• Nenhum resultado encontrado

1ª AVENIDA DINAMIZAÇÃO ECONÓMICA E SOCIAL DA BAIXA DO PORTO RELATÓRIO DO LEVANTAMENTO IMOBILIÁRIO CO-FINANCIADO POR:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1ª AVENIDA DINAMIZAÇÃO ECONÓMICA E SOCIAL DA BAIXA DO PORTO RELATÓRIO DO LEVANTAMENTO IMOBILIÁRIO CO-FINANCIADO POR:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CO-FINANCIADO POR:

Unidade de Gestão de Área Urbana |Novembro 2012

ECONÓMICA

E

SOCIAL

DA

BAIXA

DO

PORTO

(2)

UGAU- Unidade de Gestão de Área Urbana Página 1

Índice

1. Nota Introdutória ... 2

2. Resultados do Levantamento (Setembro de 2011 a Setembro de 2012) ... 2

3. Importância da Intervenção no Quarteirão Cardosas ... 4

4. Conclusão ... 7

Índice de Tabelas

Tabela 1: Total de imóveis disponíveis para venda, arrendamento e trespasse, em Setembro de 2011 .... 2

Tabela 2: Total de imóveis disponíveis para venda, arrendamento e trespasse, em Dezembro de 2011 ... 3

Tabela 3: Total de imóveis disponíveis para venda, arrendamento e trespasse, em Março de 2012 ... 3

Tabela 4: Total de imóveis disponíveis para venda, arrendamento e trespasse, em Junho de 2012 ... 3

Tabela 5: Total de imóveis disponíveis para venda, arrendamento e trespasse em Setembro de 2012 ... 3

Índice de Figuras

Figura 1: Planta da Unidade de Intervenção das Cardosas ... 4

Figura 2: Hotel “Intercontinental Porto – Palácio das Cardosas” e Esplanada do Café Astória ... 5

Figura 3: Imagens do andar modelo do quarteirão Cardosas ... 6

Figura 4: Estabelecimento no Largo dos Lóios, “Porto com Arte” ... 7

(3)

UGAU- Unidade de Gestão de Área Urbana Página 2

1.

Nota Introdutória

No âmbito da operação “1ª Avenida – Dinamização económica e social da Baixa do Porto”, foram desenvolvidos trimestralmente, entre o arranque do projeto, em setembro de 2011, e o terceiro trimestre de 2012, levantamentos sistemáticos de oportunidades de venda, arrendamento e trespasse de espaços capazes de albergar novas atividades e novos residentes na zona de intervenção.

Este trabalho foi realizado na área de intervenção da operação, incluindo em específico: Rua de Mouzinho da Silveira, Rua das Flores, Rua de Trindade Coelho, Largo dos Lóios, Praça de Almeida Garrett, Praça da Liberdade, Avenida dos Aliados, Praça do General Humberto Delgado, Rua do Bonjardim, Rua de Sá da Bandeira, Rua de Sampaio Bruno, Rua Dr. Magalhães Lemos, Rua de Rodrigues Sampaio, Rua Formosa, Rua Guilherme Costa Carvalho, Rua da Trindade, Rua do Alferes Malheiro, Rua dos Heróis e Mártires de Angola, Rua do Clube dos Fenianos, Rua do Dr. Ricardo Jorge, Rua do Almada, Rua de Ramalho Ortigão, Rua de Elísio de Melo e Rua do Dr. Artur Magalhães Bastos.

2.

Resultados do Levantamento (Setembro de 2011 a Setembro de

2012)

O resultado do trabalho de levantamento encontra-se descrito nas seguintes tabelas, onde foram tratados de forma sistematizada os dados relativos aos escritórios, apartamentos, edifícios e lojas disponíveis para venda, arrendamento e trespasse. Este trabalho de monitorização da dinâmica do mercado imobiliário ocorreu, como já referido anteriormente, entre os meses de setembro de 2011 e setembro de 2012, com um caráter trimestral, trabalho esse que será desenvolvido até ao final da operação “1ª Avenida – Dinamização económica e social da Baixa do Porto”.

Imóveis Venda Arrendamento Trespasse Total Escritórios 0 24 0 24 Apartamentos 0 0 0 0 Edifícios 17 0 0 17 Lojas 1 4 3 8 Outros 0 0 0 0 Total 18 28 3 49

Tabela 1: Total de imóveis disponíveis para venda, arrendamento e trespasse, em Setembro de 2011

Imóveis Venda Arrendamento Trespasse Total Escritórios 0 24 0 24 Apartamentos 1 1 0 2 Edifícios 15 0 0 15

(4)

UGAU- Unidade de Gestão de Área Urbana Página 3 Imóveis Venda Arrendamento Trespasse Total

Lojas 1 5 3 9

Outros 0 0 0 0

Total 17 30 3 50

Tabela 2: Total de imóveis disponíveis para venda, arrendamento e trespasse, em Dezembro de 2011

Imóveis Venda Arrendamento Trespasse Total Escritórios 1 22 0 23 Apartamentos 3 1 0 4 Edifícios 15 2 0 17 Lojas 1 3 2 6 Outros 0 0 0 0 Total 20 28 2 50

Tabela 3: Total de imóveis disponíveis para venda, arrendamento e trespasse, em Março de 2012

Imóveis Venda Arrendamento Trespasse Total Escritórios 1 23 0 24 Apartamentos 2 0 0 2 Edifícios 15 1 0 16 Lojas 0 2 2 4 Outros 0 0 0 0 Total 18 26 2 46

Tabela 4: Total de imóveis disponíveis para venda, arrendamento e trespasse, em Junho de 2012

Imóveis Venda Arrendamento Trespasse Total Escritórios 1 22 0 23 Apartamentos 26 0 0 26 Edifícios 17 1 0 18 Lojas 20 3 1 24 Outros 0 0 0 0 Total 64 26 1 91

Tabela 5: Total de imóveis disponíveis para venda, arrendamento e trespasse em Setembro de 2012

Decorrente da análise dos quadros, é possível concluir-se que, no que diz respeito ao último trimestre, de julho a setembro de 2012, verificou-se um incremento significativo de apartamentos, bem como de lojas comerciais, colocados no mercado para venda. Até então, o mercado manteve-se efetivamente estabilizado, sem alterações significativas dignas de relevo. O aumento substantivo de apartamentos e lojas para venda resulta diretamente da intervenção no quarteirão Cardosas, totalmente inserido no território da operação 1ª Avenida, bem como integrando o Centro Histórico do Porto Património Mundial, intervenção de reabilitação urbana esta que faz chegar agora ao mercado imobiliário o resultado da mesma. Trata-se de um projeto estratégico da Porto Vivo, SRU, dada a importância deste conjunto

(5)

UGAU- Unidade de Gestão de Área Urbana Página 4 urbano no âmbito da Baixa da cidade. Decorrente da importância deste quarteirão para os resultados aqui apresentados, descreve-se brevemente, na secção seguinte, a intervenção conduzida no quarteirão Cardosas.

3.

Importância da Intervenção no Quarteirão Cardosas

Antes da intervenção de reabilitação, a situação deste quarteirão era, do ponto de vista da salubridade, da segurança e da estética, muito crítica, com cerca de 80% do espaço útil da periferia manifestamente desocupado ou com subocupação, situação essa descrita de forma completa no Documento Estratégico desta Unidade de Intervenção, aprovado a 28 de junho de 2007. O interior do mesmo estava preenchido, na quase totalidade, com construções secundárias, deficientes e insalubres, o que constituía um impacto negativo para a zona envolvente, nomeadamente, a Avenida dos Aliados.

A operação de reabilitação urbana foi desenvolvido ao abrigo do Decreto-Lei n.º 104/2004, de 7 de maio, cumprindo todos os requisitos exigidos pela legislação nacional sobre a matéria, incluindo o devido e sistemático acompanhamento pelas autoridades nacionais responsáveis pela conservação e defesa do património histórico e cultural.

(6)

UGAU- Unidade de Gestão de Área Urbana Página 5 O projeto de intervenção, em adiantada fase de concretização no presente momento, contempla a criação de uma unidade hoteleira de standard elevado, a salubrização do interior do quarteirão, com a criação de um espaço de uso público e um parque de estacionamento subterrâneo, com capacidade para 334 veículos, e a reabilitação generalizada das edificações da periferia do mesmo.

Os projetos já aprovados para 25 parcelas, por seu lado, irão disponibilizar 78 fogos e 22 espaços comerciais renovados, o que permite antever um forte impacto positivo no coração da Baixa do Porto, tanto na oferta imobiliária da mesma como também no novo dinamismo económico e social que se antevê.

A execução da totalidade do projeto comporta um investimento global de 84 milhões de Euros, o que implicou um investimento público de cerca de 13 milhões de Euros.

O Hotel Intercontinental do Porto, dando vida ao antigo Palácio das Cardosas, é um exemplar de arquitetura do século XIX da Baixa da cidade. Com 105 quartos e suites, o Hotel conserva os tetos altos característicos do estilo clássico português, dispõe de um ginásio e spa, do bar Library e ainda do emblemático e renovado café Astória, datado de 1932, local de excelência e prestígio.

Figura 2: Hotel “Intercontinental Porto – Palácio das Cardosas” e Esplanada do Café Astória

A abertura do hotel “Intercontinental Porto – Palácio das Cardosas”, fruto do interesse do operador InterContinental Hotels Group, e que resulta do investimento da Solitaire Hotels, o qual ascende a 32 milhões de Euros, contribuiu para a dinamização da Praça da Liberdade, e assume-se como uma importante marca turística do Porto, instalada no território de intervenção da operação 1ª Avenida, sendo paralelamente um elemento de impulso para o desenvolvimento da região e um polo de atração de mais turismo de qualidade.

Em julho de 2012, iniciou-se a divulgação para venda de 24 apartamentos e 19 lojas comerciais, no âmbito do processo de reabilitação dos edifícios periféricos, desenvolvido pelo Fundo Especial Fechado de Investimento Imobiliário em Reabilitação Urbana, também designado por First Oporto Urban Regeneration Fund, contribuindo desta forma para a

(7)

UGAU- Unidade de Gestão de Área Urbana Página 6 dinâmica imobiliária em matéria de oferta de habitação e espaços para comércio e serviços, conforme se constata pela leitura dos dados do levantamento realizado.

Figura 3: Imagens do andar modelo do quarteirão Cardosas

Por seu lado, em termos de estabelecimentos comerciais, tem-se verificado que as lojas que vão sendo abertas são cada vez mais qualificadas e atraentes, com uma imagem renovada, tanto para o cliente turista como para o consumidor nacional, verificando-se ainda a preocupação na venda de produtos de marca portuguesa. A este respeito, apresentam-se aqui dois exemplos de novas lojas em espaços requalificados, em específico, o estabelecimento “Porto com Arte”, situado no Largo dos Lóios, e a “Chocolataria Equador”, na Rua das Flores. São estabelecimentos comerciais que demonstram empreendedorismo criativo, bem integrados no âmbito do Centro Histórico do Porto, e que promovem produtos de elevada qualidade, constituindo portanto uma mais-valia na promoção da imagem do território de referência da operação 1ª Avenida.

(8)

UGAU- Unidade de Gestão de Área Urbana Página 7

Figura 4: Estabelecimento no Largo dos Lóios, “Porto com Arte”

Figura 5: Estabelecimento na Rua das Flores, “Chocolataria Equador”

4.

Conclusão

Do levantamento imobiliário que se tem vindo a desenvolver no território de intervenção da operação “1ª Avenida – Dinamização económica e social da Baixa do Porto”, bem como na área limítrofe, que absorve necessariamente influência dela, e onde se procura aferir da dinâmica imobiliária, constata-se que o mercado possui uma oferta de apartamentos estabilizada, persistindo uma carência de apartamentos para arrendamento. Assistiu-se, no último trimestre, à entrada de novos apartamentos e espaços comerciais para venda, nomeadamente, no âmbito da operação de reabilitação do quarteirão Cardosas, o que contribui para aumentar a oferta deste tipo de produto, confrontando-se claramente com a adversidade da crise económica e financeira do momento. No entanto, do levantamento conduzido resulta o entendimento que os apartamentos e lojas que entram no mercado de arrendamento são, por seu lado, rapidamente arrendados, não havendo oportunidade por vezes de sequer os contabilizar, ao passo que a venda de apartamentos reabilitados é efetivamente mais morosa, pelo que somos levados a questionar os promotores quanto à

(9)

UGAU- Unidade de Gestão de Área Urbana Página 8 persistência da escolha pela venda em detrimento do arrendamento para este tipo de produto.

Referências

Documentos relacionados

Sabe-se que a produtividade e a satisfação dos colaboradores esta ligada a sua qualificação profissional e treinamentos recebidos no ambiente de trabalho ou em cursos apoiados

Assinale a alternativa correta com relação ao conceito de direitos humanos. a) Direitos humanos é uma forma sintética de se referir a direitos fundamentais da pessoa

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

este volume contém os contos escritos por sir Arthur Conan doyle que guardam algumas de suas histórias mais famosas e queridas: As aventuras de Sherlock Holmes, Memórias de Sherlock

Folha estreito-elíptica, elíptica a ovada, 1,6-6,7 x 0,7-3,4 cm, pubérula, tricomas esbranquiçados; ápice agudo arredondado; base arredondada a cuneada; nervura média plana a

Os filmes finos dos óxidos de níquel, cobalto e ferro, foram produzidos por deposição dos respectivos metais sobre a superfície de substratos transparentes no

Although a relation between pitch accent types and gesture types was observed, sentence type or pragmatic meaning constrain this relation: visual cues

aulas a serem ministradas, possibilitando a construção do senso crítico do aluno diante do estudo, buscando sempre uma relação com a temática proposta e o cotidiano