• Nenhum resultado encontrado

Um porto, dois mares, três redes: um estudo sobre Gades e sua inserção nas redes mediterrânicas BRUNO DOS SANTOS SILVA *

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Um porto, dois mares, três redes: um estudo sobre Gades e sua inserção nas redes mediterrânicas BRUNO DOS SANTOS SILVA *"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

1

Um porto, dois mares, três redes: um estudo sobre Gades e sua inserção nas redes mediterrânicas

BRUNO DOS SANTOS SILVA*

“Aqui vivem os homens que constroem os maiores e melhores navios mercantes, do Atlântico e do Mediterrâneo, apesar de, em primeiro lugar, a ilha em que vivem não ser muito grande, e, em segundo lugar, eles não ocupam muito território no continente em frente à ilha, e terceiro, não são tão afortunados na posse de outras ilhas; de fato, eles vivem sobretudo no mar, embora alguns fiquem em casa ou ocupem seu tempo em Roma” (ESTRABÃO, 3.5.3)

Ao tratar de Gades em sua Geografia, Estrabão apresenta uma cidade de mercadores que se destacam na construção e no manejo de navios que realizam o contato marítimo entre o oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo. Em outras partes de sua obra, o autor diz que a cidade foi fundada após uma série de expedições fracassadas, promovidas pela cidade fenícia de Tiro, estimuladas por um oráculo (ESTRABÃO, 3.5.5). Estima-se que, desde o início do I milênio a.C., os fenícios procuravam por metais nessa região, especialmente estanho e prata. Gades – ou Gadir, na língua fenícia – teria surgido como um entreposto desse povo para manter contato com a população local, os tartessos.

É interessante notar que, passados vários séculos, a importância estratégica da cidade não mudara. A proposta dessa apresentação – assim como de nossa pesquisa de doutorado – é analisar as transformações de uma cidade, a qual é, ao mesmo tempo, mediadora do contato de duas grandes porções de água e “nó” de três redes que se estabelecem ao longo do I milênio a.C. Em outras palavras, a rede comercial e colonial fenícia, a rede que coloca em contato o litoral atlântico e o interior da Turdetânia (escala regional) e a rede de domínio romano sobre o Mediterrâneo têm em Gades um de seus principais nós.

Esta apresentação é uma tentativa de expor e discutir uma das questões centrais de nossa pesquisa de doutorado, que propõe um estudo do contato entre a cidade de Gades e o vale do rio Guadalquivir. Pretendemos, nesse texto, analisar quatro fontes escritas que abordem e descrevam este contato: a Geografia de Estrabão terá papel

* Doutorando da Universidade de São Paulo – Departamento de História Social, Faculdade de Filosofia,

(2)

2

central em nossa abordagem, uma vez que é a fonte que gerou a maior parte das questões caras à nossa pesquisa; Guerras na Espanha (História Romana) de Apiano, que influenciou grande parte das interpretações feitas acerca da presença dos Bárcidas na Espanha; História de Roma de Tito Livio, que coloca Gades no radar político de Roma; e Pró Baldo de Cícero, que, definitivamente, apresenta um cidadão da cidade como ator político relevante nos assuntos políticos de Roma no século I a.C.

A breve análise dessas fontes será contrastada com uma importante discussão teórica acerca do conceito de integração. Procuraremos articular a análise de nossas fontes com os vários debates sobre a expansão do poderio romano, particularmente em direção às terras do oeste do mar Mediterrâneo.

Este texto, assim como a presente pesquisa, deriva de uma das conclusões de nossa dissertação de mestrado. Nela procuramos analisar os livros III e IV da Geografia de Estrabão, em que o autor descreve a península Ibérica e a Gália, respectivamente. Nossa intenção era discutir o papel de Roma nas transformações vividas pelas regiões nos séculos I a.C. a I d.C., época de elaboração da Geografia. O debate acerca da Romanização dessas duas regiões norteava a pesquisa, e nos fez chegar à conclusão de que, a partir da leitura desta fonte em especial, havia um processo de integração em pleno vapor no período em questão. As regiões litorâneas possuíam cidades que tornavam as populações polite/iaj – termo tradicionalmente traduzido como civilizadas. Em decorrência de toda carga ideológica que este termo carrega – fruto das políticas imperialistas do século XIX – propusemos traduzir este termo por “viver em cidades”. Assim, concluímos que os povos no litoral dessas regiões já viviam em cidades – e carregavam consigo todas as implicações políticas, culturais e sociais decorrentes –, especialmente em razão da presença de povos como os gregos e os fenícios; e o interior das duas regiões era marcado pela recente urbanização, fruto da presença romana. Havia, dessa forma, um processo de integração, começado por povos do leste do mediterrâneo e em realização pelos romanos naquela época.

Para chegar a esta conclusão mais genérica, o estudo da região da Turdetânia foi extremamente importante. Na Geografia de Estrabão, essa região possui litoral e interior intimamente conectados. Propusemos, a partir dessa observação, que a região, para o autor, estaria completamente integrada, isto é, teria as regiões litorâneas e interioranas conectadas por uma série de fatores, principalmente em virtude da

(3)

3

existência de cidades que se relacionavam intensamente. Vejamos essa questão com mais calma.

Quase todo capítulo 1 do livro III da Geografia é dedicado a descrever, em detalhes, a Turdetânia. Começando pela caracterização do litoral, Estrabão apresenta as fronteiras físicas dele e ressalta que aquela é abastecida pelos dois maiores rios da península: o Anás (Guadiana) e o Baetis (Guadalquivir). A importância deste último faz com que alguns chamem a região de Baetica, enquanto outros preferem Turdetânia, em razão do povo que ocupa a região, os Turdetanos, que Estrabão classifica como os mais sábios da Ibéria, uma vez que possuíam um alfabeto próprio com o qual podiam registrar suas histórias antigas, seus poemas e suas leis (Estrabão 3.1.6).

Nas partes 3.1.7, 3.1.8 e 3.1.9, o litoral entre o Cabo Sagrado e os Pilares de Hércules é descrito. A costa é uma região rica na produção de peixe salgado e em entrepostos comerciais, como Menlaria e Belon. Há ainda a cidade de Gades – extremamente rica, segundo Estrabão –, que fica em uma ilha próxima do continente (Estrabão 3.1.8) – as ilhas são descritas no capítulo 5. Ao finalizar o primeiro capítulo, Estrabão apresenta o restante do litoral, na direção dos Pilares. Próximo ao Cabo Sagrado, ele destaca o porto e o templo de Menesteus, os estuários de Asta e Nabrisa, duas cidades importantes do litoral, além da cidade de Ebura e o santuário de Artêmis (Estrabão 3.1.9).

Podemos dizer que o geógrafo de Amásia apresenta um quadro que aponta a pesca e o comércio como principais meios de produção de riqueza na região costeira. O contato com o norte da África é destacado (Estrabão 3.1.8). E, à exceção de Gades, não é mencionada relação direta entre as cidades do litoral e Roma.

O capítulo 2 também é dedicado à Turdetânia, entretanto, a narrativa agora se desloca para o interior. Estrabão começa apresentando as fronteiras internas da Turdetânia, as quais são a oeste e a norte o rio Anas; a leste, a Carpetânia e a Oretânia; e ao sul, sua própria costa. Ele usa a palavra xw/raj para diferenciar o interior do litoral, e afirma que, juntos, litoral e interior possuem mais de duzentas cidades (Estrabão 3.2.1). As maiores estão, segundo o autor, localizadas nas margens dos rios, nos estuários ou próximas ao mar. As mais importantes são Corduba – fundada por Marco Cláudio Marcelo (século II a.C), segundo o geógrafo – e a cidade de Gades. Esta última é considerada importante em virtude do comércio e do contato com os romanos; já aquela

(4)

4

primeira, em função da qualidade do seu solo e por ter sido a primeira colônia dos romanos.

Há todo um trecho dedicado aos rios Anás e Baetis, e este último exerce importante papel de navegação e contato na região. Além de torná-la “a mais fértil do mundo” (Estrabão 3.1.6), o Baetis é um facilitador natural que conecta o litoral especialista em navegação e comércio ao interior rico em minérios (Estrabão 3.2.3).

Para o geógrafo, é exatamente isso que transforma a Turdetânia em uma região tão rica: sua fácil locomoção e a possibilidade de cultivar produtos na terra e/ou retirá-los das montanhas para exportá-retirá-los facilmente. A riqueza que primeiro atraíra os Fenícios para lá – e o autor frisa que eles ainda habitavam a região em seus dias (Estrabão 3.2.13) –, fora outrora conhecida por Homero, que ouvira relatos de um povo riquíssimo chamado Tartessos ocupando a região (3.2.13). Homero também era a fonte de Estrabão para saber que Hércules lá estivera, e que uma série de coincidências entre os relatos de Odisseu e os nomes da região levavam-no a acreditar que este último também a visitara (3.2.13). Os fenícios eram os informantes de Homero, de acordo com Estrabão, uma vez que já haviam se instalado na região muito antes dos gregos saberem de sua existência, e de lá só saíram expulsos pelos romanos, na guerra contra os Bárcidas – que invadiram a Turdetânia em busca de metais preciosos1. As últimas três

seções do capítulo 2, assim, formam o bloco que apresenta o passado greco-fenício, contado por Homero, e uma fonte respeitada e defendida por Estrabão.

Em termos gerais, podemos afirmar que há uma especialização do litoral e uma do interior. Outro diferenciador é o período em que receberam as primeiras cidades: o interior passa pelas transformações do presente de Estrabão, isto é, provocadas por Roma, enquanto o litoral possui cidades desde tempos remotos. Dessa forma, Estrabão constrói a descrição de maneira que aquilo que torna a Turdetânia única e diferente do resto da Ibéria é, primeiro, a existência destas duas formas de riqueza combinadas e, segundo, os importantes rios que promovem o contato entre elas (3.2.8).

Fizemos no mestrado uma análise numérica de quanto espaço Estrabão dedica em sua obra para a descrição do litoral e do interior. Nestes termos, numericamente, o litoral se sobrepõe ao interior. Portanto, podemos dizer que Estrabão passa muito mais tempo descrevendo cidades litorâneas como Gades, Cartago Nova, Terraco, Empório,

(5)

5

do que as transformações dos povos do interior. As cidades litorâneas, apesar de possuírem algum grau de relação com Roma, principalmente no presente de Estrabão, têm suas transformações muito mais marcadas pela presença de outros povos do mediterrâneo, que não exclusivamente os descendentes de Rômulo. Gades, no capítulo 5 do livro III, ocupa, sozinha, três quartos do espaço dedicado à descrição das ilhas próximas à península Ibérica.

Ao juntarmos essa divisão proposta para a Turdetânia à dedicação de Estrabão para Gades, podemos concluir que, nesse processo de difusão da vida em cidades, as transformações no espaço litorâneo merecem destaque. Portanto, podemos inferir que, além de se verificar uma forte interação entre litoral e interior, verifica-se também uma divisão importante: enquanto o litoral tem sua história de transformações intimamente ligada a gregos e fenícios, o interior é dominado por cidades romanas. Constatamos, assim, o deslocamento de uma forma de viver específica, que vai do litoral (no passado) para o interior (no presente). Nesse sentido, a Turdetânia seria o modelo acabado e ideal de um processo de integração – facilitada, como dissemos, pela fartura de recursos naturais disponíveis.

Nenhuma das outras fontes que escolhemos faz descrição tão detalhada dessas regiões. No entanto, sua importância está na localização de Gades e do vale do Guadalquivir (Turdetânia) no processo de ampliação do poder de Roma sobre o Mediterrâneo. Apiano e Tito Lívio são os principais escritores que descrevem as Guerras Púnicas após a conquista da Ibéria por Roma.

Apiano, em meados do século II d.C., procurou fazer uma grande narrativa da história de Roma. Na parte correspondente às Guerras na Espanha – contra os Bárcidas, e outros povos da região – de seu História Romana, o autor coloca Gades como um dos principais portos de entrada dos cartagineses e dos romanos para a península nos séculos III e II a.C. – período das Guerras Púnicas (App. Hisp. 5.28; App. Hisp. 6.31; App. Hisp. 7.37; App. Hisp. 10.58; App. Hisp. 11.65). Um trecho, em particular, chama atenção pelo julgamento de valor com relação aos generais cartagineses que o autor faz:

Ele (Hamilcar) associou-se ao seu genro Hasdrubal, cruzou os estreitos (de Gibraltar) até Gades e começou a pilhar o território dos Ibéricos (ta\ Ibh/ron), ainda que estes não tivessem feito nenhum mal a eles. (App. Hisp. 1.5)

(6)

6

Antes mesmo dessa afirmação mais contundente, no mesmo capítulo 1, o autor destaca a riqueza da região, e como ela atraiu povos desde períodos muito remotos, como celtas, fenícios e “saqueadores” cartagineses (App. Hisp. 1.1 e 1.2). Destaquemos também que uma das características ressaltada por Apiano é a grande quantidade de rios que facilitam a navegabilidade pela região (App. Hisp. 1.1).

Gades aparece para Apiano como um porto extremamente importante e estrategicamente localizado. No contexto da guerra que levou Roma para fora da península Itálica, dominar a cidade e obter o controle marítimo e terrestre da região foi extremamente importante. Entretanto, a visão positiva do autor com relação à presença romana, que expulsou os vilões Bárcidas da região, ecoa até hoje em algumas análises históricas. Vejamos, por exemplo, o que diz o historiador francês William Seston, em seu artigo “Gadès et l'empire romain” (1980):

Os primórdios da instalação dos romanos na Bética são bastante conhecidos por muitos estudiosos, incluindo o Sr. Sanchez Albornoz. Eles, em parte, refletem a situação de Gades no Império de Roma. Os gaditanos tinham sofrido muito com o regime dos Bárcidas. Ao fundar Cartagena, Asdrúbal instalara uma base alternativa para a presença púnica em Espanha. Além disso, ao tentar tornar-se uma espécie de rei helenístico, como evidencia de forma irrepreensível uma série de moedas, era óbvio que ameaçava o regime oligárquico tradicional dos fenícios que predominava em Gades. Por fim, a guerra Hanibálica arruinou grande parte do comércio gaditano no Mediterrâneo, fechando os mercados italiano e grego, enquanto aumentava a cobrança de impostos para os Bárcidas. (...) Libertados da opressão dos bárcidas, abandonados por Cartago, os gaditanos viram sua única salvação em um acordo com os romanos, oferecido à Bética. Eles se entregaram ao conquistador. (SESTON, 1980: 399)

Para evitar reproduzir a tentativa de exaltação do poder romano feita por Apiano e a emissão de qualquer juízo de valor, como a feita por William Seston, atentar-nos-emos ao quadro geral apresentado pela fonte: as guerras que ocorreram na região por volta dos séculos III e II a.C. foram uma série de disputas pelo controle de uma região rica em recursos minerais, a qual atraía povos distintos desde tempos imemoráveis. Nesses embates, a cidade de Gades e seus habitantes desempenharam papel bastante importante.

(7)

7

Tito Lívio, escrevendo na mesma época de Estrabão, ao tratar das mesmas Guerras Púnicas de Apiano, também coloca Gades como uma cidade estrategicamente importante para as duas forças em disputa. O templo de Hercules gaditano (Melqart) ganha destaque no trabalho de Lívio (Liv 21.21.9) como ponto de referência para visitas de generais que buscavam a proteção do deus antes de suas campanhas. Além desses destaques, temos também a lembrança de que, no ano 199 a.C., o povo de Gades pediu aos romanos que não enviassem governadores para a cidade, para que eles pudessem manter sua autonomia, como havia sido acordado entre a cidade e L. Marcius Septimus no momento de sua rendição (Liv 32.2.6).

Tendo a importância que aparentemente possuíam, a cidade de Gades e sua população ganharam papel de destaque nas tramas políticas da república romana. Nas guerras civis do século I a.C., por exemplo, uma figura importante no desenrolar das contendas entre Júlio César, Crasso e Pompeu fora o gaditano Lucio Cornélio Balbo, pelo menos é o que nos diz Cícero, em seu Pró Balbo. O texto é uma defesa que o autor faz de Balbo perante a acusação de uso ilegal da cidade romana. Balbo teria recebido este privilégio após auxiliar alguns generais romanos em suas guerras contra Sertório. Para defender o pertencimento de Balbo à comunidade de cidadãos romanos, Cícero destaca a importância que a cidade teve na luta contra os cartagineses e nas guerras contra os povos da Ibéria. Ao longo de seu texto, este autor procura apontar os acordos traçados entre Roma e Gades desde o século II a.C. para lembrar ao Senado que os gaditanos possuíam direitos, e que Balbo poderia, sim, ser nomeado cidadão romano, em razão dos préstimos pessoais e urbanos (Cic. Balb. 14 - 16).

Essas breves análises, associadas às conclusões que propusemos em nossa pesquisa de mestrado, nos dão a dimensão da importância dessa cidade e da região em que ela está inserida. Fundada por fenícios de Tiro por volta do século IX a.C2, esta cidade sempre esteve em constante contato com o interior da Turdetânia, principalmente em decorrência de sua proximidade com os rios Guadalete e Guadalquivir. A importância dos rios ficou clara nos relatos apresentados.

2 Há um grande debate acerca da data de fundação de Cádiz. Não entraremos neste mérito no artigo, mas

o debate pode ser lido em Aubet, M. E. “The Phoenicians and the West: Politics, Colonies and Trade” (1994) e Salmonte, F. J. L. “Nueva história de Cádiz” (2011).

(8)

8

Destacados, então, o contato entre litoral e interior e a importância de Roma nos desdobramentos da vida da cidade e de sua população a partir do século II a.C., precisamos, agora, discutir como essa última questão vem sendo trabalhada pela historiografia, e como podemos avançar com as questões levantadas pela análise da história de Gades.

Além das fontes escritas, evidências materiais também atribuem aos romanos uma importante participação nas transformações vividas pela cidade. Questionar-se se estas transformações são fruto exclusivamente da presença romana é adentrar no debate da Romanização, o qual tem raízes no século XIX. O grande historiador e epigrafista Theodor Mommsen foi um dos primeiros a utilizar a ideia de que as transformações feitas pelos imperadores romanos foram benéficas para os povos dominados (SILVA, 2011). Outros autores do pré-II Guerra Mundial, como Francis Haverfiled e Camille Julian, também assumiram tal visão positiva sobre a atuação de Roma fora da península Itálica – provavelmente devido ao paradigma do Estado Nação e de sua defesa como entidade passível de levar a civilização para os cantões bárbaros do mundo3.

Nos últimos cinquenta anos, desde as guerras de independência na África e na Ásia, e dos movimentos de contra-cultura dos anos 1960, uma imensidão de pesquisas passou a questionar essa visão monolítica da atuação romana, procurando dinamizar a análise do contato entre Roma e outros povos. Entre eles, podemos destacar: Martin Millet, que enxerga uma política externa de Roma voltada para alianças com os povos das diversas regiões conquistadas, apresentando uma espécie de “autorromanização”, um projeto das elites locais de adotar os hábitos dos romanos com a finalidade de manterem-se no topo da hierarquia social (MILLET, 1990: 38); e o professor Greg Woolf, que apresentou, ainda nos anos 90, uma proposta de análise interessante acerca da difusão de um tipo-ideal pelos romanos buscando cooptar as elites locais (WOOLF, 1998: 54), embora tenha mudado sua abordagem recentemente, procurando analisar, por exemplo, a expansão do império como criadora de um “middle ground” em que várias identidades se relacionam em diferentes formas e níveis, em que a criação e a reprodução de lendas sobre os povos bárbaros assumem papel relevante (WOOLF, 2011: 113).

3 Trabalhei mais a fundo este tema no artigo Romanização e os séculos XX e XXI: a dissolução de um

(9)

9

Outras abordagens, como as que procuram pensar a romanização como uma experiência subjetiva vivenciada nas cidades romanas chamada de Roman-ness (REVELL, 2009: 153 e 192), ou mesmo que propõem estudos regionais (MATTINGLY e ALCOCK, 1997), também foram bastante frutíferas. Entretanto, um dos trabalhos que revolucionou os estudos sobre romanização foi o livro Rome’s Cultural Revolution (2008), do professor Andrew Wallace-Hadrill. Neste, a romanização é tida como um conjunto de processos de troca de códigos dentro de um único fenômeno: o aumento do consumo e da luxúria provocado pela expansão do modelo de viver em cidades (WALLACE-HADRIL, 2008: 301). Em seu trabalho, o professor atenta para a questão cronológica das diferentes etapas do consumo nesse mundo greco-romano: o final da república aparece como o momento do auge da importação dos produtos helênicos promovidos pelos negotiatores itálicos, seguido por um período em que Augusto procurara naturalizar/harmonizar a ratio grega com a consuetudo romana, que seria a marca da romanitas, evidenciada, entre outros espaços, nos banhos públicos. Assim, no início do Império, ficaria evidente que a romanitas gerara uma demanda interna nas províncias, e essa seria a revolução provocada pelos romanos: intensificar o consumo a patamares até então inimagináveis, provocando, com isso, alterações profundas na maneira de viver, falar e interagir das populações locais (WALLACE-HADRIL, 2008: 315-355).

Uma vez que Gades é tida como uma cidade que se integra ao comércio mediterrânico em razão da presença romana, a proposta de Wallace-Hadril de analisar as mudanças nos hábitos de consumo pode ser muito bem aproveitada. Como se comportava a elite local antes da presença romana? A passagem de um considerável número de ânforas pelo porto de Gades, transportando produtos do interior da Turdetânia para Roma, pode ter provocado quais alterações na cidade? É possível comparar este período ao período de domínio fenício?

A análise de Wallace-Hadril, acompanhada por outros historiadores, dá às cidades um papel de destaque na trama da romanização. Estudos urbanísticos, isto é, das transformações pelas quais muitas cidades passaram com a presença romana, ou mesmo de novas cidades construídas por estes, são cada vez mais essenciais para se pensar a expansão do poderio itálico. Para exemplificarmos, tomemos duas grandes obras que tratam desta questão.

(10)

10

Completando quase vinte anos, a coletânea “The development of towns in Iberia” é um conjunto riquíssimo de capítulos que abordam a questão urbanística na península ibérica, desde o período do bronze até as primeiras décadas de criação do império romano. Editado em 1995 pelo renomado arqueólogo inglês Berry Cunliffe e pelo especialista em península Ibérica, Simon Keay, este livro nos é particularmente interessante, pois, diferentemente de outras análises, coloca as fundações fenícias, entre as quais está Gades, como parte das transformações urbanísticas da região. Em seu capítulo, Simon Keay nos mostra como a presença dos romanos variou ao longo dos séculos: no decorrer do período republicano, aproveitaram a estrutura urbana anterior (fenícia, grega e cetibérica) para promover uma participação na obtenção da riqueza local. Já a partir dos tempos de Augusto, desenvolveu-se uma identidade cultural romana que visava ao desenvolvimento de uma ideologia imperial e à dominação completa dos povos locais (KEAY, 1995: 322-323).

Se o livro anterior traz de relevante a diversidade urbanística da península Ibérica, podemos dizer que “The City in the Roman West”, dos pesquisadores Ray Laurence, Simon Cleary e Gareth Sears, é uma das mais completas obras que aprofundam a questão das cidades romanas na península (além das outras províncias ocidentais). Preocupados com as transformações arquitetônicas e com a construção de monumentos, os autores defendem a ideia da criação de um padrão urbanístico romano (calcado nas influências gregas e itálicas) que vai se espalhando “por conquista ou por osmose” por todo o ocidente até o III século d.C. (LAURENCE, CLEARY & SEARS, 2011: 11). Em consonância com as já citadas obras de Louise Revell, David Mattingly e Susan Alcock, estes pesquisadores levam em consideração o experimentar a vida na cidade, e as consequências que este fato pode ter. Entretanto, Laurence, Cleary e Sears pretenderam, com a seguinte obra, enfatizar os aspectos mais importantes do padrão urbanístico romano, em vez de explorar o peso deste fato no processo de romanização.

Assim sendo, enfático ou não no debate acerca da romanização, o estudo das transformações das cidades vem se mostrando bastante relevante.

Outro ponto importante para este texto é o contato desta cidade com as regiões interioranas. Há muitos autores que analisam a presença de Roma no interior do vale do Baetis, e como esta modificou as dinâmicas produtivas e comerciais da região, principalmente com o transporte feito pelos rios.

(11)

11

Não há muitos estudos acerca da mobilidade no mundo antigo, muito provavelmente em razão da dificuldade documental. Entretanto, estudos como o “Corrupting Sea” de Peregrine Horden e Nicholas Purcell (200) e “Greek and Roman Networks in the Mediterranean” (2009), coletânea editada por Irad Malkin conjuntamente com Christy Constantakopoulou e Katerina Panagopoulou, apresentam breves análises sobre esta questão, mas tendo o transporte marítimo como foco. Em todos esses estudos, especialmente no último, a teoria das redes está presente. Normalmente, o mar – e aqui o Mediterrâneo possui papel central – é tido como o espaço de deslocamento de pessoas, mercadorias, ideias, modas, hábitos, que formam rotas de um ponto ao outro, podendo cada encontro das rotas estabelecidas funcionar como chegada e saída de outras rotas. Cada um desses encontros é chamado de nó, que originam redes de variados tamanhos, podendo ser amplas, como o mar Mediterrâneo, ou mais reduzidas, como o mar Egeu – a depender da escala da análise.

Em todos esses trabalhos, as cidades, os portos, os templos, e vários outros espaços são vistos como nós, e podem ser analisados à medida que a dinâmica da rede à qual eles pertencem se modifica. A conectividade de um nó é essencial para entender a dinâmica das transformações que se dão nestes espaços (MALKIN, CONSTANTAKOPOULOU e PANAGOPOULOU, 2009). Assim sendo, se pudermos tomar a cidade de Gades como um nó na rede mediterrânica dominada por Roma a partir do século II a.C., pensar acerca da dinâmica de contato desta com o interior da Turdetânia, através do vale do Baetis, mostra-se bastante promissor.4

Um trabalho que pode servir de parâmetro para essa análise que pretendemos esmiuçar aqui é o trabalho de Michel Dietler com Marselha e o vale do rio Ródano. Ainda que não faça uso do conceito de redes, Dietler, no livro “Archaeologies of Colonialism” (2010), se propõe a pensar no contato entre duas regiões: a desembocadura do rio Ródano e o vale deste rio mais ao interior. Mais próximo dos conceitos de “middle ground” e “colonial encounters”, o autor busca discutir o consumo e as trocas comerciais e culturais entre vários atores sociais que se relacionaram com a região ao longo dos séculos VII a.C. e I d.C. A proposta de Dietler, de pensar o contato

4 Um dos elementos que nossa pesquisa pretende apresentar de novidade ao debate é pensar o rio como

(12)

12

entre duas regiões ao longo do tempo e mediadas por um rio, parece-nos bastante interessante.

Finalizaremos essa parte do texto atentando para um conceito ainda em construção, mas já largamente utilizado por historiadores da Antiguidade: a integração. Todos os modelos teóricos anteriores pretendem, ao fim e ao cabo, tratar do fenômeno da integração que se deu em algumas regiões do globo. Decorrente do fenômeno moderno de integração global, ou globalização, pudemos perceber que, seja por exclusividade de Roma (Romanização), seja porque o mar Mediterrâneo possui microecologias que dependem umas das outras para existir (HORDEN & POURCEL, 2000), desenvolve-se um fenômeno paralelo em partes do globo, principalmente a partir do I milênio a.C. O professor Norberto Guarinello propõe pensar este fenômeno estudando a articulação de fronteiras internas de determinadas sociedades com fronteiras externas a elas, decorrentes de transformações sistêmicas. Dessa maneira,

“o processo de integração submete, ao longo do tempo e em escala cumulativa, as fronteiras locais e a vida local a fronteiras mais amplas, a uma unidade mais extensa, a um sistema de diferenças em escala maior, que lhes oferece, de fora, suas próprias identidades e seu sentido.” (GUARINELLO, 2013: 55).

Submetamos nossas considerações acerca das fontes que descrevem as relações de Gades com as várias redes que se apresentam. Sua fundação próxima da desembocadura do rio Guadalquivir é fruto da construção da rede fenícia que se estabelece em princípios do I milênio a.C. Assim sendo, as comunidades locais, majoritariamente aquelas habitantes do vale do Guadalquivir, têm suas fronteiras internas modificadas pelo surgimento e crescimento de uma rede mediterrânica que coloca em contato cada vez mais intenso duas regiões espacialmente distantes. Gades surge então como um nó importante para essa rede que integra os povos que habitam as margens deste mar.

Por volta do final do milênio, as fronteiras internas da cidade passam por uma série de transformações: surgimento de uma considerável elite equestre5; problemas políticos locais que são desdobramentos da participação em assuntos políticos externos;

5 “Eu tenho ouvido que em um dos nossos recentes recenseamentos, havia 500 homens gaditanos

(13)

13

recepção de estrangeiros para frequentar o mais importante templo da região; etc. À medida que Roma cria fronteiras mais amplas, transformando e unificando a rede mediterrânica, Gades é afetada, e, em escala regional, também é afetado o contato entre essa cidade e o interior do continente.

Podemos concluir afirmando que o estudo desta cidade, a partir do referencial teórico da teoria das redes e da integração, é-nos muito útil e frutífero. Primeiramente, pois nos afasta das abordagens que fazem juízo de valor acerca da presença deste ou daquele povo como agente histórico. Em segundo, pois nos permite ter uma visão dupla de um mesmo processo: localmente, como os habitantes de determinadas regiões reagem a transformações que lhes são externas, e, de maneira inversa, como as mudanças em determinados nós de redes em plena modificação funcionam como evidências da formação de um processo de integração (quase) em escala global – oikouméne.

Bibliografia

Alcock, S. (1997). Greece: a landscape of resistence? Journal of Roman Archaeology:

Dialogues in Roman Imperialism: Power, discourse and discrepants experience in the Roman Empire, pp. 103-115 .

Aubet, M. E. (2001). The Phoenicians and the West: politics, lemons, colonies and

trade. Cambriedge: Cambriedge University Press.

Casasola, D. B. (2013). El puerto romano de Gades. novedades arquelogicas. Em S. Keay, Rome, Portus and the Mediterranean (pp. 225-245). British School at Rome.

Clarke, K. (1999). Between Geography and History: Hellenistic constructions of the

roman World. Oxford: Oxford University Press.

Clavel-Leveque, M. (1974). Les gaules et les gaulois: pour une analyse du

fonctionnement de la géographie de Strabon. Dialogues d'histoire anciennes, 1, pp. 75-93.

Dietler, M. (2010). Archaeologies of colonialism: consumption, entanglement, and

violence in ancient Mediterranean France. Berkeley : University of California

Press.

Funari, P. P. (1986). As estratégias de exploração de recursos do vale do Guadalquivir em época romana. Revista Brasileira de História, v. 06, nº 12, 169-186.

(14)

14

Garcia, G. C. (1979). Gades y la desembocadura del Guadalquivir. Gades 3, pp. 7-23.

Guarinello, N. L. (2013). História Antiga. São Paulo: Contexto.

Gutiérrez, J. B. (2012). HISPANIAE VRBES: Investigaciones arqueológicas en

ciudades históricas. Sevilha: Universidad de Sevilla.

Horden, P., & Purcell, N. (2000). Corrupting Sea: a study of Mediterranean History. Oxford: Wiley-Blackwell.

Keay, S. (1995). Innovation and adaptation: the contribution of Roman to urbanism in

Iberia. Proceedings of the British Academy.

Keay, S. (2013). Rome, Portus and the Mediterranean . British School at Rome.

Laurence, R., Cleary, S., & Sears, G. (2011). The City in the Roman West. Cambriedge: Cambriedge University Press.

Malkin, I., Constantakopoulou, C., & Panagopoulou, K. (2009). Greek and Roman

networks in the Mediterranean. Londres: Routledge .

Mattingly, D. J. (1997). Africa: a landscape of opportunity? . Journal of Roman

Archaeology - Dialogues in Roman Imperialism: Power, discourse and discrepant experiences in the Roman Empire, pp. 117-139.

Milett, M. (1990). The Romanization of Britain: an essay in archaeological

interpretation. Cambriedge: Cambriedge University Press.

Revell, L. (2009). Roman Imperialism and Local Identities. Cambriedge: Cambriedge Univesrity Press.

Salmonte, F. J. L. (2011) Nueva história de Cádiz. Vol. 1. Madrid: Sílex.

Silva, B. d. (2011). Romanização e os séculos XX e XXI: a dissolução de um conceito.

Mare Nostrum, 57-75.

Silva, B. d. (2013). Estrabão e as Províncias da Gália e da Ibéria: um estudo sobre A

Geografia e o Império Romano. São Paulo.

Soler, M. C. (2009). Conquest e Romanization of the upper Guadalquivir valey. Em S. K. Terrenato, Italy and the West (pp. 145-160). Oxford: Oxbow.

Wallace-Hadrill, A. (208). Rome's cultural revolution. Cambriedge: Cambriedge University Press.

Woolf, G. (1998). Becoming Roman: the origins of Provincial Civilization in Gaul. Cambriedge: Cambriedge University Press.

Referências

Documentos relacionados

Os dados encontrados sugerem que existe condições de preservação com trechos alterados, logo faz-se necessário a reversibilidade dos impactos de maior magnitude como a

◦ Os filtros FIR implementados através de estruturas não recursivas têm menor propagação de erros. ◦ Ruído de quantificação inerente a

BARHAM, 1982 (2), define as diferenças conceituais e campos de ação, tanto para en­ sino como investigação, entre Biomecânica e Cinesiologia Mecânica. Não trataremos

[r]

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

a importância do seu porto e da Estrada de Ferro Central do Brazil [anti- ga Estrada de Ferro Dom Pedro ii] potencializava o mercado muito acima da população da cidade, pois

Caso os personagens não tenham se comportado de maneira minimamente digna, provocando problemas entre os membros da Irmandade Sha’ir, ou qualquer tipo de incidente mais grave,

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no