• Nenhum resultado encontrado

Porque ler um e-books? A importância de estar presente no mundo digital

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Porque ler um e-books? A importância de estar presente no mundo digital"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

Porque ler um e-books?

Quantos livros você já leu este ano? Sempre temos a sensação de que foram poucos, ou a nossa lista que só cresce acaba ficando longa demais. Temos cada vez menos espaço para guardar ou muitas coisas para carregar.

Os livros digitais ou e-books tem uma boa solução para todas essas questões. Eles podem ser devorados em qualquer lugar com muita facilidade. Basta ter leitores em seu celular, tablet ou etc.

A importância de estar

presente no mundo digital

Cada vez mais a internet faz parte da vida das pessoas, e da sua forma de consumir, o que implica em conhecer muito mais sobre esse universo. É fundamental saber como se

comunicar com esse enorme público, pois hoje mais de 65 milhões de brasileiros estão on-line, seja em suas casas ou no trabalho, se

informando, se comunicando, trocando dados ou comprando. Quase metade dos internautas brasileiros navega em cybers cafés ou Lan houses e passam, em média, 27 horas por mês na rede.

(3)

Quem somos?

A Concept360 é uma empresa de coaching de negócios voltada para o Marketing Digital, especializada em autenticar ações de sucesso para transformar visitantes em clientes reais para o mercado virtual, vamos usar as melhores estratégias para aumentar o desempenho e para que sua empresa retire o máximo possível de seu investimento.

Temos como objetivo ajudar empreendedores aprimorar o seu negócio, utilizando ferramentas tanto humanas como tecnológicas. Com a inovação da internet e o grande crescimento do mundo virtual, vamos aplicar tecnologias em suas ações para gerar grandes negócios e conquistar um público mais amplo. Cada negócio tem um objetivo diferente e estamos

oferecendo a vocês grandes ideias para desenvolver produtos e explorar novos mercados.

Nossa equipe acompanha tendências e comportamentos para tomar decisões em tempo real posicionar melhor sua marca diante de seus consumidores através das redes sociais, blogs e sites. Tudo será de acordo com a necessidade e o perfil de cada cliente, garantimos a você cliente, que tenha uma marca consistente e que se destaque na concorrência e leve os consumidores a saberem mais sobre sua marca ou produto. Acreditamos que para obter grandes resultados, temos que tomar junto decisões inteligentes, o compromisso é todo nosso de monitorar os processos e resultados da sua empresa. Descubra por que somos a empresa de Marketing Digital para você.

(4)

Sumário

Introdução ... 5

Você vê tantas postagens pela internet e fica se perguntando por que criar um blog? ... 6

Afinal, o que é um blog? ... 6

Por que ter um blog? ... 7

... 7

Estabelece liderança ... 8

... 8

Ajuda você a ser encontrado gratuitamente no Google ... 8

... 8

É interativo ... 8

É dinâmico ... 9

... 9

Facilita o processo de venda ... 9

... 9

Resultados permanentes ... 9

... 9

Gera aprendizado ... 10

... 10

Por que sua empresa precisa ter um blog ... 10

Entendendo porque os blogs existem ... 11

... 11

As pessoas não confiam mais na publicidade tradicional... 12

... 12

Blogs podem ser realmente úteis ... 12

... 12

Os leads através do branding ... 13

... 13

O Google adora blogs ... 14

(5)

Introdução

O marketing digital pode apresentar várias estratégias diferentes, como o marketing de conteúdo, que visa atrair consumidores por meio de conteúdos relevantes e de qualidade. E, como você já adivinhou, esses textos vão, em sua maioria, ser publicados em um blog.

Ou seja, o seu blog dirá muito sobre o que a sua empresa é ou oferece ao público. Por exemplo, se você é palestrante, gerar conteúdos rasos poderá mostrar que o seu nível de conhecimento e domínio do assunto também é superficial. Essa é a vitrine da sua marca, por isso não poupe em caprichar em conteúdo de qualidade e que sejam também atrativos.

Além disso, esse canal carrega também o poder de fazer seus prospects avançarem no funil de vendas, levando até mesmo a mais vendas e lucro. Isso quer dizer que mesmo aquelas pessoas que não estão preparadas para a compra ou contratação de serviço da sua empresa verão credibilidade no conteúdo.

(6)

Você vê tantas postagens pela internet e fica se

perguntando por que criar um blog?

Essa é uma dúvida comum às pessoas que estão iniciando no marketing digital e que desejam mais visibilidade para a sua imagem ou para o seu negócio.

Ao longo deste post, você verá que o blog é uma estratégia que pode ser utilizada tanto para empresas quanto para projetos pessoais, podendo trazer retorno para ambas as possibilidades. E o mais interessante: o blog não exige grandes investimentos para que você dê início ao projeto e desenvolva um trabalho para alcançar os seus objetivos.

Quer saber mais sobre o trabalho com blog e todas as suas potencialidades? Então continue lendo este texto:

Afinal, o que é um blog?

O blog nada mais é do que uma página na internet na qual se concentram diversos conteúdos, sejam em forma de texto, áudio, vídeo ou imagem. É como se fosse uma biblioteca com vários temas que um usuário da web visita e escolhe o que deseja ler de acordo com o seu interesse.

Há casos em que o blog é utilizado como um projeto pessoal.

Você já ouviu falar sobre as blogueiras de beleza? Então, tratam-se de pessoas com conhecimento na área que criam um blog para dar dicas e para promover a sua imagem pessoal, de empresas e de marcas parceiras (sim, também há publicidade em blogs!).

Assim, elas ganham autoridade na área e se tornam referência no assunto ao mesmo tempo

(7)

em que vão formando um público de seguidores que admiram o seu trabalho.

Por outro lado, os blogs também são utilizados por empresas. Normalmente, eles são inseridos nos sites, como uma parte do menu, um espaço no qual o visitante entra e confere uma lista de conteúdos informativos.

Com isso, as empresas e os profissionais esclarecem as principais dúvidas do seu público-alvo enquanto ganham autoridade na área e a confiança de um potencial cliente.

Ainda não está convencido da importância dessa estratégia de marketing digital? Então vamos aos argumentos…

Por que ter um blog?

De acordo com a pesquisa Content Trends de 2016, 61,7% das empresas no Brasil publicam posts em blog por acreditarem que seja uma boa estratégia.

O mesmo estudo aponta que as empresas que utilizam essa prática aumentam em 3,7 vezes o número de visitas do site quando comparadas àquelas que não possuem um blog.

Mas, na prática, por que ter um blog?

1. Aumento da sua visibilidade

2. Baixo custo para início do projeto

3. Aumento da cartela de clientes e de seguidores

4. Possibilidade de gerar renda

(8)

Estabelece liderança

Quando você escreve sobre algum assunto, está constantemente colocando seu conhecimento à prova. Se você não conhece muito do assunto, certamente será criticado nas mídias sociais e nos comentários do blog.

No entanto, se o seu blog tem qualidade, faz sucesso e é bastante comentado, você passa a ser uma autoridade no assunto. Os potenciais clientes veem você como alguém que sabe o que está falando e passam a confiar mais na sua marca.

Ajuda você a ser encontrado

gratuitamente no Google

Publicar conteúdo com frequência faz com que sua empresa tenha muito mais páginas indexadas no Google do que um website comum.

Além disso, aumenta a probabilidade de outros sites colocarem links para o seu site, o que ajuda você a se posicionar melhor no Google e a receber mais visitas organicamente.

É interativo

A maioria dos blogs tem espaços para comentários. Incentivar essa conversa é uma nova forma de criar relacionamento com seus clientes.

Além disso, você pode tirar deste espaço diversas ideias para novos posts, aprender coisas novas a partir da experiência de outras pessoas e receber

(9)

opiniões para seu blog, sua empresa e seus produtos ou serviços.

É dinâmico

Um website comum pressupõe conteúdo fixo, parado. Com um blog, tem-se a ideia totalmente oposta: atualizações constantes, conteúdo novo. Isso faz com que as pessoas visitem o blog de forma recorrente.

Facilita o processo de

venda

O blog ajuda muito nos casos em que o cliente abordado ainda não está no momento ideal de compra. Assim, ao atraí-lo para o seu site, o cliente pode continuar em contato contínuo com a sua empresa mesmo que não tenha comprado o seu produto ou serviço.

Dessa forma, você vai estabelecendo a confiança aos poucos e o cliente já terá a sua marca em mente quando finalmente decidir que é a hora de comprar.

Resultados permanentes

Diferentemente de uma propaganda de TV, um banner em um site de terceiros ou um flyer entregue no semáforo, o blog é um ativo permanente.

(10)

Se você deixar de investir na propaganda, não terá mais a presença nesses canais. Se você deixa de escrever no blog, no entanto, os links de indicação e a autoridade das suas páginas perante o Google continuam, e assim sua empresa continua recebendo tráfego para o site de forma gratuita.

Gera aprendizado

Esse é um ponto pouco valorizado, mas de extrema importância. Escrever um blog é uma responsabilidade que força você a estar sempre atento com o que acontece na sua indústria.

Além disso, o fato de ter que escrever faz com que você, que já estudou e experimentou bastante e tem diversas opiniões e argumentos na cabeça, organize bem esse conhecimento e consiga absorver o que é mais importante.

Por que sua empresa precisa

ter um blog

Esse post apresenta quais são os principais motivos para as empresas terem um blog, mostrando os benefícios e a importância dessa presença online.

O ser humano sempre gostou de contar histórias, inclusive (e em alguns casos, principalmente) as do seu dia a dia e as da sua sociedade. Tanto é que os diários, como conhecemos, já existem desde a idade média e eram usados justamente para isso: retratar o cotidiano das pessoas, vilas e até da política de uma maneira mais pessoal. Por isso que bastou que a internet ganhasse forma para que logo surgissem os primeiros blogs da web.

(11)

Mas será que uma empresa também precisa ter esse tipo de página na rede? Por que ter um blog pode ser benéfico para o seu negócio? Por que o Marketing Digital tem ganhado mais força a cada dia?

Pois a resposta é simples: com certeza. Quer saber o motivo? Então confira o restante desse nosso post!

Entendendo porque os

blogs existem

Antes de mais nada é bom entendermos porque os blogs existem, afinal, quando eles apareceram na internet os sites já estavam por ali, certo? Bem, o fato que apesar de um blog também ser composto por várias páginas que são interligadas entre si, tanto conceitualmente quanto tecnicamente, ele é algo bem diferente de um site.

Como bem disse um artigo da revista The Atlantic, o ato de blogar seria uma espécie de expressão espontânea do pensamento instantâneo. Algo mais pessoal e sem caráter jornalístico, que mais tarde seria aproveitado também por empresas interessadas em se tornar referências no mercado. E isso é bem diferente do que acontece em um site, onde os seus conteúdos não têm a necessidade de parecerem atuais ou pessoais.

Tecnicamente os blogs também são diferentes dos sites.

Neles é preciso que a data de cada post esteja sempre a vista, assim como nome do autor. Além disso, todas as suas páginas devem ser hierarquizadas por essa data, um detalhe que não faz muito sentido em um site convencional.

Ou seja: um blog existe para ser algo mais atualizado e pessoal do que um site. E isso, em tempos em que as pessoas não acreditam mais

(12)

na publicidade tradicional, é algo excelente para qualquer marca.

As pessoas não confiam

mais na publicidade

tradicional

Segundo uma pesquisa realizada pela agência de pesquisa Lab42, o que não falta hoje são pessoas que não confiam na publicidade.

Só para se ter uma ideia: 76% dos entrevistados disseram que acham que os anúncios dos são exagerados. Que não mostram exatamente como um produto ou serviço é de fato.

Outros 32% chegaram a dizer até mesmo que conseguem saber quais são os macetes usados nos banners e anúncios de revistas e por isso mesmo entendem quando estão tentando apenas vender algo.

E olha que ainda nem falamos dos Millennials, que de acordo com um levantamento publicado no Business Insider, tendem a clicar apenas nos anúncios de marcas que sejam realmente relevantes para eles.

Blogs podem ser realmente

úteis

Bem, então já que as pessoas não confiam mais na publicidade tradicional, como fazer para vender seus produtos à elas? Como melhorar sua imagem com a audiência? Ora, através dos blogs.

No post que fizemos sobre como criar um blog, nós comentamos sobre alguns dos objetivos dos blogs. E aí, entre eles, listamos: tornar sua

(13)

marca mais conhecida, educar o público e até se tornar autoridade. Pontos que antigamente só seriam possíveis através da publicidade convencional, mas que agora podem ser desenvolvidos através desse tipo de página na web.

Agora, nada disso é feito apenas mudando o texto e as imagens de um anúncio para um post de blog. Nesse ambiente é preciso conquistar a atenção da audiência com algo que, como bem querem os Millennials, seja de fato relevante para eles.

Por isso o conteúdo do blog é que é a chave principal para o seu sucesso — e é por isso que tanta gente diz por aí que hoje o conteúdo é rei.

Os leads através do

branding

Mas como a geração de conteúdo pode ser convertida em números para o seu negócio? Através da geração de leads.

Acontece assim: quando a sua empresa cria um blog, ela atua basicamente em duas frentes de combate: o branding e os motores de busca.

Quando falamos de branding, estamos falando sobre a imagem de autoridade em um determinado segmento que o seu negócio pode ter na web. E aí, se você mostra que de fato entende do que faz, mais as pessoas (e até outras empresas) irão confiar no que você diz e faz.

Essas pessoas chegam como leitores, num primeiro momento, mas logo logo podem acabar procurando comprar algum de seus produtos ou serviços ou até mesmo dando seus e-mails e telefones de contato em troca de um produto digital, como um e-book ou vídeo aula.

É nessa hora que elas deixam de ser apenas audiência para se tornar leads.

(14)

O Google adora blogs

Já no outro segmento, o dos motores de busca, o blog atua criando conteúdo atualizado, de fácil compartilhamento — afinal, pouca gente compartilha links de sites de empresas, mas não ligam de fazer isso com posts de blogs —, com bom uso de palavras-chave em seus textos e imagens mega otimizadas. Ou seja: com tudo que o Google adora.

Além disso, o blog cria uma nova fonte de tráfego para o seu site oficial, aumentando (e muito) sua chance de ter um melhor posicionamento nas páginas de busca.

É o famoso SEO, o “Search Engine Optimization", ou "otimização para mecanismos de busca", que tanto se fala por aí e que nós já explicamos no post Para começar a estratégia de SEO: como indexar minha página ou blog no Google?

Dê uma olhada por lá para aprender um pouco mais sobre o assunto.

(15)

Conclusão

Não existe uma receita mágica para dar certo, por isso que a Concept360 está aqui disposta a te dar todo suporte.

Cada marca é única, mas lembre-se de sempre se adaptar ao que a rede social pede de você.

Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis para você e sua empresa e que te ajudem a conseguir incríveis resultados nas redes sociais

(16)

Agradecimento

Tenha mais informações para um gerenciamento de qualidade para sua empresa.

Referências

Documentos relacionados

- Contato com os olhos: Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos, no entanto apresenta substâncias classificadas como perigosas para

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Desta maneira, observando a figura 2A e 2C para os genótipos 6 e 8, nota-se que os valores de captura da energia luminosa (TRo/RC) são maiores que o de absorção (ABS/RC) e

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

A escolha do tema foi centrado em Custos – atentando para a forma de mensuração e os reflexos nos resultados com fins gerenciais - nascendo do bojo das

Falamos so- bre os métodos dos elipsóides, embora este método seja muito ineficiente na resolução prática de problemas de prograrnaç-ã.o linear, ele tem um val()r