• Nenhum resultado encontrado

Indicações para o itunes U

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Indicações para o itunes U"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Indicações para o iTunes U

Criar o seu curso

Descrição geral

Os cursos iTunes U permitem transformar cada aula numa experiência de

aprendizagem personalizada. Com a app iTunes U, é fácil criar cursos personalizados para iPad e lecioná-los na sala de aula. Os cursos iTunes U reúnem todos os materiais de que necessita para o curso num só local. Diretamente na app, os estudantes podem ler palestras de áudio ou vídeo, ler livros, ver apresentações e participar em discussões. Também podem ver uma lista de tarefas do curso e assinalá-las à medida que as vão concluindo. E quando cria uma nova publicação, os estudantes recebem uma notificação.

Os cursos podem incluir um plano de estudos, fichas, tarefas e outros itens. Pode incluir conteúdo da iBooks Store e da App Store, bem como ligações para a internet. E pode estabelecer ligação a materiais de mais de 750 000 conteúdos de aprendizagem disponíveis no iTunes U, incluindo conteúdo áudio e vídeo das principais instituições de ensino do mundo. Quando o curso estiver pronto, é fácil partilhá-lo com os estudantes ou publicá-lo na página iTunes U da sua instituição.

Índice

Descrição geral 1

Primeiros passos 2 Definições do curso 3 Editar e organizar conteúdo 5 Adicionar publicações, tarefas e materiais 6 Gerir e colaborar 8 Gerir as inscrições 9 Melhores práticas 10

(2)

Indicações para o iTunes U

Criar o seu curso 2

Primeiros passos

Para começar, descarregue a app iTunes U grátis. Para criar um novo curso, toque em + e selecione Criar um curso.

De seguida, é solicitada a criação de um perfil de formador, incluindo a sua biografia e instituição principal. Pode tirar uma fotografia com a câmara ou selecionar uma imagem da biblioteca de fotografias. Esta informação de perfil vai preencher a página de formador dos seus cursos. Todos os cursos que criar vão fazer referência ao seu perfil, que pode editar a qualquer altura.

Após guardar o seu perfil, são apresentados os ecrãs de definições do curso, onde introduz informações sobre o curso. Por predefinição, todos os cursos criados no iTunes U são privados.

(3)

Indicações para o iTunes U

Criar o seu curso 3

Definições do curso

1

2 1

2

Introduza o nome do curso, uma abreviatura e o departamento. Adicione uma descrição—esta é a sua oportunidade para informar os estudante sobre o conteúdo e as expetativas do curso. Pode incluir um resumo da estrutura do curso ou objetivos. Toque em Seguinte. 3

4

5

6

Adicione a sua instituição. Selecione um nível e um idioma uma categoria e subcategoria. Toque em Anterior para voltar ao ecrã de Definições.

Selecione se pretende que o curso seja ao ritmo individual ou em sessões. Selecione Ritmo individual se pretender que os estudantes avancem ao seu próprio ritmo. Pode incluir a duração prevista para o curso e fazer atualizações a qualquer altura. Selecione Em sessões se pretender que os estudantes acompanhem enquanto leciona. Os cursos Em sessões são organizados com base num calendário e incluem uma data de início e de fim, bem como prazos para tarefas. Determine o uso de discussões. As discussões permitem aos estudantes iniciar conversas com o professor ou com outros estudantes inscritos no curso. Qualquer estudante no curso pode participar na discussão, e o professor pode monitorizar e também participar. Podem optar por desativar as discussões para o curso, e se tornar o curso público, as discussões são removidas.

Selecione uma licença para o conteúdo. Está disponível uma variedade de opções, incluindo as opções Creative Commons padrão. Esta licença diz a outros como podem utilizar o seu conteúdo nos seus próprios cursos. Toque em Seguinte.

4 5 6 3

(4)

iTunes U Guidelines

Criar o seu curso 4

7 Adicione uma imagem de curso atrativa que será utilizada na estante do iTunes U. Pode tirar uma fotografia com a câmara ou selecionar uma imagem da biblioteca de fotografias. A imagem pode ser adicionada durante a configuração do curso ou posteriormente. Use uma imagem com pelo menos 600 x 600 píxeis, com um tamanho de ficheiro máximo de 10 MB.

Quando terminar a adição da imagem do curso, toque em Seguinte para aceder ao separador Os meus cursos. Todos os cursos que cria ou para os quais contribui surgem neste separador. Pode ver uma descrição geral de cada curso.

É fácil criar um curso com o iTunes U. Agora que criou o seu curso, pode adicionar mais conteúdo.

(5)

iTunes U Guidelines

Criar o seu curso 5

Editar e organizar conteúdo

Crie o seu curso utilizando as páginas Visão geral, Formador e Programa. A página Visão geral contém a informação já adicionada às definições do curso, incluindo a descrição do curso, a sua instituição, nível, etc. Pode editar a informação do curso a qualquer altura.

A página Formador contém a informação de perfil. Pode editá-la a qualquer altura. A página Programa é onde introduz o plano de estudos. Todas as publicações e tarefas vão ser associadas a tópicos no programa. Pode introduzir o programa diretamente no iTunes U e incluir até dois sub-níveis, ou colar texto nesta página.

(6)

Se tiver tópicos que não se adaptem às páginas Programa ou Formador, pode adicionar novas páginas. Exemplos de novas páginas podem ser políticas do curso, pré-requisitos, resultados de aprendizagem ou qualquer outra coisa que considere útil para os estudantes que frequentem o curso.

Adicionar publicações, tarefas e materiais

Utilize publicações, tarefas e materiais para adicionar conteúdo e contexto ao curso. Comunique diretamente com os estudantes criando publicações relacionadas com os tópicos no programa. Por exemplo, uma publicação pode ser de instruções, explicações ou um resumo de uma palestra. Para introduzir uma publicação, selecione um tópico no programa, crie um título e escreva a mensagem da publicação. Para cursos ao ritmo individual, pode reorganizar as publicações tocando em Editar e arrastar uma publicação para uma nova localização utilizando a alavanca de reposicionamento. As publicações para cursos em sessões são organizadas segundo a data de publicação. Pode criar uma tarefa em qualquer publicação. Uma tarefa é algo que os estudantes devem realizar. Pode introduzir tantas tarefas quantas pretender para cada publicação, e pode reorganizar uma tarefa arrastando-a para uma nova localização numa publicação. Para cursos em sessões, pode selecionar um prazo para cada tarefa.

Indicações para o iTunes U

(7)

Indicações para o iTunes U

Criar o seu curso 7

As tarefas podem incluir muitos tipos de materiais que fazem parte do curso, como vídeos, ficheiros áudio, ligações para a internet, apps, livros, documentos e apresentações.

Pode adicionar as suas próprias fotografias, vídeos e documentos originais, e geri-los em Os meus materiais.

(8)

8

Descubra e adicione apps, livros, conteúdos do iTunes U, podcasts e muito mais com a opção Pesquisar loja.

Gerir e colaborar

• Duplique o seu curso. Pode fazer uma cópia do seu curso a partir do separador Os meus cursos percorrendo para a esquerda e tocando em Mais e Duplicar. Pode editar a cópia do curso, como por exemplo alterar de "Em sessões" para "Ritmo individual". • Envie uma cópia. Pode enviar uma cópia completa do seu curso (com o programa,

publicações, tarefas e materiais) para outro formador. Esse formador pode começar a usar o curso com os seus próprios estudantes, ou editar o curso como quiser.

Indicações para o iTunes U

(9)

iTunes U Guidelines

Criar o seu curso 9

• Transfira para outro formador. Na qualidade de proprietário de um curso, pode transferir toda a propriedade do mesmo para outro formador mantendo o registo de estudantes e sem causar qualquer incómodo para os estudantes que frequentem o curso. Em Os meus cursos, percorra para a esquerda no curso que pretende transferir, toque em Mais e selecione Transferir. Nota: Para transferir a propriedade de um curso na qualidade de formador associado, tanto o formador que transfere o curso como o formador que o recebe têm de estar associados à mesma instituição.

• Adicione ao catálogo público. Se estiver associado a uma instituição com uma página iTunes U pública, pode solicitar que o seu curso seja publicado no catálogo iTunes U—o maior catálogo digital de conteúdo didático grátis do mundo. Em Os meus cursos, toque em Editar e selecione o curso adequado. Toque no botão de partilha e selecione Adicionar ao catálogo público.

• Convide contribuidores para o curso. Pode convidar até cinco contribuidores para o seu curso. Os contribuidores podem contribuir para o curso adicionando publicações, tarefas e materiais; também podem gerir as inscrições. Adicione contribuidores na página Formador, no separador Administração.

Gerir as inscrições

Quando estiver pronto para convidar os estudantes a inscrever-se, toque na página Inscrição no separador Administração para enviar o código de inscrição no curso ou a ligação de atalho aos seus estudantes. Quando um estudante introduz o código de inscrição na app iTunes U ou toca na ligação a partir de um iPad, iPhone ou iPod touch, recebe um pedido de inscrição e pode aprová-lo ou bloqueá-lo.

Pode optar por ativar a aprovação automática para que qualquer pessoa que solicite a inscrição seja automaticamente aprovada.

Se não estiver afiliado com uma instituição com uma página iTunes U, pode ter até 12 cursos com 50 estudantes inscritos em cada um deles, e 20 GB de armazenamento para o seu conteúdo original. Estes limites não se aplicam a formadores associados.

(10)

iTunes U Guidelines

Criar o seu curso 10

Melhores práticas

• Descrição. Inclua uma lista de objetivos de aprendizagem na descrição do curso.

Tal vai ajudar os estudantes a determinar rapidamente se o curso satisfaz as suas necessidades de aprendizagem, especialmente para os cursos públicos.

• Títulos. Utilize títulos curtos para publicações e tarefas, para que os estudantes

vejam rapidamente as informações mais importantes.

• Publicações. Utilize as mensagens nas publicações para adicionar significado e

contexto aos materiais de aprendizagem. Ligue as atividades atuais ao que os estudantes já aprenderam e mostre como este novo conteúdo será importante em unidades futuras.

• Tarefas. Inicie as suas tarefas com verbos de ação. As tarefas vão formar uma lista de

trabalhos a realizar pelos estudantes.

• Discussões. Envolva os estudantes e incentive a interação promovendo discussões.

As discussões podem ser gerais ou adicionadas a publicações específicas.

• Materiais de aprendizagem diversos. Pode adicionar materiais ao curso a partir

do separador Publicações ou Materiais. Incorpore materiais que suportem estilos de aprendizagem diversos; tente criar um conjunto diversificado, com texto, vídeo, apps, livros, etc. A App Store tem mais de 100.000 apps didáticas que abordam uma variedade de temas para cada nível escolar e estilo de aprendizagem. O iBooks tem uma enorme seleção de livros para os seus cursos, incluindo biografias, manuais de referência e livros didáticos do iBooks das principais editoras.

E o catálogo iTunes U para conteúdo didático está repleto de conteúdos de aprendizagem como palestras e vídeos para utilizar nos cursos.

• A minha biblioteca de materiais. Também pode adicionar materiais utilizando a

funcionalidade A minha biblioteca de materiais. Utilize a sua lista Os meus materiais para adicionar materiais caso esteja a lecionar vários cursos que utilizam os mesmos materiais. Também pode utilizá-la para manter uma lista de itens a utilizar em cursos futuros.

• Ligações. Ligue a um ponto de início e de fim específicos num vídeo, ou a

um capítulo de um livro em particular, para que os estudantes possam aceder diretamente ao conteúdo pretendido.

• Carregue materiais originais. Pode adicionar materiais originais, como

apresentações, folhas de trabalho, vídeos e livros, para que tudo o que os estudantes necessitam para concluir o curso esteja a um toque de distância. Por exemplo, utilize a câmara integrada para gravar um vídeo introdutório para o curso. Qualquer item que possa guardar na biblioteca de fotografias pode ser adicionado aos materiais do curso. Pode criar conteúdo no Pages, Numbers, Keynote ou noutras apps, e adicionar o material diretamente ao iTunes U tocando no ícone de partilha e selecionando a opção Abrir no iTunes U.

• Tire proveito das notas. Sempre que possível, utilize texto nos formatos ePub ou

iBooks Author. Tal permite aos estudantes tomar notas no livro e agregá-las ao separador Notas do curso. Considere converter os seus documentos PDF, Word ou Pages para os formatos ePub ou iBooks Author.

(11)

11 Indicações para o iTunes U

Criar o seu curso

• Otimize a mobilidade e as ferramentas integradas. Crie atividades que tirem

proveito da plataforma móvel; recolha dados ou crie conteúdo fora da sala de aula, no campus, durante visitas de estudo ou na sua comunidade. Utilize a câmara e o microfone no iPad para criar novos tipos de atividades.

• Anúncios. Se estiver a lecionar um curso em sessões, pode enviar anúncios aos

estudantes a qualquer altura; estes não estão ligados a um tópico no programa. Os anúncios podem ser avisos administrativos aos estudantes, como o cancelamento de uma aula ou a alteração da data de um teste.

• Inclusão de feeds RSS. Se pretender, pode adicionar materiais de áudio e vídeo ao seu curso a partir de um feed RSS ou sistema de captura de aulas. Quando adiciona um feed como material, o iTunes U importa os materiais compatíveis para o seu curso. À medida que são adicionados novos materiais ao feed, o iTunes U verifica a existência de atualizações e adiciona os novos materiais ao curso.

• Associe a sua conta. Se a sua instituição de ensino tiver uma página iTunes U pública,

associe a sua conta iTunes U à sua instituição. Tal remove os limites do seu espaço de carregamento, o número de cursos que pode criar, e o número de estudantes inscritos em casa curso. Também permite enviar o curso para o administrador de site público para publicação na sua página iTunes U, onde pode chegar a estudantes em todo o mundo. Se a sua instituição pretender candidatar-se a um site público iTunes U , visite eduapp.apple.com para saber como aderir.

Para ajuda e orientação adicionais, e para explorar a comunidade iTunes U, viste o Site de suporte do iTunes U.

© 2014 Apple Inc. Todos os direitos reservados. Apple, o logótipo Apple, iBooks, iPad, iPhone, iPod, iPod touch, iTunes U, Keynote, Numbers e Pages são marcas comerciais da Apple Inc., registadas nos EUA e noutros países. App Store e iBooks Store são marcas de serviço da Apple Inc. Outros nomes de produtos e empresas referidos neste documento podem ser marcas comerciais das respetivas empresas. Julho de 2014

Referências

Documentos relacionados

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

A análise evidenciou o conhecimento dos idosos em relação ao HIV e permitiu refletir que estes estão vulneráveis ao HIV/AIDS e que apesar do seu nível de

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Compreender como ocorre o desenvolvimento emocional na primeira infância é, portanto, crucial para que os familiares e educadores possam ajudar as crianças a lidarem com

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção