• Nenhum resultado encontrado

White paper de comparação de facilidade de uso EMC VNX versus NetApp FAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "White paper de comparação de facilidade de uso EMC VNX versus NetApp FAS"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

White paper de comparação de facilidade

de uso

EMC VNX versus NetApp FAS

Abril de 2011

(2)

SE ESPECIFICAMENTE DE QUALQUER GARANTIA, EXPRESSA OU IMPLÍCITA, RELACIONADA AOS RESULTADOS E À ANÁLISE DO TESTE, SUA PRECISÃO, CONCLUSÃO OU QUALIDADE, INCLUSIVE QUALQUER GARANTIA IMPLÍCITA DE ADEQUAÇÃO A UM PROPÓSITO ESPECÍFICO. TODAS AS PESSOAS OU ENTIDADES QUE CONFIAM NOS RESULTADOS DE QUALQUER TESTE FAZEM-NO A SEU

PRÓPRIO RISCO E CONCORDAM QUE A STRATEGIC FOCUS, SEUS FUNCIONÁRIOS E SUBCONTRATADOS NÃO TÊM NENHUMA RESPONSABILIDADE SOBRE QUALQUER RECLAMAÇÃO DE PERDA OU DANO CAUSADOS POR QUALQUER SUPOSTO ERRO OU DEFEITO EM QUALQUER PROCEDIMENTO OU RESULTADO DO TESTE. EM HIPÓTESE NENHUMA A STRATEGIC FOCUS SERÁ RESPONSABILIZADA POR QUALQUER DANO INDIRETO, ESPECIAL, INCIDENTAL OU CONSEQUENTE, RELACIONADO AO TESTE, MESMO QUE AVISADA DA POSSIBILIDADE DE TAIS DANOS.

(3)

1.0

Resumo executivo...1

2.0

Objetivo do estudo ...2

3.0

Escopo do projeto...2

4.0

Metodologia ...2

5.0

Resultados e análises do teste ...3

5.1

Comparação do provisionamento de armazenamento

de arquivos e blocos ...3

5.2

Comparação dos recursos de eficiência e flexibilidade ...5

5.3

Comparação de gerenciamento VMware ...7

5.4

Comparação dos recursos gerais de gerenciamento...7

6.0

Conclusões...10

Apêndice A: Configuração de testes ...11

Apêndice B: Dados do teste com medidas detalhadas ...12

Apêndice C: Migração de LUN on-line...17

Apêndice D: Sobre a Strategic Focus...20

Lista de tabelas

Tabela 5-1: Comparações do recurso de armazenamento ...4

Tabela 5-2: Comparação de eficiência e flexibilidade...6

Tabela 5-3: Percepção da VMware/Comparação de gerenciamento...7

Tabela 5-4: Comparação do gerenciamento geral ...9

Tabela A: Configurações de testes dos sistemas de gerenciamento

de armazenamento da EMC e da NetApp ...11

Tabela B1: Dados do teste de provisionamento de armazenamento

de arquivos e blocos...12

Tabela B1a: Tarefas de comparação de armazenamento ...13

Tabela B2: Dados de teste dos recursos de eficiência e flexibilidade ...14

Tabela B2a: Tarefas de eficiência e flexibilidade ...14

Tabela B3: Dados do teste de comparação de percepção

de VMware/gerenciamento ...15

Tabela B3a: Percepção de VMware/Tarefas de gerenciamento ...15

Tabela B4: Dados de teste de comparação do gerenciamento geral...15

(4)
(5)

Esse relatório representa a avaliação de duas das principais ofertas de armazenamento unificado: o EMC VNX e o NetApp FAS. O objetivo deste estudo de uso é fornecer aos administradores de armazenamento e à gerência de TI informações práticas relacionadas à capacidade de gerenciamento de cada solução em cenários de caso de uso muito comuns e críticos. Os resultados do estudo mostram que, embora cada uma delas ofereça uma gama completa de recursos de gerenciamento, o EMC VNX com Unisphere v1.1 fornece aos usuários vantagens significativas em relação ao System Manager v1.1 do NetApp FAS, ao FilerView e ao NetApp CLI combinados.

Nossas análises demonstraram a superioridade do EMC VNX nas seguintes áreas críticas:

Critérios Vantagem EMC Desvantagem NetApp

Gerenciamento de armazenamento unificado

O EMC Unisphere fornece uma única interface intuitiva para gerenciamento em todos os cenários de caso de uso testados

O gerenciamento do NetApp FAS foi uma experiência fragmentada que exigia o uso de duas GUIs e do NetApp CLI

O gerenciamento unificado é importante: O gerenciamento unificado torna a função dos administradores de armazenamento muito menos chata, permitindo o acompanhamento do aumento dos dados e o gerenciamento mais estratégico das informações essenciais de negócios.

Critérios Vantagem EMC Desvantagem NetApp

Percepção

sobre a VMware A integração entre a EMC e a VMware permite que os administradores vejam a relação entre o armazenamento VNX e máquinas virtuais específicas; isso está presente no Unisphere, para os gerentes de armazenamento, e no vCenter, para administradores de VMware.

A NetApp fornece alguns níveis de visibilidade no armazenamento FAS a partir do vCenter, mas não oferece nenhum mapeamento de VMs do FAS System Manager, FilerView ou NetApp CLI; o mapeamento dessas relações é um processo demorado, manual e sujeito a erros.

A percepção da VMware é importante: A compreensão da relação entre infraestrutura física e virtual permite aos administradores de armazenamento e de VMware garantir que

as expectativas de desempenho sejam atendidas e resolver problemas rapidamente; ela também é essencial para o planejamento eficiente da infraestrutura e as implementações da nuvem privada.

Critérios Vantagem EMC Desvantagem NetApp

Armazenamento com classificação automatizada por níveis

A EMC permite que os usuários classifiquem automaticamente os dados usando o EMC VNX; os níveis de serviço para custo e desempenho do armazenamento são automaticamente gerenciados pelas políticas definidas no Unisphere

A NetApp não tem suporte para essa automatização e, portanto, exige a classificação manual dos níveis, aumentando a complexidade e o custo de gerenciamento

O armazenamento com classificação automatizada por níveis é importante: O armazenamento com classificação automatizada por níveis garante que os dados sejam armazenados no tipo de mídia que fornece o nível de serviço correto para desempenho e custo. Isso é essencial para reduzir os custos mesmo que as organizações continuem criando e armazenando mais dados.

(6)

A EMC já percebeu que existem áreas em que o EMC VNX e o Unisphere podem melhorar ainda mais. Por exemplo, a criação de compartilhamentos CIFS/NFS exige inúmeras etapas para ser concluída, utilizando o método baseado em assistente. Embora essa tarefa seja executada com menor frequência, ela pode ser simplificada. A EMC sabe disso e está trabalhando para aprimorar a solução com um todo.

Para os clientes que pretendem implementar uma infraestrutura virtualizada,

aprimorar a eficiência geral do armazenamento e reduzir os custos de gerenciamento, a série EMC VNX com Unisphere é a escolha certa em relação ao NetApp FAS com System Manager.

2.0 Objetivo do estudo

O principal objetivo do projeto era realizar um estudo comparativo da facilidade de uso do pacote de gerenciamento de armazenamento midrange da EMC, o Unisphere, e do software de gerenciamento de array da NetApp, o System Manager, e documentar os resultados em um white paper. A EMC solicitou uma avaliação objetiva e estava aberta à descoberta de oportunidades de aprimoramento.

3.0 Escopo do projeto

O escopo do projeto estava limitado à execução das tarefas que:

• Exploram a facilidade do provisionamento multiprotocolo, inclusive o provisionamento thin e a criação de pools de armazenamento.

• Avaliam os recursos de flexibilidade e eficiência, como classificação automática por níveis, compactação, desduplicação e migração dinâmica de LUN.

• Investigam o gerenciamento e a percepção de VM para administrar com eficiência o armazenamento alocado para os ambientes virtuais.

• Avaliar os recursos de capacidade de gerenciamento geral, como facilidade de uso, emissão de relatórios e suporte.

4.0 Metodologia

Para atingir nosso objetivo, executamos uma avaliação prática nos dois ambientes. As etapas específicas aplicadas utilizando essa abordagem incluíam:

• Instalar e configurar sistemas de hardware e software da NetApp em nosso

laboratório. A equipe da EMC forneceu a instalação básica do sistema EMC VNX em suas instalações, onde ele era acessado remotamente pelos engenheiros da Strategic Focus. Os sistemas da NetApp e do VNX foram configurados de modo semelhante, com uma variedade de tipos e velocidades de disco.

• Nós desenvolvemos um plano de teste em colaboração com a equipe da EMC para ajustar o escopo do projeto.

• Configuramos o cenário para executar os testes nos dois sistemas de acordo com o plano de testes.

• Capturamos medidas em forma de número de cliques e etapas exigidas para executar cada tarefa.

(7)

• Capturamos também a experiência do testador, especificamente os principais recursos ou a falta deles na execução de cada tarefa.

• Os resultados desse exercício formaram a base deste relatório de facilidade de uso.

5.0 Resultados e análises do teste

5.1 Comparação do provisionamento de armazenamento de arquivos e blocos

As principais vantagens do EMC Unisphere sobre o NetApp System Manager para as tarefas de provisionamento de armazenamento de alta prioridade podem ser resumidas assim:

• Decidindo onde provisionar o novo armazenamento: A EMC tem uma interface gráfica automatizada superior e exige seis cliques a menos que a NetApp.

• Criando pools de armazenamento com vários níveis: O Unisphere tem flexibilidade superior e exige três cliques a menos para a criação de pools com vários níveis do que a NetApp para um único nível. A NetApp não tem suporte para pools de armazenamento com vários níveis de disco.

• Criando LUNs e sistemas de arquivos: O Unisphere cria várias LUNs

simultaneamente, eliminando a necessidade de processos manuais repetidos. Além disso, o EMC Unisphere permite que o usuário defina as políticas de retenção em nível de arquivo quando os sistemas de arquivos são criados.

• Determinando o espaço disponível: O Unisphere exibe informações abrangentes em um painel de controle intuitivo, eliminando a necessidade de computação e navegação manual.

A tabela 5-1 mostra a vantagem da EMC sobre a NetApp nas tarefas executadas e a experiência do testador em relação às funções e aos recursos que contribuíram para essa vantagem.

(8)

Tabela 5-1: Comparações do recurso de armazenamento

Nº Tarefa Frequência

de uso Pontos fortes (+) ou fracos (-) da EMC Pontos fortes (+) ou fracos (-) da NetApp

1 Determinar onde provisionar 450 GB de um novo armazenamento

Alta + Nenhuma dependência

para criar LUN; os blocos de construção para criar uma LUN podem ser criados como parte da criação da LUN, o que reduz o tempo do ciclo; isso não é possível na NetApp

+ Informações gráficas sobre

o armazenamento facilitam a compreensão de onde o armazenamento está disponível para provisionamento

+ Seis cliques a menos

- Para criar uma nova LUN,

é preciso criar uma agregação e um volume FlexVol antes da criação da LUN, porque o administrador não poderá criar a agregação desejada como parte do assistente

- A GUI fornece detalhes sobre

um espaço de armazenamento (usado, alocado e bruto) em componentes individuais (discos, agregações, volumes, LUNs), mas exige computação manual para descobrir onde colocar o novo elemento de armazenamento. Falta de representação gráfica ou recurso detalhado 2 Criar pools de armazenamento com vários níveis em EMC versus níveis estáticos exigidos em NetApp Alta + Os administradores de armazenamento podem

provisionar imediatamente pools de armazenamento e grupos de RAID sem pré-requisitos

+ A EMC fornece aos

administradores flexibilidade para criar pools durante a criação de LUN

+ A EMC tem suporte nativo

para agregação de diferentes níveis de discos em um único pool de armazenamento

+ Três cliques a menos

- Zerar discos durante

o provisionamento do armazenamento demora um tempo considerável e, desse modo, precisa ser feito como pré-requisito se a agregação for recriada

- Não há opção de criar pools

durante a criação de uma LUN. Os pools precisam ser criados antes da criação de uma LUN

- A NetApp requer pré-requisitos

para habilitar vários níveis no console (conectando-se do FilerView ou de um terminal conectado ao subsistema)

3 Criar uma LUN e um sistema de arquivos

Alta + Várias LUNS do mesmo

tipo podem ser criadas durante uma única instanciação

+ Capaz de definir a retenção em

nível de arquivo durante a criação da exportação de NFS

- Oito cliques a mais

- A criação de várias LUNs

do mesmo tipo exige repetição manual do processo para cada uma das LUNs exigidas

- Nenhum suporte para retenção

em nível de arquivo durante a criação de exportação de NFS

4 Provisionamento thin

Média + LUN com provisionamento thin

está disponível depois que um pool de armazenamento é criado

- Três cliques a mais

- O provisionamento thin exige

agregação e um volume flex para ser criado antes que uma thin-LUN possa ser provisionada

(9)

Nº Tarefa Frequência

de uso Pontos fortes (+) ou fracos (-) da EMC Pontos fortes (+) ou fracos (-) da NetApp

5 Criação de servidores CIFS e NFS

Baixa - CIFS/NFS exige inúmeras

etapas para ser concluído utilizando o método baseado em assistente

+ Fornece mais recursos, como

a habilidade de instalar vários servidores CIFS em uma única controladora para fornecer mais flexibilidade e dimensionamento aos clientes

- Nove clique a mais

+ O processo de criação de

CIFS/NFS é mensuravelmente mais rápido

- A NetApp tem suporte

para um único servidor CIFS em um servidor de dados, exceto quando o MultiStore está configurado; isso exige uma licença do MultiStore e configuração adicional extensiva 6 Aumentar elementos de armazenamento (LUNs e sistemas de arquivos)

Média Nenhuma diferença mensurável Nenhuma diferença mensurável

7 Determinar quanto de espaço útil está disponível para ambos os sistemas

Alta + O armazenamento utilizável

pode ser visto no avançado painel gráfico de controle interativo, ele mostra o espaço RAW disponível, o espaço livre do pool de armazenamento e o espaço livre do grupo de RAID em diferentes portlets

+ Três cliques a menos

- Disponibilidade de espaço no

array necessita de computação manual e requer que o

usuário navegue por vários componentes (discos, agregações, volumes e LUNs) para chegar a um valor numérico

5.2 Comparação dos recursos de eficiência e flexibilidade

As principais vantagens do Unisphere em relação ao System Manager para recursos de eficiência e flexibilidade de prioridade média e alta podem ser resumidas assim:

• Configurando snapshots e agendamentos: A EMC fornece a habilidade de agendar snapshots no momento da criação, diretamente do assistente. A NetApp requer uma abordagem de duas etapas―criação e agendamento usam diferentes interfaces. Lidar com complexidades de várias interfaces de gerenciamento é improdutivo quando comparado aos recursos de gerenciamento centralizados do EMC Unisphere.

• Utilizando o armazenamento com classificação por níveis: A EMC permite que o administrador de armazenamento faça uma classificação automática nos níveis de array, pool e LUN. Os níveis de serviço para custo e desempenho do

armazenamento são gerenciados por políticas definidas no Unisphere. A NetApp não tem suporte para essa funcionalidade e exige que a classificação por níveis seja gerenciada manualmente, aumentando a complexidade e o custo de gerenciamento • Migração dinâmica da LUN: O Unisphere permite que o administrador de

armazenamento mova cargas de trabalho em execução para outra LUN sem tempo de inatividade. A NetApp oferece funcionalidade semelhante, mas exige uma ferramenta de linha de comando separada (“DataMotion”) para fornecer esse recurso.

(10)

• Determinar o espaço disponível: O Unisphere exibe informações abrangentes em um painel de controle intuitivo, eliminando a necessidade de computação e navegação manual.

A tabela 5-2 mostra a vantagem da EMC sobre a NetApp nas tarefas executadas e a experiência do testador em relação às funções e aos recursos que contribuíram para essa vantagem.

Tabela 5-2: Comparação de eficiência e flexibilidade

Nº Tarefa Frequência de uso Pontos fortes (+) ou fracos (-) da EMC Pontos fortes (+) ou fracos (-) da NetApp 1 Configurar snapshots e agendamentos às 8h, 12h, 16h e 20h Média + O agendamento de

snapshots pode ser definido durante a configuração inicial

+ Cinco cliques a menos

- O agendamento de

snapshots só pode ser configurado depois que o volume tiver sido criado no System Manager 2 Habilitar a desduplicação/ compactação [eficiência do armazenamento utilizável depois de (1) formatação e (2) desduplicação e compactação] Média + O administrador de armazenamento tem controle específico sobre desduplicação de LUN versus compactação de LUN

- Cinco cliques a mais

+ Quando compactação

e desduplicação são habilitadas no mesmo volume, os dados são primeiro compactados e depois desduplicados

3 Aproveitar o armazenamento com classificação por níveis (EMC FAST VP versus classificação por nível manual em NetApp)

Alta + A classificação

automática por níveis está disponível no nível de array, pool e LUN

+ A migração

automatizada torna o aproveitamento dos níveis de armazenamento apropriados mais eficiente para o administrador de armazenamento

+ Os administradores

podem agendar o melhor momento para permitir a ocorrência da classificação por níveis

- A classificação

automática por níveis não é aceita

- A classificação manual de

níveis é demorada, requer planejamento e tem sobrecarga administrativa

4 Migração dinâmica de

LUN―movimentação de uma LUN que hospeda uma carga de trabalho em execução

Média +O administrador pode mover uma carga de trabalho em execução sem tempo de inatividade

+ O administrador pode

definir a prioridade de migração de LUN para minimizar o impacto no desempenho

- A migração de LUN não

é aceita; entretanto, a migração do volume on-line (que contém várias LUNs) é aceita usando o DataMotion

(11)

5.3 Comparação de gerenciamento VMware

As principais vantagens da EMC em relação à NetApp para tarefas de gerenciamento VMware de prioridade média e alta podem ser resumidas assim:

• Percepção da VMware a partir do console de armazenamento: O EMC Unisphere fornece ao administrador a habilidade de ver quais VMs residem nas LUNs, nos grupos de armazenamento e no NFS. Essa funcionalidade não está disponível em NetApp. É importante compreender a relação de armazenamento entre máquinas físicas e virtuais para garantir o desempenho ideal do sistema. Com NetApp, o mapeamento dessa relação é um processo demorado, manual e sujeito a erros.

• Percepção de array no VMware vCenter: O EMC Virtual Storage Integrator fornece um conjunto de plug-ins que permite ao administrador de VMware ter granularidade em nível de VM para compactação, desduplicação e clonagem. A NetApp fornece apenas desduplicação no nível de volume, exigindo que os administradores dediquem um volume por VM para obter essa granularidade. A combinação de percepção de VM no Unisphere e percepção de VNX no vCenter significa que o administrador de armazenamento e o administrador de VMware têm visibilidade total das relações entre recursos físicos e virtuais em suas próprias interfaces conhecidas.

A tabela 5-3 mostra a vantagem da EMC sobre a NetApp nas tarefas executadas e a experiência do testador em relação às funções e aos recursos que contribuíram para essa vantagem.

Tabela 5-3: Percepção da VMware/Comparação de gerenciamento

Tarefa Frequência de uso Pontos fortes (+) ou fracos (-) da EMC Pontos fortes (+) ou fracos (-) da NetApp 1 Percepção da VMware a partir do console de armazenamento

Alta + Integração simples e

direta com o vSphere

+ Mostra quais guests de

VM residem nas LUNs.

- Não disponível em NetApp 2 EMC Virtual Storage Integrator versus plug-ins de armazenamento da NetApp - desduplicação/ compactação individual de VMs

Média + Permite compactação

individual de VMs

+ Permite desduplicação

individual de VMs

+ Permite clonagem

de VMs

+ Integração direta no array

- A NetApp permite apenas a desduplicação no nível de volume - As ferramentas de gerenciamento de armazenamento da NetApp não fornecem percepção de gerenciamento no vCenter

5.4 Comparação dos recursos gerais de gerenciamento

O EMC Unisphere fornece uma experiência simples e integrada para gerenciamento de sistemas de armazenamento das famílias EMC CLARiiON, EMC Celerra e EMC VNX por meio das lentes do armazenamento e da VMware. Ele é projetado para fornecer

(12)

privada. A captura de tela abaixo mostra uma visão geral de alto nível da interface do

Unisphere.

O NetApp System Manager é uma versão relativamente nova do NetApp MMC apenas para Windows e fornece funcionalidade parcial para gerenciamento dos sistemas NetApp FAS. O System Manager requer um host Windows. Para gerenciar todas as tarefas testadas no sistema, a Strategic Focus também precisou usar duas outras interfaces oferecidas pela NetApp. A primeira, o FilerView, é há muito tempo a UI baseada na Web da NetApp junto com a Command Line Interface (CLI). As capturas de tela de todas as ferramentas da NetApp usadas neste estudo são mostradas.

FilerView

System Manager Command Line Interface

As principais vantagens do Unisphere sobre o System Manager para as tarefas de gerenciamento geral de alta prioridade podem ser resumidas assim:

• Personalização das exibições: O painel de controle e a personalização das exibições do EMC Unisphere tornam o gerenciamento do sistema fácil até mesmo para os administradores menos experientes. Isso pode ser atribuído à consistência da interface em todos os níveis de configuração e às suas ferramentas orientadas por assistente e amigáveis aos usuários. Em contrapartida, o NetApp System Manager tem funcionalidade limitada para personalizar exibições e nenhum suporte para painel de controle.

• Gerenciando o sistema físico: O Unisphere processa muito detalhadamente os componentes físicos do array, inclusive a habilidade de “piscar” as luzes. Isso ajuda os administradores a compreender precisamente o que é necessário quando algum tipo de gerenciamento físico é exigido, inclusive a localização de hardware no array.

(13)

O NetApp System Manager fornece informações textuais para os componentes físicos.

• Alerta e relatórios: A emissão de alertas é fácil, altamente personalizável e muito intensa no Unisphere. Os relatórios permitem que o administrador compreenda e demonstre vários indicadores de desempenho chave relevantes para o array e os negócios. A NetApp fornece recursos limitados de emissão de relatórios (FilerView apenas), e eles não são personalizáveis.

A tabela 5-4 mostra a vantagem da EMC sobre a NetApp nas tarefas executadas e a experiência do testador em relação às funções e aos recursos que contribuíram para essa vantagem.

Tabela 5-4: Comparação do gerenciamento geral

Nº Tarefa Frequência

de uso Pontos fortes (+) ou fracos (-) da EMC Pontos fortes (+) ou fracos (-) da NetApp

1 Personalização de exibições na UI

Alta + 18 opções diferentes

de portlet

+ Fornece habilidade de

adicionar novos portlets e personalizá-los com base nas necessidades dos negócios na interface do Unisphere

+ O UnisphereV é uma GUI

baseada em navegador sem nenhum requisito

de instalação

- Dois cliques a mais

-O System Manager tem a habilidade de personalizar a exibição, mas é muito limitado; a habilidade de criar novas exibições não é aceita

- O System Manager é um

cliente Windows “gordo” que requer instalação em cada computador de onde o armazenamento é gerenciado

+ O FilerView é uma GUI

baseada em navegador 2 Compreender/ gerenciar o sistema físico na UI (fácil de entender os aspectos físicos de cada sistema)

Alta + Mostra a representação

gráfica de todos os produtos de hardware físicos; o administrador pode ver a representação gráfica de SPS, controladoras de armazenamento, LCC, discos etc. em um array

+ Exibição detalhada

do hardware

+ Permite que o

administrador saiba como solucionar problemas físicos facilmente

+ Um clique a menos

- Não fornece percepção

física de nenhum dos componentes do array

(14)

Nº Tarefa Frequência

de uso Pontos fortes (+) ou fracos (-) da EMC Pontos fortes (+) ou fracos (-) da NetApp

3 Suporte e comunidade de suporte – abertura de tickets e colaboração com a comunidade

Média + Todo suporte está

disponível a partir de uma única interface do Unisphere; inclui manuais, suporte ao fornecedor e colaboração do usuário

+ Alertas/notificações

podem ser exibidos com recomendações para resolver o problema

+ Alertas de download de

software e a habilidade de atualizar/fazer upgrade na ferramenta usando uma conta global são aceitos em EMC + É fornecida a habilidade de personalizar um documento de instalação ou de solução de problemas usando o Gerador de procedimentos da EMC + O System Manager

fornece o mecanismo para acionar um relatório de suporte automático para o NetApp CS

+ O FilerView fornece um

link para fazer log-in no portal de suporte

+ Colaboração com a

comunidade de usuários é gerenciada em um portal separado

- O suporte não é unificado

e não tão sofisticado quando comparado ao da EMC, por exemplo, nas áreas do Gerador de procedimentos e do gerenciamento de atualizações de software - A conta “NOW” é gerenciada separadamente para downloads e atualizações 4 Alterações e relatórios: determinando a integridade do array

Alta + A emissão de relatórios

do Unisphere é fácil de criar, usar e exportar usando um assistente; cerca de 25 relatórios de entrega estão disponíveis nas categorias resumo das falhas, perfil, servidores, configuração e aplicativos de

armazenamento

- A emissão de relatórios

é limitada no System Manager e não pode ser personalizada nem exportada

6.0 Conclusões

Os principais diferenciadores tecnológicos da EMC em relação à NetApp, como FAST VP (Fully Automated Storage Tiering for Virtual Pools, armazenamento com classificação totalmente automatizada por níveis para pools virtuais), migração dinâmica de LUN, percepção de gerenciamento de armazenamento no console de armazenamento, integração de armazenamento virtual e console de gerenciamento unificado, fornecem à solução da empresa maior facilidade de uso em relação a seus concorrentes. Além disso, o Unisphere é uma GUI centralizada e baseada na Web que permite aos administradores atingir maior produtividade com recursos como personalização de painel de controle e relatórios com recursos de aprofundamento.

Em nossa opinião, a EMC é claramente a melhor opção para os clientes que buscam uma solução de armazenamento corporativo, porque ela capacita os administradores de armazenamento a executar seus trabalhos de modo mais eficiente com o mínimo de sobrecarga administrativa, resultando em maior produtividade.

(15)

Apêndice A: Configuração de testes

Tabela A: Configurações de testes dos sistemas de gerenciamento

de armazenamento da EMC e da NetApp

NetApp EMC

Sistema de

armazenamento Modelo FAS3070 VNX5300

Software Modo OnTap versão 8.0.1 7 NetApp System Manager, versão 1.1R1 (1.1.0.464) VNX-Block-Operating-Environment 05.31.000.4.01 Unisphere v1.1 Drives de disco HDs 14 * 273,54 FC de 10 K RPM HDs 14 * 268,4 FC de 15 K RPM HDs 13 * 268,11 ATA de 5400 RPM HDs 1 * 268,11 ATA de 7200 RPM Total de discos - 42 HDs 25 * x 273 GB SAS, com DAE 0:0 HDs 19 * x 273 GB SAS, com DAE 0:1 10 * 2 TB NL SAS, com DAE 0:2 4 * 100 GB SATA FLASH, com DAE 0:2 1 x 546 GB SAS, com DAE 0:2

(16)

Apêndice B: Dados do teste com medidas detalhadas

Tabela B1: Dados do teste de provisionamento de armazenamento de

arquivos e blocos

EMC NetApp

Nº Tarefas Cliques Cliques

Variância (cliques em EMC – cliques em NetApp)

1 Determinar onde provisionar novo armazenamento

6 12 -6

2 Criar pools de armazenamento com vários níveis em EMC versus níveis estáticos em NetApp

9 12 -3

3 Criar LUNs e sistemas de arquivos 21 13 8

4 Provisionamento thin 23 20 3

5 Criação de servidores CIFS e NFS 43 24 19 6 Aumentar elementos de armazenamento 8 7 1 7 Determinar quanto de espaço útil está

disponível por padrão para ambos os sistemas

1 4 -3

A tabela a seguir identifica as tarefas que foram realizadas, descrevendo não apenas por que são importantes para o administrador de armazenamento, mas também o nível de

importância de cada tarefa com base na frequência de sua execução. Uma tarefa que provavelmente é executada várias vezes durante uma semana tem uma classificação de frequência “Alta” e é considerada muito importante. As tarefas executadas várias vezes durante um mês, mas não necessariamente toda semana, têm uma classificação de

frequência “Média”. As tarefas executadas sem maior frequência, talvez algumas vezes ao ano, têm uma classificação de frequência “Baixa”. Esse tipo de classificação ajuda o cliente a colocar os resultados do teste na perspectiva apropriada ao selecionar o produto de

armazenamento certo, não atribuindo muito importância a funcionalidades e recursos que são utilizados com pouca frequência.

(17)

Tabela B1a: Tarefas de comparação de armazenamento

Tarefa Frequência

de uso Por que a tarefa é importante

1 Determinar onde provisionar 450 GB de um novo armazenamento

Alta O administrador deve alocar com frequência o armazenamento para novos aplicativos; isso pode ser demorado e sujeito a erros se não for feito corretamente, e o custo de fazê-lo de modo incorreto pode ser maior em termos de desempenho, dimensionamento, custo e manutenção contínua do aplicativo; o provisionamento apropriado de armazenamento pode economizar dinheiro e adiar a compra de armazenamento e outros custos associados; essa compra adiada normalmente resulta em menores custos e maior capacidade que pode ser usada em novos projetos.

2 Criar pools de armazenamento com vários níveis em EMC versus níveis estáticos em NetApp

Alta Implementando uma combinação de vários níveis de armazenamento em um único pool de armazenamento, as organizações podem ter de enfrentar alguns desafios de gerenciamento de dados chave, como: • Aumento das exigências sobre o (caro)

armazenamento principal enquanto o secundário permanece subutilizado

• Inabilidade de otimizar facilmente o posicionamento dos dados em diferentes tipos de armazenamento com base em seu valor comercial relativo

3 Criar LUNs e sistemas de arquivos

Alta O armazenamento é apresentado aos servidores (onde os aplicativos de negócios são hospedados) em termos de LUNs; as LUNs são associadas aos sistemas de arquivos para separação dos dados de aplicativos objetivando melhor desempenho, segurança,

dimensionamento e eficiência de dados e manutenção; a duração ou a complexidade desse processo afeta diretamente a produtividade da equipe de TI 4 Provisionamento

thin

Média Permitindo o provisionamento conforme necessário e a reivindicação de espaço, o provisionamento thin pode resultar em melhor utilização do armazenamento e menores despesas de capital na infraestrutura de armazenamento

5 Criação de servidores CIFS e NFS (NAS)

Baixa Para dar suporte aos protocolos NFS e CIFS que se destinam a fornecer um mecanismo aberto entre plataformas para os sistemas clientes para solicitar sistemas de arquivos em uma rede

6 Aumentar elementos de armazenamento

Média A expansão da LUN dinâmica e do sistema de

arquivos permite que os negócios/aplicativos funcionem continuamente e ajuda a minimizar a necessidade de manutenção do armazenamento

7 Determinar quanto de espaço útil está disponível “por padrão” para ambos os sistemas

Alta Isso é importante para a equipe de TI por três motivos: 1. Para ajudar a determinar como os aplicativos estão

usando o armazenamento, avaliando o custo total de propriedade

2. Para ajudar na previsão de dados 3. Para acomodar as novas solicitações de

provisionamento de armazenamento para novas implementações de aplicativos

(18)

Tabela B2: Dados de teste dos recursos de eficiência e flexibilidade

EMC NetApp

Nº Tarefas Cliques Cliques

Variância (cliques em EMC – cliques em NetApp)

1 Configurar snapshots e agendamentos 10 15 -5 2 Habilitar a desduplicação/compactação (eficiência do

armazenamento utilizável depois de (1) formatação e (2) desduplicação e compactação)

15 10 5

3 Aproveitar o armazenamento com classificação por níveis (EMC FAST VP versus classificação por nível manual em NetApp)

16 N/A Não significativo

4 Migração dinâmica de LUN―movimentação de uma LUN que hospeda uma carga de trabalho em execução

22 N/A Não significativo

Tabela B2a: Tarefas de eficiência e flexibilidade

Tarefa Frequência

de uso

Por que a tarefa é importante

1 Configurar snapshots e agendamentos às 8h, 12h, 16h e 20h

Média Os snapshots permitem que a equipe de TI proteja e reverta rapidamente os dados para versões anteriores, normalmente em caso de erro do usuário

A equipe de TI agenda os snapshots para serem executados em horários específicos do dia, geralmente todos os dias; a facilidade com que isso pode ser feito pode contribuir enormemente para a eficiência, a

confiabilidade e a disponibilidade dos dados armazenados no array 2 Habilitar a desduplicação/ compactação (eficiência do armazenamento utilizável depois de (1) formatação e (2) desduplicação e compactação)

Média A desduplicação e a compactação em um storage array podem economizar diretamente o dinheiro da empresa, reduzindo o volume de armazenamento RAW exigido para fornecer suporte aos negócios

3 Aproveitar o armazenamento com classificação por níveis (EMC FAST VP versus classificação por nível manual em NetApp)

Alta Permitir que o sistema mova dinamicamente dados de sub-LUNs e do subsistema de arquivos para o nível apropriado dos discos para manipular automaticamente cargas de trabalho leva a uma redução dos custos de armazenamento high-end, economizando o dinheiro da empresa em custos de

armazenamento; esse processo utiliza discos rápidos e densos com muito mais eficiência, se comparado à movimentação de dados manual no nível macro que normalmente exige a movimentação de LUNs e sistemas de arquivos inteiros

4 Migração dinâmica de LUN―movimentação de uma LUN que hospeda uma carga de trabalho em execução

Média Isso permite que o administrador mova dinamicamente as LUNs para os novos tipos de discos ou níveis de RAID, se necessário, mantendo a atividade do sistema

(19)

Tabela B3: Dados do teste de comparação de percepção

de VMware/gerenciamento

EMC NetApp

Nº Tarefas Cliques Cliques

Variância (cliques em EMC – cliques em NetApp)

1 Percepção do gerenciamento de armazenamento no console de armazenamento em EMC versus NetApp; o Unisphere integra-se ao vCenter; como a NetApp faz isso

9 N/A Não significativo

2 EMC Virtual Storage Integrator versus plug-ins de armazenamento da NetApp - desduplicação/compactação individual de VMs

17 N/A Não significativo

Tabela B3a: Percepção de VMware/Tarefas de gerenciamento

Nº Tarefa Frequência de uso Por que a tarefa é importante

1 Percepção do gerenciamento de armazenamento no console de armazenamento em EMC versus NetApp. O Unisphere integra-se ao vCenter; como o System Manager faz isso

Alta Isso fornece ao administrador de armazenamento a habilidade de ter percepções específicas sobre como as VMs estão distribuídas entre as LUNs em um array

2 EMC Virtual Storage Integrator versus plug-ins de armazenamento da zNetApp - desduplicação/ compactação individual de VMs

Média Isso fornece ao administrador de virtualização a habilidade de ter integração direta com um storage array; um administrador de virtualização pode permitir a compactação/desduplicação de VM guest individual diretamente do vSphere em um array

Tabela B4: Dados de teste de comparação do gerenciamento geral

EMC NetApp

Nº Tarefas Cliques Cliques

Variância (cliques em EMC – cliques em NetApp)

1 Personalização de exibições na UI 6 4 2

2 Compreender/gerenciar o sistema físico na UI (fácil de entender os aspectos físicos de cada sistema)

2 3 -1

3 Suporte e comunidade de suporte– abertura de tickets e colaboração com a comunidade

N/A N/A Não significativo

4 Alterações e relatórios:

- determinando a integridade do array

6 6 0

5 Simplicidade no failover de NAS, failover de SAN 7 Não é feito devido a limitações de HW Não significativo

(20)

Tabela B4a: Tarefas de gerenciamento geral

Nº Tarefa Frequência

de uso Por que a tarefa é importante

1 Personalização de exibições na UI

Alta O administrador pode personalizar a aparência da UI do array para atender às necessidades específicas do administrador no sentido de fornecer melhor suporte aos negócios; esses diferentes portlets podem fornecer aos administradores detalhes que considerem importantes

2 Compreender/gerenciar o sistema físico na UI do armazenamento (fácil de entender os aspectos físicos de cada sistema)

Alta Isso permite que o administrador entenda completamente o que está ocorrendo fisicamente no array e possa identificar e solucionar esses problemas com rapidez e eficiência, ajudando a manter a estabilidade do sistema

3 Suporte e comunidade de suporte – abertura de tickets e colaboração com a comunidade

Média Isso permite que o administrador trabalhe com outros profissionais de administração de armazenamento e com a equipe de suporte aos fornecedores nas práticas recomendadas do sistema, na resolução de problemas e em correções do sistema; isso precisa estar prontamente disponível para garantir que a equipe de TI tenha acesso aos recursos necessários para dar suporte efetivo a um array

4 Alterações e relatórios: determinando a integridade do array

Alta O alerta automático do sistema é essencial para garantir que os administradores e/ou a equipe de suporte aos fornecedores estejam cientes dos problemas do sistema; esses alertas permitem que os grupos apropriados solucionem rapidamente os problemas, garantindo a disponibilidade e a integridade do sistema

5 Simplicidade no failover

de NAS, failover de SAN Média A habilidade de mover cargas de trabalho entre as controladoras de armazenamento, conforme necessário, permite que um administrador execute a necessária manutenção do sistema em um array, enquanto mantém os SLAs de classe empresarial; isso também permite que um administrador mova cargas de trabalho conforme necessário para aprimorar o desempenho do sistema, se preciso

(21)

Apêndice C: Migração de LUN on-line

Migração EMC de LUN on-line usando o Unisphere:

1. Escolha essa ação clicando com o botão direito do mouse na LUN que deve ser migrada, usando a GUI do Unisphere baseada em navegador.

(22)

3. Monitore a migração usando o “Resumo de migração da LUN” no painel direito.

Migração de volume on-line da NetApp usando DataMotion (a migração da LUN não é aceita):

1. Faça log-in no console usando FilerView (ou terminal) e digite o comando “move”. Os nomes dos volumes de origem e destino contendo a LUN devem ser anotados, provavelmente no “System Manager”, primeiro, e o administrador deve

(23)
(24)

Apêndice D: Sobre a Strategic Focus

A Strategic Focus, fundada em 1986, é uma empresa de consultoria estratégica focada na solução criativa de problemas com pensamento contemporâneo. São usadas metodologias de gerenciamento estratégico, bem como uma variedade de técnicas de pesquisa de mercado, nas áreas de serviços de produtos de software corporativos. Além da expertise no uso de abordagens tradicionais, como entrevistas com clientes e pesquisa via telefone para ajudar seus clientes a lidar com problemas estratégicos e de concorrência, a empresa complementa esses métodos com avaliações práticas dos produtos de software da empresa em seu próprio laboratório.

As principais competências da empresas podem ser resumidas assim:

• Uso do Desenvolvimento de estratégias de negócios junto com pesquisa de mercado de apoio e metodologias de “Balanced Score Card” que ajudam as empresas dos clientes a aumentar sua penetração nos segmentos de mercado vertical de produtos de software para empresas de médio e grande portes. Isso pode incluir:

• Compreensão dos requisitos dos clientes, experiência do cliente, software e critérios de seleção de fornecedores, bem como análise da concorrência por meio de

entrevistas via telefone nos EUA, na Europa e no Japão

o Segmentação de mercado, análise, posicionamento, proposta de valor e dimensionamento das oportunidades de mercado

o Planejamento de cenários, inclusive compreensão das estratégias da concorrência e das alterações nas previsões

o Análise e desenvolvimento de parceiros

o Desenvolvimento de estratégias para alcançar a base de clientes dos concorrentes

o Estudos de casos, como material de apoio para vendas, que comparam e contrastam a experiência entre o fornecedor e seu concorrente o Estudos de TCO e ROI

• Avaliação técnica e prática da concorrência em todos os principais domínios do mercado de serviços e produtos de software corporativos feita em nosso próprio laboratório por engenheiros de software. Somos pioneiros nessa área e atuamos desde 1993–muito tempo antes de outras empresas de pesquisa. Nossos relatórios são usados para análise da concorrência, aprimoramentos de produtos e

planejamento de produtos, bem como para o desenvolvimento de material de apoio às vendas.

A empresa tem grande expertise nas seguintes áreas: portais, CRM, ERP, código aberto,

armazenamento, ferramentas de desenvolvimento, BPM, ferramentas de BI, SOA Middleware, servidores de aplicativos, servidores de RSS Feed, formulários eletrônicos, bancos de dados, J2EE, ferramentas de gerenciamento de desempenho dos aplicativos de bancos de dados, integração de aplicativos corporativos, software de backup e restauração, serviços da Web, soluções móveis e outros segmentos de mercado emergentes. A Strategic Focus já realizou inúmeros projetos ao longo dos anos em todas essas áreas.

Para obter informações adicionais, entre em contato com Jay Prakash, presidente da Strategic Focus, pelo telefone 408-568-3993 ou pelo e-mail jay@strategicfocus.com.

Referências

Documentos relacionados

Pontos de aterramento cônicos em ângulo ou retos, com diâmetro de 20 mm ou 25 mm, podem ser montados nas barras de fechamento no lado de alta tensão e nas extremidades de

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Os métodos clássicos de determinação dos coeficientes, que possuem boa qualidade de estimativa e grande estabili- dade, têm alto custo computacional no problema de super-resolução;

Plantio: Março (sementes), outubro e novembro (estacas) Característica botânica: Planta subarbustiva, perene.. Os ramos são

O fato da contagem total de hemócitos no experimento com o agroquímico Talcord não ter sido diferente significativamente entre o controle e os dois tratamentos onde os

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem