• Nenhum resultado encontrado

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO - 3º BIMESTRE - PROCEDIMENTOS DE LEITURA Nome: Nº 8º ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO - 3º BIMESTRE - PROCEDIMENTOS DE LEITURA Nome: Nº 8º ano"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ROTEIRO​ ​DE​ ​RECUPERAÇÃO​ ​-​ ​3º​ ​BIMESTRE​ ​-​ ​PROCEDIMENTOS​ ​DE​ ​LEITURA  Nome:​ ​_________________________________​ ​Nº_____​ ​ 8º​ ​ano​ ​ ___

Data:​ ​​ ​​ ​/​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​/​ ​2017​ ​ Professores:​ ​Laura,​ ​Luiza​ ​e​ ​Willian Nota:​ ​________​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​​ ​(Valor:​ ​2,0)

   

A​ ​–​ ​INTRODUÇÃO 

Neste semestre, você aprendeu novos procedimentos de leitura e fez várias atividades para aprimorar sua leitura e compreensão de texto. Com este roteiro, você terá a oportunidade de fazer, refazer, revisar atividades para recuperar conteúdos nos quais você apresentou alguma dificuldade de desempenho. Siga todas as orientações, pois assim será possível resgatar conteúdos essenciais desse período e subsidiar a​ ​continuação​ ​do​ ​curso​ ​de​ ​Procedimentos​ ​de​ ​Leitura.

B​ ​–​ ​CONTEÚDOS​ ​ESSENCIAIS  ● Tema:​ ​Crise​ ​dos​ ​refugiados ● Tese,​ ​tema​ ​e​ ​assunto; ● Causa​ ​e​ ​consequência; ● Recursos​ ​argumentativos. C​ ​–​ ​OBJETIVOS​ ​DE​ ​APRENDIZAGEM 

● Comparar e analisar textos, a fim de reconhecer intenções persuasivas dos autores dos textos veiculados​ ​na​ ​mídia​ ​(artigos​ ​de​ ​opinião​ ​e​ ​editoriais);

● Identificar​ ​os​ ​conceitos​ ​de​ ​tese,​ ​tema​ ​e​ ​assunto;

● Identificar​ ​relações​ ​de​ ​causa​ ​e​ ​consequência​ ​entre​ ​ideias; ● Identificar​ ​e​ ​reconhecer​ ​recursos​ ​argumentativos.

D​ ​–​ ​ORIENTAÇÕES​ ​DE​ ​ESTUDOS 

Nesse momento, é necessário que você siga com muita responsabilidade as orientações abaixo, para que seu desempenho melhore e, assim, você recupere os conteúdos que não foram bem assimilados. Para​ ​isso:

● Verifique​ ​suas​ ​anotações​ ​de​ ​aula​ ​no​ ​caderno​ ​e​ ​nas​ ​fichas; ● Faça​ ​uma​ ​síntese​ ​do​ ​conteúdo;

● Reorganize​ ​todas​ ​as​ ​suas​ ​fichas; ● Refaça​ ​todos​ ​os​ ​exercícios;

○ Verifique​ ​a​ ​qualidade​ ​das​ ​suas​ ​respostas;

(2)

● Consulte​ ​a​ ​monitoria;

● Compartilhe​ ​as​ ​suas​ ​anotações​ ​com​ ​colegas​ ​e​ ​faça​ ​ajustes​ ​se​ ​necessário; ● Registre​ ​dúvidas​ ​no​ ​caderno.

 

D1​ ​–​ ​ATIVIDADES    

Leia, com atenção, os textos abaixo e identifique o tema de cada um deles. Utilize os procedimentos como numeração de parágrafos e de localização de palavras-chave para estabelecer relações entre eles e, dessa​ ​forma,​ ​obter​ ​a​ ​compreensão​ ​necessária.

 

Texto​ ​1 

Opinião:​ ​Crise​ ​dos​ ​refugiados​ ​ameaça​ ​projeto​ ​europeu 

É assustador assistir a rapidez com que os valores europeus são jogados ao mar devido à pressão da crise dos refugiados na União Europeia (UE). A maneira de se lidar com o fluxo crescente de refugiados, requerentes de asilo e migrantes que vêm dos países vizinhos à Europa se tornará, numa velocidade vertiginosa​,​ ​uma​ ​prova​ ​de​ ​fogo​ ​para​ ​a​ ​UE,​ ​se​ ​nenhuma​ ​medida​ ​for​ ​tomada​ ​rapidamente.

Não há mais garantias de que um tratamento humanitário será dado aos refugiados. Alojamentos abarrotados, quadrilhas de traficantes de pessoas, atos de ​xenofobia​, acampamentos desumanos em estações ferroviárias, no túnel do Canal da Mancha ou no meio de Bruxelas: tudo isso é uma realidade amarga​ ​e​ ​não​ ​tem​ ​mais​ ​nada​ ​a​ ​ver​ ​com​ ​a​ ​tão​ ​evocada​ ​Europa​ ​da​ ​solidariedade​ ​e​ ​justiça.

Até mesmo a ​chanceler federal alemã, Angela Merkel​, não parecer ter um plano. Por um lado, ela diz em entrevistas que a chamada ​Convenção de Dublin da UE não funciona mais. Por outro, insiste que a Hungria, Grécia e Itália cumpram a legislação disfuncional. Segundo a convenção, o requerente de asilo é responsabilidade​ ​do​ ​país​ ​pelo​ ​qual​ ​entrou​ ​na​ ​Europa.

Assim não pode continuar. Alemanha, Áustria e outros países que recebem a maior parte dos requerentes de asilo exigem uma divisão “justa” dos refugiados por todos os 28 países-membros da União Europeia. A maior parte deles, porém, não está sendo atingida pela atual crise e, por isso, não tem interesse algum em uma reforma. Enquanto os requerentes de asilo tiverem como destino a Alemanha, Suécia e Áustria, está tudo tranquilo, pensam os poloneses, espanhóis, irlandeses, finlandeses e muitos outros. Solidariedade?​ ​Que​ ​nada.

O sistema jurídico atual se dissolve devido à pressão, e a União Europeia assiste a tudo de braços cruzados. O governo da Hungria tenta lidar com as condições caóticas erguendo uma cerca na divisa com a Sérvia e enviando os requerentes de asilo à Áustria ou à Alemanha. Áustria e Alemanha, por sua vez, se defendem​ ​com​ ​um​ ​controle​ ​reforçado.​ ​(...)

Se os ministros do Interior da União Europeia não entrarem em acordo rapidamente sobre uma reforma vigorosa da ​Conferência de Dublin​, centros comuns de asilados e sobre a distribuição de imigrantes, a UE retornará à era das barreiras, das cercas e dos muros. Além do péssimo destino para os refugiados, isso​ ​colocaria​ ​o​ ​projeto​ ​europeu​ ​em​ ​estado​ ​de​ ​emergência.

Disponível​ ​em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2015/09/01/opiniao-crise-de-refugiados-ameaca-projeto-europeu.htm Acessado​ ​em​ ​19/09/2017

(3)

Vocabulário:   

requerente:​ ​​pedir,​ ​exigir.

vertiginosa:​ ​​que​ ​gira​ ​com​ ​muita​ ​rapidez,​ ​perturba​ ​a​ ​razão. xenofobia:​ ​​desconfiança,​ ​temor​ ​ou​ ​antipatia​ ​ao​ ​que​ ​é​ ​estrangeiro.  

chanceler​ ​federal​ ​alemã​ ​Angela​ ​Merkel:​ ​​é​ ​uma​ ​política​ ​alemã,​ ​presidente​ ​do​ ​partido​ ​União​ ​Democrata-Cristã​ ​e ​Chanceler​ da República​ ​Federal​ ​da​ ​Alemanha.​ ​Na​ ​prática,​ ​é​ ​ela​ ​que​ ​comanda​ ​o​ ​país. 

Conferência de Dublin: ​encontro realizado pelos países da UE em que se discutiram medidas para agilizar a entrada de      refugiados​ ​na​ ​Europa.

Texto​ ​2 

Refluxo​ ​solidário​ ​na​ ​UE 

Em​ ​2016​ ​chegaram​ ​menos​ ​imigrantes​ ​e​ ​refugiados​ ​à​ ​Europa​ ​do​ ​que​ ​no​ ​ano​ ​anterior,​ ​mas​ ​houve​ ​mais mortes​ ​no​ ​caminho

A Europa vai entrar em 2017 sem ter resolvido a expectativa de que se agravassem as contradições que a impediram de lidar com generosidade e rigor com a ​crise dos refugiados​. O ano se encerra com o dramático ​paradoxo de que, graças ao acordo com a Turquia, chegaram menos imigrantes, mas subiu o número de mortos na tentativa de obter asilo ou refúgio. Em 2015, chegaram mais de um milhão de refugiados, contabilizando-se 3.771 mortes. Em 2016, os que chegaram somam 327.000, mas houve até agora mais de 3.800 mortes ao longo de travessias temerárias que transformam o Mediterrâneo em um mar de​ ​morte.

Estão marcadas para o próximo ano eleições em países como Alemanha, França e Holanda, o que pode acentuar o refluxo solidário da União Europeia. Se 2015 se caracterizou pela colaboração nula de uma parcela dos países, especialmente do Leste europeu, com a política de refugiados, 2017 poderá ser ainda pior. A capacidade de solidariedade se desgastou inclusive no país que foi mais generoso e efetivo: a Alemanha. O ​atentado terrorista de Berlim proporcionou munição ao populismo xenófobo e a chanceler Angela​ ​Merkel​ ​enfrenta,​ ​agora,​ ​novas​ ​dificuldades.

A União Europeia pretende retomar em março o mecanismo de regulamentação de Dublin que obriga que os refugiados cumpram com ​trâmites legais de asilo e permaneçam no país de chegada. Isso fará com que a maior parte do problema recaia, mais uma vez, sobre a Itália e a Grécia, o que é claramente injusto: os refugiados buscam a Europa, e não esses países especificamente. Seus governos estão certos quando se queixam e se mostram céticos quanto à capacidade da UE de assumir depois os contingentes que chegarem. Até agora, ela não cumpriu o compromisso firmado em setembro de 2015 de distribuir em dois anos 160.000 refugiados assentados na Grécia e na Itália. Passado mais de um ano, foram realocados apenas 8.200, equivalentes a 5% do total. É bastante lamentável que a Espanha figure entre os mais reticentes –398 dos 16.000 prometidos e mais 1.449 do Líbano e da Turquia--, embora cidades como Madrid e Barcelona tenham estruturas​ ​capazes​ ​de​ ​acolhê-los.

 

Disponível​ ​em:​ ​​https://brasil.elpais.com/brasil/2016/12/22/opinion/1482434415_511282.html​.​ ​Acessado​ ​em​ ​19/09/2017.

 

Vocabulário: 

paradoxo:​ ​​aparente​ ​falta​ ​de​ ​nexo,​ ​contradição.

trâmites​ ​legais:​ ​​procedimento​ ​para​ ​alcançar​ ​determinado​ ​fim​ ​que​ ​se​ ​baseia​ ​no​ ​que​ ​é​ ​permitido​ ​por​ ​lei.

(4)

Texto​ ​3 

1. ​Os ​Textos 1, 2 ​e ​3 abordam o mesmo assunto, amplamente discutido em nossas aulas, por meio de textos        diversos.

a)​​ ​Qual​ ​é​ ​o​ ​assunto​ ​comum​ ​aos​ ​três​ ​textos?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ b)​ ​​Qual​ ​é​ ​o​ ​tema​ ​comum​ ​aos​ ​três​ ​textos?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 2. ​O ​Texto 1 corresponde a um artigo de opinião publicado no site ​Uol Notícias​. Nele, é apresentada a    opinião do jornalista sobre a falta de iniciativa da União Europeia em lidar com a Crise dos Refugiados. Considerando​ ​essa​ ​afirmação,​ ​responda:

(5)

a)​​ ​Qual​ ​é​ ​a​ ​tese​ ​defendida​ ​no​ ​artigo​ ​de​ ​opinião​ ​(​Texto​ ​1​)?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ b) ​Para o autor do artigo de opinião do ​Texto 1​, a possibilidade de os países membros da União Europeia    não entrarem em acordo sobre a distribuição de imigrantes gera uma consequência. Indique qual seria essa consequência,​ ​de​ ​acordo​ ​com​ ​o​ ​texto.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 

3.​​ ​​a)​​ ​Releia​ ​atentamente​ ​o​ ​​4º​ ​parágrafo​​ ​do​ ​​Texto​ ​1​ ​​e​​ ​​transcreva​​ ​​os​ ​fatos​ ​e​ ​as​ ​opiniões​ ​presentes​ ​nele.

(6)

b)​ ​​Releia​​ ​​atentamente​ ​o​ ​​último​​ ​parágrafo​ ​do​ ​​Texto​ ​2​ ​​e​​ ​​transcreva​​ ​​os​ ​fatos​ ​e​ ​as​ ​opiniões​ ​presentes​ ​nele. 

FATOS  OPINIÕES 

4. O ​Texto 2 ​é um editorial. ​Nesse gênero, discute-se uma questão polêmica e bem atual, apresentando o     ponto de vista do jornal, da empresa jornalística ou do redator-chefe sobre determinado assunto. Os argumentos​ ​são​ ​construídos​ ​a​ ​partir​ ​da​ ​tese​ ​apresentada​ ​no​ ​1º​ ​parágrafo.

   

a)​ ​​Qual​ ​é​ ​a​ ​tese​ ​defendida​ ​pelo​ ​autor​ ​do​ ​editorial​ ​​(Texto​ ​2)​?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________        

(7)

b) Quais são os recursos argumentativos que o autor utiliza para defender sua tese? Justifique com fragmentos​ ​do​ ​texto.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 5. a) ​Explique a importância, para os objetivos do texto, de o autor ter selecionado esses recursos    argumentativos​ ​apontados​ ​por​ ​você​ ​no​ ​item​ ​​4b.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________  

b) ​O ​Texto 2 ​afirma que existe uma possível consequência para as eleições de 2017 na Alemanha, França e      Holanda. Qual seria essa consequência? Como essa consequência dialoga com a tese defendida pelo autor do​ ​texto?   _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________                

(8)

6. ​O ​Texto 3 ​apresenta uma charge em que personagens refugiados estão em um bote sendo soprados para      caírem​ ​ribanceira​ ​abaixo.

a) Explique​ ​como​ ​a​ ​mensagem​ ​transmitida​ ​pela​ ​imagem​ ​dialoga​ ​com​ ​a​ ​situação​ ​atual​ ​dos​ ​refugiados. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________  

b) Compare o ​Texto 1 e o ​Texto 3. ​De que forma os países membros da União Europeia interferem no       destino​ ​dos​ ​refugiados​ ​presentes​ ​na​ ​imagem​ ​do​ ​​Texto​ ​3​?​ ​​ ​(1,0)

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ D2​ ​-​ ​METACOGNIÇÃO   

Quais​ ​as​ ​principais​ ​dificuldades​ ​que​ ​você​ ​percebeu​ ​em​ ​seus​ ​estudos?

Nunca Às​ ​vezes Muitas​ ​vezes Sempre

Leio o texto com atenção

Grifo palavras com

sentido que

desconheço Leio​ ​enunciado

(9)

Releio texto e enunciado sempre que​ ​tenho​ ​dúvidas Ao escrever, penso que tenho de ser claro com o meu leitor. Ainda apresento falha de correção da escrita–ortografia e acentuação

Dificuldades​ ​na​ ​avaliação​ ​–​ ​percepção​ ​do​ ​aluno Interpretação​ ​de

textos

Interpretação​ ​de enunciados

Produção​ ​de​ ​textos e​ ​respostas

Conteúdo Organização

Dificuldades​ ​na​ ​avaliação​ ​–​ ​percepção​ ​do​ ​professor​ ​(tabela​ ​de​ ​uso​ ​exclusivo​ ​do​ ​professor) Interpretação​ ​de textos Interpretação​ ​de enunciados Produção​ ​de textos​ ​e respostas

Conteúdo Organização Não​ ​houve dificuldade relevante

Referências

Documentos relacionados

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

No entanto, esta hipótese logo é abandonada em favor de uma nostalgia reflexiva, visto que “ao invés de tentar restaurar as cópias de nitrato de algum estado

This highly sensitive approach permits identification and quantification of a wide variety of amino acid misincorporations, but does not produce a comprehensive view of

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

​ — these walls are solidly put together”; and here, through the mere frenzy of bravado, I rapped heavily with a cane which I held in my hand, upon that very portion of

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos