• Nenhum resultado encontrado

Memorial Descritivo do Projeto de Rede Wireless das Escolas Municipais de Erechim

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Memorial Descritivo do Projeto de Rede Wireless das Escolas Municipais de Erechim"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Memorial Descritivo do Projeto de Rede Wireless das Escolas

Municipais de Erechim

1 – Detalhamento do objeto/ Especificações técnicas e requisitos

A construção das redes internas deverão ser realizadas nas seguintes escolas: E.M.E.F. Cristo Rei – CAIC, E.M.E.F Caras Pintadas, E.M.E.F. Dom Pedro ll, E.M.E.F. Luiz Badalotti, E.M.E.F. Othelo Rosa, E.M.E.F Paiol Grande e E.M.E.F. Jaguaretê, com prazo estimado para execução da obra de 90 dias corridos.

Deverá ser instalado um Rack de 19'' x 40us com exceção da E.M.E.F Jaguaretê, onde serão instalados os ativos de rede, também deverá, ser instalado em cada uma das escolas supra citadas um Switch gerenciável, via web browser e acesso remoto, com suporte para autenticação no padrão RADIUS, com 02 portas compartilhadas do padrão SFP (slot mini-GBIC) e 24 portas Gigabit Ethernet com tecnologia PoE (Power over Ethernet), segundo a norma IEEE 802.3af, para alimentar os equipamentos remotos, através do próprio cabo de dados. Deve ainda suportar uma carga de processamento de 48Gbps, 256 VLANs, 8000 endereços MAC, Port Trunking, de até 8 grupos e até 8 portas por grupo, protocolos IEEE 802.1d Spanning Tree (STP) e IEEE 802.1w Rapid Spanning Tree (RSTP) e controlar regras de prioridade tipo QoS Layer 2 e 3, também possuir homologação da Anatel.

O cabeamento de dados deverá respeitar o padrão Gigabit Ethernet Cat6, com cabos UTP Cat6 interligando os equipamentos remotos com o Patch Painel 24 Portas Cat6 instalado no Rack, e ainda, devem ser utilizados Patch Cables Cat6 para interligar o Patch Painel com o Switch.

Os equipamentos remotos, que serão responsáveis por prover o acesso sem fio (Wireless) a rede de dados serão formados por uma Routerboard e interfaces destacáveis de transmissão sem fio do tipo mini-PCI.

As Routerboards dos equipamentos remotos devem ter case de proteção metálico e possuir, no mínimo, um processador de 800MHz, 256MB DDR2 SDRAM de memória on-board, 03 interfaces de rede 10/100/1000 Mbit/s com Auto-MDI/X com suporte para alimentação remota via PoE segundo o padrão IEEE 802.3af, e deverão ainda possuir slot para expansão das interfaces de rede com e sem fio do tipo daughterboard. As Interfaces Wireless dos equipamentos remotos deverão atender os padrões IEEE 802.11a/b/g/n para a transmissão Wireless, ter homologação junto a ANATEL e, no mínimo, potência de transmissão de 25dBm, sensibilidade de -81dB para conexão a 54Mbs e suportar MIMO 2x2 com conectores MMCX, além disto, devem vir acompanhadas dos pig-tails e antenas omnidirecionais compatíveis. O gerenciamento da rede deverá ser feito por um servidor

(2)

central, responsável pelo controle total da rede, incluindo autenticação, permissões, controle de banda, filas de prioridade, entre outros recursos. Desta forma os equipamentos remotos devem operar em modo Bridge, deixando o controle para o servidor. Toda a rede local deverá ser instalada e distribuída através de uma infraestrutura construída por eletrocalhas galvanizadas do padrão 50 x 50 mm e todos seus acessórios de fixação e passagem. Nas áreas externas ou nas extremidades com pouca utilização e pouca possibilidade de aumento de demanda, como a interligação com os ginásios, as eletrocalhas poderão ser substituídas por eletroduto galvanizado de no mínimo uma polegada de diâmetro e parede superior a 1mm.

Os cabos irradiantes devem ter impedância de 50 Ohms, no mínimo ½ polegada de diâmetro e serem fornecidos em kits de 30 ou 50 metros, conectorizados com conector tipo N, com acessórios de fixação, incluindo abraçadeira e afastadoras apropriados.

Devem, ainda, ser resistentes a intempéries segundo a classificação IP65, e suas taxas de atenuação típica devem ser iguais ou inferiores às apresentadas na tabela abaixo. Frequência [MHz] 75 450 800 870 900 960 1800 1900 Atenuação [dB/100m] 2.20 5.70 7.83 8.25 8.40 8.65 13.1 13.6 Frequência [MHz] 2000 2200 2400 2600 5000 5200 5800 6000 Atenuação [dB/100m] 14.0 14.7 15.3 15.9 24.8 25.7 27.6 29.9 Tabela – Atenuação típica para cabo irradiante de ½”.

Outro fator fundamental para o desempenho do cabo irradiante é a atenção às recomendações do fabricante quanto aos procedimentos durante sua instalação. Deverá ser exigido da executora dos serviços Atestados de Capacidade Técnica referente a Redes Wireless e Cabeamento Irradiante, e ainda, na entrega da obra a executora deverá entregar os relatórios de certificação de toda a rede metálica.

Obs.: Este projeto contempla o uso de rede wireless da tecnologia “N”, devido a alta performance deste padrão e pela demanda de usuários que o projeto deverá comportar, de modo que, para o uso pleno de tal tecnologia, os dispositivos a serem ligados nesta rede deverão ser compatíveis com a mesma, a fim de se usufruir da rede em sua totalidade.

(3)

2 - CRONOGRAMA OPERACIONAL:

Infraestrutura e ativação da rede Wireless nas Escolas E.M.E.F. Cristo Rei – CAIC, E.M.E.F Caras Pintadas, E.M.E.F. Dom Pedro ll, E.M.E.F. Luiz Badalotti, E.M.E.F Paiol Grande, E.M.E.F. Othelo Rosa e E.M.E.F. Jaguaretê.

Prazo para conclusão: 90 dias

3 – QUANTITATIVOS E PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA:

As previsões orçamentárias são apresentadas nas planilhas a seguir com instalações internas das escolas da rede de distribuição wireless.

(4)

ANEXO

Exemplos de materiais que devem ser usados no projeto: A) Eletrocalhas Perfuradas 50x50 e acessórios para fixação

Construída em aço SAE 1008/1010 (baixo teor de carbono) pré-galvanizado a fogo direto de usina (NBR 7008 com banho em zinco fundido superior ao apresentado pelo processo de material em eletrolítico, em barras de 50 x 50 x 3000mm, com acabamentos Pré galvanizada a quente padrão C. S. N, Pintura eletrostática. Sem tratamento superficial.

B) Rack Piso 19’’ 40Us X 870mm

Profundidade : 870 mm Altura útil: 40U = 1.778 mm Altura Externa: 1.955 mm

Estrutura soldada em aço SAE 1020 1,5mm de esp.

Porta frontal embutida, armação em aço 1,5mm de esp., com visor em acrílico fumê 2,0mm de esp., com fechadura escamoteável.

04 pés niveladores confeccionados em aço (bitola 8mm).

Laterais e Fundos removíveis 0,75mm de esp. com aletas de ventilação e fecho rápido. Teto chanfrado (angulado) 0,9mm de esp. com abertura para 02 ou 04 ventiladores. Kit de 1º e 2º plano móvel 1,5mm de esp. com furos 9x9mm para porca gaiola.

Guia argolas soldadas internamente nas colunas traseiras para acomodação de cabos. Base de 1,9mm de esp. com abertura na parte traseira para passagem de cabos. Kit ventilação forçada para teto com 02 ou 04 ventiladores 110/220v.

Kit c/ 2 bandeijas fixas.

Pintura epóxi-pó texturizada (estrutura grafite RAL 13.701, laterais, porta e fundo).

C) Patch Panel Cat 6

Com Cat6 conexões em canais de até 100 metros, corpo fabricado em termoplástico de alto impacto não propagante à chama, 24 posições RJ-45, painel frontal em plástico com porta etiquetas para identificação. Terminais de conexão em bronze fosforoso estanhado, padrão 110 IDC, para condutores de 22 a 26 AWG. Vias de contato produzidas em bronze fosforoso com camadas de 2,54 μm de níquel e 1,27 μm de ouro. Possuir borda de reforço para evitar empenamento. Fornecido com parafusos e arruelas para fixação. Com ícones de identificação (ícones na cor azul e ícones na cor vermelha) e velcros para organização. Instalação direta em racks de 19". Atender FCC part 68.5 (EMI - Indução

(5)

Eletromagnética). Com guia traseiro para melhor organização dos cabos.

D) Patch Cable Cat 6

Contatos dos conectores com 50 micropolegadas de ouro, produzido com cabo extra-flexível UTP, disponível nas configurações 568/A, 568/B ou crossconect, possuir "boot" na mesma cor do cabo, injetado, no mesmo dimensional do plug RJ-45 para evitar fadiga no cabo em movimentos de conexão e que evitam a desconexão acidental da estação de trabalho, fornecido em 10 cores diferenciadas, montado e testado 100% em fábrica.

E) Cabo UTP Cat 6

Cabo de 4 pares trançados compostos de condutores sólidos de cobre nu, 23 AWG, isolados em polietileno especial. Capa externa em PVC não propagante à chama, marcação seqüencial métrica decrescente (305 - 0 m) na embalagem, com gravação de dia/mês/ano - hora de fabricação, proporcionando rastreamento do lote, diâmetro externo nominal de 6,0mm, massa líquida nominal 42kg/km em lance padrão de 305m. NVP (Velocidade Nominal de Propagação) = 68%.

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho elege como temática a adesão das escolas municipais de Belo Horizonte ao Projeto de Correção de Fluxo Entrelaçando, desde a sua implementação no ano

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

A História da Ciência, ao contextualizar o conteúdo científico, torna a ciência mais real e aproxima-a dos alunos, criando motivação para a aprendizagem e ajudando-os a

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Não houve diferenças estatísticas no tipo de bactéria isolada segundo os grupos definidos (Streptococcus sp, outros aeróbios e anaeróbios) com relação ao uso ou não

determinou, nomeadamente: “III - Salvo prova em contrário, de ocorrência de circunstâncias excecionais, o acordo no qual o sócio e gerente de uma sociedade garante

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan