• Nenhum resultado encontrado

LINK A PROGRAMA COMPLETO. Tempos violentos. Por: Paola Lugo Leandro LINK A TEXTO EN ESPAÑOL. Asociación Psicoanalítica de Guadalajara

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LINK A PROGRAMA COMPLETO. Tempos violentos. Por: Paola Lugo Leandro LINK A TEXTO EN ESPAÑOL. Asociación Psicoanalítica de Guadalajara"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

LINK A PROGRAMA COMPLETO

Tempos violentos

Por: Paola Lugo Leandro

LINK A TEXTO EN ESPAÑOL

Asociación Psicoanalítica de Guadalajara

Falando de um país é geralmente uma experiência agradável , fala-se orgulhosos do seu lugar de origem , decoração, presumido e cores. México brilha e Eros está presente em muitos momentos, sabores, paisagens, cheiros, canções e, especialmente, seu povo dar vida a um lugar agradável .

Mas o México é também o lado escuro, onde a pulsão de morte e as manifestações de regra mal e nos últimos anos levaram a atrocidades e muito mal para a sociedade. Falando sobre a violência que afeta o meu país não tem sido um problema fácil. Eu me concentro meus olhos sobre as feridas de uma sociedade ferida, eu aperto meu coração e transformar minhas entranhas .

No México, a cada dia que vivemos cenas de horror que nos deixam chocado, entrou em colapso sem a menor chance de desenvolvimento. Seqüestro, corrupção, assassinato a sangue frio, corpos mutilados, insegurança, com poderes políticos, tráfico de drogas, pessoas desaparecidas, a extrema pobreza, a migração, o femicídio, enfim, a lista é longa . Eles são cenários que nos colocam a

(2)

oportunidade de abordar questões como a intensa força de Thanatos, a psicopatia ea ausência de lei

Vou continuar com algumas perguntas que surgem a partir de pensar na sociedade de hoje ,eu finjo que alguns deles refletir sobre esse trabalho, outros certamente irá permanecer aberto e convidar -nos para a discussão. Se a agressão sempre esteve presente na humanidade, é que as mudança sócio-culturais e seus efeitos sobre a falta de pensamento, tem aumentado?, Quais são as conseqüências de governos, onde é a falta de lei e ordem? Á psicanálise está em uma posição a pensar em novas formas e possibilidades, como um amaneira de sair desta violência excessiva?

Freud. S., (1930), nós falamos sobre a presença de agressão desde que a humanidade existe, em seu artigo " Civilização e seus descontentes " afirma o seguinte : " O ser humano não é um manso, ser amigável, no máximo capaz de se defender se for atacado, mas é atribuída lícito sua dotação instintiva uma boa dose de agressão " .

Não podemos nos livrar da agressão. Eros e Thanatos tomar forma em nossa psique. Ambas as unidades são intrincadas tecendo um pavilhão que pode viajar para diferentes pontos. O problema surge quando o instinto de morte é puro e tem uma força forte. Um autor faz uma profunda e sensível sobre o estudo assunto é A. Green , que apoiam Freud diz que a pulsão de morte devido ao desligamento e, portanto, a função desobjetalizante é bem conhecido por sua tarefa.

Quando tento entender o que pode levar a um ser humano para privar da vida a outro ser humano, não tem sentido sem o menor apreço pela vida, eu não consigo parar de pensar sobre o artigo: Por que o mal? A. Green (1988 ) . Neste artigo , o autor leva -nos numa viagem em que tenta explicar o mal puro sem razão. Em relação à pulsão de morte e sua função desobjetalizante ele nos diz o seguinte: "Se a destrutividade contra o outro tem de chegar longe o suficiente , a condição

(3)

indispensável para a realização deste projeto é desobjetalizarlo , ou seja, retirar as suas propriedades human-like " .

Cito A. Green : "A malignidade do mal, o que atrai a maldição sobre as cabeças daqueles culpado de ele faz, já não é exercida em função do prazer, mas o alívio de uma tensão que busca a descarga; não gera qualquer desejo, mas para ser consumido na indiferença e insensibilidade de um psiquismo que parou de fantasiar ser um prisioneiro de uma ação desencadeada ou com um método implacável, mecânica, quer no caos que só pára sob a Crusader outro jogo violência " .

No final desse artigo A. Green tenta explicar as causas do mal, e nos diz por que não há mal. O mal não é por isso. Não obedecer qualquer ordem, não devido a qualquer finalidade. Depende único poder que pode ser exercido de impor sua vontade sobre os objetos de seus desejos. Para atingir este fim, não há escolha, mas para compreendê-la a partir da teoria da complexidade e de fusão dos instintos . O mal é um non-sensetão total , a força pura.

O mal é um monstro marinho , nenhuma maneira de exterminar . Neste ponto a psicanálise é uma limitação ?

Agora eu gostaria de abordar o assunto de descarga rígido e psicopatia .Eiguer, A. (1997 ) menciona que o psicopata é caracterizado por ato impulsivo, em resposta a um descontentamento mal tolerada . Quais são as regras aqui é ação; afetos, culpa e pensamento são nulos . O psicopata tenta libertar uma tensão interna que se segue de suas habilidades de infância e do motor em um possível download imediato.

Se atos criminosos são tantos psicopatia lado, então nós temos uma incapacidade de pensar onde reina o princípio do prazer. Encontramos psiques pobres, em um vácuo e destrutividade, que não pode tolerar a frustração, espera que a lei. O que nos faz adquirir a capacidade de pensar, simbolizam , para que possamos vincular

(4)

nossos instintos? Como é feito para a criatividade ocorrem na psique? São questões que levam a respostas complexas. No entanto, vou tentar dar algumas idéias. Eiguer, A. menciona que é comum encontrar histórias manchadas de abandono e de graves deficiências em psicopatas, não há ligações fortes e confiáveis que têm acompanhado definindo momentos de suas vidas. Aqui é um ponto importante, nós sabemos a importância da presença de um contendo, em forma e moldar a nossa psique .

Flavigny , H. (citado por Eiguer , A. em seu livro " Tratado pequeno das perversões morais), destaca a lentidão, falta de dinamismo e iniciativa dos jovens psicopatas, e que nunca quis fazer algo. " Aqui você pode ver a falta de estímulos criança. Os pais costumam dar amor, carinho e comida, mas também estimular a imaginação com a sua presença, brincar, cantar e falar com seus filhos. Muitos psicopatas não sabia disso. "

Eu acho que no México e o que acontece na nossa população e, portanto, dentro das famílias. Em um país onde a pobreza extrema ocupa um lugar tão importante e é o denominador comum para milhões de pessoas, então o foco e energia é colocada em vez de sobrevivência. As pessoas vivem um dia em que a única preocupação é definida para cobrir as necessidades básicas, por vezes, apenas o suficiente para se alimentar, e da psique é tão bom que é o mais afeitado, é precária e menos alimentado. A atmosfera é cercado por situações infelizes, como o desemprego abusa de drogas, violência doméstica, falta de educação e, finalmente, espaços onde menos podem ser gerados é pensado e desejo

Enquanto Freud disse-nos que o que nós humanizado e nos fez parte da cultura foi a proibição do incesto, canibalismo e parricídio . Acho que agora, estamos gradualmente a perder a capacidade de humanizar, e que estamos em um caminho inverso, como se voltamos à época das cavernas. Parece que estamos em um país onde tudo pode e não há nada e ninguém para parar e colocar um fim. Cada vez mais desumanizada.

(5)

Vamos ver o que vem a seguir a ordem social e o tipo de autoridade exercida por pessoas que estão nas áreas de política, aqueles que governam nossa sociedade, aqueles que lawmen são disse . A sensação de que este problema faz com que seja muito desagradável e decepcionante, tanto do lado do crime e governantes pode ser visto claramente uma lei torto, que surge a partir da posição de cada de cada pessoa, e não devido a uma lei universal gerando uma ordem social.

Lacan nos deixou um legado importante na metáfora paterna está interditando a lei do pai, onde há um limite, e colocar em jogo a proibição como encomendar a psique. O pai não exerce " sua legislação ", se não a lei de uma ordem universal. Assim, a transmissão da lei é clara e precisa. Como uma sociedade, nós enfrentamos a falta de lei, são mil e uma maneiras de quebrar as regras e normas, esta tendência leva à destruição .

¿Para que enfrentamos: as sociedades psicóticos, sem lei, doente, psicopata, devastadas pela pulsão de morte? O que resta a ser feito em maneiras de criar a mudança? Como apostar no instinto de vida?

Todos nós temos algo para fazer, a pior coisa que você pode fazer é não fazer nada e ficar por trás dos jornais de terror. O que não pode acontecer é manter-se imune e indiferente ao que nos rodeia. Não podemos desumanizar , nem se acostumar com cenários como nós apresentadas nosso país hoje. O que pode acontecer é se você considerar o outro, em todos os sentidos, cobiçar a própria vida ea dos outros, gerar pensamento e criatividade no processo de encontrar o instinto de vida .

(6)

Referências bibliográficas:

Eiguer , A. (1997 ) . As perversões morais. Editorial: Editorial Grupo Patria .

Freud , S. ( 1930) . Civilização e seus descontentes . Obras Completas . 18. Tomo Editorial: Routledge .

Verde , A. (1990 ) . A nova psicanálise clínica e a teoria de Freud. Editora: Routledge .

Referências

Documentos relacionados

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

The Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio works to improve public energy and land use policies by generating evidence for decision makers

A raiva é uma doença viral que acomete os animais domésticos, silvestres e destes para o homem, causando uma doença com sintomatologia?. nervosa, aguda e fatal, levando ao óbito

 De acordo com a Súmula 416 do STJ, caso haja a perda da qualidade de segurado à época do óbito, mesmo assim, será devida a pensão por morte ao dependentes, desde que o

Por outro lado, quando se fala em pequenas e médias empresas, onde o número de funcionários é maior, é mais bem dividida e o uso da Intranet se torna

Apesar de existir uma quantidade enorme de grandezas, unidades e instrumentos de medida, a Física procura operar com o menor número possível para simplificar sua tarefa e tornar

Os planos de previdência têm como principal objetivo a acumulação de recursos para gerar uma renda complementar ao benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social –

 Somente Deus sabe qual é Seu plano perfeito e por que Ele algumas vezes permite que coisas ruins aconteçam e por que algumas vezes Ele intervém para evitar que coisas