• Nenhum resultado encontrado

Prefeitura Municipal de Paratinga CNPJ / Rua Marechal Deodoro da Fonseca, Centro CEP Paratinga - Bahia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prefeitura Municipal de Paratinga CNPJ / Rua Marechal Deodoro da Fonseca, Centro CEP Paratinga - Bahia"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Prefeitura Municipal de Paratinga

CNPJ. 14.105.225/0001 - 17

Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 221 - Centro – CEP. 47.500-000 Paratinga - Bahia

Decreto nº 58, de 20 de Junho de 2014.

“Aprova o Regulamento da Vaquejada de Paratinga 2014 e dá outras providências.”

O Prefeito Municipal de Paratinga, no uso de suas atribuições e considerando as

normas praticadas no regulamento da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM), na conformidade do disposto neste Regulamento.

RESOLVE

Art.1º Aprovar o Regulamento da Vaquejada de Paratinga 2014, na forma do

Anexo Único deste Decreto.

Art. 2º A Vaquejada de Paratinga 2014 será realizada nos dias 21 e 22 de

Junho de 2014.

Art. 3º Fica a Secretaria de Agricultura e Expansão Econômica – SEAGRI,

responsável pelas providências operacionais para a realização da Vaquejada de Paratinga 2014.

Art. 4º Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as

disposições em contrário. Dê ciência e publique-se.

Paratinga - Bahia, 20 de Junho de 2014.

Eliezer Pereira Dourado Filho. Prefeito Municipal

(2)

ANEXO ÚNICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARATINGA

SECRETARIA DE AGRICULTURA E ESPANSÃO ECONÔMICA – SEAGRI COMISSÃO ADMINSTRATIVA DE EVENTOS DO PARQUE DE VAQUEJADA

REGULAMENTO DA VAQUEJADA DE PARATINGA 2014.

A Prefeitura Municipal de Paratinga, através da Secretaria de Agricultura e Expansão Econômica do Município, usando das atribuições que lhe compete, cria o regulamento para realização da Vaquejada de Paratinga 2014 objetivando unificar as regras do esporte, além de exigir de todos os organizadores e participantes o bem estar dos animais que atuam na competição.

O objetivo deste regulamento, que é baseado no regulamento da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM), também é criar uma nova concepção da Vaquejada como um expoente que defende os bons tratos aos animais. O regulamento também defende a Vaquejada como prática cultural e esportiva do nosso Município.

As principais mudanças propostas pela ABVAQ giram em torno da padronização das regras, que atualmente variam de uma vaquejada para outra. Essa mudança acontece em um momento crítico, pois tramita no Superior Tribunal Federal-STF um processo tentando impedir a prática da vaquejada baseado no trato dos animais. Com as novas regras a ABVAQ quer reforçar que os cavalos e bois recebem cuidados de luxo, e que sejam tratados como atletas profissionais, recebendo água de qualidade, currais com boa alimentação durante as provas, espaço para descansar, dentre outros cuidados.

(3)

Vaquejada do município, nas classes Amador, Universitário(profissional) e idoso (acima de 50 anos).

1. Cada participante ao fazer sua inscrição, compromete-se a cumprir o estabelecido neste regulamento, e nos demais regulamentos da ANQM e do Parque municipal de Paratinga.

2. A inscrição será individual.

3. As inscrições poderão ser feitas na Classe: Amador, Universitário(profissional) e idoso (acima de 50 anos).

4. O animal montado pelo amador deverá estar em seu nome, ou de seus familiares diretos (pai, mãe, avô, avó, irmão, irmã, esposo, esposa, meio irmão, meia irmã, filho, filha).

5. Os competidores, amador, universitário e idoso, serão definidos pela Comissão de Vaquejada, podendo para tal, subsidiarem suas decisões, ouvindo donos de parques, juízes e locutores de vaquejada.

6. O Competidor Amador, que montar em animais de terceiros, perderá automaticamente a condição de Amador em eventos reconhecidos e patrocinados pelo Parque Municipal de Paratinga.

7- Excepcionalmente, o Competidor Amador, poderá montar em cavalo de terceiro, para bater esteira, na classe amador e, universitário, sem perder sua condição de amador.

8. Na classe amador, somente participarão, competidores amadores (Puxador e Esteira).

(4)

9. Em caso de participação de profissional na dupla, que esteja competindo na classe Amador, a mesma será automaticamente, desclassificada daquela etapa, e, em se repetindo este fato, a dupla será eliminada da competição.

10. O animal designado para puxar só terá direito a uma inscrição por categoria e o cavalo designado para bater esteira terá direito a fazer duas inscrições por categoria, sendo que as senhas deverão estar em rodízios diferentes;

11. O cavalo de esteira não poderá participar em duas carreiras no mesmo rodízio. 12. O cavalo de esteira que bater esteira para duas duplas na mesma categoria, terá uma pontuação única, considerando-se para tal a dupla melhor classificada;

13. Cada cavaleiro (puxador ou esteira) poderá apresentar até 03 (três) animais diferentes, por categoria, na etapa, desde que 01(um) dos animais seja puro castrado, com anotação em seu registro feita pela Stud Book da ABQM;

14. É obrigatório para a dupla o uso de capacete ou boné, camisa, calça comprida e botas, é proibido o uso de bermuda. Se a dupla não cumprir esta norma, a mesma só poderá correr no rabo da gata, ou seja, só poderá correr no final do dia, quando todas as duplas inscritas já tiverem participado, e nesta hora terá que obedecer este item do regulamento.

Caso insista nessa infração, a dupla será desclassificada.

15. Não será permitido o uso de luvas de prego, ralo, parafusos ou objetos cortantes.

Após a carreira, o Juiz da prova poderá pedir para verificar a luva do vaqueiro, podendo o mesmo ainda dar nota “0” (zero) na carreira se a luva tiver quina que facilite quebra do rabo do boi. O vaqueiro se não concordar com o julgamento do Juiz poderá solicitar de imediato, perante pagamento antecipado de uma taxa, que será estipulada pela Secretaria de Agricultura e expansão Econômica, o julgamento pela comissão alternativa, sendo a sua decisão irrecorrível.

(5)

Importante: Quando ocorrer essa solicitação por parte do competidor à comissão alternativa, a luva utilizada na corrida deve ficar de posse do juiz até a decisão final. 16. Quando, por algum motivo só um dos vaqueiros da dupla se apresentar para correr, o boi será solto e a dupla terá nota “0” (zero);

17. Se o cavalo que está correndo na posição de puxar cair ou topar no decorrer da corrida, a dupla terá direito a 01(um) boi de retorno. O mesmo não se aplica ao cavalo, e ou, cavaleiro de esteira;

18. Se o cavalo de puxar cair ou topar no momento que o vaqueiro estiver puxando o rabo do boi e o mesmo não cair, a dupla terá direito a 01(um) boi de reposição. Se o boi cair, o mesmo deverá ser julgado pelo juiz;

19. Caso o rabo ou a maçaroca do boi parta-se no momento da queda, e o boi não cair o mesmo será julgado de acordo com os critérios abaixo, tanto na fase de classificação como na fase final.

I- Primeira Quebra: Caso o boi não caia a dupla competidora terá direito a um boi extra;

II- Segunda Quebra e demais: O boi será julgado, como ficar.

OBS: Se o rabo ou a maçaroca do boi quebrar com o boi em pé, este não será computado e o competidor terá direito a um boi extra, mas se o boi cai em seguida, o boi será julgado como ficar.

(6)

20. Após a saída do boi do partidor, a dupla tem no máximo 30 (trinta) segundos para fazer com que o boi desça na pista correndo. Após esse tempo, se a dupla ficar cansado o boi e não descer com o boi correndo, o boi será julgado “0” (ZERO);

21. Após o início da competição (rodízio) em que o cavalo e o cavaleiro estejam inscritos, não será permitida a troca de cavaleiros e/ou cavalos (Puxador ou Esteira) mesmo em caso de acidente.

22. Não será permitida a permanência na pista de cavalos e vaqueiros que não estejam correndo durante a vaquejada, a não ser a dupla que foi chamada para correr.

23. É proibido esquentar cavalo na pista, sob pena de ser cancelada a inscrição; 24. Boi saído, boi corrido, a não ser que o boi não tenha maçaroca, por decisão única do fiscal do curral;

25. O equipamento de freio permitido será “professora” ou “brida com cortadeira” desde que a cortadeira esteja totalmente encapada, não havendo contato do metal com o pelo do animal. O uso de gamara é opcional;

26. O animal (puxador e esteira), durante a prova não poderá apresentar sangramento por ação de esporas ou chicote, sob pena da dupla ser desclassificada;

27. Após a carreira os vaqueiros não poderão açoitar os cavalos no final da pista, não poderão bater nos cavalos nem de chicote, nem esporeá-los, tão pouco poderá puxar as rédeas e os freios de forma que possa machucar o animal. Se este item for descumprido a dupla será desclassificada.

28. É proibido bater ou esporar a parte dianteira do cavalo, caso isso ocorra o competidor será desclassificado.

(7)

29. Só terá direito a boi de retorno, quando o boi girar a cabeça e seu corpo ao ponto de partida fazendo um ângulo de 180º graus em relação à posição que vinha correndo, ou seja, quando o boi girar seu corpo e ficar de frente para o lugar de onde saiu.

30. Só é válido para ter direito a correr outro boi (boi retorno), quando o animal retornar após a faixa de 20(vinte) metros, da saída e antes da 1ª faixa de derrubada. 31. Só será válida a queda do boi, se o mesmo, ao cair, mostrar as quatro patas e levantar-se entre as duas faixas de classificação. Se após cair, o boi, ficar com menos de 50% (Cinquenta por cento) de seu corpo fora ou acima da 2ª faixa, os vaqueiros têm o direito de trabalhar por 01 (um) minuto com os cavalos a fim de fazer com que o boi levante-se dentro das duas faixas. Se ultrapassar o tempo, ou o boi, levantar com uma ou as duas patas em cima ou fora das faixas, à dupla receberá nota “0” (zero), ou ainda se o boi ultrapassar a 2ª faixa de derrubada com mais de 50% (Cinquenta) de seu corpo;

32. No caso de o vaqueiro desistir de correr, será solto o primeiro boi que o mesmo teria direito a correr, e depois sua ficha de numeração será retirada da disputa;

33. É proibida a “Corrida Baiana”, ou seja, a dupla de vaqueiros largando do mesmo lado na saída do boi;

34. Na disputa final do circuito, ou seja, na disputa dos campões dos Campões, só será feito o desempate dando direito a mais bois para cada dupla correr, sendo proibido o racha.

35. Em caso de empate na classificação dos 30 primeiros colocados, para a disputa do campeão dos campões, por categoria, serão utilizados os seguintes critérios para desempate das ultimas vagas.

(8)

II- Maior número de 1º. Lugares; III- Maior número de 2º. Lugares; IV- Maior número de 3º. Lugares; V- Maior Número de 4º. Lugares, e

VI- E assim sucessivamente, até o 10º. Lugar.

36- E se mesmo assim, persistir o empate, as duplas que ainda estiverem empatadas, irá decidir o desempate na pista, puxando tantos bois quantos necessários para que haja o desempate.

37. Para auxiliar os trabalhos do Juiz, da comissão alternativa e dos fiscais das provas são exigidos dos organizadores do evento de Vaquejada, duas câmeras filmadoras dos dois lados da faixa de derrubada do boi, uma delas devendo acompanhar o vaqueiro até a saída da pista, além de outra no curral, podendo esta última ser substituída por um fiscal indicado pela Comissão do evento, para não permitir trocas de bois, ou boiada, o uso de choques, ferrões, quebra de cauda e outros maus tratos.

38. A comissão de vaquejada que será composta pelos organizadores do evento, pelos organizadores das etapas e pela comissão de vaquejada da Prefeitura Municipal, julgarão os casos omissos a este regulamento, inclusive poderá desclassificar o(s) vaqueiro(s) que ofenda(ão) diretamente ou indiretamente, ou através de membros da sua equipe, os organizadores do evento.

39. Os Competidores, não poderão bater no boi de forma alguma, nem tocá-lo em sua face, sob pena de desclassificação da dupla infratora.

(9)

- Todo o regulamento do Circuito de Vaquejada, terá a mesma validade em todas as etapas, e será mantido com rigor pela Comissão Organizadora do Evento que fará cumprir o presente regulamento na sua inteireza.

A comissão de vaquejada do Município é soberana, e a última instância para qualquer recurso, cabendo a ela ainda, dirimir as dúvidas que a ela chegarem e nos casos omissos a este regulamento, com poderes, inclusive, para eliminar da classificação, da etapa ou do circuito, os Participantes, que desrespeitarem com ofensas morais, sejam verbais ou físicas, qualquer membro da comissão do Parque, ou os profissionais que estiverem trabalhando para a realização da etapa.

I - PREMIAÇÃO

Fica definido que em cada prova será oferecida uma premiação em dinheiro mais troféus.

A classificação das etapas do circuito será feita, utilizando-se a mesma classificação de cada prova. Caso ocorra empate, o critério de desempate será a numeração da senha, sendo feita à classificação por ordem crescente da numeração para efeito de pagamento da premiação e troféus.

A Vaquejada de Paratinga 2014 terá uma premiação de R$= 31.000,00 (trinta e um mil reais) distribuídos entre os participantes de cada Classe, na seguinte ordem: Classe amador:

1º LUGAR R$= 1.000,00 (MIL REAIS) 2º LUGAR R$= 1.000,00 (MIL REAIS) 3º LUGAR R$= 1.000,00 (MIL REAIS) 4º LUGAR R$= 1.000,00 (MIL REAIS) 5º LUGAR R$= 1.000,00 (MIL REAIS) 6º LUGAR R$= 1.000,00 (MIL REAIS) 7º LUGAR R$= 1.000,00 (MIL REAIS)

(10)

Classe Universitário (profissional):

1º LUGAR R$= 5.000,00 (CINCO MIL REAIS) 2º LUGAR R$= 2.000,00 (DOIS MIL REAIS) 3º LUGAR R$= 2.000,00 (DOIS MIL REAIS) 4º LUGAR R$= 2.000,00 (DOIS MIL REAIS) 5º LUGAR R$= 2.000,00 (DOIS MIL REAIS) 6º LUGAR R$= 2.000,00 (DOIS MIL REAIS) 7º LUGAR R$= 2.000,00 (DOIS MIL REAIS) 8º LUGAR R$= 2.000,00 (DOIS MIL REAIS) 9º LUGAR R$= 2.000,00 (DOIS MIL REAIS) 10º LUGAR R$= 2.000,00 (DOIS MIL REAIS) Idoso (acima de 50 anos):

1º LUGAR R$= 500,00 (QUINHENTOS REAIS) 2º LUGAR R$= 500,00 (QUINHENTOS REAIS) II - PONTUAÇÃO

II.I - A cada prova os competidores das categorias amador e universitário, que ficarem entre os dez primeiros colocados, terão a seguinte pontuação:

 1º Lugar: 30 pontos  2º ao 5º Lugar: 20 pontos  6º ao 10º Lugar: 10 pontos.

II.II- Além dos pontos acima, os participantes, ao se inscreverem, ganharão

automaticamente, 10 (dez) pontos, e em caso de baterem a senha, ganharão mais 10 (dez) pontos.

(11)

III.I - Serão computados os pontos ganhos por animal em cada etapa, ficando os 30 (trinta) melhores pontuados por cada categoria, para a disputa final - Campeões dos Campeões.

Este regulamento entra em vigor a partir desta data, com as assinaturas do Sr. Prefeito e da comissão organizadora do evento.

Paratinga – Bahia, 20 de Junho de 2014.

Eliezer Pereira Dourado Filho. Prefeito Municipal

Jessé de Moura Rocha

Secretário de Agricultura e Expansão Econômica

Comissão Organizadora:

Delson Ramos Gilmar do Vale Dourado José Pereira da Silva . (Zé Pintinha)

Jessé de Moura Rocha Maricélio Teixeira do Anjos.(Celio)

Referências

Documentos relacionados

MO-MATERIAL DE INSTALACAO ELETRICA E ELETRONICA,VISANDO ATENDER AS NO VAS INSTALACOES, DA SECRETARIA DE GOVERNO: ADESIVO PARA TUBO PVC 75G LAMPADA FLUOR.. 40W

A execução da Carta de Unidades Geoambientais seguiu as seguintes etapas: Divisão das unidades por fotointerpretação (unidades da paisagem); Agrupamento das unidades segundo os tipos

No Brasil, a visão antropocêntrica de proteção ao meio ambiente ainda é predominante, o que não implica falar que o ordenamento jurídico não impõe limites e responsabilidades

(45) Adicionalmente, como o tratamento de reabilitação prosseguiu após a alta da UTI, a terapia indireta pode ter ainda contribuído para melhora da função de deglutição durante

ET_CBSM: Tendo por base o cenário CBSM no que diz respeito ao setor energia e processos industriais (sem qualquer limite de emissões até 2050), conjugado com o cenário Baixo

fornecem recursos para serem investi- dos em algum negócio, esperando, em troca, uma determinada taxa de retorno para um horizonte defi nido; as empre- sas gestoras de PE/VC,

seduzido pela conversa dos funcionários do Banco réu que com ele lidavam, nomeadamente do seu gestor de conta, que lhe asseguraram que o capital estava garantido”; “- O documento

Relativamente aos valores médios totais dos compostos voláteis quantifi- cados nas 3 espécies de madeira de carvalho estudadas (Figura 2), foi possível verificar a existência