• Nenhum resultado encontrado

Grau: Farmacêutico (x) Alimentício ( ) Cosmético ( ) Reagente P.A. ( )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Grau: Farmacêutico (x) Alimentício ( ) Cosmético ( ) Reagente P.A. ( )"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Pentravan

®

Material Técnico

Pentravan

®

Pentravan

®

Plus

Identificação

Grau: Farmacêutico (x) Alimentício ( ) Cosmético ( ) Reagente P.A. ( ) Uso: Interno ( ) Externo (x)

Especificação Técnica / Denominação Botânica: Veículo transdérmico emulsionado óleo em água (O/A) semissólido com alta viscosidade composto por sistema de carreamento de caráter lipossomal de tamanho micelar nanométrico.

Equivalência: Não aplicável. Correção:

Teor: Não aplicável.

Umidade / perda por dessecação: Não aplicável. Fórmula Molecular: Não aplicável.

Peso Molecular: Não aplicável. DCB: Não aplicável.

CAS: Não aplicável. INCI: Não aplicável. Sinonímia: Não aplicável. Aparência Física:

Pentravan®: Creme denso, cor amarelado e leve odor característico de lecitina.

Pentravan® Plus: Creme viscoso amarelo com leve odor característico de lecitina.

Composição:

Pentravan®: Miristato de isopropila, lecitina (soja), palmitato isopropilico, simeticone, ureia, sorbato de

potássio, estearato de polioxil 40, EDTA, álcool cetílico, álcool esteárico, monoestearato de glicerina, ácido sórbico, ácido benzoico, carbomero 940 e tampão com ácido clorídrico.

Pentravan® Plus: Isopropyl Myristate, Lecithin (Soy), Isopropyl Palmitate, Simethicone, Urea,

Potassium Sorbate, Polyoxyl 40 Stearate, EDTA, Cetyl Alcohol, Stearyl Alcohol, Stearic Acid, Glyceryl Monostearate, Sorbic Acid, Benzoic Acid, Carbomer e Buffered with Hydrochloric Acid.

(2)

Características Especiais

 Produto de origem sintética

 Produto isento de ingredientes de origem animal.  Produto livre de parabenos

 Produto livre de liberadores de formaldeido

Aplicações

Propriedades:

 Emulsão óleo em água de permeação transdérmica, com uma matriz fosfolipídica lipossomal;  Aumento da permeação cutânea e pela mucosa de hormônios, fármacos e suplementos;

Indicações:

 Promotor de permeação transdérmica em:

 Modulação hormonal feminina e masculina;  Prevenção de câncer de mama, útero e ovário;  Tratamento de Endometriose e Miomatose uterina;  Terapia do Manejo da Dor;

 Terapia da Disfunção erétil;

 Prevenção de doenças crônicas do envelhecimento e Manutenção da Longevidade com saúde.

Vias de Administração / Posologia ou Concentração: O Pentravan® e Pentravan® Plus é utilizado

como veículo de aplicação tópica com absorção sistêmica. Observações Gerais:

• A diferença entre o Pentravan® e Pentravan® Plus é pela capacidade de incorporação de ingredientes farmacêuticos, o Pentravan® suporta até 20% de IFA hidrossolúvel e

até 10% de IFA lipossolúvel, enquanto o Pentravan® Plus suporta até 25% de IFA

hidrossolúvel e lipossolúvel.

• O Pentravan® e Pentravan® Plus é indicado apenas para uso humano. Para uso

veterinário sugerimos o PentraPet™ - veículo transdérmico desenvolvido para uso veterinário.

Farmacologia

Mecanismo de Ação: Pentravan® interrompe a bicamada lipídica do estrato córneo facilitando a

liberação transdérmica de fármacos sem danificá-la, como fazem alguns promotores de permeação, que agem dissolvendo a bicamada lipídica. Atua por meio da rota transcelular até o alcançar a corrente sanguínea.

Efeitos Adversos: Não encontrado nas referências bibliográficas pesquisadas.

Contraindicações / Precauções: Não deve usar este veículo em pacientes alérgico ou sensível a qualquer componente deste produto.

(3)

Referências Científicas

Embora antigos pesquisadores preconizassem que a pele fosse totalmente impermeável, sabe-se hoje que algumas substâncias ultrapassam facilmente a resistência da epiderme.

O Pentravan® por ser uma emulsão de matriz fosfolipídica é capaz de facilitar e aumentar a

permeação cutânea dos fármacos aplicados sobre a pele integra ou em mucosa.

A vantagem da utilização dessa via constitui-se como uma alternativa ao trato gastrintestinal – menor irritação e toxicidade sistêmica evita a ação do pH ácido do estômago sobre o fármacos sensíveis nestas condições.

Evita também, possível interações do fármaco com alimentos e com a flora intestinal e o efeito de primeira passagem hepática, reduzindo os efeitos adversos de alguns fármacos e podendo aumentar a biodisponibilidade de outros.

Permite o controle da absorção de determinada quantidade de fármaco.

Possibilidade de aplicação em diferentes locais do corpo (deve-se evitar aplicação em locais com irritação, com lesões e locais com camada de tecido adiposo).

Aumento da adesão do paciente ao tratamento: resultado da fácil administração e da diminuição da toxicidade sistêmica.

Estudo comparativo Pentravan® x PLO

Um estudo de absorção transdérmica in vitro em fragmentos de pele humana, foi conduzido para avaliar a liberação de cetoprofeno e testosterona em dois veículos, PLO e Pentravan®. Para

ambos os fármacos, a formulação em Pentravan® apresentou índices superiores de permeação, sendo:

3,8 vezes superior para cetoprofeno e 1,7 vezes superior para testosterona. Gráfico – Fluxo de permeação (µg/cm²/h) para testosterona

0 0,02 0,04 0,06 0,08 0,1 0,12 1 3 6 10 18 28 40 Flux o (µg/cm ²/h ) Tempo (horas) Pentravan® Veículo PLO

(4)

Performance de permeação de hormônios esteroidais

Neste estudo de permeação ex vivo em célula de Franz, em pele humana full thikness, foi avaliada a performance de permeação de hormônios esteroidais sexuais. Foram observados os seguintes resultados em relação ao aproveitamento da dose aplicada na superfície da pele, após 48h da aplicação:

 Testosterona teve aproveitamento superior a 55% da dose aplicada;  Progesterona teve aproveitamento superior a 76% da dose aplicada;  Estradiol 17-B teve aproveitamento superior a 99% da dose aplicada;  Estriol teve aproveitamento superior a 49% da dose aplicada.

Os resultados indicaram que Pentravan® é capaz de promover índices de permeação

transdérmica de hormônios em 48 horas, compatíveis com os níveis necessários para exercerem efeito biológico de forma sistêmica, com eficácia assegurada graças ao perfil satisfatório de permeação através da pele.

Este trabalho foi objeto de uma tese de mestrado de um grupo da Universidade Federal de Juiz de Fora e publicado no International Journal of Pharmaceutical Compounding (IJPC, 2014).

(5)

Resveratrol em Pentravan® transdérmico

Resveratrol é um fitoquímico antioxidante e anti-inflamatório muito investigado em várias áreas da medicina, porém apresenta pobre biodisponibilidade oral e apesar de elevada eficácia em estudos in vitro, apresenta eficácia controversa em experimentos clínicos.

Deste modo, a investigação de formas não orais pode representar um grande avanço na administração de resveratrol. Este estudo teve objetivo de estabelecer um perfil de permeação de resveratrol através da pele.

O resultado de absorção ex vivo em pele humana íntegra após 24 h da aplicação de uma dose conhecida foi 62,6 %. A partir deste resultado pode-se concluir que uma pessoa utilizando 1g de uma preparação de resveratrol 20mg/g em Pentravan®, teria, teoricamente 12,53 mg liberado

na corrente circulatória gradativamente e continuamente durante 24 h. Metformina Micro Fagron em Pentravan®

Um estudo de permeação ex vivo em célula Franz, em pele humana full thikness, avaliou a performance de uma formulação com metformina a 10% em Pentravan®. Foram observados os resultados em relação ao aproveitamento da dose aplicada na superfície da pele em 24h.

Utilizar metformina em Pentravan® por via transdérmica evita os efeitos adversos gastrointestinais ocasionados quando utilizada pela via oral. Contudo, realizar associação de dose baixa por vias oral e transdérmica é importante, pois por via oral há a modulação do microbioma intestinal, ponto favorável para o antienvelhecimento.

Oxandrolona em Pentravan® transdérmica

A administração oral de oxandrolona está associada à elevação das enzimas hepáticas AST (aspartato-aminotransferase) e ALT (alanino-aminotransferase) e pode evoluir para danos hepáticos, assim, a possibilidade de administração de oxandrolona por via transdérmica pode ser uma alternativa para contornar os efeitos adversos presentes na via oral.

(6)

Este estudo de permeação in vitro foi conduzido com objetivo de avaliar a permeação em pele humana de uma preparação de oxandrolona 20 mg/g em Pentravan®, durante um

período de 24h e demonstrou que Pentravan® é

capaz de liberar aproximadamente 32mcg de oxandrolona por cm2 de pele, portanto, 25,9% da

dose aplicada é capaz de permear através de pele íntegra. A ingestão oral de 10mg de oxandrolona pode levar a uma concentração máxima de 1.167,6mcg (em um homem de 70kg com 40mL de plasma por kg) comparativamente, um paciente com mesma proporção física usando oxandrolona transdérmica apresentaria 2.590mcg do fármaco na corrente circulatória. Portanto, oxandrolona em Pentravan® pode ser

uma alternativa de via de administração transdérmica com elevada biodisponibilidade e reduzido risco de danos hepáticos.

Estudo de permeação comparativo entre três veículos promotores de permeação transdérmica

Este estudo compara a absorção através da pele de três preparações de testosterona 1 % em três diferentes veículos promotores de permeação transdérmica:

 Pentravan®

 Veículo B  Veículo I

Através de um modelo de absorção percutânea ex vivo em pele humana (Célula de Franz), as três preparações foram avaliadas comparativamente, em iguais condições de obtenção de amostra e parâmetros de análise.

Os resultados demonstram que Pentravan® apresenta permeação significativamente superior

quando comparado ao Veículo B e ao Veículo I. Esta superioridade, cientificamente comprovada, representa maior resposta clínica e efeito terapêutico na reposição hormonal, quando comparado ao veículo B e ao veículo I.

(7)

Estudo de permeação transmucoso vaginal de Progesterona e Testosterona em Pentravan®

Em um estudo publicado em 2019, avaliou-se a permeação transmucoso da Progesterona e Testosterona em Pentravan® por

via vaginal.

Nesse estudo ex vivo, foi possível observar que a preparação com Testosterona em Pentravan® alcançou a corrente

sanguínea, agindo localmente também. Enquanto a progesterona foi retida na mucosa.

Estudos de permeação em células de Franz realizados com Pentravan®

SiliciuMax® Líquido em Pentravan®

O tratamento por via oral já demonstrou seus efeitos benéficos no rejuvenescimento da pele, segundo estudo clínico publicado em 2018. Agora, um novo estudo publicado em 2019 pela “Société Française de Cosmétologie” avaliou a permeação na epiderme e na derme.

A molécula de SiliciuMax® Líquido é anfifílica e de baixo peso molecular. Essas duas características proporcionam afinidade com as membranas celulares permitindo uma alta permeação nas camadas da pele.

(8)

O SiliciuMax® tem que se desprender da matrix do Pentravan®, por isso o tempo para liberar

foi de 1h. A liberação inicial foi seguida de uma liberação mais sustentada até o final do experimento. Isso é uma vantagem do ponto de vista terapêutico, permitindo uma ação inicial que se mantém, dispensando a necessidade de reaplicações frequentes. Em torno de 60% pode ser considerado para exercer efeito clínico, encontrados no receptor, na epiderme e na derme.

Potencial Zeta e tamanho de partícula

Hoje muito tem se falado em Zeta Sizer, um equipamento irá emitir um parâmetro chamado Potencial Zeta que está relacionado a medição da dimensão da repulsão / atração eletrostática ou da carga entre partículas em um sistema disperso (ex. emulsões, suspensões). De forma simplificada, permite avaliar/confirmar a estabilidade da emulsão. Além de verificar esse parâmetro, o equipamento mede o tamanho de partícula e moléculas.

O Pentravan® possui Avaliação de Potencial Zeta e tamanho de partícula e com resultado

de tamanho de partícula médio de 180,04 nanômetros. Escala nanométrica de uma preparação com

Testosterona 100mg/g em Pentravan®

Escala nanométrica dos lipossomas do Pentravan®

Tamanho médio de partícula em 141,20nm

Tamanho médio dos lipossomas em 180,04nm

Sendo assim, hoje é possível todas as farmácias realizarem preparações transdérmicas em escala nanômetrica. Desde que seja utilizado Pentravan®, um veículo lipossomal com tamanho de micela lipossomal nanométrica e com auxílio de um equipamento, como nanoEstruturador® Fagron,

que é capaz de reduzir o tamanho de partículas em escala nanômetrica, a farmácia irá realizar um produto final cujo tamanho de partícula (hormônio e matriz lipossomal) em escala nanométrica.

(9)

Evidências clínicas

Pentravan® é o único promotor de permeação que vem sendo investigado clinicamente, de forma pioneira, para administração de tratamentos hormonais

Insuficiência androgênica feminina

Em um estudo preliminar, apresentado em congressos médicos nacionais e internacionais, 26 pacientes na pós-menopausa com sintomas relacionados a deficiência androgênica (fadiga, falta de libido e depressão) apresentando níveis plasmáticos de testosterona na faixa normal limítrofe inferior, receberam testosterona na região vulvar na dose de 3mg/mL, em Pentravan®.

Foi observada elevação plasmática em pulso nas primeiras 3 horas, atingindo valores acima do normal para mulheres.

Percebeu-se que o rápido retorno aos níveis basais em 12h pode evitar o excesso de estimulação no receptor androgênico.

Melhora nos sintomas de deficiência androgênica foi reportada pela maioria das pacientes (88%), sem alterações nos níveis sistêmicos de estradiol.

Endometriose - Danazol em Pentravan®

Em um estudo clínico preliminar, 14 pacientes em tratamento para endometriose severa e apresentando dor refratária mesmo após inserção de sistema contraceptivo intrauterino, receberam danazol em dose baixa por via vaginal associado a extrato seco de Pinus pinaster, um inibidor natural de NF-kappa.B por via vaginal, 1 vez ao dia ao deitar, durante 6 meses.

O tratamento demonstrou ser eficaz especialmente no controle da dor pélvica e dismenorreia, com reduzidos efeitos adversos.

Endometriose - Gestrinona em Pentravan®

Em dois estudos clínicos preliminares, 15 pacientes e 47 pacientes com endometriose profunda e refratárias a tratamentos hormonais anteriores, foram tratadas com 5mg de Gestrinona em Pentravan® por via vaginal 3 vezes por semana, associado a 100mg de extrato seco de Pinus pinaster

e 30mg de resveratrol, por via oral diariamente.

Os resultados em ambos os estudos foram, a redução dos índices na escala visual analógica de dor (EVA), em média de 9 para 3 pontos nos primeiros 2 meses de tratamento; após 6 meses de tratamento nenhuma paciente apresentava dor e todas atingiram amenorreia, demonstrando tratar-se de opção terapêutica eficaz e segura para endometriose.

No segundo grupo foram selecionadas pacientes já tratadas com progestágenos isolados ou contraceptivos orais combinados. Os mesmos resultados confirmaram o primeiro estudo, com redução dos índices EVA de 9 para ausência de dor em 3 meses de tratamento e amenorreia foi atingida em 80 % das pacientes no segundo mês de tratamento e 100 % em 6 meses.

(10)

Endometriose - Gestrinona em Pentravan® em dose baixa

Em um estudo clínico observacional aberto, conduzido com 20 pacientes diagnosticadas com endometriose profunda e apresentando quadro de dor severa, foi investigada a eficácia clínica do tratamento proposto: Gestrinona em Pentravan® por via vaginal (2,5mg 2 vezes por semana) associada

à combinação de polifenóis antioxidantes formada por Pinus pinaster extrato seco (100mg) e resveratrol (30mg) por via oral, na melhora da dor relacionada a endometriose e na indução de amenorreia, em pacientes que não apresentaram resposta adequada ao levonorgestrel-DIU (Mirena®).

As pacientes foram divididas em dois grupos. No grupo A (n=14), o tratamento proposto foi iniciado após 3 a 6 meses da inserção do Mirena® e após constatação de que essas pacientes não estavam

respondendo adequadamente ao tratamento com o progestágeno (Mirena®). No grupo B (n=6) as pacientes iniciaram o tratamento proposto simultaneamente com o Mirena®.

O efeito da Gestrinona na expressão da aromatase foi também investigado por imunohistoquímica em todas as pacientes. Após dois meses de tratamento combinado, a expressão da aromatase no endométrio permaneceu positiva em apenas três pacientes. A introdução do tratamento proposto com doses baixas de Gestrinona em Pentravan® levaram à redução mais efetiva

da dor até sua ausência total ao final do segundo mês do tratamento combinado. Baseado nos resultados apresentados por este estudo, podemos concluir que o uso concomitante de Mirena® com

doses baixas de Gestrinona em Pentravan® por via vaginal associado aos antioxidantes orais é um

tratamento efetivo para dor pélvica relacionada à endometriose e pode aumentar a adesão das pacientes reduzindo os efeitos adversos mantendo a mesma efetividade de doses mais altas isoladas.

Estudos clínicos publicados que empregam Pentravan® como veículo transmucoso vaginal

(11)

Miodesin™ na Miomatose Uterina e Endometriose em Pentravan®

Em um estudo clinico com 42 pacientes diagnosticadas com endometriose associada ao mioma, apresentando dor e presença de menorragia. Foram divididas em três grupos: Grupo A recebeu Gestrinona Fagron; Grupo B recebeu Miodesin™ alternando com Gestrinona Fagron; Grupo C recebeu Miodesin™. As formulações foram feitas em Pentravan® para administração por via vaginal.

Gráfico 1 - Redução (%) do volume uterino em pacientes

com mioma e endometriose.

Gráfico 2 - Acompanhamento da escala visual analógica de dor nos três grupos de tratamento.

O Miodesin™ e a Gestrinona Fagron em Pentravan® por via vaginal, usados isoladamente ou de forma associada, provaram ser um tratamento eficaz na redução do volume uterino e da dor pélvica em pacientes com endometriose e mioma. No entanto, o uso associado apresentou um resultado significante superior em comparação ao uso isolado.

Miodesin™ na Endometriose Profunda e Adenomiose em Pentravan®

Em um estudo clínico foi demonstrada a eficácia do Miodesin™ em Pentravan® no tratamento da endometriose profunda e adenomiose em pacientes que não respoderam ao dienogeste e levonorgestrel.

Neste estudo, 18 pacientes com endometriose foram divididas em dois grupos de acordo com o seguinte esquema de tratamento:

Grupo A, pacientes usavam dienogeste e iniciaram o tratamento com Miodesin™ em Pentravan® por via vaginal, concomitantemente;

Grupo B, pacientes usavam levonorgestrel e iniciaram o tratamento com Miodesin™ em Pentravan® por via vaginal, concomitantemente.

Os resultados demonstraram significativa redução na dor pélvica nas pacientes após iniciarem o tratamento com Miodesin™.

Miodesin™ por via vaginal com baixa dose

Em um estudo para avaliar uma dose mais baixa de Miodesin™ em Pentravan® para reduzir a quantidade de produto aplicado por via vaginal foi realizado 40 pacientes diagnosticas com endometriose profunda. As pacientes foram divididas em três grupos. As pacientes do grupo A (n=11) receberam Gestrinona isolada (2,5mg/g duas vezes por semana), do grupo B (n=17) receberam Gestrinona (2,5mg/g duas vezes por semana) e Miodesin™ (500mg/3g) e as pacientes do grupo C receberam Gestrinona (1mg/g) associado (na mesma formulação) com Miodesin™(170mg/g) .

(12)

Em todos os grupos houveram redução da dor pélvica, embora a escala visual analógica das as pacientes do grupo B e C foram significativamente menores quando comparada ao grupo A.

Nesse estudo, foi possível demonstrar que uma dose menor de Miodesin™ garante resultados positivos, contribuindo assim para uma maior adesão ao tratamento, uma vez que a administração será de 1g ao invés de 3g.

Farmacotécnica

Estabilidade (produto final): O Pentravan® apresentou estabilidade de 180 dias em temperatura

ambiente (15 a 25ºC) com os ativos Gestrinona Fagron, Nimesulida e Piroxicam.

pH Estabilidade (produto final): Sugerimos ajustar o pH de acordo com o local de aplicação. Pele integra: pH 4,0 a 5,5

Mucosa vaginal: pH 4,0 a 4,5, ajustado, se necessário com ácido lático Solubilidade: Não encontrado nas referências bibliográficas pesquisadas. Excipiente / Veículo Sugerido / Tipo de Cápsula: Não aplicável.

Orientações Farmacotécnicas: 1. Pesar os IFA;

2. Realizar a pre-trituração do IFA;

3. Adicionar sistema levigante/solubilizante, recomendamos o Transcutol® P;

4. Adicionar o Pentravan® ou Pentravan Plus® na forma de diluição geométrica;

5. Se necessário, ajustar o pH final de acordo com a local de aplicação.

6. A utilização do equipamento nanoEstruturador® Fagron pode facilitar na preparação, além de

alcançar a escala nano.

6.1. Durante o processo no equipamento pode haver mudança de viscosidade sem alterar a qualidade e permeação do produto de final.

(13)

Gráfico de coloração do Pentravan®

Compatibilidades (para veículos): Compatível com IFA hidrossolúveis e lipossolúveis. Capacidade de Incorporação de Ingredientes Farmacêuticos (para veículos): Pentravan®:Até 20% de IFA hidrossolúvel e até 10% de IFA lipossolúvel.

Pentravan® Plus: Até 25% de IFA hidrossolúvel e/ou lipossolúvel.

Incompatibilidades: Altas concentrações de sais (por exemplo, cloreto) e solventes apolares. A utilização do álcool como agente solubilizante do IFA pode romper a micela do Pentravan® e

Pentravan® Plus.

Conservação / Armazenamento do insumo farmacêutico definido pelo fabricante: Acondicionar em recipientes herméticos, ao abrigo da luz, calor e umidade. Temperatura ambiente.

Conservação / Armazenamento do produto final definido pelo farmacêutico RT da farmácia: De acordo o critério de conservação do insumo definido pelo fabricante, sugerimos conservar o produto final acondicionados em recipientes herméticos, ao abrigo da luz, calor e umidade. Temperatura ambiente, porém cabe também avaliação farmacêutica conforme a formulação, sistema conservante e condições do produto.

Formulações

Uso Tópico com Permeação Transdérmica

Reposição de testosterona via transdérmica em mulheres Testosterona Fagron micro 0,3 a 5mg

Pentravan® qsp 1mL

Mande tratamento para 60 dias.

Aplicar 1mL (pump dosador) ao dia em região com poucos pelos e pouco tecido adiposo, como pulsos, antebraços, ombros, parte interna da coxas.

(14)

Reposição de testosterona via mucosa vulvar / vaginal Testosterona Fagron Micro 0,3 a 5mg

Pentravan® qsp 1mL

Mande tratamento para 60 dias.

Aplicar 1g na mucosa vulvar (pump dosador) ou mucosa vaginal (aplicador vaginal) 1 vez ao dia.

Reposição de testosterona transdérmica para homens com DAEM

Testosterona Fagron Micro 40 a 100 mg

Pentravan® qsp 1mL

Mande tratamento para 60 dias.

Aplicar 1mL (pump dosador) em região sem pelo e pouco tecido adiposo 1 vez ao dia.

Tratamento de sintomas do climatério

Estradiol 17-β 0,25 a 2,0 mg

Estriol 1 a 4mg

Pentravan® qsp 1mL

Mande tratamento para 60 dias.

Aplicar 1mL (pump dosador) ao dia por 25 dias ao mês, intervalo de 5 dias, em região com poucos pelos e pouco tecido adiposo, como pulsos e antebraços.

Tratamento de sintomas geniturinários

Estriol 2 a 4mg

Pentravan® qsp 1g

Mande tratamento para 60 dias.

Aplicar 1g intravaginal (aplicador vaginal) 1 vez à noite.

Progesterona associada à terapia estrogênica Progesterona base micronizada 20 a 80mg

Pentravan® qsp 1g

Mande tratamento para 60 dias.

Aplicar 1g por via intravaginal (aplicador vaginal) 1 vez à noite, por 15 dias ao mês.

Alívio de dor pélvica relacionada à endometriose

Gestrinona Fagron 2,5 ou 5mg

Pentravan® qsp 1g

Mande tratamento para 60 dias.

Aplicar 1 g por via vaginal (aplicador vaginal), 2 ou 3 vezes por semana.

(15)

Polifenol antioxidante e anti-inflamatório

Resveratrol 50mg

Pentravan® qsp 1mL

Mande tratamento para 60 dias.

Aplicar 1mL (pump dosador) em região sem pelos 1 vez ao dia.

Terapia adjuvante para sarcopenia e ganho de peso

Oxandrolona 10mg

Pentravan® qsp 1mL

Mande tratamento para 60 dias.

Aplicar 1mL (pump dosador) em região sem pelos 1 ou 2 vezes ao dia.

Miodesin™ em Pentravan® por via vaginal

Miodesin™ 170mg

Pentravan® qsp 1g

Posologia: Aplicar 1 dose (1 g) via vaginal (aplicador vaginal), à noite, por até 2 meses.

Emagrecimento e Longevidade

Metformina HCl Fagron Micro 50 a 100mg

Pentravan® qsp 1mL

Tratamento para 60 dias.

Posologia: Aplicar 1 ml (pump dosador) 2 vezes ao dia no antebraço.

Referências Bibliográficas

1. Dossiê Técnico do Fabricante.

2. POLONINI, H.C. et al. Evaluation of percutaneous absorption performance for human female sexual steroids into Pentravan cream. Int J Pharm Compd. 2014 Jul-Aug;18(4):332-40.

3. POLONINI, H.C. et al.Transdermal formulations containing human sexual steroids: development and validation of methods and in vitro drug release. Quím. Nova vol.37 no.4 São Paulo, 2014.

4. POLONINI, H.C. et al. Permeation profiles of resveratrol cream delivered through porcine vaginal mucosa: Evaluation of different HPLC stationary phases. J Chromatogr B Analyt Technol Biomed Life Sci. 2015 Oct 1;1002:8-12.

5. POLONINI, H.C. et al. Transdermal Delivery of Metformin Hydrochloride from a Semisolid Vehicle. Int J Pharm Compd. 2019 Jan-Feb;23(1):65-69.

6. POLONINI, H.C. et al. Transdermal Oxandrolone: Ex Vivo Percutaneous Absorption Study. Curr Drug Deliv. 2017;14(5):696-700.

7. POLONINI H.C., et al. In vitro drug release and ex vivo percutaneous absorption of resveratrol cream using HPLC with zirconized silica stationary phase; Journal of Chromatography B, 947– 948 (2014) 23– 31.

8. POLONINI HC, et al. Topical monomethylsilanetriol can deliver silicon to the viable skin. Int J Cosmet Sci. 2019 Aug;41(4):405-409.

9. MAIA JR, H. et al. Clinical Experience with Vaginal Gestrinone in Pentravan® in the Treatment of Endometriosis Pain. Austin J Reprod Med Infertil. 2015; 2(4): 1021.

10. MAIA JR, H. et al. Pulsatile administration of testosterone by the vaginal route using Pentravan. 17th World Congress on Controversies in Obstetrics, Gynecology & Infertility (COGI). November 8-11, 2012. Lisbon, Portugal.

(16)

11. MAIA JR, H. et al. Is endometrial inflammation important for the development of endometriosis? Centro de Pesquisas e Assistênciaem Reprodução Humana (CEPARH), Salvador, Bahia, 2014.

12. MAIA JR, H. et al. Effect of vaginal gestrinone in Pentravan® on endometriosis patients using Mirena®: A preliminary report. Clin Obstet Gynecol Reprod Med, Volume 2(2): 157-160, 2016.

13. MAIA JR, H. et al. The Effects of Vaginal Gestrinone with Histone Deacetylase Inhibitors on Endometriosis- Related Pain and Endometrial Proliferation - A Short Study Instituto da Mulher, Itaigara Memorial Day Hospital, Salvador, Bahia, Brasil, 2017.

14. LAQUE, L.C. et al. Ex Vivo Evaluation of Intravaginal Progesterone and Testosterone to Treat the Luteal-phase Deficiency and Vaginal Atrophy. Int J Pharm Compd. 2019 Jan-Feb;23(1):77-81. 15. BOURDON, F. et al. Evaluation of Pentravan®, Pentravan® Plus, Phytobase®, Lipovan® and Pluronic

Lecithin Organogel for the transdermal administration of antiemetic drugs to treat chemotherapy-induced nausea and vomiting at the hospital. Int J Pharm. 2016

16. ALMEIDA, P.A. et al. Studies with Emulsion Containing trans-resveratrol: in vitro Release Profile and ex vivo Human Skin Permeation. Current Drug Delivery, 2015, 12, 157-165

17. MAIA JR., H. et al. Treatment of Endometriosis and Leiomyoma with the Association of Miodesin and Gestrinone in Pentravan Through the Vaginal Route Vol. 3, Issue 7. J Clin Rev Case Rep, 2018.

18. MAIA JR., H. et al. Effect of Vaginal Miodesin™ in Pentravan™ on the Response to Progestin Therapy in Patients with Deep Endometriosis and Adenomyosis. Vol. 4, Issue 1. J Clin Rev Case Rep, 2019. 19. MAIA JR., H. et al. Short Term Effects of the Vaginal Administration of Gestrinone and Miodesin™ on

Endometriosis Pain. J Clin Rev Case Rep, Volume 4. Ed. 8. 2019.

20. ZUGERMAN, J.R. Topical Pain Relief: Assessment Of Patient Satisfaction With A Novel Compound Containing At Least Ketoprofen IJPC Vol 11 nº 6, Pp. 514-519.

21. CONAGHAN, P.G. et al. A multicentre, randomized, placebo- and active-controlled trial comparing the efficacy and safety of topical ketoprofen in Transfersome gel (IDEA-033) with ketoprofen-free vehicle (TDT 064) and oral celecoxib for knee pain associated with osteoarthritis. Rheumatology. 2013 Jul;52(7):1303-12.

22. DOBS, A.S. et al. A novel testosterone 2% gel for the treatment of hypogonadal males - J Androl. 2012 Jul-Aug;33(4):601-7;

23. DAVIS, S. Testosterone for Low Libido in Postmenopausal Women Not Taking Estrogen - n engl j med –2008-359;19;

24. FERRERO, S. et al. Vaginal danazol for women with rectovaginal endometriosis and pain symptoms persisting after insertion of a levonorgestrel-releasing intrauterine device. - Int J Gynaecol Obstet. 2011 May;113(2):116-9;

25. SWERDLOFF, S. Androgens and the ageing male- Best Practice & Research Clinical Endocrinology & Metabolism - Vol. 18, No. 3, pp. 349–362, 2004.

26. FERREIRA, A O. Guia prático da farmácia magistral.- 4 ed., rev. e ampl. - São Paulo : Pharmabooks Editora, 2011. v. 1 e 2.

Referências

Documentos relacionados

poemas decassílabos, de dois quartetos seguidos por dois tercetos. Tratado de Versificação. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves. Os sonetos pares são de estilo mais clássico,

A proporção de recursos naturais nas receitas totais cresceu na última dé- cada em todos os países exportadores de commodities da ALC, com exceção do México (Figura

4.b.2) Prêmios para Indicados: o prêmio para o indicado durante a promoção será a isenção da taxa de matrícula, em caráter totalmente gratuito, este prêmio não será

No presente trabalho, a forma inicial de se abordar a temática do biodiesel foi através de aulas expositivas (figura 2), onde foram discutidos tópicos importantes como:

[r]

Em 92% as pacientes optariam plenamente pela reconstrução, 88% optariam pelo mes- mo procedimento, 88% recomendam o procedimento de reconstrução, 90% nunca se arrependeram

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

Nota: Recomendações para o Trabalho Prático.. 15) Verificar pressões máximas; uma forma fácil de utilizar o EPANET para simular uma situação estática de funcionamento para