• Nenhum resultado encontrado

I NTROD U ÇÃO AO M Ó DULO DE S E RV I Ç O S GE R A I S. Meio ambiente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I NTROD U ÇÃO AO M Ó DULO DE S E RV I Ç O S GE R A I S. Meio ambiente"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

INTRODUÇÃO AO MÓDULO DE SERVIÇOS GERAIS

Meio ambiente

Conceitos

bioética – cidadania – direitos do consumidor – biotecnologia – transgênicos - aquecimento global – áreas de proteção ambiental (APA) – Atmosfera – Biodegradável – Biodiversidade – Biosfera - Camada de ozônio – Ciclo de água – Chuva ácida - Conservação ambiental – Contaminação – Degradação ambiental – Desenvolvimento sustentável – Ecologia – Ecossistema – Efeito estufa – Fauna – Flora – Impacto ambiental – Poluição – Preservação – Recursos não renováveis – Recursos naturais – Recursos renováveis e Sustentabilidade

(2)

Habilidades a serem desenvolvidas:

Identificar e aplicar conceitos de bioética, direitos do consumidor, biotecnologia e meio ambiente em debates e análise de situações-problema.

O meio ambiente

A paisagem é uma das marcas da identidade nacional. Quando se fala em meio ambiente, paisagem não é tudo. O conceito de meio ambiente refere-se ao con-junto de condições e influências externas que afetam a vida e seu desenvolvi-mento. Envolve desde fatores como solo, água, ar, luz etc. até os seres vivos, bem como as relações que estabelecem entre si e com o meio físico.

No estudo das questões ambientais, que não possuem importância apenas para cientistas, são utilizados conhecimentos de diferentes campos, tais como a Biologia, Geografia, Sociologia, Economia entre outros. O que acontece com o planeta onde vivemos, nos afeta de uma forma ou de outra, seja de alcance local, como a poluição do bairro onde moramos , seja de alcance global como o agravamento do efeito estufa. Para resolver ou minimizar problemas como redução da biodiversidade ou aquecimento global, são necessárias decisões e ações individuais e coletivas, incluindo acordos entre governos de países a ati-tudes pessoais como jogar o lixo no local adequado do ambiente de trabalho de modo a reciclá-lo. Para que você possa entender melhor o que vem ocorrendo no meio ambiente e sendo divulgado pelos diferentes meios de comunicação, emitir opiniões, tomar decisões e até mudar de atitude, se for necessário, veja a seguir o significado de alguns termos comumente utilizados ao se tratar de questões ambientais:

Aquecimento global - fenômeno climático que se caracteriza pelo aumento da tempe-ratura média no planeta Terra que vem sendo constatado nos últimos 150 anos. Causas naturais ou provocadas pelo homem têm sido propostas pelos cientistas para explicar o fenômeno, mas há fortes indícios de que o agravamento do efeito estufa, causado pela liberação de gases poluentes, seria uma das principais.

Áreas de proteção ambiental (APA) - áreas decretadas, pelo Poder Público para a pro-teção ambiental, a fim de assegurar o bem estar das populações humanas e conservar ou melhorar as condições ecológicas locais.

(3)

Atmosfera - camada de ar que envolve o planeta

Biodegradável - que se decompõe em substâncias naturais por ação de microorganismos.

Biodiversidade - Variedade de plantas, animais, fungos e microrganismos em uma de-terminada região. O Brasil é considerado um país de megadiversidade, tamanha a ri-queza de variedade de espécies encontradas em seu território.

Biosfera – toda a região onde podem ser encontrados seres vivos no planeta Terra, seja no solo, na água ou no ar.

Camada de ozônio – camada de gás que existe na atmosfera e que atua como filtro do excesso de radiação solar protegendo-nos de efeitos nocivos tais como câncer. Reações químicas entre gases poluentes que chegam à atmosfera tais como os CFC (cloroflu-orcarbonos) presentes em sprays, gases de refrigeração dentre outros, podem causar destruição da camada de ozônio, formando “buracos” onde o ozônio fica escasso.

Ciclo de água - processo natural pelo qual a água sofre mudanças de estado físico (eva-pora, torna a passar para o estado líquido, congela etc) e se renova no planeta.

Chuva ácida – refere-se à chuva rica em ácidos fortes que se formam pela ação de po-luentes na atmosfera. Seu efeito corrosivo pode danificar monumentos, edifícios, bem como afetar plantações e demais seres vivos, incluindo o homem.

Conservação ambiental - desenvolvimento de ações de proteção dos recursos naturais para determinado uso. Uso racional de qualquer recurso da natureza através de medi-das que assegurem a sua renovação ou auto-sustentação, podendo ocorrer utilização econômica.

Contaminação – introdução, no meio ambiente, seja na água, ar ou solo, de organismos causadores de doenças, substâncias tóxicas ou radioativas em concentrações nocivas à saúde dos seres humanos. É um caso particular de poluição.

Degradação ambiental - termo usado para designar alterações resultantes da atividade humana no ambiente e que podem causar desequilíbrio e destruição, parcial ou total, dos ambientes naturais.

(4)

Desenvolvimento sustentável - processo de melhoria nas condições de vida das po-pulações humanas que leve em conta os limites de capacidade de renovação dos ecossistemas.

Ecologia - ciência que estuda as relações que ocorrem entre os seres vivos e o ambiente.

Ecossistema – conjunto dos organismos em uma determinada área, interagindo com o am-biente físico.

Ecoturismo – tipo de turismo que se pauta em desenvolver a sensibilidade dos seres hu-manos na defesa da natureza bem como contribuir para a redução dos impactos em uma determinada região.

Efeito estufa - Fenômeno natural que consiste na retenção de parte da radiação solar que atinge o planeta na atmosfera. O restante alcança a superfície terrestre aquece e irradia calor. Este fenômeno é importante e garante que as temperaturas médias no planeta sejam favoráveis à vida. O problema é seu agravamento, provocado pela emissão de gases na atmosfera, especialmente o gás carbônico. A queima de combustíveis fósseis, tais como os derivados do petróleo (gasolina, querosene, óleo diesel etc) é uma das principais fontes de emissão de gases estufa.

Fauna - conjunto de animais que vivem num determinado ambiente, região ou época.

Flora – as espécies vegetais que compõem a vegetação de uma determinada região.

Impacto ambiental - qualquer alteração nas características do ambiente resultante da ação dos seres humanos, em especial aquelas que direta ou indiretamente, afetem a saú-de, a segurança dos seres vivos e a qualidade/quantidade dos recursos ambientais.

Poluição - qualquer interferência prejudicial nas águas, ar e solo.

Preservação - adoção de medidas para a proteção dos recursos naturais.

Recursos não renováveis - recursos cuja quantidade diminui irreversivelmente com o uso, levando ao seu esgotamento. Ex: petróleo

Recursos naturais - fontes de riqueza material e de biodiversidade que existe em estado natural, tais como rios, matas, reservas minerais e outros.

(5)

Recursos renováveis – recursos que podem se auto-renovar/reciclar. Ex: madeira.

Sustentabilidade - característica de um processo ou estado que pode ser mantido indefi-nidamente. Em ecologia refere-se à gestão do uso dos recursos naturais pelo ser humano, de forma que se beneficiem as gerações atuais, mas mantenha-se a potencialidade para satisfazer às necessidades das gerações futuras.

Agora que você já conhece os principais termos usados nas questões ambien-tais, leia os textos a seguir. Sublinhe as palavras que desconhecer ou tiver dú-vida quanto ao significado e consulte o dicionário para melhor compreensão.

Leia:

1) Os maiores encantos da natureza estão aqui.

O Brasil destaca-se em todo o mundo entre os destinos que oferecem mais opções nesse segmento turístico. São 8,5 milhões de quilômetros quadrados de um país repleto de Parques Naturais, Reservas da Biosfera e Áreas de Pre-servação Ambiental – muitas delas intituladas pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. Escolha um desses paraísos ecológicos e venha. O Brasil espera por você.

2) Agenda Ambiental na Administração Pública

“ (...) No Brasil, surgiu em 1981, a Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938), um marco histórico no desenvolvimento do direito ambiental, estabelecendo definições legais sobre os temas: meio ambiente, degradação da qualidade ambiental, poluição, poluidor e recursos ambientais. Institui um importante mecanismo de proteção ambiental – o estudo prévio de impacto ambiental (EIA) e seu respectivo relatório (Rima), instrumentos modernos em termos ambientais mundiais.

Seguiu-se à Lei de Ação Civil Pública (Lei nº 7.347, de 1985) a qual tutela os valores ambientais, disciplinando a ação civil pública de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.

Em 1988, nossa Constituição Federal dedicou em seu título VIII, Da Or-dem Social, no capítulo VI, artigo 225, normas direcionais da problemática ambiental, definindo meio ambiente como bem de uso comum do povo. Já a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que trata dos crimes ambientais, é

(6)

considerada um marco na proteção efetiva do meio ambiente. Por sua vez, a Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro, a ECO-92, sacramentou em termos mundiais a preocupação com as questões ambientais, reforçando os princípios e as regras para o com-bate à degradação ambiental, elaborando a Agenda 21, instrumento diretriz do desenvolvimento sustentável. Em face do ordenamento jurídico brasileiro, entende-se ser viável a implantação de uma política de consumo mais susten-tável pela Administração Pública.

Objetivos

• Combate a todas as formas de desperdício dos bens públicos e recursos naturais;

• Inclusão de critérios socioambientais nos investimentos, compras e contratações públicas;

• Gestão ambiental dos resíduos, incluindo a parceria com cooperativas de catadores de lixo para geração de trabalho e renda;

• Formação continuada dos servidores públicos em relação aos aspectos socioam-bientais e de melhoria da qualidade do ambiente de trabalho;

• Reacender a ética e a auto-estima dos servidores públicos, principalmente em rela-ção ao atendimento de interesses coletivos (...)”.

Atividades

1. Analisem se o trabalho que realizam nas empresas apresenta alguma relação com o meio ambiente. Socializem suas idéias.

2. Pesquisem, durante uma semana, notícias relacionadas a questões ambientais. Or-ganizem um mural com o material obtido ou compartilhem com a turma lendo oral-mente as notícias.

3. Resolva questões do ENEM que tratam das questões ambientais

A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no Rio Xingu, no município de Vitória do Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior total-mente brasileira, com capacidade de 11.2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, os agriculto-res fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina.

BACOCCINA, D.; QUEIROZ, G.; BORGES, R. Fim do Leilão, começo da confusão. Istoé Dinheiro, ano 13, no 655, 28 abr. 2010 (adaptado)

(7)

Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados

a. ao potencial hidrelétrico dos rios do norte e nordeste quando comparados às bacias hidrográficas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

b. à necessidade de equilibrar e compatibilizar o investimento no crescimento do país com os esforços para a conservação ambiental.

c. à grande quantidade de recursos disponíveis para as obras e à escassez dos recur-sos direcionados para o pagamento pela desapropriação das terras.

d. ao direito histórico dos indígenas à posse dessas terras e à ausência de reconheci-mento desse direito por boa parte das empreiteiras.

e. ao aproveitamento da mão de obra especializada disponível na região Norte e o interesse das construtoras na vinda de profissionais do Sudeste do país.

4. ENEM - 2010

As cidades industrializadas produzem grandes proporções de gases como o CO2, o principal gás causador do efeito estufa. Isso ocorre por causa da quantidade de com-bustíveis Fosseis queimados, principalmente no transporte, mas também em caldeiras industriais. Além disso, nessas cidades concentram-se as maiores áreas com solos asfaltados e concretados, o que aumenta a retenção de calor, formando o que se co-nhece por “ilhas de calor”. Tal fenômeno ocorre porque esses materiais absorvem o calor e o devolvem para o ar sob a forma de radiação térmica.

Em áreas urbanas, devido à atuação conjunta do efeito estufa e das “ilhas de calor”, espera-se que o consumo de energia elétrica

a. diminua devido à utilização de caldeiras por indústrias metalúrgicas. b. aumente devido ao bloqueio da luz do sol pelos gases do efeito estufa. c. diminua devido à não necessidade de aquecer a água utilizada em indústrias. d. aumente devido à necessidade de maior refrigeração de indústrias e residências. e. diminua devido à grande quantidade de radiação térmica reutilizada.

O lixão que recebia 130 toneladas de lixo e contaminava a região com o seu chorume (líquido derivado da decomposição de compostos orgânicos) e foi recuperado, trans-formando-se em um aterro sanitário controlado, mudando a qualidade de vida e a pai-sagem e proporcionando condições dignas de trabalho para os que dele subsistiam. Revista Promoção da Saúde da secretaria de Políticas de Saúde

(8)

Quais procedimentos técnicos tornam o aterro sanitário mais vantajoso que o lixão, em relação às problemáticas abordadas no texto?

a. O lixo é recolhido e incinerado pela combustão e altas temperaturas.

b. O lixo hospitalar é separado para ser enterrado e, sobre ele, colocada cal virgem. c. O lixo orgânico e inorgânico é encoberto, e o chorume canalizado para ser tratado

e neutralizado.

d. O lixo orgânico é completamente separado do lixo inorgânico, evitando a formação de chorume.

e. O lixo industrial é separado e acondicionado de forma adequada, formando uma bolsa de resíduos.

Questões de concurso

PMS. PAULO

Atenção: As questões de números 9 a 13 baseiam-se no texto

apre-sentado a seguir.

No final de 2006, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embra-pa, respondeu a uma pergunta típica de almanaque: qual a cidade onde mais chove no Brasil? Dados anteriores mostravam que a Serra do Mar, em São Pau-lo, entre Paranapiacaba e Itapanhaú, era a região mais chuvosa. Ubatuba aca-bava levando a fama. Mas agora sabe-se que é na amapaense Calçoene que o toró predomina. Chove 4.165 milímetros, por ano, cerca de 500 milímetros a mais do que na Serra do Mar.

Era natural supor que na Amazônia estariam os locais de maior pluviosida-de. Afinal, a região só possui duas estações no ano, verão e inverno – ambas, medidas pela quantidade de água que cai dos céus. Em Belém, ou chove o dia todo (no inverno) ou chove todo dia (no verão). A explicação está no calor que, quando atinge seu ápice, faz com que a água caia por cerca de dez minutos. O folclore local diz que os compromissos são marcados para antes ou depois da chuva. Ou eram. São Pedro não anda mais tão pontual.

Segundo meteorologistas, o atraso da chuva para o começo da noite aconte-ce por conta dos desmatamentos, que desequilibram o clima. Outro vilão é o El Niño – fenômeno atmosférico - oceânico que causa o aquecimento do Pacífico Tropical. Persistindo o desmatamento, a chuva de Belém pode se tornar tão

(9)

folclórica quanto a garoa diária que caía em São Paulo, hoje substituída por nada discretas tempestades de verão.

(Adaptado de Brasil, Almanaque de Cultura Popular. TAM nas nuvens. An-dreato comunicação & cultura, março de 2007)

9. Conclui-se corretamente do texto que a garoa diária de São Paulo

(A) permanece ainda hoje sob forma de tempestades de verão. (B) desapareceu em consequência de alterações ambientais.

(C) existia por causa do El Niño, que altera a temperatura do oceano Pacífico. (D) constitui fenômeno climático idêntico ao das chuvas em Belém.

(E) foi garantia para que a região sempre tivesse o maior índice de chuvas.

10. De acordo com o texto, a cidade brasileira que recebe maior quantidade de chuvas é

(A) Calçoene; (B) Belém; (C) Ubatuba; (D) São Paulo; (E) Paranapiacaba.

11. A explicação, no texto, para as alterações no regime de chuvas na Amazônia está

(A) na ausência de estudos mais rigorosos sobre o clima no Brasil. (B) na impossibilidade de medição correta em algumas cidades. (C) no desequilíbrio provocado no clima pelos desmatamentos. (D) na divisão do clima em apenas duas estações, inverno e verão. (E) na maior quantidade de chuvas que caem em toda a região.

(10)

12. Ou eram. (2o parágrafo) O comentário acima significa, no texto, que

(A) as chuvas de inverno atrapalham os compromissos da população, pois costumam

cair o dia todo;

(B) a noção de que a chuva determina os compromissos em Belém é apenas uma

his-tória localizada, sem razão de ser;

(C) a pontualidade dos moradores de Belém não é mais considerada um hábito

mar-cante da região;

(D) a ocorrência diária de chuvas em Belém não é mais tão previsível, como no passado. (E) os habitantes de Belém não assumem mais seus compromissos por causa das

chu-vas diárias de verão.

13. Era natural supor que na Amazônia estariam os locais de maior pluviosidade (início do 2o parágrafo). O sentido da frase acima está, com outras palavras, em:

(A) As chuvas caem certamente, em maior quantidade, na região amazônica; (B) A Amazônia seria, mais provavelmente, a região de maior quantidade de chuvas; (C) A Amazônia teria, naturalmente, os locais que recebem menos chuvas durante o ano; (D) As chuvas mais torrenciais são as que se originam na Amazônia, naturalmente; (E) A idéia de chuvas na Amazônia é natural, por causa de sua localização.

Referências

Documentos relacionados

Essa rela- ção é benéfica para o desenvolvimento de resinas de alto peso molecular, uma vez que essas resinas são normalmente destinadas a aplicações flexíveis, nas quais, na etapa

T3b IIIB Comprometimento vaginal (extensão direta ou metástase) N1 IIIC Metástase para linfonodos pélvicos e/ou para-aórticos T4 IVA Tumor que invade a mucosa vesical e/ou

Table 1 - AIDS cases (number and incidence rate per 100,000 inhab.) in young people aged 13 to 24 reported on the SINAN system, informed on the SIM system and recorded on

Sexto passo: O material criado pode ser exposto para o colégio sob o tema: As batalhas de um vampiro e de um Zumbi

Com isso, espera-se conseguir uma parametrização do centro de pressões para aumentar a velocidade do cálculo do torque aerodinâmico além de implementar à rotina

Use o Conversor de Mídia Philips para converter os arquivos de vídeo, para corrigir o tamanho da tela e transferir os vídeos do seu computador para o seu aparelho.. Esta aplicação

• Normalização: consiste em aquecer a peça a uma temperatura acima da zona crítica , manter o tempo suficiente para que toda estrutura se transforme em austenita e resfriar no ar.

Nesse sentido, pode-se dizer que a partir de um planejamento mais aguçado pode ser desenvolvido uma mudança de comportamento em longo prazo na educação alimentar,