• Nenhum resultado encontrado

Consulta ao Mercado REGULAMENTO. Artigo 1º Entidade responsável pelo procedimento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Consulta ao Mercado REGULAMENTO. Artigo 1º Entidade responsável pelo procedimento"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Consulta ao Mercado REGULAMENTO

Artigo 1º

Entidade responsável pelo procedimento

1 - A entidade responsável pelo presente procedimento é a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), sita na Rua da Constituição nº 395, 4200-199 Porto.

Artigo 2º

Objecto do Procedimento

1 – O presente procedimento visa a consulta alargada e escolha de fornecedores para a aquisição de serviços de criação, produção, transporte, montagem, assistência, manutenção, desmontagem e armazenamento de stands em carpintaria em feiras e mostras internacionais no âmbito do programa de estímulo à internacionalização e de promoção internacional da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), denominado Interfurniture – Portugal a Name To Remember © e decorrerá em duas fases:

a) 1ª Fase – Decorrerá de 15 de Novembro a 6 de Dezembro, mediante candidatura de acordo com o disposto no presente regulamento na Secção I.

b) 2ª Fase – Decorrerá de 15 de Novembro a 31 de Janeiro de 2014, mediante candidatura de acordo com o disposto no presente regulamento na Secção II.

2 – Os proponentes devem apresentar candidatura às duas fases.

Artigo 3º

Natureza do procedimento e de contratualização

1 – O presente procedimento, bem como os acordos, protocolos e contratos que se venham a celebrar no respectivo âmbito, são de natureza privada, uma vez que a APIMA não é considerada entidade adjudicante para efeitos de sujeição aos procedimentos pré-contratuais previstos no Código dos Contratos Públicos.

2 – Os procedimentos privilegiam o princípio do aproveitamento dos actos e o da não exigência de formalidades não essenciais.

Artigo 4º

Prazo e modo de apresentação de propostas

1 – Para a primeira fase, as propostas deverão dar entrada na APIMA, por via electrónica para o endereço comunica@apima.pt (ou em alternativa por via postal), até às 18.00h do dia 22 de

Novembro.

2 – Para a segunda fase, as propostas deverão dar entrada na APIMA, por via electrónica para o endereço comunica@apima.pt (ou em alternativa por via postal), até às 18.00h do dia 31 de

(2)

Artigo 5º

Requisitos formais das propostas

1 – Não é obrigatória a entrega das candidaturas e propostas em invólucro opaco e fechado, salvo estipulação em contrário.

2 – Os proponentes deverão enviar uma declaração na qual indiquem a sua denominação social, número de identificação fiscal, domicílio profissional ou sede, filiais que interessem à execução dos eventuais acordos e contratos que venham a ser celebrados no âmbito do presente procedimento, bem como o nome das pessoas para obrigarem a sociedade e em que termos.

3 – Os proponentes deverão igualmente enviar uma declaração na qual indiquem que se encontram legalmente constituídos, cumprem com as condições legais necessárias ao exercício da sua actividade, possuem a situação regularizada perante a administração fiscal e a segurança social, subscreveram apólices de seguros obrigatórios, possuem os recursos humanos e materiais necessários à boa prestação dos serviços e apresentam uma situação económico-financeira equilibrada devendo, para esse efeito, juntamente com a referida declaração, apresentar a seguinte documentação:

a) Certidão Permanente;

b) Certidão que indique a situação do proponente perante a administração fiscal e segurança social;

c) IES referente aos dois últimos exercícios fiscais;

4 – Para avaliação técnica do proponente, as propostas deverão ser acompanhadas de lista dos principais serviços fornecidos nos últimos dois anos.

5 – A APIMA reserva-se o direito de exigir a todo o tempo documentos comprovativos do alegado pelos proponentes.

6 – Os valores a apresentar pelos proponentes serão sem IVA. Os valores deverão ser indicados em algarismos e por extenso, prevalecendo, em caso de divergência, o valor por extenso.

7 – No caso de agrupamento de proponentes, cada uma das entidades que o compõe deve apresentar os documentos referidos nos números anteriores.

8 – No caso de agrupamento de proponentes, a proposta pode ser acompanhada de instrumentos de mandato, emitido por cada uma das entidades que o compõe, designando um representante comum para praticar todos os actos no âmbito do presente procedimento.

9 – Os proponentes poderão apresentar outros elementos que considerem relevantes para o presente procedimento.

Secção I Artigo 6º Objecto

O presente procedimento visa seleccionar um conjunto de operadores cuja actividade consista na criação, produção, transporte, montagem, assistência, manutenção, desmontagem e armazenamento de stands em carpintaria em feiras e mostras internacionais.

Artigo 7º

Bolsa de Fornecedores Qualificados

1 – No âmbito do presente procedimento a APIMA constituirá uma Bolsa de Fornecedores (BF) para o fornecimento de serviços na tipologia mencionada no artigo anterior.

2 – Os proponentes seleccionados passarão a integrar a BF da APIMA durante o período de um ano. 3 – A integração no BF implica o fornecimento, por solicitação directa das empresas associadas da APIMA, da solução Stand Interfurniture I ou da solução Stand Interfurniture II.

(3)

4 – Por Stand Interfurniture I entenda-se a estrutura que as empresas aderentes ao programa Interfurniture – Portugal a Name to Remember © decidam contratar, por razões de marca e de imagem, para apresentar os seus produtos de forma diferenciada, respeitando o Caderno de Encargos que consta do Anexo I.

5 – Por Stand Interfurniture II entenda-se a estrutura com imagem uniforme a contratar pelas empresas aderentes ao programa Interfurniture – Portugal a Name to Remember ©e que deverá ter um custo inferior ao Stand Interfurniture I, não devendo esse custo ultrapassar os 100€ (cem euros) por m2.

6 – Os proponentes à BF deverão elaborar uma proposta em termos de imagem e de cadernos de encargos relativamente ao Stand Interfurniture II e respeitando o disposto no número anterior e o princípio subjacente ao programa Interfurniture – Portugal a Name to Remember ©, ou seja, o de promoção internacional do sector.

7 – O Stand Interfurniture II deverá contemplar a colocação de marca/logótipo da empresa associada, bem como da APIMA.

8 – Os proponentes, tanto para o Stand Interfurniture I como para o Stand Interfurniture II deverão apresentar preço por m2 de cada stand a criar, produzir, transportar, montar, assistir, manter, desmontar e armazenar nas feiras referenciadas no artigo 8º do presente regulamento.

8 – Os preços a apresentar pelos proponentes para o Stand Interfurniture I incluem todos os materiais, licenças e serviços necessários ou convenientes para o cumprimento do disposto no número anterior, bem como o transporte e alojamento de pessoas e bens para esse propósito. Deverão incluir de igual forma, seguros que cubram sinistros que decorram da utilização e construção dos stands durante o período das feiras internacionais, bem como dos seus trabalhadores.

9 – Ambas as soluções de stand deverão cumprir com as normas estabelecidas por cada uma das feiras e mostras internacionais referenciadas no artigo 8º do presente regulamento.

10 – O processo de concepção, construção e instalação de ambas as soluções será desenvolvido directamente entre o fornecedor qualificado e a empresa aderente e associada da APIMA, respeitando os termos e condições estabelecidos com a Associação.

11 – Ambas as soluções de stand deverão estar concluídas e aptas para utilização de forma irrestrita até quarenta e oito horas antes da abertura oficial de cada evento.

12 – As propostas deverão ser assinadas pelos representantes legais dos proponentes.

13 – Os proponentes ficam obrigados a manterem as suas propostas válidas durante todo o ano de 2014.

14 – As propostas não devem conter expressões restritivas, resolutivas ou excepcionais, que sejam condicionantes da prestação do serviço.

15 – A integração dos fornecedores na BF não obriga a APIMA nem as empresas associadas a procederem à adjudicação de quaisquer serviços.

Artigo 8º

Feiras e Mostras Internacionais

Eventos previstos no âmbito do programa Interfurniture – Portugal a Name to Remember © e respectivas estimativas, não vinculativas, das áreas de exposição.

(4)

Mês Ação Data Estimativa m2

Janeiro

IMM Cologne 13 a 19 2014 673

Feria del Mueble de Zaragoza 23 a 26 2014 1400

Maison & Objet Paris 24 a 28 2014 1449

Fevereiro

Salon du Mobilier Nantes 02 a 04 2014 640

Intergift Madrid 05 a 09 2014 58

Mebel Kiev 19 a 22 2014 58

Março Maison & Objet Asia (Singapura) 10 a 13 2014 54

Abril ISaloni (Milão) 08 a 13 2014 1045

Maio Foire de Paris 01 a 12 2014 20

ICFF New York 17 a 20 2014 27

Setembro

Maison & Objet (Paris) 07 a 11 2014 697

Intergift Madrid 12 a 16 2014 58

100% Design London 17 a 20 2014 60

Outubro Isaloni Moscow 17 a 20 2014 60

Novembro Espritmeuble (Paris) 17 a 20 2014 627

As datas identificadas poderão ser alteradas sem aviso prévio.

Artigo 9º Decisão

1 – A APIMA comunicará a sua decisão a todos os proponentes.

2 – As propostas seleccionadas para integrarem a BF poderão ser sujeitas a uma fase de negociação de preço e outras condições, não podendo resultar da mesma condições menos vantajosas do que as inicialmente propostas.

Artigo 10º Causas de não aceitação

1 – A APIMA reserva-se o direito de não aceitar propostas, nomeadamente: a) As que sejam consideradas inaceitáveis pela Associação;

b) Exista forte presunção de conluio entre os proponentes;

c) Por circunstância imprevista, seja necessário alterar os elementos fundamentais do objecto da aceitação;

d) Os interesses da APIMA imponham adiamento ou anulação do presente procedimento; e) Se as condições das propostas recebidas não forem favoráveis, designadamente por os preços

propostos serem interpretados pela Associação como demasiado elevados;

f) Quando sejam detectadas irregularidades ou vícios que comprometam decisivamente o processo de aceitação;

g) Outras razões supervenientes o justifiquem.

Artigo 11º

Aceitação da minuta de contrato/acordo

(5)

2 – A minuta considera-se aceite pelo fornecedor quando haja aceitação expressa ou quando não haja reclamação nos dois dias subsequentes à respectiva notificação.

Artigo 12º

Celebração de acordo/contrato

1 – O contrato/acordo deve ser celebrado até dois dias antes do final da 1ª Fase, conforme o disposto na alínea a) do artigo 2º, ou seja, antes de 6 de Dezembro.

2 – A APIMA comunicará ao fornecedor a data, hora e local em que se celebra o contrato/acordo. 3 – Se o fornecedor não celebrar o contrato/acordo no prazo fixado, poderá a APIMA desvincular-se de tal procedimento.

Secção II Artigo 13º

Objecto

O presente procedimento visa seleccionar uma solução para a criação, produção, transporte, montagem, assistência, manutenção, desmontagem e armazenamento do Stand Interfurniture III, doravante denominado de Stand Portugal, em feiras e mostras internacionais, bem como a selecção e contratação de um conjunto de operadores para o fornecimento desta solução, decorrendo em duas fases distintas:

a) Selecção de proposta criativa (imagem e caderno de encargos) para a solução Stand Portugal, cujas propostas, conforme o disposto no artigo 4º do presente regulamento, deverão ser enviadas até 31 de Dezembro.

b) Selecção e contratação de fornecedores para o Stand Portugal, de acordo com os critérios da proposta vencedora.

Artigo 14º

Descrição Stand Portugal

1 – O Stand Portugal é um stand colectivo que agregará, de forma harmonizada, diferentes empresas e marcas aderentes do programa Interfurniture – Portugal a Name to Remember ©.

2 – O Stand Portugal terá uma área mínima de exposição de 50 m2 (cinquenta metros quadrados).

Artigo 15º Critério de escolha

1 – Para além do disposto no artigo 5º do presente regulamento, a escolha da proposta vencedora do Stand Portugal, terá em conta os seguintes critérios e respectivas pontuações:

a) Criatividade – 25 pontos

b) Qualidade técnica da solução, respectivas características estéticas e funcionais e outros serviços fornecidos – 30 pontos

c) Preço – 30 pontos

d) Condições Pagamento – 15 pontos

2 – Os proponentes deverão ter em conta, para esta solução, o disposto no n.º 6, 7, 8 e 9 do artigo 7º para as soluções de Stand Interfurniture I e Interfurniture II.

3 – No critério descrito na alínea b) do número 1 do presente artigo, será valorada a qualidade técnica da proposta, as suas características estéticas e funcionais, bem como outros serviços a fornecer no âmbito da proposta vencedora, que não solicitados no presente procedimento, mas que entendam por relevante, sendo este último subcritério facultativo.

(6)

4 – Os proponentes, na elaboração do preço, deverão ter em linha de conta um princípio de economia de escala e, consequentemente, os valores a propor de acordo com o seguinte critério de área de exposição contratada:

a) Até 50 m2;

b) De 51 m2 a 100 m2; c) De 101 m2 a 200 m2; d) De 201 m2 a 300 m2; e) Acima de 301 m2.

5 – No critério Condições de Pagamento não serão admitidos propostas que contemplem adiantamentos por conta dos serviços a fornecer.

Artigo 16º Decisão

1 – A APIMA irá seleccionar uma única proposta de solução para o Stand Portugal.

2 – O fornecedor aceita que a APIMA ou terceiros por esta contratados, utilizem a Obra/Stand e ainda que adquira a título gratuito, o direito exclusivo de a fruir e utilizar, no todo ou em parte, incluindo a faculdade de a divulgar e explorar economicamente por qualquer forma, directa ou indirectamente, em Portugal ou no estrangeiro.

3 – A APIMA adquire o direito exclusivo de todos os direitos patrimoniais de autor sobre o Stand/ Obra do fornecedor desenvolvido no âmbito do presente regulamento.

4 – A APIMA comunicará a sua decisão a todos os proponentes.

Artigo 17º Causas de não aceitação

1 – A APIMA reserva-se o direito de não aceitar propostas, nomeadamente: a) As que sejam consideradas inaceitáveis pela Associação;

b) Exista forte presunção de conluio entre os proponentes;

c) Por circunstância imprevista, seja necessário alterar os elementos fundamentais do objecto da aceitação;

d) Os interesses da APIMA imponham adiamento ou anulação do presente procedimento; e) Se as condições das propostas recebidas não forem favoráveis, designadamente por os preços

propostos serem interpretados pela Associação como demasiado elevados;

f) Quando sejam detectadas irregularidades ou vícios que comprometam decisivamente o processo de aceitação;

g) Outras razões supervenientes o justifiquem.

Artigo 18º

Aceitação da minuta de contrato/acordo

1 – A minuta de contrato/acordo para integração na BF é enviada, para aceitação, ao fornecedor. 2 – A minuta considera-se aceite pelo fornecedor quando haja aceitação expressa ou quando não haja reclamação nos dois dias subsequentes à respectiva notificação.

Artigo 19º

Celebração de acordo/contrato

1 – O contrato/acordo deve ser celebrado até dois dias antes do final da 1ª Fase, conforme o disposto na alínea a) do artigo 2º, ou seja, antes de 31 de Janeiro de 2014.

(7)

3 – Se o fornecedor não celebrar o contrato/acordo no prazo fixado, poderá a APIMA desvincular-se de tal procedimento.

ANEXO I

Stand Interfurniture I Caderno de Encargos

– Stand realizado em carpintaria de fácil montagem permitindo o cumprimento dos prazos estabelecidos pelas feiras;

– Utilização de materiais (como sendo alcatifa, madeira, tecidos, material eléctrico, etc) que respeitem as normas internacionais aplicáveis;

– Paredes em MDF, ou outro material com características similares em termos de resistência e acabamento, que permitam a fixação de mobiliário e afins, aplicação de papéis de parede, decoração e publicidade;

– Vigas para suspensão (ou encastramento) de iluminação do stand (seja, iluminação fornecida pela empresa construtora ou pelo cliente);

– Tela ignífuga no tecto para ocultação da iluminação dos recintos das feiras;

– Pavimento em alcatifa ignífuga, com a possibilidade recurso a outros revestimentos; – Quadro eléctrico trifásico e tomadas trifásicas de 16Amp;

– Projectores de iodetos metálicos (encastráveis ou não) com uma estética actual, ou outra solução similar a pedido do cliente;

– Utilização de estrado de 5 cm de altura em toda a área do stand;

– Execução de rampas de acesso (se legalmente exigido ou por solicitação do expositor); – Cores interiores do stand em tinta de água à escolha do expositor;

- Logótipo/ marca da empresa em vinil autocolante; – Altura do stand até 3,5metros;

– Paredes interiores sem limite de quantidade/ metragem;

– Aplicação dos materiais orçamentados e acordados na fase da produção; - Reservado com a dimensão a definir pelo expositor (fechado com chave).

Referências

Documentos relacionados

Cada vez mais é necessário alertar para a prevenção do vírus da gripe, principalmente no que toca a grupos de risco, onde sérias complicações podem ocorrer caso não

No arquivo Listex1.doc há um campo a ser concatenado com o campo NOME da planilha Listex1b.xls resultando numa mensagem a ser enviada para o endereço eletrônico

“A data limite de 31 de julho foi definida para a CBB resolver isso, para serem conce- didas vagas automáticas para o Rio-2016”, afirmou a entidade.. Em Londres-2012, o Reino

§ 1º Na hipótese da pessoa jurídica domiciliada no Brasil não praticar operações com não vinculadas de que trata o inciso II, poderá a interessada

Muitas vezes as crianças aprendem as letras, sílabas e as palavras sem sentido, mas não entendem o que escrevem, não é considerado alfabetizado, pois a escrita é considerada

II - os docentes efetivos, com regime de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, terão sua carga horária alocada, preferencialmente, para ministrar aulas, sendo o mínimo de 8 (oito)

1. As ossadas exumadas de caixão em jazigo que, por manifesta urgência ou vontade dos interessados se tenha removido para sepultura, nos termos do artigo 45.º do presente

Vários atletas da Turma de Treinamento do Grêmio Recreativo Barueri participaram de competições, projetando e representando o Município de Barueri, nas diversas