• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

0

Relatório

Final

Alice Isabel Sousa Monsanto | 2014141

06 de Julho de 2020

Estágio Profissionalizante de 6º Ano

Mestrado Integrado em Medicina

Orientador: Dra. Rita Machado

(2)

Alice Isabel Sousa Monsanto | 2014141 1

ÍNDICE

INTRODUÇÃO ... 2 OBJETIVOS ... 2 ESTÁGIOS PARCELARES ... 3 I. PEDIATRIA ... 3

II. GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA ... 3

III. SAÚDE MENTAL ... 4

IV. MEDICINA GERAL E FAMILIAR ... 5

V. MEDICINA INTERNA ... 5

VI. CIRURGIA GERAL ... 6

ELEMENTOS VALORATIVOS ... 7

REFLEXÃO CRÍTICA ... 7

ANEXOS ... 10

I. CRONOGRAMA DO ANO LETIVO 2019-2020 ... 10

II. TRABALHOS REALIZADOS NO ANO LETIVO 2019-2020 ... 10

(3)

Alice Isabel Sousa Monsanto | 2014141 2

INTRODUÇÃO

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) na Nova Medical School (NMS|FCM) é um ano de caráter profissionalizante que engloba a Unidade Curricular “Estágio Profissionalizante”, constituída por seis estágios parcelares em áreas clínicas basilares, frequentados em várias unidades hospitalares.

O presente relatório tem como finalidade definir os objetivos gerais deste ano curricular e, de uma forma resumida, descrever e analisar individualmente os estágios realizados. Inclui ainda os principais elementos valorativos, terminando com uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo não só deste último ano, como em todo o Mestrado Integrado, com especial menção aos objetivos pré-definidos, competências e conhecimentos, tanto adquiridos como consolidados, e os principais aspetos positivos.

OBJETIVOS

O 6º ano, como último ano curricular da formação académica e de transição para a prática da Medicina procura, através dos estágios profissionalizantes, aproximar o aluno de uma forma mais estreita da atividade clínica diária, preparando-o com ferramentas e atributos, tanto académicos e profissionais, como éticos e sociais, adequados para o desempenho competente e autónomo da sua carreira médica.

De uma forma mais detalhada, os estágios profissionalizantes procuram que o aluno: consolide e reforce conhecimentos e competências já adquiridos durante a formação pré-graduada, aplicando-os corretamente na prática clínica diária; adquira experiência na abordagem e gestão do doente nas suas diferentes vertentes a nível dos cuidados de saúde, desde a realização da história clínica e exame físico completo até à decisão terapêutica; treine e aperfeiçoe a realização de procedimentos clínicos essenciais e valorize o trabalho de equipa e as relações interpessoais, entre médico-doente e familiares e entre os diversos profissionais de saúde, reconhecendo a importância da comunicação e da empatia como pilares do exercício da Medicina.

(4)

Alice Isabel Sousa Monsanto | 2014141 3

ESTÁGIOS PARCELARES

I.

PEDIATRIA

O estágio parcelar de Pediatria decorreu no Hospital CUF Descobertas entre 9 de setembro e 4 de outubro de 2019, orientado pela Dra. Helena Neves.

Durante as 4 semanas do estágio, acompanhei não só a minha tutora como outros profissionais do serviço, que se mostraram sempre disponíveis, contactando com as diversas vertentes da especialidade desde o internamento, consulta externa de Pediatria Médica, serviço de urgência, com possibilidade ainda de estar presente em consultas de Cirurgia Pediátrica e Ortopedia Pediátrica. Na totalidade observei 44 crianças em contexto de consulta, 36 crianças no internamento e 29 crianças no serviço de urgência, abrangendo na globalidade a faixa etária entre os 12 dias e os 16 anos de idade.

Ao longo do estágio foi possível contactar com diversas condições clínicas frequentes, com integração de conhecimentos na abordagem das patologias mais prevalentes em Pediatria e, praticar a realização de exame objetivo nas diferentes faixas etárias. Na consulta externa de Pediatria Médica pude por outro lado consolidar conhecimentos sobre a abordagem à criança saudável e avaliação do desenvolvimento infantojuvenil. Apesar de ter observado maioritariamente situações clínicas comuns, houve também oportunidade de pontualmente observar casos mais raros e complexos, como o caso de lactente de 10 meses com suspeita de doença do movimento que teve de ser transferido para unidade diferenciada no Hospital de Santa Maria. Participei ainda no workshop de Simulação Avançada em Pediatria, realizado no Centro de Simulação da NMS|FCM localizado no Hospital Dona Estefânia, no qual se treinou a abordagem a situações de urgência com base na simulação de dois casos clínicos.

Assisti a várias reuniões de serviço e sessões clínicas, com oportunidade de no final do estágio elaborar e apresentar um seminário intitulado “Urgências Pediátricas: Abordagem à Criança com Desidratação”. Recolhi e redigi uma história clínica de lactente de 10 meses com febre sem foco que teve como diagnóstico final infeção do trato urinário.

II.

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

O estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia decorreu no Hospital São Francisco Xavier, entre 7 de outubro e 1 de novembro de 2019, orientado pelo Dr. Rui Fialho Gomes.

Ao longo das 4 semanas de estágio, contactei com as várias valências da especialidade e com diferentes subespecialidades, nomeadamente: Serviço de Urgência, Bloco de Partos (com oportunidade de

(5)

Alice Isabel Sousa Monsanto | 2014141 4 desinfetar-me e participar numa cesariana), Bloco Operatório de Ginecologia, Internamento (Ginecologia; Materno-fetal; Puerpério), Consulta Externa (Uro-ginecologia; Patologia do Colo; Diagnóstico Pré-Natal; Materno-fetal; Patologia Fetal), Ecografia (Ginecológica e Obstétrica). Considero que enriqueceu bastante o meu conhecimento teórico e prático a grande diversidade de patologias e situações clínicas que observei e que, me possibilitou também assistir a vários procedimentos médico-cirúrgicos específicos como colposcopia (com biópsia e curetagem), indução mecânica do trabalho de parto, amniocentese, cirurgias via laparoscópica e histeroscópica. Pude ainda ao longo do estágio praticar a realização do exame ginecológico completo com espéculo, colheita de citologias cervicais e exsudados vaginais e anorretais.

No final, apresentei um artigo no formato de Journal Club intitulado “Idade Materna Avançada: Desfechos Adversos da Gravidez – Meta-análise”.

III.

SAÚDE MENTAL

O estágio parcelar de Saúde Mental decorreu no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), no serviço Clínica 3, entre 4 e 29 de novembro de 2019, orientado pela Dra. Inês Cargaleiro.

Este estágio englobou também uma componente teórica, com a realização de dois seminários intitulados “Casos Clínicos em Psiquiatria” e “Estigma na Doença Mental”, lecionados respetivamente pelo Prof. Doutor Miguel Talina e pelo Dr. Pedro Mateus, mais 3 sessões formativas, lecionadas pelo Dr. Pedro Rodrigues, com o intuito de consolidar conhecimentos sobre semiologia em psiquiatria e ainda, a possibilidade de assistir a aulas lecionadas para internos da especialidade no CHPL.

No que diz respeito à componente prática, acompanhei a minha tutora nas diversas valências da especialidade, internamento, serviço de urgência e consulta externa. Foi possível desta forma, contactar com a patologia psiquiátrica nos seus diversos contextos, desde a doença aguda até à doença crónica em fase de estabilização e, assistir a inúmeras entrevistas psiquiátricas com o doente e também com os seus familiares. Na enfermaria, considero que foi enriquecedor poder acompanhar os doentes durante o seu internamento e observar a sua evolução, alguns desde a entrada no serviço até à alta, contactando inclusive com a Unidade de Reabilitação e os Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental. Dos vários casos que acompanhei destaco um em particular que me marcou, de um doente de 30 anos que arrastou durante 6 anos um estado de catatonia até que a família procurasse ajuda médica. Assisti semanalmente às reuniões de serviço e sessões de formação interna e, tive ainda oportunidade de participar em atividades particulares realizadas pelo serviço em que fui integrada, nomeadamente Biblioterapia e Grupo Psicoterapêutico Aberto, tendo sido enriquecedor e interessante conhecer métodos diferentes de terapia.

(6)

Alice Isabel Sousa Monsanto | 2014141 5 Efetuei a colheita e escrita de uma história clínica de doente com perturbação esquizoafetiva, o que foi importante para a prática da realização de entrevista psiquiátrica.

IV.

MEDICINA GERAL E FAMILIAR

O estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar decorreu na Unidade de Saúde Familiar (USF) Venda Nova entre 2 de dezembro de 2019 e 10 de janeiro de 2020, orientado pela Dra. Teresa Smet.

Ao longo das 4 semanas assisti a consultas de variadas tipologias: de Saúde do Adulto (incluindo consultas de Vigilância de Diabetes e Vigilância de Hipertensão Arterial), de Saúde Infantil e Juvenil, de Saúde Materna, de Planeamento Familiar e Consultas Abertas Diárias. Comecei por ter apenas um papel observacional, mas rapidamente tive a oportunidade de realizar o exame objetivo na íntegra dos utentes, o que aconteceu em praticamente todas as consultas e ainda, a possibilidade de conduzir algumas autonomamente, ainda que sempre sob supervisão. Considero que este último ponto foi bastante importante, não só pelo ganho de autonomia, mas também por me levar a aperceber de inseguranças, dificuldades e aspetos a melhorar. Durante as consultas de Planeamento Familiar pude praticar a realização de exame ginecológico completo e assistir a colocação e remoção de dispositivos intrauterinos. Assisti ainda a duas sessões de consultadoria na área de Saúde Infantil e Juvenil. Destaco ainda a oportunidade de ter conhecido e observado a implementação em consulta do “Projeto Semente”, que visa promover a saúde mental, facilitando o acesso a cuidados de saúde nas áreas de psiquiatria e psicologia dos filhos de pais com doença psiquiátrica ou problemas sociais graves.

Como complemento da minha avaliação elaborei um folheto informativo sobre “Náuseas e Vómitos na Gravidez”, que surgiu por ser uma temática que ainda desperta muitas dúvidas e receios nas consultas de saúde materna.

V.

MEDICINA INTERNA

O estágio parcelar de Medicina Interna decorreu no Hospital Santo António dos Capuchos, entre 20 de janeiro e 9 de março de 2020, orientado pelo Dr. Miguel Valente. O estágio deveria ter terminado apenas no dia 13 de março, mas devido à pandemia pelo novo coronavírus SARS-COV-2 (COVID-19), todos os estágios práticos foram cancelados.

Durante as 7 semanas de estágio fui integrada na equipa médica do serviço com oportunidade de participar ativamente nas várias valências da especialidade, internamento, consulta externa de Diabetologia e serviço de urgência, com presença semanal nestes dois últimos.

(7)

Alice Isabel Sousa Monsanto | 2014141 6 No internamento tive a possibilidade e a responsabilidade de acompanhar diariamente os doentes que eram atribuídos a meu cargo (1 a 3 doentes), procedendo à sua avaliação e elaboração do diário clínico de forma autónoma, sempre sob orientação, com posterior discussão com o meu tutor sobre a evolução dos doentes, exames complementares de diagnóstico a requisitar e alterações terapêuticas a efetuar. Pude também praticar a realização de notas de entrada e de alta. No total acompanhei 23 doentes no internamento, com média de idades de 69 anos. Diariamente, decorria ao final da manhã reunião de equipa com discussão e tomada de decisões conjuntas sobre a gestão dos doentes, durante as quais pude apresentar e discutir os doentes que acompanhava, o que considero ter sido bastante enriquecedor para a minha experiência na prática clínica. Na consulta externa observei 34 doentes, na maioria casos de diabetes mellitus tipo 2 de difícil controlo e já com complicações consequentes. Durante o estágio aperfeiçoei a realização de gasimetrias arteriais e punções venosas. Destaco ainda o facto de o acompanhamento mais próximo dos doentes me ter permitido também perceber a importância do contacto e colaboração entre as diversas especialidades hospitalares e com outros profissionais nomeadamente enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais.

O estágio englobou ainda uma componente teórica com a realização de dois workshops com os temas “Alterações do Equilíbrio Ácido Base” e “Decisões de Fim de Vida”, lecionados respetivamente pelo Prof. Doutor Pedro Póvoa e pela Dra. Camila Tapadinhas e, a possibilidade de assistir a quatro aulas teórico-práticas sobre eletrocardiograma, organizadas pelos internos da especialidade do serviço.

Assisti a várias sessões clínicas e no final do estágio elaborei e apresentei um trabalho de grupo intitulado “Adenopatias e Linfomas -Revisão Baseada em Caso Clínico”.

VI.

CIRURGIA GERAL

O estágio parcelar de Cirurgia Geral deveria ter decorrido no período entre 16 de março e 15 de maio de 2020, no Hospital das Forças Armadas. Porém, devido à pandemia por COVID-19, o ensino prático foi encerrado no dia 9 de março e o estágio presencial não foi possível. Desta forma e, no sentido de ter algum contacto com a especialidade tivemos acesso à componente teórica do curso TEAM (Trauma Evaluation and

Management) em formato de vídeo-aulas e a possibilidade de frequentar a componente prática do mesmo

durante o próximo ano letivo se assim o desejarmos. O Dr. Francesco Della Nave, do Hospital Beatriz Ângelo, tutorou e orientou a realização de um trabalho de grupo intitulado “Pneumoperitoneu: Apresentação clínica, diagnóstico e tratamento”, que teve por base um caso clínico que nos deu a conhecer. O trabalho foi apresentado no Mini-Congresso realizado no dia 19 de junho através da plataforma digital Zoom.

(8)

Alice Isabel Sousa Monsanto | 2014141 7

ELEMENTOS VALORATIVOS

Ao longo dos seis anos que compõem o MIM procurei participar em algumas atividades extracurriculares, nomeadamente congressos e palestras que, por um lado complementassem a minha formação académica e, por outro, enriquecessem o meu percurso enquanto pessoa e futura profissional de saúde. Realizei também um estágio clínico de Verão no final do 3ºano do MIM, através do Programa de Estágios Clínicos e Pré-Clínicos em Unidades de Saúde CUF (PECLICUF), na área de Medicina Interna na CUF de Santarém, e durante o qual tive ainda oportunidade de contactar com outras especialidades, Urologia, Gastroenterologia e Anestesiologia. Os certificados das principais atividades extracurriculares em que participei encontram-se em anexo.

REFLEXÃO CRÍTICA

Terminado este último ano curricular do MIM e ao refletir sobre o mesmo e sobre todo o meu percurso, considero que o balanço é bastante positivo. Foram seis anos de crescimento constante, quer em termos académicos quer pessoais onde procurei sempre evoluir academicamente, tanto em conhecimentos teóricos como em competências práticas, aqui particularmente a partir dos anos clínicos. A componente prática que me permitiu estar ao longo de quatro anos, diariamente presente em contacto direto com doentes, em diversas unidades de saúde, com vários profissionais e diferentes equipas médicas foi uma importante mais valia. Sobretudo este último ano, com o seu caráter profissionalizante e constituído por especialidades base da medicina, foi essencial para consolidar e aprofundar conhecimentos e competências, com ganho de autonomia e capacidades práticas, permitindo perceber também quais os pontos que ainda há a melhorar e as falhas a colmatar. Penso que cumpri os principais objetivos deste último ano curricular apesar de ter culminado num ano atípico com a interrupção abrupta devido à pandemia por COVID-19 que alterou por completo o nosso quotidiano e trouxe a necessidade de adaptação a uma nova realidade. Porém, considero que deveremos saber retirar algo de positivo desta situação dado que a mim, particularmente, relembrou-me mais uma vez da responsabilidade que assumimos ao exercer esta profissão, que poderá nem sempre ser devidamente reconhecida e por isso é importante não nos esquecermos da razão que nos trouxe até aqui e nos fez superar seis anos de trabalho árduo e que nos vai levar a enfrentar os próximos anos também trabalhosos que é a tarefa de ajudar e cuidar de quem precisa de nós, munidos dos nossos conhecimentos e trabalho em equipa, e que, essa será sempre a nossa maior recompensa.

(9)

Alice Isabel Sousa Monsanto | 2014141 8 Olhando agora para cada um dos estágios parcelares, destaco como ponto positivo global o rácio médico-aluno de 1: 1-2 que sobretudo num ano que se quer profissionalizante é essencial para a qualidade da nossa aprendizagem e experiência prática.

O estágio de Pediatria, com o qual iniciei o ano, tendo sido realizado num hospital privado permitiu ter uma experiência diferente da de anos anteriores dado que pude contactar com uma pediatria mais geral, não subdividida em especialidades e dessa forma observar diversidade de patologias prevalentes em pediatria, quer na urgência quer no internamento. As consultas de Pediatria Médica, por outro lado, na grande maioria de rotina permitiram observar sobretudo a avaliação e seguimento da criança saudável. Este estágio permitiu-me ainda praticar e aperfeiçoar a realização de exame físico completo em diferentes faixas etárias.

Seguiu-se o estágio de Ginecologia e Obstetrícia, no qual procurei contactar com a maior diversidade possível de valências da especialidade de modo a complementar e enriquecer a experiência de anos anteriores, o que foi possível pela disponibilidade demonstrada por vários membros do serviço para receber e ensinar os alunos. Destaco também a experiência de ter participado como ajudante numa cesariana, dado que foi a primeira vez que tive essa oportunidade durante o curso. Foi também bastante positivo o facto de ter treinado a realização do exame ginecológico completo em várias ocasiões o que contribuiu para melhorar a minha técnica e para que o possa realizar com maior segurança e autonomia no futuro.

Relativamente ao estágio de Saúde Mental diferenciou-se por, pelas características inerentes à especialidade, ter sido essencialmente observacional. Contudo, não sinto que esse ponto tenha prejudicado a minha aprendizagem já que a possibilidade de assistir diariamente a entrevistas clínicas nos diversos contextos e discussão dos casos com a minha tutora, permitiu-me consolidar conhecimentos e competências para abordagem e gestão do doente psiquiátrico para além de que realizei autonomamente a colheita de uma história clínica. Considero que a Psiquiatria é uma especialidade essencial no currículo do aluno de medicina e a abordagem ao doente psiquiátrico uma ferramenta importante, dado que estes doentes se irão cruzar connosco independentemente da área clínica que seguirmos, porém existe ainda muito estigma associado à patologia e ao doente psiquiátricos.

O estágio de Medicina Geral e Familiar foi bastante estimulante pela participação ativa que me foi permitida ter no decorrer das consultas nomeadamente pela realização do exame objetivo a praticamente todos os utentes e a condução autonóma de algumas consultas, sempre sob supervisão, o que me influenciou e motivou a evoluir e melhorar as minhas capacidades teóricas, práticas e de comunicação com o doente e família. Esta é uma especialidade muito importante no currículo médico por ser a base dos cuidados de saúde em Portugal e lidar com uma enorme variedade de patologias, situações clínicas e faixas etárias.

(10)

Alice Isabel Sousa Monsanto | 2014141 9 Em relação ao estágio de Medicina Interna considero que foi essencial como parte da minha formação e o estágio que mais correspondeu às minhas expetativas para este último ano. A possibilidade de diariamente ter a meu cargo um a três doentes com a responsabilidade de proceder à sua avaliação, elaboração do diário clínico e posterior discussão dos casos clínicos com o meu tutor e com a equipa médica do serviço, foi essencial para o ganho de autonomia e experiência na gestão do doente, na realização de anamnese e exame objetivo, requisição de exames complementares de diagnóstico, abordagem terapêutica e comunicação médico-doente. Fui recebida e integrada pela equipa médica que me fez sentir como elemento da mesma, o que foi importante para que pudesse experienciar de forma mais direta o dia-a-dia do médico na enfermaria e a comunicação com os vários prestadores de cuidados que compõem um serviço de medicina. Também a experiência no serviço de urgência foi muito positiva com a possibilidade de treinar e aperfeiçoar a abordagem ao doente agudo apesar de nem sempre ser fácil, no caos que caracteriza a urgência, ter a melhor orientação e apoio dos nossos tutores.

Por fim, o estágio de Cirurgia Geral infelizmente não se realizou presencialmente e, apesar de o regente da unidade curricular e os vários tutores se terem esforçado para que os alunos não fossem prejudicados, nenhum ensino à distância poderia substituir a vivência clínica. Contudo, considero que toda a experiência já permitida em anos anteriores no contacto com a especialidade contribui para a redução do prejuízo que é para os alunos não terem tido essa oportunidade durante este ano.

Gostaria de terminar esta reflexão com agradecimentos, primeiro que tudo à minha família que esteve sempre na minha retaguarda a apoiar e incentivar , também ao meu namorado, que esteve ao meu lado e sempre compreendeu e motivou o tempo e o esforço despendidos, a todos os meus colegas e sobretudo aos que se tornaram amigos que foram um pilar essencial durantes estes seis anos, aos meus professores e tutores que me ensinaram, inspiraram e mostraram a médica que hoje almejo ser e, por fim, a todos os doentes com quem me cruzei que me deram a oportunidade de aprender no contacto direto com a vida clínica e me mostraram a humanidade que é necessária na medicina e que vai muito além do que possamos aprender nos livros.

(11)

Alice Isabel Sousa Monsanto | 2014141 10

ANEXOS

I.

CRONOGRAMA DO ANO LETIVO 2019-2020

Estágio

Período de

Estágio

Local de Estágio

Serviço

Tutor

Pediatria

09.09.2019 a

04.10.2019

Hospital CUF

Descobertas

Pediatria

Dra. Helena

Neves

Ginecologia e

Obstetrícia

07.10.2019 a

01.11.2019

Hospital São

Francisco Xavier

Ginecologia e

Obstetrícia

Dr. Rui Fialho

Gomes

Saúde Mental

04.11.2019 a

29.11.2019

Centro Hospitalar

Psiquiátrico de

Lisboa

Clínica 3

Dra. Inês

Cargaleiro

Medicina Geral

e Familiar

02.12.2019 a

10.01.2020

USF Venda Nova

Dra. Teresa Smet

Medicina

Interna

20.01.2020 a

09.03.2020

Hospital Santo

António dos

Capuchos

Medicina 2.1.

Dr. Miguel

Valente

II.

TRABALHOS REALIZADOS NO ANO LETIVO 2019-2020

Estágio

Tema do Trabalho

Pediatria

Urgências Pediátricas: Abordagem à Criança com Desidratação

História Clínica de Febre sem Foco

Ginecologia e Obstetrícia

Idade Materna Avançada: Desfechos Adversos da Gravidez –

Meta-análise

Saúde Mental

História Clínica de Perturbação Esquizoafetiva

Medicina Geral e Familiar

Folheto Informativo de Naúseas e Vómitos na Gravidez

Medicina Interna

Adenopatias e Linfoma – Revisão Baseada em Caso Clínico

(12)

Alice Isabel Sousa Monsanto | 2014141 11

III.

ATIVIDADES EXTRACURRICULARES

(13)

Alice Isabel Sousa Monsanto | 2014141 12 B. Certificado Palestra “Urgências em ORL”

(14)

Alice Isabel Sousa Monsanto | 2014141 13 C. Certificado Palestra “Questões LGBT em Pedopsiquiatria”

(15)

Alice Isabel Sousa Monsanto | 2014141 14 D. Certificado Palestra “Menos Estigma Mais Saúde Mental”

(16)

Alice Isabel Sousa Monsanto | 2014141 15 E. Certificado iMed Conference 11.0

(17)

Alice Isabel Sousa Monsanto | 2014141 16 F. Certificado Workshop iMed Conference 11.0

Referências

Documentos relacionados

Além desses formatos de monetização, a “podosfera” ainda apresenta diversas outras formas complementares, como links patrocinados na descrição dos podcasts,

In this paper we will assess the use of the temporal compression algorithm Swinging Door [4], in a scenario where the target for the use of this algorithm is the minimization of

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

O lançamento em questão é de um texto sobre a escola de magia americana Ilvermorny Figura 16, juntamente de um teste para descobrir a que casa o público pertence, sendo esta, parte

O presente trabalho tem como objetivo principal verificar a possível redução do teor de cimento necessário para atingir a resistência simples ≥ 2,1 MPa na mistura

In the search for alternative disinfectants, the present study evaluated the in vitro effects of an extract of Cymbopogon nardus (citronella) on dermatophytes isolated from