• Nenhum resultado encontrado

' T V " ' 9? REUMIAO DA CNE CONTINUAÇÃO DA DISCUSSÃO DA AGENDA RELATIVA A SESSÃO DE E NOVOS PONTOS PROPOSTOS A DISCUSSÃO DA CNE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "' T V " ' 9? REUMIAO DA CNE CONTINUAÇÃO DA DISCUSSÃO DA AGENDA RELATIVA A SESSÃO DE E NOVOS PONTOS PROPOSTOS A DISCUSSÃO DA CNE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1 jhÍL<[ ' T V " ' C O M Í S S À O N A C i O N A L D A S E L E ! Ç Õ E S (Decreto-Lat n.° 33-B^76, de 3 3 de Janeiro) 9? REUMIAO DA CNE 9.3.76

CONTINUAÇÃO DA DISCUSSÃO DA AGENDA RELATIVA A SESSÃO DE 5.3.76 E NOVOS PONTOS PROPOSTOS A DISCUSSÃO DA CNE

1. PERÍODO ANTES OA ORDEM DO DIA (30 m) -Expediente

-Outros Assuntos

2. PROPOSTA DE ORDEM DO DIA 2.T. Instalações da CNE

2.2. Funcionamento efectivo dos GT; acuidade do problema face (entre outros) ao Decreto-Lei 93-C/76;

- montagem de esquemas de trabalho; - sua consagração no regimento;

- prioridade do trabalho na CNE sobre quaisquer outras funções. 2.3. Designação de delegados

2.4. Pouco realce dado pelos orgãos de informação ao ultimo comuni^ cado da reunião da CNE. (24.2.76)

2.5. Proposta de alteração ao Decreto-Lei 595/74 (Lei dos Partidos). 2.6. Proposta de alteração ao Decreto-Lei 93-C/76 (Lei do Sistema

Eleitoral).

2.7. Anomalias surgidas nas operações do recenseamento. Críticas feitas por diferentes partidos designadamente quanto a ilegali^ dades cometidas em Penafiel.

2.8. Contactos tidos pelo Sr. Dr. Anselmo Rodrigues com o Sr. Governa dor Civil de Braga. Suge3#ãoÍ desta ultima entidade no sentido da deslocação a Braga de um ou mais elementos da CNE.

2.9. Coordenação de ácção junto dos CTT com v1st* a recepção dos vo­ tos dos emigrantes.

(2)

C O M i S S Ã O N A C t O N A L D A S E L E t Ç Õ E S

fO e o re to -L e t n.° S3-B/7B, d e SB d e Janeiro)

ACTA M9 $

Aos nove dias do mês de Março de mil novecentos e setenta e seis na sala de reuniões do quarto piso do Ministério da Administração Interna teve lugar o plenário da Comissão Nacional das Eleições sob a presidência do Juiz Conse­ lheiro Dr.Adriano Vera Jardim, com a presença de todos os seus membros com excepção dos Drs. Jorge Miranda e Albuquerque e Sousa.

Secretariaram a Comissão o Dr. Antonio Emilio de Almeida Azevedo estando ainda presentes as secretarias, Senhoras D. Ivone Gaspar e Isabel Maria Martins.

Pelo Senhor Presidente foi dado inicio a sessão eram cerca das quinze horas. 1. ANTES DA ORDEM DO DIA

Em período de antes da ordem do dia foram apreciadas duas questões,tra­ zidas a sessão pelo grupo de trabalho de "Interpretação jurídica" que seguem:

- Requerimento de José Henrique Cutileiro Navega reclamando da sua não inscrição no recenseamento eleitoral do corrente ano. 0 GT foi do pa­ recer que:

"Não compete a esta Comissão pronunciar-se sobre o direito de

eleitor do requerente, mas aproveita-se a oportunidade para lhe indita car o meio de que devera lançar mão para a resolução do seu proble­ ma. Devera, até 12 de Março corrente, e nos termos do art. 26, n91 do Dec.Lei n9 25-A/76, de 15 de Janeiro, reclamar perante a comissão de recenseamento da injustiça de que se julga vítima e, no caso de

indeferimento, recorrer para o juiz de direito da respectiva comarca

(cit. Dec.-Lei, art. 27, n9 1)".

Posto a discussão.foi o transcrito e aprovado por unanimidade

e deliberado dar conhecimento escrito ao requerente.

- Carta de João Alexandre C. Almeida em que deseja saber se com a publi­ cação do Dec.Lei 93-A/76 se abre ou não um novo prazo para tentar remover as inelegibilidades.

(3)

C O M t S S Ã G N A C i O N A L O A S E L E i Ç Õ E S

[D e c re to -L e ! n.° S3-B/7B, d e a s d e Janeiro) 2.

0 Grupo de interpretação jurídica formula o parecer de que : " Em face do disposto no artP 69, alínea d) do Dec.Lei 93-A/76 e lic ito requerer em qualquer momento ao Tribunal da Relação para os efeitos deste decreto e levantamento da incapacidade eleito ­ ral ."

Depois de posto a consideração do plenário fo i, igualmente, por este aprovado com a recomendação de serddado conhecimento ao in­ teressado.

Pelo GT "Fiscalização do Recenseamento e dos Actos Eleitorais", pela voz do Dr.Anselmo Rodrigues, foi resumida a actividade dp referido grupo e a orientação a seguir quanto ã fiscalização do recenseamen­ to em especial, tendo este grupo considerado que em vista da impossi­ bilidade em que a CNE se encontra^de assegurar o controle dos dupli­ cados dos verbetes enviados, nos termos legais, a Comissão propõe que, a fiscalização seja feita por amostragem, tal como no ano transacto, utilizando para o efeito os serviços do STAPE ou de empresa que disso se encarregue, no caso de não ser possível aqueles serviços,tudo sem prejuízo de conveniente coordenação, devendo depois o trabalho ser submetido a Comissão Nacional das Eleições atravez do''grupo de traba­ lho de fiscalização".

Tendo sido submetida a proposta que antecede ao parecer da Comissão aprovou esta que se oficiasse, com urgência, ao STAPE de acordo com o proposto pelo GT.

0 Snr. Tenente Cor. Ramalho Mira abordou a questão da conciliação das funções dos membros da C.N.E. e do futuro acto de votaçao que a cafmr

cumprir, procurando solução que obste a que tais deveres se

contrariem.

A Comissão foidde parecer não ser de prever que surga a eventualidade apontada e, caso surga, não havertoutra solução que procurar reduzir os seus inconvenientes pondo sempre de lado qualquer situação de pre­ vi legio.

0 Dr. Pinto Machado resumiu os problemas que de momento preocupam o GT das "eleições no estrangeiro" designadamente o referente ao recen- ceamentona União Soviética e Suiça onde tem surgido dificuldades que levaram ao cancelamento dessas operações e, ainda, o relativo ã

(4)

ex-C O M Í S S Ã O N A O O N A L D A S E L E i Ç Ú E S

[D e c r e to -L e ) n.° SS-B/7B, d e 3 3 de J an eiro) 3.

pedição do voto do emigrante pelo correio que nos termos da Lei terá de ser feito ate 25 de Abril.

Chamou a atenção para o facto de o dia 25 de Abril ser um domingo, sucedendo que em muitos países os serviços dos correios estão en­ cerrados, pelo que esta expedição ou tera de ser feita no dia 26 ou^antecipadamente^para 23 ou 24.

0 Snr.Dr. Vitorino de Queiroz deu conhecimento a Comissão das opera­ ções de recenseamento no estrangeiro que contra a opinião generali­ zada tem decorrido com pouca afluência prevendo-se um numero que não excede muito os cem mil recenseados e referiu alguns números re­ lativos a sondagens feitas junto dos consulados portugueses. Referiu estar em estudo nos serviços do MAI providencia legislativa prevendo o prolongamento do prazo do voto do emigrante ate 26 Abril. A Comissão solicitou do Dr. Vitorino de Queiroz uma informação mais completa so­ bre esse projecto em estudo para depois se debruçar sobre o assunto. 0 Snr. Presidente pôs aconsideração do plenário a vantagem que julga ex istir em se estabelecer um mais intimo contacto e coordenação entre a Comissão Nacional das Eleições e os Departamentos do Estado interessa­ dos no processo eleitoral propondo que a CNE expressasse junto do Snr. Primeiro Ministro e do próprio Conselho da Revolução este modo de ver,

apenas no intuito da maior proficiência na acção da Comissão com a di­

gnidade que esta entender não poder nem dever pôr de parte.

Tendo sido aprovada por unanimidade a proposta, foi designado para o desempenho da missão o Snr.Comandante Fuzeta da Ponte.

Entrando-se seguidamente pa ORDEM DO DIA 2.1 - Instalações da CNE

ODDrtr Vitorino de Queiroz informou a CNE poder dispõr das insta­ lações na Av. D.Carlos, n9 134-79 para as reuniões de alguns gru­ pos de trabalhos da Comissão. Como ali estão a funcionar os serviços de escrutino relativos ao próximo acto eleitoral a realizar no

(5)

estrangeiro e outros serviços relacionados com a Comunicação Spcial prupahaque ali tivessem as suas reuniões os GT "Tempo de Antena" e "Eleições no Estrangeiro", podendo os grupos dispor de duas salas. A solução que referiu ê consequência de o STAPE não ter possibilidade de dispensar outros compartimentos na Rua Augusta que^como referiu o Dr. Pinto Machado^são exíguas para o trabalho do proprio secreta­ riado Executivo Permanente.

0 Senhor Presidente propos e a Comissão concordou que pelo Snr. Coman­ dante Fuzeta da Ponte e Dr. Vitorino de Queiroz fosse efectuada uma diligência junto do Senhor Ministro da Administração Interna sobre este assunto.

2.2 Funcionamento efectivo dos GT; acuidade do problema face (entre outros)-^ do Dec.Lei 93-C/76; montagem de esquemas de trabalho; sua consagração no regimento;prj.oKidg&de trabalho na CNE sobre quaisquer outras funções

Na apreciação'deste ponto foi evidenciada a necessidade de a CNE manter contactos directos e mais amplos com os meios da comunicação social jã que e prámodial a função que cabe a Comissão 39 esclarecimento objectivo dos cidadãos.

Nesse sentido referiu o Snr.Com.Fuzeta da Ponte estar em estudo a ela­ boração de programas que utilizem os meios de comunicação mais impor­ tantes (imprensa, rádio e televisão) e que se destinam a esse trabalho de esclarecimento.

Foi no ambito da discussão abordada a importância do disposto no artP 679 do Dec.Lei 93-C/76 sugerindo o Dr. Vitorino de Queiroz a u t i l i ­ zação do telex do MAI que esta ao dispor da CNE.

A Comissão aprovou^ deliberação entregando ao GT Esclarecimento e Coordenação da Informação os contactos nesta matêria^dando-lhe carta branca no seu sector.

0 Snr. Dr. Vitorino de Queiroz pos ã apreciação da CNE sugestão do STAPE no sentido de aquel§§"§omunicados de caracter específico rela­ cionados com o processo de recenseamento em curso, de orientação para os cidadãos, que houvesse que difundir,pudesaaisê-lo sob os auspicios da CNE^o que a Comissão aprovou se fizesse.

C O M t S S À O N A C t O N A L D A S E L E t Ç Ú E S

[D a c re to -L e i n.° 33-B/76. de S 3 d e J a n eiro)

(6)

C O M t S S À O N A C i O N A L O A S E L E t Ç Õ E S

(D ec re c o -L e ) n.° S 3 -B ;7 6 , d e 3 9 d e Janeiro)

5.

3 Designação de delegados terriro riais

Confirmada pela Comissão a designação dos delegados efectuada na reu­ nião anterior.

0 Snr. Dr. Pinto Machado levantou a hipótese de a Comissão dispôr de um delegado no Rio de Janeiro que pude

de parte pela Comissão, em votação por maioria?dado não ser legal a nomeação de delegados no estrangeiro, como resulta da lei*

4 ^ Pouco r e a lc e dado pelos orgãos de inform ação ao últim o comunicado da re u n iã o da CNC ( 2 4 .2 .7 6 ) .

A Comissão d e c id iu r e t i r a r da agenda e s t e ponto por o c o n s id e r a r u ltr a p a s s a d o .

5 P ro p o sta de a l t e r a ç ã o do Dec. Lei 595/74 Lei dos P a r­

ti dos

0 Dr. Manuel V ito rin o de Queiroz comunicou ao p le n á r io que o Min^ da A dm inistração In te rn a r e s o lv e r a r e t i r a r de d iscu são do Conselho de M in istro s o p r o je c to de a l ­ te ra ç ã o d e s te d e c r e t o , p r o je c to que ja r e f e r i r a ao p l e ­ n á r i o , em v ir tu d e da evolução da s itu a ç ã o fa c e a d e c i ­ são do Conselho da Revolução de a n u la r o despacho de i 1e g a li zação do MRPP.

0 p l e n á r io co n sid ero u assim da f a l t a de o p o rtu n id a d e em

d i s c u t i r a m a té r ia , incluída neste ponto da Agenda.

6 P ro p o sta de a l t e r a ç ã o do Dec. Lei 93-C/76 ( l e i do s i s ­

tema e l e i t o r a l ) .

0 Dr. Manuel V ito rin o de Queiroz r e la to u ao p le n á rio , as d if i c u l d a d e s que o r e s p e c tiv o grupo de t r a b a lh o encon­ tro u em face da i n s u f i c i ê n c i a de m a té ria norm ativa que p erm ita uma e f e c t i v a f i s c a l i z a ç ã o das co n tas dos p a r t i ­ dos p o l í t i c o s e das suas r e c e i t a s e despesas r e l a t i v a s à campanha e l e i t o r a l , que Ó a t r i b u i ç ã o p ró p ria da Comi ssão a p reci a r .

(7)

C O M t S S À O N A C i O N A L D A S E L E ! Ç Õ E S

(O e c re to -L e ) n.° SS-B^7B, d e SS d e Janeiro)

6.

Do larg o debate desenvolvido sobre e s ta m a té ria foi a q u e s­ tão desdobrada em dois p o ntos. Exis t e n c ia ou não de s u f i ­ c iê n c ia de normas j u r í d i c a s que tornassem e f i c a z uma f i s c a l i ­ z a ção , por um lado e , como entende o grupo de tra b a lh c ^ Ô r em' "&Xè6uçãó Re§R&S de t r a b a lh o com o fim de o b te r uma s e r i a , r e a l

e e f i c a z f i s c U i z a ç ã o . Dal a form ulação da conveniência em a l ­ terai*, a p e r f e iç o a n d o , o a r t i c u l a d o do ci tado d e c re to - l e i .

0 p le n á r io co n sid ero u não s e r de apro v ar a p ro p o sta de a l t e ­

ração com a in c lu s ã o de normas mais p r e c i s a s , como propunha o grupo de tr a b a lh o de " a p re c ia ç ã o das r e c e i t a s e d espesas" aprovando, no e n t a n t o , p ro p o sta no seA tido de o grupo de t r a ­ balho fo rm u lar c r i t é r i o s e re g ra s de o r ie n ta ç ã o e modos de actuação com v i s t a a a p re c ia ç ã o das contas que^seriam t r a z i ­ das a debaterem uma das próximas se ssõ e s da Comissão.

Anomalias

T ra n s fe rid o para a próxima se s s ã o .

Coordenação da junto dos CTT ^om vista à recepção dos dos votos dos emigrantes

Pelo Snr.D r. P in to Machado foi r e f e r i d o haver estad o numa das ú ltim a s se ssõ e s ao d is p ô r da Comissão um fu n c io n á r io s u ­ p e r i o r dos CTT que fic o u e n c a rreg u e pela Ce&iH&o de Adm. da empresa de dar todos os e s c l a r e c i mentos ju lg a d o s i n d i s - pen sav eis e que não iò ra receb id o na a l t u r a .

Propunha um c o n ta c to com aquele r e f e r i d o senhor afim de d i s s i p a r q u a lq u e r ma im pressão e c o l h e i t a dos e s c la r e c im e n ­ to s c o n sid e ra d o s oportunos sobre a forma de c o la b o ra ç ão a o b te r dos CTT.

Foi d e lib e r a d o e n c a r r e g a r o Snr.D r. P in to Machado dessa mi­ ssão dando depois r e l a t o dos c o n ta c to s e s t a b e l e c i d o s .

Pelo Snr.D r. V ito rin o de Queiroz fo i pedida a atenção da Comissão para as f o to c o p ia s de dpis anúncios vindos em j o r ­ n ais com c a r a c t e r de propaganda p o lT tic a v e ic u la d a por meios

(8)

C O M i S S Â O N A C i O N A L D A S E L E i Ç Õ E S

7.

de p u b lic id a d e com ercial r e f e r i n d o s e r ponto que propunha para a próxima agenda.

E não havendo mais nada a t r a t a r pelo Senhor P r e s i d e n t e foi e n c e rra d a a se ssã o eram v i n t e horas e mandada l a v r a r a p r e s e n te a c ta que eu s e c r e t a r i o a r e d i g i e a s s i n o .

Referências

Documentos relacionados

¾ Segundo nível • Terceiro nível – Quarto nível A FAMÍLIA PROFIBUS A FAMÍLIA PROFIBUS PROFIBUS-FMS PROFIBUS-FMS é a solução de propósito geral para comunicação de

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

Entrar no lar, pressupõem para alguns, uma rotura com o meio ambiente, material e social em que vivia, um afastamento de uma rede de relações sociais e dos seus hábitos de vida

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.