• Nenhum resultado encontrado

Curso de Especialização Lato Sensu em Econometria e Finanças Quantitativas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curso de Especialização Lato Sensu em Econometria e Finanças Quantitativas"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Curso de Especialização Lato

Sensu

em Econometria e

(2)

SGAN 609 Módulo A - L2 Norte Brasília - DF CEP: 70850-090 Telefone: +55 (61) 3307-7500 Fax: +55 (61) 3307-7511 E-mail: universa@universa.org.br

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL ... 3

2. ÁREAS DE ATUAÇÃO ... 4

3. CURSO OFERTADO ... 6

4. OBJETIVO GERAL ... 6

5. PÚBLICO ALVO ... 6

6. PERÍODO E HORÁRIO DE REALIZAÇÃO DO CURSO ... 6

7. NÚMERO DE PARTICIPANTES SUGERIDOS ... 6

8. DETALHAMENTO DO CURSO ... 6

9. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ... 7

10. METODOLOGIA ... 9

11. MATERIAL DE APOIO ... 9

12. INFRAESTRUTURA ... 9

13. INVESTIMENTOS NECESSÁRIOS ... 9

14. VALIDADE DA PROPOSTA ... 9

15. RESPONSABILIDADE JURÍDICA ... 9

(3)

SGAN 609 Módulo A - L2 Norte Brasília - DF CEP: 70850-090 Telefone: +55 (61) 3307-7500 Fax: +55 (61) 3307-7511 E-mail: universa@universa.org.br

1. APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

FUNDAÇÃO UNIVERSA

Entidade de direito privado com autonomia administrativa e patrimonial. Foi instituída em 1998 pela União Brasiliense de Educação e Cultura - UBEC. Possui as seguintes áreas de atuação: Educação, Escola de Gestão, Concursos Públicos e Processos Seletivos e Desenvolvimento de Projetos. Tem sede em Brasília-DF, filial em Palmas - TO e representações em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Sua missão é contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico, social e cultural brasileiro, por meio de ações éticas com excelência na gestão e foco nos resultados. Sua visão de futuro para 2018 é ser reconhecida nacionalmente pela relevância e excelência nas suas áreas de atuação, tornando-se referência em parcerias e intercâmbios institucionais.

Destacam-se entre os seus princípios a responsabilidade social, a inovação e empreendedorismo, a cooperação, o compromisso ambiental e a excelência na gestão.

Estatutariamente, dedica-se à promoção do ensino, pesquisa e extensão e ao desenvolvimento institucional, científico e tecnológico. Diretamente, ou mediante contratação de consultores, especialistas e pesquisadores, pode realizar estudos, ministrar cursos, prestar serviços, desenvolver consultorias, gerir fundos, elaborar e desenvolver projetos e promover intercâmbio cultural e técnico-científico, entre muitas outras atividades. Tem por objetivo proporcionar apoio ao desenvolvimento das relações interinstitucionais, incrementar a captação de recursos para os programas acadêmicos e permitir uma administração ágil e de baixo custo para projetos e atividades que envolvam parcerias e terceirizações.

Atua, primordialmente, pela celebração de contratos, convênios e acordos com empresas e organismos públicos e privados, nacionais e internacionais. Conforme sua necessidade, pode contratar pessoal necessário ao desenvolvimento de suas atividades, ou subcontratar, diretamente ou por meio de outras instituições ou empresas, especialistas e técnico-administrativos para prestação de serviços específicos.

A UNIVERSA está apta, também, a canalizar o interesse de pesquisadores, consultores e professores, desejosos de participar de iniciativas públicas ou privadas, por negociação direta, apresentação de projetos objeto de editais ou participação em licitações. Todas as suas atividades recebem o suporte das diversas áreas e segmentos acadêmicos e técnico-administrativos das Instituições de Ensino Superior- IES vinculadas.

(4)

SGAN 609 Módulo A - L2 Norte Brasília - DF CEP: 70850-090 Telefone: +55 (61) 3307-7500 Fax: +55 (61) 3307-7511 E-mail: universa@universa.org.br

2. ÁREAS DE ATUAÇÃO

Em face da experiência adquirida e das diretrizes traçadas por seu Conselho Curador, a Fundação Universa atua nas seguintes áreas:

EDUCAÇÃO EXECUTIVA

Oferece cursos de especialização lato sensu, aperfeiçoamento e extensão universitária, in

company e sob encomenda. Abriga a primeira business school nascida no Centro-Oeste, que

desenvolve soluções em gestão e educação executiva. A Universa Escola de Gestão possui visão das necessidades de soluções públicas e empresariais, não somente em termos de capacitação de pós-graduação, mas também em formação executiva de curta duração, consultorias e pesquisas.

Com uma média de 1.000 alunos por ano entre cursos in company, cursos de extensão e pós-graduações, a Fundação Universa é responsável por ampla construção e disseminação de conhecimentos que nascem na célula acadêmica e avançam como instrumentos de gestão para as instituições.

CONCURSOS E PROCESSOS SELETIVOS

Compreendem os concursos públicos e processos seletivos de qualquer natureza. Atua com primazia no que concerne à missão do terceiro setor brasileiro: servir à sociedade com qualidade e transparência em seus processos para selecionar os melhores profissionais dentro dos perfis estabelecidos.

O histórico de experiências em processos seletivos executados com excelência em âmbito local, regional e nacional demonstra a contribuição da UNIVERSA para as esferas governamentais e empresas privadas. Vem realizando concursos para instituições dos três Poderes, tanto federais, como estaduais e municipais. Os serviços disponíveis para os processos seletivos incluem completo apoio logístico, atendimento às necessidades administrativas e assessoria jurídica, entre outros.

A relação completa dos projetos executados e em andamento pode ser obtida em http://www.universa.org.br/conc_apresentacao.asp.

(5)

SGAN 609 Módulo A - L2 Norte Brasília - DF CEP: 70850-090 Telefone: +55 (61) 3307-7500 Fax: +55 (61) 3307-7511 E-mail: universa@universa.org.br DESENVOLVIMENTO

Abrange o amplo leque de atividades de pesquisa técnico-científica, prestação de serviços, consultoria, apoio a projetos sociais, interveniência em convênios e contratos com órgãos públicos ou privados e gestão de projetos.

A Fundação Universa atua como elo entre as necessidades de gestão das instituições e os profissionais, disponibilizando ferramentas e conhecimentos necessários para alavancar o desenvolvimento. Compreende projetos desde avaliações e auditorias, até a execução de extensas pesquisas, capazes de retratar a realidade brasileira, disseminar e preservar o patrimônio histórico cultural e otimizar recursos. A UNIVERSA já executou e/ou geriu projetos nas diversas áreas do conhecimento, com foco prioritário em projetos de alta relevância social, atingindo milhares de beneficiários.

Também na área de Educação não executiva, oferece capacitação técnica continuada, cursos de educação a distância e cursos de extensão. Atua também no atendimento de demandas especializadas, tais como cursos de formação e capacitação em áreas de segurança pública para órgãos públicos estaduais e federais.

(6)

SGAN 609 Módulo A - L2 Norte Brasília - DF CEP: 70850-090 Telefone: +55 (61) 3307-7500 Fax: +55 (61) 3307-7511 E-mail: universa@universa.org.br

3. CURSO OFERTADO

Curso de Especialização lato sensu em Econometria e Finanças Quantitativas.

4. OBJETIVO GERAL

Disponibilizar aos estudantes um leque de instrumentos econométricos amplamente utilizados na análise econômica e utilizar as diversas aplicações desses instrumentos em Finanças Quantitativas, tanto em nível de empresas e corporações quanto de mercados financeiros, nacionais e internacionais.

5. PÚBLICO ALVO

Profissionais dos setores público e privado que desejam conhecer, se aprofundar e se aprimorar nos estudos dos Métodos Quantitativos mais utilizados na análise econômica e financeira.

6. PERÍODO E HORÁRIO DE REALIZAÇÃO DO CURSO

Modalidade: Curso aberto

Duração do curso: 22 (vinte e dois) meses

Processo Seletivo: Análise de Currículo e Entrevista Previsão do início: Outubro de 2012

Carga Horária Total: 460 h/a

Certificação: Curso chancelado pela Universidade Católica de Brasília Local de realização: SGAN 609, Módulo A, L 2 Norte- Fundação Universa.

7. NÚMERO DE PARTICIPANTES SUGERIDOS

O Curso ofertado será para turma de no mínimo 20 (vinte) e no máximo 30 (trinta) alunos.

8. DETALHAMENTO DO CURSO

O curso será realizado por meio de aulas presenciais, com carga horária total de 420h/a divididas em 14 disciplinas de 30h/a cada em 5 módulos trimestrais.

Além disso, o módulo de nivelamento que tem duração de um bimestre mais o Trabalho de Conclusão de Curso com 40h/a, totalizando ao final 460 h/a. As aulas serão ministradas em 2 (dois) encontros semanais noturnos das 19:30h às 22:30h em dias úteis e um encontro aos sábados das 9:00h às 12:00h em semanas alternadas.

(7)

SGAN 609 Módulo A - L2 Norte Brasília - DF CEP: 70850-090 Telefone: +55 (61) 3307-7500 Fax: +55 (61) 3307-7511 E-mail: universa@universa.org.br

9. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

NIVELAMENTO DISCIPLINA C.H EMENTAS

Matemática 30 h Otimização: estática e dinâmica. Álgebra linear

Estatística 30 h

Teoria das Probabilidades. Probabilidade condicional e esperança condicional. Cadeias de Markov. Propriedades dos estimadores. Teoria assintótica. Momentos. Inferência.

MÓDULO I

DISCIPLINA C.H EMENTAS

Microeconomia Intermediária 30 h

Escolha sob incerteza: loterias, utilidade esperada, aversão ao risco, dominância estocástica. Escolha intertemporal. Escolha intertemporal: otimização intertemporal, equilíbrio geral ao longo do tempo, equilíbrio geral com diferentes estados da natureza.

Macroeconomia Internacional 30 h

Economia aberta. Modelos intertemporais para economias abertas. Balanço de pagamentos. Solvência intertemporal. Taxa de câmbio real e termos de troca. Moeda e taxa de câmbio. Rigidez nominal em economias abertas.

Análise de Investimentos e Gestão de Carteiras

(Finanças I) 30 h

Mercado de ativos. A lei de um preço e não arbitragem. Primeiro e segundo teoremas de Precificação de Ativos. O modelo de Markowitz. Modelos de equilíbrio em mercados de capitais: CAPM e APT. Derivativos: O modelo binomial e o Modelo de Black and Scholes.

MÓDULO II

Finanças Corporativas (Finanças II) 30 h

Finanças corporativas. Avaliação da empresa e de projetos. Escolha de estrutura de capital na firma. Problema de agência e informação. Reestruturação do capital de uma firma, oferta de ações. Fusões e aquisições de firmas. Governanta corporativa, conflito entre acionistas e posse institucional de firmas.

ECONOMETRIA PARA DADOS EM

CROSS-SECTION E DADOS EM PAINEL 30 h

Modelos de escolha discreta. Modelos de dados censurados. Modelos de seleção Generalizada. Modelos para dados de painel. Estimação usando pseudo-painel. Problemas de identificação. Endogeneidade. Estimação por GMM. Modelos de informação completa. Modelos de duração. Estimador de Arellano-Bond. Raíz unitária em dados de painel. Estimador de Anderson-Hsiao.

ECONOMETRIA DE SÉRIES TEMPORAIS 30 h

Séries Estacionárias e não Estacionárias; Medidas de dependência linear; Testes de estacionariedade (raiz unitária); Modelos autoregressivo (AR); Modelos média móveis (MA); Modelos ARIMA;

(8)

SGAN 609 Módulo A - L2 Norte Brasília - DF CEP: 70850-090 Telefone: +55 (61) 3307-7500 Fax: +55 (61) 3307-7511 E-mail: universa@universa.org.br

Modelos AFIRMA. Sazonalidade em Séries Temporais; Metodologia Box-Jenkins para modelos ARIMA; Previsão de modelos ARIMA. Análise de cointegração. Estimador de máxima verossimilhança. Modelos VAR e VEC. Modelos SUR.

MÓDULO III

ECONOMETRIA FINANCEIRA 30 h

Características dos dados financeiros. Métodos econométricos em finanças: modelos de volatilidade condicional, modelos não lineares para séries de tempo, modelo de fatores, modelos multivariados, modelos state-space.

MÉTODOS DE OTIMIZAÇÃO E SIMULAÇÃO 30 h

Problemas de otimização: otimização não-linear, otimização côncava, programação linear, programação quadrática, programação inteira, programação dinâmica. Aplicações numéricas. Simulações de Monte Carlo e

bootstrap.

ECONOMETRIA FINANCEIRA II 30 h

Processos de Wiener, Lévy e Poisson. Movimento Browniano geométrico. Processos com saltos. Estratégias de negociação. Análise de dados de alta frequência. Microestrutura de mercado: liquidez, bid-ask spread, fluxo de informações.

MÓDULO IV

FINANÇAS INTERNACIONAIS 30 h

Mercado cambial e relações de paridade internacional. Paridade de taxa de juros coberta e descoberta. Paridade de juros descoberta e eficiência de mercado.

Forward Rate Unbiasedness. Modelos de

taxa de câmbio e anomalias: modelos de crise cambial e ataques especulativos.

DERIVATIVOS E GESTÃO DE RISCO 30 h

Derivativos financeiros, GMM, simulações de Monte Carlo e bootstrap, funções cópulas, Markov switching e aplicações em opções, swap e ativos de renda fixa, Asset-backed securities, CDOs, derivativos de crédito, modelos de estrutura a termos. Futuros.

MOEDA, CRÉDITO E BANKING 30 h

O papel dos bancos na alocação de recursos. Bancos e a teoria do equilíbrio geral. Bancos e teoria dos Jogos. Modelagem, medida e hedging de risco operacional e sistêmico. Fragilidade financeira: Falta de liquidez e contágio. Corridas bancárias. Acordo de Basiléia. Mercado de crédito. Regulação Bancária.

OBS: todos os professores responsáveis pelo desenvolvimento dos módulos possuem

(9)

SGAN 609 Módulo A - L2 Norte Brasília - DF CEP: 70850-090 Telefone: +55 (61) 3307-7500 Fax: +55 (61) 3307-7511 E-mail: universa@universa.org.br

10. METODOLOGIA

Aulas expositivas com utilização de recursos de multimídia, interação dos participantes, utilização de recursos tecnológicos. Durante o trabalho serão criados "links" entre o conteúdo trabalhado em sala e a realidade dos participantes na sua área, para que possam integrar este conhecimento às suas atividades diárias e obter resultados mais produtivos, agregando maior valor às suas realizações.

11. MATERIAL DE APOIO

A Fundação Universa fornecerá aos alunos o material didático impresso. Todo o material disponibilizado deverá estar em Português.

12. INFRAESTRUTURA

A Fundação Universa disponibilizará aos alunos sala de aula com ar condicionado, recursos necessários ao bom desenvolvimento do curso (mesas, cadeiras, quadro, pincéis, flip-chart, projetor, quadro branco, micro computador com configuração adequada).

13. INVESTIMENTOS NECESSÁRIOS

O valor do curso será de R$ 19.000,00 (dezenove mil reais) por aluno, divididas em até 24 (vinte e quatro) parcelas mensais fixas de R$ 791,67 (setecentos e noventa e um reais e sessenta e sete centavos), até o 5º (cinco) dia útil de cada mês subsequente.

14. VALIDADE DA PROPOSTA

A presente proposta é válida por 15 (quinze) dias contados a partir da data de sua emissão, contida no final deste documento.

15. RESPONSABILIDADE JURÍDICA

Nome da Empresa Responsável: FUNDAÇÃO UNIVERSA

CNPJ/MF: 03.218.102/0001-76 | Inscrição Estadual: 07.411.015/001-91 ISS - Secretaria do Estado da Fazenda nº 07.411.015/001-91

Endereço: SGAN 609 Módulo A - L2 Norte | Cidade: BRASÍLIA – DF (CEP: 70850-090) Dados Bancários: Banco: Banco do Brasil | Agência: 3307-3 | Conta corrente: 7780-1

Brasília, 29 de agosto de 2012.

Márcio Sigaud Diretor Executivo FUNDAÇÃO UNIVERSA

(10)

SGAN 609 Módulo A - L2 Norte Brasília - DF CEP: 70850-090 Telefone: +55 (61) 3307-7500 Fax: +55 (61) 3307-7511 E-mail: universa@universa.org.br

ANEXO I - CORPO DOCENTE

Nome Titulação

Adelaide dos Santos Figueiredo Dr. em Engenharia. de Transportes: Universidade de São Paulo – USP

MSc em Transporte Urbano: Universidade de Brasília – UNB BSc em Economia: Centro de Ensino Unificado de Brasília

Benjamin Miranda Tabak Dr. em Economia: Universidade de Brasília – UNB

MSc em Economia: Universidade Federal Fluminense – UFF BSc em Economia: Universidade Federal de Urberlândia UFU.

Carlos Enrique Carrasco Gutierrez

Dr. em Economia: Fundação Getúlio Vargas, FGV-RJ Dr. em Engenharia Elétrica: PUC/RJ

MSc em Engenharia Elétrica: PUC/RJ

Gilson Geraldino da Silva Junior

Dr. em Economia: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

MSc em Economia: Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG

BSc em Ciências Econômicas: UFMG.

Jaime José Orrillo Carhuajulca

Dr. em Economia Matemática: Instituto de Matemática Pura e Aplicada

MSc. em Matemática:Pontifícia Universidad Católica del Perú BSc. em Matemática: Universidad Nacional Pedro Ruiz Gallo

José Angelo Costa do Amor Divino

Ph.D. em Economia: Boston University – USA MSc em Economia: Universidade de Brasília BSc em Economia: Universidade Federal de Viçosa

Leonardo Monastério

Pós-Doutorado: University of London

Dr. em Desenvolvimento Regional: Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil

Msc. Em Economia: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Osvaldo Candido da Silva Filho

Dr. em Economia: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

MSc em Economia: Universidade Federal da Paraíba BSc em Economia:. Universidade Federal da Paraíba

Rogério Boueri Miranda

PhD in Economics: University Of Maryland College Park – USA MSc em Economia : Fundação Getúlio Vargas - FGV-RJ BSc em Ciências Econômicas: UNB, Brasil.

Rogério Mazali

Ph.D, Finance, Tulane University.

M.Sc., Economics, University of Wisconsin.

M.Sc., Economics, Getulio Vargas Foundation, Rio de Janeiro, Brazil.

B.Sc., Economics, University of Brasilia, Brazil.

Tito Belchior Silva Moreira Dr. em Economia - Universidade de Brasília (UnB)

MSc em Economia - Universidade Federal da Bahia (UFBA) BSc em Economia - Universidade Católica de Salvador (UCSal)

Wilfredo Fernando Leiva Maldonado

Pós Doutorado em Matemática - Universitat Pompeu Fabra Doutorado em Matemática - Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada

Mestrado em Matemática – Pontificia Universidade Catolica del Peru

Wilfredo Sosa Sandoval

Dr. em Matemática: IMPA, Brasil

MSc em Engenharia de Sistemas e Computação: Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Referências

Documentos relacionados

Os principais passos para o planejamento do processo estão baseados no fatiamento dos modelos 3D (geração das camadas), no posicionamento da peça na mesa de trabalho e

Não obstante as dificuldades encontradas, agravadas pela existência da camada de depósitos de aterro bastante pedregoso e de elevada permeabilidade, não detectada nas sondagens

A pesquisa tem como objetivo geral compreender se o ajuste, pelos órgãos do governo federal, em especial a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às

O instrumento que firma o contrato entre o CHBM e a Tutela designa-se por Contrato Programa (CP) e é neste documento que ficam plasmados os objetivos de Produção, isto é, a

Considerando a situação atual do lixo urbano causado pelos plásticos não degradáveis, a quantidade de produção de milho no Brasil, a problemática invasora do lírio-do-brejo, no

PA/Escola Profissional Prática Universal 6 de estudos/ Empregabilidade na área de formação e satisfação dos empregadores 9.Capacitar a equipa técnica para a

(Duda Pegou Seu Celular e Seu Fone e Foi Deitar Na Sua Cama Derre Pente Ela Escuta Um Barulho e Diz.) Mãe Já Chegou?(Ela Bota Seu Celular e Seu Fone Em Cima Da Cama e Vai Lá Ver Se