• Nenhum resultado encontrado

Avaliação da adoção de um sistema de alerta de eventos assistenciais em tempo real mediante registros da evolução

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Avaliação da adoção de um sistema de alerta de eventos assistenciais em tempo real mediante registros da evolução"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Avaliação da adoção de um sistema de alerta

de eventos assistenciais em tempo real

mediante registros da evolução

Joseildo Matos dos Santos1, Cicero Inacio da Silva2

1. Bacharel em Sistemas de Informações, Especialista em BI, Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Santa Casa de Misericórdia de Maceió – Maceió(AL), Brasil.

2. Professor e coordenador do NTC Telessaúde Redes, Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP, São Paulo (SP), Brasil.

Resumo

Objetivo: Este estudo fundamenta-se numa revisão bibliográfica sistemática cujo

objetivo foi avaliar o uso da tecnologia de informação na forma de envios automáticos de alertas, notificações e/ou recomendações clínicas em tempo-real. Neste contexto, o aspecto considerado importante é automatização do monitoramento de pacientes que consiste na eficiência em detectar, alertar, notificar e sugerir ações médicas em tempo hábil quanto às necessidades clinicas encontrada nas prescrições médicas do paciente Método: Realizou-se uma exaustiva pesquisa bibliográfica eletrônica, utilizando como fontes as seguintes bases de dados: BVS, PubMed, LILACS, onde a base BVS localizou artigos publicados com texto em idiomas inglês. Resultados: Foram identificados 6 publicações onde os resultados de alguns estudos mostram aumento significativo em suasconformidade ou em seus propositos esperados. Em uma publicação houve um aumento de 90% de eficácia em comparado ao modelo tradicional. Conclusão:

Considerando que a maioria dos autores demonstra evidência significativa em seus estudos, a implementação de um sistema automático de alertas não resultou no fim dos eventos adversos a medicamentos ou na diminuição da segurança do paciente, portanto, não devemos abandonar o método tradicional, por que pode-se fazer necessário a intervenção humana para certos casos. Ainda assim, todas as publicações provaram a eficácia da utilização do recurso de alertas em tempo real, independente do proposito que ele foi criado.

(2)

Introdução

Num mundo em constante evolução tecnológica e modernização das atividades, e associado ao surgimento de várias outras tecnologias e de novos paradigmas de comunicação, como é o caso da computação móvel, a automatização de sistemas tornou-se uma tendência. O aumento nas demandas por gerenciamento, controle e monitoramento das informações na área da automação hospitalar tem promovido um maior volume de pesquisas que são indutoras do processo de inovação tecnológica na área da saúde. Esse reflexo já pode ser observado na automação hospitalar, porém, apesar da grande difusão dessa nova tendência, boa partes dos processos utilizados ainda são realizadas de forma manual ou verbal1, fator este que torna menos eficiente, podendo favorecer a depreciação da qualidade do serviço, prejudicando o atendimento de pacientes em situação crítica. Esta visão tem nos proporcionado um campo vasto para estudos, e diga-se de passagem, já existem várias pesquisas que estão sendo desenvolvidas no intuito de automatizar de alguma forma, esses e outros processos2.

Tendo em vista a percepção desta carência, podemos citar o desenvolvimento de sistemas de informação para o monitoramento de pacientes em tempo real seguindo os passos de Murakami3 Várady4 e Varshney5, pois sabemos que é de muita importância o conhecimento das informações críticas ou vitais de um paciente e a busca delas no prontuário as vezes se torna trabalhosa, e não tiver um mecanimos que o avise antecipadamente, aí as coisas podem se complicar. Os riscos que os pacientes internados tem, mediante algum prognóstico importante estratificado como: risco TEV, BRONCO, NUTRICIONAL, etc identificados pela enfermagem no documento de internação ou na visita diária, devem ser alertados automaticamente ao médico sem intervenção humana, até o momento em que a enfermagem o retire do “risco”. Neste contexto, um aspecto considerado importante na automatização do monitoramento destes pacientes, consiste na eficiência em

detectar, alertar, notificar e/ou sugerir ações médicas em tempo hábil. O

procedimento de notificar ocorrências dessas e de outras anomalias à equipe médica deve ser implementado no instante da prescrição ou evolução, gerando o envio de alertas visuais na tela do computador através de: SMS, WhatsApp, mensageiros instantâneos(desenvolvido internamente ou não). A notificação dessas e de outras informações detectadas durante o processo de evolução do paciente

(3)

permite ao médico uma visão mais ampla e em tempo real, refletindo numa melhor qualidade no atendimento.

Este trabalho relata sobre um modelo simples e conhecido entre os profissionais de saúde, pois já são habituados aos alertas sonoros e visuais emitidos por diversos equipamentos como monitores de sinais vitais e multiparâmetros das UTIs por exemplo.

Sabemos que o tempo correto para gerar um alerta e enviá-lo até um profissional responsável (latência de um alerta) deve ser adequado às restrições temporais impostas pelo processo de monitoramento de pacientes. De acordo com Rausch6 e Segal6, a latência de uma mensagem de alerta para pacientes monitorados, a depender da gravidade, pode ser classificado em três faixas temporais:

• Tempo real – a mensagem deve ser entregue em menos de 10 segundos; • Periódico – a mensagem dever ser entregue em menos de 1 minuto; e • Sob demanda – a mensagem dever ser entregue em menos de 10 minutos.

Isso implica, portanto, que os sistemas de envio de alertas que cumpram tais metas temporais, em função do tipo de serviço disponibilizado (classificação).

Nos estudos de revisões selecionados constatou-se em todas as publicações literárias, uma significativa eficácia na utilização do recurso de alerta em tempo real, e um dos artigos filtrados apresentou fatos relacionados a AIMS(anesthesia information management systems) onde os e-mails, relatórios de síntese, e alertas em tempo real mudou o cumprimento antibiótico por -1,5%, 2,3%, 4,9%, e 9,3%, e respectivamente quando comparado com o valor base de 90,0% ± 2,9% quando foram utilizados registros de anestesia em papel, comprovando assim a conformidade antibiótica que foi alcançado quando usado alertas em tempo real. Outro artigo relatou o mecanismo de alertas em tempo real relacionado ao CEC(Circulação Extracoporea), e como resultado, a taxa de reativação do alarme no início do estudo (Fase I) foi de 22%, em seguida aumentou para 63% (Fase II), e novamente para 83% durante o Estágio III (P <0,001). Após o uso dos lembretes eletrônico automático, aumentou-se significativamente a taxa de reativação do alarme depois da separação do CPB.

Assim, é importante que se busque o desenvolvimento de mecanismos eficientes para monitoramento de pacientes, com o objetivo de notificar a ocorrência

(4)

de anormalidades em tempo hábil pela equipe médica responsável, permitindo, deste modo, que seja possível realizar tomadas de decisões mais adequadas.

Método

A revisão sistemática consegue identificar as generalizações dos dados e dos achados científicos, provendo um contexto interpretativo dos múltiplos estudos revisados. Impossível de se obter com a análise de um único estudo ou estudos isolados. Permite também avaliar a consistência das relações, bem como, identificar consistência entre estudos realizados com a mesma ou diferentes intervenções.

Para a elaboração da referida revisão foram realizados buscas de artigos publicados em revistas científicas, nas bases de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e PubMed (US National Library of Medicine National Institutes of Health) e outras fontes virtuais, utilizando a ferramenta google acadêmico. Ao todo foram identificados 6 artigos, todos na língua inglesa, selecionou-se para análise os artigos que mencionaram em seus títulos e/ou resumos, as palavras-chave “real-time alerts AND reminders”, “information systems”, “Sistemas de Alerta OR Sistemas de Informação Hospitalar” e “Sistemas de Alerta OR Sistemas de Informação Hospitalar" OR "Sistemas de Apoio a Decisões Clínicas”. Foram incluídos no estudo apenas os artigos, dissertações e teses que descreveram os métodos utilizados para avaliar a qualidade dos dados dos SIS, no contexto de alertas em tempo real.

Foram incluídos estudos observacionais e descritivos.

O período de levantamento foi baseado na data de publicação dos artigos e períodos disponíveis na pesquisa.

Resultados

A combinação das palavras-chave mencionadas anteriormente para a busca dos artigos, resultou na localização de 6 estudos, onde as efetividades foram comprovadamente confirmadas, conforme os artigos detalhados abaixo:

Tabela 1 – Artigos localizados nas bases de dados: PubMed, LILACS e BVS (períodos baseado na data de publicação disponíveis na pesquisa) , sobre Avaliação da adoção de um sistema de

notificação de eventos assistenciais em tempo real mediante registros da evolução

Título do

Artigo/Referência Objetivo Resultados

Real-time alerts and reminders using information systems.

O objetivo do referido trabalho foi apresentar as concepções, práticas e resultados

Explorou-se a adoção de alertas fisi-ológicas em tempo real e sistemas de lembretes clínicos dentro do am-biente hospitalar, com foco em

(5)

cui-relacionadas à adoção de um sistema de alertas fisiológicos em tempo real e sistemas de lembrete clínico. Foi

implantando um

AIMS(anesthesia information management systems) onde percebeu-se que a criação de sistemas de alerta utilizáveis requer a compreensão e considerações técnicas, entretanto, várias implementação bem-sucedidas foram revistas como redução de custos, melhora no aumento da receita, administração oportuna de antibioticos, dentre outros.

dados perioperatórios. Com AIMS se torna mais prevalentes o uso desses sistemas de informação para melho-rar a assistência ao paciente. Siste-mas de alerta existentes já funcio-nam em uma variedade de áreas dentro do ambiente perioperatório e estes sistemas provavelmente conti-nuará a diversidade como sistemas de informação de saúde tornando-se mais integrado. A implantação bem-sucedida de alertas clínicos e lem-bretes requer uma consideração cui-dadosa de fluxo de trabalho existen-te e inexisten-tervenções adequadamenexisten-te selecionados. Optimizing medication reminders using a decision-theoretic framework.

O objetivo deste trabalho foi um discurso objetivando uma nova abordagem para a adesão dos pacientes para melhorar o regime de adoção de sua medicação, através do desenvolvimento de um sistema de alerta instantânea onde cada paciente é avaliado usando uma rede de sensores implantados gerando informações em tempo real. Os alertas são gerados para otimizar o valor esperado para o paciente. Este trabalho está focado na avaliação inicial do utilitário de alertas, incluindo o equilíbrio entre eficácia e aborrecimento.

Houve eficácia que parecem ser con-sistentes com os comportamentos dos pacientes durante o estudo. Em-bora não pareça haver alguma con-cordancia, há claramente variabilida-de inter-individual significativa. Um grande componente dessa variabili-dade foi devido às diferenças nas preferências individuais, apurados por seus comentários e respostas aos questionários. Usando as esti-mativas das distribuições de serviços públicos e de probabilidade de nos-sos estudos-piloto, simulamos uma variedade de situações de alerta, a fim de determinar detalhes importan-tes de uma aplicação potencial. Um exemplo de uma questão tão é a no-ção de um período refratário

Real-time checking of electronic anesthesia

records for

documentation errors and automatically text messaging clinicians improves quality of documentation.

A qualidade da documentação de anestesia eletrônica é importante não somente para o registro correto do histórico do paciente, mas para a comunicação eficaz entre as equipes médicas, além da demonstração correta do diagnostico e do impacto sobre o sucesso de contratos de reembolso ou glosas que exijam documentação oportuna e completa. Então se implementou um sistema para melhorar a integridade da documentação clínica e avaliou-se os resultados ao longo do tempo.

Antes de iniciar o sistema de alerta, a fração de gráficos sem um comentário alérgico foi ligeiramente superior a 30%, isto diminuiu até cerca de 8% após o início dos alertas, e foi significativamente diferente do da linha de base dentro de 5 dias. Com esta melhoria, a paginação foi suspensa em noites, fins de semana e feriados, mas o desempenho da documentação durante o fim de semana também melhorou, indicando que os lembretes de segunda a sexta teve efeitos de longo alcance.

The impact of an electronic reminder on the use of alarms after separation from cardiopulmonary bypass.

Durante a circulação extracorpórea (CEC) os monitores de alarmes são rotineiramente desativados. O fracasso para reativar esses

A taxa de reativação do alarme no início do estudo (Fase I) foi de 22%, aumentou para 63% (Fase II), e novamente para 83% durante o Estágio III (P <0,001). A taxa

(6)

alarmes após a CEC pode comprometer a segurança do paciente. Temos produzido um lembrete eletrônico que alerta automaticamente os clínicos para reativar os alarmes após a CEC e avaliaram a taxa de reativação do alarme após a sua implementação.

espontânea de alarme reativação apresentando um lembrete eletrônico automático aumentou significativamente a taxa de reativação do alarme depois da separação do CPB. Ferramentas informatizadas de apoio à decisão em tempo real podem ser desenvolvidas dentro do sistema de gestão da informação anestesia e pode ser útil para melhorar a segurança durante a anestesia. Wireless clinical alerts for

physiologic, laboratory and medication data.

Um sistema de informação clínico totalmente interligado (CIS) contém informações fisiológicas, laboratoriais, banco de sangue, medicamentos e outros dados que podem ser usados como base de informação para um sistema de alertas abrangentes. Juntamente com um motor de regras orientado a eventos, a CIS pode gerar alerta clínicos que podem prevenir erros médicos e auxiliar profissionais de saúde na resposta a eventos críticos de uma forma antecipada. Os autores desenvolveram um sistema de alerta clínica que oferecem alertas e lembretes para os médicos em tempo real através da exibição de um alfanumérico pagers. Este artigo irá descrever o sistema, o tipo e número de alertas gerados, e o impacto na prática clínica. Uma questão importante permanece em medir o impacto dos alertas sem fio na evolução do paciente.

A execução do algoritmo para trans-mitir criticamente mensagens labora-tóriais e resultados de medicação instantânea, e a execução de algorit-mos para detectar condições de ex-ceção ocorreu de forma frequente e periodicamente. Notilfcacoes de aler-tas de exceção é geralmente recebi-do no pager dentro de um minuto de detecção.

Embora a transmissão de rádio este-ja sujeita ao tráfego de dados ou ou-tros atrasos no sistema de pagina-ção, em muitos casos, o médico re-cebe o sinal para estar ciente e para responder à condição de risco de vida Feedback mechanisms including real-time electronic alerts to achieve near 100% timely prophylactic antibiotic administration in surgical cases. A administração de antibióticos profiláticos durante a cirurgia é geralmente realizada pelos prestadores de anestesia. admi-nistração de antibióticos oportu-na dentro da janela de tempo ideal antes da incisão é funda-mental para a prevenção de in-fecções de sítio cirúrgico. No entanto, isso muitas vezes se torna uma tarefa difícil para a equipe de anestesia durante o agitado parte de um caso em

Em 20,974 casos cirúrgicos para o período de junho de 2008 a janeiro de 2010, as intervenções do AIMS instalar, comentários e-mail, relatórios de síntese, e alertas em tempo real mudou o cumprimento antibiótico por -1,5%, 2,3%, 4,9%, e 9,3%, respectivamente, quando comparado com o valor basal de 90,0% ± 2,9% quando foram utilizados registros de anestesia de papel. Maior conformidade

(7)

que o paciente está sendo anestesiados. gerando alertas electrónicos em tempo real com um sistema de apoio à decisão.

antibiótico foi alcançado quando usando alertas em tempo real. Com alertas em tempo real, o cumprimento mensal foi de> 99% por cada mês entre Junho de 2009 e Janeiro de 2010. a conformidade. Com um tal sistema foi alcançado

Discussão

A Tecnologia da Informação, usada dentro do âmbito hospitalar, contribui não somente como ferramenta potencializadora da gestão, mas também, como o apoio aos processos primários da assistência ao paciente, seguindo essa premissa1, este estudo apresentou resultados através dos quais os estudos comprovaram uma significada eficácia ao ser implantado um sistema de alertas de dados “clínicos” em tempo real. Um artigo relatou estudo sobre AIMS e comprovou uma eficácia numa conformidade antibiótica enquanto utilizado registros de anestesia em papel. Entretando, a utilização do modelo tradicional nao deve ser deixado ou substituido, pois se faz necessário a comunicação verbal, pessoal, e até burocrática.

Contudo, fator diferencial deste estudo, alem de seguir a mesma linha de pesquisa dos autores nos artigos selecionados, é sobre a adoção de um sistema de computador que ficará residente nas estações de trabalhos capaz de coletar informações do paciente que se estivesse prescrevendo, e se caso houvesse um determinado agravo clinico(que fosse necessário alertar), o sistema informaria o médico com o tipo de mensagem pre-configurada comunicando-o do risco específico, podendo também sugerir, fazer perguntas, coletar informações extras, descartando a necessário de aquisição de equipamentos adicionais como pagers, RFID, etc, alem de contribuir com a geração de informações gerenciais.

Conclusões

Este estudo apresentou um mecanismo eficaz de geração e envio de alertas automático exibido em tempo real através de um sistema de informação, que consiste na eficiência em detectar, alertar, notificar e/ou sugerir ações médicas em tempo hábil. O procedimento de notificar essas ocorrências deve ser implementado no instante da prescrição ou evolução médica. Tal afirmação pôde ser constatada nos resultados obtidos pelos experimentos da literatura que apresentaram alertas

(8)

adequados para a comunicação e garantindo que os médicos possam acompanhar o monitoramento e sejam alertados de qualquer intervenção que requeira uma atenção maior do paciente em tempo hábil, conforme descrito por Rausch6, e Segal 6. Pode-se destacar como trabalhos futuros a implementação de um mecanismo que se comunique com outros sistemas informatizados “externos” (os que não fazem referencia a assistência ao paciente) como: sistemas de ouvidoria, sistemas registros ocorrências (este qualquer pessoa pode relatar eventos), sistemas de “fale conosco” – A depender do dado gravado, o médico sua coordenação poderia ficar sabendo através de alertas em tempo real, e assim poder agir antecipadamente.

Referências

1. Nof SY. Springer handbook of automation. Springer; 2009; Disponível em

http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-78831-7.

2. Brooks J, Brooks L. Automation in the medical field. Engineering in Medicine and Biology, IEEE. 1998; 17(4):76-81.

3. Murakami A, Gutierrez MA, Lage SHG, Rebelo MFS, Guiraldelli RHG, Ramires JAF. A continuous glucose monitoring system in critical cardiac patients in the intensive care unit. In: IEEE Computers in Cardiology: Proceedings of the IEEE Computers in Cardiology; 2006 Sept. 17-20; Valencia, Espanha. IEEE; 2006. p. 233-6.

4. Várady P, Benyo Z, Benyo B. An open architecture patient monitoring system using standard technologies. IEEE Transactions on Information Technologies in Bio-medicine. 2002; 6(1):95-8. PMid:11936602. Disponível em http:// dx.doi.org/10.1109/4233.992168.

5. Varshney U. Patient monitoring using infrastructure-oriented wireless LANs. International Journal of Electronic Healthcare. 2006; 2(2):149-63. Várady P, Benyo Z, Benyo B. An open architecture patient monitoring system using standard technologies. IEEE Transactions on Information Technologies in Bio-medicine. 2002; 6(1):95-8. PMid:11936602. Disponível em: http:// dx.doi.org/10.1109/4233.992168.

6. Rausch T, Segal B. System and method for patient care [Internet]. 2009 [citado em 2011 out 10]. Available from: http://www.freepatentsonline.com/y2009/0012812.html

Referências

Documentos relacionados

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Assim, assumindo o objetivo de ressignificar o papel da gramática em nossas aulas, de trabalhar integradamente práticas de leitura, produção e análise linguística de textos, de usar

Foram utilizados 120 dentes humanos unirradiculares, que após tratamento endodôntico foram separados aleatoriamente em 6 grupos n=20, de acordo com o material restaurador

A perspectiva teórica adotada baseia-se em conceitos como: caracterização câncer de mama e formas de prevenção; representação social da doença; abordagem centrada no

CÓDIGO ÓTIMO: um código moral é ótimo se, e somente se, a sua aceitação e internalização por todos os seres racionalmente aptos maximiza o bem-estar de todos

Avaliação técnico-econômica do processo de obtenção de extrato de cúrcuma utilizando CO 2 supercrítico e estudo da distribuição de temperatura no leito durante a

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são