• Nenhum resultado encontrado

INSTRUÇÕES NÃO AMASSE, NÃO DOBRE, NÃO SUJE, NÃO RASURE ESTE MATERIAL.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTRUÇÕES NÃO AMASSE, NÃO DOBRE, NÃO SUJE, NÃO RASURE ESTE MATERIAL."

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

I

NSTRUÇÕES

Para a realização destas provas, você recebeu este Caderno de Questões e duas Folhas de Respostas. NÃO AMASSE, NÃO DOBRE, NÃO SUJE, NÃO RASURE ESTE MATERIAL.

1. Caderno de Questões

• Verifique se este Caderno de Questões contém as seguintes provas: HISTÓRIA – 06 questões discursivas;

GEOGRAFIA – 06 questões discursivas.

• Registre seu número de inscrição no espaço reservado para esse fim, na capa deste Caderno. • Qualquer irregularidade constatada neste Caderno deve ser imediatamente comunicada ao fiscal

de sala.

• Neste Caderno, você encontra apenas um tipo de questão:

Discursiva – questão que permite ao candidato demonstrar sua capacidade de produzir, integrar e expressar ideias a partir de uma situação ou de um tema proposto e de analisar a interdependência de fatos, fenômenos e elementos de um conjunto, explicitando a natureza dessas relações. • Leia cuidadosamente o enunciado de cada questão, formule suas respostas com objetividade e

correção de linguagem, atendendo ao tema proposto. Em seguida, transcreva cada uma na respectiva Folha de Respostas.

• O rascunho deve ser feito nos espaços reservados junto das questões, neste Caderno. 2. Folhas de Respostas

As Folhas de Respostas são pré-identificadas, isto é, destinadas exclusivamente a um determinado candidato. Por isso, não podem ser substituídas, a não ser em situação excepcional, com autorização expressa da Coordenação dos trabalhos. Confira os dados registrados nos cabeçalhos e assine-os com caneta esferográfica de TINTA PRETA ou AZUL-ESCURA, sem ultrapassar o espaço reservado para esse fim.

• Nessas Folhas de Respostas, você deve observar a numeração das questões e UTILIZAR APENAS O ESPAÇO-LIMITE reservado à resposta de cada uma.

3. ATENÇÃO!

• Será ANULADA a prova que não seja respondida na Folha de Respostas correspondente ou que possibilite a identificação do candidato.

• Nas Folhas de Respostas, NÃO ESCREVA na Folha de Correção, reservada ao registro das notas das questões.

(3)

CURSOS DO GRUPO

C

.

A

dministração

A

rquivologia

B

iblioteconomia e

D

ocumentação

C

iências

C

ontábeis

C

iências

E

conômicas

C

iências

S

ociais

C

omunicação –

J

ornalismo

C

omunicação –

P

rodução em

C

omunicação e

C

ultura

D

ireito

E

studos de

G

ênero e

D

iversidade

F

ilosofia

G

eografia

H

istória

L

icenciatura em

E

ducação

F

ísica

M

useologia

P

edagogia

P

sicologia

S

ecretariado

E

xecutivo

S

erviço

S

ocial

G

RUPO

C

(4)

UFBA – 2011 – 2a Fase – História – 2

H

istória –

Q

UESTÕES de 01 a 06

LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREÇÃO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA FOLHA DE RESPOSTAS.

I

NSTRUÇÕES:

Responda às questões, com caneta de tinta AZUL ou PRETA, de forma clara e legível. Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maiúsculas.

O rascunho deve ser feito no espaço reservado junto das questões.

Na Folha de Respostas, identifique o número das questões e utilize APENAS o espaço correspondente a cada uma.

Será atribuída pontuação ZERO à questão cuja resposta – não se atenha à situação ou ao tema proposto; – esteja escrita a lápis, ainda que parcialmente; – apresente texto incompreensível ou letra ilegível. Será ANULADA a prova que

– NÃO SEJA RESPONDIDA NA RESPECTIVA FOLHA DE RESPOSTAS; – ESTEJA ASSINADA FORA DO LOCAL APROPRIADO;

– POSSIBILITE A IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO.

Q

uestão 01

(Valor: 10 pontos)

Despojados de suas terras, inúmeros camponeses emigravam para a cidade, onde seriam clientes das famílias ricas ou iriam engrossar a massa de desocupados, pobres e famintos. (COTRIM, 1994, p. 99).

O texto se refere a um fenômeno social que se construiu na antiga República Romana e cujo conceito — clientelismo — se estendeu a várias situações que relacionam poder e dependência, ao longo da história, inclusive na história do Brasil.

Com base nessas considerações e nos conhecimentos sobre o assunto, indique um fator que favoreceu o florescimento do clientelismo na antiga República Romana e outro que favoreceu sua prática no Brasil.

• Fator referente à Antiga República Romana:

(5)

UFBA – 2011 – 2a Fase – História – 3

A Idade Média, na Europa, foi caracterizada pelo aparecimento, apogeu e decadência de um sistema econômico, político e social denominado “feudalismo”. Esse sistema começou a se estruturar na Europa, ao final do Império Romano do Ocidente (século V), atingiu seu apogeu no século X e registrou-se o seu declínio ao final do século XV. (MELLO; COSTA, 1994, p. 235).

De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre o sistema econômico e político-administrativo que caracterizou o feudalismo na Europa, indique uma característica do seu apogeu, no século X, e um fator responsável pelo seu declínio no final do século XV. • Século X — apogeu:

• Século XV — declínio:

Q

uestão 03

(Valor: 20 pontos)

O Renascimento, como expressão de concepções inovadoras de artistas, escritores e cientistas, marcou o campo cultural e o científico da civilização europeia ocidental. Partindo dos conhecimentos sobre o movimento renascentista, indique uma concepção, relativa a cada grupo indicado, responsável por modificações na mentalidade da época. Concepção inovadora de

• artistas:

• escritores:

(6)

UFBA – 2011 – 2a Fase – História – 4

Q

uestão 04

(Valor: 20 pontos)

O processo eleitoral vigora no Brasil desde o primeiro século de sua história, tendo sofrido modificações, em razão das próprias conjunturas em que ocorreram.

Com base nessa afirmação, indique uma característica do processo eleitoral, nos períodos: • Colonial:

• Monárquico:

• República (1889 a 1930):

• República (1945 a 1964):

Q

uestão 05 (Valor: 20 pontos)

Na história da República brasileira dois períodos foram marcados por governos militares — 1891-1894 e 1964-l985 —, cujas ações no âmbito das organizações institucionais apresentaram características específicas.

A partir dessa afirmação, indique uma alteração sofrida pelas instituições políticas, em cada um desses períodos.

Governo militar:

• 1o período (1891-1894):

(7)

UFBA – 2011 – 2a Fase – História – 5

* * *

A contextualização do momento histórico compreendido nas últimas quatro décadas do século XX explica a divulgação de duas teorias político-econômicas — o neoliberalismo e a globalização capitalista —, que passaram a exercer grande influência nas relações internas e externas do mundo atual.

Apresente o conceito de neoliberalismo e indique uma prática resultante da sua aplicação. • Conceito:

(8)

G

eografia –

Q

UESTÕES de 01 a 06

LEIA CUIDADOSAMENTE O ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO, FORMULE SUAS RESPOSTAS COM OBJETIVIDADE E CORREÇÃO DE LINGUAGEM E, EM SEGUIDA, TRANSCREVA COMPLETAMENTE CADA UMA NA FOLHA DE RESPOSTAS.

I

NSTRUÇÕES:

Responda às questões, com caneta de tinta AZUL ou PRETA, de forma clara e legível. Caso utilize letra de imprensa, destaque as iniciais maiúsculas.

O rascunho deve ser feito no espaço reservado junto das questões.

Na Folha de Respostas, identifique o número das questões e utilize APENAS o espaço correspondente a cada uma.

Será atribuída pontuação ZERO à questão cuja resposta – não se atenha à situação apresentada ou ao tema proposto; – esteja escrita a lápis, ainda que parcialmente;

– apresente texto incompreensível ou letra ilegível. Será ANULADA a prova que

– NÃO SEJA RESPONDIDA NA RESPECTIVA FOLHA DE RESPOSTAS; – ESTEJA ASSINADA FORA DO LOCAL APROPRIADO;

– POSSIBILITE A IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO.

UFBA – 2011 – 2a Fase – Geografia – 6

Q

uestão 01

(Valor: 15 pontos)

Segundo uma importante organização internacional, entre 1950 e 2000, o PIB mundial aumentou oito vezes, enquanto, no mesmo período, a população mundial passou de 2,5 bilhões para 6,1 bilhões.

Atualmente, cerca de 1,2 bilhão de pessoas vivem em estado de extrema pobreza, ou seja, com menos de 1 dólar por dia, expostos à fome, à vulnerabilidade a doenças, analfabetismo, baixa expectativa de vida e enorme índice de desnutrição. Além disso, milhões de pessoas não podem satisfazer as necessidades básicas de habitação, vestuário e alimentação. Entretanto, existem grandes diferenças na distribuição da renda ou PIB per capita, quando examinamos as várias regiões do planeta.

A situação da pobreza envolve questões relacionadas à renda, saúde, educação e, sobretudo, a fome.

Diante do fenômeno da pobreza, foram estabelecidos vários índices para determinar as desigualdades na qualidade de vida no mundo. (ALMEIDA; RIGOLIN, 2005, p. 225).

A partir das informações do texto e dos conhecimentos sobre os índices da pobreza no Brasil e no mundo,

indique a instituição responsável pela criação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e explique a importância e a utilidade desse índice;

explique a função do Índice de Pobreza Humana (IPH);

(9)

UFBA – 2011 – 2a Fase – Geografia – 7

Os transportes são fundamentais para que um país tenha competitividade no mercado internacional. Na era dos blocos econômicos e da luta por mercados, é preciso poder contar com uma rede de transportes bem estruturada.

Há muito tempo, nosso país sofre perdas constantes nesse setor, em virtude do alto custo dos investimentos. (ALMEIDA; RIGOLIN, 2005, p. 500).

Considerando o texto e os conhecimentos sobre a articulação e a racionalização dos meios de transportes, no Brasil,

justifique o porquê da necessidade de criação de uma rede de transportes adequada e eficiente, em um país de dimensões continentais, incluído entre as grandes economias do mundo e que almeja crescer ainda mais;

relacione dois problemas ligados ao planejamento imprevidente das vias de transporte, originados de projetos políticos que, muitas vezes, sobrepõem os interesses individuais e econômicos aos coletivos.

(10)

UFBA – 2011 – 2a Fase – Geografia – 8

Q

uestão 03

(Valor: 15 pontos)

Os domínios morfoclimáticos constituem grandes combinações na associação entre os diversos elementos da paisagem, mas com uma maior influência no relevo e no clima, gerando uma certa uniformidade em escala regional.

Com base nas ilustrações e nos conhecimentos sobre os domínios morfoclimáticos brasileiros, identifique

o domínio que está localizado latitudinalmente, abaixo do trópico de Capricórnio, destacando dois dos seus aspectos geográficos:

— domínio:

— aspectos geográficos:

o domínio morfoclimático, marcado pelas maiores amplitudes térmicas anuais, que recobre extensas superfícies planálticas, citando duas de suas características:

— domínio:

— características:

os dois tipos de formações vegetais que originalmente fazem a transição do domínio I para o domínio II.

(11)

UFBA – 2011 – 2a Fase – Geografia – 9

Considerando o gráfico e os conhecimentos sobre o comércio brasileiro,

indique os elementos que se relacionam com a balança comercial e seus resultados;

descreva duas consequências provocadas pela desaceleração da economia global nas empresas brasileiras, destacando suas recentes relações com a Ásia;

explique o que significa economia informal e indique onde se pratica a maior parte das atividades das empresas informais.

(12)

UFBA – 2011 – 2a Fase – Geografia – 10

Q

uestão 05

(Valor: 15 pontos)

Fundamentado na ilustração, nos conhecimentos relativos à questão da orientação sobre o espaço geográfico e na observação das diferentes posições do sol na linha do horizonte, em diferentes períodos do ano, sobre uma cidade localizada em latitudes médias,

identifique em que hemisfério se localiza a cidade mostrada na ilustração, explicando o motivo pelo qual o sol, ao meio dia, em 21 de junho, encontra-se posicionado no ponto mais alto da linha do horizonte.

identifique, na cidade apresentada na figura, as estações do ano e os períodos de solstício ou equinócio em

21 de março: período:

23 de setembro: período:

cite duas consequências geográficas ligadas à trajetória da luz do sol, na linha do horizonte, ao se deslocar no sentido de I para II.

Marcha aparente do Sol sobre cidade nas latitudes extratropicais

(13)

UFBA – 2011 – 2a Fase – Geografia – 11

Nada existe de tão concreto na natureza como o conjunto heterogêneo das formas que compõem a superfície da Terra a que se denomina relevo. O modelado se concretiza pelas diferenciações locais e regionais da silhueta da superfície da Terra. Ao leigo, cabe apenas sentir as agruras do sobe e desce que a morfologia da superfície do terreno impõe, além das desagradáveis surpresas que a natureza reserva quando o homem a utiliza de modo inadequado.

O relevo, como um dos componentes do meio natural, apresenta uma diversidade enorme de tipos de formas. Essas formas, por mais que possam parecer estáticas e iguais, na realidade são dinâmicas e se manifestam ao longo do tempo e do espaço de modo diferenciado, em função das combinações e interferências múltiplas dos demais componentes do meio ambiente.

Fica evidenciado por uma simples colina ou uma exuberante serra, ou ainda uma planície de um rio que têm sua história evolutiva e, consequentemente, sua existência encontra explicação; elas não ocorrem por acaso, mas porque uma série de fatores naturais possibilitaram seu aparecimento e garantem sua evolução contínua.

O relevo não é como a rocha, o solo, a vegetação, ou até mesmo a água que se pode pegar; constitui-se eminentemente de formas com diversos arranjos geométricos. O relevo terrestre assemelha-se a uma escultura em rocha, a qual, depois esculpida, deixa de ser rocha para ser uma peça ou obra de arte da natureza, produzida ao longo do tempo pelos processos endógenos e exógenos. (FILIZOLA, p. 68-69).

Relevo terrestre é parte importante do palco, onde o homem, como ser social, pratica o teatro da vida.

(14)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre os processos responsáveis pelas diversas formas do relevo, no quadro ambiental,

indique um processo endógeno responsável pela construção do relevo, exemplificando duas formas de modelado dele resultantes;

identifique dois agentes da natureza responsáveis pela esculturação do relevo em ambientes quentes e úmidos;

explique de que maneira o assentamento de algumas cidades e povoados foram influenciados, no passado, pelo relevo;

cite as consequências das pressões demográficas sobre o relevo, na cidade de Salvador.

(15)

R

EFERÊNCIAS

ALMEIDA, L. M. A. de; RIGOLIN, T. B. Geografia: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2005. Adaptado.

COTRIM, G. História e consciência do mundo. São Paulo: Saraiva, 1994. FILIZOLA, R. Geografia. São Paulo: IBEP, 2006. Adaptado.

MELLO, L.; COSTA, L. C. História antiga e medieval. São Paulo: Scipione, 1994. Adaptado. VICENTINO, C. História geral. 8. ed. São Paulo: Scipione, 1997.

F

ontes das ilustrações

BIGARELLA, J. J.; BECKER, R; SANTOS, Q. Estrutura e propriedade das paisagens tropicais e subtropicais. Florianópolis: UFSC, 1994. p. 103-105. (Questão 03)

CRISE atinge exportações brasileiras. Atualidades & Vestibular + ENEM. São Paulo: Abril, ed. 12, 2011, p. 151. (Questão 04)

FILIZOLA, R. Geografia para o ensino médio. São Paulo: IBEP, 2006, p. 37. Adaptado. (Questão 05)

* * *

(16)

Referências

Documentos relacionados

Qualquer instrumental que tenha caído ou sido inadequadamente manuseado, ou com suspeita de ter sofrido dano, deve ser separado e encaminhado ao responsável técnico habilitado

Querido Jesus, eu peço-Vos que me consagreis, à minha família, amigos e nação para a Protecção do Vosso Precioso Sangue.Vós morrestes por mim e as Vossas Feridas

• Na Folha de Respostas, identifique o número das questões e utilize APENAS o espaço correspondente a cada uma.. • Será atribuída pontuação ZERO à questão cuja resposta –

En France, PSA 2 veut aussi donner plus d’autonomie aux véhicules pour plus de sécurité et plus de confort, notamment dans les bouchons.. Les travaux du constructeur

Essa dimensão é composta pelos conceitos que permitem refletir sobre a origem e a dinâmica de transformação nas representações e práticas sociais que se relacionam com as

Não deixe questão em branco, nem assinale mais de uma opção, para seu Cartão não ter questões anuladas!. * Não rasure, dobre ou amasse seu Cartão de Respostas pois em

A transição da mulher ao tornar-se mãe de um segundo filho: no estudo fenomenológico descritivo desenvolvido por O’Reilly (2004), com o objetivo de descrever

As potencialidades do GPS em levantamentos geof´ısicos terres- tres foram avaliadas a partir de um perfil contendo 38 RNs da RAFB. As coordenadas geod´esicas dessas RNs foram