• Nenhum resultado encontrado

Campanha beneficente em prol da ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE APOIO À CRIANÇA COM NEOPLASIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Campanha beneficente em prol da ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE APOIO À CRIANÇA COM NEOPLASIA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE APOIO

À CRIANÇA COM NEOPLASIA

Campanha

beneficente em prol da

Sim,

Sim,

eu posso

eu posso

ajudar

ajudar

(2)

EXPEDIENTE

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: José Carlos Carvalho

Vice-presidente sindical: Wanderci Polaquini

Vice-presidente de administração: Nilce Costa de Oliveira Nascentes Vice-presidente de finanças: Olávio Pires Pereira

Vice-presidente de aposentados e pensionistas: Delcides Toneli

SUPLENTES

Sérgio Luiz de Oliveira Franco; Pedro Luiz de Paula Neto; Cláudio Tosatto; Clóvis Agenor Rogge.

CONSELHO FISCAL

Ghefferson Tavares; Murilo Ferreira Wallbach; Fernando Rogério Lenzi; Luiz Fernandes de Moraes Junior; Carlos Alberto Stadler.

SUPLENTES

Domingos Casselli Mansani; Luiz Ciruelos Sobrinho; José Antonio Sarturi.

CONSELHO DE REPRESENTANTES SINDICAIS

Agenor Carvalho Dias; Reginaldo de França; Carlos Alberto Tomé Coradi; João Marcos de Souza; Cesar Augusto Konart; Fernando Takeshi Ishikawa; Ricardo de Freitas; Ademir de Andrade; José Carlos Endlich; Odair Miguel Belato; Manoel Marques Neto; Wagner de Faria Lima; Genildo Duffeck Tibes; Paulo Sérgio Chagas Terra; Osni Vito; Rejane Carla Fuhr Bonamigo; Plínio Luiz Faedo; Ademar Caetano da Silva.

SUPLENTES

Acácio Biu Filho; Sandra Regina Alves; Joaquim Antonio da Silva Maia; João Marcos Tripoli; Salvador Raymundo Marin; Evaldo Ernesto Casagrande; Lauro Luiz Vasconcellos Costa; Wilson Rogério Krepsz; Jacir Ailton da Silveira; Márcio Antonio Ribeiro Rosa Mazini; José Carlos Guidotti; Luiz Antonio Marqueze; Edson Akinori Molimoto; Ignês Bruchez; Renato José Brisola; Lúcia Ana Pinguello; Fred Muniz; Erson Lopes da Silva.

ABRIDOR DE LATAS COMUNICAÇÃO SINDICAL E INSTITUCIONAL

| www.abridordelatas.com.br | 41 3026-0630

PROJETO GRÁFICO: Guilherme Mikami DIAGRAMAÇÃO: Larissa Amorim

(3)

“SIM, EU POSSO AJUDAR”

PARTICIPE DESTA CAMPANHA

Você sabia que pode contribuir para

uma instituição beneficente sem gastar

nenhum real? Como?

A legislação federal regulamenta os casos em que as doações recebem incentivo fiscal.

A lei nº 8.069 de 1990 trás em seu artigo 260 que o total das doa-ções feitas aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente podem ser deduzidas do imposto devido na declaração do Imposto sobre a Renda.

Os percentuais permitidos para

estas doações estão regulamentados pela Instrução Normativa nº 1.131 de 2011 da Receita Federal.

As doações realizadas no ano-ba-se até o percentual de 6% do imposto devido serão restituídas integralmen-te por ocasião da apresentação de sua declaração anual de imposto de ren-da, restando portanto custo zero para o doador.

(4)

SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL

DO BRASIL

-

INSTRUÇÃO NORMATIVA

Nº 1.131 DE 21 DE FEVEREIRO DE 2011

LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras

providências.

Art. 260. Os contribuintes poderão deduzir do imposto devido, na decla-ração do Imposto sobre a Renda, o total das doações feitas aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente - nacional, estaduais ou municipais - devidamente comprovadas, obedecidos os limites estabelecidos em Decreto do Presidente da República.

Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados para fruição dos

benefícios fiscais relativos ao Imposto sobre a Renda das Pessoas

Físicas nas doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do

Adolescente, nas doações aos Fundos do Idoso,...

(5)

---Capítulo I

DOS FUNDOS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Seção I

Do Benefício Fiscal

Art. 2º A pessoa física pode deduzir do imposto apurado na Declaração de Ajuste Anual, a que se refere o art. 54, as doações feitas no ano-calendário an-terior aos Fundos Nacional, Estaduais e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

---Seção II

Do Limite

Art. 3º A dedução de que trata o art. 2º deve atender ao limite global estabe-lecido no art. 55 desta Instrução Normativa.

---Capítulo VII

DAS DISPOSIÇÕES COMUNS

Seção I

Do Modelo de Declaração de Ajuste Anual

Art. 54. O incentivo fi scal da dedução do imposto sobre a renda aplica-se so-mente ao modelo de Declaração de Ajuste Anual que permite a opção pela utili-zação das deduções legais.

Seção II

Do Limite Global da Dedução

Art. 55. A soma das deduções previstas nos arts. 2º, 9º, 16, 18, 27, 28, e 39 está limitada a 6% (seis por cento) do imposto sobre a renda apurado na Declaração de Ajuste Anual, ...

(6)

DO APOIO

O SINDAFEP está apoiando a ini-ciativa tomada pelo Auditor Fiscal falecido Reynaldo Eichholz Junior, no sentido de conseguir contribuições para uma instituição que tem por

objetivo o atendimento a crianças e adolescentes portadoras de câncer.

Esta instituição é a Associação Pa-ranaense de Apoio à Criança com Ne-oplasia (APACN).

DA INSTITUIÇÃO

A APACN é uma entidade de ca-ráter filantrópico, sem fins lucrati-vos, reconhecida como de utilidade pública municipal, estadual e fede-ral, pelas Leis nºs 6.702/85, 8.414/86 e Decreto nº 96.459/88 respectiva-mente, fundada em 1983, por ini-ciativa de um grupo de pais e mães de Curitiba, que lutaram pela cura do câncer de seus próprios filhos,

e com alguns médicos que, ao pre-senciarem as dificuldades de outras famílias que vinham de todo Brasil para lutar pela vida de seus filhos, mas que não tinham condições fi-nanceiras de permanecer na capital, resolveram criar a associação para prestar todo o amparo necessário durante o tratamento.

(7)

“SIM, EU POSSO AJUDAR”

cedida por um dos fundadores, sur-gindo então a primeira associação do Brasil a receber e amparar crian-ças e adolescentes com câncer que chegavam de vários pontos do país.

Com seriedade e muita dedi-cação, a APACN busca melhorar a qualidade de vida de crianças e ado-lescentes com câncer a caminho da

cura.

Busca humanizar o tratamento do câncer infanto-juvenil, fazen-do com que todas as crianças e os adolescentes tenham direito ao tra-tamento, independente do nível só-cio-econômico, cultural ou religioso. A APACN conta com três unida-des de apoio:

“SIM, EU POSSO AJUDAR” “SIM, EU POSSO AJUDAR”

(8)

AMBULATÓRIO MENINO JESUS DE PRAGA

E NÚCLEO INTERDISCIPLINAR

Atua na área de hemato-oncologia. Aten-de crianças e adolescentes na realização de consultas com médicos especializa-dos, pré-consultas, sessões de quimiote-rapia, atendimento psicológico e serviço social.

Através de convênio firmado com o Hospital de Clínicas em 1988, várias crian-ças e adolescentes, inclusive de Curitiba e região metropolitana recebem atendi-mento.

Todas as crianças, jovens, adolescen-tes ou adultos, na situação de ex-pacien-tes do tratamento contra o câncer, que ficaram com alguma seqüela física, psico-lógica ou emocional e que precisam reto-mar o curso de suas vidas, reinserindo-se na sociedade como cidadãos e profissio-nais, são atendidos e preparados por uma equipe multidisciplinar das áreas de psi-cologia, fisioterapia, serviço social, odon-tologia, nutrição e pedagogia.

Oferece toda a infraestrutura necessária para o tratamento de crianças e adoles-centes com câncer. É na Casa de Apoio que a criança, seu acompanhante e seu doador recebem hospedagem, alimen-tação, vestuário e tratamento odontoló-gico, além de acompanhamento peda-gógico e psicossocial – gratuitamente e pelo tempo que precisarem.

O Apoio Pedagógico, denominado SAREH (Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar) permite a realização do atendimento escolar dos pacientes, para que continuem seus es-tudos, mesmo afastados de suas escolas de origem, em salas de aula na Casa de Apoio da APACN, com profissionais da educação do Estado.

(9)

CEGEMPAC – CENTRO DE GENÉTICA MOLECULAR E

PESQUISA DE CÂNCER EM CRIANÇAS

Com a inauguração do CEGEMPAC, em 2002, a APACN passou a ser exemplo de excelência a serviço da sociedade. O Centro tem o apoio científi co do St. Jude Children’s Research Hospital - o quarto maior centro hemato-oncológico infantil do mundo. O objetivo é o desenvolvimen-to da pesquisa para conhecer melhor as

A contribuição deverá ser feita pelo pagamento de boleto destinado ao FMCA - Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, o qual deverá ser gera-do acessangera-do o link constante no site da Prefeitura Municipal de Curitiba, como segue:

1) Acesse:

www.criancaquerfuturo.curitiba.pr.gov.br 2) Clique em “clique aqui para doar” 3) Você estará na pagina “formulário de doação”

4) No item receptor selecione a opção “entidades/relação dos projetos aprovados”

Após o pagamento envie o bole-to digitalizado para o e-mail inês@ sindafep.com.br ou via fax para o SINDAFEP. O telefone é (41) 3221-5300. O envio da cópia do boleto visa à elaboração de relatórios mensais a serem realizados pelo Serviço Social do SINDAFEP.

O recibo para fins de comprovação da doação será emitido posteriormen-te pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA) e enviado ao doador especificado no boleto.

Guarde os recibos e os boletos como comprovantes para a elaboração de sua declaração de imposto de renda.

5) No item entidade selecione “Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia”

6) No item projeto marque “selecione o projeto que deseja apoiar”

7) Em seguida “preencha os demais itens solicitados”

8) Gere a guia, imprima o boleto e efetue o pagamento

9) Após efetuar o pagamento você receberá, no e-mail cadastrado, o recibo para fazer a dedução no IR

10) Pronto! Viu como é fácil transformar seu IR em solidariedade?

“SIM, EU POSSO AJUDAR”

patologias do câncer e encontrar recursos terapêuticos mais efi cientes. O CEGEMPAC já benefi ciou desde crianças doentes até profi ssionais da saúde que desenvolvem projetos de mestrado e doutorado.

Visite o site da APACN e conheça um pouco mais sobre esta instituição: www. apacn.org.br

(10)

COMO DECLARAR O IMPOSTO DE RENDA

No seu formulário de Declaração de Imposto de Renda abra a Ficha

PAGAMENTOS E DOAÇÕES

EFETUADOS.

Nos campos a serem preenchidos lance:

CÓDIGO

40 – Doações – Estatuto da criança e do adolescente

NOME DO FUNDO

APACN – Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia

CNPJ

-

78.145.372/0001-01

VALOR PAGO

XX,00

Os valores pagos, limitados ao per-centual de 6% do imposto devido, serão restituídos integralmente na sua

declara-ção anual.

Por exemplo: se no Ano Base ante-rior você teve o Imposto Devido na De-claração de Ajuste Anual no valor de R$ 20.000,00 você pode realizar uma doação de até R$ 1.200,00 (R$ 20.000,00 x 6%) que poderá ser feita em parcela única ou em parcelas mensais. Esta doação pode-rá ser feita até o último dia útil do mês de dezembro do ano base. O quadro na página seguinte demonstra o exemplo acima.

PRONTO. Com este ato maravilhoso que você acaba de realizar você renovou as esperanças e o sorriso de muitas crianças e adolescentes que terão um tratamento digno que certamente proporcionará uma vitória nesta luta de recuperação e cura do câncer, esta doença silenciosa e tão traumática. Que Deus o abençoe.

(11)
(12)

Contato

Serviço Social do SINDAFEP

Maria Inês Dias Chaves Pereira

Telefones: (41) 3221-5320 / 9996-1848

Referências

Documentos relacionados

I - para a formalização do parcelamento dos débitos oriundos de parcelas mensais decorrentes das semestralidades, que não são objeto de acordos não cumpridos,

O handebol é um esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos, praticado entre duas

A sonoridade dos livros do Lobato foi conseguida através do uso de onomatopeias, maiúsculas, sinais de exclamação, interrogação e reticências (Novaes Coelho,

Os espaldares encurvados para trás eram mais raros que os retos,.. sendo os assentos

A publicação “Elementos para a avaliação do impacto da racionalização e da Coordenação Modu- lar na indústria de materiais de construção”, de ju- lho de 1978,

No caso da maçã ‘Fuji’, minimamente processada, a melhor coloração da polpa foi obtida com frutos processados a partir dos lotes de frutos inteiros armazenados até 78 dias

Em caso de risco de derrame, use vestimenta de proteção à prova de líquidos contra riscos químicos (tipo 6) de acordo com a norma EN13034 para evitar contato com a pele.. Vestimentas

- promover o fortalecimento da Gestão e do Planejamento Socioambiental Municipal através da Agenda 21, Programa de Capacitação de Gestores Ambientais, Gestão Ambiental Rural