e nos exercícios/circuitos propostos nas aulas.

Bom O aluno é pontual, assíduo, empenhado, autónomo, responsável e apresenta um bom comportamento. Identifica com alguma facilidade as regras dos jogos e os vários materiais utilizados na disciplina. O discente adquiriu e aperfeiçoou com poucas dificuldades as suas habilidades motoras e aplicou-as nos jogos lúdicos e nos exercícios/circuitos propostos nas aulas.

Suficiente

O aluno apresenta níveis satisfatórios na pontualidade, assiduidade, empenhamento e comportamento. Revela alguma autonomia e responsabilidade. Identifica com dificuldade as regras dos jogos e os vários materiais utilizados na disciplina. O discente adquiriu e aperfeiçoou com algumas dificuldades as suas habilidades motoras e aplicou-as nos jogos lúdicos e nos exercícios/circuitos propostos nas aulas.

Insuficiente

O aluno apresenta níveis insatisfatórios na pontualidade, assiduidade, empenhamento e comportamento. Revela falta autonomia e responsabilidade. Não identifica ou identifica com muitas dificuldades as regras dos jogos e os vários materiais utilizados na disciplina. O discente não adquiriu ou adquiriu com muitas dificuldades as habilidades motoras necessárias nos jogos lúdicos e nos exercícios/circuitos propostos nas aulas.

(29)

Perfil final do aluno (3.º/4.º) Curricular/AEC -

Educação Físico-Motora

Muito Bom

O aluno é pontual, assíduo, muito empenhado, autónomo, responsável e apresenta um excelente comportamento. Conhece das regras dos jogos e identifica facilmente os vários materiais utilizados na disciplina. O discente adquiriu e aperfeiçoou com muita facilidade as suas habilidades motoras e aplicou-as sem dificuldades nos jogos lúdicos e desportivos propostos nas aulas.

Bom

O aluno é pontual, assíduo, empenhado, autónomo, responsável e apresenta um bom comportamento. Identifica com alguma facilidade as regras dos jogos e os vários materiais utilizados na disciplina. O discente adquiriu e aperfeiçoou com poucas dificuldades as suas habilidades motoras e aplicou-as nos jogos lúdicos e desportivos propostos nas aulas.

Suficiente

O aluno apresenta níveis satisfatórios na pontualidade, assiduidade, empenhamento e comportamento. Revela alguma autonomia e responsabilidade. Identifica com dificuldade as regras dos jogos e os vários materiais utilizados na disciplina. O discente adquiriu e aperfeiçoou com algumas dificuldades as suas habilidades motoras e aplicou-as nos jogos lúdicos e desportivos propostos nas aulas.

Insuficiente

O aluno apresenta níveis insatisfatórios na pontualidade, assiduidade, empenhamento e comportamento. Revela falta autonomia e responsabilidade. Não identifica ou identifica com muitas dificuldades as regras dos jogos e os vários materiais utilizados na disciplina. O discente não adquiriu ou adquiriu com muitas dificuldades as habilidades motoras necessárias nos jogos lúdicos e desportivos propostos.

Perfil final do aluno (1.º/2.º) Curricular –

Expressão Artística

Muito Bom

O aluno(a) apresenta muito bons resultados a nível da expressividade artística, quer no domínio prático, quer no domínio teórico. Revela muitas capacidades e autonomia na execução dos instrumentos musicais da sala de aula, assim como na exploração das potencialidades do corpo e da voz, resultando numa participação de muito bom nível. Demonstra muito interesse nas atividades propostas. Apresenta um comportamento exemplar e muito responsável.

Bom

O aluno(a) apresenta bons resultados a nível da expressividade artística, quer no domínio prático, quer no domínio teórico. Revela boas capacidades e autonomia na execução dos instrumentos musicais da sala de aula, assim como na exploração das potencialidades do corpo e da voz, resultando numa participação de bom nível. Demonstra muito interesse nas atividades propostas. Apresenta um bom comportamento e responsabilidade.

Suficiente

O aluno(a) apresenta resultados suficientes a nível da expressividade artística, quer no domínio prático, quer no domínio teórico. Revela algumas capacidades e autonomia na execução dos instrumentos musicais da sala de aula, assim como na exploração das potencialidades do corpo e da voz, resultando numa participação aceitável. Demonstra interesse nas atividades propostas. Apresenta um comportamento satisfatório, mostrando alguma responsabilidade.

Insuficiente

O aluno(a) apresenta dificuldades a nível da expressividade artística, quer no domínio prático, quer no domínio teórico. Revela pouca capacidade e autonomia na execução dos instrumentos musicais da sala de aula, assim como na exploração das potencialidades do corpo e da voz, resultando numa participação menos conseguida. Demonstra pouco interesse nas atividades propostas. Apresenta um comportamento pouco adequado a uma sala de aula e pouca responsabilidade.

(30)

Perfil final do aluno (1.º) AEC –

Modalidade Artística (expressão dramática)

Muito Bom

O aluno(a) revela muita expressividade e muitas capacidades na exploração das potencialidades do corpo e da voz. Tem uma grande noção da relaçãoespaço/corpo/movimento. É muito criativo e imaginativo na improvisação e participação nos jogos dramáticos. Manifesta muito interesse e empenho nas atividades propostas, assim como respeito pelos outros e pelo cumprimento das regras estabelecidas.

Bom

O aluno(a) revela boa expressividade e capacidades na exploração das potencialidades do corpo e da voz. Tem uma clara noção da relação espaço/corpo/movimento. É bastante criativo e imaginativo na improvisação e participação nos jogos dramáticos. Manifesta interesse e empenho nas atividades propostas, assim como respeito pelos outros e pelo cumprimento das regras estabelecidas.

Suficiente

O aluno(a) revela alguma expressividade e algumas capacidades na exploração das potencialidades do corpo e da voz. Tem uma relativa noção da relação espaço/corpo/movimento. Apresenta uma criatividade e imaginação básicas na improvisação e participação nos jogos dramáticos. Manifesta algum interesse e empenho nas atividades propostas, assim como respeito pelos outros e pelo cumprimento das regras estabelecidas.

Insuficiente

O aluno(a) revela pouca expressividade e capacidade na exploração das potencialidades do corpo e da voz. Apresenta dificuldade na compreensão da relação espaço/corpo/ movimento. É muito criativo e imaginativo na improvisação e participação nos jogos dramáticos. Manifesta muito interesse e empenho nas atividades propostas, assim como respeito pelos outros e pelo cumprimento das regras.

Perfil final do aluno (3.º/4.º) Curricular -

Expressão Artística

Muito Bom

O aluno(a) apresenta muito bons resultados a nível da expressividade artística, quer no domínio prático, quer no domínio teórico. Revela muitas capacidades e autonomia na execução dos instrumentos musicais da sala de aula, assim como na exploração das potencialidades do corpo e da voz, resultando numa participação de muito bom nível. Demonstra muito interesse nas atividades propostas. Apresenta um comportamento exemplar e muito responsável.

Bom

O aluno(a) apresenta bons resultados a nível da expressividade artística, quer no domínio prático, quer no domínio teórico. Revela boas capacidades e autonomia na execução dos instrumentos musicais da sala de aula, assim como na exploração das potencialidades do corpo e da voz, resultando numa participação de bom nível. Demonstra muito interesse nas atividades propostas. Apresenta um bom comportamento e responsabilidade.

Suficiente

O aluno(a) apresenta resultados suficientes a nível da expressividade artística, quer no domínio prático, quer no domínio teórico. Revela algumas capacidades e autonomia na execução dos instrumentos musicais da sala de aula, assim como na exploração das potencialidades do corpo e da voz, resultando numa participação aceitável. Demonstra interesse nas atividades propostas. Apresenta um comportamento satisfatório, mostrando alguma responsabilidade.

Insuficiente

O aluno(a) apresenta dificuldades a nível da expressividade artística, quer no domínio prático, quer no domínio teórico. Revela pouca capacidade e autonomia na execução dos instrumentos musicais da sala de aula, assim como na exploração das potencialidades do corpo e da voz, resultando numa participação menos conseguida. Demonstra pouco interesse nas atividades propostas. Apresenta um comportamento pouco adequado a uma sala de aula e pouca responsabilidade.

(31)

Perfil final do aluno (2.º) AEC –

Modalidade Artística (instrumental Orff)

Muito Bom

O aluno(a) revela muita expressividade e muitas capacidades de execução musical nos vários instrumentos Orff. Domina muito bem a componente melódica e harmónica e as diferentes técnicas de execução inerentes a cada uma das mesmas. Revela muito gosto pelas atuações de conjunto, quer na sala de aula, quer em apresentações públicas. Manifesta muito interesse e empenho nas atividades propostas, assim como respeito pelos outros e pelo cumprimento das regras estabelecidas.

Bom

O aluno(a) revela uma boa expressividade e capacidade de execução musical nos vários instrumentos Orff. Domina bem a componente melódica e harmónica e as diferentes técnicas de execução inerentes a cada uma das mesmas. Revela gosto pelas atuações de conjunto, quer na sala de aula, quer em apresentações públicas. Manifesta interesse e empenho nas atividades propostas, assim como respeito pelos outros e pelo cumprimento das regras estabelecidas.

Suficiente

O aluno(a) revela alguma expressividade e capacidade de execução musical nos vários instrumentos Orff. Domina relativamente a componente melódica e harmónica e as diferentes técnicas de execução inerentes a cada uma das mesmas. Revela algum gosto pelas atuações de conjunto, quer na sala de aula, quer em apresentações públicas. Manifesta algum interesse e empenho nas atividades propostas, assim como respeito pelos outros e pelo cumprimento das regras estabelecidas.

Insuficiente

O aluno(a) revela pouca expressividade e capacidade de execução musical nos vários instrumentos Orff. Apresenta dificuldade no domínio da componente melódica e harmónica e das diferentes técnicas de execução inerentes a cada uma das mesmas. Revela pouco gosto pelas atuações de conjunto, quer na sala de aula, quer em apresentações públicas. Manifesta pouco interesse e empenho nas atividades propostas, assim como respeito pelos outros e pelo cumprimento das regras estabelecidas.

Perfil final do aluno (3.º/4.º) Curricular -

Expressão Artística

Muito Bom

O aluno(a) apresenta muito bons resultados a nível da expressividade artística, quer no domínio prático, quer no domínio teórico. Revela muitas capacidades e autonomia na execução dos instrumentos musicais da sala de aula, assim como na exploração das potencialidades do corpo e da voz, resultando numa participação de muito bom nível. Demonstra muito interesse nas atividades propostas. Apresenta um comportamento exemplar e muito responsável.

Bom

O aluno(a) apresenta bons resultados a nível da expressividade artística, quer no domínio prático, quer no domínio teórico. Revela boas capacidades e autonomia na execução dos instrumentos musicais da sala de aula, assim como na exploração das potencialidades do corpo e da voz, resultando numa participação de bom nível. Demonstra muito interesse nas atividades propostas. Apresenta um bom comportamento e responsabilidade.

Suficiente

O aluno(a) apresenta resultados suficientes a nível da expressividade artística, quer no domínio prático, quer no domínio teórico. Revela algumas capacidades e autonomia na execução dos instrumentos musicais da sala de aula, assim como na exploração das potencialidades do corpo e da voz, resultando numa participação aceitável. Demonstra interesse nas atividades propostas. Apresenta um comportamento satisfatório, mostrando alguma responsabilidade.

Insuficiente

O aluno(a) apresenta dificuldades a nível da expressividade artística, quer no domínio prático, quer no domínio teórico. Revela pouca capacidade e autonomia na execução dos instrumentos musicais da sala de aula, assim como na exploração das potencialidades do corpo e da voz, resultando numa participação menos conseguida. Demonstra pouco interesse nas atividades propostas. Apresenta um comportamento

(32)

Perfil final do aluno (3.º/4.º) AEC -

Modalidade Artística (cordofones)

Muito

Bom

O aluno(a) revela muita expressividade, capacidade e rigor na execução de peças musicais nos cordofones tradicionais madeirenses. Domina muito bem a componente melódica e harmónica e as diferentes técnicas de execução inerentes a cada uma das mesmas. Revela muito gosto pelas atuações de conjunto, quer na sala de aula, quer em apresentações públicas. Manifesta muito interesse e empenho nas atividades propostas, assim como respeito pelos outros e pelo cumprimento das regras estabelecidas.

Bom

O aluno(a) revela uma boa expressividade, capacidade e rigor na execução de peças musicais nos cordofones tradicionais madeirenses. Apresenta um bom domínio da componente melódica e harmónica e das diferentes técnicas de execução inerentes a cada uma das mesmas. Revela gosto pelas atuações de conjunto, quer na sala de aula, quer em apresentações públicas. Manifesta interesse e empenho nas atividades propostas, assim como respeito pelos outros e pelo cumprimento das regras estabelecidas.

Suficiente

O aluno(a) revela alguma expressividade, capacidade e rigor na execução de peças musicais nos cordofones tradicionais madeirenses. Domina relativamente a componente melódica e harmónica e as diferentes técnicas de execução inerentes a cada uma das mesmas. Revela algum gosto pelas atuações de conjunto, quer na sala de aula, quer em apresentações públicas. Manifesta algum interesse e empenho nas atividades propostas, assim como respeito pelos outros e pelo cumprimento das regras estabelecidas.

Insuficiente

O aluno(a) revela pouca expressividade, capacidade e rigor na execução de peças musicais nos cordofones tradicionais madeirenses. Apresenta dificuldades no domínio da componente melódica e harmónica e das diferentes técnicas de execução inerentes a cada uma das mesmas. Revela pouco gosto pelas atuações de conjunto, quer na sala de aula, quer em apresentações públicas. Manifesta pouco interesse e empenho nas atividades propostas, assim como respeito pelos outros e pelo cumprimento das regras estabelecidas.

(33)

Perfil final do aluno (1.º/2.º/3.º/4.º) AEC -

Biblioteca

Muito Bom

O (A) aluno(a) cumpre sempre as normas de funcionamento estabelecidas na atividade de Biblioteca Escolar. Empenha-se ativamente e com motivação na realização das atividades propostas.Revela muita facilidade na compreensão, aquisição e aplicação de conhecimentos, pois expressa-se oralmente com progressiva autonomia, clareza e assertividade sobre os assuntos abordados.Lê com frequência e por iniciativa própria, textos variados com fins recreativos. Manifesta muita facilidade na leitura em voz alta; pelo que identifica, compreende e apreende com autonomia o sentido global dos textos trabalhados; respondendo corretamente a questões sobre os mesmos.Revela muita segurança e autonomia na redação de textos, produzindo assim enunciados com muito boa correção ortográfica e gramatical. Além do mais manifesta grande criatividade na ilustração dos textos trabalhados, demonstrando ainda muita criatividade na elaboração de pequenos textos baseados em imagens ou leituras.

Bom

O (A) aluno(a) cumpre as normas de funcionamento estabelecidas na atividade de Biblioteca Escolar. Revela empenho, interesse e motivação na realização das atividades propostas Demonstra facilidade na compreensão, aquisição e aplicação de conhecimentos, pois expressa-se oralmente com facilidade, clareza e assertividade sobre os assuntos abordados. Lê por iniciativa própria textos variados com fins recreativos. Revela facilidade na leitura em voz alta; pelo que identifica, compreende e apreende com relativa autonomia o sentido global dos textos trabalhados; respondendo corretamente a questões sobre os mesmos. Revela alguma insegurança na redação de textos, produzindo assim enunciados com alguma correção ortográfica e gramatical. Além do mais manifesta alguma criatividade na ilustração dos textos trabalhados, demonstrando ainda alguma facilidade na elaboração de pequenos textos baseados em imagens ou leituras.

Suficiente

O (A) aluno(a) cumpre, com alguma regularidade, as normas de funcionamento estabelecidas na atividade de Biblioteca Escolar. Demonstra algum empenho e atitude interessada pelas atividades propostas. Revela alguma facilidade na compreensão, aquisição e aplicação de conhecimentos, pelo que se expressa oralmente com relativa facilidade e clareza sobre os assuntos abordados. Revela alguma iniciativa própria na leitura de textos. Manifesta alguma facilidade na leitura em voz alta; pelo que identifica, compreende e apreende com relativa autonomia o sentido global dos textos trabalhados.Revela alguma insegurança na redação de textos, produzindo assim enunciados com alguma correção ortográfica e gramatical. Além do mais manifesta alguma criatividade na ilustração dos textos trabalhados, demonstrando ainda alguma facilidade na elaboração de pequenos textos baseados em imagens ou leituras.

Insuficiente

O (A) aluno(a) apresenta, com alguma frequência, comportamentos inadequados ao bom funcionamento da atividade de Biblioteca Escolar. Demonstra pouco empenho e uma atitude desinteressada pelas atividades propostas. Revela dificuldade na aquisição e aplicação de conhecimentos, expressando-se oralmente com pouca autonomia e clareza; manifestando pouca compreensão dos assuntos tratados. Raramente lê por iniciativa própria, manifestando ainda dificuldades na leitura em voz alta; pelo que identifica e percebe com dificuldade o sentido global dos textos. Raramente redige textos com a devida correção ortográfica e a respetiva pontuação. Além do mais manifesta pouca criatividade na ilustração dos textos trabalhados, demonstrando ainda muitas dificuldades na elaboração de pequenos textos baseados em imagens ou leituras.

(34)

2.3. - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO POR ANO DE

ESCOLARIDADE

DISCIPLINAS DE FREQUÊNCIA OBRIGATÓRIA

CRITÉRIOSDE AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS

PARÂMETROS Anos DOMÍNIO COGNITIVO  Testes Sumativos X X X X Fichasformativas(escritaseorais) X X X X Fichasdetrabalho X X X X  Leitura X X X X Interpretação/Compreensão X X X X  Correção ortográfica X X X X

 Utilização correta do vocabulário X X X X

 Aplicação de noções gramaticais X X X

 Criatividade X X X X  Elaboração e apresentação de trabalhos individuais/grupo X X X  Organizaçãodocadernodiário X X X X DOMÍNIO DAS ATITUDES Pontualidade X X X X Assiduidade X X X X  Comportamento X X X X  Participação/Empenho X X X X  Autonomia X X X X  Responsabilidade e Organização X X X X

 Curiosidade pelo saber X X X X

 Interesse pelas atividades X X X X

(35)

CRITÉRIOSDE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA PARÂMETROS Anos 1º 2º 3º 4º DOMÍNIO COGNITIVO  Testes Sumativos X X X X Fichasformativas(escritaseorais) X X X X Fichasdetrabalho X X X X Interpretação/Compreensão X X X X  Cálculo X X X X

 Identificação/ leitura/ escrita de números X X X X

 Resolução de situações problemáticas X X X X

 Aplicação de noções de grandeza e medidas X X X X

 Aplicações de noções de geometria: Espaço e

Forma X X X X

 Elaboração e apresentação de trabalhos

individuais/grupo X X X X Organizaçãodocadernodiário X X X X DOMÍNIO DAS ATITUDES Pontualidade X X X X Assiduidade X X X X  Comportamento X X X X  Participação/Empenho X X X X  Autonomia X X X X  Responsabilidade e Organização X X X X

 Curiosidade pelo saber X X X X

 Interesse pelas atividades X X X X

(36)

CRITÉRIOSDE AVALIAÇÃO DE ESTUDO DO MEIO PARÂMETROS Anos 1º 2º 3º 4º DOMÍNIO COGNITIVO  Testes Sumativos X X X X Fichasformativas(escritaseorais) X X X X Fichasdetrabalho X X X X Compreensão/aquisição de conhecimentos X X X X  Aplicação de conhecimentos X X X X

 Participação em pesquisas/ estudos/

experiências X X X X

 Organização do caderno diário X X X X

 Elaboração e apresentação de trabalhos individuais/grupo X X X DOMÍNIO DAS ATITUDES Pontualidade X X X X Assiduidade X X X X  Comportamento X X X X  Participação/Empenho X X X X  Autonomia X X X X  Responsabilidade e Organização X X X X

 Curiosidade pelo saber X X X X

 Interesse pelas atividades X X X X

(37)

CRITÉRIOSDE AVALIAÇÃODE INGLÊS PARÂMETROS Anos 1º 2º 3º 4º DOMÍNIO COGNITIVO Interação Oral X X X X Produção Oral X X X X  Compreensão Oral X X X X Compreensão Escrita X X Expressão escrita X X Leitura X X  Autonomia X X X X Organização de Portefólio X X X X DOMÍNIO DAS ATITUDES Comportamento e cooperação X X X X Participação e Empenho X X X X

Recetividade para a Língua X X X X

CRITÉRIOSDE AVALIAÇÃO DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA

PARÂMETROS Anos

1º 2º 3º 4º

DOMÍNIO COGNITIVO

Compreensão de sons, ritmos, símbolos de

leitura e escrita musical. X X X X

Canta com afinação e rigor rítmico. X X X X

Dramatiza situações e histórias. X X X X

Executa com rigor rítmico e técnico, peças musicais nos vários instrumentos da sala de aula.

X X X X

Referências

Documentos relacionados

10 Entrada de energia trifásica, inclusive ligacao ao quadro de distribuicao un.. 12 Quadro de distribuição para 24 disjuntores com geral e

Nesta atividade houve uma boa recetividade por parte do público-alvo à atividade desenvolvida, e uma evolução significativa a nível da criatividade e recetividade

Com isso, o presente estudo teve como objetivo comparar o número máximo de repetições em uma série de exercício resistido com e sem um protocolo de

Saber operar computadores (fora ou em rede);Executar pequenas atualizações em softwares; Executar pequenos reparos nos equipamentos existentes; Manter registros de

Concomitantemente, instala-se uma resposta inflamatória. Entre 48 e 72 horas, o coágulo é penetrado por tecido de granulação, iniciando-se no fundo da cavidade resultante

4.1 Os alunos selecionados como titulares no Curso de Extensão para o Desenvolvimento Regional terão garantidos gratuidade parcial de 70% (setenta por cento) do

O primeiro carregamento analisado foi o de pressão interna, associada aos modos de falha por escoamento e vazamento, onde observou-se que os valores de

As combinações mais frequente são as coifas modulares compensadas Plus Exaustor 2ª Geração combinadas a exaustores externos para dispersão dos poluente ao ambiente externo...