• Nenhum resultado encontrado

Pós-Graduação em Liderança e Gestão para PME 1.ª Ação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pós-Graduação em Liderança e Gestão para PME 1.ª Ação"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

2 ÍNDICE

Apresentação ... 3

Objetivos: ... 3

Destinatários ... 3

Estrutura Curricular ... 4

Local de realização... 6

Datas de Realização

PREVISTAS

... 6

Avaliação ... 6

Modalidade e Forma de Organização da Formação ... 6

Candidaturas ... 6

Valor de Investimento ... 7

Descontos ... 7

Para mais informações ... 7

Formadores /as ... 7

... 7

A D. Dinis, Business School é uma entidade certificada pela DGERT. Certificado n.º 1852/2015

(3)

3

Pós-Graduação em Liderança e Gestão para PME

1.ª Ação

Apresentação

Adquira sólidos conhecimentos nas principais áreas de gestão empresarial, através de uma abordagem pragmática e com forte ligação à realidade do nosso tecido empresarial.

Num mundo em que a mudança impera e a competição entre empresas é cada vez mais intensa e internacional, o conhecimento em Gestão torna-se fundamental para o sucesso de todas as organizações. Neste contexto, gerir uma PME é um desafio onde todas as ferramentas poderão ser úteis para vencer.

A pensar nesta conjuntura, foi criada a Pós-Graduação em Liderança e Gestão para PME, juntando um corpo Docente de elevada qualidade, associado a um Plano de Estudos global e equilibrado, com disciplinas e metodologias de abordagem orientadas para a realidade empresarial.

Pretende-se, assim, proporcionar aos participantes uma visão ampla e atual dos conhecimentos relevantes em diferentes áreas funcionais da empresa, sensibilizando-os para os fatores humanos, sociais, tecnológicos e ambientais que condicionam a vida empresarial moderna.

Objetivos:

1. Uma formação sólida que integra a experiência prática com conhecimentos atualizados e rigorosos, nas diversas áreas funcionais: finanças, marketing, estratégia e recursos humanos;

2. O desenvolvimento das capacidades de liderança, motivação e gestão das equipas, indispensáveis ao gestor moderno;

3. A internalização de uma visão estratégica dos negócios que assegure a perceção dos fatores críticos de sucesso da empresa e a melhoria quantitativa e qualitativa dos processos de decisão e gestão;

4. Adicionalmente, a elevada qualidade dos participantes, com variadas formações académicas e diferentes vivências profissionais, asseguram a troca de experiências e permitem a criação e desenvolvimento de uma importante rede de relações profissionais e pessoais.

Destinatários

1. Empresários, dirigentes e quadros superiores de empresas ou outras organizações, com ou sem formação académica em Gestão e que pretendam adquirir, atualizar ou aprofundar os seus conhecimentos de Gestão numa perspetiva global.

2. Quadros que tenham evidenciado capacidades para ocuparem, no médio prazo, lugares de chefia funcional ou plurifuncional.

(4)

4

Estrutura Curricular

Coordenação Científica: Vitor Hugo dos Santos Ferreira M1 Estratégia em PMEs Vítor Ferreira Luis couto Henrique Carvalho 1. Definição de Estratégia 2. A Estratégia Racional 2.1. Análise Externa

2.2. PEST, 5 Forças, Ciclo de Vida do Produto e da Tecnologia 2.3. Análise Interna 2.4. SWOT 2.5. Formulação da Estratégia 2.6. Implementação 3. Estratégias de inovação

4. Modelo de Execução Estratégica – Balanced Scorecard – 8h

18h

M2 Marketing Ana Lisboa

1. Marketing: do conceito à prática 2. Marketing em ação

3. Estudar o mercado

4. Formular estratégias integradas de marketing 5. Formular estratégias para o marketing mix 6. Do Plano de Marketing à ação

12h

M3

Comunicação Digital em PME Luis caetano

1. Marketing e comunicação digital PMEs 1.1. Princípios da Comunicação

1.2. Ferramentas, diferentes Plataformas: Publicidade, Redes Sociais outras

2. Comércio Eletrónico

2.1. Procura, estratégia e modelo conceptual 2.2. A Inovação, as redes e alianças o

conhecimento

2.3. Os fatores relacionais: motivadores; chave e desmotivadores 12H M4 Negociação em PME Luis Couto 12h M5 Gestão Financeira Inês Lisboa João Carvalho das Neves Elisabete Vieira 1. Demonstrações Financeiras 1.1 Introdução 1.2 Como as interpretar 2. Análise Financeira da Empresa

2.1. Estrutura Financeira 2.2. Rendibilidade 2.3. Risco

2.4. Gestão de tesouraria 3. Análise e controlo de custos

3.1. Identificar os custos por natureza e tipo

23 H

+

(5)

5

3.2. Formas de imutar os custos aos produtos e/ou serviços 4. Análise de Investimentos M6 Competências Pessoais Formador/a: Neuza Ribeiro José Afonso de Oliveira

1. Seminário sobre competências Pessoais 2. Competências Comunicacionais

2.1. Ferramentas de comunicação assertiva 2.2. Autodiagnóstico

2.3. Treino de situações de comunicação 3. Competências de Liderança

3.1. O papel do líder na equipa 3.2. Competências de liderança

3.3. Liderança e desenvolvimento de equipas 4. Competências de Avaliação e Motivação

4.1. Avaliação e Feddback: importância e treino de situações reais

4.2. O processo motivacional como impulsionador do comportamento

4.3. Estratégias motivacionais eficazes 5. Competências de Coaching 5.1. Criar o contexto 5.2. Aprofundar o relacionamento 5.3. Escutar empaticamente 5.4. Facilitar a aprendizagem 5.5. Reconhecer os resultados 24 H M7 Gestão de RH Neuza Ribeiro José Afonso de Oliveira

1. Gestão de pessoas, felicidade e desempenho

2. Novas tendências nos processos de recrutamento e seleção

3. Gestão e melhoria do desempenho 4. Formação e desenvolvimento de pessoas

12h M8 Gestão de processos e Qualidade Formador/a: Luís Morna

Gestão da Qualidade e processos

1. Evolução do Conceito de Qualidade:De Henry Ford a Toyota

1.1 A Qualidade como ferramenta de Gestão 1.2 Normas ISO 9001 2. TQM Qualidade eGestão 3. Controlo de Processos 3.1 PDCA 3.2 Ishikawa 3.3 5W 3.4 Indicadores KPi 4. Qualidade e Produtividade 12h

(6)

6

Local de realização

Leiria

Datas de Realização

PREVISTAS Março de 2018

Avaliação

No final do Curso, os participantes receberão o Certificado ou Declaração de Participação do Curso.

É necessário que o participante tenha assiduidade em, pelo menos, 75% das horas totais de formação e obtido Aproveitamento para a emissão do respetivo Certificado.

Toda a formação é de carácter presencial e o controlo da assiduidade é feito, sessão a sessão, pela assinatura do Registo de Presenças. Caso o participante falte a mais de 25% das horas do curso ficará reprovado. A assiduidade é um dos deveres do participante.

A avaliação da aprendizagem é feita, primordialmente, de forma presencial por intermédio de atividades desenvolvidas em contexto das sessões de formação.

Poderão ser usadas outras formas de avaliação formativa e sumativa sempre que considerado adequado. Cabe à equipa pedagógica colaborar e orientar o processo de avaliação formativa de forma contínua ao longo de todo o processo.

Para os participantes que não terminem a formação atingindo os requisitos mínimos de avaliação, será emitida a respetiva Declaração de Participação.

As eventuais situações que se encontrem omissas serão objeto de tratamento e decisão por parte do Gestor de Formação

Modalidade e Forma de Organização da Formação

Formação contínua e presencial.

Candidaturas

As candidaturas devem ser apresentadas até 7 dias antes do início da formação, através Preenchimento de ficha de candidatura (disponível em www.ddinisbschool.com)

Documentos necessários: a) Curriculum Vitæ;

b) Certificado de habilitações

c) Comprovativo de pagamento da Taxa de Candidatura.

Em caso de desistência do formando no decorrer da acção de formação, a D. Dinis Business School reserva-se ao direito de exigir o pagamento integral da formação.

Em caso de anulação/cancelamento do curso no seu decorrer e por motivos exclusivamente imputáveis à D.Dinis Business School, a D. Dinis Business School compromete-se à devolução dos montantes pagos até à data da anulação / cancelamento.

(7)

7

Valor de Investimento

a) Taxa de Inscrição: 50€ (valor isento de IVA) b) Propina: 1560 (valor isento de IVA)

Possibilidade de parcelamento do pagamento sem agravamento de custo.

Descontos

1

A D. Dinis Business School tem protocolos com diversas instituições, ao abrigo dos quais se apresentam benefícios para a participação dos seus membros nos cursos.

Consulte a lista em http://www.ddinisbschool.com/escola, na área de protocolos.

Inscrições múltiplas

Inscrições múltiplas de uma mesma entidade terão um desconto de 5% para o caso de realizarem duas inscrições e 10% para três ou mais inscrições.

Para mais informações

Para mais informações contacte: geral@ddbschool.com | Tel.: 244 832 473 | 933 802 955

Formadores /as

Ana Lisboa

Docente do Instituto Politécnico de Leiria

Docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. Doutorada em Gestão de Empresas com especialidade em Marketing (ISCTE – IUL).

Elisabete Simões Vieira

Professora Coordenadora do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA)

Membro do Conselho de Escola do ISCA-UA e Membro do Conselho Geral da Universidade de Aveiro. Membro da Unidade de Investigação GOVCOPP. Para além da atividade docente, onde leciona unidades curriculares na área da análise financeira e finanças empresariais, tem organizado congressos de âmbito nacional e internacional na área das finanças. Doutorada em Gestão, com especialidade em Finanças, pelo ISCTE, e Mestre em Gestão, com especialidade em Finanças, pela Universidade do Minho. Licenciada em Gestão e Administração de Empresas, pela Universidade Católica Portuguesa. É autora de alguns livros publicados nacionalmente e de artigos publicados internacionalmente, bem como membro do grupo de avaliação de artigos em algumas revistas. Tem participado em diversas conferências nacionais e internacionais.

1

(8)

8

Henrique Carvalho

Diretor de Controlo de Gestão do Grupo Lena | Docente do Instituto Politécnico de Leiria

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e com MBA em Gestão de Empresas pelo IINDEG/ISCTE. Possui a certificação CPMA – Certified Project Management Associate pela IPMA – International Project Management Association. É especialista em Gestão e Administração – Título de Especialista atribuído em Junho 2013, após prestação de provas públicas, e experiência na Direção Financeira e Controlo de grandes projetos. É Docente do ensino superior (ESTG do Instituto Politécnico de Leiria) nas áreas de Gestão de Empresas e Controlo de Gestão e professor convidado da Autónoma Business School, da Universidade Autónoma de Lisboa. É Diretor de Controlo de Gestão do Grupo Lena e Secretário Geral da APOGEP – Associação Portuguesa de Gestão de Projetos.

Inês Margarida Cadima Lisboa

Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Leiria

Professora Adjunta na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. Coordenadora do Mestrado em Controlo de Gestão da ESTG/IPLeiria.

Investigadora efetiva do Centro de Investigação em Gestão para a Sustentabilidade (CIGS) – INDEA/IPLeiria e investigadora auxiliar do Observatório de Empresas Familiares. Para além da atividade de docente onde leciona unidades curriculares na área de análise de investimentos, projeto (planos de negócio e sua avaliação financeira), finanças empresariais e controlo de gestão, tem realizado eventos de formação de executivos e consultoria nas mesmas áreas. Doutorada em Economia Financeira e Contabilidade, com especialidade em Empresas Familiares,

pela Universidade da Extremadura, Espanha (Título da tese: “Diferenças entre Empresas Familiares e Não Familiares. Evidência para os Mercados Bolsistas Português e Espanhol.”). Mestre em Finanças, pelo ISCTE (Título da dissertação: “Does Ownership Influence Performance? Evidence From Europe.”). Licenciada em Organização e Gestão de Empresas, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É autora de alguns artigos publicados internacionalmente e avaliadora de algumas conferências. Tem participado em diversas conferências nacionais e internacionais.

João Carvalho das Neves

Professor Catedrático em Gestão no ISEG – Universidade Técnica de Lisboa

Doutorado em Gestão pela Manchester Business School. Frequentou diversos cursos de liderança, coaching, finanças e banca em escolas como a London Business School, Center for Creative Leadership, Kennedy Harvard Government School, HEC Paris, IMD, INSEAD, Stern New York University e International Banking Centre da Manchester Business School. Foi professor convidado em escolas internacionais como HEC School of Management Paris (2001-2007), EM Lyon (2004-2005), Copenhagen Business School (2003-2005), Poznan Business School, Warsaw Banking Institute, entre outras. Autor e co-autor de diversos livros. Foi Presidente da ACSS, Administração Central do Sistema de Saúde, IP desde 2011. Foi administrador do BPN (2008) e da SLN (2008-2009) integrando a equipa de Miguel Cadilhe, administrador judicial (1993-1998) da Torralta, da TVI e do Casino-Hotel de Tróia, tendo conseguido recuperar estas empresas e evitado a sua falência. Foi consultor associado da Coopers & Lybrand (agora PWC), director do CIFAG/IPE e assistente do controller na Cometna. Tem experiência de consultoria em gestão, avaliação de empresas, reestruturação empresarial e financeira, avaliações de investimentos e projectos imobiliários em diversas empresas.

(9)

9

José Afonso de Oliveira

Formador e Consultor, Profissional Certified Coach

Licenciado em Psicologia, com especialização em Psicoterapia e Aconselhamento Psicológico, e Coach certificado pela EEC - Escuela Europea de Coaching, em Madrid. Exerceu durante mais de 20 anos funções técnicas e de Direção na área de Recursos Humanos em empresas nacionais e internacionais (CTT, ABB, TAP, Portugal Telecom), de diversos ramos de atividade. Fundou a PRAGMA – Consultores Associados, foi Diretor Pedagógico da Escola Europeia de Coaching em Lisboa e desempenhou as funções de Presidente da Direção da ICF Portugal Associação de Coaching. Detém o grau de Professional Certified Coach (PCC) pela International Coach Federation e exerce atividades de Formador, Consultor e Coach.

Luís Filipe Caetano

Vice-Presidente da CCDRC, Especialista em Gestão e Administração. Frequentou curso (s) de Doutoramento em Salamanca "Nuevas Tendencias en Direccion de Empresas", concluiu a parte Curricular do Doutoramento na UBI obtendo um diploma de estudos avançados, tem uma pós-graduação em Estratégia Empresarial e Licenciatura em Gestão e Desenvolvimento Social. Pertence à ordem dos Contabilistas Certificados e à Ordem dos Economistas, já trabalhou na Indústria Transformadora (granitos e painel isotérmico), seguros (Império); gestor de Redes e Clientes e Banca (BCP) como gestor de clientes e coodenador operacional. Foi formador de outros Graus de Ensino e Assistente convidado do IPIAGET, Professor Adjunto convidado do IPTomar, sendo especialista com um trabalho subordinado ao tema "Comércio eletrónico.

Luís Couto

Senior Project Manager, Grupo SONAE

Licenciado em Economia, ISEG (2004), Em 2016 frequentou o General Management Program na Harvard Business School. Foi Diretor de Vendas Corporativas da Moçambique Celular, Director Geral do GfK Intercampus, Director Executivo da Kulunga – Estudos de Mercado e Healthcare IT Specialist na Philips Portugal.

Luís Morna

Director de Gallovidro

Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. Dois anos de Formação em Processo e Gestão Industrial na Alemanha. MBA pela Universidade de Deusto (Bilbau, Espanha). Auditor Iso 9001 e 14001.

(10)

10 Neuza Manuel Pereira Ribeiro

Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Leiria e Coordenadora da Pós-Graduação em Liderança e Executive Coaching

Licenciada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-Graduada e Mestre em Ciências do Trabalho (ISCTE). Doutorada em Gestão Industrial, área de especialização em comportamento organizacional, pela Universidade de Aveiro. É Professora Adjunta na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL e membro da comissão coordenadora do Centro de Investigação em Gestão para a Sustentabilidade (CIGS/IPL). Coordenadora da Pós-graduação em Executive Coaching do IPL. Revisora do Journal of Business Research e membro da equipa editorial do Business and Management Research. Obteve o prémio de Best Paper na International Conference on Business and Informatio. Publicou vários artigos em revistas nacionais e internacionais, incluindo Journal of Business Ethics, Journal of Business Research, The Leadership Quarterly e é co-autora do livro “A virtude nas organizações: Fonte de progresso e sustentabilidade”.

Vítor Hugo dos Santos Ferreira

Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Leiria Diretor Executivo da D.Dinis Business School

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia em Coimbra. Mestre em Economia e Gestão de Ciência e Tecnologia e Inovação e Doutorado em Economia a Inovação pelo ISEG.É Professor Adjunto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPL. Foi coordenador do mestrado em Controlo de Gestão do IPL. É membro do CDRsp, autor de diversos artigos publicados nacional e internacionalmente, chair internacional da GBATA e revisor de várias revistas científicas. É consultor na área de Estratégia e Empreendedorismo e foi formador e consultor nos programas de Formação Avançada para diretores de empresas. É sócio fundador da empresa Look and Go. É Diretor Executivo da D.Dinis, Business Schooll

(11)

Referências

Documentos relacionados

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria é uma instituição pública de ensino superior, unidade orgânica do Instituto Politécnico de Leiria, de criação e transferência

O presente relatório de atividades tem como objetivo apresentar, ainda que de forma sucinta, a atividade da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico

Este trabalho apresenta um relato de experiência da parceria educacional entre a IBM Brasil por meio do programa IBM Academic Initiave 1 e a CETEC-GFAC 2 do Centro Paula

c) Após o surgimento dos Cursos Superiores de Tecnologia da área de Gerenciamento e Administração, os cursos de Bacharel em Administração são,

Na esfera federal, diante da ausência de uma política ou de diretrizes gerais dos órgãos responsáveis, o ponto de partida foi o “diagnóstico” da inexistência de

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria é uma instituição pública de ensino superior, unidade orgânica do Instituto Politécnico de Leiria, de criação e

C2 (Compreensão): Compreender as fases do desenvolvimento de um projeto; Compreender metodologias de gestão do tempo, custos e risco de um projeto; Compreender o

Todas as propriedades dos sistemas vistas até aqui podem estar presentes nos sistemas artificiais, porém a produção de si é capital nos sistemas vivos nos sentidos