• Nenhum resultado encontrado

Implementação de Certificação Digital e Documento Eletrônico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Implementação de Certificação Digital e Documento Eletrônico"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

Casos reais do mercado financeiro

9No Brasil, a partir de 22 de abril de 2002, as transações financeiras inter-bancárias acima de R$ 5.000 devem ser cursadas via Rede do Sistema Financeiro Nacional – RSFN.

9Cada transação do Sistema de Pagamentos Brasileiro é representada por um conjunto de mensagens XML assinadas digitalmente que trafegam bi-direcionalmente em as partes envolvidas.

9Atualmente mais de meio milhão de mensagens assinadas trafegam diariamente no sistema entre as várias partes envolvidas !

9Em adição, diversos bancos já utilizam o recurso de assinatura digital em suas transações de Internet Banking: BB, Caixa, Boston, Santos, Unibanco, etc...

9Alguns deles adotam certificados portados em meio magnético (A1), outros já estão com certificados portados em meio seguro (A3).

(3)

Futuro no mercado financeiro

9No Banco Santos utilizamos duas ACs para projetos que envolvam Certificação Digital, uma interna e outra externa.

9A AC interna é destinada a aplicações destinadas a público interno de um modo geral ou a público externo, desde que para este o requisito de assinatura digital com presunção de autenticidade não seja necessário (ex.Santos Ticker). 9A AC externa (SERASA) presta-se principalmente a duas aplicações: Internet Banking para Pessoas Jurídicas (Business Center) e Atualização Real-Time de dados para Cash Management (Santos Ontime Cash).

9Em qualquer caso, usamos tokens iKey2000 para a guarda de certificados e processo de assinatura digital.

(4)
(5)

Futuro no mercado financeiro

9As aplicações variam de banco a banco, mas no médio prazo, podemos imaginar que todas as operações atuais, já eletrônicas, terão o suporte de documentos assinados digitalmente.

9Isso trará grande contribuição contra a massificação das fraudes no sistema financeiro e a viabilização de fluxos complexos que hoje exigem o papel.

9Outros canais serão adaptados gradativamente graças a um grande esforço promovido pela Febraban, CNAB e seus bancos associados.

9A concentração dos esforços governamentais (TSE, Caixa, Receita, etc...), maior agressividade e empenho na distribuição de certificados e a padronização de um teclado ABNT-3 (com leitor de Smart Card) pode acelerar a disseminação de certificados e aplicações.

(6)

A senha e suas diferenças para a Certificação

9Senhas proliferam hoje em dia. Elas foram criadas a muito tempo, se incorporaram ao dia-a-dia dos usuários de serviços financeiros e hoje representam um elo muito fraco na cadeia de segurança.

9Com o advento de canais eletrônicos diversos, o tratamento da senha tornou-se mais difícil e elas se multiplicaram.

9A senha abre a porta do paraíso... A partir dela, podemos realizar transações praticamente sem limites ou rastros legais. Já existem sistemas que exigem contra-senhas, mas isso implica apenas em mais chaves para abrir a porta, não há mudança conceitual.

9Ao contrário, o certificado, se bem acomodado em dispositivo seguro (token ou Smart Card), força o questionamento do usuário a cada transação realizada. Esta, assinada por ambas as partes, entra em um workflow que valida ambas as assinaturas (entre outros parâmetros), encaminha a transação e armazena os rastros legais (documento assinado).

(7)
(8)
(9)

A necessidade da adoção

9A eletronização de transações financeiras é inevitável pois reflete em ganhos operacionais e financeiros.

9Em um ambiente não certificado digitalmente, as fraudes tendem a crescer mais rapidamente, mesmo que seja desconsiderada a massificação da fraude digital.

9Nestas condições, determinadas operações já eletrolisadas podem ter de regredir ao papel para coibir fraudes ou passar a usar de técnicas não convencionais que atrapalham mais o usuário que o fraudador.

9Certificação digital acelera a eletronização graças ao instrumento legal que o documento assinado digitalmente traz ao mercado e ao aumento da segurança nas transações.

9Certificação digital não garante a inexistência de fraudes digitais, mas minimiza diversos tipos de fraude digital a níveis toleráveis, principalmente aquelas nas quais substitui a utilização de senhas.

(10)

Mensagens, Sistemas Colaborativos e Cadeia Produtiva

9Sistemas de mensagens com garantia de entrega, modelos estruturados, sigilo, garantia origem e destino devem predominar na comunicação inter-corporativa.

9Na maioria dos casos, estes sistemas serão usados para unir comunidades como a financeira, de seguros / previdência, automobilística / autopeças, etc...

9Em alguns casos, constituiremos “sistemas colaborativos” que adotam serviços de terceiras partes como parte de seu processamento habitual. Estes serão normalmente criados sob a estrutura de Web Service (vide protocolo UDDI -Universal Description, Discovery and Integration).

9Os sistemas colaborativos ou de mensagens usarão tanto redes privadas quanto públicas (Internet), dependendo da criticidade dos dados que trafegam e da tolerância a custos da comunidade envolvida.

9A Certificação Digital tornar-se-á cada dia mais importante para que os elos desta “cadeia produtiva” tornem-se partes confiáveis

Referências

Documentos relacionados

Nesta fase foi solicitado aos participantes da mesa de trabalho sobre este tema, que realizassem uma listagem de Ideias de Projectos de forma a responder aos desafios existentes

 “ Muitas vezes o problema do dilema surge quando nos damos conta à medida que as sessões de aconselhamento acontecem, que afinal a vitima também tem culpas

Para conhecer a estrutura prevista para atender às demandas do evento e subsidiar a definição da estratégia global e do plano de controle externo, o Ministro Aroldo Cedraz,

Uma metanálise de 54 estudos epidemiológicos relatou que o risco relativo (RR = 1,24) de diagnóstico de câncer de mama foi ligeiramente maior em mulheres que utilizaram

Em relação à percepção da imagem corporal, evidenciaram-se diferenças na escolha das silhu- etas real e ideal, que gerou a insatisfação com a aparência corporal em 54% (n=143)

Diante disso, objetivou-se com esse trabalho avaliar o efeito do extrato aquoso de folhas frescas de eucalipto (Eucalyptus urophylla) em diferentes concentrações sobre a

a) Tem base na ciência, especialmente em aspectos de virologia e nas diversas áreas da saúde que dão sustentação para discussões acerca de caracterização e

MENTO ÁGUA SISTEMAS AQUECIMENTO CLIMATIZAÇÃO PRESS FITTING MULTYRAMA ROLO VARA TUBO ISOLADO GRUPO PRANDELLI QUALIDADE.. LEADER GLOBAL REFERENCE PIONEER MULTYLAYER ITALY STOCK