• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DESENVOLVIMENTO DE JOVENS LÍDERES 2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO DESENVOLVIMENTO DE JOVENS LÍDERES 2014"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

PROJETO DESENVOLVIMENTO DE JOVENS LÍDERES 2014

[REGULAMENTO]

1. Objetivo

Contribuir para um futuro melhor para todos, a partir do investimento em desenvolvimento de jovens talentosos e com potencial para liderança, mas com renda pessoal e familiar limitada, proporcionando o acesso a formação de liderança com a abordagem de Coaching.

2. Perfil do candidato e requisitos

Para se tornar elegível ao projeto, os candidatos deverão observar os seguintes requisitos abaixo.

2.1. Requisitos que o candidato deverá ter na data em que se encerram as inscrições:

2.1.1. Ter entre 18 e 26 anos;

2.1.2. Ter no mínimo o segundo grau completo – a ser comprovado mediante apresentação de certificado de conclusão de curso;

2.1.3. Residente em Brasília e entorno no DF – a ser comprovado;

2.1.4. Preenchimento e envio por e-mail do curriculum resumido [anexo 1];

2.1.5. Ser atuante em comunidades em Brasília e entorno, no DF – a ser comprovado através do relato de participação em projetos/iniciativas comunitárias. Caso o jovem tenha atuado em instituição sem fins lucrativas, legalmente constituída, solicitar ao representante legal da instituição o preenchimento do

(2)

[anexo 2]. Caso o jovem tenha participado de projeto/iniciativa não vinculado a instituição legalmente constituída, o candidato deverá pessoalmente preencher o [anexo 3], identificando três pessoas que possam dar o depoimento de sua participação, como referências. A 4COACH poderá entrar em contato para buscar maiores informações. 2.1.6. Não ter renda pessoal superior a R$ 2.700,00 (dois mil e

setecentos reais) e nem renda familiar superior a R$ 5.400,00 (cinco mil e quatrocentos reais); Será levado em consideração não somente a renda no momento da seleção, mas o histórico de renda, utilizando os mesmos limites. [anexo 4]

2.2. Terão prioridade os candidatos nesta ordem:

2.2.1. Maior atuação efetiva em projetos/iniciativas comunitárias;

2.2.2. Menor renda familiar;

2.2.3. Provenientes de escolas públicas ou que tenham cursado parte significativa do ensino fundamental e médio em escolas públicas.

3. Benefícios aos selecionados

O projeto é totalmente gratuito aos participantes, mediante seleção. É no entanto de responsabilidade dos selecionados comparecerem ao local de realização às suas expensas, não havendo ajuda de custo para participação no projeto. O local para todas as fases será no Plano Piloto, em Brasília-DF.

(3)

Os selecionados terão acesso a coaching, uma abordagem de desenvolvimento de pessoas muito utilizado nas organizações, que proporciona amplos benefícios voltados para a ampliação do autoconhecimento, desenvolvimento de novas habilidades, potencialização de talentos, superação de barreiras, mudança de hábitos e aumento de resultados.

No âmbito deste projeto, o coaching será aplicado ao contexto do desenvolvimento da liderança e da carreira do público selecionado, podendo proporcionar os seguintes resultados:

 Maior capacidade de contribuição no exercício da liderança em suas comunidades;

 Jovens mais conscientes do seu potencial, com maior autoconhecimento sobre suas características, seus talentos e pontos a desenvolver;

 Maior auto responsabilização, controle e capacidade de agir a favor de um futuro melhor para si e para a sociedade;

 Aumento da percepção sobre si e seu impacto sobre si e sobre os outros;

 Maior compreensão sobre seus motivadores e sabotadores;

 Maior conhecimento sobre liderança, gestão de equipes e motivação;

 Maior capacidade na comunicação;

 Capacidade de uso de algumas ferramentas de coaching aplicáveis à liderança;

 Maior clareza do futuro desejado e construção do caminho;  Foco em resultados.

3.1. O projeto terá no total três fases a seguir discriminadas

A cada fase, todos os candidatos são avaliados, podendo ser selecionados a prosseguir ou não.

(4)

3.1.1. FASE I - Curso de Líder Coach de 20 horas – com certificado (condicionado à participação efetiva em todo o curso). Turma exclusiva para o projeto.

3.1.1.1. Conteúdo programático

 Saiba o que é coaching e como utilizar para a melhoria dos resultados em sua vida pessoal e profissional;

 A geração Y e o convívio com outras gerações;

 Sonhos, crenças e valores – como guiam os nossos comportamentos no nosso dia-a-dia;

 O líder, perfil e estilos – o exercício da liderança;  Auto percepção versus percepção de terceiros –

ferramenta de avaliação 360º;

 O líder como formador e gestor de pessoas – identificando e retendo talentos;

 O líder na formação e motivação de equipes – desenvolvendo equipes de alto desempenho;

 Resolução de problemas e negociação;  Agenda e Priorização;

 Comunicação – modelos mentais e comunicação assertiva;

 Líder Coach em Ação – planejando iniciativas.

Será proporcionado a todos os participantes da Fase I, um momento de confraternização após o Curso de Líder Coach, onde se reunirá além dos participantes, também parceiros da iniciativa, apoiadores e empresários da região.

3.1.2. FASE II - Considerando a participação no Curso de Líder Coach e o desempenho no plano de Líder Coach em Ação, parte integrante do Curso de Líder Coach, serão

(5)

selecionados até 6 jovens que melhor se destacaram, para receberem 06 sessões de coaching pós-treinamento, em grupo, com foco no desenvolvimento de liderança.

3.1.3. FASE III - Deste grupo dos 6 jovens, serão selecionados 2 jovens para receberem um processo de coaching com 8 sessões individuais para desenvolvimento de carreira. Para estes jovens também será oferecida a possibilidade de avaliação de Perfil de Liderança conforme metodologia Alpha Assessment, da Worth Ethic.

4. Do processo de seleção e prazos

A avaliação de todo o material enviado obedecerá primeiramente à conformidade e a seguir aos requisitos.

Entende-se por conformidade, o envio de tudo o que for solicitado conforme o regulamento. É imprescindível que os candidatos leiam atentamente todo o regulamento.

Quanto aos requisitos, a avaliação considerará o “Perfil do candidato e requisitos”, conforme o item 2 deste regulamento.

Todas as fases de avaliação serão realizadas por uma comissão incluindo colaboradores da 4COACH, parceiros e profissionais de mercado, em número não inferior a 5 pessoas.

Dos prazos:

4.1. De 20/05/2013 até 06/07/2014 às 23h59 – envio dos formulários preenchidos, conforme este regulamento e

(6)

anexos, para jovenslideres2014@4coach.com.br, candidatando-se ao Projeto.

4.2. Dia 16/07/2014 – divulgação da listagem com os candidatos pré-selecionados, que deverão comprovar os requisitos para se habilitar à Fase I;

4.3. Dias 17 a 23 de julho de 2014 - prazo para apresentação dos documentos originais e comprobatórios descritos no item 2.1. e subitens, na sede da 4COACH, na SRTVN 701 bloco B sala 724 – Centro Empresarial Norte, em Brasília-DF.

4.4. Dias 31 de julho, 01 e 02 de agosto de 2014 – realização do Curso de Líder Coach. Observa-se que no dia 31/07 será somente à noite enquanto nos dias 01 e 02 de agosto serão dias inteiros.

4.5. Até 12/08/2014 – apresentação do Projeto Líder Coach em Ação.

4.6. De agosto a outubro de 2014 – sessões de coaching em grupo. 4.7. De outubro de 2014 a fevereiro de 2015 – processo de

coaching com avaliação do perfil Alpha Assessment e sessões individuais.

5. Disposições finais

Este projeto é uma iniciativa privada da 4COACH, com benefícios públicos. A 4COACH se reserva o direito de decidir sobre questões omissas, não previstas, assim como decidir sobre a qualidade e suficiência das informações prestadas pelos candidatos ou concessões, não cabendo recurso ao candidato.

Os candidatos não selecionados poderão se candidatar a futuros projetos da 4COACH, desde que atendidos os requisitos do projeto na época.

(7)

A qualquer momento, se for constatado que o candidato tenha prestado informações inverídicas, por qualquer motivo, a 4COACH se reserva ao direito de excluir o candidato/participante do projeto.

Em virtude da importância da divulgação para viabilizar tanto o amplo acesso a candidatos anualmente, quanto melhor entendimento do que se trata este projeto e adesão de parcerias em benefício ao projeto, os participantes do projeto concordam com a total cessão dos seus direitos sobre o uso de sua imagem e depoimentos, sem ônus, irrestritamente e irrevogavelmente, desde que com a finalidade de divulgar este projeto. Ao se candidatar ao projeto, o candidato aceita as condições deste Projeto, nos termos estabelecidos. Dúvidas ou solicitação de informações adicionais deverão ser encaminhadas por e-mail para

jovenslideres2014@4coach.com.br.

Para preservar a transparência e qualidade do processo, a 4COACH manterá o público informado a cada etapa e em questões relevantes do projeto através do seu site oficial www.4coach.com.br e da sua página no Facebook, www.facebook.com/4coach.brasil.

É de responsabilidade do candidato acompanhar os links acima informados e respectivas atualizações, inclusive de prazos, para que todas as etapas sejam cumpridas integralmente e assim assegurar o seu direito de participação no processo seletivo e se selecionado, ao longo do projeto.

Brasília, 23 de junho de 2014.

Equipe 4COACH

“Você pode medir um líder pelo tamanho dos desafios que ele assume. Ele sempre procura algo do próprio tamanho.”

(8)

Curriculum Resumido do Candidato

[Anexo 1] Dados Pessoais Nome completo: Data de Nascimento: RG: Órgão Expedidor: CPF:

Tel. Fixo: Tel. Celular:

E-mail:

Endereço residencial: CEP:

Formação

1) Primeiro Grau

 Nome da instituição de ensino:  Período em que cursou:

2) Segundo Grau

 Nome da instituição de ensino:  Período em que cursou:

3) Ensino Superior (se tiver)

 Nome da instituição de ensino:  Curso:

 Período em que cursou (se ainda estiver cursando, informar): 4) Pós-Graduação ou especializações (se tiver)

 Nome da instituição de ensino:  Curso:

(9)

Experiência Profissional

Descreva a partir do emprego mais recente para o mais antigo.

Nome da empresa1: Cargo/função: Período: Principais atividades: Nome da empresa2: Cargo/função: Período: Principais atividades: Nome da empresa3: Cargo/função: Período: Principais atividades: Nome da empresa4: Cargo/função: Período: Principais atividades: Experiência em comunidades

Descreva a partir da experiência mais recente para o mais antigo.

Nome da instituição1 e/ou projeto1:

Público beneficiado: Período:

Cite Pessoas/empresas/instituições envolvidas:

Breve descritivo das ações desenvolvidas, o seu papel e as suas principais contribuições:

(10)

Nome da instituição2 e/ou projeto2:

Público beneficiado: Período:

Cite Pessoas/empresas/instituições envolvidas:

Breve descritivo das ações desenvolvidas, o seu papel e as suas principais contribuições:

Nome da instituição3 e/ou projeto3:

Público beneficiado: Período:

Cite Pessoas/empresas/instituições envolvidas:

Breve descritivo das ações desenvolvidas, o seu papel e as suas principais contribuições:

Por que eu gostaria de participar do projeto

Descreva brevemente se você sabe o é coaching, se teve contatos anteriores e por gostaria de ser selecionado para o projeto Desenvolvimento de Jovens Líderes.

Queremos apenas conhecer melhor você. Escreva o que souber e o que quiser compartilhar conosco, resumidamente.

(11)

Declaração da Instituição onde o candidato é atuante

[Anexo 2]

ste formulário deverá ser preenchido somente se o candidato tenha sido ou esteja

[E

atuante em instituição legalmente constituída – um formulário por instituição ]

Declaramos que [nome completo do candidato] vem contribuindo de forma relevante com a nossa entidade desde [data em que iniciou os trabalhos] até [data em que finalizou ou presente data], com atuação efetiva em [descrever brevemente papel/função/atividades], tendo beneficiado [descrever o público-alvo].

Assinatura do representante legal da Instituição Nome completo do Representante Legal:

Nome da Instituição e/ou projeto: CNPJ:

Tel.: E-mail: Endereço: CEP:

* Este formulário deverá ser assinado por representante legal e ser apresentado em papel timbrado ou com carimbo da instituição na qual o

(12)

Declaração do candidato sobre sua atuação em

comunidades

[Anexo 3]

[Este formulário deverá ser preenchido caso o candidato tenha sido ou esteja atuante em projetos comunitários sem vinculação com entidade legalmente constituído]

Eu, [nome completo do candidato], ter contribuído ativamente nos seguintes projetos/iniciativas comunitários, conforme abaixo descrito. Nome do projeto1/iniciativa1:

Breve descritivo do projeto, localidade e da sua contribuição/realização:

Indique o nome, telefones e e-mail de 3 pessoas que tenham conhecimento deste projeto/iniciativa e possa nos relatar um pouco sobre o seu trabalho:

1)

2)

(13)

Nome do projeto2/iniciativa2:

Breve descritivo do projeto, localidade e da sua contribuição/realização:

Indique o nome, telefones e e-mail de 3 pessoas que tenham conhecimento deste projeto/iniciativa e possa nos relatar um pouco sobre o seu trabalho:

1)

2)

3)

Assinatura do Candidato ao Projeto de Desenvolvimento de Jovens Líderes

(14)

Declaração pessoal sobre a renda

[Anexo 4]

[Formulário obrigatório para todos os candidatos]

Eu, [nome completo do candidato], declaro não ter renda não ter renda pessoal superior a R$ 2.700,00 (dois mil e setecentos reais) e nem renda familiar superior a R$ 5.400,00 (cinco mil e quatrocentos reais).

Assinatura do candidato Nome completo do candidato: RG:

CPF:

* Importante: o candidato será solicitado a comprovar desta declaração como requisito o projeto, conforme item 2 do regulamento.

(15)

Projeto Desenvolvimento de Jovens Líderes 2014

[Informações Adicionais]

A 4COACH - Coaching, Consultoria e Treinamentos Especializados é uma

empresa especializada em Coaching Empresarial e de Carreira.

 Apresenta um portifólio variado de produtos e serviços para compor a solução que sua empresa necessitar para o desenvolvimento do seu negócio, de colaboradores, líderes, equipes e vendas. Soluções diferenciadas e de alta qualidade, com aprimoramento permanente e inovação. Para maiores informações sobre nossos produtos e serviços,

acesse o site www.4coach.com.br

Sobre o Coaching e termos utilizados:

 Coaching - é um processo estruturado de assessoria ao desenvolvimento pessoal e profissional, cada vez mais utilizado em empresas para retenção de talentos e potencialização de resultados corporativos. Comumente promove o desenvolvimento de habilidades, melhoria do comportamento, aumento do comprometimento e desempenho nas empresas. Utiliza ferramentas de gestão moderna, da administração e comportamentais, entre outras, testadas e validadas por entidades com tradição no mercado.

 Avaliação do perfil de liderança Alpha Assessment - é um instrumento que possibilita melhor autoconhecimento e pode ser utilizado como ponto de partida para processo de desenvolvimento de pessoas nas empresas. A 4COACH utiliza a metodologia desenvolvida pela Kate Ludeman, da Worth Ethic Corporation, www.worthethic.com.

 Sessões de coaching - são reuniões individuais ou em grupo entre o especialista COACH e o cliente COACHEE, utilizando a metodologia estruturada de coaching na consecução dos objetivos previamente definidos.

 Processo de coaching – é um conjunto de sessões de coaching, podendo incluir avaliações de perfis e aplicação de ferramentas de coaching.

(16)

Sobre o Projeto Desenvolvimento de Jovens Líderes:

 Projeto de Desenvolvimento de Jovens Líderes – é uma iniciativa privada, visando benefícios públicos.

 Candidato – é a pessoa física que preenche os requisitos deste projeto e se identifica como tal, através do encaminhamento de toda a relação de documentos devidamente preenchidos e assinados.

Referências

Documentos relacionados

No período entre janeiro de 1999 e junho de 2003 foram analisadas, no Laboratório de Micologia do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac) da

variáveis “potência de UV irradiada” e pH , quando a variável [CN - ]0 está em seu nível inferior e a variável “razão molar [H2O2]:[CN - ]” estão em seu nível superior

475 do Decreto 24.569, de 31 de julho de 1997, na operação de entrada interestadual, quando o preço praticado for igual ou superior a 80% (oitenta por cento) do valor indicado no

O produto a ser ofertado pela MultiFit Gourmet será um tipo de alimentação voltada para pessoas que fazem musculação, que precisam se alimentar de maneira

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

Este trabalho objetivou com auxílio da fotointerpretação e da análise multivariada analisar os parâmetros dimensionais da rede de drenagem através de 12 microbacias de 3 a ordem

Como a tendência, pela primazia das eleições majoritárias, seria de concentração de força em dois ou três partidos, e esse espaço já está ocupado por PT, PMDB e PSDB,

No que se refere ao diagnóstico de coagulação intravas- cular disseminada, assinale a alternativa que apresenta os três critérios diagnósticos mais importantes para esse