• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Nova Medical School | Faculdade de Ciências

Médicas da Universidade Nova de Lisboa

Relatório Final

Mestrado Integrado em Medicina

2011 a 2017

Pedro Filipe de Assunção Rosário

Número de Aluno: 2011511

Ano Lectivo 2016/2017

“The good physician treats the disease; the great physician treats the patient who has the disease”. William Osler

(2)

Índice Introdução ………... 1 Corpo de Trabalho Medicina Interna ……… 1 Cirurgia Geral ……….... 2 Pediatria ………. 3 Ginecologia e Obstetrícia ……….... 4 Saúde Mental ……….... 4

Medicina Geral e Familiar ………... 5

Estágio Opcional – Gastroenterologia ……….. 5

Elementos Valorativos ……… 6

Reflexão Crítica Final ………... 6

Anexos Certificado de Participação no curso TEAM ... 9

Programa da Masterclass TaTME ………..10

Email de Confirmação de Recepção - Portal Saúde Mental ………..11

Certificado de apresentação da N.O.C 019/2011 - U.S.F. Alfa Beja …………... 12

(3)

1

Introdução

Este relatório final tem como objetivo elaborar uma análise síntese da actividade, fundamentalmente profissionalizante, realizada ao longo do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM). Neste âmbito, o documento organiza-se em três secções: a primeira parte, com caráter introdutório, onde se expõem de forma sumária o objetivo e a organização do relatório final; a segunda parte, que integra o corpo do trabalho, ramifica-se em oito subdivisões correspondendo a cada um dos estágios parcelares profissionalizantes realizados, ao estágio clínico opcional e aos elementos valorativos, apresentando-se sucintamente e para cada caso, objectivos propostos e actividades realizadas; por último, uma terceira parte onde se apresenta uma reflexão critica deste ano profissionalizante. Procurarei, em cada área de estágio, esboçar um balanço entre objetivos propostos e níveis de consecução alcançados, bem como possíveis razões justificativas das falhas encontradas, condição fundamental à sua superação. A nível global procurarei identificar conhecimentos, competências e atitudes transversais que consubstanciam o perfil do futuro Médico e avaliar o avanço conseguido neste caminho de autonomização e consciencialização do caráter de aprendizagem constante, dedicação e respeito pelo conhecimento, pelos pares e pelos doentes.

Corpo de Trabalho

Medicina Interna – Regência: Professor Doutor Fernando Nolasco

O estágio decorreu no Serviço de Medicina 2.1 do Hospital de Santo António dos Capuchos, no período de oito semanas, entre 12 de Setembro e 04 de Novembro de 2016.

Os objetivos definidos para este estágio centraram-se essencialmente no desenvolvimento do raciocínio clínico e da abordagem diagnóstica e terapêutica das patologias mais prevalentes, numa progressão crescente para a autonomia. Assim, os objetivos específicos passaram também pelo aperfeiçoamento de técnicas de colheita da história clínica, pela consolidação dos princípios gerais de atuação, mesmo em situações de emergência, pelo ganho de competências de hierarquização da emergência das situações clínicas, pela

(4)

2

aplicação de conhecimentos e competências no desenvolvimento de uma atitude pró-ativa e autónoma em todo o serviço inerente ao cuidado dos doentes e, ainda, consolidar as aptidões de comunicação de forma a conseguir a intervenção em equipa.

Neste estágio integrei a equipa da Dr.ª Teresa Faro e participei activamente na rotina da enfermaria praticando o acompanhamento tutorado de doentes, no qual se incluiu a avaliação clínica e diagnóstica, a requisição e interpretação de métodos complementares de diagnóstico e terapêutica (mcdt), a escolha de estratégia terapêutica e a elaboração de registos. Assisti a reuniões de serviços, observei consultas de Medicina Interna e Diabetologia, assimilando as particularidades do acompanhamento do doente diabético, e experienciei semanalmente a realidade do Serviço de Urgências.

Do ponto de vista académico realço os Seminários de Medicina Interna na faculdade, organizados pela Unidade Curricular, e as Sessões Clínicas do Serviço, nas quais participei como palestrante com a apresentação “Trombose Venosa Profunda”. Destaco também a colheita, elaboração e discussão de uma história clínica.

Cirurgia – Regência: Professor Doutor Rui Maio

O estágio decorreu no Serviço de Cirurgia Geral do Hospital da Luz, no período de 8 semanas compreendido entre 07 de Novembro de 2016 e 13 de Janeiro de 2017.

Os objetivos do estágio consistiram em conhecer o diagnóstico e abordagem de patologias cirúrgicas, acompanhar o doente no peri-operatório, assistir e intervir em cirurgias e desenvolver as competências de comunicação interpessoal e trabalho de equipa.

A primeira semana de estágio consistiu em assistência a sessões formativas no Hospital Beatriz Ângelo, tendo sido abordadas temáticas pertinentes para um segundo contacto com a Cirurgia Geral. As restantes semanas consistiram em estágios práticos repartidos por a) uma semana no Serviço de Urgências, onde acompanhei o primeiro contacto com os doentes, a realização da anamnese e exame objectivo e os pedidos m.c.d.t., bem como o aconselhamento dos pacientes quanto a sinais de alarme; b) duas semanas numa especialidade opcional, Gastroenterologia, onde observei várias técnicas como colonoscopia, fibrosigmoidoscopia, endoscopia digestiva alta, biópsia, polipectomia,

(5)

3

vídeoenteroscopia por cápsula e manometria esofágica; e c) quatro semanas em Cirurgia Geral onde, sob a tutoria do Dr. João Rebelo de Andrade, desenvolvi actividades na Consulta Externa, Enfermaria e Bloco Operatório, tendo participado em 31 cirurgias, nomeadamente, colecistecomias, apendicectomias e hemicolectomias por via laparoscópica, laparotomias exploradoras, hemorroidectomias, tratamento de sinus pilonidalis e excisão de lipomas.

No âmbito académico, participei no congresso realizado no final do estágio, como palestrante, com um caso de neoplasia endócrina do pâncreas, “Um caso de resiliência”.

Pediatria – Regência: Professor Doutor Luís Varandas

O estágio decorreu na Unidade de Cuidados Especiais Respiratórios e Nutricionais (UCERN) do Hospital Dona Estefânia, entre 23 de Janeiro e 17 de Fevereiro de 2017. Os principais objetivos consistiram no reconhecimento e avaliação da semiologia pediátrica; na aplicação e desenvolvimento do raciocínio diagnóstico e terapêutico mais adequado nas principais patologias pediátricas; no estabelecimento de comunicação apropriada, quer com a criança e família, quer com outros profissionais de saúde e no acompanhamento da criança ao longo do seu desenvolvimento.

Neste estágio acompanhei o Dr. António Pedro Campos nas actividades desenvolvidas na Enfermaria, observando de forma autónoma 14 crianças/adolescentes, elaborando o registo clínico e participando na discussão relativamente à proposta terapêutica e à requisição de m.c.d.t., redigindo ainda uma nota de entrada e uma nota de alta. Frequentei semanalmente o Serviço de Urgências, onde treinei e aprimorei a colheita da anamnese e a realização do exame objetivo de forma sistemática e dirigida. As Consultas de Hepatologia e de Imunoalergologia permitiram-me o contacto com patologias singulares. Na vertente académica destaco as duas aulas teóricas-práticas de Imunoalergologia, as sessões clínicas hospitalares e o seminário final do estágio, no qual participei na qualidade de palestrante com a apresentação “Um caso de Miller-Fisher”.

(6)

4

Ginecologia e Obstetrícia – Regência: Professora Doutora Teresa Mateus Ventura

O estágio decorreu no Hospital São Francisco Xavier, no período compreendido entre 20 de Fevereiro e 17 de Março de 2017, sob a tutoria do Doutor Diogo Bruno.

Os objectivos deste estágio visaram a progressão no campo das competências relacionadas com a abordagem à patologia ginecológica e obstétrica, incluindo também objectivos transversais, como o ganho de autonomia e competências de comunicação. As duas primeiras semanas focaram-se na Obstetrícia, assistindo a Consultas de Obstetrícia e Diagnóstico Pré-Natal, bem como à realização de Ecografia Obstétrica. Passei também pela Enfermaria de Obstetrícia, Puerpério e Bloco de Partos, assimilando diferenças e particularidades próprias de cada contexto. As restantes semanas incidiram na Ginecologia, onde assisti a Consultas de Ginecologia e de Patologia do Colo e assimilei as actividades da Enfermaria de Ginecologia, Ecografia Ginecológica e Bloco Operatório. Na vertente académica destaco as Sessões do Serviço, onde participei como palestrante, apresentando o artigo “Controvérsias acerca do Síndrome Antifosfolípido em Obstetrícia”.

Saúde Mental – Regência: Professor Doutor Miguel Xavier

O estágio decorreu no Serviço de Perturbações Afectivas e Perturbação Obsessivo-Compulsiva (PAPOC) do Hospital Júlio de Matos, entre 20 de Março e 21 de Abril de 2017. Os objetivos gerais deste estágio consistiram no aperfeiçoamento do raciocínio clínico, diagnóstico e terapêutico, com especial enfoque nas síndromes psiquiátricas mais frequentes, no aprimoramento das capacidades de comunicação interpares e com os doentes e ainda no combate ao estigma existente associado à doença mental.

Durante este período acompanhei a equipa do meu tutor, o Doutor Marco Gonçalves, em diversas actividades desenvolvidas a) no internamento, através da participação diária nas entrevistas clínicas, discussão de terapêutica e contacto com familiares b) no Serviço de Urgências do Hospital São José, onde tomei contacto com doentes com descompensação da sua patologia psiquiátrica e com episódios inaugurais; c) em Consulta de Psiquiatria

(7)

5

Geral e em Consulta de Sexologia, assistindo ao acompanhamento e tratamento em regime de ambulatório de doentes com maior capacidade de crítica face à sua doença, bem como a problemas particulares pela sua reduzida frequência, tal como a disforia de género. Na componente académica destaco a) os seminários teórico-práticos que tiveram lugar na faculdade, durante os dois primeiros dias de estágio, onde foram abordados dados epidemiológicos sobre a doença mental à escala nacional e global e se estabeleceu um diálogo aberto sobre as nossas ideias pré-concebidas relativamente a esta área; b) as sessões formativas do Serviço e do Internato, onde, com base na literatura do estado da arte, foram abordados temas pertinentes à especialidade; c) o fórum “Vamos falar de Depressão”, onde se discutiu a difusão de medidas de educação para a saúde mental de forma simples e adequada ao público geral, em relação com o portal Saúde Mental.

Medicina Geral e Familiar – Regência: Professora Doutora Maria Isabel Santos

O estágio decorreu na Unidade de Saúde Familiar Alfa Beja, entre 24 de Abril e 19 de Maio de 2017, tendo também desenvolvido actividades na extensão de Baleizão.

Os objetivos deste estágio consistiram na abordagem sistemática centrada no doente, a nível do treino do reconhecimento, diagnóstico, tratamento e prevenção dos problemas de saúde mais prevalentes na população, mas também a nível do contexto biopsicossocial. Sob a tutoria da Doutora Inês Gornilho, o meu segundo contacto com os Cuidados de Saúde Primários for marcado por maior independência, tendo conduzido autonomamente diversos tipos de consulta – Hipertensão, Diabetes, Saúde de Adultos, Saúde Materna, Planeamento Familiar, Saúde Infantil e Juvenil e Consulta Aberta/de Intersubstituição. Desenvolvi capacidades clínicas (supracitadas) através do seu exercício, praticando também a elaboração de registos clínicos e emissão de atestados para diferentes efeitos.

Estágio Opcional – Gastroenterologia Doutor Jorge Esteves

O estágio decorreu no Serviço de Gastroenterologia do Hospital de Santo António dos Capuchos, de 22 de Maio a 2 de Junho de 2017. Embora curto permitiu-me aprofundar o

(8)

6

contacto com uma área que considero de interesse, complementando as duas semanas nesta especialidade integradas no estágio parcelar de Cirurgia Geral.

Elementos Valorativos

Existe um conjunto de actividades desenvolvidas fora do âmbito avaliativo dos estágios, mas que considero pertinente referir, dado o seu contributo para a minha formação médica: a) Participação no Curso TEAM (Trauma Evaluation and Management), nos dias 10 e 11 de Novembro de 2016, no Hospital Beatriz Ângelo e na Faculdade de Ciências Médicas; b) Participação na Masterclass TaTME (Transanal Total Mesorectal Excision Masterclass), que teve lugar no dia 9 de Janeiro de 2017, no auditório do Hospital da Luz; c) A elaboração de conteúdo para o portal Saúde Mental, sob a égide do Doutor Marco Gonçalves, enviado por correio eletrónico a 18 de Abril de 2017; d) A apresentação da Norma de Orientação Clínica 019/2011 “Abordagem Terapêutica das Dislipidemias no Adulto” ao corpo clínico da U.S.F. Alfa Beja, a 5 de Maio de 2017.

Finalmente, considero ainda relevante referir o Documento de Apreciação redigido pelo Doutor João Rebelo de Andrade, que alude à minha conduta aquando da passagem pelo Serviço de Cirurgia do Hospital da Luz.

Reflexão Crítica Final

Concluídos os estágios parcelares que constituem o 6º ano do MIM, impõe-se a reflexão sobre o caminho percorrido, confrontando metas alcançadas com objectivos e expectativas iniciais, já referidas ao longo do documento. Sendo este o ano, por excelência, da profissionalização do estudante, é portanto, através da aplicação dos conhecimentos obtidos, a oportunidade para adquirir autonomia e preparação para o exercício da profissão. O estágio parcelar de Medicina Interna revelou-se bastante produtivo, refletindo-se positivamente no desenvolvimento de capacidades a nível da examinação de doentes, de raciocínio clínico e abordagem diagnóstica e terapêutica. Consegui também adquirir maior proficiência na elaboração de registos informáticos e requisição de m.c.d.t., para o que contribuíu a disponibilização de acesso ao sistema pela minha tutora. Como limitação

(9)

7

aponto o parco progresso na realização de alterações informáticas à terapêutica do doente, visto não me ser permitido realizá-las. Tal justifica-se, no entanto, pela responsabilidade inerente a este acto. Foi neste estágio que tive oportunidade de ser o primeiro a apontar um diagnóstico (tendo levantado a hipótese de Trombose Venosa Profunda do MIE, suspeita esta posteriormente confirmada por Ecodoppler). Pela primeira vez senti fazer uma diferença real na vida de um doente, momento este que me encorajou e recordarei.

O estágio de Cirurgia afigurou-se como uma experiência bastante positiva. A sua subdivisão em Cirurgia, Gastroenterologia e Serviço de Urgências permitiu maior diversidade de patologias e técnicas observadas. Valorizo o aumento da proficiência num vasto campo de conhecimentos e capacidades científicas, técnicas, procedimentais e comportamentais, facultados pela óptima integração na equipa e pela experiência de participação em intervenções cirúrgicas, sendo-nos explicados pormenores da técnica cirúrgica e de assepsia bem como alguns aspetos anatómicos. O acompanhamento do doente no peri-operatório reforçou competências na comunicação interpessoal com o doente e com o pessoal médico, indo assim de encontro aos objectivos previamente delineados.

Em Pediatria, o estágio permitiu-me pela primeira vez o contacto com uma face muito específica desta especialidade. Considero-o uma mais valia, pois a integração na equipa da UCERN e a assistência a Consultas de Hepatologia familiarizou-me com as patologias pouco frequentes, que conhecia apenas ao nível teórico, facto que considero fundamental para a consolidação do conhecimento académico adquirido. A passagem pelo Serviço de Urgências deu-me a oportunidade de contacto prático com as patologias mais frequentes em idade pediátrica. Destaco ainda o contributo deste estágio para o desenvolvimento das minhas competências de comunicação com crianças/jovens e famílias, as quais sendo fundamentais para o exercício da profissão, devem ser uma proficiência a fomentar. Considero atingidos, em termos globais, os objectivos pré-delineados para o estágio. Embora o estágio de Ginecologia e Obstetrícia me tenha permitido o contacto com uma multiplicidade de vertentes da especialidade, ficou aquém das expectativas formuladas a nível da prática procedimental e do ganho de autonomia. Para tal contribuiu: a) o elevado

(10)

8

número de estudantes a estagiar no Serviço; b) a pouca disponibilidade expressa pelas doentes em ser observadas por um médico do sexo masculino. Considero, no entanto, atingida a maioria dos objectivos propostos.

O estágio em Saúde Mental excedeu as minhas expetativas. Não se revelou demasiado teórico, como receei, e mostrou-me a abrangência da acção do psiquiatra e a dinâmica das Consultas, do Internamento do PAPOC e da Urgência Psiquiátrica, possibilitando o contacto com o vasto espectro da doença mental. Também aqui reforcei competências de comunicação interpares e com o doente, aprendi a estimular e ouvir a contar a sua história, o que é, nesta área da medicina, fundamental para a intervenção de qualidade desejada, dada a indissociabilidade das suas dimensões enquanto Ser Humano.

O estágio em Medicina Geral e Familiar foi uma excelente experiência formativa devido à perfeita integração em equipa e ao tipo de intervenção praticada, uma abordagem global ao doente, encarando-o como um todo nas diversas dimensões, familiares e biopsicossociais. Neste estágio senti-me valorizado pelos doentes como alguém com poder de melhorar a sua vida e isso deu-me consciência da responsabilidade da profissão que abracei. Recebi manifestações de apreço pela apresentação de uma Norma de Orientação Clínica, sentindo ter contribuído para a melhoria do serviço prestado.

Assim, em termos globais, todos os estágios convergiram para uma transformação no meu perfil de competências, no sentido da autonomia. Considero estar agora mais preparado para responder às exigências da profissão e isso devo-o aos estágios realizados.

Concluo o presente relatório agradecendo à Faculdade de Ciências Médicas, a Instituição que me acolheu durante os últimos 6 anos e que constituirá sempre uma referência para mim. Estendo o agradecimento a todo o corpo docente, médicos assistentes, tutores e colegas que me acompanharam neste percurso, contribuindo para o meu crescimento enquanto Médico e enquanto Pessoa, pela transmissão de conhecimentos e pela transmissão de valores, deixando em mim, de forma indelével, a sua marca.

Pedro Filipe de Assunção Rosário Lisboa, Junho de 2017

(11)

9

Anexos

(12)

10

(13)

11

(14)

12

(15)

13

Referências

Documentos relacionados

OBJETO: contratação de empresa especializada para Fornecimento de material permanente em geral para Secretaria de Assistência Social. FORO: Fica eleito o Foro de Vitorino

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Os principais passos para o planejamento do processo estão baseados no fatiamento dos modelos 3D (geração das camadas), no posicionamento da peça na mesa de trabalho e

A contratação de professores de ensino técnico se dá porque esses professores provêm das mais diversas áreas do conhecimento e dominam as habilidades que os formados nessas

VUOLO, J.H. Fundamentos da Teoria de Erros, Edgard Blucher Ltda, São Paulo, 1992 YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos, Bookman, Porto Alegre, 2005.. Quando a

a) O desempenho dos discentes que usam os instrumentos de apoio ao ensino e aprendizagem de algoritmos e programação de computadores selecionados superará o

• Gerar nos alunos de Análise e desenvolvimento de software a capacidade de analisa, documentar e especificar sistemas computacionais de informação.. Estes devem fazer uso

• O ciclo de vida iterativo e incremental pode ser visto como uma generalização da abordagem em cascata: o software é desenvolvimento em incrementos e cada incremento é desenvolvido