• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA E DESENVOLVIMENTO RURAL PLANO DE ENSINO 2021/1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA E DESENVOLVIMENTO RURAL PLANO DE ENSINO 2021/1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA

DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA E DESENVOLVIMENTO RURAL PLANO DE ENSINO – 2021/1

I. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA:

CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA NO DE HORAS-AULA SEMANAIS

SÍNCRONAS/ASSÍNCRONAS

TOTAL DE HORAS-AULA SEMESTRAIS 2 h

EXR 5404 Sociologia Rural 36 h/a

Fase: 1ª Créditos: 2 Caráter: Obrigatória

II. HORÁRIOS DAS ATIVIDAES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS

SÍNCRONA ASSÍNCRONA

Quartas feiras, das 16:20 à escolha do aluno (a)

III. PROFESSORA (ES) MINISTRANTE (S)

Karolyna Marin Herrera

e-mail contato: karolyna.herrera@ufsc.br

IV. EMENTA

Noções da teoria sociológica clássica. Raízes agrárias e formação da sociedade brasileira. História, cultura e relações étnico-raciais das populações rurais, tradicionais e camponesas (agricultores familiares descendentes de imigrantes europeus, povos afro-brasileiros, comunidades indígenas, asiáticos, entre outros). Temas emergentes na sociologia rural contemporânea. As relações campo-cidade-campo. A questão agrária, novos atores sociais e movimentos sociais no campo. As políticas focalizadas e a inclusão de públicos específicos. Agricultura familiar: diversidade social, tipologia e funcionamento interno.

V. OBJETIVOS

Objetivos gerais: Familiarizar os estudantes na reflexão e debate crítico em torno das principais noções e temáticas da sociologia rural. Abordar as problemáticas sociais e as relações étnico-raciais que afetam as diferentes populações nos territórios rurais. Analisar as mudanças nas interações campo-cidade-campo. Explicitar a diversidade sociocultural da agricultura familiar brasileira e catarinense. Preparar os estudantes para a compreensão e vivência da dinâmica interna de funcionamento das unidades familiares de produção agropecuária.

VI. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- O desenvolvimento das ciências sociais na sociedade moderna. Iniciação às abordagens clássicas e contemporâneas da sociologia rural.

– Raízes agrárias e formação da sociedade brasileira.

- História, cultura e diversidade das populações rurais e camponesas, agricultores familiares descendentes de imigrantes europeus, povos afro-brasileiros, comunidades indígenas, povos asiáticos, entre outros. As relações étnico-raciais.

– Os diversos modelos de produção de alimentos e matérias primas nos espaços rurais e suas implicações socioeconômicas, culturais e ambientais.

– Noções dos principais conceitos e temas emergentes na sociologia rural, entre os quais, diversidade, agricultura familiar e camponesa, segurança alimentar e nutricional, agroecologia, gênero, geração, etnia, inclusão social, entre outros.

– A diversidade sociocultural da agricultura familiar. A dinâmica interna de funcionamento das unidades familiares de produção agropecuária.

– A migração campo-cidade-campo e as novas relações entre o rural e o urbano.

– A questão agrária, novos atores sociais e o papel dos diferentes movimentos sociais rurais.

- A participação social, as políticas focalizadas e os desafios para a inserção de públicos específicos (famílias rurais empobrecidas, mulheres, jovens, quilombolas, indígenas, etc). As experiências exitosas de participação cidadã.

(2)

VII. METODOLOGIA

Utilização da Plataforma Moodle disponibilização de conteúdo, atividades e demais materiais sobre o tópico, entrega de Atividades.

Aulas síncronas ministradas através da plataforma virtual Google Meet

Atividades assíncronas tendo em vista estudos e leituras dirigidas bem como a produção de material referente aos conteúdos abordados

Disponibilização de material de leitura com bibliografia de referência básica para a leitura. Disponibilização de material de leitura com bibliografia complementar para leitura.

Disponibilização de demais materiais, vídeos, filmes e podcast, tendo em vista facilitar e variar as linguagens didáticas dos encontros síncronos e atividades assíncronas.

Debates e discussões virtuais sobre os materiais disponibilizados.

Avaliação processual e constante em acordo com as participações nas aulas síncronas bem como com os retornos de participação nas atividades assíncronas como fóruns e demais tarefas solicitadas.

A carga horária da disciplina é composta por atividades pedagógicas não presenciais assim distribuídas: 17 horas aula em

atividades assíncronas (com uso de recursos diversos) e 19 horas aula em atividades síncronas, conforme

detalhamento do Cronograma

Adoção de Medidas relativas ao Ensino Remoto (OFÍCIO CIRCULAR CONJUNTO Nº 003/2021/PROGRAD/SEAI)

a) Espera-se dos(as) discentes condutas adequadas ao contexto acadêmico. Atos que sejam contra: a integridade física e moral da pessoa; o patrimônio ético, científico, cultural, material e, inclusive o de informática; e o exercício das funções pedagógicas, científicas e administrativas, poderão acarretar abertura de processo disciplinar discente, nos termos da Resolução nº 017/CUn/97, que prevê como penalidades possíveis a advertência, a repreensão, a suspensão e a eliminação (desligamento da UFSC).

b) Devem ser observados os direitos de imagem tanto de docentes, quanto de discentes, sendo vedado disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do(a) professor(a), sem autorização específica para a finalidade pretendida e/ou para qualquer finalidade estranha à atividade de ensino, sob pena de responder administrativa e judicialmente.

c) Todos os materiais disponibilizados no ambiente virtual de ensinoaprendizagem são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob pena de responder administrativa e judicialmente.

d) Somente poderão ser gravadas pelos discentes as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos docentes e colegas, sob pena de responder administrativa e judicialmente.

e) A gravação das aulas síncronas pelo(a) docente deve ser informada aos discentes, devendo ser respeitada a sua liberdade quanto à exposição da imagem e da voz.

f) A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o(a) discente de realizar as atividades avaliativas originalmente propostas ou alternativas, devidamente especificadas no plano de ensino.

g) Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licenças de uso e distribuição específicas, a depender de cada situação, sendo vedada a distribuição do material cuja licença não o permita, ou sem a autorização prévia dos(as) professores(as) para o material de sua autoria.

VIII. AVALIAÇÃO

 Avaliação 1: Participação individual nos Fóruns/Quiz– 10%  Avaliação 2: Tarefa– 20%

 Avaliação 3: Trabalho escrito (avaliação individual de entrega coletiva)– 40%  Avaliação 4: Apresentação seminário (avaliação individual)- 30%

(3)

• Para Aprovação: Média: 6,0

Frequência: é exigida frequência mínima de 75% em atenção a RESOLUÇÃO Nº 017/CUn/97 que dispõem sobre o regulamento dos cursos de graduação da UFSC, principalmente ao que trata o capítulo IV - seção I - da frequência e do

aproveitamento.

A frequência será atestada por meio da participação nas aulas síncronas e da verificação de acesso no Moodle e entrega de atividades por ferramentas assíncronas (tarefas, fóruns, Quis, entre outros).

Observação: ausência do(a) estudante em aula síncrona poderá ser compensada por meio de entrega de atividades orientadas pela professora.

IX. CRONOGRAMA

DATA ASSUNTO

16/06/2021

2h: Síncrona – Dinâmica de Apresentações. Apresentação do Plano de Ensino. Apresentação do Trabalho

Final da Disciplina. Divisão em grupos para o Trabalho Final.

Forma de aferição de frequência: Presença na aula síncrona

23/06/2021

1h: Síncrona. Introdução ao tema da disciplina. O que é Sociologia Rural?

Texto base: O que é a Sociologia? MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia. 64º reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 2006.

1h: Assíncrona- Quiz: O que pensavam os clássicos da sociologia?

Forma de aferição de frequência: Presença na aula síncrona e participação no Quiz

30/06/2021

2h: Síncrona- Pensando o espaço rural. A relação campo-cidade-campo.

Texto base: O Rural como categoria de pensamento: CARNEIRO, M.J. Rural como categoria de pensamento. RURIS, vol 2. N.1, 2008.

Participação no Quiz- prazo limite

Forma de aferição de frequência: Presença na aula síncrona.

07/07/2021

2h: Assíncrona- Tarefa 1: Dialogando com o texto: Reflexões sobre o espaço rural Forma de aferição de frequência: Entrega da tarefa

14/07/2021

1h: Síncrona- Raízes agrárias e formação da sociedade brasileira

Texto base: Terra à vista... e ao longe. PAULILO. Maria Ignez S. Editora UFSC, 1998. P. 25 a 120.

2h: Assíncrona- Leitura do texto base da disciplina

Entrega Tarefa 1- prazo limite

Forma de aferição de frequência: Presença na aula síncrona

21/07/2021

1h: Síncrona- Compreendendo as categorias sociais Agricultura Familiar e Agronegócio

Texto base: Perspectivas de desenvolvimento rural em disputa no Brasil. BOSETTI, Cleber. Tese Pro Sociologia Política, UFSC. 2013. p.60-83

3h: Assíncrona- Fórum 2: Debatendo a agroecologia

Forma de aferição de frequência: Presença na aula síncrona e participação do Fórum;

28/07/2021 2h: Síncrona- Políticas Públicas, o papel das instituições e organizações sociais

Texto base: GRISA, C.; SCHNEIDER, S. Três gerações de políticas públicas para a agricultura familiar e formas de interação entre sociedade e Estado no Brasil. In: ___ (Org.). Políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2015, p. 19-52

(4)

Forma de aferição de frequência: Presença na aula síncrona

04/08/2021

1h: Assíncrona: Tira dúvidas do trabalho/seminário

2h: Assíncrona: Início da entrega da primeira parte do trabalho final escrito Forma de aferição de frequência: Presença na aula síncrona

11/08/2021

2h: Síncrona: Palestra: A produção de alimentos e matérias primas nos espaços rurais. Comercialização de

alimentos.

Prazo final para entrega da primeira parte do trabalho

Forma de aferição de frequência: Presença na aula síncrona

18/08/2021

2h: Síncrona: A migração campo-cidade-campo e as novas relações entre o rural e o urbano.

Texto base: WANDERLEY, M.N.B. A emergência de uma nova ruralidade nas sociedades modernas avançadas: o rural como espaço singular e ator coletivo. Estudos Sociedade e Agricultura. n.15, Out. 2000.

Forma de aferição de frequência: Presença na aula síncrona

25/08/2021

1h: Síncrona: Apresentações dos seminários e debate 1h: Assíncrona: Preparação de seminário

Tema do seminário e textos para preparação da apresentação serão apresentados pela professora

Forma de aferição de frequência: Presença na aula síncrona

01/09/2021

1h: Síncrona: Apresentações dos seminários e debate 1h: Assíncrona: Preparação de seminário

Tema do seminário e textos para preparação da apresentação serão apresentados pela professora

Forma de aferição de frequência: Presença na aula síncrona

08/09/2021

1h: Síncrona: Apresentações dos seminários e debate 1h: Assíncrona: Preparação de seminário

Tema do seminário e textos para preparação da apresentação serão apresentados pela professora

Forma de aferição de frequência: Presença na aula síncrona

15/09/2021

1h: Síncrona: Apresentações dos seminários e debate 1h: Assíncrona: Preparação de seminário

Tema do seminário e textos para preparação da apresentação serão apresentados pela professora Tarefa 2: Entrega do trabalho final escrito

Forma de aferição de frequência: Presença na aula síncrona

22/09/2021

1h: Síncrona: Apresentações dos seminários e debate 1h: Assíncrona: Preparação de seminário

Tema do seminário e textos para preparação da apresentação serão apresentados pela professora

Forma de aferição de frequência: Presença na aula síncrona

29/09/2021

2h: Assíncrona: Exame de Recuperação Final Encerramento do Semestre

X. BIBLIOGRAFIA Básica (todos os textos serão disponibilizados no Moodle pela professora):

(5)

Santa Catarina. In: Scott, Parry; Cordeiro, Rosineide; Menezes, Marilda. (Org.). Gênero e geração em contextos rurais. 1 ed. Florianópolis: Editora Mulheres, 2010, v. 1.

ARON, Raymond. As etapas do pensamento sociológico. Editora Martins Fontes, 2010 Ed.7.

ANDRADE, Maristela de Paula. Terra de índio: identidade étnica e conflito em terras de uso comum. Coleção Humanidades, Vol, 3. São Luis, Edufsma, 2008.

BOSETTI, Cleber. Perspectivas de desenvolvimento rural em disputa no Brasil. Tese Sociologia Política, UFSC. 2013.

CARNEIRO, M. José. Rural: como categoria de pensamento. RURIS - Revista Do Centro De Estudos Rurais - UNICAMP, 2(1). 2008. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/ruris/article/view/661/528

GRISA, C.; SCHNEIDER, S. Três gerações de políticas públicas para a agricultura familiar e formas de interação entre sociedade e Estado no Brasil. In: ___ (Org.). Políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2015, p. 19-52MARTINS, J. S. As coisas no lugar. In Martins, J.S (org.) Introdução Crítica à Sociologia Rural. São Paulo, Hucitec, 1981.

MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia. 64º reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 2006. PAULILO. Maria Ignez S. Terra à vista... e ao longe. Editora UFSC, 1998. P. 25 a 120.

WANDERLEY, M.N.B. A sociologia do mundo rural e as questões da sociedade no Brasil contemporâneo. Ruris, vol.4, n.1, p:21-36, 2011.

WANDERLEY, M.N.B. Um saber necessário: os estudos rurais no Brasil. Campinas: Unicamp, 2011. 152 p.

WANDERLEY, M.N.B. A emergência de uma nova ruralidade nas sociedades modernas avançadas: o rural como espaço singular e ator coletivo. Estudos Sociedade e Agricultura. n.15, Out. 2000. https://revistaesa.com/ojs/index.php/esa/article/view/ 178.

... Ass. do Professor

Aprovado na Reunião do Colegiado do Depto em ___/___/___

... Ass. Chefe do Depto.

Referências

Documentos relacionados

Além das espécies selvagens, existem também algumas variedades de tomate da espécie Solanum lycopersicum que podem ser utilizadas como fontes de resistência a algumas pragas, entre

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no