• Nenhum resultado encontrado

A PALAVRA E O FUZIL: SITUAÇÕES DO CONTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO E A DITADURA MILITAR ( )

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A PALAVRA E O FUZIL: SITUAÇÕES DO CONTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO E A DITADURA MILITAR ( )"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A PALAVRA E O FUZIL: SITUAÇÕES DO CONTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO E A DITADURA MILITAR (1964-1985)

Antônio João Galvão de Souza¹; Marilúcia Mendes Ramos²

1. Bolsista CAPES, Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística, Faculdade de Letras – Universidade Federal de Goiás (UFG).

2. Orientadora, docente na Faculdade de Letras – Universidade Federal de Goiás (UFG). RESUMO

O trabalho ora apresentado é resultado de pesquisa em pós-graduação desenvolvida junto ao grupo “A releitura da história de além-mar pelas veredas da literatura” (UFG) desde 2005. Entendemos que as diversas possibilidades de aproximação entre a literatura e a história são particularmente significativas no âmbito do século XX. Marcado por “itinerários do desassossego” tais como os regimes ditatoriais e autoritários, as guerras, o genocídio e os movimentos migratórios, ele proporciona amplas reflexões sobre as densas relações entre experiência, trauma e memória. Assim, o objetivo desta comunicação é discutir, em seus aspectos gerais, a situação e a forma do conto brasileiro contemporâneo durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985) e, principalmente, a contística do escritor Caio Fernando Abreu como narrativas curtas que problematizam as relações apresentadas acima e amplim o campo de relações entre a narrativa literária e o discurso histórico, pois trazem representações artísticas da experiência da repressão ao abordar o imaginário social daquele período.

Palavras-chave: literatura brasileira pós-1964, contística, escrita da história. Introdução

O governo militar imposto no Brasil por golpe em abril de 1964 e, posteriormente, o Ato Institucional Número 5 (AI-5), ocasionaram profundos impactos na sociedade brasileira: foram estabelecidas políticas de extermínio e perseguição ideológica aos opositores do regime; suprimiram-se direitos arduamente conquistados ao longo da história civil nacional; praticou-se

(2)

tortura sistematicamente e com conseqüente imposição de brutal sofrimento físico, repressão e censura indiscriminada. Enfim, exercitou-se o poder político de modo completamente arbitrário. Assim, uma das principais questões que se impõem ao exercício intelectual crítico, oposto à versão tida como oficial dos acontecimentos, é a de investigar como a produção literária brasileira configura-se nessa ambiência. Tal consideração acerca da produção literária no Brasil, no âmbito da repressão da ditadura militar, conduziu-nos ao estabelecimento de uma problemática: investigar os percursos desenvolvidos pelo escritor Caio Fernando Abreu (1948-1996) na elaboração de uma contística imersa em uma circunstância de catástrofe, principalmente na última década da ditadura militar. De forma angustiante, seus contos evocam uma temática da errância e do deslocamento, a qual parece transubstanciar-se numa narrativa com características ímpares no contexto da referida época. A importância do estudo da contística desse autor justifica-se pela intrínseca relação mantida com a recuperação da memória do “sufoco” (Franco, 2003) manifestada, principalmente, em contos cuja temática é a do exílio e a do estranhamento. Assim, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é investigar as relações entre arte e sociedade, a partir de uma perspectiva de resistência cultural e artística durante o regime militar brasileiro (1964-1984) e analisar a literatura produzida nessa ambiência, nela se destacando a contística de Caio Fernando Abreu. E, como objetivo específico, situar a contística de Caio Fernando Abreu na última década da ditadura militar e identificar a forma literária como seus contos reconstituem a memória do sufoco, da repressão e do cerceamento. Também queremos delinear a fundamentação teórica e crítica que norteará as análises em questão; depreender as constantes estilísticas que a narrativa de Caio Fernando Abreu assume; e analisar suas implicações na linguagem e na configuração de personagens, tempo e espaço.

Material e métodos

Ainda durante a graduação em Letras (2003-2007), quando este projeto teve início sob a forma de pesquisa vinculada ao Programa Institucional de Iniciação Científica (PIVIC), levantou-se toda a produção bibliográfica de Caio Fernando Abreu e também de bibliografia sobre a obra do autor. Desse modo, foram adquiridos todos os livros publicados pelo escritor. Alguns, mais relevantes, em mais de uma edição, exceto aqueles cuja distribuição está esgotada. Já a aquisição bibliográfica sobre a narrativa de Caio e sobre a fundamentação teórica multidisciplinar que

(3)

sustenta esta pesquisa foi bastante profícua: ao longo da pesquisa foram estudados capítulos, ensaios, artigos e livros com abordagens teórica e crítica nas áreas de literatura, principalmente, mas também em história, filosofia, sociologia e antropologia. Procedendo à leitura dos contos selecionados e ao estudo da fundamentação teórica que subsidia o cotejo dos textos, a contística de Abreu foi confrontada com teorias literárias e com as leituras críticas acima mencionadas, o que levou à redação de fichamentos e relatórios apresentados à orientadora nas reuniões do grupo de pesquisa. Inerente à metodologia dessa pesquisa foi a redação de artigos e a apresentação desses em eventos e congressos literários e científicos atinentes a nossa área de pesquisa.

Resultados e discussão

Os resultados obtidos com este projeto de pesquisa têm sido apresentados em diversos eventos científico-literários desde o segundo semestre de 2005 em distintas modalidades como pôsteres, comunicações individuais e coordenadas e mesas-redondas, não somente em Goiânia como também em outras instituições de ensino superior no Brasil. Não obstante, este projeto obteve o terceiro lugar no V Prêmio UFG de Iniciação Científica, concedido em 2007, além de ter sido conduzido ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística, na Faculdade de Letras desta instituição, sob a forma de pesquisa de dissertação de mestrado em Estudos Literários. Tais resultados têm contribuído significativamente para o desenvolvimento desta pesquisa na medida em que foram conhecidos outros pesquisadores atuantes na mesma área de investigação que a deste trabalho; outras linhas de pesquisa adjacentes a esta foram descobertas; e a participação em encontros, reuniões, colóquios, congressos, seminários e simpósios permitiram publicações em cadernos de resumos e anais desses eventos e também em revistas de nossa área. Assim, ao suscitar discussões sobre a narrativa de Caio Fernando Abreu, temos divulgado, ainda que de modo incipiente, os estudos sobre a obra desse escritor, o que ressalta a pertinência desta pesquisa já que ela se concentra sobre a produção literária de um contista não muito estudado academicamente e que como poucos conseguiu representar os cenários sociais brasileiros das décadas de 1970 e 1980. Dentro de nossa proposta de pesquisa, selecionamos a narrativa “Lixo e purpurina”, escrita em 1974. Ela varia entre o diário, a crônica e o conto, e combina referências históricas e ficcionais que constroem um conjunto de imagens perturbadoras da década de 1970. O conto somente foi publicado vinte e um anos depois, na coletânea “Ovelhas negras”, em 1995.

(4)

O eixo de “Lixo e purpurina” é o exílio e esse exílio pode ser entendido de dois modos. O primeiro é o auto-exílio político, isto é, o ponto de vista do narrador é o de um brasileiro que se encontra em Londres, o qual elabora uma tensa relação entre passado e presente, Brasil e Inglaterra, identidade e alteridade, e que recompõe constantemente as referências de entendimento da realidade ao seu redor. Um segundo modo de entender esse exílio consiste em pensá-lo em termos de constituição do sujeito que narra a sua experiência. O estudo “Exílio e tortura” revela a condição habitual do narrador exilado, que é a de ter as perspectivas em colapso. Há nesse caso uma busca dispersa e difusa que busca estabelecer um novo lugar, o qual nunca é inteiramente conquistado. Então, o sujeito exilado caracteriza-se justamente por sua condição de marginalidade e pelo seu incessante deslocamento em relação às mínimas condições necessárias para sua socialização. Assim sendo, a experiência não é apenas de cisão e de frustração, mais do que isso é a autodestruição desse sujeito/narrador cuja estabilidade dificilmente é vislumbrada.

Conclusões

O narrador de “Lixo e purpurina” mostra-se fragmentado, o que ressalta as perdas e estabelece uma relação tensa com o presente inquietante, já que marcado pela memória da repressão da qual se quer fugir, e o futuro esvaziado de expectativas, condição limite imposta pelo auto-exílio. Assim, de um lado tem-se o “testimonio” latino-americano (Seligmann-Silva, 2003) de um exilado que quer registrar suas impressões acerca de sua experiência. De outro, a dificuldade dessa narração posto que o trauma do “real” inviabiliza sua escrita, o que permite tecer considerações sobre essa narrativa produzida durante a ditadura militar brasileira. Podemos pensar em “Lixo e purpurina” como uma das tendências literárias no recorte histórico aqui estudado. Alfredo Bosi (1975) denomina-a de “brutalismo” na introdução de “O conto brasileiro contemporâneo”. Assim, suas principais características são: os limites da prosa, da trama e da verossimilhança realista são tensionados ao máximo; há a profusão de um jogo verbal com excessos e silêncios, repetições e fragmentos no interior da narrativa, os quais ressaltam os conflitos de uma realidade agressiva, violenta e despedaçada. Como o percurso de existência é o da não constituição, nem de superação de impasses, ele se estabelece em “Lixo e purpurina” como perplexidade constante. O conhecimento do mundo ocorre como uma cadeia de choques, o

(5)

que define um narrador em constante estado de alerta: “Não tenho mais nada a perder. Não sabia que o mundo era assim duro, assim sujo. Agora eu sei.” (Caio Fernando Abreu, 1995, p. 195). Sensação que também persiste no seguinte trecho: “Que eu continue alerta. Que eu não me perca, que eu não me fira, que não me firam, que eu não fira ninguém. Livra-me dos poços e dos becos de mim Senhor. Que meus olhos saibam continuar se alargando sempre” (Idem, 1995, p. 214 e 215).

Referências bibliográficas

ABREU, Caio Fernando. Ovelhas negras. Porto Alegre: L&PM, 1995. ______. Pedras de Calcutá. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

ADORNO, Theodor. Negative dialects. New York: The Continuum Publishing Company, 1999. BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BOSI, Alfredo. O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1975.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a vida social. In: Literatura e sociedade. São Paulo: Editora Nacional, 1980.

FRANCO, Renato. Itinerário político do romance pós-64: a festa. São Paulo: Editora da Unesp, 1998.

_______. Literatura e catástrofe no Brasil: anos 70. In: SELIGMANN-SILVA, M. História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. GINZBURG, Jaime. Exílio, memória e história em Caio Fernando Abreu. In: Revista Literatura e Sociedade. São Paulo: Nankin Editorial, 2005.

_________. Imagens da tortura: ficção e autoritarismo em Renato Tapajós. In: Estudos de literatura brasileira contemporânea. Brasília: Editora da UnB, 2003.

HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SELIGMANN-SILVA, M. História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

SHARPE, Jim. A história vista de baixo. In: BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.

(6)

SUSSEKIND, Flora. Literatura e vida literária: polêmicas, diários & retratos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

Referências

Documentos relacionados

Este seguro prevê e regula a inclusão, automática dos cônjuges dos Segurados Principais que estejam em perfeitas condições de saúde, na qualidade de Segurados

Quando as carnes in natura (bovina, suína, frango, peixe e outros) e seus produtos cárneos, que são utilizados na alimentação humana, iniciam o processo

Por meio da análise de sete dos 32 sinais coletados isoladamente por Xavier (2014) em suas formas basal e intensificada, produzidas três vezes por cada um dos

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

No primeiro livro, o público infantojuvenil é rapidamente cativado pela história de um jovem brux- inho que teve seus pais terrivelmente executados pelo personagem antagonista,

Το αν αυτό είναι αποτέλεσμα περσικής χοντροκεφαλιάς και της έπαρσης του Μιθραδάτη, που επεχείρησε να το πράξει με ένα γεωγραφικό εμπόδιο (γέφυρα σε φαράγγι) πίσω

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

123 trees OR "algorithm":ti,ab,kw Word variations have been searched OR MeSH descriptor: [Decision Support Techniques] explode all trees OR "rule in" or "rule out":ti,ab,kw