• Nenhum resultado encontrado

Simulado ENADE Caros Alunos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Simulado ENADE Caros Alunos"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

Caros Alunos

Os resultados de uma educação de qualidade são significativos e decisivos não

apenas para o desenvolvimento da sociedade, mas para o aluno que está

diretamente envolvido no processo educativo. É com base nessa concepção que

a FACIT busca oferecer um ensino qualitativo, que corresponda aos anseios do

acadêmico e do mercado de trabalho. Conscientes de que estamos dando

importantes passos para a transformação da Educação Superior em nosso País,

teremos mais uma oportunidade de destacar a qualidade dos nossos cursos e o

potencial dos nossos alunos. Neste ano será realizado o próximo ENADE

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, das áreas de Engenharia,

Licenciatura e Tecnologia da Informação que participarão da Prova ENADE no

dia 26 de novembro de 2017. Um resultado satisfatório no ENADE confere mais

reconhecimento ao nosso diploma e, consequentemente, amplia as

possibilidades de empregabilidade e prestígio profissional.

Os indicadores de qualidade provenientes deste Exame servem para

referenciar a qualidade média dos cursos, por isso, preparamos provas

simuladas, com o objetivo de prepará-lo para esta importante etapa. Essa prova

mostrará o domínio dos temas e das habilidades que o meio acadêmico e

profissional contemporâneo está valorizando. Por esses motivos, pedimos para

responder às questões com o máximo de atenção e zelo.

(2)

2

CONHECIMENTOS GERAIS

Leia o texto a seguir:

É um mito a pretensa possibilidade de comunicação igualitária em todos os níveis. Isso é uma idealização. Todas as línguas apresentam variantes: o inglês, o alemão, o francês, etc. Também as línguas antigas tinham variações. O português e outras línguas românicas provêm de uma variedade do latim, o chamado latim vulgar, muito diferente do latim culto. Além disso, as línguas mudam. O português moderno é muito distinto do português clássico. Se fôssemos aceitar a ideia de estaticidade das línguas, deveríamos dizer que o português inteiro é um erro e, portanto, deveríamos voltar a falar latim. Ademais, se o português provém do latim vulgar, poder-se-ia afirmar que ele está todo errado.

A variação é inerente às línguas, porque as sociedades são divididas em grupos: há os mais jovens e os mais velhos, os que habitam numa região ou noutra, os que têm esta ou aquela profissão, os que são de uma ou outra classe social e assim por diante. O uso de determinada variedade linguística serve para marcar a inclusão num desses grupos, dá uma identidade para seus membros. Aprendemos a distinguir a variação. Quando alguém começa a falar, sabemos se é do interior de São Paulo, gaúcho, carioca ou português. Sabemos que certas expressões pertencem à fala dos mais jovens, que determinadas formas se usam em situação informal, mas não em ocasiões formais. Saber uma língua é conhecer variedades. Um bom falante é "poliglota" em sua própria língua. Saber português não é aprender

regras que só existem numa língua artificial usada pela escola.

As variantes não são feias ou bonitas, erradas ou certas, deselegantes ou elegantes; são simplesmente diferentes. Como as línguas são variáveis, elas mudam. "Nosso homem simples do campo" tem dificuldade de comunicar-se nos diferentes níveis do português não por causa da variação e da mudança linguística, mas porque lhe foi barrado o acesso à escola ou porque, neste país, se oferece um ensino de baixa qualidade às classes trabalhadoras e porque não se lhes oferece a oportunidade de participar da vida cultural das camadas dominantes da população.

FIORIN, José Luiz. In: Atas do I Congresso Nacional da ABRALIN. Excertos.

QUESTÃO 01

Pela compreensão global do texto, podemos afirmar que o autor:

A) critica, no português moderno, o fato de ele ter-se modificado ao longo do tempo, distanciando-se de sua forma clássica.

B) considera que o bom falante do português é aquele que, tendo frequentado a escola, domina as regras da gramática normativa.

C) não estabelece uma relação entre a existência de variantes lingüísticas e a divisão das sociedades em grupos.

D) considera a variação linguística um fenômeno típico da língua portuguesa, o que a diferencia das outras línguas.

E) percebe o uso de determinada variante linguística como um dos meios através dos quais o indivíduo se identifica como membro de um grupo.

(3)

3

Leia o texto abaixo:

RÁPIDA UTOPIA

Antes de encerrar esta seção de prognósticos para os próximos anos, seria interessante refletir sobre os significados do século que se encerrou e este que ora se inicia. Afinal, é do passado que retiramos boa parte da inspiração necessária para planejar o mundo que desejamos.

Ação à distância, velocidade, comunicação, linha de montagem, triunfo das massas, Holocausto: por meio das metáforas e das realidades que marcaram o século XX, aparece a verdadeira doença do progresso...

O século XX talvez tenha sido menos hipócrita que os anteriores. Ele enunciou regras de convivência; certamente as violou, mas moveu processos públicos contra essas violações, e o atual está dando prosseguimento a essa dinâmica. Se isso não impede que elas se repitam, ao menos teve influência sobre nosso comportamento cotidiano e sobre as probabilidades de um grande número de cidadãos, sobretudo no mundo ocidental, viver por mais tempo, evitando abusos de poder de toda ordem. Hoje posso andar pela rua sem me fazer matar por alguém que queira manter sua trajetória na mesma calçada que a minha, e sei que meus filhos não receberão cacetadas do filho de um duque como meio de aprendizagem do poder. Indivíduos prepotentes tentam ainda hoje expulsar uma mulher negra do ônibus, mas a opinião pública os condena: há apenas dois séculos, teríamos pensado em agir como honestos cidadãos se tivéssemos investido uma parte de nosso pecúlio numa empresa que teria vendido essa mulher como escrava aos Estados Unidos.

O século XX é também o da aceleração tecnológica e científica, que se operou e continua a se operar em ritmos antes inconcebíveis. Foram necessários milhares de anos para passar do barco a remo à caravela ou da energia eólica ao motor de explosão; e em algumas décadas se passou do

dirigível ao avião, da hélice ao turborreator e daí ao foguete interplanetário.

Mas as conquistas tecnológicas estão intimamente ligadas ao fato de ter sido, nesse século, que a humanidade colocou mais diretamente em questão a sobrevivência do planeta. Um excelente químico pode imaginar um excelente desodorante, mas não possui o conhecimento que lhe permite saber que seu produto irá fazer um buraco na camada de ozônio.

Vivemos no tempo da linha de montagem, no qual cada indivíduo conhece apenas uma fase do trabalho. Privado da satisfação de ver o produto acabado, cada um é também liberado de qualquer responsabilidade. Podem-se produzir, e isso ocorre com frequência, venenos sem que isso seja percebido. A vantagem da linha de montagem é permitir a fabricação de aspirinas em quantidade para o mundo todo. E rápido. Mas a outra face disso é que se pode destruir o mundo em apenas um dia.

O século XX é o da comunicação instantânea. Hernán Cortez pôde destruir uma civilização e, antes que a notícia se espalhasse, teve tempo para encontrar justificativas para seu empreendimento. Hoje, os massacres da praça da paz Celestial, em Pequim, tomam-se atualidades no mesmo momento em que se desenrolam e provocam a reação de todo o mundo civilizado. Mas informações simultâneas em excesso, provenientes de todos os pontos do globo, produzem um hábito. O século da comunicação transformou a informação em espetáculo. Arriscamo-nos a confundir a todo instante a atualidade e o divertimento.

Ciência, tecnologia, comunicação, ação a distância, princípio da linha de montagem: tudo isso tornou possível o Holocausto. A perseguição racial e o genocídio não foram uma invenção do século XX, mas o que a torna terrível em nosso tempo é o fato de o genocídio nazista ter sido rápido, tecnologicamente eficaz e ter buscado o consenso, servindo-se das comunicações de massa e do prestígio da ciência. O

(4)

4

século XX soube fazer do melhor de si o pior de si. Tudo o que aconteceu de terrível a seguir não foi senão repetição, sem grande inovação.

O século do triunfo tecnológico foi também o da descoberta da fragilidade. Um moinho de vento podia ser reparado, mas o sistema do computador não tem defesa diante da má intenção de um garoto precoce. Os tempos andam estressados, porque não se sabe de quem se deve defender nem como: somos demais poderosos para poder evitar nossos inimigos. Encontramos o meio de eliminar a sujeira, mas não de eliminar os resíduos. Porque a sujeira nascia da indigência, que podia ser reduzida, ao passo que os resíduos (inclusive os radioativos) nascem do bem-estar que ninguém quer mais perder. Eis por que o século XX é o da angústia e da utopia de curá-la. Espaço, tempo, informação, crime, castigo, arrependimento, absolvição, indignação, esquecimento, descoberta, crítica, nascimento, longa vida, morte... tudo em altíssima velocidade. A um ritmo de estresse. O século XX é o do enfarte.

Adaptado de: Umberto Eco. Rápida utopia. In: Veja 25 anos, reflexões para o futuro. São Paulo, Abril, 108-15. Disponível em http://www2.contilnet.com.br/~Curso_Tecnico/Instrut or%20Rodrigo/Diversos/Atualidades%20para%20con cursos.pdf.

ÁREA LIVRE

QUESTÃO 02

De acordo com o texto, as informações simultâneas geradas em excesso em todo o mundo podem acarretar a seguinte consequência:

A) o triunfo tecnológico oriundo da descoberta do computador

B) novas formas de comunicação em altíssima velocidade.

C) o equívoco sobre o que de fato é notícia e o que é entretenimento.

D) a descoberta de novos produtos comercializáveis. E) a perseguição racial e o genocídio.

QUESTÃO 03

A coesão de um texto depende das relações entre as orações que formam o período e as frases. Nas construções textuais, o uso de conectivos auxilia na coesão e atribue sentindo ao enunciado. Com base nos conhecimentos linguísticos, releia o fragmento abaixo:

“Os tempos andam estressados, porque não se sabe de quem se deve defender nem como: somos demais poderosos para poder evitar nossos inimigos. Encontramos o meio de eliminar a sujeira, mas não de eliminar os resíduos.”

É correto afirmar que o termo em destaque expressa ideia de: A) causa. B) consequência. C) conformidade. D) concessão. E) finalidade.

ÁREA LIVRE

(5)

5

Analise o cartaz abaixo e responda às questões 03

e 04:

“Está bem. Querida vou desligar. Falar ao celular no trânsito sai muito caro! ”

Disponível em

www.dinamica.br/libwww/colegios/uploads/.../080620 17075508quest%2018.doc.

Acesso em 13 set. 2017.

QUESTÃO 04

Ambiguidade é a duplicidade de sentidos de uma palavra ou expressão, possibilitando mais de um entendimento possível.

Há ambiguidade intencional quanto ao emprego da palavra:

A) ligação, que pode ser interpretada como combinação ou telefonema.

B) celular, que pode ser interpretada como telefonema ou tecnologia.

C) trânsito, que pode ser interpretada como movimento ou paralisação.

D) direção, que pode ser interpretada como volante ou caminho.

E) perigosa, que pode ser interpretada como arriscada ou proposital.

QUESTÃO 05

O cartaz tem por objetivo:

A) informar sobre diferentes tipos de acidente de trânsito.

B) conscientizar os motoristas sobre os perigos de dirigir falando ao celular.

C) criticar os pedestres que causam acidentes ao atravessarem a rua falando ao celular.

D) divulgar novas regras de direção aos motoristas. E) prevenir contra diferentes tipos de acidente causados na semana nacional de trânsito.

(6)

6

FORMAÇÃO ESPECÍFICA

QUESTÃO 06

Toda análise estatística de qualidade possui a característica de utilizar amostras, inferindo-se daí sobre o universo; no entanto, existe mais de uma maneira de realizá-la. Caso se deseje que uma peça, de acordo com a sua especificação, tenha dimensões que variem de 15,10 cm a 15,30 cm, com média de 15,20 cm, tirando-se amostras durante o processo de fabricação, a técnica mais indicada é a de

A) controle da fração de defeituosos B) controle de variáveis

C) inspeção por amostragem D) inspeção simples

E) inspeção dupla

QUESTÃO 07

Em alguns processos produtivos, a inspeção de qualidade para aferir a conformidade em 100% das unidades produzidas é inviável, EXCETO se

A) a inspeção de conformidade requerer ensaios destrutivos.

B) a empresa desejar se certificar em normas como a ISO 9000.

C) os testes tiverem um tempo demorado para prover resultados.

D) os custos dos testes forem altos em relação à unidade produzida.

E) os custos de testes não destrutivos da peça forem pequenos e as falhas afetarem a segurança.

QUESTÃO 08

Um sistema tem três componentes com as confiabilidades apresentadas na figura acima. A confiabilidade total do sistema é calculada por

A) 1 - (1-0,9) x (1-0,8) x (1-0,9) B) 1 - (1-0,9) x (1-0,8) / (1-0,9) C) 1 - (1-0,9 x 0,8) x (1-0,9) D) 1 - (0,9 x 0,8) x (1-0,9) E) 1 - (1-0,9 x 0,8) x (0,9)

QUESTÃO 09

No Planejamento e Controle da Produção (PCP), existem duas caracterizações relacionadas à natureza da demanda: a dependente e a independente. É exemplo de demanda

A) dependente o consumo de parafusos usados na fabricação de cadeiras de uma fábrica.

B) dependente a quantidade de gasolina vendida em um posto de combustíveis.

C) dependente a venda de parafusos de certo tipo numa loja de varejo.

D) independente a quantidade de espelhos retrovisores usados na fabricação de um automóvel. E) independente o consumo de lubrificantes numa linha de produção contínua.

QUESTÃO 10

A figura abaixo apresenta as quatro estruturas principais de fluxos de processos produtivos. A opção por uma delas é feita com base na análise das características do produto e da estratégia para atender o mercado.

Cada processo é mais adequado dependendo das características indicadas pelas letras A e B. A direção da seta significa um aumento nas características A ou B do processo de produção. Na figura, a reta indicada pela letra

A) A representa o custo unitário por unidade produzida.

B) A está associada ao volume de produção de unidades padronizadas.

C) B está relacionada a produtos com ciclo de vida maior.

D) B significa a variedade nos produtos fabricados pelo processo.

E) B demonstra o grau de customização dos produtos fabricados pelo processo.

(7)

7

QUESTÃO 11

Uma empresa utiliza a técnica de Gráfico de Controle para garantir a qualidade de seus produtos. Ela utiliza os gráficos das médias e amplitudes de variáveis mensuráveis no processo produtivo. Analisando a figura acima, conclui-se que o desvio apresentado na situação

A) X pode ser identificado pelo gráfico de controle da média (Xm).

B) X pode ser identificado pelo gráfico de peças defeituosas (R).

C) X pode ser identificado pelo gráfico de quantidade de defeitos (C).

D) Y pode ser identificado pelo gráfico de controle da média (Xm).

E) Y pode ser identificado pelo gráfico de amplitudes (R).

QUESTÃO 12

O custo total de uma empresa para produzir a mercadoria A é de R$ 800.000,00. Sabe-se que a sua função-custo (C) é dada por um valor fixo de R$ 150.000,00, acrescido de R$ 4,00 por cada unidade produzida. Se o preço médio de venda da mercadoria é de R$ 6,00/unidade, a quantidade de equilíbrio e a quantidade efetivamente produzida pela empresa são, respectivamente, de quantas unidades?

A) 35.500 e 70.850 B) 45.825 e 82.000 C) 55.780 e 94.250 D) 75.000 e 122.785 E) 75.000 e 162.500

QUESTÃO 13

O Just in Time é um conjunto de técnicas japonesas que revolucionou o conceito de produção e influenciou todo o pensamento ocidental. Com relação ao sistema de produção Just in Time, avalie as características abaixo.

I - Altos níveis de estoque. II - Lotes unitários de produção. III - Produção puxada.

IV - Produção sempre do máximo possível. V - Produção somente quando necessário. VI - Aumento de produtividade.

VII - Uso de kanbans no processo de produção. VIII - Baixo custo de estoque em processo. IX - Uso apenas em ambientes industriais.

Das características listadas acima, as que estão totalmente relacionadas ao sistema de produção Just in Time são,APENAS,

A) II, III, V, VII e VIII B) I, IV, V, VI, VIII e IX C) II, III, V, VI, VII e VIII D) II, III, V, VI, VIII e IX E) III, V, VI, VII, VIII e IX

QUESTÃO 14

A figura acima apresenta duas curvas de custos para determinação do Lote Econômico de Compra. As letras X, Y, Z e W representam áreas do gráfico delimitadas pelas curvas 1, 2 e pela quantidade Q. Pode-se afirmar que, nas áreas

A) X e Y, os custos de armazenagem são maiores que os custos de colocação de pedidos de reposição. B) Y e X, os custos de colocação dos pedidos são menores que os custos de armazenagem.

C) Y e Z, os custos de armazenagem são maiores que os custos de colocação de pedidos de reposição. D) Z e W, os custos de armazenagem são menores que os custos de colocação de pedidos de reposição. E) W e Z, os custos de colocação dos pedidos são menores que os custos de armazenagem.

(8)

8

QUESTÃO 15

A figura acima mostra o layout dos postos de trabalho PT-A, PT-B e PT-C que foram instalados em uma fábrica para atender às necessidades de produção. Com relação aos arranjos físicos 1 e 2, o tipo do arranjo físico

A) 1 é posicional e adequado aos processos por projeto.

B) 1 é por processo e adequado aos processos de produção em massa.

C) 2 é por produto e adequado aos processos de produção contínuos.

D) 2 é por processo e adequado aos processos por tarefas e lotes.

E) 2 é por processo e adequado aos processos de produção contínuos.

QUESTÃO 16

O sistema MRP (material requirements planning) é composto de algumas ferramentas básicas. A fase mais importante do planejamento e controle de uma empresa, que forma a base para o cálculo da capacidade, constituindo-se na principal entrada para o planejamento das necessidades de materiais, é o: A) controle de estoques dos fornecedores.

B) programa mestre de produção.

C) software simulador da necessidade de materiais. D) sistema EDI (electronic data interchange).

E) tempo necessário para armazenagem dos produtos acabados.

ÁREA LIVRE

QUESTÃO 17

Analise os itens a seguir, em relação aos fundamentos da engenharia econômica:

I. Comensurabilidade; II. Ponto de vista sistêmico;

III. Desconsideração de consequências. Assinale:

A) Se apenas o item I for verdadeiro. B) Se apenas o item II for verdadeiro. C) Se apenas o item III for verdadeiro.

D) Se apenas os itens I e II forem verdadeiros. E) Se nenhum item for verdadeiro.

QUESTÃO 18

Sobre os conceitos de MRP (Material Requirement Planningou Planejamento das Necessidades de Materiais) e Teoria das restrições, analise as afirmativas abaixo.

I - O MRP determina o momento (tempo) e as quantidades em que cada material deve ser produzido.

II - A produção puxada e a empurrada podem coexistir no mesmo processo produtivo.

III - Investir em um recurso não gargalo é sempre uma boa opção, pois reduz o tempo de ciclo total do produto.

IV - Para que uma linha de produção produza o máximo possível, é necessário que todos os seus recursos utilizem sua capacidade ao máximo.

V - No sistema MRP II, todos os recursos de produção são considerados, como, por exemplo, a capacidade das máquinas, a disponibilidade da mão de obra e os recursos financeiros.

Estão corretas APENAS as afirmativas A) I e IV. B) IV e V. C) I, II e V. D) I, IV e V. E) I, II, III e V.

ÁREA LIVRE

(9)

9

QUESTÃO 19

O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta da administração que pode ser usada para gerenciar o desempenho organizacional. Analisando-se essa ferramenta, verifica-se que ela

A) permite avaliar o posicionamento estratégico da empresa por meio da identificação das forças e fraquezas (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades (ambiente externo).

B) pode ser considerada como um modelo de gestão estratégico, que permite às empresas priorizarem suas ações do dia a dia para atingirem os objetivos traçados em seus planos estratégicos.

C) é o conceito de gestão que aumenta o gap existente entre a estratégia e a parte operacional do negócio, alinhando a empresa aos seus objetivos estratégicos.

D) substitui as medidas financeiras por outras relacionadas aos aspectos subjetivos como satisfação dos clientes, aprendizagem e crescimento organizacional.

E) analisa os fatores que satisfaçam tanto clientes (internos e externos) quanto fornecedores, considerando a perspectiva dos clientes.

QUESTÃO 20

A respeito dos Sistemas de Apoio à Decisão, analise as afirmativas a seguir:

I. No SAD model-driven, utilizam-se dados e parâmetros providos pelos usuários para auxiliar na tomada de decisão.

II. No SAD communication-driven, atende-se a várias pessoas que trabalham de forma compartilhada. III. No SAD data-driven, provê-se especialização na solução do problema por meio de conhecimentos armazenados, como regras e procedimentos. Assinale

A) se nenhuma afirmativa estiver correta. B) se todas as afirmativas estiverem corretas. C) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. D) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. E) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

ÁREA LIVRE

QUESTÃO 21

Em gestão da produção, cada tipo de manufatura demanda a organização das atividades das operações com características diferentes de volume e variedade. O tipo de processo que lida com produtos discretos, geralmente muito customizados, sendo o período de tempo para executar o serviço normalmente longo, com baixo volume de produção e alta variedade, é denominado processo:

A) de projeto. B) de jobbing. C) de produção em massa. D) em bateladas. E) contínuo.

QUESTÃO 22

A respeito da gestão da cadeia de suprimentos, analise as afirmativas a seguir:

I. Para se implementar a gestão da cadeia de suprimentos, é necessário haver uma filosofia compartilhada por todas as empresas constituintes, reunindo valores, crenças e ferramentas que possibilitem a identificação das implicações sistêmicas das atividades envolvidas na administração dos fluxos compreendidos.

II. Um de seus componentes é o planejamento de redução de custos e a gerência de desempenho. III. A gestão da cadeia de suprimentos exige sinergia e dinamismo entre as atividades internas e externas de uma empresa.

Assinale:

A) se nenhuma afirmativa estiver correta. B) se todas as afirmativas estiverem corretas. C) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. D) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas. E) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas

.

(10)

10

QUESTÃO 23

Em relação à análise PERT, a relação mais comum para a duração otimista, mais provável e pessimista é de A) 1, 6, 1. B) 1, 4, 1. C) 2, 3, 1. D) 1, 5, 2. E) 2, 4, 1.

QUESTÃO 24

As hipóteses de programação linear, do ponto de vista matemático, consistem no fato de que o modelo deve ter uma função objetivo linear sujeita a restrições lineares. São hipóteses da programação linear, EXCETO, a seguinte:

A) Aditividade B) Certeza C) Divisibilidade D) Exponenciação E) Proporcionalidade

QUESTÃO 25

A análise do custo da qualidade agrega todos os custos em que a empresa incorre ao produzir bens e serviços não conformes às especificações. Uma medida financeira de conformidade da qualidade são os custos da qualidade, que são agrupados em quatro categorias: custos de prevenção, de avaliação, de falha interna e de falha externa.

A esse respeito, considere as afirmativas abaixo: I - A engenharia de qualidade pode ser classificada como um exemplo de custo de prevenção, e o retrabalho, como um custo de avaliação.

II - Reparos podem ser classificados como um custo de falha interna, e inspeção de laboratório, como um custo de prevenção.

III - Controle estatístico do processo e manutenção de equipamento de produção podem ser classificados como custos de avaliação.

IV - Análise de falhas pode ser classificada como um custo de falha interna, e auditorias de qualidade, como um custo de prevenção.

ÁREA LIVRE

É correto APENAS o que se afirma em A) II B) IV C) I e IV D) II e III E) I, III e IV

QUESTÃO 26

Numa indústria manufatureira, são objetivos da programação e do controle da produção, EXCETO: A) atingir o nível de produtividade estabelecido. B) permitir incrementar os estoques e os custos operacionais.

C) manter o nível de atendimento solicitado.

D) manter os produtos com a qualidade especificada. E) assegurar o atendimento das ordens de produção.

QUESTÃO 27

Analise as afirmações a seguir sobre as empresas X,Y e Z representadas na figura.

I - A empresa X utiliza um processo por tarefas. II - A empresa Y utiliza um processo de em lotes. III - A empresa Z utiliza um processo de fluxo continuo. IV - As empresas X e Y utilizam processos de linha de montagem.

Estão corretas as afirmações A) I e II, apenas.

B) I e III, apenas. C) II e III, apenas. D) I, II e III, apenas. E) I, II, III e IV.

(11)

11

QUESTÃO 28

O benchmarking é o processo de aprender com os outros e envolve a comparação do seu próprio desempenho ou método com o de outras operações comparáveis.

As empresas usam o benchmarking para

A) compreender melhor como empresas líderes atuam de maneira a aperfeiçoar seus próprios processos.

B) copiar ou imitar operações bem-sucedidas de outras organizações.

C) promover projetos isolados de melhoria de processos.

D) comparar processos semelhantes de empresas similares do mesmo setor industrial.

E) fazer espionagem industrial em grandes empresas

QUESTÃO 29

Considere as afirmações abaixo sobre o arranjo físico por processo.

I - Esse arranjo é bastante adequado à manufatura de produtos com alto grau de padronização, produzidos em grandes quantidades e de forma contínua. II - Esse arranjo é adequado à produção de um conjunto variado de produtos.

III - Esse arranjo possui como marca principal a baixa produção, com produtos de características únicas e com baixo grau de padronização.

É correto o que se afirma em A) I, apenas. B) II, apenas. C) III, apenas. D) I e II, apenas. E) I, II e III.

QUESTÃO 30

No planejamento e controle Just in Time deve-se preferir

A) adotar carregamentos infinitos e prioridades de atendimento FIFO (first in first out) para gerar Gráficos de Gantt voltados à gestão de estoques reduzidos e à produção em grandes volumes.

B) adotar carregamentos infinitos e prioridades de atendimento LIFO (last in first out) para gerar Gráficos de Gantt voltados à gestão de estoques reduzidos e à produção em grandes volumes.

C) empregar máquinas grandes e complexas (alta produção por máquina e poucas máquinas), pois a idéia da eliminação de desperdícios advém da máxima produção em arranjos físicos enxutos. D) empregar máquinas simples e pequenas (produção mais baixa por máquina e mais máquinas na linha de produção), pois isso pode garantir que não haverá paradas ou retardos por quebra ou falha desses equipamentos.

E) que os funcionários da planta executem suas atividades sem autonomia ou criatividade, pois as iniciativas individuais podem prejudicar o controle do conjunto e gerar paradas ou atrasos.

QUESTÃO DISSERTATIVA 1

O conceito de nível de serviço é central na logística. Interprete cada um dos gráficos a seguir, descrevendo a importância do nível de serviço para a logística.

QUESTÃO DISSERTATIVA 2

Uma fábrica de móveis de luxo tem custos fixos totais anuais de R$ 120.000,00 e um custo variável por módulo de armário de R$ 900,00. A fábrica vende cada unidade por R$ 1.200,00, entretanto a área de marketing está querendo reduzir o preço para R$ 1.100,00. Quantas unidades devem ser produzidas, respectivamente, para atingir o ponto de equilíbrio econômico (break-even point ) nos dois cenários?

(12)

12

RASCUNHO

QUESTÃO DISSERTATIVA 1 - RASCUNHO

Referências

Documentos relacionados

1 - Específicos: conforme orientação da Vigilância Epidemiológica (isolamento viral ou sorologia).. 2 - Inespecífico: Hemograma com contagem de plaquetas (auxiliar

Conforme a classificação de risco, diante de um caso suspeito de febre de Chikungunya, o hemograma deve ser solicitado à critério médico para as formas brandas da doença e

- Sugestiva de estar relacionada à infecção congênita por STORCH: caso notificado como microcefalia E que apresente diagnóstico laboratorial específico e conclusivo para

-Não utilizar AINH (Anti-inflamatório não hormonal) ou Aspirina (acido acetilsalicílico) na fase aguda, pelo risco de complicações associados às formas graves de

Protocolo de atendimento a pacientes portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) no Estado do Ceará/ Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde/ Núcleo

• Após hidratação supervisionada e avaliação médica, o paciente poderá reali- zar o tratamento no domicílio e deve ser orientado para retornar diariamente à unidade de

• Os profissionais, não vacinados, de laboratório que tenham manipulado amostras clínicas que contenham o vírus influenza pandêmica (H1N1) 2009 sem o uso de

Crianças Neisseria meningitidis (meningococo), Haemophilus influenzae, Streptococcus pneumoniae