• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

UNESP

EDITAL CONVÊNIO FNDE 400166/2010 UNESP/2014

PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS UAB/CAPES ― TUTORIA PRESENCIAL Polo UAB de Novas Tebas - PR

A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, participante do programa de formação a distância instituído pelo Ministério da Educação/MEC para a oferta do ensino superior gratuito e de qualidade no Brasil, torna pública a seleção de bolsistas da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (UAB/CAPES) para tutoria presencial do Curso de Aperfeiçoamento Mediadores de Leitura.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 A presente seleção de tutores presenciais será regida por este edital e será executada pela A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, em parceria com o Polos de Apoio Presencial da UAB do município de Nova Tebas - PR.

1.2 Área: educadores para atuação em tutoria presencial nos Polos de Apoio Presencial do curso Mediadores de Leitura.

1.3 Este edital prevê bolsas para tutores a distância titulares. Também, prevê cadastro de suplentes.

1.3.1 As vagas de tutores titulares serão preenchidas tão logo seja homologado o resultado do processo seletivo, conforme necessidade do referido curso.

1.3.2 As vagas de tutores suplentes são para cadastro reserva, de forma que, seguindo a ordem de classificação, os tutores suplentes somente serão chamados nos casos de desligamento dos tutores presenciais titulares ou quando o curso considerar necessário ampliar o seu quadro de tutores no polo de apoio presencial.

1.4 As características e atividades dos bolsistas selecionados estão discriminadas no Item 9 do presente edital. Ao efetuar a inscrição, o candidato está ciente de todos os termos do referido edital, bem como declara concordância com estes termos.

2. DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO

2.1 As inscrições serão realizadas a partir de 04 de julho de 2014, por meio de envio de documentação ao Polos de Apoio Presencial de Nova Tebas - PR. Elas se encerram às 14h do dia 10 de julho de 2014.

2.2 Para inscrever-se o candidato deverá:

(2)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

UNESP

2.2.2. responder as questões relativas à titulação para que seja pontuada de acordo com os critérios exigidos para o curso (Anexo III);

2.2.3 entregar as cópias dos documentos comprobatórios (Títulos indicados no Anexo IV), no Polo de Apoio Presencial de opção;

2.4. A pontuação obtida no item 2.2.2 somente terá validade com a comprovação dos respectivos documentos enviados de acordo com o item 2.2.3.

2.5 A inscrição do candidato implica o conhecimento e a aceitação das normas e condições estabelecidas neste edital.

2.6 Serão consideradas nulas as inscrições em duplicidade. Será vedada a inscrição em mais de um polo de oferta do curso.

2.7. As inscrições e a entrega da documentação exigida serão realizadas no Polo de Apoio Presenciai UAB de Nova Tebas – PR e serão de responsabilidade do Coordenador de Polo. Após encerradas as inscrições, o Coordenador de Polo deverá encaminhá-las por SEDEX com AR para o endereço:

UNESP – Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências e Letras – Campus Assis

Departamento de Educação

Aos cuidados de Odília Dal Bem Freitas Avenida Dom Antônio, 2100

Parque Universitário, Assis - SP CEP: 19806-900

3. DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

3.1 A seleção dos tutores presenciais para atuação no Curso de Aperfeiçoamento Mediadores de Leitura será feita em duas etapas:

3.1.1 Primeira etapa: Entrega da Ficha de Inscrição com os documentos comprobatórios da titulação e dos Anexos constantes neste Edital no Polo de Apoio Presencial escolhido para atuação.

3.1.2 Segunda etapa: Análise curricular, de caráter classificatório, de acordo com os critérios exigidos para o curso (consultar Anexo IV). Serão atribuídos pontos, conforme os títulos apresentados.

3.1.2.1 Os candidatos deverão encaminhar durante o ato de inscrição os documentos a serem apresentados na Avaliação de Títulos (indicados no Anexo IV), conforme itens 2.2.3.

(3)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

UNESP

4. DA CLASSIFICAÇÃO

4.1 A nota final será obtida por meio da somatória dos pontos atribuídas na análise de currículo.

4.1.1 A classificação obedecerá à ordem decrescente de pontuação.

5. ENDEREÇO DO POLO POLO

Endereço

Horário de Recebimento de inscrições

Nova Tebas (PR) RUA ALEXANDRE MAGNO,783 - CENTRO

8h ÀS 11h30 13h ÀS 17h 19h ÀS 22h

6. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DAS ETAPAS DOS RECURSOS

6.1 Os resultados das etapas serão divulgados no endereço eletrônico http://www.assis.unesp.br/ e nos Polos de Apoio Presencial, competindo ao candidato acompanhar o andamento do processo seletivo no endereço eletrônico supramencionado, de acordo com Cronograma do item 8.

6.2 Do resultado da análise curricular caberá recurso que deverá ser interposto no prazo máximo de 03 (três) dias úteis a contar da data do dia seguinte ao da divulgação do resultado no endereço eletrônico supramencionado. Os recursos devem ser enviados para notificação, primeiramente, por e-mail para mediadoresdeleitura.unesp@gmail.com e, em seguida, por correio por SEDEX com AR, considerando-se a data da postagem, para:

UNESP – Universidade Estadual Paulista – “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências e Letras – Campus Assis

Departamento de Educação

Aos cuidados de Odília Dal Bem Freitas Avenida Dom Antônio, 2100

Parque Universitário, Assis - SP CEP: 19806-900

6.2.1 Não serão aceitos recursos interpostos intempestivamente ou de forma diferente da prevista nesse edital.

6.2.2 A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” não se responsabiliza por extravio de documentos de qualquer natureza.

(4)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

UNESP

7. DA DOCUMENTAÇÃO

A documentação especificada abaixo é de caráter obrigatório e deverá ser entregue no ato da inscrição no Polo de Apoio Presencial de opção do candidato. Após a efetivação da inscrição, não será aceito ou anexado qualquer tipo de documento. Solicita-se, portanto: 7.1 documento que comprove: formação em nível superior e experiência mínima de 01 (um) ano de magistério na educação básica ou no ensino superior ou formação pós-graduada ou ainda estar vinculado a programa de pós-graduação, em conformidade com a Resolução CD/FNDE nº 8/2010.

7.1.1 certificado de conclusão de curso de graduação (diploma ou documento equivalente);

7.1.2 documento de comprovação de experiência didática ou certificado de título de especialista/mestre/doutor ou declaração de matrícula em curso de pós-graduação;

7.1.3 ficha de inscrição assinada;

7.1.4 documento de identificação (RG, carteira de habilitação ou passaporte) – (carteira de habilitação ou passaporte dentro do prazo de validade);

7.1.5 termo de compromisso (Anexo I) devidamente preenchido e assinado;

7.1.6 declaração assinada de ciência e concordância, conforme modelo que constitui o Anexo II deste edital.

OBS: 7.2. O candidato que não apresentar a documentação solicitada no item 7.1 e, consequentemente, nos subitens 7.1.1 e 7.1.2 terá sua inscrição indeferida.

7.4 Títulos indicados no Anexo IV;

7.7 Somente serão aceitos os Títulos indicados no Anexo IV, expedidos até a data da inscrição no Polo de Apoio Presencial.

7.7.1 A responsabilidade pela escolha dos documentos a serem apresentados na Avaliação de Títulos é exclusiva do candidato.

(5)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

UNESP

8. DO CRONOGRAMA

EVENTOS DATAS/PERÍODOS

Divulgação e Inscrições 04 a 10 de junho de 2014 Divulgação das notas Provisórias

da análise curricular

14 de julho de 2014 Prazo para recursos contra a

divulgação do resultado da análise curricular

De 15 a 17 de julho de 2014

Divulgação das notas da análise curricular após análise de recursos

20 de julho de 2014

Divulgação do resultado final 20 de julho de 2014

8.1 A responsabilidade pelo acompanhamento do processo de seleção e envio de documentos na data determinada.

9. DAS CONDIÇÕES GERAIS DA TUTORIA

9.1 A tutoria presencial na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” exige o perfil de um educador que tenha:

a) Interesse em atuar na modalidade de educação a distância e desenvolver as competências necessárias para atuação nesta modalidade educacional. O tutor presencial deve estar aberto a novas formas de ensinar e aprender, assim como estar disposto a repensar sua prática profissional cotidianamente.

b) Conforme Resolução CD FNDE nº26/2009 os tutores selecionados deverão cumprir 20 horas semanais em atividades presenciais de tutoria, incluindo atividades nos finais de semana, de acordo com o que foi estabelecido entre a coordenação do curso ao qual estão vinculados ou da coordenação do polo de apoio presencial e o tutor, firmadas por termo de compromisso.

9.2 Os profissionais selecionados por este edital para participar do Curso Mediadores de Leitura como Tutores Presenciais se obrigarão a todas as condições descritas no Termo de Compromisso do Tutor Presencial (Anexo I).

9.3 Requisitos Básicos: o candidato será selecionado para atuar no município mantenedor do Polo de Apoio Presencial a que se candidatou e deverá atender aos seguintes requisitos:

9.3.1 Não ser aluno do curso em que irá atuar.

9.3.2 Não acumular proventos (bolsas) de outras instituições ligadas à UAB.

9.3.3 O tutor se obriga a estar no polo, conforme regras estipuladas, nos dias e horários por ele assumidos mediante horário combinado com o coordenador do polo de atuação.

(6)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

UNESP

9.3.4 Realizar plantões de dúvidas via telefone, e-mail, Skype, ou qualquer outro meio de comunicação virtual ou presencialmente, assim como participar de grupos de estudos e outras atividades no Polo de Apoio Presencial.

9.3.5 Atender aos alunos nos polos nas datas agendadas pelos professores das disciplinas para as atividades e avaliações presenciais, mesmo se informadas em caráter especial.

9.3.6 Demonstrar interesse pelo trabalho pedagógico da educação a distância, especialmente em relação à tutoria presencial, buscando melhorias constantes.

9.3.7 Utilizar com frequência diária a comunicação via e-mail que o tutor mantém com a instituição.

9.3.8 Ter domínio de informática suficiente para o trabalho de tutoria presencial, demonstrando interesse em aprofundar suas habilidades voltadas às tecnologias digitais aplicadas à educação, tais como: trabalhar com arquivos e pastas, editor de texto, planilhas e gráficos, editor de apresentações, noções básicas de INTERNET.

10. DAS VAGAS, DO POLO DE APOIO PRESENCIAL E DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MEDIADORES DE LEITURA.

10.1 Serão selecionados, por este edital, tutores presenciais para o curso Mediadores de Leitura, para o polo relacionados no Quadro 1, o qual apresenta a quantidade de vagas disponibilizadas para os cargos de titular e suplentes de tutoria presencial.

10.1.1 As vagas de tutores titulares serão preenchidas tão logo seja homologado o resultado do processo seletivo, conforme necessidade da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

10.1.2 As vagas de tutores suplentes são para cadastro reserva, de forma que, seguindo a ordem de classificação, os tutores suplentes serão chamados somente nos casos de desligamento dos tutores presenciais titulares ou quando o curso considerar necessário ampliar o seu quadro de tutores no polo de apoio presencial. 10.1.3 Na saída de um tutor presencial e na falta de suplente para a vaga, a respectiva coordenação de curso, a quem pertence a vaga de tutor presencial, poderá convidar um suplente de outro polo a assumir a vaga. Caso o suplente convidado não aceite o convite (sem necessidade alguma de justificativa), este não perderá sua atual posição classificatória na lista de suplência do polo ao qual se inscreveu originalmente.

(7)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

UNESP

POLO TITULAR SUPLENTE

Nova Tebas (PR) 2 2

Total de vagas 2 2

Quadro 1 - quantidade de vagas disponibilizadas para os cargos de tutores titulares e suplentes 11. DA REMUNERAÇÃO E DAS CONDIÇÕES DA TUTORIA

11.1 Os tutores que efetivamente realizarem as atividades nos termos estabelecidos no Termo de Compromisso receberão bolsa de tutoria, no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).

11.2 A remuneração por esta atividade será feita em forma de bolsa de fomento, paga pela CAPES, em conta benefício do tutor aberta no Banco do Brasil.

11.3 O tutor receberá a bolsa no mês subsequente à autorização do pagamento e não necessariamente a receberá de forma consecutiva. O recebimento da bolsa não representa ao tutor vínculo empregatício algum com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, portanto, não lhe dá direito a afastamento do trabalho por qualquer motivo ou qualquer outro direito próprio de relações trabalhistas.

11.4 O tutor com bolsa FAPESP poderá acumular bolsa CAPES somente mediante autorização da FAPESP.

11.5 O tutor está ciente e de acordo com as condições da tutoria, conforme declaração de ciência e concordância enviada na inscrição no processo seletivo.

11.6 A contratação do tutor bolsista será pelo período de até 10 (dez) meses. 12. DO RESULTADO DA SELEÇÃO

12.1 Os resultados do processo seletivo serão divulgados via INTERNET, no endereço http://www.assis.unesp.br/, e no Polo de Apoio Presencial, competindo ao candidato o acompanhamento de sua divulgação.

13. DA APROVAÇÃO FINAL

13.1 A classificação final dos candidatos para os cargos de tutores titulares e suplentes será feita em ordem decrescente conforme item 4.1.1.

14. CRITÉRIO DE DESEMPATE

14.1 O critério de desempate será de acordo com as especificidades apresentadas no Anexo V.

(8)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

UNESP

15. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

15.1 O candidato com deficiência participará do processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo, à avaliação e à nota mínima exigida para todos os candidatos.

15.2 Informações acerca dos cursos na modalidade a distância, oferecidos pela A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, encontram-se no Anexo VII.

15.3 A validade do presente processo seletivo é de 06 (seis) meses, podendo ser prorrogado por mais 06 (seis) meses.

15.4 Este edital trata-se de um processo seletivo simplificado, não havendo qualquer vínculo empregatício entre os tutores e as instituições.

15.5 Os candidatos devem ler, atenciosamente, o termo de compromisso cuja minuta constitui anexo deste edital.

Assis, 04 de julho de 2014. PROF. DR. JUVENAL ZANCHETTA JUNIOR Coordenador Geral do Curso Mediadores de Leitura

(9)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

UNESP

ANEXO I - TERMO DE COMPROMISSO E MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE NA VAGA DE TUTOR PRESENCIAL

Eu, ..., portador do RG n°... e do CPF n° ..., confirmo meu interesse na vaga de Tutor Presencial, para atuar no Curso de Mediadores de leitura, promovido pela UNESP-SECADI-UAB, a ser desenvolvido pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Reafirmo meu compromisso com as 20 (vinte) horas semanais de trabalho no polo UAB, sob supervisão do Coordenador do Polo e da Coordenação de Tutoria da UNESP, além de cumprir as condições previstas no Item 9 do Edital xxxxx. Declaro ainda ciência aos termos do referido edital.

Por ser verdade, coloco-me à disposição.

_______________________, _______ de julho de 2014.

________________________________________________ Nome:

(10)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

UNESP

ANEXO II – DECLARAÇÃO DE CIÊNCIA E CONCORDÂNCIA – TUTORIA PRESENCIAL (minuta que deve ser enviada como condição para inscrição no

processo seletivo)

Eu, ___________________________________________________________________, portador do RG _______________________________e do CPF,____________________________, residente e domiciliado(a) a ________________________________________________, DECLARO que:

1) meu interesse na realização das atividades é adquirir experiência e qualificação para atuar em Educação a Distância;

2) estou ciente de que a bolsa recebida é apenas uma ajuda de custo e que não há relação de trabalho ou emprego;

3) assumo o compromisso de realizar as atividades nos horários por mim preenchidos no termo de compromisso;

4) tenho pleno conhecimento de que a aprovação no processo seletivo não gera direito adquirido, admissão e permanência como tutor. Também, sei que, se os horários das atividades necessárias para o programa não forem compatíveis com os horários por mim preenchidos, poderei ser desligado(a) do mesmo;

5) não sou aluno(a) do curso no qual atuarei;

6) não acumularei proventos (bolsas) de outras instituições ligadas a UAB;

7) estou ciente da obrigação de estar no pólo, conforme regras estipuladas nos dias e horários constantes no Termo de Compromisso.

8) estou ciente que receberei a bolsa para atuação na função de tutor presencial pelo período de até 10 (dez).

Data: __________/__________/__________

Nome do(a) tutor(a) (legível): _________________________________________ Assinatura do(a) tutor(a):_____________________________________________ Testemunhas:______________________________________________________

(11)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

UNESP

ANEXO III – FICHA DE INSCRIÇÃO

N° ______________ (Identificação fornecida pelo Polo)

Nome Completo: ______________________________________________________ Endereço: ___________________________________________________________ Cidade: ___________________________ UF: ______________ CEP: __________ Telefone: _________________________ E-mail: ____________________________ Skype: ___________________________ MSN ______________________________ Quadro de Pontuação: Preencha o quadro de pontuação de acordo com o ANEXO IV

Título Quantidade Total de Pontos

Graduação em Letras

Graduação em outras Licenciaturas

Especialização Lato Sensu (mínimo 360h) em Educação, Letras ou áreas afins *

Mestrado em Educação, Letras ou áreas afins *

Doutorado em Educação, Letras ou áreas afins *

Experiência Comprovada em tutoria

Experiência comprovada como professor de Ensino Fundamental

Experiência comprovada como professor de Ensino Médio

Experiência comprovada como professor de Ensino Superior

Total de pontos

... PROTOCOLO DE INSCRIÇÃO - N° _______ Edital XXX/2014 – UNESP-SECAD-UAB

Nome do candidato: ___________________________________________________________________ RG. _________________________________________________________________________________ Data: _____/_______/2014.

(12)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”

UNESP

ANEXO IV – CRITÉRIOS (ANÁLISE CURRICULAR) MEDIADORES DE LEITURA

PROCESSO SELETIVO PARA TUTOR PRESENCIAL

TABELA DE VALORAÇÃO DO CURRÍCULO VITAE DOCUMENTADO Grupo 1 – Formação superior

Pontuação máxima: 11 pontos

Graduação em Letras ou Pedagogia 2,0

Graduação em outras Licenciaturas 1,0

Especialização Lato Sensu (360h) em Educação ou áreas afins * 0,5 Mestrado em Letras, Educação ou áreas afins * 3,0 Doutorado em Letras, Educação ou áreas afins * 4,0

*Compreende-se por “Educação e áreas afins” aquelas em correspondência com a Tabela de Áreas de Conhecimento CAPES, disponível em http://www.capes.gov.br/avaliacao/tabela-de-areas-de-conhecimento

Grupo 2 – Experiência com Educação a Distância Pontuação máxima: 03 pontos

Experiência Comprovada em tutoria 1,0 a cada 12 meses

Grupo 3 – Experiência didática presencial

Pontuação máxima: 02 pontos

Experiência comprovada como professor de Ensino 0,1 para cada 06

Fundamental meses

Experiência comprovada como professor de Ensino

Médio 0,2 para cada 06

meses Experiência comprovada como professor de Ensino

Superior 0,3 para cada 06

meses

Em caso de empate, será escolhido o candidato com maior pontuação no Grupo 2. Persistindo o empate, será escolhido o candidato com maior pontuação no Grupo 1.

Referências

Documentos relacionados

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”. Campus

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”. Campus

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”1. Campus

Foram selecionados 15 artigos, 9 referiam-se a importância do Odontolegista na identificação post-mortem (tabela 01), 4 sobre importância da correta confecção do

A decisão quanto aos conhecimentos matemáticos que seriam contemplados numa matriz de referência proposta para avaliação do Programa Brasil Alfabetizado fundamenta-se não apenas na

Consiste em adotar planos de ação de prevenção e controle das perdas, prevendo os vários aspectos ligados ao acidente do trabalho, tais como: prevenção de

Por outro lado, a ameaça de eventuais repercussões, originadas por perdas resultantes de operações levadas a cabo no mercado de derivados, representa mais um incentivo

Os fatores associados às condições de pré- fragilidade e fragilidade foram respectivamente: as faixas etárias de 70 ├79 anos e 80 anos ou mais; uso de 1 ├4 medicamentos e 5