• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA UNIPROFISSIONAL EM MEDICINA VETERINÁRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA UNIPROFISSIONAL EM MEDICINA VETERINÁRIA"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA UNIPROFISSIONAL

EM MEDICINA VETERINÁRIA

VANESSA DANIELLE DE FREITAS

AVALIAÇÃO METABÓLICA EM GATOS COM SOBREPESO E OBESOS E SUA ASSOCIAÇÃO COM PRESSÃO ARTERIAL

CUIABÁ-MT 2017

(2)

VANESSA DANIELLE DE FREITAS

AVALIAÇÃO METABÓLICA EM GATOS COM SOBREPESO E OBESOS E SUA ASSOSCIAÇÃO COM PRESSÃO ARTERIAL

Monografia apresentada ao Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária, como requisito para obtenção do título de especialista em Clínica Médica de Pequenos Animais.

Orientadora: Profa Dra Arleana do Bom Parto Ferreira de Almeida

CUIABÀ-MT 2017

(3)
(4)

VANESSA DANIELLE DE FREITAS

AVALIAÇÃO METABÓLICA EM GATOS COM SOBREPESO E OBESOS E SUA ASSOSCIAÇÃO COM PRESSÃO ARTERIAL

Monografia apresentada ao Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária, como requisito para obtenção do título de especialista em Clínica Médica de Pequenos Animais.

BANCA EXAMINADORA

Aprovada:

Profa. Dra. Arleana do Bom Parto Ferreira de Almeida

Presidente da Banca - UFMT

Profa. Dra. Adriane Jorge Mendonça Membro da Banca - UFMT

Profa. Dra. Valéria Régia Franco Sousa Membro da Banca - UFMT

(5)

5 Avaliação metabólica em gatos com sobrepeso e obesos e sua associação com pressão arterial Metabolic evaluation in overweight and obese cats and their association with blood pressure

RESUMO

A obesidade vem apresentando aumento na incidência em gatos, sendo associada a doenças metabólicas e cardiovasculares e a associação dessas alterações pode desencadear o surgimento de síndrome metabólica. Diante disto, o objetivo deste trabalho foi analisar os níveis séricos de glicose, frutosamina, colesterol, triglicerídeos, HDL, LDL, VLDL e ALT dos gatos e identificar uma possível presença de síndrome metabólica nos mesmos, além de avaliar a ocorrência de alterações na pressão arterial. Utilizaram-se 37 gatos, classificados através de ECC e medidas morfométricas em 15 obesos, 12 sobrepesos e 10 controles. Nenhum gato do estudo manifestou síndrome metabólica. Apenas o VLDL obteve diferença estatisticamente significativa (p<0,05) entre os grupos. Concluiu-se que a obesidade pode não estar associada à hipertensão arterial e que necessita-se de mais estudos para avaliar as alterações metabólicas em gatos com sobrepeso e obesos.

Palavras-chave: obesidade, felinos, hipertensão, dislipidemia. ABSTRACT

Obesity has been showing to increase incidence in cats, being associated with metabolic and cardiovascular diseases and the association of these alterations can trigger the onset of metabolic syndrome. Therefore, the objective of this study was to analyze the serum levels of glucose, frutosamine, cholesterol, triglycerides, HDL, LDL, VLDL and ALT of cats and to identify a possible presence of metabolic syndrome in them, besides evaluating the occurrence of changes in pressure arterial. Thirty-seven cats were classified by ECC and morphometric measurements in 15 obese, 12 overweight and 10 controls. No study cat manifested metabolic syndrome. Only VLDL had a statistically significant difference (p

(6)

6 <0.05) between the groups. It was concluded that obesity may not be associated with arterial hypertension and that more studies are needed to evaluate the metabolic alterations in overweight and obese cats.

Key words: obesity; felines, hypertension, dyslipidemia.

A obesidade é considerada a afecção nutricional mais comum em cães e gatos e é influenciada por fatores genéticos, fatores individuais, como o sexo, raça, idade, inatividade física, castração, medicamentos, fatores sociais e culturais (ZORAN, 2010). Para o diagnóstico, na rotina são usadas as técnicas de determinação do escore de condição corporal (ECC) e medidas morfométricas (LAFLAMME, 2006). Está relacionada a uma série de alterações que podem desencadear o surgimento de síndrome metabólica, e promover o desenvolvimento de doenças cardiovasculares em humanos (ZORAN, 2010). O aumento da pressão arterial sistêmica relacionado à obesidade em gatos ainda é controverso, não sendo observada evidência de associação entre eles (PEREIRA-NETO et al., 2009). A literatura acerca dos efeitos da obesidade sobre a função metabólica e cardíaca em gatos ainda é limitada, sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar os níveis séricos de glicose, frutosamina, colesterol, triglicerídeos, HDL, LDL, VLDL e ALT dos gatos com sobrepeso e obesos e identificar a presença de síndrome metabólica, além de avaliar a ocorrência de alterações na pressão arterial.

Foram avaliados 37 gatos adultos, com faixa etária entre 3 a 14 anos, independentes do sexo e raça, castrados e não castrados, provenientes do atendimento clínico do Hospital Veterinário. Os gatos foram divididos em três grupos de acordo com o escore de condição corporal (LAFLAMME, 1997) e medidas morfométricas (BUTTERWICK, 2000) em obesos (ECC 8-9), sobrepesos (ECC 6-7) e o grupo controle (ECC 5).

(7)

7 Após, foi realizado o exame clínico completo e obtidas informações como uso de medicamentos nos últimos três meses e doenças pré-existentes como critérios de exclusão. Posteriormente, os gatos permaneceram em jejum de 12 horas de sólidos e então foram coletadas amostras de sangue por venopunção cefálica ou jugular, e acondicionadas em tubos sem anticoagulante (+/-5ml) para obtenção de soro e 2ml com fluoreto de sódio para dosagem de glicose sérica. As dosagens de alaninoaminotransferase (método cinético-UV), colesterol, triglicerídeos, lipoproteínas de alta densidade (HDL), glicose sérica (enzimático-colorimétrico) e frutosamina sérica (cinético-(enzimático-colorimétrico) foram realizadas pelo analisador bioquímico semi-automático (SB 190 CELM®), com o uso de kits comerciais específicos (Analisa®, Minas Gerais, Brasil) seguindo orientações do fabricante. As dosagens de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e de lipoproteínas de muito baixa intensidade (VLDL) foram calculadas pela equação de Friedewald et al. (1972).

A mensuração da pressão arterial sistólica, diastólica e média foi realizada em triplicata, em ambiente tranquilo com o aparelho PetMAP® seguindo orientações do fabricante.

O software SAS University Edition foi utilizado para realização das análises estatísticas. O procedimento MEANS foi utilizado para realizar as análises descritivas, CORR para calcular as correlações de Pearson, ROBUSTREG para detecção de outliers, GLMSELECT para detectar o melhor modelo estatístico observacional, UNIVARIATE para os testes de normalidade, GLM para análises de variância e testes de média de Tukey (P<0.05).

Dos 37 gatos, 15 (40,5%) eram obesos e 12 (32,5%) sobrepesos. O grupo controle foi composto de 10 (27%) gatos. Dentre os obesos eram, 12 (80%) machos e três fêmeas (20%), dos sobrepesos eram, cinco (41,6%) machos e sete fêmeas (58,4%) e do grupo controle eram,

(8)

8 quatro machos (40%) e seis (60%) fêmeas. A idade média dos gatos foi de 4,9 ± 2,6 anos. Todos os gatos eram sem raça definida e apenas três não eram castrados.

As características morfológicas de peso corporal (PC), ECC, índice de massa corpórea (IMC), porcentagem de gordura corporal (%GC), circunferência abdominal (CA) e as análises bioquímicas e de pressão arterial estão descritas de acordo com os grupos na Tabela 1. Foi observado um aumento percentual de 33,3±7,7% do PC, IMC, GC e CA dos animais obesos em relação ao grupo controle. No procedimento GLMSELECT, foi observado que o acréscimo em 1% de gordura corporal aumenta em 1,1 mg/dL a glicemia e 1,08 mg/dL o LDL. O aumento em 1 unidade do IMC, aumenta em 5,6 mg/dL os triglicerídeos e em 1,15 mg/dL o VLDL e que o aumento em 1 ano de vida aumenta em 2,16 mg/dL o colesterol e 1,66 mg/dL o LDL.

Nenhum gato manifestou síndrome metabólica, cinco gatos tiveram hiperglicemia em jejum, sendo um do grupo controle (207mg/dL), um sobrepeso (130mg/dL) e três obesos (139±18,2 mg/dL). Os valores de HDL dos gatos variaram de 22 a 105 mg/dL, os de LDL variaram de 8 a 91 mg/dL, e os valores de VLDL variaram de 4 a 30,6 mg/dL. As médias e desvios padrões de acordo com os grupos estão inseridos na Tabela 1, sendo utilizados como referência os valores do grupo controle. Não foi observada diferença estatística entre as variáveis colesterol, triglicerídeos, LDL e HDL (p>0,05). Apenas o VLDL apresentou diferença estatística entre os grupos (p<0,05).

Dos 37 gatos avaliados, 19 estavam hipertensos, sendo quatro (21,05%) do grupo controle, sete (36,85%) sobrepesos e oito (42,10%) obesos. Na análise entre os grupos, não houve diferença estatística entre eles (p>0,05). Utilizando o teste de correlação de Pearson, observou-se uma correlação baixa e positiva entre PAS e triglicerídeos (r =0,15), PAS e colesterol (r =0,25), PAS e VLDL (r =0,15), PAD e triglicerídeos (r =0,19), PAD e colesterol

(9)

9 (r =0,27), PAD e VLDL (r =0,21), porém correlação alta e positiva entre triglicerídeos e VLDL (r=0,98).

Em crescimento na população felina, a obesidade tende a apresentar correlação positiva entre o ECC, PC, IMC, %GC e CA, como observado nesta pesquisa e mencionado por Aptekmann (2014). Neste estudo, apesar de não ter sido realizado análise de significância quanto a idade dos felinos, pode-se detectar uma correlação entre o aumento na idade e o índice de colesterol e LDL, corroborando o descrito por Colliard et al. (2009) que menciona que gatos idosos possuem maior predisposição à obesidade.

Em felinos hiperglicemia transitória pode ser ocasionada por estresse, porém a dosagem sérica de frutosamina, como realizada nesta pesquisa, auxilia na exclusão de estado hiperglicêmico (LUTZ et al., 1995), como observado nos gatos desta pesquisa que apresentaram hiperglicemia, pois os valores de frutosamina se encontraram dentro dos parâmetros normais.

Apesar de não ter sido observado diferença estatisticamente significativa nos níveis de colesterol, triglicerídeos e LDL entre o grupo controle e obeso, similar ao estudo de Jordan et al. (2008), os níveis dos mesmos encontravam-se superiores nos gatos com sobrepeso e obesos o que já seria esperado, baseado em dados humanos. Todavia, um aspecto importante observado foi a não diminuição nos valores de HDL nesses animais, como ocorre em humanos, porém esta análise não pôde ser confirmada, devido à impossibilidade de mensurar o tempo de obesidade dos felinos pesquisados.

O aumento nos níveis de colesterol HDL, triglicerídeos e VLDL, com diferença estatisticamente significativa para VLDL entre os três grupos é similar ao observado por Hoenig et al. (2003) onde descrevem que gatos recém obesos apresentam um aumento de HDL e VLDL. Em cães e gatos a dislipidemia parece não induzir a aterosclerose como no homem. Isso pode estar relacionado ao metabolismo lipídico destas espécies, que se

(10)

10 caracteriza por apresentar maiores concentrações de HDL circulantes, o que os torna mais resistentes ao desenvolvimento de aterosclerose (HOENIG et al., 2003), justificando a ausência de baixos níveis de HDL nos felinos com sobrepeso e obesos pesquisados.

O aumento de triglicerídeos correlacionados positivamente ao de VLDL nesta pesquisa está de acordo com Nakaya (2002), que menciona a existência de tal correlação tendo em vista o VLDL ser uma lipoproteína rica em triglicerídeos. No entanto, apesentar do aumento dos mesmos estar associado ao aumento do risco de doenças cardiovasculares no homem, não foi possível inferir tal análise nos gatos pesquisados, tendo em vista o não encontro de correlação entre os níveis séricos dos mesmos e aumento de pressão arterial sistólica e/ou diastólica, apesar do encontro de hipertensão em 51,3% dos felinos. No entanto, segundo Belew (1999) a interpretação dos valores de pressão arterial em gatos deve ser realizada criteriosamente, pois esta espécie está sujeita a aumentos da pressão arterial decorrentes da ativação simpática em resposta ao estresse.

Concluiu se com este trabalho que nenhum gato apresentou síndrome metabólica e que a hipertensão pode não estar associada à obesidade nos mesmos. Novos estudos com número maior de gatos e tempo maior de acompanhamento devem ser realizados visando caracterizar melhor a associação entre a obesidade e alterações metabólicas, e aumento da pressão arterial em gatos domésticos.

COMITÊ DE ÉTICA

Este estudo obteve aprovação pelo Comitê de Ética para o Uso de Animais da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil, sob protocolo número 23108.115855/2015-26.

(11)

11 APTEKMANN, K. P. et al. Comparação dos diferentes métodos de avaliação corporal em felinos. Revista Brasileira de Medicina Veterinária, v.36, n.2, p. 215-218, 2014. Disponível em <http://www.rbmv.com.br/pdf_artigos/10-12-2014_17-32RBMV043.pdf>. Acesso em 28 nov. 2016.

BELEW, A. et al. Evaluation of white-coat effect in cats. Journal of Veterinary Internal

Medicine, v.13, p.134-142, 1999. Disponível em

<http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1939-1676.1999.tb01141.x/epdf>. Acesso em 15 nov.2016. doi: 10.1111/j.1939-1676.1999.tb01141.x.

BUTTERWICK, R. How fat is that cat? Journal of Feline Medicine and Surgery, v.2, p.91-94, 2000. Disponível em <http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1053/jfms.2000.0078>. Acesso em 12 set. 2016.

COLLIARD, L. et al. Prevalence and risk factors of obesity in an urban population of healthy cats. Journal of Feline Medicine and Surgery, v.11, p.135-140, 2009. Disponível em <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1098612X08001587> Acesso em 02 fev. 2017. doi: 10.1016/j.jfms.2008.07.002.

FRIEDEWALD, W. T. et al. Estimation of the concentration of low density lipoproteins cholesterol in plasma without use of the ultracentrifuge. Clinical Chemistry, v. 18, p. 499-502, 1972. Disponível em <http://clinchem.aaccjnls.org/content/clinchem/18/6/499.full.pdf> Acesso em 28 jul. 2016.

HOENIG, M. et al. Effects of obesity on lipid profiles in neutered male and female cats. American Journal of Veterinary Research, v.64, n3, p.299-303, 2003. Disponível em <https://www.researchgate.net/publication/10833797_Effects_of_obesity_on_lipid_profiles_i n_neutered_male_and_female_cats> Acesso em 17 jul.2016. doi: 10.2460/ajvr.2003.64.299. JORDAN, E. et al. Dyslipidemia in obese cats. Domestic Animal Endocrinology, v. 35, p.

(12)

12 <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0739724008000660> Acesso em 12 jul. 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.domaniend.2008.05.008.

LAFLAMME, D. P. Development and validation of a body condition score system for cats: a clinical tool. Feline Practice, Santa Barbara, v. 25, n. 5-6, p. 13-17, 1997. Disponível em <https://www.researchgate.net/publication/289792900_Development_and_validation_of_a_b ody_condition_score_system_for_cats_A_clinical_tool> Acesso em 12 jul. 2016.

LAFLAMME, D. P. Understanding and managing obesity in dogs and cats. The Veterinary Clinics of North America: Small Animal Practice, Philadelphia, v. 36, p. 1283-1295, 2006. Disponível em <http://www.vetsmall.theclinics.com/article/S0195-5616(06)00096-9/fulltext> Acesso em 15 set, 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.cvsm.2006.08.005.

LUTZ, T. A. et al. Fructosamine concentrations in hyperglycemic cats. Canadian Veterinary

Journal,v.36,n.3,p.155-159,1995.Disponível em

<https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1686902/> Acesso em 10 fev. 2017.

NAKAYA, N. Hypertriglyceridemia as a cause of atherosclerosis. In: Nippon Rinsho, Japanese Journal of Clinical Medicine, v. 60, n. 5, p.860-867, 2002. Disponível em <https://www.researchgate.net/publication/11342418_Hypertriglyceridemia_as_a_cause_of_a therosclerosis> Acesso em 15 fev. 2017.

PEREIRA-NETO, G. B. et al. Effects of weight loss on the cardiac parameters of obese dogs. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 30, n. 2, p. 167-171, 2010. Disponível em <http://130.211.64.33/pdf_artigos/01-03-2010_00-57Vet785.pdf> Acesso em 15 out. 2016. ZORAN, D. L. Obesity in dogs and cats: A metabolic and endocrine disorder. Veterinary Clinics of North America: Small Animal Practice, Philadelphia, v. 40, n. 2, p. 221-239, 2010.Disponível em <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0195561609001806> Acesso em 12 dez. 2016. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.cvsm.2009.10.009.

(13)

13 Tabela 1 – Média e Desvio Padrão das variáveis avaliadas dos gatos do grupo controle,

sobrepesos e obesos.

Variável Obeso (N=15) Sobrepeso (N=12) Controle (N=10)

Peso (kg) 5,6±0,21 4,6±0,18 3,6±0,12 ECC 8,0 6,6±0,14 5,0 IMC 14,3±0,45 11,2±0,42 9,2±0,24 GC (%) 41,4±1,9 32,1±1,94 24,4±1,41 CA (cm) 48,9±1,03 43,8±1,21 37,6±1,27 PAS (mmHg) 168,6±7,6 170±9,6 159,6±11,5 PAD (mmHg) 108,5±4,43 106±4,94 98,5±7,8 PAM (mmHg) 129,7±5,04 130,7±6,01 119±8,0 Glicose (mg/dL) 98,4±6,31 91,5±5,4 94,6±14,13 Frutosamina (mmol/L) 1,52±0,10 1,5±0,18 1,73±0,16 Triglicerídeos (mg/dL) 60,3±5,64 71,6±12,02 41,8±3,2 Colesterol (mg/dL) 110,2±6,25 111,7±7,22 106±6,9 HDL (mg/dL) 64,9±4,3 61,6±5,04 50,2±5,0 LDL (mg/dL) 33,2±4,9 37,9±6,82 45,5±6,4 VLDL (mg/dL) 12,14±1,1ª 13,8±2,43ab 8,36±0,6b ALT (U/L) 60,4±3,65 54,25±4,43 66,7±10,1

ECC, escore de condição corporal; IMC, índice de massa corpórea; GC, gordura corporal; CA, circunferência abdominal; PAS, pressão arterial sistólica; PAD, pressão arterial diastólica; PAM, pressão arterial média. Médias seguidas por letras diferentes na mesma linha diferem estatisticamente entre si pelo teste de Tukey (p<0,05).

(14)

14 NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

1. CIÊNCIA RURAL - Revista Científica do Centro de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Maria publica artigos científicos, revisões bibliográficas e notas referentes à área de Ciências Agrárias, que deverão ser destinados com exclusividade.

2. Os artigos científicos, revisões e notas devem ser encaminhados via eletrônica e editados preferencialmente em idioma Inglês. Os encaminhados em Português poderão ser traduzidos após a 1º rodada de avaliação para que ainda sejam revisados pelos consultores ad hoc e editor associado em rodada subsequente. Entretanto, caso não traduzidos nesta etapa e se aprovados para publicação, terão que ser obrigatoriamente traduzidos para o Inglês por empresas credenciadas pela Ciência Rural e obrigatoriamente terão que apresentar o certificado de tradução pelas mesmas para seguir tramitação na CR.

Empresas credenciadas:

- American Journal Express (http://www.journalexperts.com/) - Bioedit Scientific Editing (http://www.bioedit.co.uk/)

- BioMed Proofreading (http://www.biomedproofreading.com) - Edanz (http://www.edanzediting.com)

- Editage (http://www.editage.com.br/) 10% discount for CR clients. Please inform Crural10 code.

- Enago (http://www.enago.com.br/forjournal/) Please inform CIRURAL for special rates. - GlobalEdico (http://www.globaledico.com/)

- JournalPrep (http://www.journalprep.com)

- Paulo Boschcov (paulo@bridgetextos.com.br, bridge.textecn@gmail.com) - Proof-Reading-Service.com (http://www.proof-reading-service.com/pt/)

(15)

15 As despesas de tradução serão por conta dos autores. Todas as linhas deverão ser numeradas e paginadas no lado inferior direito. O trabalho deverá ser digitado em tamanho A4 210 x 297mm com, no máximo, 25 linhas por página em espaço duplo, com margens superior, inferior, esquerda e direita em 2,5cm, fonte Times New Roman e tamanho 12. O máximo de páginas será 15 para artigo científico, 20 para revisão bibliográfica e 8 para nota, incluindo tabelas, gráficos e figuras. Figuras, gráficos e tabelas devem ser disponibilizados ao final do texto e individualmente por página, sendo que não poderão ultrapassar as margens e nem estar com apresentação paisagem.

3. O artigo científico (Modelo .doc, .pdf) deverá conter os seguintes tópicos: Título

(Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Key words; Introdução com Revisão de Literatura; Material e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusão e Referências;

Agradecimento(s) e Apresentação; Fontes de Aquisição; Informe Verbal; Comitê de Ética e Biossegurança devem aparecer antes das referências. Pesquisa envolvendo seres humanos e animais obrigatoriamente devem apresentar parecer de aprovação de um comitê de ética institucional já na submissão. Alternativamente pode ser enviado um dos modelos ao lado (Declaração Modelo Humano, Declaração Modelo Animal).

4. A revisão bibliográfica (Modelo .doc, .pdf) deverá conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Key words; Introdução;

Desenvolvimento; Conclusão; e Referências. Agradecimento(s) e Apresentação; Fontes de Aquisição e Informe Verbal; Comitê de Ética e Biossegurança devem aparecer antes das referências. Pesquisa envolvendo seres humanos e animais obrigatoriamente devem apresentar parecer de aprovação de um comitê de ética institucional já na submissão. Alternativamente pode ser enviado um dos modelos ao lado (Declaração Modelo Humano, Declaração Modelo Animal).

(16)

16 5. A nota (Modelo .doc, .pdf) deverá conter os seguintes tópicos: Título (Português e Inglês); Resumo; Palavras-chave; Abstract; Key words; Texto (sem subdivisão, porém com

introdução; metodologia; resultados e discussão e conclusão; podendo conter tabelas ou figuras); Referências. Agradecimento(s) e Apresentação; Fontes de Aquisição e Informe Verbal; Comitê de Ética e Biossegurança devem aparecer antes das referências. Pesquisa envolvendo seres humanos e animais obrigatoriamente devem apresentar parecer de aprovação de um comitê de ética institucional já na submissão. Alternativamente pode ser enviado um dos modelos ao lado (Declaração Modelo Humano, Declaração Modelo Animal). 6. O preenchimento do campo "cover letter" deve apresentar, obrigatoriamente, as seguintes informações em inglês, exceto para artigos submetidos em português (lembrando que preferencialmente os artigos devem ser submetidos em inglês).

a) What is the major scientific accomplishment of your study? b) The question your research answers?

c) Your major experimental results and overall findings?

d) The most important conclusions that can be drawn from your research?

e) Any other details that will encourage the editor to send your manuscript for review?

Para maiores informações acesse o seguinte tutorial.

7. Não serão fornecidas separatas. Os artigos encontram-se disponíveis no formato pdf no endereço eletrônico da revista www.scielo.br/cr.

8. Descrever o título em português e inglês (caso o artigo seja em português) - inglês e português (caso o artigo seja em inglês). Somente a primeira letra do título do artigo deve ser maiúscula exceto no caso de nomes próprios. Evitar abreviaturas e nomes científicos no título.

(17)

17 O nome científico só deve ser empregado quando estritamente necessário. Esses devem

aparecer nas palavras-chave, resumo e demais seções quando necessários.

9. As citações dos autores, no texto, deverão ser feitas com letras maiúsculas seguidas do ano de publicação, conforme exemplos: Esses resultados estão de acordo com os reportados por MILLER & KIPLINGER (1966) e LEE et al. (1996), como uma má formação congênita (MOULTON, 1978).

10. Nesse link é disponibilizado o arquivo de estilo para uso com o software EndNote (o EndNote é um software de gerenciamento de referências, usado para gerenciar bibliografias ao escrever ensaios e artigos).

11. As Referências deverão ser efetuadas no estilo ABNT (NBR 6023/2000) conforme normas próprias da revista.

11.1. Citação de livro:

JENNINGS, P.B. The practice of large animal surgery. Philadelphia : Saunders, 1985. 2v. TOKARNIA, C.H. et al. (Mais de dois autores) Plantas tóxicas da Amazônia a bovinos e outros herbívoros. Manaus : INPA, 1979. 95p.

11.2. Capítulo de livro com autoria:

GORBAMAN, A. A comparative pathology of thyroid. In: HAZARD, J.B.; SMITH, D.E. The thyroid. Baltimore : Williams & Wilkins, 1964. Cap.2, p.32-48.

11.3. Capítulo de livro sem autoria:

COCHRAN, W.C. The estimation of sample size. In: ______. Sampling techniques. 3.ed. New York : John Willey, 1977. Cap.4, p.72-90.

TURNER, A.S.; McILWRAITH, C.W. Fluidoterapia. In: ______. Técnicas cirúrgicas em animais de grande porte. São Paulo : Roca, 1985. p.29-40.

(18)

18 O autor deverá acrescentar a url para o artigo referenciado e o número de identificação DOI (Digital Object Identifiers), conforme exemplos abaixo:

MEWIS, I.; ULRICHS, CH. Action of amorphous diatomaceous earth against different stages of the stored product pests Tribolium confusum (Coleoptera: Tenebrionidae), Tenebrio molitor (Coleoptera: Tenebrionidae), Sitophilus granarius (Coleoptera: Curculionidae) and Plodia interpunctella (Lepidoptera: Pyralidae). Journal of Stored Product Research,

Amsterdam (Cidade opcional), v.37, p.153-164, 2001. Disponível em:

<http://dx.doi.org/10.1016/S0022-474X(00)00016-3>. Acesso em: 20 nov. 2008. doi: 10.1016/S0022-474X(00)00016-3.

PINTO JUNIOR, A.R. et al (Mais de 2 autores). Response of Sitophilus oryzae (L.), Cryptolestes ferrugineus (Stephens) and Oryzaephilus surinamensis (L.) to different concentrations of diatomaceous earth in bulk stored wheat. Ciência Rural , Santa Maria (Cidade opcional), v. 38, n. 8, p.2103-2108, nov. 2008 . Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782008000800002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 25 nov. 2008. doi: 10.1590/S0103-84782008000800002.

SENA, D. A. et al. Vigor tests to evaluate the physiological quality of corn seeds cv. 'Sertanejo'. Ciência Rural, Santa Maria , v. 47, n. 3, e20150705, 2017 . Disponível em

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782017000300151&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 15 fev. 2017. Epub 15-Dez-2016. doi: 10.1590/0103-8478cr20150705 (Artigo publicado eletronicamente).

11.5. Resumos:

RIZZARDI, M.A.; MILGIORANÇA, M.E. Avaliação de cultivares do ensaio nacional de girassol, Passo Fundo, RS, 1991/92. In: JORNADA DE PESQUISA DA UFSM, 1., 1992,

(19)

19 Santa Maria, RS. Anais... Santa Maria : Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, 1992. V.1. 420p. p.236. (OBS.: tentar evitar esse tipo de citação).

11.6. Tese, dissertação:

COSTA, J.M.B. Estudo comparativo de algumas caracterísitcas digestivas entre bovinos (Charolês) e bubalinos (Jafarabad). 1986. 132f. Monografia/Dissertação/Tese (Especialização/ Mestrado/Doutorado em Zootecnia) - Curso de Pós-graduação em Zootecnia, Universidade Federal de Santa Maria. (OBS.: tentar evitar esse tipo de citação).

11.7. Boletim:

ROGIK, F.A. Indústria da lactose. São Paulo : Departamento de Produção Animal, 1942. 20p. (Boletim Técnico, 20). (OBS.: tentar evitar esse tipo de citação).

11.8. Informação verbal:

Identificada no próprio texto logo após a informação, através da expressão entre parênteses. Exemplo: ... são achados descritos por Vieira (1991 - Informe verbal). Ao final do texto, antes das Referências Bibliográficas, citar o endereço completo do autor (incluir E-mail), e/ou local, evento, data e tipo de apresentação na qual foi emitida a informação.

11.9. Documentos eletrônicos:

MATERA, J.M. Afecções cirúrgicas da coluna vertebral: análise sobre as possibilidades do tratamento cirúrgico. São Paulo : Departamento de Cirurgia, FMVZ-USP, 1997. 1 CD. (OBS.: tentar evitar esse tipo de citação).

GRIFON, D.M. Artroscopic diagnosis of elbow displasia. In: WORLD SMALL ANIMAL VETERINARY CONGRESS, 31., 2006, Prague, Czech Republic. Proceedings… Prague: WSAVA, 2006. p.630-636. Acessado em 12 fev. 2007. Online. Disponível em:

http://www.ivis.org/proceedings/wsava/2006/lecture22/Griffon1.pdf?LA=1 (OBS.: tentar evitar esse tipo de citação).

(20)

20 UFRGS. Transgênicos. Zero Hora Digital, Porto Alegre, 23 mar. 2000. Especiais. Acessado em 23 mar. 2000. Online. Disponível em: http://www.zh.com.br/especial/index.htm (OBS.: tentar evitar esse tipo de citação).

ONGPHIPHADHANAKUL, B. Prevention of postmenopausal bone loss by low and

conventional doses of calcitriol or conjugated equine estrogen. Maturitas, (Ireland), v.34, n.2, p.179-184, Feb 15, 2000. Obtido via base de dados MEDLINE. 1994-2000. Acessado em 23 mar. 2000. Online. Disponível em: http://www.

Medscape.com/server-java/MedlineSearchForm

MARCHIONATTI, A.; PIPPI, N.L. Análise comparativa entre duas técnicas de recuperação de úlcera de córnea não infectada em nível de estroma médio. In: SEMINARIO

LATINOAMERICANO DE CIRURGIA VETERINÁRIA, 3., 1997, Corrientes, Argentina. Anais... Corrientes : Facultad de Ciencias Veterinarias - UNNE, 1997. Disquete. 1 disquete de 31/2. Para uso em PC. (OBS.: tentar evitar esse tipo de citação).

12. Desenhos, gráficos e fotografias serão denominados figuras e terão o número de ordem em algarismos arábicos. A revista não usa a denominação quadro. As figuras devem ser disponibilizadas individualmente por página. Os desenhos figuras e gráficos (com largura de no máximo 16cm) devem ser feitos em editor gráfico sempre em qualidade máxima com pelo menos 300 dpi em extensão .tiff. As tabelas devem conter a palavra tabela, seguida do número de ordem em algarismo arábico e não devem exceder uma lauda.

13. Os conceitos e afirmações contidos nos artigos serão de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

14. Será obrigatório o cadastro de todos autores nos metadados de submissão. O artigo não tramitará enquanto o referido item não for atendido. Excepcionalmente, mediante consulta prévia para a Comissão Editorial outro expediente poderá ser utilizado.

(21)

21 16. Os artigos serão publicados em ordem de aprovação.

17. Os artigos não aprovados serão arquivados havendo, no entanto, o encaminhamento de uma justificativa pelo indeferimento.

18. Em caso de dúvida, consultar artigos de fascículos já publicados antes de dirigir-se à Comissão Editorial.

19. Todos os artigos encaminhados devem pagar a taxa de tramitação. Artigos

reencaminhados (com decisão de Reject and Ressubmit) deverão pagar a taxa de tramitação novamente. Artigos arquivados por decurso de prazo não terão a taxa de tramitação

reembolsada.

20. Todos os artigos submetidos passarão por um processo de verificação de plágio usando o programa “Cross Check”.

Referências

Documentos relacionados

A matrícula será realizada na Central de Atendimento da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal — FACIMED (Unidade Sede). Localizada na Avenida Cuiabá. 3.087,

5 – Por Stand Interfurniture II entenda-se a estrutura com imagem uniforme a contratar pelas empresas aderentes ao programa Interfurniture – Portugal a Name to

É importante ressaltar ainda, para a questão do caráter injuntivo que o gênero receita exerce na interação médico e paciente, que, por exemplo, quando o paciente relata que o

Diariamente, os profissionais de Meio Ambiente realizam inspeções rotineiras, objetivando cumprir os itens do Plano de Gestão Ambiental da CCCC, verificando

Nós, da Federação do Movimento Estudantil de História, defendemos a luta pela educação pública, gratuita e de qualidade e manifestamos nosso apoio às categorias em greve e às

Preparar e submeter materiais até o dia 31 de julho de 2015, incluindo um resumo executivo de até 250 palavras e a descrição do projeto de até 1500 palavras (ver item Formas de Envio

g) reunir, em Assembleia de Participantes, e deliberar, entre outras, sobre as matérias constantes no artigo 45º do regime jurídico dos fundos de investimentos imobiliários,

Em comemoração ao aniversário de 44 anos de criação da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN) foi realizada, em 20MAI, no auditório do Centro de