• Nenhum resultado encontrado

IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO. Pastores Efetivos Rev. Célio G. de Azevedo Rev. Flávio Viola Machado 26/08/ /07/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO. Pastores Efetivos Rev. Célio G. de Azevedo Rev. Flávio Viola Machado 26/08/ /07/2016"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

B o le ti m n º 4 7 0 7

26/08/1900

IGREJA PRESBITERIANA UNIDA DE SÃO PAULO

Tema do Ano: Despertamento e Envolvimento para a Glória de Deus ...fazei tudo para a glória de Deus 1 Co 10.31

Cultos Dominicais 11h e 19h Escola Dominical 09h30 Reuniões de Oração 2ª a 6ª - 12h sábado - 07h Estudo Bíblico 5ª feira - 19h

17/07/2016

DIETRICH BONHOEFFER (1906 – 1945†)

“Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” Apocalipse 2.10

Uma das perguntas mais difíceis do século XX foi esta: “Como pôde uma tão vasta maioria de cristãos alemães fechar os olhos às atrocidades cometidas por Adolf Hitler e pelos nazistas? Como foi possível que tantos fizessem tão pouco?”.

Porém, alguns cristãos ergueram a voz e muitos deles morreram. O exemplo mais conhecido é o do pastor Dietrich Bonhoeffer, que escreveu várias obras de teologia, entre as quais O Pre ço d o Discipulado, título provocante, considerando-se o preço que ele mesmo pagaria por seu discipulado.

Bonhoeffer sabia que no mundo inteiro todas as pessoas com princípios morais deviam empenhar-se em deter o regime nazista. Assim, decidiu participar da conspiração contra Hitler. Mas a trama foi descoberta e Bonhoeffer acabou preso e executado apenas alguns dias antes da guerra terminar.

A oração seguinte foi escrita pelo pastor Bonhoeffer em sua cela enquanto aguardava a execução por enforcamento:

“Ó Deus, de manhã cedo clamo a ti. Ajuda-me a orar e a concentrar em ti meus pensamentos: sozinho não consigo. Em mim, há escuridão, mas contigo há luz. Estou solitário, mas Tu não me abandonas. Meu coração é fraco, mas contigo há socorro. Estou inquieto, mas contigo há paz. Em mim há amargura, mas contigo há paciência. Não entendo Teus caminhos, mas conheces o caminho por mim...

Restaura-me para a liberdade e faze-me viver de tal modo agora que eu possa responder diante de Ti e de mim mesmo. Senhor, o que quer que este dia me reserve, louvado seja o Teu Nome”.

Estas são as últimas palavras de Bonhoeffer, que expressam maravilhosamente a certeza de sua fé: “Aqui está o fim, mas para mim aqui está o começo da vida”.

Rev Célio Gomes de Azevedo (Extraído do livro – Fiéis até o Fim)

Pastores

Efetivos

Rev. Célio G. de Azevedo Rev. Flávio Viola Machado

Emérito

Rev. Carlos Aranha Neto

Diáconos

Artur Itio Furuga Daniel Costa Lima Edson Ramos dos Santos Felipe Roberto Pires Getúlio Bernardo de Senna Gilmar Prates dos Santos Lázaro José da Silva Leandro Ferreira Rossignoli Lester Marques Rezende Luiz Carlos de Oliveira Mauro Ferreira Rossignoli Oscar da Cunha Garcia Neto Paulo Sérgio Ramalho Rafael de Toledo Cintra Ricardo de Moura Martins Ricardo Deguti de B. Silva Ricardo Lunghin C. Regiani Rodrigo Costa Abreu Saulo Saraiva Brust Sócrates Spyros Patseas

(2)

REUNIÃO DE ORAÇÃO – No próximo sábado, dia 23, às 07h00, a ênfase da reunião de oração será a intercessão pelos Diáconos.

ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS – A Junta Diaconal prorrogou a campanha de alimentos em prol da AEB - Associação Evangélica Beneficente, para atender suas diversas frentes de trabalho junto aos mais necessitados. A meta é alcançarmos 1 tonelada de alimentos não perecíveis. Vamos nos envolver e participar desta campanha tão importante!

ANIVERSARIANTES DA SEMANA – Hoje: Regicleide Maria de Carvalho, José Antonio Di Pierro, Flavio Carpigiani Sobrinho e Adriana Dias Rabelo de Oliveira e Almeida; Dia 18: Andréa Duarte Ferreira Cavinato e Cândido de Castro Ferreira; Dia 19: Ana Cristina Mondejas Lisboa e Valquíria Torres Bentes.

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTOS – A Igreja cumprimenta, com carinho, os casais que comemoram mais um ano de união conjugal:

Hoje: Presb.José Rogélio Mondejas e Ordair Beatriz Borges Mondejas 45 anos Luis Edgard Aires de Oliveira e Jussara Lidiany da Silva Ferreira Aires 07 anos Dia 18: Presb. Marcel Mendes e Carmem Regina de Ávila Mendes 46 anos Dia 18: André Robles Morales e Cecília Lazinha Morales 06 anos Dia 20: Eduardo Francisco Pinto e Adriana Andrade Ribeiro 03 anos Dia 21: Chucrallah Salem El Tayar e Daad Mitre El Tayar 50 anos Dia 21: Adilson Modesto e Genoveva Nogueira de Carvalho Modesto 40 anos Dia 21: Diác. Daniel Costa Lima e Heloisa Peinado Costa Lima 26 anos

AGENDA DE ORAÇÃO

01. IGREJA UNIDA – Que possamos comungar como verdadeiros servos de Cristo, obedientes à Sua palavra e irmanados no mesmo amor com que Ele nos amou. 02. ORANDO PELAS FAMÍLIAS - Oremos pedindo a Deus que o hábito da oração e

da leitura da Palavra seja prioridade em cada família da Igreja.

03. CONGREGAÇÃO DE CAUCAIA DO ALTO – Vamos pedir ao Senhor que abençõe e santifique a vida de cada membro dessa Congregação e que a Missionária Olga Rodrigues consiga realizar todos os seus propósitos.

04. ESCOLA BIBLICA DE FÉRIAS - Vamos orar agradecendo a Deus pela EBF que foi realizada, pelos voluntários e em especial pelas crianças visitantes que tiveram a oportunidade de ouvir a Palavra do Senhor.

05. OFICIAIS DA IGREJA – Presbíteros Cornélio Nogueira Martins e Décio de Oliveira Bernini; Diáconos Rafael de Toledo Cintra e Ricardo de Moura Martins.

06. BRASIL – Vamos pedir ao Senhor que dê sabedoria às autoridades constituídas, Senadores e Governadores, para combater a violência e corrupção que imperam em nosso país.

07. ENFERMOS – Leonor Evangelista de Souza, Maria das Graças Moreira Penna, Mariana Cavalcante M. da Silva, Maura de Oliveira e Miryam Viola.

I N FO R M AT I V O M I S S I O N ÁR I O

SENEGAL - DAKAR - A Miss. Ronalda, da APMT e seu marido Joseph agradecem a colaboração de algumas igrejas parceiras, para comprar equipamentos e material para salas de aula e de recreação, bem como remédios, que possibilitam um atendimento integral ao grupo de meninos e rapazes que frequentam diariamente a escolinha, onde também são evangelizados.

(3)

MEDITAÇÕES DIÁRIAS

ESTUDOS DEVOCIONAIS NAS CARTAS DO APÓSTOLO PAULO Redigi das por Ci ntia Helena Coury Saraceni

Dia 18 – POR CAUSA DO GRANDE AMOR – Efésios 2.4-7

Por causa do Seu grande amor, Deus enviou Seu Filho, para morrer por nós (Jo 3.16)! Por causa do grande amor de Deus: 1) fomos transformados; 2) podemos nos relacionar com o Pai, porque, por meio de Jesus, podemos ser chamados de Filhos (1Jo 3.1); 3) somos aperfeiçoados; 4) temos o Consolador, que nos dá discernimento e nos guia pelos caminhos do Pai (Jo 14.26); 5) podemos nos revestir da armadura de Deus e resistir no dia mau (Ef 6.13). Por causa do grande amor: 6) nada poderá nos separar do Pai (Rm 8.38-39); 7) somos mais que vencedores em Cristo (Rm 8.37); podemos usufruir da misericórdia de Deus (Sl 103.8). Porque Ele nos amou primeiro, podemos amar (1Jo 4.19). Maior amor não há! Que em nossa caminhada cristã, nunca nos esqueçamos do maravilhoso amor de Deus para conosco.

Dia 19 – PELA G RAÇA SOMOS SALVOS – Efésios 2.8-10

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; isto não vem de vós, é dom de Deus”(v.8). Graça de Deus, favor imerecido para com o homem! Nosso Pai expressa a Sua Graça através da salvação em Cristo; Ele a demonstra quando revela Sua bondade e misericórdia, suprindo todas as nossas necessidades. Por esses motivos, podemos melhor compreender a resposta de Deus a Paulo, quando ele pede que lhe seja retirado um espinho na carne: “A minha graça te basta” (2Co 12.9). A graça de Deus é mais do que suficiente porque liberta, perdoa, nos reconcilia com Ele, nos justifica, nos salva, nos santifica. Porque Deus é gracioso para conosco, devemos honrá-Lo, amá-Lo, louvá-Lo e glorificá-lo por meio de nossas vidas! Que sejamos bons despenseiros da multiforme graça de Deus (1 Pe 4.10)!

Dia 20 – FOSTES APROXIMADOS – Efésios 2.11-13

“Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.” Paulo descreve nesse trecho a reviravolta da conversão, marcada claramente pela transformação que vem da cruz de Cristo. Antes, assim como aconteceu conosco, andavam como os gentios na carne, mas agora, foram aproximados pelo sangue de Cristo. Pelo sangue de Cristo, o Seu povo está, “agora”, unido num só corpo. Não é mais tempo de não se saber de onde veio ou para onde se vai! O povo de Deus sabe de onde vem e principalmente para onde vai! Essa é a certeza que a cruz de Cristo traz e por meio Dela podemos ter esperança, perseverar e nos alegrar, mesmo em meio às tribulações! Glória a Deus que por meio de Sua graça, Ele nos fez Seu povo!

Dia 21 – JESUS É A NOSS A PAZ – Efésios 2. 14-18

A época era de conflito, pois a igreja outrora judaizante, agora convertida, também deveria abraçar os gentios convertidos. Mas como unificar judeus e gentios? Que rumo tomar? Paulo então exorta que na igreja de Cristo, onde não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea (Gl. 3.28), não há espaço para contendas ou disputas. “Judeus e gentios”, agora transformados pelo sangue de Cristo, formam um só corpo. Há uma referência à paz que a cruz de Cristo traz em Is 2.4: “Ele julgará entre povos e corrigirá muitas nações...uma nação não se levantará contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. O Evangelho de Cristo é Evangelho de paz, de um povo reconciliado com Deus, unido num só propósito: glorificar e honrar o nome do Senhor! Guerras em nome do Senhor? Não! Não é isso que a Palavra de Deus nos ensina! Pela cruz há paz!

(4)

Dia 22 – EDIFICADOS PARA HABITAÇÃO DE DEUS – Efésios 2.19-22 Transformados pela cruz de Cristo, somos família de Deus e por isso, devemos estar firmados sobre o verdadeiro alicerce, Cristo! Assim, como corpo de Cristo, em unidade, como pedras vivas somos edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo” (1Pe 2.5). Observemos a seriedade com que devemos tratar a vida cristã e a igreja de Cristo. Quando lemos que o corpo de Cristo “está sendo edificado para habitação de Deus no Espírito”(v. 22), devemos refletir que a glória que enche o templo do Senhor, deve preencher os nossos corações; deve nos encher de intrepidez, de modo que sirvamos ao Senhor com temor e tremor (Fp 2.12). Devemos crer que o Senhor dos Exércitos cavalga à frente de Seus eleitos, livrando-os do mal e fazendo que sua Igreja seja triunfante e cresça.

Dia 23 – MEMBRO DO MESMO CORPO – Efésios 3.1-7

A palavra contida nesse trecho, versa sobre a união que há em Cristo. Não importa qual origem, raça ou cor! O que importa é a união de um povo por meio de Cristo, participando como membros de um mesmo Corpo. Em Jesus, somos um só. Toda contenda deve ser eliminada, para que o Corpo não adoeça. À semelhança de um corpo humano, a igreja de Cristo é formada por membros com diferentes características, origens e formações, que devem exercer funções específicas e complementares, mediante os dons concedidos, para o crescimento de todo o Corpo. A igreja de Cristo é a unidade em meio à total diversidade! É propriedade exclusiva de Deus, capacitada por Ele para fazer a diferença onde estiver plantada. Um só rebanho, um só Pastor! Que tenhamos a consciência do nosso papel no corpo de Cristo!

Dia 24 – INSONDÁVEIS RIQUEZAS DE CRISTO – Efésios 3.8-13 Paulo tinha a missão de revelar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo, ou seja, o Evangelho! Algumas das riquezas insondáveis: Morte e ressurreição de Cristo; libertação do pecado; reconciliação com Deus e uns com os outros; ingresso na família de Deus; promessa de vida eterna. Essa também é a missão de cada um de nós, como corpo de Cristo. Como mensageiros da Palavra, a exemplo de Paulo, devemos exercitar três características importantes: ousadia, porque não deve haver mais medo; comunhão com o Pai por meio da oração; confiança, porque fomos aceitos, mesmo imperfeitos e pecadores, enviados para cumprir o plano de Deus! Que essas três características observadas em Paulo, também sejam identificadas em nós, para que possamos propagar as insondáveis riquezas de Cristo!

BERÇÁRIO:

Débora e Samira

ORGANISTA:

(11h) e (19h) Lilian

Diáconos em Plantão

Rafael, Artur, Ricardo Deguti, Edson, Leandro e Sócrates

BERÇÁRIO:

Letícia e Jussara

ORGANISTA:

(11h) e (19h) Messias

Diáconos em Plantão Luiz, Getúlio, Lester, Ricardo Lunghin, Rodrigo e Saulo

(11h) - Responsáveis: Giovanna e Felipe; (19h) - Responsável: Cintia

ESCALA DE TRABALHO - Hoje: 17/07

CULTO INFANTIL - (crianças até 11 anos)

(11h) - Responsáveis: Rodrigo Pretti e Angélica; (19h) - Responsável: Angélica

CULTO INFANTIL - (crianças até 11 anos) ESCALA DE TRABALHO - Próximo Domingo: 24/07

(5)

EVANGELIZAÇÃO – O mês de aniversário de nossa igreja está chegando, com pastores convidados, corais e grupos de louvor. Portanto, é uma grande oportunidade de convidarmos parentes, amigos, familiares para participarem conosco desta programação. Não deixe de trazer um visitante! Lembremos as palavras de Provérbios 11.30 – “o que ganha almas é sábio”.

11h Rev. Carlos Aranha Neto

19h Rev. Héber Carlos de Campos Júnior 11 Quinta 20h Rev. Hernandes Dias Lopes

11h Rev. Osni Ferreira

19h Rev. Paulo Audebert Delage

20 Sábado 10h Reunião de Oração + almoço de confraternização 11h Rev. Cláudio Correia dos Reis

19h Rev. Ademir Aguiar

27 Sábado 19h Reapresentação da Cantata "Vivo Está" 11h Rev. Roberto Brasileiro

19h Grupo Concerto - Musical "A história" 07 Domingo

14 Domingo

21 Domingo

28 Domingo

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - Considerando o período de férias escolares, as aulas da EBD serão em conjunto, até o domingo dia 24/07da seguinte forma: adultos e mocidade na capela; pré-adolescentes e adolescentes na sala 13 (1º andar). O Departamento Infantil continuará funcionando normalmente , todos os domingo s às 9h30.

SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININA - A Reunião de Oração será realizada no dia 26/07, terça-feira, às 14h na Capela, sob a orientação do Departamento Lidia. Todas as sócias e demais irmãos estão convidados para este momento de devoção. Após a reunião de oração haverá a Reunião Executiva, onde a Diretoria da SAF está convocada.

PROGRAMA DE ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES - Convocamos todos os envolvidos nos trabalhos da UCP, Culto Infantil e Departamento Infantil da EBD para participarem deste seminário, que acontecerá no dia 06 de agosto, sábado, das 9h às 12h, conduzido pela Prof. Dra. Marili Vieira, aqui na igreja! Sua presença é indispensável! Demais pessoas interessadas em contribuir no ensino de nossas crianças, também poderão participar. Faça já sua inscrição com Marina ou Leila.

CORAIS EM RECESS O - RETORNO DOS ENSAIOS - Os ensaios retornarão nas datas a seguir, em seus respectivos horários:

Coro Jo vem - Sábado, dia 30/07 Coro Geral - Quarta-feira, dia 03/08 Coro Masc ulino - Sexta-feira, dia 05/08

DOWNLOAD – Agora, além de ouvir, você também pode baixar as gravações das mensagens dos cultos através de nosso site: www.unidaipb.com.br.

(6)

Nas partes assinaladas ( * ) não devemos entrar e nem sair do Local do Culto CULTO MATUTINO - 11h

Prelúdio Adoração

Hino 16 - “Louvor a Deus” * Salmo 113.1-3

Hino 17 - “Deus seja Louvado” * Oração Contrição * Romanos 5.6-8 * Oração Silenciosa Hino 270 - “Desafio” * Oração Pastoral Ação de Graças * Salmo 40. 1-2

Hino 136 - “Rocha Eterna” * Oração com as crianças

Edificação * Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Célio Gomes de Azevedo Consagração Hino * Oração * Bênção Apostólica * Bênção Antiga Poslúdio CULTO NOTURNO - 19h Prelúdio Adoração * Salmo 9.1-2

Hino 104 - “Linda Melodia” * Oração Contrição * Daniel 9.4-10 Hino 334 - “Conversão” * Oração Silenciosa * Oração Pastoral Ação de Graças * II Coríntios 2.14-15

Hino 49 - “Sempre Vencendo” * Oração com as crianças Edificação

* Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Célio Gomes de Azevedo

Santa Ceia

Hino 252 - “Pão Celestial” Instituição do Sacramento Distribuição dos Elementos Hino 368 - “Despedida” * Bênção Apostólica * Amém Tríplice

Poslúdio Avisos

Saudação aos Visitantes

PÚLPITO - Escala de pregadores: Cultos Matutino (11h00) e Noturno (19h00)- Rev. Célio Gomes de Azevedo.

PARTICIPAÇÃO DOS PRESBÍTEROS – 1) Na distribuição da Santa Ceia no Culto Noturno: Presbs. Rubens Mendes Vargas, Esdras Teixeira Coelho, Marcel Mendes, Ernesto de Jesus Herrera e Córnélio Nogueira Martins.

2) Nas Liturgias: Culto Matutino (11h00) -Presb. Décio de Oliveira Bernini; Culto Noturno (19h00) - -Presb. Rubens Mendes Vargas.

Referências

Documentos relacionados

Tipo de livro – lista onde escolhe uma das opções: Tipo A - Livro Internacional registado em base de dados ou Tipo B-Livro Nacional registado em base de dados;.. N.º

Os diferentes tipos de estudos focados na busca de indicadores precoces de risco de autismo envolvem relatos dos pais, análises de vídeos familiares, comportamentos

Nesta seção, são especificadas as amostras de fala dos Bancos de Dados do Projeto Norpofor para a cidade de Fortaleza e do Projeto Português falado no Ceará para a microrregião

A participação em um GP, portanto, considera a necessidade não apenas de pesquisadores submeterem trabalho para avaliação cega (blind review) por pares da

[Hulgeri, Bhalotia, Nakhe & Chakrabarti, 2001] - Arvind Hulgeri, Gaurav Bhalotia, Charuta Nakhe e Soumen Chakrabarti - Keyword Search in Databases - Dept.. of

Português: língua oficial para a administração, a comunicação social e única língua de ensino, língua de prestígio; as novas gerações das classes favorecidas usam cada vez

Enquanto o novo programa pode ajudar na retenção de clientes que a Smiles tem risco de perder com a mudança recente, ainda vemos o novo cenário como bem menos atrativo para os

Porém, vale ressaltar que a trajetória dos índice de inadimplência para operações em atraso a mais de 90 dias, despesas administrativas e retorno final da instituição