• Nenhum resultado encontrado

MESTRADO EM. Métodos Quantitativos e Gestão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MESTRADO EM. Métodos Quantitativos e Gestão"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MESTRADO EM

Métodos

Quantitativos

eM econoMia

e Gestão

ANO LECTIVO 2011/2012

(2)
(3)

MESTRADO EM Métodos Quantitativos eM econoMia e Gestão

O Mestrado em Métodos Quantitativos em Economia e Gestão tem como objectivo a aquisição de competências no domínio da aplicação dos Métodos Estatísticos, Econométricos e de Optimização a problemas económicos (nível micro ou macroeconómico) e a problemas na área da gestão empresarial, pretendendo assim responder a necessidades actualmente sentidas por parte dos licenciados em áreas tão diversas como Economia, Engenharia, Gestão ou Matemática. Estas necessidades existem ao nível académico, empresarial, da Administração Pública Central e Autárquica e de muitas outras instituições. O curso visa dotar os licenciados com o know-how adequado à resolução de problemas e situações práticas que envolvam uma modelização quantitativa, assim como desenvolver a capacidade de investigação e viabilizar a prossecução de estudos nesta área.

apresentação

Uma especialização deste género constitui um poderoso instrumento de valorização de qualquer licenciado, munindo-o de uma qualificação de enorme valia no mercado de trabalho fortemente competitivo como é o de hoje.

Visando elevados padrões de qualidade, o curso aposta também em conseguir uma forte aceitação no mercado de trabalho, ou seja, atingir um bom nível de saídas profissionais e, consequentemente, de empregabilidade.

Integrado no espírito de Bolonha, o curso prevê duas áreas de especialização distintas: Área de Especialização em Métodos Quantitativos para Economia e Área de Especialização em Métodos Quantitativos para Gestão.

(4)

estrutura,

organização e

Funcionamento

O núcleo central do curso, comum às duas áreas de especialização, está focado nos domínios da Estatística, dos Métodos de Previsão e da Optimização. A Área de Especialização em Métodos Quantitativos em Economia privilegia a Econometria e as Séries Temporais, enquanto que a Área de Especialização em Métodos Quantitativos em Gestão privilegia a Simulação de Sistemas de Gestão e a Gestão da Cadeia Logística. Em cada área de especialização estão previstas diversas unidades curriculares opcionais que complementam a formação do aluno em matérias específicas do seu interesse. Todas as unidades curriculares do curso funcionam com aulas teóricas que deverão reflectir um equilíbrio entre a componente de análise teórica e uma outra de cariz essencialmente aplicado. Em paralelo, serão desenvolvidos projectos de carácter prático levados a cabo autonomamente pelos alunos com apoio tutorial e que poderão ser objecto de apresentação oral e discussão.

A estrutura do curso conducente ao grau de mestre é de quatro semestres curriculares em tempo integral, sendo os três primeiros fundamentalmente lectivos e o quarto dedicado à dissertação. A componente lectiva integra 10 unidades curriculares, sendo a dissertação realizada no quarto semestre e em parte do terceiro.

destinatários

O curso destina-se a quem pretenda valorizar-se profissionalmente e adquirir competências a nível científico que permitam prosseguir os estudos nesta área. São candidatos naturais à frequência do curso os licenciados em Economia, Engenharia, Estatística, Gestão/Ciências Empresariais, Matemática ou em áreas afins.

A Especialização em Métodos Quantitativos em Economia privilegia disciplinas essenciais para a análise de problemas económicos. A Especialização em Métodos Quantitativos em Gestão é mais vocacionada para aplicação na área empresarial.

(5)

MESTRADO EM Métodos Quantitativos eM econoMia e Gestão

Semestre Unidades Curriculares ECTS Área Científica

1.° Estatística Aplicada e Controlo de Qualidade 7,5 M

1.° Econometria 7,5 E

1.° Métodos de Previsão e Séries Temporais 7,5 E

1.° Optimização 7,5 CE

2.° Amostragem e Análise de Dados 7,5 M

2.° Área MQ Economia Econometria Aplicada 7,5 E 2.° Área MQ Economia Análise do Risco 7,5 M 2.° Área MQ Economia Unidade curricular de opção I 7,5

2.° Área MQ Gestão Simulação de Sistemas de Gestão 7,5 CE 2.° Área MQ Gestão Gestão da Cadeia Logística 7,5 CE 2.° Área MQ Gestão Unidade curricular de opção I 7,5

3.° Área MQ Economia Dissertação/Trabalho de Projecto/Estágio 15 E 3.° Área MQ Gestão Dissertação/Trabalho de Projecto/Estágio 15 CE 3.° Área MQ Economia Unidade curricular de opção II 7,5

3.° Área MQ Economia Unidade curricular de opção III 7,5 3.° Área MQ Gestão Unidade curricular de opção II 7,5 3.° Área MQ Gestão Unidade curricular de opção III 7,5

4.° Área MQ Economia Dissertação/Trabalho de Projecto/Estágio 30 E 4.° Área MQ Gestão Dissertação/Trabalho de Projecto/Estágio 30 CE

Unidades Curriculares ECTS Área Científica

Unidades Curriculares de opção da Área de Especialização em Métodos Quantitativos em Economia

Processos Estocásticos 7,5 CE

Optimização Numérica e Simulação 7,5 M

Equações Diferenciais Estocásticas 7,5 M

Tópicos de Econometria 7,5 E Macroeconometria 7,5 E Microeconometria 7,5 E Programação Dinâmica 7,5 CE Unidades Curriculares de opção da Área de Especialização em Métodos Quantitativos em Gestão Processos Estocásticos 7,5 CE

Estruturas de Informação e Algoritmos 7,5 CE

Optimização Numérica e Simulação 7,5 M

Equações Diferenciais Estocásticas 7,5 M

Análise de Conflitos e Negociação 7,5 CE

Programação Dinâmica 7,5 CE

Redes de Fluxos 7,5 CE

Plano de estudos

Áreas Científicas: CE - Ciências Empresariais; E - Economia; M - Matemática

Nota: Poderá a Comissão de Coordenação do Mestrado determinar a não abertura de unidades curriculares de opção relativamente às quais julgue insuficiente o número

de alunos inscritos.

Observação: Para a obtenção de créditos em unidades curriculares de opção, pode o aluno, desde que para tal seja autorizado pela Comissão Científica do Mestrado,

inscrever-se em disciplinas ministradas em outros cursos de mestrado ou doutoramento da FEP ou de outras unidades orgânicas da Universidade do Porto.

(6)

adelaide Maria de Sousa Figueiredo, Professora Auxiliar, Doutorada em Estatística e Investigação Operacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. alexandra patrícia Horta ramos, Professora Auxiliar, Doutorada em Estatística pela Universidade de Surrey, Reino Unido. ana Cristina Gomes Monteiro Moreira Freitas, Professora Auxiliar, Doutorada em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

anabela de Jesus Moreira Carneiro, Professora Auxiliar, Doutorada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Catarina Judite Morais delgado, Professora Auxiliar, Doutorada em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

dalila Benedita Machado Martins Fontes, Professora Auxiliar, Doutorada em Ciências Empresariais pela Imperial College Management School, Londres, Reino Unido. Fernanda Otília de Sousa Figueiredo, Professora Auxiliar, Doutorada em Estatística e Investigação Operacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

prof. paulo Teles (director) prof.a paula Brito

prof. Manuel Mendes de Oliveira prof. rui alves

João Manuel portela Gama, Professor Auxiliar com Agregação, Doutorado em Ciência de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Jorge Manuel Correia pereira, Professor Auxiliar, Doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Jorge Miguel Silva Valente, Professor Associado com Agregação, Doutorado em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. José abílio Oliveira Matos, Professor Auxiliar, Doutorado em Matemática Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

luís delfim pereira Moreira Santos, Professor Auxiliar, Doutorado em Economia pela Universidade de Paris Nanterre, França. Manuel antónio da Mota Freitas Martins, Professor Auxiliar, Doutorado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Manuel José Mendes de Oliveira, Professor Associado, Doutorado em Economia pela Universidade da Carolina do Sul, EUA.

(7)

MESTRADO EM Métodos Quantitativos eM econoMia e Gestão PROPINAS

Estudante em regime de tempo integral: valor de acordo com o

que vier a ser definido pela Universidade do Porto.

Estudante em regime de tempo parcial: 75% da propina

que vier a ser definida pela Universidade do Porto. Considera-se estudante em regime de tempo parcial aquele que se inscreve a um máximo de 37,5 créditos ECTS anuais.

CONDIÇÕES DE ACESSO

Podem candidatar-se ao Mestrado:

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal. b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro

conferido na sequência de um 1.° ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo.

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que

seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional,

que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Os candidatos são seleccionados tendo em consideração:

a) Classificações da licenciatura e de outro(s) grau(s) ou

diploma(s) de pós-graduação detidos pelo candidato.

b) Currículo académico e/ou científico. c) Currículo profissional.

Podem ser efectuadas entrevistas aos candidatos para avaliar a motivação, os conhecimentos de línguas estrangeiras e as disponibilidades de tempo. Em sede de apreciação das candidaturas com mérito absoluto a entrevista pode ser utilizada como método de selecção com carácter eliminatório.

Maria paula de pinho de Brito duarte Silva, Professora Associada, Doutorada em Matemática pela Universidade de Paris Dauphine, França.

Maria do rosário Mota Oliveira alves Moreira, Professora Auxiliar, Doutorada em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. paulo João Figueiredo Cabral Teles, Professor Auxiliar, Doutorado em Estatística pela Universidade de Temple, Filadélfia, EUA. paulo José abreu Beleza de Vasconcelos, Professor Auxiliar, Doutorado em Ciências da Engenharia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

pedro José ramos Moreira de Campos, Professor Auxiliar, Doutorado em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

rui alberto Ferreira Santos alves, Professor Catedrático, Doutorado em Ciências Empresariais pela Universidade de Rochester, EUA.

(8)

Faculdade de Economia da Universidade do Porto

Rua Dr. Roberto Frias, 4200-464 Porto Tel. 351 225 571 100 | Fax. 351 225 505 050

CANDIDATURAS

O prazo de candidaturas decorre de 4 a 29 de Abril de 2011. A candidatura deverá ser submetida online, acompanhada dos seguintes documentos:

Fotocópia simples do Bilhete de Identidade/Passaporte; Curriculumvitae;

Carta de Apresentação do candidato, referindo as motivações para frequentar o mestrado;

Certificados comprovativos das habilitações académicas (incluindo certificados de disciplinas);

Duas cartas de recomendação (facultativas).

VAGAS

Estão disponíveis 30 vagas.

MATRÍCUlAS E INSCRIÇÕES

De 30 a 31 de Maio (a confirmar em www.fep.up.pt).

INFORMAÇÕES E CONTACTOS

Quaisquer informações ou esclarecimentos podem ser solicitados à Secção de Mestrados e Doutoramentos que conta com uma equipa experiente, empenhada no bom funcionamento do curso e disponível para ajudar na resolução dos assuntos de cada participante.

Serviços académicos - pós-Graduações

Susana Sampaio

Email ssampaio@fep.up.pt

Faculdade de Economia da Universidade do Porto Rua Dr. Roberto Frias, 4200-464 Porto Tel. +351 225 571 100

Fax. +351 225 505 050

INFORMAÇÕES PODEM AINDA SER ObTIDAS NA PáGINA wEb DO MESTRADO EM MéTODOS QUANTITATIVOS

EM ECONOMIA E GESTÃO:

Referências

Documentos relacionados

JOÃO MANUEL LOPES CARDOSO CABRAL PROFESSOR ASSOCIADO C/ AGREGAÇÃO FACULDADE CIÊNCIAS UNIVERSIDADE LISBOA € 3 915,55 JOÃO NUNO OLIVEIRA CARDOSO ASSISTENTE OPERACIONAL AG

Para a identificação dos indicadores de gestão de áreas protegidas recorreu-se ao Sistema Nacional de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IBGE, 2015),

RESUMO: As perdas e o desperdício tem reflexos na cadeia econômica, como também nas questões sociais e de segurança alimentar, e ambientais, implicando em hábitos de boas

Foram utilizadas populações residentes na região urbana do município de Botucatu-SP: dois campi da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” –

Após cerca de dois anos de expec- tativa, o Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva – Cedefes – teve aprovado o projeto “Quilom- bos Gerais: Identificação e Docu-

Os onze artigos que integram o volume versam sobre os seguintes itens: (i) o papel de empréstimos no ato tradutório (Aubert), (ii) o uso de corpora no trabalho de

O terceiro capítulo é referente aos “CANAIS E MARGENS DE COMERCIALIZAÇÃO DOS PRODUTOS DA PESCA ORNAMENTAL NO RIO XINGU, PARÁ, BRASIL”, que investigou sobre o

i) Gerar documentos e relatórios, incluindo mas não limitado a: • Registrar os dados precisamente. • Conferir detalhadamente os documentos. • Documentar toda a comunicação