• Nenhum resultado encontrado

Investidura - Grau 33

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Investidura - Grau 33"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

ABIM - 008JV

Ano IX nº 98 - Maio/19

Investidura - Grau 33°

Rio de Janeiro - RJ 04/Mai

Rio de Janeiro - 18/Abr

Sessão de Endoenças 2019

Rio de Janeiro - RJ - 22 e 28/Jan

Visitas de Cordialidade

(2)

Informativo Virtual Astréa News

Órgão Oficial de Divulgação do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês

Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil

Fundado em 17 de maio de 2011

Diretor Presidente - Ir∴ Jorge Luiz de Andrade Lins, 33º

Soberano Grande Comendador

Editor Responsável - Ir∴ Francisco Feitosa da Fonseca, 33º

Jornalista MTb 19038/MG Correspondências

Rua Barão, 1317 - Praça Seca - Jacarepaguá Rio de Janeiro-RJ - Brasil - CEP 21321-624

www.sc33.org.br / astreanews@sc33.org.br  (21) 3369-8000 ramal 224

Templo Nobre do Grau 33

Foto - Ricardo Sodré, 33°

190

Anos

A capa desta edição apresenta a foto de autoria do fotógrafo Bruno Kelly/Reuters, do “Museu do Amanhã”, o mais novo ícone da Cidade Maravilhosa, que abrilhanta a revigorada região portuária do Rio de Janeiro e encanta a todos que o visita. Sua escolha vem ao encontro de uma frase utilizada pelo Soberano Grande Comendador: “Olhos postos no futuro...” e que tem sido a essência de sua profícua administração, à frente do Supremo Conselho, estreitando, cada vez mais, os Laços Fraternais que unem o Supremo Conselho e as instituições da Maçonaria Nacional e Universal.

Corroborando com isso, registramos nesta edição, a visitação de parte de autoridades da Maçonaria Nacional, ao Soberano Grande Comendador, na sede do Supremo Conselho. A realização da Sessão de Endoenças, na sede do Supremo Conselho, sob a coordenação do Sublime CRC Simon Bolívar - 1ª RJ.

Complementa, com excelência, esta edição, o registro da realização da Cerimônia de Investidura ao Grau 33, também, pela 1ª Inspetoria Litúrgica do Rio de Janeiro, quando novos trinta Irmãos galgaram o último Grau do Rito mais praticado no Brasil.

(3)

Grau 33 no Rio de Janeiro

1ª Inspetoria Litúrgica do RJ

C

umprindo a agenda de atividades do Supremo Conselho, foi realizada no dia 04 de maio de 2019, uma Cerimônia de Investidura ao Grau 33, no Rio de Janeiro, na sede do Supremo Conselho, sob a coordenação da 1ª Inspetoria Litúrgica do Rio de Janeiro, sob o comando do Soberano Grande Inspetor Litúrgico, Membro Efetivo e Grande Tesoureiro do Santo Império, o Poderoso Irmão Maurício Soares, 33°.

Comumente, a 1ª RJ realiza suas investiduras ao Grau 33°, no final do ano. Devido ao grande interesse de Irmãos de todo o Brasil de serem investidos no belo Templo do Grau 33°, na sede do Supremo Conselho, a cada ano, tem se registrado um número maior de Irmãos investidos, por vezes, superando a lotação máxima do Templo. Com isso, a partir deste ano, a 1ª RJ passará a realizar duas investiduras por ano, uma a cada semestre, nos meses de maio e novembro, a fim de atender a grande demanda.

Momentos antes do início da cerimônia de investidura, o Soberno Grande Comendador recepcionou em seu gabinete o Poderoso Irmão Eminente Ex Grão-Mestre Adjunto da GLMERJ – Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro - José Ricardo Salgueiro de Castro, 33°.

Registrou-se as presenças dos Membros Efetivos e Poderosos Irmãos Jorge Luiz de Andrade Lins, 33° - Soberano Grande Comendador; Adélman de Jesus França Pinheiro, 33° - Lugar Tenente Comendador; José Alves de Alencar, 33° - Grande Ministro de Estado; Anderson Pinto Verçosa Simões, 33° - Grande Secretário Geral do Santo Império; Carlos Antônio de Almeida Deveza, 33° - Grande Secretário do Interior do Santo Império; Maurício Soares, 33° - Grande Tesoureiro do Santo Império e Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 1ª RJ (anfitrião); Sérgio Antônio Medeiros Vieira, 33° - Grande Chanceler

foto - Ricardo Sodré, 33°

(4)

da Guarda dos Selos; Antonio Luiz Corrêa, 33° - Grande Mestre de Cerimônias do Santo Império; José Francisco Ribeiro Lopes, 33° - Grande Capitão das Guardas; Jorge Alexandre Pimentel Mege, 33° - Grande Hospitaleiro.

Também, registramos as presenças dos Poderosos Irmãos, os Grandes Inspetores Litúrgicos: da 13ª BA – Alberto Carlos Soares, 33°; da 15ª MG – Fernando César Lopes, 33°; do Amapá – Manoel Maciel Araújo, 33°; diversos Delegados Litúrgicos e Grandes Inspetores Gerais da Região.

Coube ao Grande Mestre de Cerimônias do Santo Império, o Poderoso Irmão Antonio Corrêa, 33°, proferir uma preliminar palestra aos trinta Irmãos a serem investidos, conscientizando-os da importância das responsabilidades de se galgar o último Grau do Rito mais praticado no Brasil. Posteriormente, conduziu-os ao belo Templo Nobre do Grau 33°, onde foram investidos no Grau de Grande Inspetor Geral, em Sessão presidida pelo Soberano Grande Comendador, que pautou a condução da ritualística no que preceitua o Ritual do Grau 33° do REAA.

A cerimônia destacou-se pela harmonia e leveza com que foram conduzidos os trabalhos ritualísticos, encantando a cerca de uma centena de Irmãos que prestigiaram a marcante Sessão.

O Poderoso Irmão Samarone Félix Macedo Santos, 33°, fez uso da palavra, representando seus pares, dizendo que esperava, “que possamos praticar

tudo que ouvimos e juramos aqui, nesta memorável investidura”. Finalizou agradecendo o apoio de todos

que os ajudaram, em sua jornada maçônica, para que o sonho pudesse ter se transformado em uma bela realizade.

foto - Ricardo Sodré, 33°

(5)

Na oportunidade, o Soberano Grande Comendador solicitou ao Grande Secretário Geral para proceder com a leitura do Ato nº 125 2018-23, e convidou o Poderoso Irmão Alberto Carlos Soares, 33°, para se postar junto ao Altar e prestar seu solene juramento, empossando-o no honroso cargo de Grande Inspetor Litúrgico da 13ª BA – Vale de Ruy Barbosa. Como reflexo da perfeita harmonia reinante entre o Supremo Conselho e a GLMERJ, convidou o Poderoso Irmão José Ricardo Salgueiro de Castro, 33° - Eminente Ex Grão-Mestre Adjunto daquela instituição, para que revestisse o recém empossado Grande Inspetor Litúrgico.

Em suas palavras, o Poderoso Irmão Alberto Carlos Soares, 33°, agradeceu a grande honra de ter sido empossado Grande Inspetor Litúrgico para a 13º da BA - cuja sede é na cidade de Ruy Barbosa, abrangendo, também, os Vales de Itaberaba, Iaçú, Ibitiara, Lençóis, Macajuba, Mairi, Utinga, Wagner.

O Soberano Grande Comendador outorgou aos Grandes Inspetores Litúrgicos a Comenda e o Diploma, e para suas respectivas Inspetorias Litúrgicas, a Medalha, alusivos aos 190 Anos de

Fundação do Supremo Conselho. Para tanto, convidou os seguintes Membros Efetivos para proceder a entrega: Jorge Mege, 33°, ao Poderoso Irmão Alberto Carlos dos Santos, 33° - 13ª BA; Antonio Corrêa, 33°, ao Poderoso Irmão Manoel Maciel Araújo, 33° - AP; Sérgio Vieira, 33°, ao Poderoso Irmão Fernando César Lopes, 33° - 15ª MG.

foto - Ricardo Sodré, 33°

foto - Ricardo Sodré, 33°

foto - Ricardo Sodré, 33°

(6)

Por fim, convidou o Poderoso Irmão José Ricardo Salgueiro de Castro, 33° - Eminente Ex Grão-Mestre Adjunto da GLMERJ, e, pessoalmente, outorgou-lhe a Comenda e o Diploma alusivos ao 190º Aniversário de Fundação do Supremo Conselho.

Em suas palavras, o Soberano Grande Comendador disse ser hoje um dia de glória. Que é o momento dos Irmãos recém investidos retornarem a seus respectivos Vales e apoiarem os Trabalhos junto a suas Inspetorias e, em especial, às suas Potências Simbólicas. Falando sobre o interstício no REAA, disse que do 1º Grau até o Grau 33°, compútasse, justamente, 81 meses.

Falou sobre como se processa a escolha de um Irmão para ocupar o honroso cargo de Membro Efetivo, realizando-se em reunião própria dos Membros Efetivos, por unanimidade, bastando um voto contrário para que o candidato seja reprovado. Explanou sobre o Supremo Conselho e o Sacro Colégio; sobre a regularidade dos Supremos Conselhos, com base nas Grandes Constituições de 1786; sobre a Conferência Mundial dos Supremos Conselhos do REAA, citando que o nosso Supremo Conselho a presidiu de 2000 a 2005.

Finalizou agradecendo a presença de todos, parabenizando os novos Grandes Inspetores Gerais, rogando as bênçãos do Grande Arquiteto do Universo, para que todos retornem com segurança a seus lares. 

O SGC ladeado pelo Pod∴ Ir∴ José Ricardo, 33°, e demais Irmãos de sua Comitiva, em destaque, à esquerda, o Pod∴ Ir∴ Guaraci Conde, 33°,

foto - Ricardo Sodré, 33°

(7)

N

a primeira semana de atividades de 2019 do Supremo Conselho, após o recesso das férias coletivas, na manhã do dia 22 de janeiro de 2019, o Soberano Grande Comendador, o Ilustre e Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33°, teve a honra de receber na sede do Supremo Conselho, a Visita de Cordialidade de parte do Poderoso Irmão Nelson Lopes Ribeiro, 33° – Sereníssimo Grão-Mestre da Muito Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro – GLMERJ, acompanhado do Poderoso Irmão Ricardo Maciel Monteiro de Carvalho, Presidente da SAFL – Soberano Assembleia Federal Legislativa do Grande Oriente do Brasil - GOB, e do Poderoso Irmão Jordão Abreu da Silva Junior, 33° – Secretário Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil - CMSB.

Os nobres visitantes conheceram as dependências da bela sede do Supremo Conselho, que é o quinto, em antiguidade, e o terceiro maior Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito do mundo. Posteriormente, os recepcionou em seu gabinete, a fim de tratarem assuntos, que envolvem os interesses das citadas egrégias instituições maçônicas.

Após a reunião, o Soberano Grande Comendador convidou os nobres Irmãos para um Almoço Fraternal em um restaurante local, coroando a memorável visita.

Já na semana seguinte, no dia 28 de janeiro de 2019, o Soberano Grande Comendador teve, também, a honra de receber, na sede do Supremo Conselho, o Sereníssimo Grão-Mestre da Sereníssima Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo - GLESP, o Poderoso Irmão Ronaldo Fernandes, 33°, em Visita de Cordialidade, quando foram tratados diversos assuntos pertinentes as duas instituições.

O Soberano Grande Comendador vem envidando todos os esforços para manter, cada vez mais, harmoniosa as relações fraternais com todas as instituições simbólicas, a fim de contribuir para o engrandecimento e a integração da Maçonaria nacional, mantendo-a, cada vez mais, pujante e proativa. 

O SGC recebeu o Grão-Mestre da GLESP, em Visita de Cordialidade.

Visitas de Cordialidade!

Foto - Odílio Pedro

(8)

Sessão de Endoenças 2019

1ª Inspetoria Litúrgica do RJ

foto - Ricardo Sodré, 33°

C

umprindo-se uma antiga tradição

maçônica-rosacruz, no dia 18 de abril de 2019, “Quinta-Feira Santa” ou de “Endoenças”, no Auditório Soberano Grande Comendador Venâncio Igrejas, na sede do Supremo Conselho, no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, sob a direção da 1ª Inspetoria Litúrgica do Rio de Janeiro, cujo o Soberano Grande Inspetor Litúrgico é o Membro Efetivo e Grande Tesoureiro do Santo Império, o Poderoso Irmão Maurício Soares, 33° e sob a coordenação do Sublime Capítulo Rosa Cruz Simon Bolívar, reuniram-se, em Sessão de Endoenças, os Cavaleiros Rosa Cruzes.

Dispersos pelo mundo inteiro, os Cavaleiros Rosa Cruzes seguem espalhando a luz de seus ensinamentos e, cumprindo seu juramento de se reunir, na primeira Lua Cheia, após o Equinócio de Primavera (hemisfério Norte), reencetando seus trabalhos templários, e finalizando-os com uma Ceia Mística. A noite desta reunião é chamada de “Sessão de Endoenças”, cujo etimologia do termo vem

do Latim “indulgentia”, “perdão, absolvição”, da frase “Dies

Indulgentiae”, “dia de indulgência”; na quinta e sexta-feira

santa eram dispensadas indulgências eclesiásticas.

As indulgências (ou perdão) dos pecados eram dadas pelo clero aos penitentes, principalmente durante a Semana Santa, época em que todos os católicos se confessavam. Dar indulgências ou endoenças é um modo de dizer, porque a verdade é que elas eram compradas pelos crentes com côngruas, donativos e doações à Igreja. A Graça concedida pela Igreja, de que resulta a remissão total ou parcial das penas dos pecados, para nós maçons deve ser compreendida como “facilidade em perdoar as

faltas dos outros”.

João Anatalino, em sua matéria “O Príncipe Rosa Cruz”, lembra-nos que “esse grau foi introduzido nos ritos

maçônicos pelos “maçons jacobitas”, como eram conhecidos os membros da Grande Loja de Inglaterra, que apoiaram os descendentes da dinastia dos Stuarts em sua pretensão de recuperar o trono inglês, perdido em razão da chamada Revolução Gloriosa”.

Já, o nosso ilustre Irmão Albert Pike, assim se manisfestou: “Onde este Grau teve sua origem não é

importante inquirir, nem em que diferentes Ritos, países e épocas foi praticado. Ele tem grande antiguidade. Suas cerimônias diferem tanto quanto variam latitudes e longitudes. Se fôssemos examinar todas as diferentes cerimônias, seus emblemas e suas fórmulas, veríamos que tudo que pertence aos elementos primitivos e essenciais da Ordem foi respeitado em cada santuário. Todos praticam a virtude para que ela dê frutos. Todos trabalham, como nós, para que os vícios sejam extirpados pela purificação

(9)

do homem, pelo desenvolvimento das artes e das ciências e pela redenção da humanidade”.

Voltando à Sessão de Endoenças, na sede do Supremo Conselho, sob a coordenação do Sublime Capítulo Rosa Cruz Simon Bolívar, cuja direção dos Trabalhos teve o nosso Irmão, o Aterzata, Jânio Rocha de Araújo, 33°. A reunião teve início às 19h, reunindo 120 Irmãos, em uma memorável Sessão, sob a presidência do Soberano Grande Comendador, o ilustre e Poderoso Irmão Jorge Luiz de Andrade Lins, 33°.

Presentes à Sessão, os Membros Efetivos e Poderosos Irmãos Adélman de Jesus França Pinheiro, 33° - Lugar Tenente Comendador; José Alves de Alencar, 33° - Grande Ministro de Estado; Anderson Pinto Verçosa Simões, 33° - Grande Secretário Geral do Santo Império; Maurício Soares, 33° - Grande Tesoureiro do Santo Império e Soberano Grande Inspetor da 1ª RJ; Sérgio Antônio Medeiros Vieira, 33° - Grande Chanceler da Guarda dos Selos; Antonio Luiz Corrêa, 33° - Grande Mestre de Cerimônias do Santo Império; Jorge Alexandre Mege Pimentel, 33° - Grande Hospitaleiro. Também, presente o Eminente Grão-Mestre Adjunto do GORJ – Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro, o Poderoso Irmão Jorge Gouvêa Mello, 33°.

Momentos antes do início da Sessão de Endoenças, o Soberano Grande Comendador recepcionou em seu gabinete o Eminente Irmão Jorge Mello, 33° - Grão-Mestre Adjunto do GORJ - Grande Oriente do Rio de Janeiro. Na

oportunidade, o Irmão Jorge Mello, 33°, agraciou o Soberano Grande Comendador com um belo Quadro, intitulado “A

Vontade de Viver”, e uma agenda personalizada do GORJ,

homenageando o Supremo Conselho pelos 190 Anos de Fundação. Retribuindo, o Soberano Grande Comendador outorgou-lhe o Diploma e a Comenda “Legião de Honra” –

Passador de Prata – 10 Anos, e com o Diploma e Comenda alusivos aos 190 Anos de Fundação do Supremo Conselho. Honraria que, também, foi concedida ao Sereníssimo Grão-Mestre do GORJ, o Poderoso Irmão José Carlos Ribeiro de Almeida, 33°, assim como, ao GORJ, outorgando, a esta nobilíssima instituição, o Diploma e a Medalha.

Tradicionalmente, na 1ª Inspetoria Litúrgica do RJ, os Capítulos Rosa Cruz realizavam, no mesmo dia, a Sessão de Endoenças e a iniciação ao Grau 18. Devido se tratar de um Grau em que a Iniciação é riquíssima em simbologia e detalhes, sua realização exige um considerado tempo, e quando realizada na mesma oportunidade com

a Sessão de Endoenças, torna-se muito desgastante, e tirando, inclusive, o brilho de ambas Sessões. Com isso, a partir deste ano, ficou definido que tais sessões serão realizadas em datas distintas.

foto - Ricardo Sodré, 33°

foto - Ricardo Sodré, 33°

foto - Ricardo Sodré, 33°

(10)

A refeição, ou ágape fraternal, é um típico exemplo da “Santa Ceia”, uma reunião religiosa entre Jesus e seus discípulos. Nesse banquete de “PESSAH”, a festa judaica que lembra a “passagem do cativeiro para a liberdade”, na saída do Egito para a terra prometida por Deus, a massa do pão não chegou a fermentar e o pão foi assado sem fermentar. Esses pães ázimos são compartilhados nessa cerimônia.

Nesse significativo ritual se promovia, segundo nosso Irmão João Anatalino, não só uma evocação à Páscoa hebraica, mas, também, o retorno do sol no equinócio da primavera (hem. Norte), ocasião em que a natureza morta pela ação do inverno, recomeça um novo ciclo. Essa era uma antiga tradição observada pelos gregos e egípcios, por ocasião da celebração dos seus famosos “Mistérios”. Incorporada aos ritos templários, esse mito foi cristianizado para simbolizar os próprios mistérios cristãos.

E assim, Jesus, o Cristo, ressuscitado no terceiro dia após sua morte, era a própria Fênix, que para a humanidade toda trazia a promessa da ressurreição. E por analogia, essa ressurreição se aplicava ao iniciado maçom após a sua elevação ao grau de Cavaleiro Rosa Cruz.

Após a realização da Ceia Mística, os Trabalhos foram interrompidos para serem reencetados na Quinta-Feira de Endoenças do ano vindouro, quando os nobres Cavaleiros Rosa Cruzes estarão, novamente, reunindo-se, em novo repasto, dando conta de seus trabalhos do ano, fazendo jus ao “Aprendei e Ensinai”, e, posteriormente, retomando em sua peregrinação, recolhendo o que pudesse servir às ciências naturais nascentes e espalhando em redor de si os germens da ciência e da liberdade. 

foto - Ricardo Sodré, 33°

foto - Ricardo Sodré, 33°

(11)

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar