• Nenhum resultado encontrado

PROJETO TÉCNICO STICK ECONÔMICO DE PESCA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO TÉCNICO STICK ECONÔMICO DE PESCA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Avenida João B. de Albuquerque, Nº 125 – Bairro Torre – João Pessoa- Paraíba

PROJETO TÉCNICO

STICK ECONÔMICO DE PESCA

SMART STICK TUNA

JOÃO PESSOA/PB DEZEMBRO/2017

(2)

APRESENTAÇÃO

Viemos ao mercado com a visão de inovar na pesca, reduzindo

significativamente os impactos ambientais causados pelo excesso

de pilhas usadas na pesca industrial através dos lightsticks nos

espinheis e desenvolvendo permanentemente tecnologias capazes

de mitigar a poluição gerada por suas pilhas como fonte de energia.

Assumimos a missão de eliminar em escala global os atuais

sticks usados na pesca com o long line, substituindo-os

gradativamente pelos modelos econômicos desenvolvidos por

nossa empresa.

___________________________________

MOISÉS BASTOS DE OLIVEIRA CREA/PB: 1615649786

(3)

Avenida João B. de Albuquerque, Nº 125 – Bairro Torre – João Pessoa- Paraíba

A legislação vigente no Brasil sobre o tema é avaliada verificando-se sua adequação e aplicabilidade, concluindo-se que, embora recente (de 1999), à necessidade de atualização da referida legislação. Embora nem todos os tipos de pilhas e baterias apresentem o mesmo grau de periculosidade do ponto de vista sanitário e ambiental, o estudo recomenda, para o Brasil e para todos os países em desenvolvimento, a coleta, tratamento e disposição final adequada de todos os tipos de pilhas e baterias usadas, eliminando, assim, a dificuldade apresentada pela segregação das mesmas por tipo.

De acordo com a resolução do conama nº401 , de 04 novembro de 2008, publicada no Diário Oficial da União nº 215 de 05 de novembro de 2008, seção 01, página 108-109.

De acordo com o Art. 14. os materiais publicitários e nas embalagens de pilhas e baterias, fabricadas no País ou “importadas”, deverão constar de forma clara, visível e em língua portuguesa, a simbologia indicativa da destinação adequada, as advertências sobre os riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

Pilhas e baterias deixam vazar substâncias tóxicas como: cádmio, chumbo,

mercúrio, zinco.

Com o descarte feito de qualquer forma podem trazer consequências muito graves para o meio ambiente e para a humanidade.

___________________________________

MOISÉS BASTOS DE OLIVEIRA CREA/PB: 1615649786

(4)

Veja as substâncias e efeitos que podem causar.

METAIS EFEITOS

CÁDMIO (Cd) DISFUNÇÃO RENAL E PROBLEMAS PULMONARES

MÉRCURIO (Hg) ESTOMATITE, LESÕES RENAIS E CEREBRAIS

CHUMBO (Pb) ANEMIA, DISFUNÇÃO RENAL E PERDA DE MÉMORIA

ZINCO (Zn) PROBLEMAS PULMONARES

No ambiente marinho a concentração de mercúrio (Hg) aumenta de acordo com a profundidade, quanto mais profundo, maior a quantidade de mercúrio (Hg). Estudos que comprovam que os recursos hídricos afetados com o mercúrio (Hg) podem continuar com esse poluente até 100 anos, mesmo após a eliminação da fonte de poluição.

Nos peixes que entram em contato com essa água, a persistência de compostos de mercúrio (Hg) é considerada alta porque ele é metabolizado lentamente, sendo que a meia-vida é determinada de acordo com a espécie do animal, mas pode variar entre um e três anos.

___________________________________

MOISÉS BASTOS DE OLIVEIRA CREA/PB: 1615649786

(5)

Avenida João B. de Albuquerque, Nº 125 – Bairro Torre – João Pessoa- Paraíba

Essa ligação de metilmercúrio com os peixes não é desfeita nem após o cozimento ou fritura.

O mercúrio é um metal tóxico para os seres vivos, inclusive pode ser transferido da mãe para o filho, durante o processo fetal e de lactação.

O cádmio (Cd) contamina diversos organismos marinhos. Dentre os males causados pela toxicidade do cádmio (Cd), incluem-se anemia, anorexia e

distúrbios respiratórios. Além disso, o cádmio (Cd) pode se ligar a outros

poluentes e expressar um efeito aditivo, sinérgico ou antagônico. Os musgos e

líquens são bioindicadores da presença de cádmio (Cd), pois eles o absorvem e o

acumula.

Nos seres vivos aquáticos, o acúmulo de chumbo (Pb) tem influência da temperatura, pH, salinidade, dentre outros fatores. Na forma de sais, o chumbo (Pb) afeta os invertebrados aquáticos, mas existem populações que são mais sensíveis que as outras. Em locais onde a contaminação por chumbo (Pb) é maior, os organismos aquáticos tendem a ter mais tolerância que organismos em regiões mais protegidas da poluição.

O zinco (Zn) puro é atóxico, mas os gases liberados ao aquecer esse metal podem causar problemas respiratórios, alterações hematológicas, distúrbios gastrointestinais.

___________________________________

MOISÉS BASTOS DE OLIVEIRA CREA/PB: 1615649786

(6)

A Política Nacional de Resíduos Sólidos vem como a grande esperança de regulação do setor de resíduos sólidos, trazendo inovações como a responsabilidade compartilhada, acordos setoriais e logística reversa, que prometem ordenar a gestão integrada de resíduos sólidos no Brasil. Segundo essa Política, a gestão integrada de resíduos sólidos deve ser entendida como o conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável.

Como a Política Nacional de Resíduos Sólidos está vinculada à Educação

Ambiental, cabe ao poder público e aos fabricantes sensibilizar a população sobre o perigo inadequado das pilhas e baterias usadas, visando o bem-estar da sociedade e a permanência dos bens naturais, para que possam ser utilizados por esta e pelas gerações futuras.

Diante dos impactos ambientais causados pelo descarte inadequado das pilhas e baterias, a resolução n° 257/99 Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que entrou em vigor em julho de 2000, estabelece em seu artigo primeiro:

___________________________________

MOISÉS BASTOS DE OLIVEIRA CREA/PB: 1615649786

(7)

Avenida João B. de Albuquerque, Nº 125 – Bairro Torre – João Pessoa- Paraíba

Conforme já citado, as pilhas e baterias que contenham em suas composições

chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, é necessário ao funcionamento de

quaisquer tipos de aparelhos, veículos ou sistemas, móveis ou fixos, bem como, os produtos eletroeletrônicos que os contenham integrados em sua estrutura de forma não substituível, após seu esgotamento energético, serão entregues pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para repasse aos fabricantes ou importadores, para que estes adotem diretamente, ou por meio de terceiros, os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequado.

Todavia, cumpre observar, que o grande problema tem origem no descarte inadequado de pilhas e baterias pela sociedade brasileira, sendo conseqüência da falta de informações ou acesso à informação, ou ainda, à falta de sensibilização. Diante de tais razões, a maioria dos brasileiros se torna ignorante no assunto, não possuindo, portanto, conhecimentos à respeito, principalmente, do o grau de virulência desses produtos e seus impactos ambientais, descartando as pilhas no lixo comum.

___________________________________

MOISÉS BASTOS DE OLIVEIRA CREA/PB: 1615649786

(8)

Na mesma lei, o artigo quinto determina:

A partir de 1º de janeiro de 2000, a fabricação, importação e comercialização de pilhas e baterias deverão atender aos limites estabelecidos a seguir:

I. com até 0,025% em peso de mercúrio, quando forem do tipo zinco-manganês e alcalina-zinco-manganês;

II. com até 0,025% em peso de cádmio, quando forem do tipo zinco-manganês e alcalina zinco-manganês;

III. com até 0,400% em peso de chumbo, quando forem do tipo zinco-manganês e alcalina-zinco-manganês;

IV. com até 25 mg de mercúrio por elemento, quando forem do tipo pilhas miniaturas e botão.

Art. 6º – A partir de 1º de janeiro de 2001, a fabricação, importação e comercialização de pilhas e baterias deverão atender aos limites estabelecidos a seguir:

___________________________________

MOISÉS BASTOS DE OLIVEIRA CREA/PB: 1615649786

(9)

Avenida João B. de Albuquerque, Nº 125 – Bairro Torre – João Pessoa- Paraíba

I. com até 0,010% em peso de mercúrio, quando forem do tipo zinco-manganês e alcalina-manganês

II. com até 0,015% em peso de cádmio, quando forem do tipo zinco-manganês e alcalina-manganês

III. com até 0,200% em peso de chumbo, quando forem do tipos alcalina-manganês e zinco-manganês.

IV. com até 25 mg de mercúrio por elemento, quando forem do tipo pilhas miniaturas e botão. (inciso acrescido pela Resolução 263)

Art. 13º – As pilhas e baterias que atenderem aos limites previstos no art. 6º poderão ser dispostas, juntamente com os resíduos domiciliares, em aterros sanitários licenciados.

___________________________________

MOISÉS BASTOS DE OLIVEIRA CREA/PB: 1615649786

(10)

De acordo com os artigos acima da resolução n° 257/99 do CONAMA, desde 1º de janeiro de 2000, pilhas e baterias comercializadas, fabricadas e importadas no Brasil devem possuir até 0,025% de mercúrio, até 0,025% de cádmio e até 0,4% de chumbo quando forem do tipo zinco-manganês e alcalina-manganês, que são muito utilizadas em câmeras, telefones, rádios, brinquedos, calculadoras, dentre outros aparelhos. Assinale, ainda, que a mesma resolução estabelece que a partir de janeiro de 2001 os padrões devem ser ainda menores: 0,01% de mercúrio, 0,015% de cádmio e 0,02% de chumbo quando forem do tipo zinco-manganês e alcalina-manganês.

A legislação brasileira determina que todas as pilhas e baterias, que contenham em sua composição: cádmio, mercúrio e chumbo sejam coletadas, tratadas e dispostas adequadamente. Entretanto, não dispõe sobre outros tipos, que contenham em sua composição outros metais ou substâncias tão prejudiciais à saúde e ao ambiente quanto às referidas no texto das Resoluções em vigência.

___________________________________

MOISÉS BASTOS DE OLIVEIRA CREA/PB: 1615649786

(11)

Avenida João B. de Albuquerque, Nº 125 – Bairro Torre – João Pessoa- Paraíba

Pelo menos todas as baterias do tipo recarregável deveriam ser incluídas nessa regulamentação: as de Ni-MH, pelo fato de conter grande quantidade de níquel, substância comprovadamente tóxica e cancerígena, além dos componentes indefinidos das ligas de MH; e as de Li-íon, por conterem também substâncias tóxicas em sua composição, incluindo o cobalto e lantanídeos. Os fabricantes de telefone celular têm coletado todos os tipos de baterias utilizadas nos aparelhos de telefonia móvel que contenham sua marca, mesmo os não regulamentados, em ação pró-ativa e para seguir a política internacional de suas empresas. fato mostra que os riscos existem e que, a preocupação com o gerenciamento adequado desses resíduos procedem.

No Brasil, a coleta, a segregação, o tratamento e a disposição final adequada de todos os tipos de pilhas e baterias, independente de marca ou conteúdo.

___________________________________

MOISÉS BASTOS DE OLIVEIRA CREA/PB: 1615649786

(12)

É recomendável devido a diversos fatores importantes como: o crescente consumo de pilhas e baterias e o conseqüente aumento do volume de descarte, com a possibilidade de vir a ultrapassar a concentração de metais tóxicos considerada segura, permitida em cada pilha ou bateria, de maneira individual; a insuficiência de estudos realizados e de dados conclusivos sobre os riscos ambientais e sanitários que as baterias dos tipos Ni-MH e Li-íon representam; a grande

quantidade de baterias de celular falsificadas ou contrabandeadas comercializadas no país (mais de 50%), o mesmo ocorrendo com todos os

outros tipos de pilhas e baterias; a grande dificuldade no processo de conscientização da população, no sentido de uma coleta seletiva diferenciada, para apenas determinados tipos de pilhas e baterias, devido aos inúmeros tipos e marcas existentes; à ausência de identificação no rótulo de grande parte desses produtos; à falta de fiscalização; e à desinformação e à baixa escolaridade de grande parte da população consumidora.

No cenário marinho, apenas no Brasil, estimasse que existam mais de 1500 embarcações de pesca industrial que utilizam o espinhel pelágico (longline) em nossos mares.

___________________________________

MOISÉS BASTOS DE OLIVEIRA CREA/PB: 1615649786

(13)

Avenida João B. de Albuquerque, Nº 125 – Bairro Torre – João Pessoa- Paraíba

Por falta de fiscalização, já foram delatados diversos casos onde o descarte de tais pilhas foram realizados em alto mar.

Atualmente o ministério da pesca e aquicultura faz uso de fiscalizações onde devem ser informadas a quantidade de pilhas que estão sendo embarcadas e deve haver a contagem da quantidade de pilhas a ser retirada do barco após cada viajem sendo sua quantidade equivalente para que haja a conformidade no que se refere a regularidade de tais descartes de resíduos apenas em solo.

Em todos os aspectos a questão do excesso de pilhas no meio ambiente e seus efeitos nocivos a saúde humana é um problema público, tendo seus efeitos agravados quando se trata de descarte clandestino em alto mar.

Cada espinhel longline usa em media 1200 sticks, contendo cada um 2 duas pilhas, isto gera por viagem um consumo de 2400 pilhas. Cada barco, fazendo 12 viagens por ano, precisa de 28800 pilhas para manter seus sticks acesos e garantir sua boa performance na pesca; 150 barcos juntos, geram um consumo de cerca de 3 milhões e 600 mil pilhas. Na mesma proporção, apenas 450 barcos geram em media um consumo de 10 milhões e 800 mil pilhas.

___________________________________

MOISÉS BASTOS DE OLIVEIRA CREA/PB: 1615649786

(14)

Sendo assim, pode-se concluir em estudos quantitativos que o consumo gerado pelas 1500 embarcações de bandeira nacional gera um consumo de 36 milhões de pilhas por ano.

Os sticks econômicos desenvolvidos pela empresa SMART STICKS TUNA representam uma solução de baixo custo, onde, o fato de não consumirem a enérgia da pilha no momento em que estão no convés das embarcações, geram uma redução no consumo de pilhas de até 75%. Desta forma faz-se necessário a substituição a médio prazo dos atuais modelos por este novo modelo usado em espinheis tendo em vista se tratar de uma solução viável e significativamente muito menos poluente.

Estima-se que havendo a substituição gradativa dos sticks no prazo de 1 ano, o consumo anula de 36 milhões de pilhas reduzindo para aproximadamente 9 milhões de pilhas. Isto significaria uma retirada de cerca de 27 milhões de pilhas do meio ambiente nacional.

___________________________________

MOISÉS BASTOS DE OLIVEIRA CREA/PB: 1615649786

(15)

Avenida João B. de Albuquerque, Nº 125 – Bairro Torre – João Pessoa- Paraíba

___________________________________

MOISÉS BASTOS DE OLIVEIRA CREA/PB: 1615649786

(16)

Ante o exposto, na condição de engenheiro ambiental, concluo que faz se necessário a imediata regulamentação do uso dos sticks desenvolvidos o sistema de otimização de uso de energia, tecnologia esta nacional, afim de diminuir drasticamente os impactos ambientais causados pelas pilhas e seu descarte irregular, já delatados como realizados também em alto mar por falta de fiscalização e ainda, tendo em vista a quantidade de pilhas importadas da china usadas neste segmento da pesca industrial, pilhas estas que não são reenviadas para seu pais de origem e fabricação, pilhas estas que em cerca de 50% dos casos não atendem a legislação brasileira estabelecida pelo órgão nacional de controle, faço propor a criação de projeto de lei proibindo a utilização dos bastões de luz sem sistema de desligamento substituindo-os pela tecnologia nacional, desde que homologada pelo órgão competente (INMETRO), para que todos os barcos nacionais autorizados a pescar com o uso do espinhel pelágico venham a colaborar de forma direta com a redução dos impactos ambientais em terra e mar, causados pelo excesso de uso de pilhas em suas atividades.

___________________________________

MOISÉS BASTOS DE OLIVEIRA CREA/PB: 1615649786

Referências

Documentos relacionados

Nos últimos anos, resíduos de antibióticos utilizados quer na medicina humana, quer na veterinária têm sido detectados em águas superficiais, águas de consumo,

Do projeto pedagógico foram extraídas treze competências, tomando como base, o método de Rogério Leme em sua obra: APLICAÇÃO PRÁTICA DE GESTÃO DE PESSOAS POR

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

 Ambulância da marca Ford (viatura nº8), de matrícula XJ-23-45, dotada com sirene, luz rotativa e equipamento de comunicação (Emissor/Receptor com adaptador);.  Ambulância da

(Adaptado) Sobre a pesquisa e a tabela acima, é correto afirmar que.. a) a quantidade de alunos que não opinaram por nenhuma das três políticas é 12. Sabe-se, também, que o

Além disso, descreveu as características gerais do cultivo de camarões marinhos no Brasil e dois sistemas de cultivo trabalhados: sistema de cultivo de camarão marinho

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação

A dinâmica social exige da escola um serviço educativo com qualidade, que responda aos seus desafios e que se antecipe pró-ativamente na resposta às suas problemáticas. A