• Nenhum resultado encontrado

MARINHA DO BRASIL SECRETARIA DA COMISSÃO INTERMINISTERIAL PARA OS RECUSOS DO MAR TERMO DE REFERÊNCIA N 002N/2020 PT INFRAESTRUTURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MARINHA DO BRASIL SECRETARIA DA COMISSÃO INTERMINISTERIAL PARA OS RECUSOS DO MAR TERMO DE REFERÊNCIA N 002N/2020 PT INFRAESTRUTURA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 8

MARINHA DO BRASIL

SECRETARIA DA COMISSÃO INTERMINISTERIAL PARA OS

RECUSOS DO MAR

TERMO DE REFERÊNCIA N° 002N/2020 –

PT-139.01.13656 -

INFRAESTRUTURA

1. OBJETIVO:

1.1.

Realizar a aquisição de máquinas de lavar e secar conjugadas novas, para a SECIRM (Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar), a fim de permitir a lavagem e a conservação da higiene das roupas utilizadas pelos militares e pesquisadores (hóspedes) nas instalações da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), que realizam atividades de manutenção, apoio logístico e pesquisa, diariamente, durante todo o ano, no Continente Antártico, e desenvolvidas no âmbito da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM).

2. OBJETO:

2.1.

O presente TERMO DE REFERÊNCIA tem como objeto a compra de 12 (doze) unidades de MÁQUINAS DE LAVAR E SECAR CONJUGADAS novas, equipamentos de uso doméstico, necessárias à lavagem de vestimentas individuais dos hóspedes da EACF (militares e pesquisadores), durante as Operações Antártica (OPERANTAR), com a permanência ininterrupta de militares realizando atividades de manutenção e de apoio logístico e, durante o verão antártico, compreendido entre os meses de outubro e março, de pesquisadores desenvolvendo atividades de pesquisa, na Península Keller, no Continente Antártico, conforme exigência, especificações e quantitativos estabelecidos neste Termo de Referência.

3. JUSTIFICATIVA:

3.1. As Máquinas de lavar e secar conjugadas a serem adquiridas por meio deste Termo de Referência encontram-se previstas no item nº 18 da relação de itens Equipamentos e Material Permanente Nacional da página nº 10, do Plano de Trabalho nº 139.01.13656, anexo I ao Termo de Cooperação nº 59000.0111666.19.9. As aquisições destas máquinas, com as especificações citadas neste Termo de Referência, justificam por possuírem o tamanho e o peso adequado para a instalação, conforme área especifica de projeto destinada para tal na EACF. Assim, as mesmas, devido à capacidade de lavagem, contribuem significativamente com o requisito economia de água –recurso natural de imprescindível importância – durante o processo de lavagem, fato que corrobora com a minimização dos impactos ambientais do ecossistema antártico. Dessa forma, a Estação Antártica Comandante Ferraz manter-se á contigua ao Tratado

(2)

Página 2 de 8

da Antártica sobre a proteção ao meio ambiente, cooperando com a preservação do Continente Antártico.

4. DEFINIÇÕES:

 CIRM: Comissão Interministerial para os Recursos do Mar;  PROANTAR: Programa Antártico Brasileiro;

 SECIRM: – Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar;  FEMAR: Fundação de Estudos do Mar;

 PROPONENTE: Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar;  CONVENENTE: Fundação de Estudos do Mar;

 PETROBRAS S/A: PETRÓLEO BRASILEIRO S/A;

 FISCALIZAÇÃO: Função realizada pelo representante designado pela FEMA/SECIRM para promover o pleno cumprimento deste Termo de Referência; e  ESANTAR-RJ: Estação de Apoio Antártico no Rio de Janeiro.

5. ENQUADRAMENTO LEGAL:

5.1. Os bens a serem adquiridos enquadram-se na classificação de bens comuns, nos termos da Lei nº 10.520/2002 e do Decreto nº 10.024/2019.

6. RECURSOS:

6.1. As despesas decorrentes da contratação do objeto deste presente Termo de Referência correrão à conta de recursos específicos constante do Plano de Trabalho nº 139.01.13656, anexo I ao Termo de Cooperação nº 59000.0111666.19.9, celebrado entre a PETROBRAS S/A e a SECIRM, com a interveniência da FEMAR.

7. CRITÉRIO DE ACEITABILIDADE/ JULGAMENTO:

7.1. As propostas de preços serão julgadas e avaliadas de acordo com as regras do instrumento convocatório promovido pela FEMAR, sendo válido como critério de julgamento o MENOR PREÇO.

8. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA:

8.1. Atestado(s) de Capacidade Técnica, emitido(s) por pessoa(s) jurídica(s) de direito público ou privado, que comprovem o fornecimento de item, em nome da futura CONTRATADA, com a as condições, especificações, exigências, prazos e quantitativos compatíveis com o objeto deste Termo de Referência.

(3)

Página 3 de 8

9. MEMÓRIAL DESCRITIVO:

ITEM PRODUTO QUANTIDADE

9.1

Máquina de lavar e secar roupas conjugada, tipo automática, aplicação uso doméstico, capacidade mínima de 10Kg, 220 Volts/60 Hertz/ monofásico com abertura frontal.

12 Unidades Especificações:

9.2 – Dimensões máximas(9.24): Largura 70cm/ Altura 90cm e Profundidade 70cm;

9.3 – Peso máximo do produto(9.24): 80 Kg;

9.4 – Abertura da porta de acesso ao cesto (9.24): Frontal;

9.5 – Painel controle: localização frontal;

9.6 – Dispenser para sabão e amaciante: localização frontal; 9.7 – Material do cesto: Aço inoxidável;

9.8 – Capacidade de secagem: no mínimo 7Kg;

9.9 – Tipos de secagens: no mínimo 3 (Normal, Suave e Tempo); 9.10 – Pés reguláveis;

9.12 – Programa de lavagem pré-definidos: no mínimo 12 programas de lavagens; 9.15 – Mangueira de drenagem de água: localização traseira;

9.20 – Cor da carenagem: Aço escovado;

9.21 – Cabo de alimentação: localização traseira;

9.22 – Cabo de alimentação: deverá possuir plugue 2P+T, de acordo como novo padrão NBR 14136; e

9.23 - Eficiência de energia: Tipo A. Observações:

9.24 – Essas máquinas de lavar e secar se destinam à substituição dos equipamentos existentes na EACF, que se encontram com elevado tempo de uso e bastante depreciadas pelo uso diário. Dessa forma, as dimensões e peso informados referem-se à capacidade de absorção dos suportes e bases instalados no compartimento destinado para instalação. 9.25 – Os equipamentos deverão ser fornecidos com todos os acessórios para sua instalação do tipo: mangueira de entrada de água e suporte de mangueira de drenagem.

9.26 – Manual do usuário em português com os seguintes elementos:

 Descrição do equipamento;

 Relação dos componentes da máquina de lavar e secar;

 Orientações sobre a instalação;

 Orientações sobre como utilizar; e

(4)

Página 4 de 8

10. PRAZO DE ENTREGA/RECEBIMENTO:

10.1 – Os equipamentos deverão ser entregues no prazo máximo de 20 (vinte) dias corridos no endereço indicado no item 11.1, a partir do aceite da Ordem de fornecimento.

10.2 - O recebimento será feito em dois momentos distintos, denominados, TERMO DE RECEBIMENTO PROVISÓRIO (TERP) e TERMO DE RECEBIMENTO DEFINITIVO (TERD) que serão elaborados conforme as subcláusulas abaixo:

10.2.1 - Provisoriamente, com a emissão do TERMO DE RECEBIMENTO PROVISÓRIO (TERP), no ato do recebimento após a conferência entre a quantidade solicitada e a entregue e o perfeito estado físico dos equipamentos adquiridos, ou seja, sem avarias observadas, e as especificações contidas no Termo de Referência, por responsável técnico designado pela SECIRM/FEMAR;

10.2.2 O produto poderá ser rejeitado, no todo ou em parte, quando em desacordo com as especificações constantes neste Termo Referência e na proposta, devendo ser substituído no prazo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da notificação da FEMAR, às suas custas, sem prejuízo da aplicação das penalidades.

10.2.3 Definitivamente, com a emissão de TERMO DE RECEBIMENTO DEFINITIVO (TERD), em até 10 (dez) dias corridos contados do recebimento provisório após a análise e testes executados, atestando, que todos os itens adquiridos, estão em perfeitas condições de utilização.

10.2.4 O recebimento provisório ou definitivo do objeto não exclui a responsabilidade da contratada pelos prejuízos resultantes da incorreta execução da ordem de fornecimento e da garantia.

10.2.5 Será utilizada a metodologia de avaliação o cumprimento a todas as obrigações especificadas neste Termo de Referência.

11 LOCAL DE ENTREGA:

11.1 BASE DE ABASTECIMENTO DA MARINHA NO RIO DE JANEIRO – ESTAÇÃO DE APOIO ANTÁRTICO NO RIO DE JANEIRO (ESANTAR-RJ), situada na Av. Brasil, n 10.500 – Olaria – Rio de Janeiro – RJ - CEP: 21.012-350, nos horários de 08:00 às 11:30 horas e de 13:00 às 15:30 horas, de segunda a sexta-feira.

(5)

Página 5 de 8

12 DA GARANTIA DOS EQUIPAMENTOS:

12.1 Sem qualquer ônus à FEMAR, o fornecedor deverá apresentar garantia de 1 (um) ano para todos os equipamentos.

12.2 Durante o período de garantia, a assistência técnica deverá ser prestada, pelo fabricante dos equipamentos ou empresa prestadora de serviços de assistência técnica devidamente credenciada.

12.3 O licitante vencedor deverá declarar em sua Nota Fiscal, no campo “DADOS ADICIONAIS”, o link público do fabricante para a validação da garantia dos equipamentos fornecidos, contendo a data de início, duração e cobertura.

13 ESTIMATIVA DE PREÇOS:

13.1 O custo unitário estimado do equipamento é de R$ 3.200,00 (três mil e duzentos reais) e considerando a quantidade prevista de 12 (doze) unidades, o custo total será de R$ 38.400,00 (trinta e oito mil e quatrocentos reais);

13.2 A pesquisa mercadológica com o custo estimado para essa aquisição consta nos autos processo, e poderá ser consultada a qualquer momento; e

13.3 A pesquisa mercadológica será adotada como critério de referência de preço, no julgamento da proposta apresentadas pelos licitantes no tocante a viabilidade da aquisição.

14 PAGAMENTO:

14.1 O pagamento será realizado no prazo máximo de até 20 (vinte) dias úteis, contados a partir do aceite do objeto, por meio da certificação da Nota Fiscal ou Fatura, para crédito em banco, agência e conta corrente indicado pelo fornecedor.

14.2 A Nota Fiscal deverá ser emitida em nome da Fundação de Estudos do Mar (FEMAR), CNPJ nº 33.798.026/0001-86, Rua Marques de Olinda nº 18, Botafogo, Rio de Janeiro-RJ. 14.3 Quando do pagamento, será efetuada a retenção tributária prevista na legislação aplicável.

14.4 A Contratada regularmente optante pelo Simples Nacional, nos termos da Lei Complementar nº 123, de 2006, não sofrerá a retenção tributária quanto aos impostos e contribuições abrangidos por aquele regime. No entanto, o pagamento ficará condicionado à apresentação de comprovação, por meio de documento oficial, de que faz jus ao tratamento tributário favorecido previsto na referida Lei Complementar.

(6)

Página 6 de 8

15 OBRIGAÇÕES:

15.1 São obrigações do Fornecedor:

15.1.1 cumprir todas as atribuições constantes neste documento, edital e sua proposta, assumindo como exclusivamente seus os riscos e as despesas decorrentes da boa e perfeita execução do objeto;

15.1.2 efetuar a entrega do objeto, em perfeitas condições, conforme especificações, prazo e local constantes no Termo de Referência e seus anexos, acompanhado da respectiva nota fiscal, na qual constarão as indicações referentes a: marca, fabricante, modelo, procedência e prazo de garantia ou validade;

15.1.3 responsabilizar-se pelos vícios e danos decorrentes do objeto, de acordo com os artigos 12, 13 e 17 a 27, do Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 1990);

15.1.4 substituir, reparar ou corrigir, às suas expensas, no prazo fixado neste Termo de Referência, o objeto com avarias ou defeitos;

15.1.5 comunicar à FEMAR, no prazo máximo de 8 (oito) dias que antecede a data limite para entrega, os motivos que impossibilitem o cumprimento do prazo previsto, com a devida comprovação;

15.1.6 Entregar os equipamentos no endereço especificado no item 11.1 deste documento sem ônus;

15.1.7 Cumprir as normas ambientais vigentes para a execução do objeto deste Termo de Referência, no que diz respeito à poluição ambiental e destinação de resíduos; e

15.1.8 Assumir todas as responsabilidades e toar as medidas cabíveis para a correção dos danos que vierem a ser causados caso ocorra passivo ambiental em decorrência da execução do objeto deste documento.

15.2 São obrigações da FEMAR/SECIRM:

15.2.1 Receber o equipamento no prazo e condições estabelecidas no Edital e seus anexos; 15.2.2 Comunicar ao Fornecedor, por escrito, sobre imperfeições, falhas ou irregularidades verificadas no objeto fornecido, para que seja substituído, reparado ou corrigido;

15.2.3 Efetuar o pagamento à Contratada no valor correspondente no prazo e forma estabelecidos no Edital e seus anexos;

15.2.4 Designar junto com a SERCIM um funcionário que ficará responsável pela verificação técnica e recebimento do equipamento; e

15.2.5 verificar minuciosamente, no prazo fixado, a conformidade dos bens recebidos provisoriamente com as especificações constantes do Edital e da proposta, para fins de aceitação e recebimento definitivo.

(7)

Página 7 de 8

16 FISCALIZAÇÃO DO FORNECIMENTO:

16.1 A fiscalização se efetivará por um profissional indicado pela SECIRM e ratificado pela FEMAR.

16.2 O representante da FEMAR/SECIRM anotará em registro próprio todas as ocorrências relacionadas com a execução do fornecimento, indicando dia, mês e ano, bem como o nome dos funcionários eventualmente envolvidos, determinando o que for necessário à regularização das falhas ou defeitos observados e encaminhando os apontamentos à autoridade competente para as providências cabíveis.

17 SANÇÕES ADMINISTRATIVAS:

17.1 Comete infração administrativa a Contratada que:

17.1.1 deixar de executar, total ou parcial, qualquer das obrigações assumidas em decorrência do fornecimento;

17.1.2 ensejar o retardamento no fornecimento do objeto; 17.1.3 fraudar no fornecimento da ordem de fornecimento; 17.1.4 comportar-se de modo inidôneo;

17.1.5 cometer fraude fiscal; e 17.1.6 não mantiver a proposta.

17.2 A Contratada que cometer qualquer das infrações discriminadas no subitem acima ficará sujeita, sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal, às seguintes sanções:

17.2.1 advertência por faltas leves, assim entendidas aquelas que não acarretem prejuízos significativos para a FEMAR;

17.2.2 multa moratória de 0,5 % (zero vírgula cinco por cento) por dia de atraso injustificado sobre o valor da parcela inadimplida, até o limite de 10 (dez) dias;

17.2.3 multa compensatória de 10 % (dez por cento) sobre o valor total da ordem de fornecimento, no caso de inexecução total do objeto;

17.2.4 em caso de inexecução parcial, a multa compensatória, no mesmo percentual do subitem acima, será aplicada de forma proporcional à obrigação inadimplida; e

17.2.5 suspensão de licitar e impedimento de contratar com a FEMAR pelo prazo de até 2 (dois) anos.

17.3 Também ficam sujeitas às penalidades as empresas que:

17.3.1 tenham sofrido condenação definitiva por praticar, por meio dolosos, fraude fiscal no recolhimento de quaisquer tributos;

(8)

Página 8 de 8

17.3.3 demonstrem não possuir idoneidade para contratar com a FEMAR em virtude de atos ilícitos praticados.

17.3.4 A aplicação de qualquer das penalidades previstas realizar-se-á em processo administrativo que assegurará o contraditório e a ampla defesa à Contratada.

17.3.5 A autoridade competente, na aplicação das sanções, levará em consideração a gravidade da conduta do infrator, o caráter educativo da pena, bem como o dano causado à FEMAR, observado o princípio da proporcionalidade.

18 DISPOSIÇÕES GERAIS:

18.1 A contratação em pauta, será formalizada com a emissão de Ordem de Fornecimento/Serviços, fundamentada no § 1º do art. 5º do Decreto nº 8.241/2014, que autoriza, em razão do valor da contratação, o uso de forma simplificada de ajuste; e

18.2 A Ordem de Fornecimento/Serviços a ser efetivada estará rigorosamente vinculada aos termos e obrigações previstas neste Termo de Referência, instrumento convocatório e proposta comercial.

Brasília,___ de ______ de 2020.

Elaborado por:

RODRIGO CERSOSIMO KRISTOSCHEK Capitão de Fragata

Encarregado da Divisão de Logística do PROANTAR

Aprovado por:

FERNANDO MAURO BARBOSA DE OLIVEIRA Contra-Almirante (Rm1)

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo elaborar um projeto de viabilidade econômica para analisar se será prudente ou não realizar um investimento no ateliê de costura

LADO DO DISSUASOR LADO DA PLACA 624BLD Pressóstato Pressóstato Sinalizador acústico Luzes Motor +24V Fim-de-curso INFERIOR Fim-de-curso SU- PERIOR Pressóstato Sinalizador

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia

The analysis found that there is an opportunity to (i) enact a planning strategy that reflects a sustainable development model and includes decisions about the future of the Amazon

[Informar a data, o nome e a assinatura do dirigente máximo que aprovou o documento Termo de Abertura do Projeto antes deste projeto ser solicitado ao Governador pelo

Expressão de genes e proteínas pró- e anti-apoptóticas em células precursoras da medula óssea e leucócitos do sangue periférico de pacientes portadores de policitemia vera.. Tese

refere o item anterior.. No caso de eventuais atrasos, os valores serão corrigidos com base na variação pro-rata-die do INPC/IBGE, entre o dia do vencimento até a data da

Atendimentos 1º atendimento -Aplicação de anamnese; -Realização de antropometria (Peso e Altura); -Aferição de pressão arterial; Solicitação de exames bioquímicos;