• Nenhum resultado encontrado

Red. Rafael Cunha. Monitor: Caroline Tostes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Red. Rafael Cunha. Monitor: Caroline Tostes"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

R

e

d

.

Red.

Professores: Eduardo Valladares

Rafael Cunha

(2)

R

e

d

.

A construção da redação

03/05

out

EXERCÍCIOS DE AULA

Agora que você conseguiu produzir uma redação, de acordo com um planejamento feito com muita calma, chegou o momento de trabalhar alguns exercícios de estrutura textual. Vamos juntos?

1. Os seis períodos reproduzidos abaixo constituem um parágrafo de introdução para um texto dissertativo acerca da distância entre as informações recebidas pelos jovens e seu comportamento. Sua tarefa é or-dená-los corretamente.

a) Essa constatação permite compreender por que os jovens, inseridos em um contexto de acesso aos meios de comunicação, talvez tenham comportamentos tão diferentes do que lhes é transmitido. b) Brigar na rua é coisa de maluco ou delinquente, mas às vezes a raiva fala mais alto.

c)

d) Cabe aqui entender os fatores que explicam essa espécie de esquizofrenia juvenil.

e) Ao que parece, informação e consciência, embora tomadas como sinônimos, nem sempre andam de mãos dadas.

f) Nunca dirigir sob efeito do álcool, mas quem se lembra disso bêbado?

2. Alguns alunos, ao fazer o planejamento de suas redações, optam por criar uma tese bem definida, da qual derivam os argumentos - e sua sequência. A esse propósito, leia atentamente o exemplo a seguir, de uma redação nota 1000 para o tema "identidade da música brasileira":

Quem vai à História descobre logo que o samba não seria o mesmo sem os ritmos africanos e as danças latinas, o mesmo valendo para outros estilos "tipicamente" brasileiros. Por isso, acaba vendo como histe-ria o alarme diante da música americana nas rádios e lojas de CDs. Entretanto, a velocidade das influên-cias, hoje, é realmente motivo de preocupação. Afinal, embora as trocas estejam na base de qualquer cultura, os excessos da globalização econômica precisam ser filtrados, a fim de que a música brasileira mantenha o mosaico que sustenta sua identidade.

a) Identifique a tese do parágrafo acima.

b) Divida a tese em partes, explicitando os três argumentos que serão desenvolvidos. 3. Sobre o parágrafo a seguir, faça o que se pede:

Para completar o quadro, é necessário perceber que _____________. Sem dúvida, as pessoas influencia-das por essa ideologia tendem a submeter até mesmo os valores morais ao objetivo prático de comprar bens não-duráveis. Nesse contexto, cria-se uma atração perigosa por atividades ilícitas, sobretudo no caso de pessoas cujas alternativas de inclusão social sejam raras. Traficantes de drogas, em particular, aproveitam-se desse potencial de "sedução" para aliciar muitos menores. O resultado costuma ser previ-sível: compram-se tênis e camisetas a preço de vidas.

a) Elabore um tópico frasal que se encaixe perfeitamente no parágrafo. b) Comente a eficácia do último período do parágrafo.

4. Sobre o parágrafo abaixo, faça o que se pede:

Além disso, deve-se considerar que _____________. Em apenas quatro anos de mandato, sem orçamento suficiente e com muitos compromissos pré-definidos, os governantes têm sua ação limitada. Apesar

(3)

R

e

d

.

disso, a cobrança dos meios de comunicação nas sociedades democráticas acabou por aumentar as ex-pectativas dos eleitores. Nesse sentido, cria-se um panorama de descrença na política em geral, que só será superado se a sociedade se der conta das limitações da política tradicional.

a) Elabore um tópico frasal que se encaixe perfeitamente no parágrafo. b) Dê os valores semânticos dos conectivos "apesar disso" e "nesse sentido".

5. Em uma redação acerca da presença das tecnologias no cotidiano do homem atual, um aluno redigiu o seguinte parágrafo de desenvolvimento:

Certamente, o século XXI vem sendo marcado pela tecnologia de ponta, vinda através da III Revolução Industrial. Com isso, houve uma invasão de aparelhos e maquinários no mercado e na vida das pessoas, facilitando o acesso às informações pela internet, televisão, celular, como também agilizando situações cotidianas, através de máquinas de lavar roupa, pratos, fazer café e comida. Cabe considerar, ainda, o papel mais importante da tecnologia: com aparelhos ultra-modernos foi possível salvar mais vidas, aliada, também, à ciência.

a) O professor que corrigiu seu texto afirmou que esse parágrafo apresenta um tom excessivamente expositivo. O que isso significa?

b) O que o aluno poderia ter feito para melhorar seu parágrafo?

6. O seguinte parágrafo constitui a conclusão de uma dissertação sobre os problemas das grandes cidades brasileiras.

Pode-se concluir que o caos urbano das grandes cidades brasileiras deve-se, em grande parte, à omissão da própria sociedade. Por isso, é imprescindível que todos os cidadãos se conscientizem de que cada um deve tentar minimizar os problemas urbanos, diminuindo os índices de poluição, racionalizando o trânsito e participando ativamente em suas comunidades. Só assim se conseguirá viver humanamente nas cidades modernas.

a) O que está equivocado quanto ao 1º período da conclusão? Sugira uma forma de corrigir essa falha. b) Além de confirmar a tese desenvolvida, o que mais a conclusão apresentou? Comente.

7. A conclusão a seguir foi elaborada para a redação sobre a distância entre as informações recebidas pelos jovens e seu comportamento. Leia-a com atenção.

Ler cartazes, ouvir conselhos, ver peças publicitárias. Nada disso parece ser suficiente para determinar o comportamento de um jovem contemporâneo. Sua busca por aventuras o coloca em risco a cada dia. Enquanto escola e família insistirem em se isentar de suas responsabilidades, continuarão existindo ado-lescentes grávidas, batidas de carro e brigas em boates - cada vez mais intensamente. Sem dúvida, a culpa é de todos, como o são as consequências dos atos inconsequentes.

a) Por que tipo de conclusão o autor optou ao redigir seu último parágrafo? b) Elabore, a partir da conclusão, um título adequado à mensagem da redação.

(4)

R

e

d

.

EXERCÍCIOS DE CASA

Vamos trabalhar mais um tema e seu planejamento? No fim, no gabarito da aula, você poderá analisar uma redação exemplar sobre ele. Não deixe de produzir a sua antes!

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua for-mação, texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema Mobilidade Urbana no século XXI: o ir e vir em questão na sociedade brasileira , apresentando proposta de interven-ção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argu-mentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto 1

Os movimentos e protestos populares a que o Brasil assistiu nos meses de junho e julho de 2013 trouxeram à tona a questão da mobilidade urbana e da acessibilidade, que está implicada (e diretamente) na formação e construção da identidade do indivíduo. Chaves na sociabilização dos habitantes de uma cidade, elas propiciam o acesso a seus recursos mais importantes: o capital social, cultural e econômico.

Assim, o direito à cidade é um dos direitos maiores das sociedades modernas. Uma das condições decisivas para que a acessibilidade aos bens urbanos se efetive é a mobilidade urbana, algo que vai além de transportes e da mera funcionalidade da cidade.

A mobilidade urbana não deve ser pensada apenas pelo viés técnico, como área de domínio dos engenheiros especializados, pois não se trata apenas de ofertar meios de transporte para uma demanda de circulação, instalando equipamentos e tecnologias. É a cidade que precisa ser pensada em conexão com a questão da mobilidade e, de fato, isso não ocorre no Brasil.

Uma questão-chave que precisa ser compreendida: a cidade condiciona as formas de mobilidade, como as condições de mobilidade influem sobre a cidade. Conectar as dimensões nos leva a perguntar: que mobilidade para qual tipo de cidade? A forma da cidade, morfologia urbana, não pode ser abstraída quando se pensa a mobilidade urbana. Mas, por incrível que pareça, tudo o que acompanhamos sobre as questões relativas à mobilidade urbana das cidades brasileiras ignora essa relação.

Disponível em: http://www.cartanaescola.com.br/single/show/157

Texto 2

O trânsito se tornou uma das maiores dores de cabeça para a população. O acúmulo de veículos nas ruas causa prejuízos, estresse, acidentes e poluição, e tende a piorar nos próximos anos, caso não sejam adotadas políticas mais eficientes.

O problema agravou-se nas últimas décadas graças à concentração de pessoas nas cidades, à falta de planejamento urbano, aos incentivos à indústria automotora e ao maior poder de consumo das famílias. Isso tudo provocou o que os especialistas chamam de crise de mobilidade urbana, que acontece quando o Estado não consegue oferecer condições para que as pessoas se desloquem nas cidades.

-americana vive em centros urbanos e 14% (cerca de 65 milhões) habita metrópoles como São Paulo e Cidade do México. Ocorre que esse aumento contínuo da população urbana não foi acompanhado de políticas de urbanização e infraestrutura que resolvessem questões como moradia e transporte.

A má qualidade do transporte público e o incentivo ao consumo faz a população optar pelo trans-porte individual. De acordo com o Observatório das Metrópoles, a frota de veículos nas metrópoles brasileiras dobrou nos últimos dez anos, com um crescimento médio de 77%. Os dados revelam que o número de au-tomóveis e motocicletas nas 12 principais capitais do país aumentou de 11,5 milhões para 20,5 milhões, entre 2001 e 2011. Esses números correspondem a 44% da frota nacional.

Trecho disponível em http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/ atualidades/mobilidadeurbana-como-solucionar-o-problema-do-transito-nas-metropoles.htm

(5)

R

e

d

.

Texto 3 Texto 4

(6)

R

e

d

.

GABARITO

Exercícios de aula

1. "Brigar na rua é coisa de maluco ou delinquente, mas às vezes a raiva fala mais alto." "Nunca dirigir sob parece, informação e consciência, embora tomadas como sinônimos, nem sempre andam de mãos da-das. Essa constatação permite compreender por que os jovens, inseridos em um contexto de acesso aos meios de comunicação, talvez tenham comportamentos tão diferentes do que lhes é transmitido. 2.

a) Afinal, embora as trocas estejam na base de qualquer cultura, os excessos da globalização econômica precisam ser filtrados, a fim de que a música brasileira mantenha o mosaico que sustenta sua identidade. b) Primeira parte/argumento: "embora as trocas estejam na base de qualquer cultura"; segunda parte/ar-gumento: "os excessos da globalização econômica precisam ser filtrados".

3.

a) Um exemplo seria: Para completar o quadro, é necessário perceber que a necessidade exagerada de consumo, muitas vezes, pode gerar comportamentos reprováveis na sociedade.

b) O último período, como um soco no estômago, cria uma analogia que tenta, de forma crítica e mais objetiva, concluir o raciocínio levantado no texto - antes feito de forma mais analítica; agora, porém, apelando ao desfecho criativo.

4.

a) Um exemplo seria: Além disso, deve-se considerar que o sistema tradicional no qual estamos inseridos gera, diretamente, a dúvida com relação ao seu próprio funcionamento.

b) Concessivo e conclusivo. 5.

a) Na construção do parágrafo, o aluno deu prioridade aos fatos, esquecendo-se de apresentar uma opi-nião - em forma de tópico frasal - com relação ao argumento desenvolvido. Consequentemente, é de-senhado, apenas, um panorama, sem qualquer objetivo de convencimento.

b) O aluno poderia ter apresentado uma ideia, uma opinião a ser embasada, como a de que a tecnologia fez a diferença na vida do homem, em sociedade, e até hoje continua fazendo.

6.

a) O conectivo não é o mais interessante a ser utilizado. Uma sugestão seria começar por "é evidente, portanto, que".

b) Apresentou propostas de intervenção, além de, no final, um tipo de projeção de resolução do pro-blema.

7.

a) Além de formular uma reflexão sobre a resolução do problema, o aluno optou por apresentar uma ressalva - ou seja, apontou que a questão será resolvida se certos agentes decidirem ajudar a trabalhá-la. b) Problemas de uns, culpa de todos.

(7)

R

e

d

.

Exercícios de casa

Aumento nas tarifas. Superlotação. Veículos sem manutenção. Acessibilidade precária. Trânsito caótico. Contrariando a Constituição Federal, que tem como uma de suas garantias fundamentais o direito de ir e vir aos cidadãos, a mobilidade urbana no Brasil apresenta diversas falhas no que diz respeito à qualidade dos serviços oferecidos, ampliando significativamente a insatisfação das pessoas dependentes desses meios de transporte.

Primeiramente, é possível apontar que essa defasagem social contribui para o crescimento ascendente do número de veículos particulares nas ruas, já que a população insatisfeita enxerga vantagens em um meio de transporte próprio. Entretanto, essa alternativa promove um trânsito caótico com engarrafamentos quilomé-tricos, porque mesmo os grandes centros não estão estruturados apresentam má sinalização e iluminação, buracos nos asfaltos, altos índices de violência para suportar esse fluxo desordenado de carros, motos e ônibus. Em São Paulo, por exemplo, há um esquema de rodízio de veículos para tentar amenizar esses pro-blemas, mas ainda assim, é uma medida insuficiente.

Outro ponto negativo dessa realidade é a dificuldade de locomoção que os portadores de necessidades especiais enfrentam, visto que a acessibilidade está diretamente ligada à mobilidade urbana: não há acesso se não há planejamento e aplicação de medidas inclusivas. Dessa forma, fica claro que essa insuficiência afeta a população em vários níveis, chegando até mesmo a provocar, por exemplo, males advindos do estresse, segregação e acidentes. Isso acontece porque não há conforto nem comodidade nos veículos que na maioria das vezes estão superlotados e as viagens duram períodos cada vez mais longos.

Portanto, é essencial que o Governo aplique as verbas destinadas aos transportes na sua manutenção e aces-sibilidade e invista em projetos de mobilidade urbana e obras nas cidades, garantindo assim uma reestrutu-ração e adaptação dos meios e demais vias de locomoção. Cabe à sociedade ficar atenta ao que é seu por autoridades responsáveis justiça nas taxas e prestações desses serviços, fazendo valer o que está escrito na Constituição.

Referências

Documentos relacionados

[r]

Aprova as (IR 60 – 10) Instruções Reguladoras para a Organização e o Funcionamento do Programa de Atualização dos Diplomados pela Escola de Comando e Estado-Maior do

[r]

Os 4 produtores, 1 de cada região, cujos lotes obtiveram a maior pontuação (independente da categoria) serão premiados com uma viagem a um tradicional país na produção

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Necessidade dos números reais para medir qualquer segmento de reta Números irracionais: reconhecimento e localização de alguns na reta numérica..

Outras vezes denota o grau de atenção "Eu fiz isso sem pensar" ou qualquer coisa que esteja na consciência, especialmente se isso se referir a alguma coisa fora do

[r]

2 No caso do controlo de grupo, estabeleça as ligações elétricas do controlo remoto com a unidade principal quando ligar ao sistema de operação simultânea (as ligações elétricas