• Nenhum resultado encontrado

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO"

Copied!
49
0
0

Texto

(1)

UNITINS CPL Fl._______ _________ FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS

COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO

TELEFÔNICA S/A, Companhia Aberta, com sede na Avenida engenheiro Luiz Carlos Berrini, nº 1376, Bairro Cidade Monções, São Paulo/SP, inscrita no CNPJ 02.558.157/0001-62, sucessora por incorporação de VIVO S/A, sociedade anônima, inscrita no CNPJ/MF nº 02.449.992/0193-45, com filial na Rua NS 02, Quadra 104 sul, Conjunto 03, lote 01, Sala 02, Palmas/TO, por intermédio de um de seus prepostos, interpôs impugnação ao Edital do Pregão Presencial nº 007/2013 da Fundação Universidade do Tocantins.

A impugnante alega que:

a) discordando de decisão já proferida em impugnação anterior, interposta pela operadora VIVO S/A, alega que não há possibilidade de imputação à operadora de telefonia móvel a obrigação de substituição ou manutenção de equipamentos, dado que esta responsabilidade de conserto é exclusiva do fabricante do material; que os aparelhos celulares e modens são apenas meios de efetivação do serviço de telefonia e acesso à internet, insurgindo-se contra a previsão de assistência técnica autorizada sem ônus para a contratante;

b) discordando de decisão já proferida em impugnação anterior, interposta pela operadora VIVO S/A, alegando que a reserva em número equivalente a 10% (dez por cento) do quantitativo dos aparelhos móveis contratados para caso de imediata ativação, em caso de defeito não provocado pelo usuário, acarretará acréscimo ao valor da contratação, solicitando alteração para que o quantitativo de aparelhos backup sem linhas ativas seja reduzido para 5% (cinco por cento);

Ao final, pugna pela suspensão do presente pregão para retificação do edital nos itens impugnados. Subsidiariamente, requer a anulação do certame, em caso de não ocorrer as retificações postuladas.

É o que se relata.

A impugnação é tempestiva, sendo entregue na Coordenação de Licitação na data de 10 de julho de 2013 (quarta-feira), enquanto que a sessão pública será aberta no dia 15 de julho de 2013 (segunda-feira), encontrando-se satisfeito, assim, o requisito objetivo de admissibilidade.

Por se tratar de matéria já esclarecida, por ocasião de impugnação interposta pela operadora VIVO/AS, e devidamente analisada em conjunto com a área técnica desta Instituição, a Pregoeira vem RATIFICAR o exposto no DESPACHO/UNITINS/CL N.° 045/2013, acostado aos autos às folhas 137 a 142, em sua integra, no que tange aos questionamentos:

(2)

UNITINS CPL Fl._______ _________

Ao contrário do que alega a requerente, os aparelhos celulares e modens não são “apenas e tão somente meios para que possa se efetivar o serviço de telefonia e acesso à internet”, porquanto, de acordo com edital, os serviços contratados não abrangem somente telefonia e internet.

Vejamos a descrição do objeto, prevista no edital:

1. OBJETO

1.1. A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa especializada na prestação de Serviço de Telefonia Móvel, admitindo-se a participação de operadoras de telefonia de Serviço Móvel Pessoal – SMP, com disponibilização dos respectivos aparelhos na forma de comodato, visando atender às necessidades operacionais de comunicação da Fundação Universidade do Tocantins – Unitins, de acordo com as condições definidas no Termo de Referência (Anexo I deste Edital).

Ora, o comodato configura-se como modalidade de contrato, prevista no artigo 579 e seguintes do Código Civil, que se caracteriza como empréstimo gratuito de coisa infungível.

Destarte, o comodato, tal como o empréstimo ou a locação, configura-se como contrato de prestação de serviço, razão pela qual incide o disposto no artigo 14 da Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) e não o artigo 12, como sustenta impugnante.

De qualquer modo, quer trate-se produto ou serviço, é cediço que, no âmbito da relação de consumo, o fornecedor responderá solidariamente pelos vícios do produto ou serviço (artigos 18 e 19 do Código de Defesa do Consumidor), constituindo prerrogativa do contratante reclamar a reparação de vícios a qualquer um dos integrantes da cadeia de fornecimento do produto ou serviço.

Ademais, ainda que a prestação dos serviços pretendidos pela licitação em epígrafe não se configurasse relação de consumo, nada impede a formalização de contrato em que o fornecedor seja responsável por quaisquer vícios dos serviços ou produtos, ainda que causados por terceiros, quer seja em decorrência de expressa previsão contratual, quer seja em virtude de responsabilidade objetiva regida pelo artigo 927, parágrafo único, do Código Civil, quando tratar-se de atividade empresarial.

Diante de tais considerações, ficam mantidas as disposições do edital em relação à responsabilidade do fornecedor (empresa de telefonia) de garantir a prestação de assistência técnica autorizada e garantia dos aparelhos fornecidos em regime de comodato. (DESPACHO/UNITINS/CL/Nº 45/2013, pgs. 139 e 140, Autos nº 0847/2013)

b) Cláusula vigésima primeira do Anexo VII – Minuta de Carta-Contrato

Quanto à solicitação de redução da reserva de contingência de 10% para 5%, o percentual fixado no termo de referência não ofende a razoabilidade e proporcionalidade, máxime ao considerar que edital prevê o número máximo de 50 (cinquenta) assinaturas (portanto, 50 aparelhos), reservando o total de 05 (cinco) aparelhos para imediata substituição em caso de defeito não provocado pelo usuário, tendo em vista que deverá haver continuidade na prestação e gozo dos serviços. (DESPACHO/UNITINS/CL/Nº 45/2013, pg. 140, Autos nº 0847/2013)

Diante de todo exposto, manifestamo-nos pela IMPROCEDÊNCIA dos pedidos formulados na impugnação ao edital do Pregão Presencial nº 007/2013, pela TELEFÔNICA BRASIL S/A para:

(3)

UNITINS CPL Fl._______ _________ telefonia) de garantir a prestação de assistência técnica autorizada e garantia dos aparelhos fornecidos em regime de comodato;

b) Manter a reserva de contingência de 10% em relação ao número de aparelhos fornecidos em comodato.

Diante dos esclarecimentos supra e tendo em vista que não houve alterações no Edital 007/2013, mantem-se inalterada a data de 15 de julho de 2013, às 09h, para abertura da sessão, nos termos do artigo 21, §4º da Lei 8.666/93.

Dê ciência ao impugnante e demais interessados que protocolaram recibo de edital junto à Coordenação de Licitação, bem como disponibilize-se no sitio da Fundação Universidade do Tocantins, em obediência ao princípio da publicidade dos atos públicos.

Palmas/TO, 10 de julho de 2013.

Hosana da Silva de Melo Coordenadora de Licitação

(4)

UNITINS CPL Fl._______ _________ FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS

COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO

RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO

CLARO S.A., pessoa jurídica de direito privado, inscrita sob CNPJ/MF nº 40.432.544/0001-47, apresentou impugnação ao edital do Pregão Presencial nº 007/2013, com abertura prevista para o dia 15 de julho de 2013, cujo objeto é a contratação de empresa para prestação de serviço de telefonia móvel.

A impugnante alega que:

a) no item 3.1 do Termo de Referência, na planilha de preços, não consta quantitativo estimado do tráfego de minutos para deslocamento;

b) que no item 5 do TR e Minuta de Contrato constam prazos conflitantes para fornecimento e entrega de serviços;

c) requer alteração da redação do item 5 do Termo de Referência no qual fala sobre as eventuais alterações contratuais e, por conseguinte, a cláusula sexta da Minuta de Contrato;

d) questiona que o Edital solicita serviços de Gestão, Tarifa Zero e Caixa Postal, no entanto, estes não foram cotados já que são tarifados;

e) que a exigência de transferência de agenda, em casos de clonagem de aparelho, é desproporcional, pois não há no mercado tecnologia que permita esse tipo de transferência. Além disso, questiona se a previsão do percentual de 10% de aparelhos para backup está incluso na substituição dos mesmos quando da clonagem;

f) que o Edital deverá ser retificado, no que concerne à responsabilidade da Contratada em encaminhar os aparelhos à assistência técnica autorizada;

g) requer alteração do Edital, item 3.1.2 do Termo de Referência quanto à quantidade de aparelhos exigidos, pois as linhas de PABX não necessitam de aparelhos;

h) dilação do prazo para assinatura do contrato para 15 (quinze) dias úteis; i) necessidade do modem e se deseja contratar o serviço.

Ao final, pugna pela suspensão do presente pregão para retificação do edital nos itens impugnados. Subsidiariamente, requer a anulação do certame, em caso de não ocorrer as retificações postuladas.

(5)

UNITINS CPL Fl._______ _________

A impugnação é tempestiva, enviado para o e-mail indicado no edital na data de 09 de julho de 2013 (terça-feira), enquanto que a sessão pública será reaberta no dia 15 de julho de 2013 (segunda-feira), encontrando-se satisfeito, assim, o requisito objetivo de admissibilidade.

No primeiro item impugnado, a Pregoeira vem esclarecer que o serviço de deslocamento de chamadas nas modalidades VC2, VC2R, VC3 e VC3R, conforme descrito no Edital 007/2013, item 3.1 do Termo de Referência, será objeto de futura contratação, em autos próprios e com quantitativo conforme a demanda da Instituição, por isso, neste momento, não integrou a planilha orçamentária e tampouco foi objeto de cotação. Assim, fica mantida a redação original do edital.

Dos prazos previstos no Edital 007/2013, a Pregoeira vem esclarecer que não há conflitos aparentes ou confusões daqueles. Os prazos são claros, sendo: 20 (vinte) dias para que os serviços contratados estejam em operação; 15 ( quinze) dias para entrega de aparelhos telefônicos, a partir da assinatura do contrato; em caso de prorrogação de contrato, a contratada terá 30 (trinta) dias para troca dos aparelhos por outros novos. Assim, fica mantida a redação original do edital.

No tocante à alteração da redação, a impugnante requer que se dê maior clareza no dispositivo que menciona as eventuais alterações contratuais, nos termos do Paragrafo primeiro do artigo 65 da 8.666/93, por oportuno informamos que em virtude de princípio da legalidade os atos da administração devem ser fundamentados, sendo assim, caso haja qualquer alteração contratual esta será estritamente conforme o dispositivo legal ora referido, sendo a alegação da impugnante descabida. Assim, fica mantida a redação original do edital.

Com relação ao acesso à caixa postal, conforme manifestação de área técnica, a Pregoeira vem esclarecer que o serviço questionado será utilizado nos minutos já contratados, devendo a operadora incluir em sua proposta de assinatura, no qual o acesso à caixa postal caracteriza ligação local – VC1. Mantido assim o texto original da redação do Edital.

No tocante à Tarifa Zero e Gestão online, a própria impugnante em sua proposta de cotação ofertou os serviços questionados contabilizando seus custos no valor da assinatura, conforme fl. 214, dos autos. Assim, mantém-se a redação original do texto.

Quanto à exigência de transferência de agenda imediata quando da clonagem de aparelho, a Pregoeira decide acatar parcialmente a impugnação da operadora, fazendo-se acrescentar-se à redação final do texto: “... imediata da agenda, sendo esta de responsabilidade do próprio usuário;” Mister se faz a retificação do item 5 e cláusula décima quinta do contrato.

Além disso, a Pregoeira esclarece que a troca do celular, em caso de clonagem, também está inclusa no percentual de 10% de aparelhos para substituição.

Em consonância ao DESPACHO/UNITINS/CL N.° 045/2013, exarado pelo Pregoeiro Sr. José Luiz D’Abadia Júnior em resposta à impugnação pela operadora VIVO, a Pregoeira vem ratificar a decisão contida às folhas 139 e 140 abaixo transcrita:

(6)

UNITINS CPL Fl._______ _________

Vejamos a descrição do objeto, prevista no edital:

2. OBJETO

2.1. A presente licitação tem por objeto a contratação de empresa especializada na prestação de Serviço de Telefonia Móvel, admitindo-se a participação de operadoras de telefonia de Serviço Móvel Pessoal – SMP, com disponibilização dos respectivos aparelhos na forma de comodato, visando atender às necessidades operacionais de comunicação da Fundação Universidade do Tocantins – Unitins, de acordo com as condições definidas no Termo de Referência (Anexo I deste Edital).

Ora, o comodato configura-se como modalidade de contrato, prevista no artigo 579 e seguintes do Código Civil, que se caracteriza como empréstimo gratuito de coisa infungível.

Destarte, o comodato, tal como o empréstimo ou a locação, configura-se como contrato de prestação de serviço, razão pela qual incide o disposto no artigo 14 da Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor) e não o artigo 12, como sustenta impugnante.

De qualquer modo, quer trate-se produto ou serviço, é cediço que, no âmbito da relação de consumo, o fornecedor responderá solidariamente pelos vícios do produto ou serviço (artigos 18 e 19 do Código de Defesa do Consumidor), constituindo prerrogativa do contratante reclamar a reparação de vícios a qualquer um dos integrantes da cadeia de fornecimento do produto ou serviço.

Ademais, ainda que a prestação dos serviços pretendidos pela licitação em epígrafe não se configurasse relação de consumo, nada impede a formalização de contrato em que o fornecedor seja responsável por quaisquer vícios dos serviços ou produtos, ainda que causados por terceiros, quer seja em decorrência de expressa previsão contratual, quer seja em virtude de responsabilidade objetiva regida pelo artigo 927, parágrafo único, do Código Civil, quando tratar-se de atividade empresarial.

Diante de tais considerações, ficam mantidas as disposições do edital em relação à responsabilidade do fornecedor (empresa de telefonia) de garantir a prestação de assistência técnica autorizada e garantia dos aparelhos fornecidos em regime de comodato.

Quanto à impugnação de que o item 3.2.1 do Termo de Referência dispõe que das 35 linhas contratadas, 5 serão utilizadas no aparelho PABX, a Pregoeira desconhece inteiramente tal alegação, pois não se trata de objeto de contratação por parte desta Instituição, tampouco o texto mencionado na impugnação apresentada, faz parte do contexto do Edital 007/2013, que como pode ser visto, prevê o comodato de aparelhos para 50 assinaturas.

Da impugnação quanto ao prazo para assinatura do contrato, a Pregoeira vem informar que, não obstante a legislação pertinente não determinar prazo fixo para assinatura do contrato, o artigo 64 da Lei 8.666/93 dispõe:

Art. 64. A Administração convocará regularmente o interessado para assinar o termo de contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo e condições estabelecidos, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 desta Lei.

§ 1º O prazo de convocação poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, quando solicitado pela parte durante o seu transcurso e desde que ocorra motivo justificado aceito pela Administração. (grifo nosso – Lei de Licitações – Lei 8.666/93)

(7)

UNITINS CPL Fl._______ _________ Sendo assim, considera razoável o prazo de 5 (cinco) dias úteis para assinatura do contrato, vez que o pregão será presencial, que a empresa tem sede no Brasil e podendo ser emitido via e-mail para conferência de dados por parte do licitante vencedor e enviado à UNITINS, via SEDEX, imediatamente após assinatura.

Utilizando-se, ainda, do princípio da razoabilidade, a Administração Pública, no âmbito da discricionariedade permitida pelo parágrafo primeiro do dispositivo legal, ora mencionado, poderá após análise criteriosa de justificativa expressa e contundente da licitante vencedora, dilatar o prazo estipulado no instrumento convocatório. Assim, fica mantida a redação original do Edital 007/2013.

Da impugnação sobre a oferta de modem, conforme descrição da alínea “m” na cláusula quarta do Contrato e alínea “m” do item 3 no Termo de Referência, a Pregoeira vem esclarecer que o item foi previsto equivocadamente, tanto é verdade que não foi objeto de cotação, pois estas apresentaram valores apenas para os serviços relacionados no item 10 do Termo de Referência, comprovando-se assim que se trata apenas de um erro formal (de digitação). Mister se faz a exclusão das alíneas mencionadas em seus respectivos itens.

Diante de todo exposto, manifestamo-nos pela PROCEDÊNCIA PARCIAL dos pedidos formulados na impugnação ao edital do Pregão Presencial nº 007/2013, formulada por CLARO S.A. para:

1) Esclarecer à impugnante que o serviço de deslocamento de chamadas nas modalidades VC2, VC2R, VC3 e VC3R, será objeto de futura contratação, em autos próprios e com quantitativo conforme a demanda da Instituição;

2) Manter as disposições do edital em relação aos prazos de entrega dos aparelhos e serviços;

3) Manter a redação original do texto do Edital 007/2013, no que tange às alterações contratuais dentro do disposto na Lei 8.666/93 e seus dispositivos legais.

4) Esclarecer que, conforme manifestação de área técnica, o serviço questionado será utilizado nos minutos já contratados, devendo a operadora incluir em sua proposta de assinatura, no qual o acesso à caixa postal caracteriza ligação local – VC1. No tocante à Tarifa Zero e Gestão online, a própria impugnante em sua proposta de cotação ofertou os serviços questionados contabilizando seus custos no valor da assinatura, não cabendo questioná-lo;

5) Acrescentar ao item 5 do Termo de Referência e Contrato, no tocante à exigência de transferência de agenda imediata quando da clonagem de aparelho, o seguinte texto: “... imediata da agenda, sendo esta de responsabilidade do próprio usuário.” e esclarecer que a troca do celular,

em caso de clonagem, também está inclusa no percentual de 10% de aparelhos para substituição;

6) Manter as disposições do edital em relação à responsabilidade do fornecedor (empresa de telefonia) de garantir a prestação de assistência técnica autorizada e garantia dos aparelhos fornecidos em regime de comodato;

(8)

UNITINS CPL Fl._______ _________

7) Desconhecer a impugnação de que o item 3.2.1 do Termo de Referência dispõe que das 35 linhas contratadas, 5 serão utilizadas no aparelho PABX por não se tratar de objeto do Edital 007/2013, pois diverge do objeto do presente Edital;

8) Manter o prazo de 5 (cinco) dias úteis para assinatura de contrato;

9) Exclusão da alínea “m” cláusula quarta do Contrato e alínea “m” do item 3

no Termo de Referência, por erro formal (de digitação) em instrumento convocatório;

Diante dos esclarecimentos supra e tendo em vista que as alterações ora mencionadas não influenciarão na formulação de propostas e nem cerceará a competitividade no certame, mantem-se inalterada a data de 15 de julho de 2013, às 09h, para abertura da sessão, nos termos do artigo 21, §4º da Lei 8.666/93.

Dê ciência ao impugnante e demais interessados que protocolaram recibo de edital junto à Coordenação de Licitação, bem como disponibilize-se no sitio da Fundação Universidade do Tocantins, em obediência ao princípio da publicidade dos atos públicos.

Palmas/TO, 10 de julho de 2013.

Hosana da Silva de Melo Coordenadora de Licitação

(9)

UNITINS CPL Fl._______ _________

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO

AVISO DE SEGUNDA RETIFICAÇÃO DE EDITAL

A Pregoeira da Fundação Universidade do Tocantins, em virtude de readequação de clausulas do Termo de Referência (Anexo I do edital), mantendo-se o mesmo objeto de contratação, no edital do Pregão Presencial nº 007/2013 comunica a SEGUNDA RETIFICAÇÃO nos termos seguintes:

1. Alteração da redação do item 3, passando a compor também o subitem 3.1 com os seguintes dizeres:

“A licitante fornecedora deverá disponibilizar, para futura contratação pela Instituição com a própria vencedora ou terceira, a capacidade de realizar deslocamento VC2 e VC2R, VC3 e VC3R” (Termo de Referência e anexos);

2. Alteração do prazo para entrega dos aparelhos a partir da assinatura do contrato de 20 (vinte) para 15 (quinze) dias;

3. Alteração do horário para entrega dos aparelhos no Almoxarifado da Instituição para o seguinte:

“das 12:30min. às 18horas”;

4. Alteração dos itens “DA IMPUGNAÇÃO”: 13.1, 13.1.1, 13.2, 13.2.1, 13.3, 13.4, 13.5, 13.6; 5. Supressão dos itens com exigência de Certificado de Registro Cadastral – CRC, na fase

habilitatória: 7.2.1.1, 7.4 e 7.4.1 e, parte inicial do subitem 7.2.1.3. Qualificação Econômico-Financeira, no que se referir à apresentação de CRC;

6. Supressão do item 14.3, o qual encaminha os autos para análise e parecer técnico como condição para homologação;

7. Acréscimo do item 17.14, que trata da responsabilidade do licitante em fazer o acompanhamento do andamento do procedimento licitatório, bem como suas publicações;

8. Acréscimo da alínea “e”, no subitem 7.2.1.1. Habilitação Jurídica, o qual solicita Declaração de Inexistência de Fatos Impeditivos, conforme modelo no Anexo VI do edital;

9. Tendo em vista que as alterações ora mencionadas não causarão prejuízos na formulação de propostas, permanecem inalteradas as demais cláusulas e retificação anterior, do Edital de Pregão Presencial nº 007/2013, com publicação de aviso de licitação nos termos do Artigo 21, § 4º, da Lei nº 8.666/93, a fim de conferir tempo hábil aos novos interessados para formulação de proposta e preparação dos documentos de habilitação.

O edital consolidado, com as alterações ora indicadas, encontra-se disponível no sítio da Unitins (www.unitins.br), no link Licitações.

Palmas/TO, 02 de julho de 2013. HOSANA DA SILVA DE MELO

(10)

UNITINS CPL Fl._______ _________ FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS

COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO AVISO DE RETIFICAÇÃO DE EDITAL

O Pregoeiro da Fundação Universidade do Tocantins, em virtude de provimento parcial a impugnação ao edital do Pregão Presencial nº 007/2013 comunica a RETIFICAÇÃO do edital nos termos seguintes, além de prestar os seguintes esclarecimentos:

1. Supressão do item 2.11 do Anexo VII do edital (minuta de carta-contrato);

2. Alteração dos itens 2.12, 2.20 e 2.23 do Anexo VII do edital (minuta de carta-contrato), passando a redação a ser regida nos seguintes termos:

2.12. Assumir inteira responsabilidade por clonagens e interceptações de chamadas telefônicas que por ventura venham a ser identificadas nas linhas homologadas;

2.20. A tecnologia de funcionamento deverá ser digital, com possibilidade de roaming nacional

quando em redes de outras tecnologias;

2.23. A CONTRATADA deverá trocar todos os aparelhos ao final de cada período de 12 (doze) meses, no prazo de até 20 (vinte) dias corridos contado da assinatura do termo aditivo de prorrogação, sem ônus adicional ao CONTRATANTE, sem prejuízo de continuidade dos serviços,

cabendo a devolução dos antigos somente após a efetiva entrega dos aparelhos novos, sendo que os aparelhos novos deverão ter características idênticas ou superiores a dos aparelhos em utilização;

3. Esclarecemos aos interessados que não haverá óbices para apresentação de nota fiscal com CNPJ/MF diverso daquele constante da proposta comercial, desde que os documentos sejam emitidos pela mesma pessoa jurídica, e que serão mantidas as disposições em relação à responsabilidade do fornecedor (empresa de telefonia) em garantir a prestação de assistência técnica autorizada dos aparelhos fornecidos em regime de comodato e da reserva de contingência de 10% em relação ao número de aparelhos fornecidos em comodato.

Tendo em vista que as alterações ora mencionadas poderão aumentar a competitividade do certame, ensejando a participação de licitantes que porventura não formularam propostas em razão das condições de contratação anteriormente fixadas, designamos o dia 24 de maio de 2013, às 09h, para a abertura do certame, em razão da republicação de aviso de licitação (artigo 21, § 4º, da Lei nº 8.666/93), a fim de conferir tempo hábil aos novos interessados para formulação de proposta e preparação dos documentos de habilitação.

O edital consolidado, com as alterações ora indicadas, encontra-se disponível no sítio da Unitins (www.unitins.br), no link Licitações.

Palmas/TO, 08 de maio de 2013. JOSÉ LUIZ D’ABADIA JÚNIOR

(11)

UNITINS CPL Fl._______ _________

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS DIRETORIA ADMINISTRATIVA – PROAF

COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO

Senhor Licitante,

Visando futura comunicação entre a FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – UNITINS e as empresas interessadas, vimos solicitar de Vossa Senhoria o preenchimento do recibo de retirada e interesse neste edital, com remessa posterior à Comissão Permanente de Licitação, pelo fax (63) 3218-2956 ou e-mail unitins.licitacao@gmail.com

O não preenchimento e envio deste recibo poderá eximir a Comissão Permanente de Licitação de informar às empresas não participantes de eventuais retificações ocorridas neste instrumento convocatório, bem como quaisquer outras informações adicionais.

RECIBO DE RETIRADA DE EDITAL PELA INTERNET PREGÃO PRESENCIAL Nº 007/2013

Objeto: Contratação de empresa especializada na prestação de Serviço de Telefonia Móvel, conforme descrição contida no Anexo I do Edital de Licitação nº 007/2013.

Razão Social: CNPJ nº: Endereço: E-mail: Cidade: Estado: Telefone/Fax:

Pessoa para contato:

Recebemos, nesta data, por meio do acesso à página http://srvlnx01.unitins.br/reitorias/paf/licitacao.php, cópia do instrumento convocatório da licitação acima identificada.

Local: ____________________ - ____, de _______________________ de 2013.

________________________ Assinatura

(12)

UNITINS CPL Fl._______ _________ EDITAL DE LICITAÇÃO

MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL N° 007/2013

TIPO: MENOR PREÇO GLOBAL

PROCESSO: 0847/2013

DATA DE ABERTURA: 15/07/2013 às 09 horas

3. PREÂMBULO

1.1. A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS, por intermédio da Pregoeira designada pela Portaria/Fundação UNITINS/GRE/nº 178/2013, torna público para conhecimento dos interessados que fará realizar licitação na modalidade PREGÃO PRESENCIAL, do tipo MENOR PREÇO, em sessão pública no endereço Quadra 108 Sul, Alameda 11, Lote 03, na cidade de Palmas/TO, fone 0xx63-3218-2995, para contratação de serviço de telefonia móvel, destinado ao atendimento das necessidades da Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS.

1.2. Este certame será regido pela Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, e, subsidiariamente pela Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, com suas alterações e, ainda, pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 e demais normas pertinentes, além das condições estabelecidas no presente edital, e será conduzido pela Pregoeira e respectiva Equipe de Apoio, designados na Portaria/Fundação/ UNITINS/GRE/nº. 178/2013.

4. OBJETO

4.1. A presente licitação tem por objeto a CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL, admitindo-se a participação de operadoras de telefonia de Serviço Móvel Pessoal – SMP, com disponibilização dos respectivos aparelhos na forma de comodato, visando atender às necessidades operacionais de comunicação da Fundação Universidade do Tocantins – Unitins, de acordo com as condições definidas no Termo de Referência (Anexo I deste Edital).

3. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

3.1. Poderão participar da presente licitação as pessoas jurídicas do ramo pertinente ao objeto ora licitado, que atendem todas as exigências constantes deste Edital e seus Anexos, exceto consórcio.

3.2. Não poderão participar os interessados que se encontrarem sobre falência, concurso de credores, dissolução, liquidação, empresas estrangeiras que não funcionam no país, nem aqueles que tenham sido declarados inidôneos para licitar ou contratar com a Administração Pública, ou punidos com suspensão do direito e licitar e contratar com a Administração Pública Estadual, bem como servidores, dirigentes de órgão, entidades contratantes ou responsáveis pela licitação.

3.3. Os impedimentos acaso existentes deverão ser declarados pela empresa proponente, sob pena de responsabilidades administrativas e penais cabíveis, conforme legislação vigente.

(13)

UNITINS CPL Fl._______ _________

4. DO CREDENCIMENTO

4.1. Na data, hora e local designados para sessão, as pessoas jurídicas interessadas deverão apresentar-se e identificar-se para credenciamento junto a Pregoeira.

4.2. O credenciamento far-se-á mediante a apresentação dos documentos a seguir enumerados, que deverão ser apresentados em original ou por qualquer processo de cópia autenticada por cartório competente ou por servidor da administração ou publicação em órgão da imprensa oficial:

4.2.1. Procuração passada em instrumento público ou particular com firma reconhecida, com poderes especiais para formular ofertas e lances de preços e praticar todos os atos pertinentes ao certame em nome da proponente, conforme modelo constante no Anexo II (Carta de Credenciamento);

4.2.2. Estatuto ou Contrato Social e suas alterações devidamente registrados na Junta Comercial ou no órgão competente;

4.2.3. Cópia autenticada de Carteira de Identidade.

4.3. No caso de comparecimento de proprietário, sócio-gerente ou dirigente da empresa, deverá apresentar o respectivo estatuto ou contrato social, no qual estejam expressos seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações em decorrência de tal investidura.

4.4. A documentação necessária para o credenciamento deverá ser entregue fora dos envelopes da proposta de preços e dos documentos de habilitação, juntamente com as declarações abaixo:

4.4.1. Declaração de enquadramento como microempresa ou empresa de pequeno porte, para aquelas que desejarem usufruir do tratamento diferenciado previsto na Lei Complementar nº 123/2006, conforme modelo de declaração constante do Anexo III ou Certidão de enquadramento expedida pela Junta Comercial.

4.4.2. Declaração de Cumprimento dos Requisitos da Habilitação, conforme modelo sugerido no Anexo IV.

4.5. As informações contidas nas declarações apresentadas terão presunção relativa de veracidade, podendo ser contestadas por qualquer interessado, o qual terá o ônus de comprovar suas alegações.

4.6. A Pregoeira poderá, a qualquer momento, requerer a documentação que entender necessária à comprovação das informações declaradas, tais como:

4.6.1. Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício – DRE, comprovando ter receita bruta dentro dos limites estabelecidos nos incisos I e II do Artigo 3º da LC 123/06;

(14)

UNITINS CPL Fl._______ _________

4.6.2. Cópia da Declaração de Informação Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica – DIPJ e respectivo recibo de entrega, em conformidade com o Balanço e a DRE;

4.7. Não serão admitidos mais de um representante credenciado por empresa, nem um único representante para mais de uma empresa.

5. DA ENTREGA DOS ENVELOPES

5.1. Dos envelopes “PROPOSTA COMERCIAL” e “DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO”. 5.1.1. Os envelopes “Proposta Comercial” e “Documentação de Habilitação” deverão ser indevassáveis, fechados e entregues a Pregoeira, na sessão pública de abertura deste certame, conforme endereço, dia e horário, abaixo especificados:

LOCAL: Quadra 108 SUL, ALAMEDA 11, LOTE 03, s/nº, Caixa Postal: 173, CEP 77.020-122, Palmas/TO,

DATA: 15/07/2013 HORÁRIO: 09 horas

5.2. A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS não se responsabilizará por envelopes de “Proposta Comercial” e “Documentação de Habilitação” que não sejam entregues a Pregoeira designada, no local, data e horário definidos no subitem 5.1.1.

6. DAS PROPOSTAS COMERCIAIS

6.1. Os envelopes propostas comerciais indicarão ainda em sua parte externa e frontal os seguintes dizeres:

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS PREGÃO PRESENCIAL N.º 007/2013

ENVELOPE N.º 1 – PROPOSTA COMERCIAL

PROPONENTE: ...

6.2. A Proposta de Comercial deverá ser digitada ou emitida através de editor de texto eletrônico, em uma via e impressa em papel timbrado, sem emendas, acréscimos, borrões, rasuras, ressalvas, entrelinhas ou omissões, salvo se, inequivocamente, tais falhas não acarretarem lesões ao direito dos demais licitantes, prejuízo à Administração ou não impedirem a exata compreensão de seu conteúdo, sendo a última página assinada pelo representante legal da empresa e deverá conter ainda:

6.2.1. Nome ou razão social do proponente, número do CNPJ, endereço, telefone e fax da empresa proponente.

(15)

UNITINS CPL Fl._______ _________ 6.2.2. Prazo de validade da proposta, que será de 60 (sessenta) dias, a contar da data marcada para a abertura da sessão.

6.2.2.1. Caso o prazo da proposta não esteja expressamente indicado, fica estabelecido que este será de 60 (sessenta) dias, a contar da sessão de abertura deste pregão.

6.2.3. O preço (unitário e global), que deverá ser indicado por item e para todo objeto deste Edital e seus Anexos (valor global) expressos em R$ (reais) e conforme condições constantes no Termo de Referência.

6.2.3.1. A oferta deve ser firme e precisa, sem alternativas de preços ou qualquer outra condição que induza o julgamento a ter mais de um resultado.

6.2.4. Declaração expressa de que os preços contidos na proposta de preços incluem todos impostos, custos e despesas,inclusive lucro e outros necessários ao cumprimento integral do objeto deste edital e seus anexos.

6.2.5. Nome do Banco, Agência, Número da Conta Corrente e Praça de Pagamento, onde deseja receber seus créditos.

6.2.6. Especificação clara, completa e minuciosa do serviço/material ofertado, em conformidade com o Termo de Referência, com outras informações que julgarem pertinentes. As empresas que simplesmente informarem a descrição “Conforme Edital” terão suas propostas AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADAS.

6.3. Quaisquer tributos, custos e despesas diretos ou indiretos omitidos na proposta de preços ou, incorretamente cotados, serão considerados como incluso nos preços, não sendo considerados pleitos de acréscimos, com esse teor, sob qualquer título, devendo o objeto desta licitação ser fornecido à Fundação UNITINS sem ônus adicionais.

6.4. Serão desclassificadas as propostas de preços que não atenderem às exigências do presente Edital e seus Anexos, sejam omissas ou apresentem irregularidades ou defeitos capazes de dificultar ou impedir o seu julgamento.

6.5. A(s) empresa(s) vencedora(s) do(s) item(ns) deverá(ão) entregar o(s) serviço(is) que atenda(m), rigorosamente, as especificações constante de sua proposta, respeitando o solicitado no edital e seus anexos.

6.6. O proponente adjudicado se obriga a garantir que os serviços serão fornecidos de acordo com as especificações definidas na proposta, respeitado o estabelecido no edital e seus anexos.

6.7. Qualquer despesa com transporte de material e/ou de pessoal, assim como qualquer gasto relacionado com o fornecimento dos aparelhos ou do serviço solicitado, ou por qualquer serviço complementar serão por conta da empresa contratada.

(16)

UNITINS CPL Fl._______ _________ 6.8. A entrega dos serviços será dos prazos constantes do Termo de Referência e seu descumprimento sujeitará o adjudicado nas penalidades previstas.

6.9. Sem prejuízo do disposto no subitem 6.2. deste Edital, não serão admitidos cancelamentos, retificações de preços ou alterações nas condições estabelecidas, uma vez abertas as propostas. Os erros ou equívocos e omissões havidos nas cotações de preços, serão de inteira responsabilidade do proponente, não lhe cabendo, no caso de erro para mais e consequente desclassificação, qualquer recurso, nem tampouco, em caso de erro para menos, eximir-se do fornecimento do objeto da presente licitação.

6.10. A apresentação das propostas implicará a plena aceitação, por parte da licitante, das condições estabelecidas neste edital.

6.11. Após a fase de habilitação, não cabe desistência de proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Pregoeira, nos termos art. 43, § 6º, da Lei n.º 8.666/93.

7. DOCUMENTAÇÃO REFERENTE À HABILITAÇÃO

7.1. O envelope Documentos para Habilitação indicará ainda em sua parte externa e frontal os seguintes dizeres:

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS PREGÃO PRESENCIAL N.º 007/2013

ENVELOPE N.º 2 – DOCUMENTOS PARA HABILITAÇÃO PROPONENTE:...

7.2. Para fins de habilitação, as licitantes deverão apresentar na sessão de abertura do procedimento licitatório no dia, hora e local indicados no preâmbulo deste Edital, os documentos a seguir relacionados, devidamente atualizados em cópias autenticadas.

7.2.1. DA HABILITAÇÃO

7.2.1.1. Habilitação Jurídica:

Certificado de Registro Cadastral – CRC, expedido por órgão ou entidade pública Federal, Estadual ou Municipal, guardada a conformidade com objeto da presente licitação e dentro do prazo de validade na data da abertura do envelope documentação; na ausência do CRC, apresentar:

(retificado em 02.07.2013)

a) Registro comercial, no caso de empresa individual.

b) Ato constitutivo, estatuto ou contrato social consolidado em vigor, na ausência do consolidado apresentar as alterações subsequentes devidamente registradas, em se tratando de Sociedade Comercial, e no

(17)

UNITINS CPL Fl._______ _________ caso de sociedade por ações acompanhados da ata arquivada da assembleia da última eleição da diretoria

c) Inscrição no ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

d) Declaração do licitante de que não possui em seu quadro de pessoal empregado menor de 18 (dezoito anos), em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e de 16 (dezesseis) anos, em qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos, nos termos do inciso XXXIII, do art. 7º, da Constituição, conforme modelo contido Anexo V;

e) Declaração de inexistência de fatos impeditivos para habilitação, nos termos do artigo 32, § 2º, da Lei 8.666/93, conforme modelo no Anexo VI.

(retificado em 02.07.2013)

7.2.1.2. Regularidade Fiscal e Trabalhista:

a) Prova de regularidade para com a Fazenda Federal (Tributos Federais e Dívida Ativa da União), Estadual e Municipal do domicílio ou sede da PROPONENTE, ou outra equivalente na forma da Lei;

b) Certidão Negativa fornecida pelo INSS, com a finalidade de comprovar a inexistência de débitos com a Seguridade Social;

c) Certidão Negativa, expedida pela Caixa Econômica Federal, com a finalidade de comprovar a inexistência de débitos junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS;

d) Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ; e) Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), emitida pelo Tribunal

Superior do Trabalho.

7.2.1.3. Qualificação Econômico-Financeira:

Certificado de Registro Cadastral - CRC expedido por órgão ou entidade pública Federal, Estadual ou Municipal, guardada a conformidade com objeto da presente licitação e dentro do prazo de validade na data da abertura do envelope documentação; na ausência do CRC, apresentar:

(retificado em 02.07.2013)

a) Balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentados na forma da lei, registrado na Junta Comercial do Estado que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios;

(18)

UNITINS CPL Fl._______ _________ b) Certidão negativa de falência ou concordata, expedida pelo distribuidor da

sede da pessoa jurídica, emitida em até 90 dias corridos antes da data da apresentação dos documentos de habilitação.

c) BALANÇO PATRIMONIAL do último exercício social, exigível e apresentado na forma da lei, inclusive com TERMO DE ABERTURA E DE ENCERRAMENTO, registrado na Junta Comercial do Estado da sede da licitante, que comprove a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios;

I. Para as empresas criadas no exercício em curso, apresentar a fotocópia do Balanço de Abertura, devidamente registrada ou autenticada na Junta Comercial do Estado da Sede ou Domicilio da licitante;

II. Somente serão habilitadas as licitantes que apresentarem no Balanço Patrimonial os Índices de Liquidez Geral - ILG, Solvência Geral – ISG e Liquidez Corrente – ILC igual ou maior que 01 (um), ou que atendam ao descrito no inciso “IV” desta alínea.

O cálculo dos índices acima será feito em conformidade com as seguintes equações:

Liquidez Corrente (LC) = Ativo Circulante / Passivo Circulante Liquidez Geral (LG) = Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo / Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo

Solvência Geral (SG) = Ativo Total / Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo

Parágrafo único. As empresas que apresentarem resultado menor que 1 (um) em qualquer dos índices referidos acima, quando de suas habilitações, deverão comprovar, considerados os riscos para a Administração o capital social integralizado ou patrimônio líquido, o mínimo de 10% do valor estimado do serviço, na forma dos §§ 2º e 3º, do artigo 31, da Lei 8.666/93, como exigência imprescindível para sua classificação.

7.2.1.4. Habilitação Técnica:

a) A licitante deverá apresentar, no mínimo, 01 (um) atestado, emitido por pessoa jurídica de direito público ou privado, comprovando ter aptidão para o desempenho de atividade pertinente e compatível com objeto deste Edital e seus Anexos.

7.3. Caso a licitante já tenha apresentado Estatuto ou Contrato Social no ato do credenciado, A Pregoeira poderá dispensar nova apresentação do documento, desde que anteriormente juntado ao processo, evitando a repetição desnecessária de papéis.

(19)

UNITINS CPL Fl._______ _________

7.4. A comprovação das condições de habilitação poderá será feita, ainda, por meio de apresentação, dentro do envelope mencionado no sub-item 7.1 de Certificado de Registro Cadastral -

CRC expedido por órgão ou entidade pública Federal, Estadual ou Municipal, guardada a conformidade

com objeto da presente licitação e dentro do prazo de validade na data da abertura do envelope de documentação. (retificado em 02.07.2013)

7.4.1. Caso alguma das informações solicitadas para habilitação (Jurídica, Regularidade

Fiscal, Econômico-Financeira e Técnica) não conste no CRC, a empresa licitante deverá anexá-la ao CRC. (retificado em 02.07.2013)

8. DA SESSÃO DO PREGÃO E DO CREDENCIAMENTO

8.1. Os participantes do pregão poderão comparecer com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto para realização do credenciamento.

8.2. As pessoas jurídicas ou firmas individuais deverão credenciar, mediante a apresentação de procuração por instrumento público ou particular, com firma reconhecida, um procurador, atribuindo-lhe poderes para formular lances de preços e praticar todos os demais atos e operações no sistema (conforme Carta de Credenciamento – Anexo II).

8.2.1. Quando apresentada procuração particular, deverá ser anexada cópia do estatuto ou contrato social.

8.2.2. Em se tratando de sócio, proprietário ou dirigente da empresa proponente, deverá ser apresentada cópia do respectivo Estatuto ou Contrato Social, no qual estejam expressos os seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações.

8.3. Após o encerramento do credenciamento e identificação dos representantes das empresas proponentes, a Pregoeira não mais aceitará novos proponentes, dando início ao recebimento dos envelopes contendo a Proposta Comercial e a Documentação, exclusivamente dos participantes devidamente credenciados.

8.4. Ao final do credenciamento, poderá ser elaborada lista com a identificação de todos os credenciados e que, após assinada, será anexada aos autos.

9. DA CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS COMERCIAIS

9.1. Os envelopes de Propostas Comerciais serão abertos e será verificado o atendimento a todas as especificações e condições estabelecidas neste Edital, sendo imediatamente desclassificadas aquelas que estiverem em desacordo.

9.2. A Pregoeira classificará o autor da proposta de menor preço e aqueles que tenham apresentado propostas em valores sucessivos e superiores em até 10% (dez por cento) à proposta de menor preço, para participarem dos lances verbais.

(20)

UNITINS CPL Fl._______ _________ 8.3. Se não houver, no mínimo, 3 (três) propostas de preços nas condições definidas no subitem anterior, A Pregoeira classificará as melhores propostas, até o máximo de 3 (três), para que seus autores participem dos lances verbais, quaisquer que sejam os preços oferecidos nas propostas apresentadas.

9.4. Serão desclassificadas as propostas que:

9.4.1. contiverem cotação de objeto diverso do requerido nesta licitação; 9.4.2. não atendam às exigências deste edital;

9.4.3. ofereçam preços ou vantagens baseadas nas ofertas dos demais licitantes;

9.4.4. contenham preços manifestadamente inexequíveis, assim considerados aqueles que, comprovadamente, forem insuficientes para a cobertura dos custos decorrentes da contratação pretendida e não vierem a comprovar sua exequibilidade;

9.5. O ônus da prova da exequibilidade dos preços cotados incumbe ao autor da proposta, no prazo determinado pela Pregoeira.

9.6. A desclassificação da proposta da licitante importa preclusão do seu direito de participar da fase de lances verbais.

10. DOS LANCES VERBAIS

10.1. Aos licitantes classificados será dada a oportunidade para nova disputa, por meio de lances individuais verbais e sucessivos, com valores distintos e crescentes de percentual de desconto, a partir do autor da proposta classificada de maior preço (menor desconto) e os demais em ordem decrescente de classificação.

10.2. A desistência em apresentar lance verbal, quando convocado pela Pregoeira, implicará na exclusão do licitante da etapa de lances verbais e na manutenção do último preço apresentado pelo licitante, para efeito de posterior ordenação das propostas.

11. DO JULGAMENTO

11.1. O critério de julgamento será o de MENOR PREÇO do valor mensal total dos serviços (LOTE ÚNICO). Os lances serão realizados em cima dos valores mensais a fim de se evitar dízimas no realinhamento dos valores unitários da contratação.

11.2. Declarada encerrada a etapa competitiva de lances, as ofertas serão ordenadas para classificação a partir do menor preço.

11.3. Será aberto o envelope contendo a Documentação, para verificação das condições habilitatórias, exclusivamente do licitante previamente classificado no seu objeto e valor de acordo com os critérios pertinentes e adequados ao objeto licitado, e que foram definidos em conformidade com os itens 9 e 10 do presente Edital.

(21)

UNITINS CPL Fl._______ _________ 11.4. Se as propostas não forem aceitáveis ou se o proponente não atender às exigências habilitatórias, A Pregoeira examinará as demais propostas subsequentes classificadas, verificando a sua aceitabilidade, quanto ao objeto e valor, procedendo a verificação das condições de habilitação do proponente, até a apuração de uma proposta que atenda ao edital, sendo o respectivo proponente declarado vencedor e a ele adjudicado o objeto deste edital, para o qual apresentou proposta.

11.5. Em havendo apenas uma proposta e desde que atenda a todos os termos do edital e que seu preço seja compatível com o valor estimado da contratação, esta poderá ser aceita.

11.6. Caso não se realizem lances verbais, será verificada a conformidade entre a proposta escrita de menor preço global e o valor estimado da contratação.

11.7. Se a melhor proposta não tiver sido ofertada por microempresa ou empresa de pequeno porte e houver proposta apresentada por empresa enquadrada nesta categoria, devidamente credenciada, cujo valor seja igual ou até 5 % (cinco por cento) superior à proposta de menor preço, o(a) Pregoeiro(a) concederá o direito de preferência à microempresa ou empresa de pequeno porte, adotando o seguinte procedimento:

11.7.1. A microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada será convocada pelo(a) Pregoeiro(a) para apresentar nova proposta com preço inferior ao de menor valor ofertado na fase de lances, no prazo máximo de 5 (cinco) minutos, sob pena de preclusão;

11.7.2. Caso aceite, a microempresa ou empresa de pequeno porte terá a sua proposta classificada em primeiro lugar;

11.7.3. Não aceitando a convocação do subitem 11.7.1. o(a) Pregoeiro(a) convocará as empresas remanescentes, enquadradas na mesma condição, na ordem de classificação, para o exercício do mesmo direito;

11.7.4. Caso todas as microempresas e empresas de pequeno porte, que estejam dentro do limite, não exerçam o direito de preferência, será classificada em primeiro lugar a empresa que apresentou originalmente a proposta de menor valor;

11.7.5. Se duas ou mais microempresas ou empresas de pequeno porte apresentarem propostas com valores iguais, o desempate será mediante sorteio.

11.8. Apurada a melhor proposta que atenda ao edital, a Pregoeira deverá negociar para que seja obtido um melhor preço.

11.9. Da reunião lavrar-se-á a ata circunstanciada, na qual serão registrados todos os atos do procedimento e as ocorrências relevantes e que, ao final, será assinada pela Pregoeira, Equipe de Apoio e pelos licitantes.

11.10. O resultado do julgamento das propostas será apresentado através de publicação no Diário Oficial do Estado do Tocantins.

11.11. A Pregoeira e equipe de apoio, dada a complexidade do objeto deste certame, poderá utilizar-se de assessoramento técnico de competência específica, no julgamento desta licitação, que se efetivará através de parecer que integrará o respectivo processo.

(22)

UNITINS CPL Fl._______ _________ 12. DOS RECURSOS

12.1. Declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, cuja síntese será lavrada em ata, sendo concedido o prazo de 3 (três) dias úteis para apresentação das razões de recurso, ficando os demais licitantes desde logo intimados para apresentar contrarrazões em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente.

12.2. O licitante poderá também apresentar as razões do recurso no ato do Pregão, as quais serão reduzidas a termo na respectiva ata, ficando todos os demais licitantes desde logo intimados para apresentar contrarrazões no prazo de 3 (três) dias úteis, contados da lavratura da ata, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos.

12.3. Na falta de manifestação imediata e motivada, no momento oportuno, o licitante decairá do direito de recurso.

12.4. Os recursos deverão ser decididos no prazo de 5 (cinco) dias úteis.

12.5. O acolhimento de recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

12.6. O resultado do recurso será divulgado mediante afixação no quadro de avisos deste órgão e comunicado a todos os licitantes via fax ou correio eletrônico.

13. DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

13.1. Até 02 (dois) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa poderá impugnar o ato convocatório do pregão, cabendo ao Pregoeiro decidir sobre a impugnação no prazo de até 24 horas;

13.1.1. Os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatório deverão ser enviados ao Pregoeiro até 3 (três) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública;

13.2. Não serão reconhecidas impugnações do Edital ou pedidos de esclarecimentos por

fax, facultada, contudo, a interposição por meio de e-mail, para o endereço eletrônico

unitins.licitacao@gmail.com, devendo a impugnação ser formalizada somente por escrito, em original,

instruídos com estatuto ou contrato social, no caso de pessoa jurídica impugnante, e firma reconhecida do signatário, em qualquer caso, protocolados na FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO

TOCANTINS, e dentro dos respectivos prazos legais.

13.2.1. Caso a interposição seja por meio eletrônico (e-mail), a impugnação ou pedido de esclarecimento deverá ser instruída com cópia digitalizada dos documentos acima mencionados, devendo constar da digitalização a firma reconhecida do signatário.

13.3. Acolhida a impugnação contra o Edital que implique em alteração do mesmo, capaz de afetar a formulação das propostas, será designada nova data para a realização do certame, quando será novamente publicado pelos mesmos meios inicialmente divulgados;

(23)

UNITINS CPL Fl._______ _________

13.4. A impugnação deverá ser dirigida ao pregoeiro na Coordenação de Licitação da FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS;

13.5. A impugnação feita tempestivamente pela licitante não a impedirá de participar deste pregão até o trânsito em julgado pertinente à decisão;

13.6. Em qualquer ocasião antecedente à data de entrega das propostas, o pregoeiro poderá, por iniciativa própria ou em consequência de manifestação ou solicitação de esclarecimento das licitantes, realizar modificações nos termos do Edital que não influenciem na elaboração das propostas de preços. Estas modificações serão feitas mediante a emissão de errata, que será publicada no Diário Oficial do Estado, bem como no site da UNITINS.

13.1. Em até 02 (dois) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa, física ou jurídica, poderá impugnar o ato convocatório do pregão, cabendo a Pregoeira decidir sobre a impugnação no prazo de até 24 horas;

13.2 Os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatório poderão ser feitos por qualquer pessoa, física ou jurídica, e deverão ser enviados a Pregoeira até 3 (três) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública;

13.3. As petições deverão ser dirigidas ao Pregoeiro(a) responsável pelo certame e poderão ser protocoladas no Setor de Protocolo da Instituição ou diretamente na Coordenação de Licitação da UNITINS, devidamente instruídas com nome e assinatura, endereço, razão social – se houver –, telefone e/ou e-mail para contato. Caso a interposição seja por meio eletrônico (e-mail:

unitins.licitacao@gmail.com), a impugnação ou pedido de esclarecimento deverá ser instruído com os mesmos dados mencionados e dentro do prazo legal.

13.4. Acolhida a impugnação contra o Edital que implique em alteração do mesmo, capaz de afetar a formulação das propostas, será designada nova data para a realização do certame, quando será novamente publicado pelos mesmos meios inicialmente divulgados;

13.5. A impugnação feita tempestivamente pela licitante não a impedirá de participar deste pregão até o trânsito em julgado pertinente à decisão;

13.6. Em qualquer ocasião antecedente à data de entrega das propostas, a Pregoeira poderá, por iniciativa própria ou em consequência de manifestação ou solicitação de esclarecimento das licitantes, realizar modificações nos termos do Edital que não influenciem na elaboração das propostas de preços. Estas modificações serão feitas mediante a emissão de errata, que será publicada no site da UNITINS e no Diário Oficial do Estado, se necessário. (retificado em 02.07.2013)

14. DA ADJUDICAÇÃO E DA HOMOLOGAÇÃO

14.1. Inexistindo manifestação recursal, a Pregoeira adjudicará o objeto da licitação ao licitante vencedor, com a posterior homologação do resultado pelo dirigente superior do órgão requisitante.

14.2. Havendo interposição de recurso, após o julgamento, o dirigente superior do órgão requisitante homologará o procedimento licitatório ao licitante vencedor.

(24)

UNITINS CPL Fl._______ _________

14.3. Após a realização do certame a Comissão encaminhará os autos para Análise Técnica, minuciosa, ficando a Homologação do vencedor condicionado ao parecer de aprovação técnica.

(retificado em 02.07.2013)

15. DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

15.1. A recusa do adjudicatário em cumprir o que estabelece este Edital, bem como o atraso e a inexecução parcial ou total do contrato, caracteriza descumprimento da obrigação assumida e permite aplicação das seguintes sanções pela FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS:

15.1.1. Advertência, que será aplicada sempre por escrito; 15.1.2. Multas;

15.1.3. Rescisão unilateral do contrato sujeitando-se a CONTRATADA ao pagamento de indenização a FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS;

15.1.4. Suspensão temporária do direito de licitar com a FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS;

15.1.5. Declaração de inidoneidade para licitar e contratar com a Administração Pública, no prazo não superior a 5 anos.

15.2. A multa será aplicada à razão de 10% (dez por cento) sobre o valor do contrato, no caso de descumprimento dos prazos estabelecidos no Termo de Referência ou à razão de 5% (cinco por cento) no caso de entrega de produto incompatível com o solicitado pela contratante ou atraso na substituição do produto/serviço, sujeitando-se ainda o fornecedor a multa diária e aplicação em dobro no caso de reincidência.

15.3. As sanções acima descritas poderão ser aplicadas cumulativamente, ou não, de acordo com a gravidade da infração, facultada ampla defesa à CONTRATADA, no prazo de 5 (cinco) dias úteis a contar da intimação do ato.

15.4. Nenhuma parte será responsável perante a outra pelos atrasos ocasionados por motivo de força maior ou caso fortuito.

16. DA EXTENSÃO DAS PENALIDADES

16.1. A suspensão de participar em licitação e contratar com a Administração Pública poderá ser também aplicada aqueles que:

16.1.1. Retardarem a execução do Pregão;

16.1.2. Demonstrarem não possuir idoneidade para contratar com a Administração; 16.1.3. Apresentarem declaração falsa ou cometerem fraude fiscal.

(25)

UNITINS CPL Fl._______ _________

17. DISPOSIÇÕES GERAIS

17.1. Este edital deverá ser lido e interpretado na íntegra, e após apresentação da documentação e da proposta, não serão aceitas alegações de desconhecimento ou discordância de seus termos.

17.2. Caso algum proponente se manifeste, o mesmo terá direito a vista ao processo tanto das Propostas Comerciais quanto dos Documentos de Habilitação apresentados na sessão.

17.3. A simples participação neste certame implica em aceitação de todas as condições estabelecidas neste instrumento convocatório.

17.4. É vedado ao licitante retirar sua proposta ou parte dela após aberta a sessão do Pregão. 17.5. A contratada não poderá subcontratar total ou parcialmente o fornecimento, nem ceder o contrato de prestação de serviços.

17.6. A presente licitação poderá ser revogada por razões de interesse público, decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, ou anulada, em todo ou em parte, por ilegalidade de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente comprovado.

17.7. A Pregoeira, no interesse da Administração, poderá relevar omissões puramente formais observadas na documentação e proposta, desde que não contrariem a legislação vigente e não comprometam a lisura da licitação sendo possível a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, para esse fim específico.

17.8. Decididos os recursos ou transcorrido o prazo para sua interposição, a Pregoeira devolverá aos licitantes, julgados desclassificados, os envelopes “DOCUMENTAÇÃO” inviolados, no encerramento da licitação.

17.9. O Edital deste Pregão poderá ser retirado na Comissão Permanente de Licitação (CPL), na QUADRA 108 SUL, ALAMEDA 11, LOTE 03, CEP: 77.022-122, Palmas/TO ou no site http://www.unitins.br.

17.10. Os casos omissos serão submetidos a parecer do jurídico da Fundação Universidade do Tocantins.

17.11. Informações complementares que visem obter outros esclarecimentos sobre o presente pregão serão prestadas pela Comissão Permanente de Licitação, no horário de 12:30min às 18h, de segunda a sexta-feira, pelo telefone (63) 3218-2995 ou e-mail unitins.licitacao@gmail.com.

17.13. São partes integrantes deste Edital: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA

(26)

UNITINS CPL Fl._______ _________ ANEXO III – MODELO DECLARAÇÃO DE ENQUADRAMENTO COMO MICROEMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE

ANEXO IV – MODELO DECLARAÇÃO CUMPRIMENTO REQUISITOS DE HABILITAÇÃO ANEXO V – MODELO DECLARAÇÃO – ART. 7º, INCISO XXXIII, CONSTITUIÇÃO FEDERAL ANEXO VI – DECLARAÇÃO DE INEXISTENCIA DE FATOS IMPEDITIVOS

ANEXO VII – MINUTA DA CARTA-CONTRATO

17.14 Será de inteira responsabilidade do licitante fazer o acompanhamento dos trâmites do processo licitatório ao qual deseja concorrer, sejam eles: publicação de edital, resultado de julgamento, publicação de erratas, suspensão do certame bem como a publicação de novas datas e horários e em tudo mais que for interesse do licitante, através do site da Fundação Universidade do Tocantins (www.unitins.br) e imprensa oficial (Diário Oficial do Tocantins).

18. DOS RECURSOS FINANCEIROS

18.1. As despesas decorrentes da execução dos serviços objeto deste Pregão ocorrerão por conta da Fundação Universidade do Tocantins, por meio de recursos próprios, oriundos da Conta Corrente nº 80.239-5 junto ao Banco do Brasil.

Palmas/TO, 02 de julho de 2013.

HOSANA DA SILVA DE MELO Pregoeira

(27)

UNITINS CPL Fl._______ _________ ANEXO I AO EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 007/2013

TERMO DE REFERÊNCIA

UNITINS/Pró Reitoria de Administração e Finanças/Diretoria de TI Termo de Referência Nº 006/2013

ASSUNTO Contratação de empresa de prestação de serviço de telefonia móvel INTERESSADO Fundação Universidade do Tocantins

1 - OBJETO

Contratação de empresa especializada na prestação de Serviço de Telefonia Móvel, admitindo-se a participação de operadoras de telefonia de Serviço Móvel Pessoal - SMP, com disponibilização dos respectivos aparelhos na forma de comodato, visando atender as necessidades operacionais de comunicação da Fundação Universidade do Tocantins, de acordo com as condições definidas neste Termo de Referência.

2 - JUSTIFICATIVA

I - MOTIVAÇÃO DA CONTRATAÇÃO

A contratação faz-se necessária em virtude da necessidade permanente de comunicação entre os titulares de cargos estratégicos da direção da Fundação Universidade do Tocantins, visto que, os titulares das referidas funções, devido às atribuições dos cargos, constantemente estão ausentes de suas salas ou do seu local de trabalho, desenvolvendo atividades de suas competências.

II - BENEFÍCIOS DIRETOS E INDIRETOS DA CONTRATAÇÃO

É notório que o sucesso de uma empresa, seja ela privada ou pública, depende fundamentalmente da celeridade na tomada de decisões e, tais decisões, muitas vezes, necessitam encontrar, de imediato, em qualquer lugar, seu executor ou quem possa providenciar para que elas ocorram, podendo ocasionar prejuízos irreparáveis caso não aconteça no tempo e espaço apropriados.

Não contratar o serviço telefônico móvel seria dificultar a adoção de providências necessárias para agilizar a tomada de decisões que independem de rigores formais, mas que exigem celeridade. As ações da administração não podem deixa-se obstaculizar por atitudes, comportamentos, soluções, métodos, técnicas e tecnologias conservadoras. Os serviços de telefonia móvel, por sua natureza, são essenciais para a Administração.

Essas, portanto, são as premissas que justificam a contratação de serviço telefônico móvel ou serviço móvel pessoal. Em outras palavras, justifica-se tal despesa na necessidade de otimização das ações da Administração.

3 - ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS

a) Serviço VC1 Móvel/Fixo: chamadas originadas e terminadas na área de mobilidade do assinante. Chamadas destinadas a assinantes do serviço fixo;

b) Serviço VC Móvel/Móvel (mesma operadora): chamadas originadas e terminadas na área de c) mobilidade do assinante. Chamadas entre assinantes do Serviço Móvel Pessoal da mesma

Referências

Documentos relacionados

4.2.1- A impugnação do Edital e seus anexos deverão ser dirigidos ao Pregoeiro, entregue e protocolados no Departamento de Licitação, ou enviado por

contratuais e legais fazem parte do presente termo, independentemente de transcrição, todos os elementos que compõem o Processo Administrativo de nº 2019045014.

1.1 Destina-se, a presente licitação, a contratação de empresa de natureza jurídica especializada na elaboração de concurso público, para inscrições pela

7.1 No dia, horário e local indicado no preâmbulo deste Edital, será aberta a sessão de processamento do Pregão, iniciando-se com o credenciamento

Importante: Caso a empresa deixe de constar em sua proposta o prazo de validade da proposta, condição de pagamento e prazo de entrega ficará entendida a aceitação

PREGÃO PRESENCIAL N°. NOME COMPLETO, CNPJ E ENDEREÇO DA LICITANTE COM O Nº DO TELEFONE. f) Todos os documentos de habilitação apresentados pelas licitantes deverão

7.4 – Não havendo pelo menos 3 (três) ofertas nas condições definidas no subitem 7.2, poderão os autores das melhores propostas, até o máximo de 3 (três),

O objeto da presente licitação é a escolha da proposta mais vantajosa para contratação de empresa especializada para a prestação de serviços de limpeza, asseio