• Nenhum resultado encontrado

Leia estas instruções:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Leia estas instruções:"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Leia estas instruções:

1 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado.

2

Este Caderno contém 35 questões de múltipla escolha, dispostas da seguinte maneira: 01 a 10  Língua Portuguesa; 11 a 20  Didática Geral; 21 a 35  Conhecimentos Específicos.

3 Se o Caderno estiver incompleto ou contiver imperfeição gráfica que impeça a leitura, solicite imediatamente ao Fiscal que o substitua.

4 Cada questão apresenta quatro opções de resposta, das quais apenas uma é correta.

5 Interpretar as questões faz parte da avaliação; portanto, não adianta pedir esclarecimentos aos Fiscais.

6 Para preencher a Folha de Respostas, fazer rascunhos, etc., use exclusivamente caneta esferográfica de tinta na cor azul ou preta.

7 Utilize qualquer espaço em branco deste Caderno para rascunhos e não destaque nenhuma folha.

8 Os rascunhos e as marcações que você fizer neste Caderno não serão considerados para efeito de avaliação.

9 Você dispõe de, no máximo, três horas para responder às questões e preencher a Folha de Respostas.

10 O preenchimento da Folha de Respostas é de sua inteira responsabilidade.

11 Antes de retirar-se definitivamente da sala, devolva ao Fiscal a Folha de Respostas e este Caderno.

(2)
(3)

Língua Portuguesa

01 a 10

As questões de 01 a 10 referem-se ao texto reproduzido abaixo. ANALFABETISMO FUNCIONAL

Alarmante! A dificuldade para interpretar textos e contextos, articular ideias e escrever está presente em seletos ambientes do mundo corporativo e da academia.

por Thomaz Wood Jr.

A condição de analfabeto funcional aplica -se a indivíduos que, mesmo capazes de identificar letras e números, não conseguem interpretar textos e realizar operações matemáticas mais elaboradas. Tal condição limita severamente o desenvolvimento pessoal e profissional. O quadro brasileiro é preocupante, embora alguns indicadores mostrem uma evolução positiva nos últimos anos.

Uma variação do analfabetismo funcional parece estar presente no topo da pirâmide corporativa e na academia. Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada. Não se trata apenas de usar corretamente o vernáculo, mas de saber tratar informações e dados de maneira lógica e expressar ideia s e proposições de forma inteligível, com começo, meio e fim.

Na academia, o cenário não é menos preocupante. Colegas professores, com atuação em administração de empresas, frequentemente reclamam de pupilos incapazes de criar parágrafos coerentes e expressar suas ideias com clareza. A dificuldade afeta alunos de MBAs, mestrandos e mesmo doutorandos. Editores de periódicos científicos da mesma área frequentemente deploram a enorme quantidade de manuscritos vazios, herméticos e incoerentes recebidos para pub licação. E frequentemente seus autores são pós -doutores! O problema não é exclusivamente tropical. Michael Skapinker registrou recentemente em sua coluna no jornal inglês Financial Times a história de um professor de uma renomada universidade norte-americana. O tal mestre acreditava que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passava -lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigia, avaliando a capacidade analítica dos autores. Pois a atividade causou tal revolta que o diretor da instituição solicitou ao professor torná-la facultativa. Os alunos parecem acreditar que, em um mundo no qual a comunicação se dá por mensagens eletrônicas e tuítes, escrever com clareza não é mais importante.

O mesmo Skapinker lembra uma emblemática matéria de capa da revista norte -americana Newsweek, intitulada “Why Johnny can’t write”. Merrill Sheils, autora do texto, revelou à época um quadro preocupante do declínio da linguagem escrita nos Estados Unidos. Para Sheils, o sistema educacional, da escola fundamental à faculdade, desovava na sociedade uma geração de semianalfabetos. Com o tempo, explicou a autora, as habilidades de leitura pioraram, as habilidades verbais se deterioraram e os no rteamericanos tornaram -se capazes de usar apenas as mais simples estruturas e o mais rudimentar vocabulário ao escrever, próprios da tevê.

Entre as diversas faixas etárias, os adolescentes eram os que mais sofriam para produzir um texto minimamente coerente e organizado. E o mundo corporativo também acusou o golpe, pois parte de sua comunicação formal exige precisão e clareza, características cada vez mais difíceis de encontrar. Educadores mencionados no artigo observaram: um estudante que não consegue ler e compreender textos jamais será capaz de escrever bem. Importante: a matéria da Newsweek é de 1975!

(4)

Quase 40 anos depois, os iletrados trópicos parecem sofrer do mesmo flagelo. Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce a demanda por anál ises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias. O resultado é ora constrangedor, ora cômico. Nas empresas, muitos profissionais parecem tentar tapar o sol com uma peneira de powerpoints, abarrotados de informação e vazios de sentido.

Na academia, multiplicam -se textos caudalosos, impenetráveis e ocos. Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais.

Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br>. Acesso em 25 ago. 2014. GLOSSÁRIO

MBAs: Master in Business Administration (Mestrado em Administração de Negócios). É um grau acadêmico de pós-graduação destinado a administradores e executores na área de gestão de empresas.

Why Johnny can’t write: Por que Johnny não pode escrever.

01. Na discussão articulada no texto, depreend e-se, como foco principal,

A) estabelecer correlação entre o Brasil e outros países, no que se refere ao analfabetismo funcional.

B) comparar o analfabetismo funcional no âmbito da academia com o analfabetismo funcional no âmbito das empresas.

C) criticar o analfabetismo funcional, independentemente da esfera social em que se desenvolva.

D) responsabilizar a escola pelo analfabetismo funcional tanto no âmbito da academia quanto no âmbito das empresas.

02. O problema abordado, no texto, centra -se, prioritariamente, A) no Brasil.

B) nos países que se situam nos trópicos. C) nos países cuja língua oficial é inglês. D) nos Estados Unidos.

03. Depreende-se do texto que o analfabetismo funcional A) pode ser imbatível.

B) precisa ser revertido. C) precisa ser investigado. D) pode ser aceitável.

04. No início do parágrafo 4, o período “O problema não é exclusivamente tropical” constitui -se como uma síntese dos parágrafos

A) 2, 3 e 4. B) 4, 5 e 6. C) 3, 4 e 5. D) 1, 2 e 3.

(5)

05. Considere o período final do texto:

Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais. No que se refere a esse trecho, é correto afirmar que se trata de

A) juízo avaliativo em relação à problemática focalizada no texto. B) opinião em divergência com os dados expostos anteriormente. C) sentença que se abre para tema ainda não abordado no texto. D) afirmativa que se centra parcialmente na problemática tra tada.

06. Considere o trecho reproduzido a seguir:

Quase 40 anos depois, os iletrados trópicos parecem sofrer do mesmo flagelo. Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce a demanda por análises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias. O resultado é ora constrangedor, ora cômico. [...].

Na academia, multiplicam -se textos caudalosos, impenetráveis e ocos. Se aprender a escrever é aprender a pensar, e escrever for mesmo uma atividade em declínio, então talvez estejamos rumando céleres à condição de invertebrados intelectuais.

As afirmações a seguir se referem às expressões e às palavras destacadas no trecho. I Imprimem tom avaliativo ao que é dito.

II Apresentam-se em registro de linguagem conotativo. III São inadequadas ao gênero do texto em foco. IV Exercem a mesma função sintática.

Das afirmações, estão corretas

A) I e II. B) II e III. C) III e IV. D) I e IV.

07. Considere o trecho:

O tal mestre acreditava que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passava -lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigia, avaliando a capa cidade analítica dos autores.

Se a expressão destacada for flexionada no plural, a opção que apresenta o período reescrito de acordo com as convenções da norma padrão é:

A) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passava-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigiam, avaliando a capacidade analítica dos autores.

B) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passavam-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, os quais corrigiam, avaliando a capacidade analítica dos autores.

C) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passavam-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, o qual corrigiam, avaliando a capacidade analítica dos autores.

D) Os tais mestres acreditavam que escrever com clareza constitui habilidade relevante para seus alunos, futuros administradores e advogados. Passavam-lhes, semanalmente, a tarefa de escrever um texto curto, os quais corrigia, avaliando a capacidade analítica dos autores.

(6)

08. Considere o trecho:

Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá -las de forma estruturada.

A opção em que as alterações na pontuação do trecho estão também d e acordo com as convenções da norma padrão é:

A) Em uma longa série de entrevistas, realizadas por este escriba nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência, a capacidade de interpretar, de forma sistemática, situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

B) Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba, nos últimos cinc o anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta, a muitos profissionais da média gerência, a capacidade de interpretar, de forma sistemática, situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

C) Em uma longa série de entrevistas, realizadas por este escriba, nos últimos cinco anos, com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta, a muitos profissionais da média gerência, a capacidade de interpretar de forma sistemática, situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, encontrar soluções e comunicá-las, de forma estruturada.

D) Em uma longa série de entrevistas realizadas por este escriba nos últimos cinco anos com diretores de grandes empresas locais, uma queixa revelou -se rotineira: falta a muitos profissionais da média gerência a capacidade de interpretar de forma sistemática situações de trabalho, relacionar devidamente causas e efeitos, en contrar soluções e comunicá-las de forma estruturada.

09. Considere o trecho:

A condição de analfabeto funcional aplica -se a indivíduos que (1º), mesmo (2º) capazes de identificar letras e números, não conseguem interpretar textos e realizar operações matemáticas mais elaboradas. Tal condição (3º) limita severamente o desenvolvimento pessoal e profissional. O quadro brasileiro é preocupante, embora (4º) alguns indicadores mostrem uma evolução positiva nos últimos anos.

As afirmativas a seguir referem -se aos elementos linguísticos destacados no trecho. I O primeiro e o segundo elementos inter -relacionam partes de um período. II O segundo e o quarto elementos estabelecem a mesma relação de sentido. III O primeiro e o terceiro elementos não retomam informações anteriores. IV O terceiro e o quarto elementos inter -relacionam períodos.

Das afirmações, estão corretas A) II e III.

B) I e IV. C) I e II. D) III e IV.

(7)

10. Considere o trecho:

Por aqui, vivemos uma situação curiosa: de um lado, cresce (1º) a demanda por análises e raciocínios sofisticados e complexos. E, de outro, faltam (2º) competências básicas relacionadas ao pensamento analítico e à articulação de ideias.

As afirmativas a seguir referem -se aos verbos destacados no trecho. I Ambos apresentam sujeito explicitado no período.

II Ambos apresentam objeto explicitado no período.

III Em conformidade com a norma padrão, o primeiro verbo, no contexto em que ocorre, pode ser flexionado na terceira pessoa do plural.

IV Em conformidade com a norma padrão, o segundo verbo, no contexto em que ocorre, deve permanecer flexionado na terceira pessoa do plural.

Das afirmações, estão corretas A) I e IV.

B) III e IV. C) I e II. D) II e III.

(8)

D i d á t i c a G e r a l

1 1 a 2 0

11. As Tendências Pedagógicas são construções sócio -históricas que permitem caracterizar as

práticas educacionais nos contextos escolares. Essas tendências têm sido identificadas a partir dos componentes das práticas pedagógicas nas escolas. No quadro abaixo , apresentam-se alguns dos componentes de uma dessas tendênc ias.

 O papel da escola é enfatizar o não formal. É uma escola crítica que questiona as relações do homem em seu meio.

 O papel do estudante é refletir sobre sua realidade, sobre a opressão e suas causas, resultando daí o engajamento do homem na luta pelas transformações sociais.

 A relação professor-estudante é horizontal.

 Há o privilégio da metodologia participativa.

Os componentes referidos nesse quadro caracterizam a tendência A) Liberal renovada.

B) Progressista crítico social dos conteúdos. C) Progressista libertadora.

D) Liberal tecnicista.

12. O Projeto Político-Pedagógico (P.P.P.) da escola é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da educação dos estudantes no contexto escolar. Leia as afirmações a seguir sobre O P.P.P.

I

O Projeto Pedagógico da escola deve ser bem definido, apresentando as prioridades a partir de decisão consensual entre os estudantes, os pais, os professores e até mesmo a comunidade local.

II

O Projeto Pedagógico da escola parte da definição dos conteúdo s relacionados com a formação dos estudantes, incorporando as características da contemporaneidade e da comunidade local.

III O Projeto Pedagógico da escola deve organizar as disciplinas numa grade que explicite a sequência linear dos conteúdos.

IV O Projeto Pedagógico da escola deve levar em conta a obrigatoriedade de organizar os conteúdos da base nacional comum.

Das afirmações, estão corretas

A) II e III. B) I e III. C) II e IV. D) I e IV.

13. Educação Integral e Escola em Tempo Integral são dois conceitos chaves para a organização do currículo na escola. Numa reunião de planejamento do semestre, um grupo de professores de uma escola municipal sistematizou quatro atividades que podem ser desenvolvidas na educação integral e na escola de tempo integral. Essas atividades estão explicitadas nos itens a seguir.

I Acompanhamento pedagógico. II Aprofundamento das aprendizagens .

III Aulas com carga horária mínima de 800 horas . IV Atividade de experimentação e pesquisa científica .

A atividade que NÃO se relaciona com a ampliação do tempo na escola é a que está presente no item

(9)

14. O conteúdo escolar diz respeito à cultura e à experiência social que devem ser objeto da apropriação pelos estudantes e depende dos objetivos propostos. Leia as afirmações a seguir sobre esse conteúdo.

I Os conteúdos atitudinais são formados em cada disciplina sem que haja dependência entre as disciplinas.

II Os conteúdos conceituais dizem respeito aos conceitos que fazem parte das disciplinas e são assimilados independentemente dos procedimentos .

III As habilidades como conteúdos procedimentais devem estar associadas aos conteúdos conceituais para que possam ser assimilad as.

IV As habilidades gerais têm caráter tra nsversal, sendo formadas e desenvolvidas em várias disciplinas.

Das afirmações, estão corretas

A) I e III. C) I e II.

B) III e IV. D) II e IV.

15. O planejamento de uma Unidade Didática é realizado com base em um ou vários fundamentos epistemológicos e pressupõe uma dada concepção de como o estudante aprende. No quadro abaixo, estão sintetizados pontos essenciais de um planejamento de ensino.

 Apresentar organizadores prévios antes de qualquer conteúdo, que funcionem como uma ponte entre o que o estudante já sabe e os novos conhecimentos a serem aprendidos. Eles se configuram como um material introdutório , de maior nível de abstração e generalização do que o material a ser aprendido.

 Observar o nível de conhecimento e o de desenvolviment o cognitivo prévios dos estudantes.

 Elaborar definições claras dos conceitos, de forma a se estabelecerem relações entre os conceitos prévios e os novos conceitos.

Esses pontos essenciais têm como pressuposto uma concepção de aprendizagem que está baseada na

A) Teoria de Ausubel. C) Teoria de Piaget. B) Teoria de Skinner. D) Teoria de Vigotsky.

16. No currículo escolar, a transversalidade pressupõe um tratamento integrado das áreas e um compromisso com as relações interpessoais no âmbito da e scola. No planejamento semestral de atividades, para trabalhar a transversalidade nas aulas de uma professora do Ensino Fundamental, foram observados os seguintes elementos.

I A ética trabalhada em duas atividades, separada dos conteúdos da disciplina por ser uma nova área do currículo.

II A prioridade no ensino de conteúdos conceituais.

III A consideração das noções e emoções sobre o objeto de estudo de natureza transversal.

IV A relevância das problemáticas sociais.

Os elementos do planejamento coerentes com a natureza e a didática para o ensino de temas transversais estão presentes nos itens

A) I e II. C) I e IV. B) II e III. D) III e IV.

(10)

17. A avaliação da aprendizagem é uma categoria da Didática que tem várias funções na escola de Ensino Fundamental de 9 anos. Considere as afirmações a seguir sobre a avaliação.

I A avaliação deve ser sempre subjetiva, o que garante a validez das provas escri tas. II Na avaliação formativa, a clareza dos propósitos de aprendizagem é uma premissa

básica.

III As questões de múltipla escolha são melhores para avaliar situações com várias respostas corretas.

IV A escolha de uma multiplicidade de instrumentos e de métodos de avaliação pode tornar o processo de avaliação mais significativo como elemento de aprendizagem. Das afirmações, estão corretas

A) I e III. B) I e II. C) II e IV. D) III e IV.

18. O conceito de Zona de Desenvolvimento Próximo (ZPD), desenvolvido por L. S. Vigotsky, pode ter importância significativa nas práticas de ensino, no contexto escolar. Uma professora planeja uma sequência didática tomando como base esse conceito. No quadro a seguir, estão presentes quatro ações previstas no planejamento dessa professora.

I Favorecer as interações dos estudantes entre si e dos estudantes com o professor. II Diagnosticar o que os estudantes já sabem fazer sozinhos como indicador do

desenvolvimento potencial.

III Favorecer o trabalho independente.

IV Desenvolver tarefas com diferentes níveis de ajuda.

São ações coerentes com as ideias de Vigotsky sobre a ZPD as que estão presentes nos itens

A) II e IV. B) I e III. C) I e IV. D) II e III.

19. A Didática, como campo disciplinar, tem um objeto de estudo, um marco teórico e procedimentos de estudo. Leia as afirmações a seguir sobre a Didática.

I A Didática tem como objeto de estudo os processos de ensino.

II A Didática tem como principal referência as questões pragmáticas da Pedagogia. III A Didática é um campo de pesquisas objetivas, caracterizadas pela aplicação do

método científico na produção de conhecimentos.

IV A Didática, como campo disciplinar, relaciona -se com áreas disciplinares, como a Psicologia, a Antropologia, a Sociologia, entre outras.

Das afirmações, estão corretas

A) II e IV. B) I e III. C) I e IV. D) II e III.

20. A Escola Conectada, na qual as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs ) favorecem a aprendizagem, é uma premissa da educação do século XXI. As afirmações a seguir referem-se às novas TICs e a sua aplicação no ensino.

I Para um ambiente que possa ser considerado do século XXI, as TICs devem transformar as concepções de ensino desde a formação de professores.

II O uso das redes sociais como o Facebook não é conveniente em sala de aula. III Uma limitação das TICs na sala de aula é favorecer o “ copie e cole”.

IV O uso de tablets na sala de aula pode favorecer a aprendizagem de diferentes linguagens.

Das afirmações, estão corretas

(11)

C o n h e c i m e n t o s E s p e c í f i c o s

2 1 a 3 5

21. Do oitavo ao sexto séculos a. C., o desenvolvimento político e social da Grécia acompanhou

seu crescimento econômico. A principal característica desse desenvolvimento foi a formação e o estabelecimento paulatinos da cidade -Estado, essa peculiar instituição grega. As duas cidades-Estado que gradativamente assumiram a liderança da vida política e a hegemonia econômica e em cuja história se reflete toda a história da Grécia são Esparta e Atenas. Com relação à cidade de Esparta, é correto afirmar:

A) o grupo chamado perioeci ou provincianos formava a apella ou assembleia popular, que funcionava como conselho consultivo dos reis e da gerúsia, sob controle exclusivo dos espartanos.

B) o grupo chamado espartano, residente em Esparta, dominava a população muitas vezes mais numerosa, descendentes dos povos anteriormente dominados pelos dórios, na Messênia e na Lacônia.

C) a peculiaridade de Esparta era a criação de uma organização social absoluta e única, destinada a aumentar o seu poderio militar, daí a constituição de numeroso exército formado pelos hilotas, descendentes das populações dominadas da Messênia.

D) a fertilidade das terras do vale do Eurotas possibilitou a autossuficiência agrícola, sendo seu principal produto o azeite de oliveira, fabricado, sobretudo, para exportação, pelo movimentado porto do Pireu.

22. Após a morte de Júlio César (43 a.C.), assumiu o poder em Roma um segundo triunvirato, formado por Otávio, Marco Antônio e Lépido. Marcado por intensa rivalidade, o triunvirato terminou diante da concentração de poderes nas mãos d e Otávio em 40 a.C., marcando uma nova fase na política romana: o Principado. Quanto ao período do governo de Otávio, é correto afirmar:

A) O poder repousava na força militar, mas era legitimado por magistraturas civis, atendendo tradições republicanas, po uco conciliáveis com o poder de um só.

B) Com o apoio da numerosa guarda pretoriana, Otávio aniquilou o poder do Senado, tirando -lhe por completo a administração das províncias, que ficaram sob seu governo, com o concurso de um Conselho privado.

C) Com o objetivo de fortalecer o Império, Otávio ampliou os contingentes militares, possibilitando a consolidação das fronteiras do Reno e bem -sucedidas campanhas para além do Danúbio, conquistando a Germânia.

D) O Senado concedeu a Otávio a administração de várias províncias e o comando supremo das tropas, porém, quando pretendeu o título de imperator e de sumo pontífice, despertou a oposição dos senadores, que o obrigaram a renunciar.

23. Na Idade Média, o Ocidente da Europa sofreu forte influência da Igreja. Entre essas influências, estão as concepções sobre o tempo, que incluem

I

Tempo histórico: uma repetição cíclica da “roda da fortuna”, que sujeita os homens a recorrentes períodos de prosperidade e de decadência em razão da Queda, até que ocorra o Juízo Final.

II Tempo social: festas litúrgicas, determinando para certos momentos específicos formas de agir e de pensar, de trabalhar ou repousar, de se alimentar ou de jejuar.

III Tempo político: a Paz de Deus e a Trégua de Deus, fixando onde e quando se poderia combater, de modo a proteger os não beligerantes.

IV Tempo pessoal: o cristão nascia com o batismo, reproduzia no casamento, morria após a extrema-unção e era enterrado no espaço sagrado junto à i greja da localidade.

Considerando as concepções de tempo preconizadas pela Igreja na Idade Média, estão corretas somente as afirmativas:

A) II, III e IV. B) I e II. C) I, III e IV. D) III e IV.

(12)

24. As origens das populações que habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus continuam como tema controvertido. Há mais unanimidade quando se trata do desenvolvimento da agricultura nesse território. A explicação predominante sugere que o início da agricultura ocorreu aproximadamente em 7000 a.C. A consolidação da prática agrícola após 4000 a.C. deu origem a sociedades complexas como as encontraram os europeus. Considere as afirmativas a seguir sobre a história das sociedades da América antes da chegada dos europeus.

I

O desenvolvimento da arquitetura maia se evidencia na construção de campos esportivos, de observatórios astronômicos, de sistema de irrigação e, sobretudo, nas pirâmides de pedras, com locais de ritos e sacrifícios, revelando a importância das crenças religiosas.

II

A agricultura era a base econômica dos astecas, que não conheciam a propriedade privada: as plantações eram coletivas e as colheitas, distribuídas entre todos os membros da sociedade.

III Composto de cidades autônomas obrigadas ao pagamento de pesados tributos ao Inca, tido como filho do Sol, o Império Inca atingira o seu apogeu no século XIV. IV

Considerando que as três grandes civilizações pré -colombianas eram fundamentadas na agricultura, apesar das diferenças entre elas, as religiões estavam ligadas à vida agrícola, com divindades e práticas cultuais que deveriam garantir boas colheitas. Em relação às características das sociedades americanas antes da chegada dos europeus, estão corretas as afirmativas

A) I, II e III. B) I, III e IV. C) II, III e IV. D) I, II e IV.

25. Tem sido empregado o termo Renascença para designar a civilização que predominou na Europa entre 1300 e 1650. Novas instituições e novos modos de pensar surgiram, contrastando com a ordem marcada pela cavalaria, pelo feudalismo, pela autoridade universal do papado, pelo sistema corporativo do comércio e da indústria. É correto afirmar que, no período da Renascença,

A) a alma do movimento foi o humanismo, que pode se r definido, no sentido mais amplo, como a glorificação do humano e do natural, em oposição ao divino e ao extraterreno. B) os intelectuais dessa época, admiradores da cultura clássica, renovaram os estudos da

escolástica nas universidades, uma vez que esta se baseava na filosofia de Aristóteles. C) a cultura renascentista se distingue radicalmente da cultura medieval, pois enquanto a

primeira tem interesse pela cultura greco -romana, essa última despreza os escritos de Cícero, Virgílio, Sêneca e outros escri tores associados ao paganismo da Antiguidade. D) a produção intelectual renascentista, tanto na literatura como na filosofia, foi marcad a por

um espírito fortemente anticlerical, porque o clero era visto como inimigo da razão.

26. Considerada importante nas mudanças das sociedades ocidentais, a Revolução Francesa tem sido analisada a partir de diversas abordagens. Com base no quadro geral das análises sobre a Revolução Francesa, é correto afirmar:

A) O período do Diretório foi marcado pela radicalização do processo revolucionário, uma vez que os setores populares lutavam por imprimir ao princípio da igualdade um sentido socioeconômico mais profundo.

B) A época do Terror, sob a liderança dos sans-culottes, promulgou a constituição de 1791, que institucionalizava uma sociedade burguesa, baseada nos princípios racionalistas e liberais defendidos pelo movimento filosófico do século XVIII.

C) A “reação termidoriana” assinalou o momento de retomada da alta burguesia de suas posições e a execução de seu projeto de consolidação política, social e financeira, que culminou no período napoleônico.

D) A fase do Consulado, sob a liderança de Robespierre, levou a cabo profundas reformas , que, rapidamente, desobstruíram a sociedade francesa de todos os remanescentes ligados ao Antigo Regime político, econômico e social.

(13)

27. O trecho do documento a seguir trata do funcionamento da Colônia de Connecticut nos territórios colonizados pelos ingleses na América.

"Visto que houvera por bem do Deus Todo -Poderoso, pela sábia disposição de sua divina providência [...] estamos agora coabitando e morando à beira do rio de Conectecotte [...]. E sabendo perfeitamente que onde as pessoas estão reunidas juntas a palavra de D eus exige que para manter a paz e a união dessa gente haja um Governo ordenado e decente [...] a fim de ordenar e dispor os assuntos do povo em todas as ocasiões [...] para manter e preservar a liberdade e a pureza do evangelho [...] que ora professamos, c omo também a disciplina das Igrejas, que, de acordo com a verdade do dito evangelho, é agora praticada entre nós; como também em nossos Assuntos Civis ".

(SYRETT, Harold C. (Org.). Ordens Fundamentais de Connecticut – 14 de janeiro de 1639. In: Documentos

históricos dos Estados Unidos . São Paulo: Cultrix, 1993. p. 25 -26.)

Considerando esse fragmento textual e a análise histórica sobre a colonização inglesa na América, é correto afirmar:

A) A defesa da liberdade como base da pureza doutrinária refletia no tr atamento dado aos escravos, pois, reconhecendo sua dignidade, impedia que os senhores os tratassem com violência.

B) As treze colônias inglesas na América do Norte diferenciavam -se por completo das colônias ibéricas, pois naquelas predominou a pequena prop riedade rural, cultivada pela mão de obra familiar.

C) Os “pais peregrinos” (Pilgrim Fathers) do navio Mayflower é o mais conhecido grupo de colonos que deixou a Inglaterra reagindo ao radicalismo puritano , no período da ditadura de Cromwell.

D) A formação das colônias inglesas na América sofreu influência, muitas vezes, da conjuntura religiosa do Estado metropolitano.

28. O século XIX foi marcado por uma competição entre os países industrializados da Europa, à qual se seguiu uma repartição das áreas “ocupáveis” do mundo. Essa nova expansão colonialista é geralmente referida como “partilha da África” e “partilha da Ásia”. À luz dessas considerações, analise as seguintes afirmativas:

I

As técnicas militares europeias aplicadas no processo da conquista e dominação dos territórios inviabilizaram as reações das populações nativas, cuja elite vinha a ocupar postos na estrutura político-administrativa implantada pelo dominador.

II

Uma das justificativas desse colonialismo foi a ideia da superioridade racial: se os Estados europeus subjugavam outros povos, o domínio se devia a alguma qualidade própria do dominador que o diferenciava do dominado.

III

A colonização apresentava-se como inspirada em um ideal altruísta, apoiado em valores morais e religiosos ocidentais: extinguir as guerras intertribais e as expedições escravagistas na África, por exemplo.

IV

A nova expansão colonial é influenciada pelo estágio alcançado pelo capitalismo, minimizando as rivalidades entre as potências industrializadas, uma vez que todas tinham “um lugar ao sol”, como denominavam os alemães.

Em relação ao colonialismo do século XIX, estão corretas apenas as afirmativas A) I e II.

B) II e III. C) I e IV. D) III e IV.

(14)

29. Durante o período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, o quadro político da Europa sofreu muitas alterações. Algumas delas são vistas como repercussões do primeiro conflito, enquanto outras são consideradas antecedentes do segundo. Considerando o quadro político da Europa no período entreguerras, ana lise as seguintes afirmativas:

I

As instituições da democracia liberal, típicas dos países vitoriosos na Primeira Guerra Mundial, se propagaram por toda a Europa oriental: Polônia, Hungria, Romênia, Iugoslávia, Grécia e Turquia.

II

Nos países em que a democracia já se consolidara, modificou -se profundamente a relação entre a iniciativa privada e o papel do Estado, em decorrência de políticas adotadas durante o período do primeiro conflito.

III

As relações entre os poderes executivo e legislativo sofreram grandes alterações: em algumas nações o executivo assumiu funções tradicionais do legislativo, em outras nações o legislativo sobrepujou o poder executivo.

IV

Nos estados democráticos, os agrupamentos organizados (como sindicatos e associações profissionais), tradicionais interlocutores do Estado, entraram em crise, afirmando-se uma sociedade individualista, que buscava garantir o direito de cidadania a cada pessoa.

Analisando o quadro político da Europa no período entreguerras, estão corretas a penas as afirmativas:

A) I, II e III. B) II e III. C) II e IV. D) I, II e IV.

30. Na história política de Portugal, no século XVIII, destaca-se a figura do marquês de Pombal, que foi ministro do rei D. José I (1750 -1777). A política do marquês de Pombal tinha em vista modernizar o Reino. Um acontecimento importante da política pombalina foi

A) a reorganização administrativa da colônia, que foi dividida em dois Estados: Maranhã o (capital: São Luís) e Brasil (capital: Salvador), com vistas a ajudar melhor os donatários. B) a diminuição dos monopólios metropolitanos sobre o Brasil, que atravessava um período

de grande prosperidade na mineração aurífera.

C) a expulsão dos jesuítas de Portugal e de todos os seus domínios e a diminuição da influência da nobreza, com o objetivo de fortalecer o Estado.

D) a extinção da Companhia Geral do Comércio do Grão -Pará e Maranhão e a criação da Companhia Geral do Comércio do Brasil, que garantiria para a Coroa todos os lucros do “exclusivo” metropolitano.

31. No Brasil, os dois grandes partidos do Império se constituíram em fins da década de 1830 – o Conservador e o Liberal. Alinhando a elite política do Império, esses partidos lutavam para obter prestígio e benefícios para si próprios e sua gente. Ao mesmo tempo, em um plano mais amplo, deveriam lidar com temas que diziam respeito à organização do Estado, às liberdades públicas, à escravatura, entre outros. Sobre essa temática, analise as seguintes afirmativas:

I

A introdução dos temas de maior representação e a ênfase no papel da opinião pública resultariam da presença de profissionais das cidades no Partido Conservador, sobretudo após 1860, com o desenvolvimento urbano e o aumento do número de pessoas com educação superior.

(15)

II

Um império estável e unificado é a principal defesa do Partido Conservador, form ado pelos donos da terra fluminense, estritamente vinculados à Corte pela geografia e por seus negócios, e pelos proprietários rurais da Bahia e de Pernambuco, que viveram as experiências de lutas pela autonomia regional, com conteúdo popular.

III

As transformações socioeconômicas no Centro-Sul, sobretudo após 1870, geraram uma classe baseada na produção cafeeira, que constituiu o núcleo principal do Partido Liberal e assumiu um dos aspectos principais da descentralização: a autonomia provincial.

IV

As divergências entre a elite política não chegaram ao ponto de fragmentar o Império porque, entre outras coisas, esse segmento fora homogeneamente educado, com uma concepção hierárquica e conservadora, favorável à implantação de uma política cujo objetivo era o da construção de um Império centralizado.

Em relação à vida político-partidária do Império, estão corretas as afirmativas A) II, III e IV. B) I, III e IV. C) I, II e III. D) I, II e IV.

32. Na segunda metade do século XIX , são mais notórios os episódios que evidenciam mudanças no regime da mão de obra no Brasil. Com relação a essa época em que coexistem o trabalho escravo e o trabalho livre, é correto afirmar:

A) As secas que assolavam periodicamente alguns estados do Nordeste e as crises na extração da borracha no Norte do país explicam o intenso tráfico interprovincial de escravos em direção ao Centro-Sul, após 1870.

B) A mentalidade de alguns setores dirigentes do Império foi influenciada pela argumentação racista, que considerava negros e mestiços como seres inferiores e defendia a necessidade urgente de europeizar o Brasil, com a vinda de imigrantes.

C) A maioria dos imigrantes que veio para São Paulo era proveniente da Itália ; no entanto, a estabilidade e a prosperidade que se seguiram à unificação deste país interromperam esse fluxo imigratório após 1885.

D) A extinção do tráfico de escravos em 1850 provocou a liberação de capitais dos proprietários rurais, que passaram a ser investidos nas iniciativas para atrair imigrantes europeus e dispensaram o concurso do Estado nessa questão.

33. Tratando do início da República no Brasil, o historiador Boris Fausto afirma que “os vários grupos que disputavam o poder tinham interesses diversos e divergiam em suas concepções de como organizar a República”. A Constituição, promulgada em 1891 e inspirada no modelo norte-americano, consagrava a República federativa liberal. Sobre essa temática, leia as afirmativas que se seguem:

I

À União cabia a cobrança dos impostos de importaç ão, o direito de criar bancos emissores de moeda, de organizar as Forças armadas nacionais e de intervir nos Estados para restabelecer a ordem, a fim de manter a forma republicana federativa. II

O Poder Legislativo foi mantido nos moldes do Império: a Câmara de Deputados, eleitos em cada Estado, em número proporcional ao de seus habitantes, com mandato de três anos, e o Senado, com três senadores por Estado, com mandato vitalício.

III

Os direitos à propriedade, à segurança pessoal e à liberdade , inclusive na esfera religiosa, foram consagrados aos brasileiros e estrangeiros residentes no país , com a separação entre a Igreja e o Estado e a extinção de uma religião oficial no Brasil.

IV

Foi instituído o sistema de voto direto e universal , consagrando esse direito a todos os cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, maiores de 21 anos, excluídas algumas categorias (analfabetos, mendigos e praças militares).

Quanto ao modelo em vigor nos anos iniciais da República no Brasil, estão corretas as afirmativas

(16)

34. Reduzida a uma fórmula muito simples, a “Revolução de 1930” mostra -se como uma revolta contra o governo por parte daqueles que foram derrotados e espoliados por uma eleição cujos resultados não aceitavam. Porém, a análise da conjuntura nacional chama a atenção para a presença de forças sociais que dariam ampla dimensão ao movimento, que é visto como um marco de nova etapa na vida política e econômi ca do País. Sobre esse contexto, analise as seguintes afirmativas:

I

Grupos desvinculados da economia cafeeira, embora não exprimissem interesses industriais, reivindicavam distintas aspirações e faziam da reforma política o centro de seu programa, utilizando-o como instrumento de pressão contrário às forças hegemônicas.

II

Durante os trinta anos iniciais da República, a indústria experimentou um processo de desenvolvimento contínuo e regular, favorecendo a formação de uma burguesia industrial, com suficiente peso social, cujos interesses fundamentais se chocavam com o grupo cafeeiro.

III

A apropriação do considerável excedente econômico gerado pelo café possibilitou a formação de um grupo social poderoso, com força suficiente para consagrar o princípio da ampla autonomia estadual e alcançar, ao mesmo tempo, o controle da União.

IV

Os embates de interesses entre as várias facções socioeconômicas favoreceram a formação de partidos representativos de correntes nacionais de opinião, com claras expressões programáticas, que contemplavam tanto os interesses agrário -exportadores quanto as reivindicações da classe operária.

Analisando a conjuntura nacional que antecedeu a Revolução de 1930, estão corretas as afirmativas

A) I e II. C) I e III.

B) II e IV. D) III e IV.

35. As sociedades, frequentemente, fazem uso de eventos do passado na construção de suas identidades. Isso se reflete no Pórtico erguido na entrada da cidade de Natal.

O referido Pórtico faz alusão à cultura e à história do Rio Grande do Norte, na medida em que

A) exalta personagens decisivos na conquista do litoral e na fundação da capital potiguar. B) representa figuras significativas de tradições ocidentais difundidas por colonizadores. C) homenageia agentes do processo de ocupação territorial sob tutela da Igreja Católica. D) sintetiza crenças e valores relacionados com as etnias que formaram o povo brasileiro.

(17)

Referências

Documentos relacionados

Além do diagnóstico, como o tratamento invasivo da doença renovascular (angioplastia, cirurgia e “stents”) nem sempre resulta em sucesso total em decorrência da duração

Acredito que com isso podemos entender como funcionava, brigávamos o tempo todo, eu estava errado o tempo todo, sentia raiva e ciúmes o tempo todo (ela tinha muitos

Se o nome do host do equipamento foi registrado no servidor DNS ou WINS, você pode inseri-lo.. Clique em [Configurações

Definitivamente, após verificação da sua conformidade com as especificações contidas na proposta apresentada e/ou no edital e seus anexos, no prazo máximo de

http://al.sesi.org.br/licitacoes-e-editais. O edital de licitação e seus anexos poderão ser solicitados pelo e-mail licitacao@al.senai.br ou pelo Portal da

MPO do FEHIDRO. 24 2855 Não- reembolsável Prefeitura Municipal de Rafard Implantação da Setorização em zonas de pressão da rede de distribuição de água, bem como

O uso do ácido zoledrônico não é recomendado em pacientes com insuficiência renal grave, uma vez que os dados clínicos de segurança e farmacocinética nessa população

O uniFLOW permite fazer as duas coisas - as impressoras locais podem ser usadas para imprimir trabalhos pequenos, mas os trabalhos grandes podem ser encaminhados para uma fila