• Nenhum resultado encontrado

Programação, que segue até 07 de outubro, traz as bandas Tono e Letuce, entre outros.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programação, que segue até 07 de outubro, traz as bandas Tono e Letuce, entre outros."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PALAVRAS CRUZADAS LEVA MÚSICA, POESIA E ARTES

VISUAIS AO PALCO DO Oi FUTURO

• Série de espetáculos e intervenções criativas estreia dia 3 de agosto, em

Ipanema.

• Programação, que segue até 07 de outubro, traz as bandas Tono e Letuce,

entre outros.

Rio de Janeiro, 1º de agosto de 2012 – A partir de 03 de agosto, o Oi Futuro apresenta o projeto Palavras Cruzadas, que levará ao palco do centro cultural de Ipanema espetáculos e intervenções criativas reunindo, ao mesmo tempo, artistas visuais, poetas e músicos.

O projeto tem direção de Marcio Debellian, roteirista e coprodutor do documentário ‘Palavra (En)cantada’, patrocínio da Oi, com apoio cultural do Oi Futuro, e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

A ideia central do Palavras Cruzadas é alcançar possibilidades criativas que, isoladamente, não seriam realizadas. Para além de uma mera composição entre os trabalhos já realizados por estes artistas, Palavras Cruzadas tem como objetivo principal apresentar espetáculos impulsionados pela ‘contaminação’ criativa entre estas diferentes linguagens.

O projeto busca revelar uma nova forma de criação poético-musical, cada vez mais frequente entre os artistas contemporâneos, na qual uma canção - por definição o casamento perfeito entre melodia e letra – pode, por exemplo, ganhar novos contornos a partir de uma proposta visual associada a ela desde a sua concepção original.

PROGRAMAÇÃO:

Letuce, André Dahmer e Bruna Beber

03, 04 e 05 de agosto // Sexta e Sábado às 21h, Domingo às 20h.

A abertura do projeto será com apresentações concebidas pela banda Letuce, formada pelo casal Lucas Vasconcellos e Letícia Novaes, referência da música contemporânea carioca; pelo artista visual, poeta e quadrinista André Dahmer, autor de uma série de livros de sucesso e criador do site

malvados.com; e pela poeta Bruna Beber, destaque na nova geração de poetas brasileiros e autora de “A fila sem fim dos demônios descontes” e “Balés”. Além de estar em cena, Bruna ocupará os banheiros do Oi Futuro Ipanema com a exposição “Papéis Privados”.

Leo Cavalcanti, Paulo Mendel e Omar Salomão

31 de agosto, 01 e 02 de setembro // Sexta e Sábado às 21h, Domingo às 20h.

Leo Cavalcanti é cantor, compositor, multiinstrumentista e arranjador. Seu primeiro álbum, "Religar", foi lançado ao final de 2010, com excelente acolhida de público e crítica. Omar Salomão atua em diversas áreas entre a música, a poesia e as artes plásticas. Em 2011, lançou “Impreciso” e montou sua primeira exposição individual na Galeria Mercedes Viegas (RJ). Reune

(2)

seus trabalhos no site obomleao.com. Paulo Mendel trabalha com cinema, vídeo, animação e experimenta possibilidades audiovisuais em diferentes meios. É também o criador do projeto blanktape.com.br, um espaço expositivo online no qual dialoga com outros artistas.

Tono, João Penoni e Ramon Mello

05, 06 e 07 de outubro // Sexta e Sábado às 21h, Domingo às 20h

A banda Tono é umas grandes novidades na cena musical do Rio de Janeiro dos últimos anos. Atual vencedora do prêmio "Aposta MTV" do Video Music Brasil, tem dois discos lançados, "Tono Auge" (2009) "Tono" (2010). Formada por jovens músicos que, de forma paralela ao trabalho do grupo, acompanham artistas como Adriana Calcanhotto, Gilberto Gil e Gal Costa, o Tono se destaca pela inventividade de suas composições e performances no palco. Ramon Mello é poeta, jornalista, e ator. É autor dos livros “Vinis mofados” (2009) e “Poemas tirados de notícias de jornal” (2012). Responsável pela obra do poeta Rodrigo de Souza Leão (1965-2009), idealizou o espetáculo “Todos os cachorros são azuis”, dirigido por Michel Bercovitch, e foi curador, junto com Marta Mestre, da exposição “Tudo vai ficar da cor que você quiser” (MAM/RJ 2011-2012). Organizou também, entre outros trabalhos, “Escolhas” (2009), autobiografia intelectual da professora Heloisa Buarque de Hollanda. João Penoni é formado em Design e estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Há cerca de oito anos realiza um trabalho de investigação sobre o corpo, relacionando-o com o espaço e a luz, através de diferentes meios, como a fotografia, o vídeo e a performance. Participou recentemente de importantes exposições coletivas no Brasil, Portugal e México. Ramon Mello e João Penoni estão entre os artistas que fazem parte da Rio Occupation London, promovido pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, durante o mês de julho.

Desdobramentos

Todas as apresentações e o making of do Palavras Cruzadas serão filmados para dar origem a um documentário. Além desta primeira temporada que segue até outubro, o objetivo é promover e registrar mais cinco espetáculos criados a partir do encontro entre músicos, poetas e artistas visuais.

O intuito é realizar um filme que aponte um olhar para uma geração de artistas, colocando em foco o processo colaborativo entre eles, e jogando luz no atravessamento da imagem e das artes plásticas no universo da canção. SERVIÇO:

PALAVRAS CRUZADAS De 3 de agosto a 7 de outubro

Oi Futuro (R. Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema) Tel. (21) 3201-9333

Sexta e sábado, 21h, domingo, 20h | Teatro Ingresso: R$ 20,00 | Classificação etária: 14 anos

*A meia entrada é vendida somente com a apresentação da carteirinha e/ou documentos de identificação no ato da compra

(3)

Sobre o Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.  

 

Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.  

 

O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. Em 2010, a Oi ainda lançou, por meio do Oi Futuro, seu primeiro edital para patrocínios de projetos de preservação e conservação do meio ambiente, reforçando ainda mais o compromisso com iniciativas sustentáveis. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, apoiando e desenvolvendo parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.  

Mais informações: Comunicação Corporativa – Oi Leïlah Accioly Oi Fixo: (21) 3131-3090 Oi Móvel: (21) 8834-0055 leilah.accioly@oi.net.br

Sobre o Palavras Cruzadas – por Marcio Debellian (*)

Palavras Cruzadas é um ensaio. Uma experiência. Uma interseção de ideias, artistas e linguagens.

Um desejo de pensar a canção – por definição a integração perfeita entre palavra e som – em novos contornos, atravessada por outras linguagens, especialmente a imagem. A canção num mundo veloz, interconectado, de estímulos visuais, diluição de diferenças e fronteiras. De ampliação de possibilidades.

***

Um pensamento sobre fisicalidade, abraços, encontros. Almas analógicas. Sobre o calor que um violão traz ao corpo, o calo que ele provoca nas pontas

(4)

dos dedos, o prazer de uma voz cavada de um diafragma. Ideias que surgem em lápis de cor, pincel, telas, cadernos, rascunhos, papéis picados. Versos na lixeira. Mãos sujas de tinta.

***

Permanências e Novidades.

***

A convivência entre formas artesanais e tecnológicas.

A sucessão de meios que se acumulam, sem que um anule ao outro.

A criação original, que virou referência, que virou tendência, que virou um bololô de consumo pop.

O limite matemático em que tudo se combina e tende ao infinito.

***

Músicos, poetas, artistas visuais Som, palavra, imagem

Um palco

Telas em branco

(*) Marcio Debellian é diretor do projeto Palavras Cruzadas. É autor do argumento, coprodutor e um dos roteiristas do documentário “Palavra (En)cantada” (2009) sobre a relação entre poesia e música no Brasil. É organizador da antologia “Liberdade até Agora” (com Eduardo Coelho – Mobile, 2011) e da nova edição do livro “Maria Bethânia Guerreira Guerrilha” (com Ramon Mello – Mobile, 2011), de Reynaldo Jardim. Reúne seus trabalhos no site da sua produtora, Debê Produções: www.debe.com.br

Palavras Cruzadas ou A Pureza é um mito Frederico Coelho (*)

Não é de hoje que vivemos tempos em que a conexão universal 24 horas por dia, através de máquinas e telas, nos demanda novas sensibilidades. Neste mundo digital, a produção de palavras, sons e imagens são abundantes e se entrelaçam constantemente no dia-a-dia das pessoas. São tempos em que todos – principalmente as mais jovens – “escutam” música através dos vídeos da internet, fazem filmes através do celular e se tornam “curadores” de sites com textos, sons e imagens coletados em um vasto arquivo digital.

Se ao longo da história a relação entre as diferentes práticas estéticas obedeciam hierarquias e se definiam por exclusões como alta e baixa ou

(5)

centro e margem, atualmente esses limites afrouxam e infinitas frentes de produção cultural e artística atravessam linguagens, se apropriam de técnicas alheias, invadem espaços e reinventam as definições que sempre demos aos objetos e discursos da arte.

Hoje, músicos, poetas, designers, fotógrafos, dramaturgos, performers, cineastas, artistas visuais e muitos outros produtores culturais podem criar obras e ideias em meio a tais processos de apropriação e recriação de repertórios e práticas alheias. Nesse espaço virtual, amplo e sem fronteiras, som, palavra e imagem ganham novas formas e caminhos a partir dos seus entrelaçamentos. Das práticas mais artesanais aos processos mais tecnológicos, esse encontro é cada vez maior e mais rico.

Em meio a essa profusão virtual de ferramentas e possibilidades, como seria transpor para um palco esses encontros e invenções entre palavras, sons e imagens? O que pode ocorrer se sairmos das telas e articularmos música pop, poesia e artes visuais ao vivo, na presença de um público? Como criar condições para que as criações simultâneas e os resultados híbridos desses trabalhos sejam feitos a partir de parcerias inéditas? É justamente nesse nó entre o virtual e o presencial, entre o show, a obra aberta e o processo criativo que o evento PALAVRAS CRUZADAS aterrissa na cidade. Durante os meses de agosto, setembro e outubro, o Oi Futuro de Ipanema abrigará um evento feito a partir dessas encruzilhadas criativas entre poesia, artes visuais, música e dos desdobramentos inéditos que podem ocorrer nesses encontros. Apresentando artistas cujos trabalhos e trajetórias são abertos a essas possibilidades, cada noite do evento apresentará um caminho possível de criação.

Assim, PALAVRAS CRUZADAS não é apenas mais um evento com muitas atrações que ocorrerá na cidade. Sua proposta é fundar novas frentes de trabalho, ampliar os olhos, bocas e ouvidos que circulam pela vida cultural do

(6)

Rio de Janeiro e do Brasil, investindo na ideia de que o cruzamento de fronteiras é não só saudável, mas necessário para seguirmos compreendendo e vivendo nossos tempos.

(*) Frederico Coelho é pesquisador, ensaísta e professor de Literatura e Artes Cênicas da PUC-Rio. Publicou livros como Livro ou livro-me: os escritos babilônicos de Hélio Oiticica (EdUERJ, 2010), Museu de Arte Moderna – Arquitetura e Construção (org. Cobogó, 2010), Pintura Brasileira Sec. XXI (com Isabel Diegues, Cobogó 2011) e A Semana sem fim – celebrações e memória da Semana de Arte Moderna de 1922 (Casa da Palavra, 2012).  

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a