• Nenhum resultado encontrado

A Marca da Qualidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Marca da Qualidade"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Carapicuíba, abril de 2012

Ano III - nº 16

da Cofibam

Treinamento

Os novos brigadistas

Com a união e o esforço de todos os colaboradores, a empresa foi

aprovada nas duas Auditorias de Qualidade efetivadas neste mês de abril.

A Cofibam confirmou novamente seu compromisso com a qualidade na

5ª Auditoria de Acompanhamento da ISO 9001:2008 e Auditoria VDA 6.3.

(2)

02

A tradição da Festa de Páscoa segue através dos séculos sendo comemorada por diversas culturas. Para os cristãos é sinônimo da ressurreição de Cristo. Na cultura judaica é o período em que os israelitas fugiram do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II.

Na cultura moderna a imagem do coelho é relacionada pelo comércio dos ovos de chocolate. Na realidade, o coelho é símbolo de fertilidade e como a Páscoa é ressurreição, nada melhor que os coelhos com sua notável capacidade de reprodução para representar essa fertilidade.

Páscoa, religião e ovos de chocolate

- Está chegando a XV Edição da SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Mais uma vez, o objetivo é promover a realização de palestras com temáticas relacionadas à prevenção de acidentes de trabalho.

- No dia 06 de abril, o Departamento de Segurança do Trabalho efetivou a limpeza periódica da Caixa D'água, além da dedetização e desratização de todos os ambientes. Esse é um trabalho semestral e que visa manter todos os departamentos da empresa em perfeito estado de higienização para preservar a saúde de seus colaboradores.

- No mês de fevereiro houve a manutenção e a recarga dos 66 extintores espalhados em vários pontos da fábrica e áreas do setor administrativo.

Notas

Está previsto para maio o início das aulas do Curso de Informática destinado aos colaboradores da empresa.

Os interessados devem procurar o Departamento de Recursos Humanos.

(3)

Agnaldo Andrade da Rocha Eduardo Cezar Ribeiro Luiz Guerra Filho

Alvina Maria da Silva Elias da Silva Lima Marcelo Ribeiro de Souza

Adriano Ricardo dos Santos Eduardo Pereira do Nascimento Marcelo Cristino de Araújo

Alexandra de Araújo Edmir José do Nascimento Neulman Aparecida da Silva Oliveira Almir Aparecido Alves Fernando Souza de Oliveira Rafael Gomes Pereira

Audêncio Álvaro Lisboa Jesse Ferreira Conserva Ricardo Miranda do Nascimento Bruno de Jesus Tavares Jesse Nunes Galdino Rogério Ferrari Esposito

Claudenir Alves Dias Jonildo André Rogério Felipe dos Santos

Carlos Napoleão da Silva Júnior Josivan Bezerra de Melo Saulo Oliveira dos Santos Claudemir de Andrade Junqueira Luzia Aparecida de Carvalho Shirley Romão Cesário Drailton Guedes de Oliveira Luis Carlos da Silva Costa Tatiane Cristina Camargo

Brigada de Incêndio

Uma nova equipe de colaboradores participou do treinamento de Brigada de Incêndio realizado no dia 04 de fevereiro, na empresa Work Fire e está apta para agir em situações de perigo e emergência.

É importante conhecer esses profissionais, que no período de um ano serão nossas referências perante princípios de incêndios, abandono de área e primeiros socorros.

No próximo dia 16 de maio está prevista a realização da XV Campanha de Vacinação contra o Vírus da Gripe Sazonal e Pandêmica (H1N1).

A vacinação é direcionada aos colaboradores da empresa, terceirizados e estagiários.

No ano passado a Campanha contou com a participação de 90% dos trabalhadores e um total de 199 doses aplicadas.

(4)

04

A Cofibam fez uma homenagem às suas colaboradoras em reconhecimento ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08 de março.

Afinal, sabemos que ser mulher vai muito além das funções profissionais da sociedade moderna. A mulher tem o dom de gerar a vida, ser mãe, avó, esposa, nossa inseparável companheira.

À mulher foi concebida a sensibilidade, paciência e a capacidade inabalável de lutar por seus ideais, deixando a nós, homens, a grata função de aplaudi-las com respeito e admiração. Afinal, quis Deus agraciar-nos com a existência de um ser com tamanha beleza, a quem carinhosamente chamamos de mulher.

Um dia especial às mulheres

Auditoria ISO 9001:2008

Avaliação VDA 6.3

A Cofibam foi submetida a 5ª Auditoria de Acompanhamento do terceiro ciclo da Norma NBR ISO 9001:2008 com avaliação realizada nos dias 10 e 11 de abril.

Os trabalhos de avaliação envolveram as atividades dos departamentos: Comercial, Produção, Manutenção, Recursos Humanos, Recebimento/Expedição (Logística), além de verificar projetos e o desenvolvimento e fabricação de Cabos Elétricos Especiais.

A Auditoria foi realizada por Massau Mafoi (Auditor Líder) e Adriana Cristina Azzola Pereira (Auditora de Produtos) e recebeu avaliação positiva, sem nenhuma não conformidade.

A previsão é de que no mês de outubro seja agendada a Auditoria de Recertificação do Sistema de Gestão ISO 9001:2008.

A Auditoria do VDA 6.3 foi realizada no período de 18 a 20 de abril e enfatizou a avaliação dos procedimentos que fazem parte do fluxo de produção dos cabos destinados a Volkswagen.

Os auditores visualizaram uma melhora significativa com relação ao primeiro resultado, enfatizando a organização fabril, mas destacaram pontos chaves que ainda requerem uma maior aderência quanto aos requisitos do VDA 6.3 versão 2010. O novo plano de ação para adequação desses pontos está em fase de definição, sendo que, os envolvidos serão notificados de acordo com o novo planejamento a ser traçado.

Os trabalhos relacionados a Auditoria da VDA 6.3, assim como na Auditoria de Acompanhamento da ISO 9001:2008 contaram com a supervisão do Coordenador do Sistema de Gestão da Qualidade, o Engenheiro Jeronimo Guandalini Marinho e da Analista de SGQ, Daiane Duarte de Souza.

(5)

De acordo com a Obra “Cobre – Saúde, Meio Ambiente e Novas Tecnologias”, o mineral é rico nas propriedades antimicrobianas e era utilizado no passado por ser considerado útil por seus poderes no combate a feridas e doenças de pele.

Os antigos egípcios usavam o cobre para esterilizar feridas e obter água potável. No ano 400 a.C, os romanos e os astecas utilizam o mineral para tratamento de doenças e os persas e índios tratavam furúnculos, infecções oculares e úlceras venéreas. Os egípcios e os romanos também usavam instrumentos cirúrgicos de cobre e bronze como agulhas e facas.

Com a descoberta dos micróbios no Século XIX, cientistas começaram a compreender os processos nos

quais o cobre servia para os propósitos de cura. Desde então, o cobre passou a ser reconhecido por seu efeito higiênico na luta contra as infecções hospitalares.

Pesquisas comprovam que instrumentos elaborados com cobre têm cerca de 95% menos micro-organismos, comparado com os mesmos utensílios feitos com materiais padrões, como o aço inoxidável.

Esses estudos demonstraram que os micro-organismos precisam de

cobre para sobreviver, mas n ã o r e s i s t e m a u m a superfície feita de cobre.

Em pleno mês de Natal, o papai Diego Rodrigo Mendes Barbosa comemorou a chegada da pequena Júlia. Na mesma época, Rafael Gomes Pereira abriu aquele sorriso com o nascimento de Isac.

Pedro Henrique também nasceu no mês de Papai Noel e deixou o papai Fernando Souza de Oliveira todo orgulhoso com a chegada do herdeiro.

No dia 08 de fevereiro, foi a vez da bela Geovana dar as boas-vindas à família de Gilson Getúlio Neste mês de abril, Letycia passou a ocupar o cargo de princesinha na vida de Elias de Oliveira Vitorino.

Mas surpresa mesmo teve o companheiro Alessandri de Campos Santiago, que festejou em dose dupla o nascimento das gêmeas Thabata e Thauany.

Nascimentos

Que os novos colaboradores sejam felizes na execução de suas funções profissionais Aguinaldo de Almeida Rodrigues

Isaque Lima da Silva Kleber Macedo Miranda Luiz Felipe Carvalho Brisola

Prata da Casa

A informação visa despertar a população sobre o uso e o consumo dos alimentos, incentivando a adoção de atitudes concretas.

Estatísticas:

- Há 800 milhões de pessoas desnutridas no mundo. - 11 mil crianças morrem de fome a cada dia.

- Um terço das crianças de países em desenvolvimento apresenta atraso no crescimento físico e intelectual.

- Uma pessoa a cada sete padece de fome no mundo.

Tesouro jogado fora:

O Brasil é um dos principais produtores de alimentos do planeta, mas em contrapartida joga fora cerca de R$12 bilhões em alimentos que poderiam alimentar 30 milhões de pessoas carentes.

Consciência:

Não desperdice! Não jogue comida fora! Coloque aquilo que você realmente vai comer em seu prato… Peça o que você vai comer de verdade…

(6)

Participantes: Edson de Sousa Luis Carlos da Silva Audêncio Álvaro Lisboa Hamilton Pereira dos Santos Júnior Rafael Gomes Pereira Auderi Álvaro Lisboa Hermenegildo D. Santos Júnior Raimundo Pereira da Silva Diego Rodrigo Mendes Barbosa Hugo Leonardo Silva Poleti Rogério Felipe dos Santos Elias da Silva Lima Jesse Ferreira Conserva Saulo Oliveira dos Santos

Eduardo Cezar Ribeiro Jeferson da Silva Leite Valcir Avelino

Elias de Oliveira Vitorino José Carlos da Silva Valter Vanderlei de Lira

Curso de Empilhadeira

A Cofibam realiza periodicamente o Curso de Formação e Reciclagem para Operador de Empilhadeira com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho e proporcionar melhor desempenho nas atividades com estes veículos.

O treinamento foi ministrado nos dias 03 e 10 de março para 20 colaboradores e contou com a coordenação do Técnico em Segurança do Trabalho, Carlos Napoleão da Silva Júnior.

O racionamento de água tornou-se uma das temáticas ambientais mais importantes da atualidade, uma vez que estudos demonstram que esse bem tão importante para a sobrevivência humana está cada vez mais escasso.

Estudos comprovam que 70% da água consumida no mundo são utilizadas na produção de alimentos, cabendo 22% à indústria e apenas 8% para o consumo da humanidade.

Isso sem esquecer que boa parte destes 8% de água disponível ao consumo humano encontra-se em situação degradante em rios poluídos ou desperdiçados pelas pessoas nas atividades domésticas do dia-a-dia.

Com a falta de água, a expectativa é que dos sete bilhões de pessoas existentes no planeta, cerca de 900 milhões não tenham acesso a esse recurso hídrico para sua sobrevivência. Até o ano de 2025 apenas dois terços da população mundial terá acesso limitado a água.

Faça sua parte, utilize água com inteligência e garante às futuras gerações o direito de usufruir deste recurso natural.

O uso consciente da água

É isso mesmo!!

Fotografe você e sua Mãe e entregue sua criação ao Departamento de Recursos Humanos

até o dia 7 de maio. O material será publicado

em nossos Informativos.

Referências

Documentos relacionados

Assistência Social, habilitação, recebimento de propostas, quais os processos que precisam ser abertos, para evitar descontinuidade dos serviços e atendimentos a população –

POSTO ISSO, dou provimento ao recurso para condenar a Companhia Mutual de Seguros, solidariamente, ao pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$3.000,00 (três mil

Requer-se, ainda, a absolvição dos réus HUGO JOSÉ DE OLIVEIRA FERREIRA, OSVALDO AGUIAR DA SILVA JÚNIOR, GILBERTO ANDRADE SILVA, WANCLEYTON CRUZ DOS SANTOS, MARIO

Pelas percepções dos dois docentes, podemos ver a preocupação quanto à redução da História a conhecimentos com viés utilitários, distanciando o trabalho da disciplina de sua

do j a importancia de 5:239^553000 rs, , da qual pode contar ter verdadeiramente gasto a terca parte, por quanto os objectos das mais despozas , que ella fez, os tern todos em seu

SILVIO RICARDO LIMA SILVA HOMOLOGADA ROGERIO PEREIRA DOS SANTOS HOMOLOGADA MARLENE AMERICA DA SILVA HOMOLOGADA WILLIAM DOS SANTOS MENDES HOMOLOGADA ELONEIDE DA SILVA SOARES

Assim, sugerem-se pesquisas mais detalhadas que comparem esses softwares de Avaliação postural fotogramétrica, principalmente quando diz respeito aos programas SAPO® e

À luz do conceito de globalização perversa, explicitado por Milton Santos (2003), faz-se a análise desse fenômeno social, entendendo- o como expressão de conquista de