• Nenhum resultado encontrado

Literatura e memória: uma analise sobre Cristóvão Colombo no romance Vigília do Almirante de Augusto Roa Bastos. Resumo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Literatura e memória: uma analise sobre Cristóvão Colombo no romance Vigília do Almirante de Augusto Roa Bastos. Resumo"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Literatura e memória: uma analise sobre Cristóvão Colombo no

romance Vigília do Almirante de Augusto Roa Bastos.

Rafaela da silva Mendes1

Dernival Venâncio Ramos júnior2

Resumo

O texto a representação de Cristóvão Colombo no livro de Augusto Roa Bastos Vigília do Almirante. O autor criou uma versão humanizada do “descobridor” da América. Partimos do pressuposto de que essa versão está ligada a uma discussão sobre a memória do descobrimento da América quando se comemorava 500 anos desse evento.

Palavras chaves: Colombo, Descoberta, América.

Introdução

A presente pesquisa, literatura e memória: uma analise sobre Cristóvão Colombo no romance Vigília do Almirante de Augusto Roa Bastos, esta a discutir sobre esta memória que é uma construção social. A partir do romance pretendemos problematizar esta memória que esta em torno desse símbolo que é Colombo, sendo a partir das comemorações dos 500anos dessa descoberta da América que o então autor Roa Bastos escreve seu romance.

O livro opta por demonstrar que Colombo foi um homem com duvidas e incerteza. Ao contrario dessa figura que é repassada de herói e visionário para a sociedade através dos filmes e dos monumentos. E levando a sociedade que esse homem visionário detinha de todo conhecimento da certeza que navegando para a direção do leste chegaria a América.

A partir do romance buscaremos discutir sobre esta representação que foi construída de Cristóvão Colombo na memória, que gerou na intervenção sobre o passado e na posteriori. Que foi durante as comemorações dos 500anos do descobrimento da América em 1992 houve varias polêmicas e publicações que incitava

1

Aluna do curso de História bacharelado; campus de Araguaína; e-mail: mendezrafaela@hotmail.com. PIBIC/CNPQ

2

(2)

sobre este descobrimento e de suas consequências. E sendo neste contexto que o autor Augusto Roa Bastos lançou o seu romance Vigília do Almirante que tende a descrever sobre a vida de Cristóvão Colombo, mas sempre a demonstrando outra versão desse personagem que é histórico e simbólico, mas buscando passar a partir do romance esse ser humanizado.

Material e métodos

De acordo com o autor Peter Burke (2006) que descreve no livro Variedades de Historia Cultural, que o termo História Cultural remonta do século XVIII, e sendo retomada no século XX que pode possibilitar o inicio de mudanças no campo historiográfico, e proporcionado a abertura de novos campos de abordagem da historia como, por exemplo, a musica, arte e literatura. É que a nossa pesquisa está embasada dentro do contexto da historia cultural.

Portanto a história começou a ter outros olhares a partir das fontes e de suas problemáticas. Como a fonte literária, nesta pesquisa utilizamos a literatura como lugar de construção dessas representações sobre o passado que é entendido e relacionadas essas disputas em torno da memória. “A memória é um fenômeno construído social e individualmente, quando se trata da memória herdada, podemos também dizer que há uma ligação fenomenológica muito estreita em memória e o sentimento de identidade” (POLLAK 1992 p. 5). A memória de Colombo é uma construção Social, que esta perpetuando uma visão de herói e descobridor do continente americano; essa memória essa sendo instituída pelos conquistadores espanhóis. A então memória que esta envolvida na sociedade foi questionada durante as comemorações dos 500anos do descobrimento da América, que foi reescrevida no livro A conquista da América de Tzevetan Todorov.

Segundo o autor Pomian (2003) os romances históricos tende a narrar um passado histórico, desta forma o autor utiliza relatos de autores que viveu, leu, ou escutou sobre este passado que acabou marcando gerações e que esta constantemente sendo recontado. E com isto percebemos que no romance Vigília do Almirante, o autor Roa Bastos se utilizou dos fatos que o mesmo leu sobre Colombo e deste passado que deixou marcas na sociedade latino-americana.

O romance histórico poderá ser datado como romance quando:

Em suma: uma narrativa é considerada histórica quando exibe a intenção de submeter-se a um controle de sua adequação a realidade extratextual do passado do qual tratar. “Mas para que essa narrativa seja reconhecida como histórica é preciso também que essa intenção não seja vazia”. (POMIAN. 2003 p.21).

No caso dessa pesquisa nos preocupa, e na qual intenção do romance Vigília do

Almirante. E por fim temos acreditado que o autor quer intervir no debate sobre o lugar

de Colombo dentro da história e desse continente americano.

(3)

O discurso de Roa Bastos é elaborado no momento da comemoração dos 500anos do descobrimento da América, em 1992. É que seu livro contem 296 paginas na versão brasileira que descreve em 53 capítulos sobre as viagens de Cristóvão Colombo junto á sua tripulação. O texto foi escrito em primeira pessoa, como uma confissão de Colombo, e demonstra isso, a partir de um elemento de tentar humaniza-lo.

O autor descreve fatos do cotidiano do almirante que viveu na cidade de Gênova na França, e sua família e constituída pelos filhos Diego o primogênito e Hernando caçula. “ainda posso ver meu pequeno filho Diego, a quem amo mais que a mim mesmo, abraçado a grande cruz de pedra. Um menino calvo com cara de velho. Passinha de uva enrugada de cansaço, de fome.” (BASTOS. 1992. p32). Percebe-se que o cotidiano do mesmo estava permeado de dificuldade.

Para o Le Goff, a memória pode apresentar duas formas que são bastante usadas na construção do conhecimento histórico, os monumentos, que constitui a herança do passado, e os documentos, que é a escolha do historiador. Algo que Bloch e Le Goff, pensão de forma igual, sobre o método do historiador e suas fontes. “o que sobrevivi não é o conjunto do que existiu, mas uma escolha quer pelas forças que operam no desenvolvimento temporal do mundo e da humanidade, quer pelos que se dedicam à ciência do passado e do tempo que passa os historiadores.” (LE GOFF, 1990 p 535).

A concepção do documento/monumento é, pois, independente da revolução documental e entre os seus objetivos está o de evitar que esta revolução necessária se transforme num derivativo e desvie o historiador do seu dever principal: a crítica do documento – qualquer que ele seja – enquanto monumento. O documento não é qualquer coisa que fica por conta do passado, é um produto da sociedade que o fabricou segundo as relações de forças que aí detinham o poder. Só a análise do documento enquanto monumento permite à memória coletiva recuperá-lo e ao historiador usá-lo cientificamente, isto é, com pleno conhecimento de causa. (LE GOFF, 1990 p. 546)

O monumento de analise Cristóvão Colombo é uma perpetuação, pois morte, dando a este monumento funerário a uma perpetuação da imagem de herói e colocando sempre a uma recordação dessa figura que atuou no “descobrimento” de um continente que conhecemos de América. De acordo com Le Goff o documento também e um monumento a partir da visão do historiador. Analisar a versão de Roa Bastos sobre Cristóvão Colombo, compreende-se que é necessário contextualizar historicamente a fonte.

A construção tradicional sobre Colombo está representada, por exemplo, nos monumentos históricos como o que se segue:

(4)

O monumento de Colombo situado em La Rambla na cidade de Barcelona na Espanha foi criado estrategicamente em frente ao mar e perto do porto. Tendo 60 metros de altura, e que no topo, esta a estátua do descobridor Cristóvão Colombo e que fizeram uma recriação de um gesto bem típico do mesmo, no que seria erguendo um dos braços e apontando em direção da América. O monumento foi projetado por Gaietà Buigas em 1886, e com a intenção de modernizar a orla marítima de Barcelona. Trate-se de uma coluna de ferro e que no seu interior da torre tem um elevador que leva os visitantes a terem uma sensação de ver a cidade em uma altura de 60 metros, permitindo ter uma vista panorâmica da região.

Ao analisar este monumento erguido em Barcelona, percebe-se que á uma exaltação a este homem e mostrando que Colombo é superior perante a sociedade e usando também o monumento como um ponto turístico e que pode ser visto de todos os lugares da cidade de Barcelona utilizam o monumento de Colombo com o intuito que todos vejam o imenso monumento e que façam uma constante lembrança da memória do herói que conquistou e “descobriu” a América. De acordo Pollak a história que é descrita de Colombo, a partir dos monumentos. “além dos acontecimentos e das personagens, podemos finalmente arrolar os lugares. Existem lugares da memória, lugares particularmente ligados a uma lembrança”. (1992 p 02-03). O que Pierre Nora chama de lugares de memória.

Diferente é a representação de Colombo construída por Bastos:

Sou esse peregrino bifronte. Não tenho outros bens além de meus males. Minha única riqueza é esta obsessão de encontrar a qualquer custo, ainda que ao preço de minha própria vida, ouro das índias. Que nosso senhor, em sua misericórdia, ajude-me a encontrar esse ouro...sem qual estou perdido de toda honra e de toda grandeza e mais morto que na própria morte... (BASTOS. 2003, p 85).

Temos uma percepção que Cristóvão Colombo estava com medo de chegar as índias e não encontrar o ouro tão desejado. E estar como qualquer outro rezando para que os seus pedidos viessem a acontece.

Cansado de não ter razão, de só colher derrotas e fracassos de comprovar a cada passo a ineficácia de seus métodos, decidiu fazer outra coisa. Decidiu finalmente não fazer nada. Considerou que tinha chegado ao ultimo minuto de seu

(5)

derradeiro quarto de hora. E que devia partir deste mundo sem pretender levar a pedra filosofal como cabeça de seu fetetro. (BASTOS. 2003,p 153)

O romance é uma descrição minuciosa da trajetória do navegador Colombo em suas viagens. “a noite escura torna as velas fosforescentes, deposito nelas minha confiança. O mar, o mar sempre recomeçando, disse um grande poeta da antiguidade”. (BASTOS, 1992 p.39). A forma de demostrar que o personagem está sempre refletindo sobre a vida e sobre os acontecimentos que o rodeia que será o medo de não se chegar ao continente que seria as índias e não no atual continente que conhecemos como América latina.

Referencias Bibliográficas

BASTOS, Augusto Roa. Vigília do almirante. Primeiro de maio: Mirabilia. 2003.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Rio de janeiro, vol.5, n10, 1992.

HUYSSEA, Andreas. Seduzidos pela memória, arquitetura, monumentos, mídia. Rio de janeiro: Aeroplano, 2000.

BURKE, Peter. Variedades de história cultural. 2º ed. Rio de janeiro: civilização brasileira, 2006.

SAHLINS, Marshall. Ilhas de história. Rio de janeiro. 1990.

POMIAN, Krzyysztof. História e ficção. Proj História, São Paulo. 2003.

DOBLIN, Alfred. O romance histórico e nós. Historia questões & debates. Ed. UFPR. Curitiba 2006.

HALBWACHS, Maurice. A Memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, São Paulo: Unicamp, 1990.

BLOCH, Marc. Apologia da história, ou, O oficio de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

Agradecimentos

O presente trabalho foi realizado com o apoio do conselho nacional de desenvolvimento cientifico e tecnológico-CNPq-brasil.

Referências

Documentos relacionados

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Unlike Mary (and Ruth), Esther's split with her family is voluntary, a fact that deeply hurt her sister Mary Barton, mother of the protagonist, whose death John Barton thinks

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

The case studies show different levels of problems regarding the conditions of the job profile of trainers in adult education, the academic curriculum for preparing an adult

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as