• Nenhum resultado encontrado

Recuperação Semestral de Biologia 2018 INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO. Conteúdos da recuperação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Recuperação Semestral de Biologia 2018 INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO. Conteúdos da recuperação"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Recuperação Semestral de Biologia

2018

Nome: _____________________________________nº ______ 2​o​ Ano ________ Disciplina:_________________________ Professor: Soraia, Tales, Glauco, Thierry e Léa

, Danilo e Léa.

INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO

1. Acompanhe o calendário de aulas e provas que será entregue. 2. A presença nas aulas é obrigatória. As faltas devem ser justificadas. 3. Os instrumentos de avaliação da recuperação são: roteiro e prova.

4. Os ​trabalhos deverão ser ​entregues para o ​monitor ​no dia marcado por ele. ​Não

serão aceitas atividades entregues fora deste prazo.

5. Lembre-se a recuperação não é uma punição, o objetivo dela é te ajudar a estudar melhor ,com mais clareza e segurança. Conte com seus professores e monitores nesse processo. Estamos juntos.

Conteúdos da recuperação

1-Célula eucarionte e procarionte.

2-Membrana plasmática

3-Citoplasma

4-Divisão celular( mitose e meiose)

5-Gametogênese

6-Cordados

7-Agua

8-Sais minerais

9-Carboidratos

10-Lipídeos

Objetivos da recuperação

A recuperação semestral tem como objetivo suprir todas as defasagens de conteúdos que

são muito importantes para a continuidade do 2º semestre e do curso de Biologia. Rever

conteúdos e exercitar é uma maneira muito importante para resolver essas dificuldades.

Aproveite esse momento e se dedique o máximo que você puder.

(2)

Descrição do trabalho

​- Após rever o conteúdo, resolva os exercícios escolhidos do nosso livro didático.

(Sônia Lopes e Sérgio Rosso). BIO volume Ùnico.Faça também os exercícios selecionados

por seus professores.

FRENTE 1( momento 2)

Pág. – 164 ( Exercícios 3 e 6)

Pág. _ 163 ( Exercício 15)

FRENTE 2( momento 2)

Pág. – 605 ( Exercícios 9)

Pág. _ 607 ( Exercício 10)

Pág. _ 626 ( exercício 6)

Momento 3 frente 1 e frente 2

1​. ​(Fac. ​SANTA MARCELINA - Medicina) As células apresentam membrana plasmática com composição química e estrutura semelhantes entre si.

a) Indique a composição química e o tipo de permeabilidade característicos da membrana plasmática.

b) Os cientistas Singer e Nicholson sugeriram um modelo para a membrana plasmática. Que denominação foi dada para esse modelo? Descreva a estrutura da membrana plasmática de acordo com esse modelo.

2​. ​(​UDESC​) A figura a seguir representa uma hemácia (A) que sofre alterações quando mergulhada em um meio hipertônico (1), ou quando mergulhada em um meio hipotônico (2).

(3)

Com base nessas informações, RESPONDA:

a) Se uma dose de solução salina, com concentração muito superior à do sangue, for injetada em um cão, qual dos fenômenos, anteriormente representados, pode ocorrer em suas hemácias? JUSTIFIQUE sua resposta.

b) É correto afirmar que houve, tanto em (1) como em (2), o fenômeno da osmose? JUSTIFIQUE sua resposta.

3​. ​(​UNESP​) O esquema representado pela figura é o de um mieloblasto (glóbulo branco jovem), encontrado na medula vermelha dos ossos de um mamífero.

a) Identifique as estruturas representadas pelos algarismos I e II.

b) Dê uma função atribuída a cada organoide citoplasmático representado pelos algarismos III e IV.

4​. ​(​UDESC​) Os peixes são considerados animais pecilotérmicos e sofrem a influência direta da temperatura ambiental. O gráfico a seguir representa a relação entre o consumo de oxigênio de um peixe - primeiramente em repouso e, posteriormente, em atividade - e a temperatura da água.

Comente como podemos comprovar que os peixes são pecilotérmicos e não homeotérmicos, de acordo com os dados do gráfico.

5​. ​(​UFSCAR​) Os répteis possivelmente surgiram no final do período Carbonífero, a partir de um grupo de anfíbios, e tiveram grande diversificação na era Mesozoica. Com o surgimento da fecundação interna e do ovo adaptado ao ambiente terrestre, os répteis superaram a dependência da água para a reprodução.

a) Por que a fecundação interna e o ovo adaptado ao ambiente terrestre tornaram a reprodução dos répteis independente da água?

b) Quais adaptações ocorreram nos embriões dos répteis com relação à alimentação e excreção?

(4)

6​. ​(​UFJF​) No Brasil um milhão de animais silvestres são atropelados por dia. Aproximadamente animais são mortos por segundo, ou milhões por dia e até milhões por ano, segundo dados do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), da Universidade Federal de Lavras (MG). Os pequenos vertebrados, como sapos, cobras e aves de pequeno porte são os mais afetados, respondendo por do massacre, ou milhões de exemplares. O restante das mortes compreende animais de médio porte (como macacos e gambás), com milhões, e de grande porte (como antas, lobos e onças), que correspondem a milhões.

Fonte: Texto modificado de http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2015/10/03/. Acesso em 20/set/2016.

Com relação aos grupos de animais citados no texto informe:

a) Os sapos (Classe Amphibia) podem ocupar tanto o ambiente aquático quanto o terrestre. Quais os tipos de respiração que esses animais podem realizar ao longo de seu ciclo de vida?

b) Macacos, gambás, antas, lobos e onças pertencem à classe Mammalia, a qual tradicionalmente é dividida em dois grupos: Prototheria (que inclui a ordem Monotremata) e Theria; esta última engloba os Metatheria e os Eutheria.

Indique um animal mencionado no texto que pertença ao grupo Metatheria e outro ao grupo Eutheria. Informe uma característica relacionada à reprodução que diferencia um grupo do outro.

Momento 4 frente 1 e frente 2

FRENTE 1

1​.​ (Uema 2016) A ​Acetabularia

​ é uma alga marinha, unicelular, com cerca de de

altura, cuja estrutura é formada por um “chapéu” (ou umbela) e uma haste (ou pé), onde se localiza o núcleo. Analise as experiências de microdissecção realizadas com essa alga, demonstradas nos esquemas abaixo.

(5)

Com base nas experiências apresentadas, explique os resultados observados, destacando o papel do núcleo celular.

2​.​ (Ufscar 2010) A edição n.º 76 da revista ​Scientific American Brasil

​ , de 2008, noticiou

que pesquisadores da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, conseguiram

construir um modelo da célula primitiva, que surgiu há, aproximadamente, 3,5 bilhões de anos e que deu início à jornada da vida na Terra. A partir dessa célula primitiva surgiram os dois tipos fundamentais de células: um, presente em bactérias e cianobactérias e o outro, presente em todos os demais seres vivos conhecidos atualmente, exceto vírus. Esse feito científico é de extrema importância, pois pode fornecer informações mais precisas de como esse processo de diversificação aconteceu.

a) Quais são os dois tipos celulares a que o texto faz referência, e qual é a diferença mais marcante entre eles, visível com o auxílio do microscópio óptico?

b) Em um organismo pluricelular, podemos observar células com um mesmo código genético desempenhando funções muito diferentes, por exemplo, um neurônio e uma célula muscular. Como isso é possível?

3​.​ (Ufrj 1997) O gráfico a seguir mostra as alterações no conteúdo de ADN durante o ciclo de vida da maioria das células:

(6)

Considerando que no tecido nervoso dos adultos não há reprodução celular, construa o gráfico que representa a quantidade de ADN no ciclo celular dessas células. Justifique sua resposta.

FRENTE 2

4​.​ (Ufrrj 2007)

No quadrinho apresentado, Calvin nos chama a atenção para a grande quantidade de água presente em nosso organismo.

Cite três justificativas para as altas taxas de água encontradas nas células. 5​.​ (Unifesp 2013) Considere as afirmações e o gráfico.

I. Nas carnes e vísceras, o ferro é encontrado na forma Fe​2+​. II. Nos vegetais, o ferro é encontrado na forma mais oxidada, Fe​3+​.

(7)

III. A vitamina C é capaz de reduzir o ferro da forma Fe​3+​ para a forma Fe​2+​.

a) Qual das formas iônicas do ferro é melhor absorvida pelo intestino humano? Justifique. b) As afirmações e o gráfico justificam o hábito do brasileiro, de consumir laranja junto

com a feijoada? Justifique.

6​.​ (Unesp 2000) Os médicos de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, ao avaliarem a situação da saúde de seus habitantes, detectaram altos índices de anemia, de bócio, de cárie dentária, de osteoporose e de hemorragias constantes através de sangramentos nasais. Verificaram a ocorrência de carência de alguns íons minerais e, para suprir tais deficiências, apresentaram as propostas seguintes.

Proposta I - distribuição de leite e derivados.

Proposta II - adicionar flúor à água que abastece a cidade.

Proposta III - adicionar iodo ao sal consumido na cidade, nos termos da legislação vigente.

Proposta IV - incentivar os habitantes a utilizar panelas de ferro na preparação dos alimentos.

Proposta V - incrementar o consumo de frutas e verduras. Diante destas propostas, responda.

a) Qual delas traria maior benefício à população, no combate à anemia? Justifique. b) Qual proposta que, pelo seu principal componente iônico, poderia reduzir, também, os altos índices de cáries dentárias, de osteoporose e de hemorragias? Por quê?

Momento 5 frente 1 e frente 2

1​.​ (Fuvest 2017) O sulfato de vincristina é uma substância usada para o tratamento de tumores. Esse quimioterápico penetra nas células e liga-se à tubulina, impedindo a formação de microtúbulos.

a) Que processo celular, importante para o tratamento, é bloqueado, quando não se formam microtúbulos? Como os microtúbulos participam desse processo?

b) Para o tratamento, o quimioterápico pode ser colocado dentro de lipossomos, vesículas limitadas por bicamada de constituição lipoproteica. Que estrutura celular tem composição semelhante à do lipossomo, o que permite que ambos interajam, facilitando a ação do quimioterápico na célula?

(8)

2​.​ (Fac. Santa Marcelina - Medicin 2017) A figura representa uma célula animal em uma fase da meiose.

a) Qual fase da meiose está representada na figura? Justifique sua resposta.

b) Indique quantos cromossomos estarão presentes em cada uma das células formadas, ao final dessa meiose. Justifique sua resposta.

3​.​ (Fac. Santa Marcelina - Medicin 2016) Analise a figura que representa um tipo de gametogênese.

a) Em que órgão humano ocorre a gametogênese representada na figura e que divisão celular a caracteriza?

b) Em determinado momento dessa gametogênese ocorrem diferenciações celulares originando os gametas. Mencione duas dessas diferenciações celulares que garantem a formação adequada dos gametas.

4​.​ (Uerj 2015) Nos vegetais, uma parede celular envolve a membrana plasmática. Cite o principal tipo de carboidrato que compõe a parede celular dos vegetais, bem como o monossacarídeo que o forma. Indique, ainda, as duas principais funções dessa parede celular.

5​.​ (Ufc 2000) Os esteroides são lipídios bem diferentes dos glicerídeos e das ceras, apresentando uma estrutura composta por quatro anéis de átomos de carbono

interligados. O colesterol é um dos esteroides mais conhecidos, devido à sua associação com as doenças cardiovasculares. No entanto, este composto é muito importante para o homem, uma vez que desempenha uma série de funções. Complete os quadros a seguir com informações sobre este composto.

a) Duas principais funções do colesterol: b) Duas origens do colesterol sanguíneo:

(9)

6​.​ (Ufrj 2001) É muito comum que mulheres apresentem um quadro de anemia durante a gravidez. As mulheres anêmicas queixam-se de cansaço constante, além de uma acentuada "falta de ar". Essa condição em geral pode ser tratada por meio da ingestão de sais de ferro, ou de uma dieta rica em ferro.

(10)
(11)

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

(A) as instituições públicas e privadas que desenvolvam atividades de ensino e de pesquisa na área da saúde e que prestem serviços no âmbito do Sistema Único de

Observação: Contratação em caráter de substituição, autorizado em 08/06/18, através do processo nº 14305/2018, não acarretando acréscimo de despesa ao erário. Modalidade

Esta diferença entre laboratório e campo é corroborada pelo experimento cujo resultado é apre- sentado na Figura 1, onde os predadores adultos foram pulverizados no campo e

(Uscs - Medicina 2016) Nesta semana, vieram à tona as primeiras fotografias de uma nova ilha que se formou no sul do oceano Pacífico, depois da erupção de um vulcão submarino

de curso do Bacharelado em Produção Cultural, um egresso do curso que nem atua na área pode ser convidado para compor bancas de TCC. O conselheiro André Silva informou que

No entanto, não há garantia de que este tratamento tributário será sempre aplicável ao FUNDO devido a possibilidade de ser reduzido o prazo médio de sua carteira, em razão,

Durante 72 dias de armazenamento dos frutos de caqui a 0°C ocorre diminuição do teor de clorofi- la total e da firmeza da polpa e aumento do teor de sólidos solúveis e da perda