• Nenhum resultado encontrado

Aula 4 - Plataformas de Multimídia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aula 4 - Plataformas de Multimídia"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

Prof. Fernando De Siqueira

https://sites.google.com/site/sistemaseaplicacoesmultimidia/

(2)

Tipos de Plataformas

Plataformas são os computadores usados para criação e reprodução de títulos em multimídia.

• As plataformas são classificadas pelo papel que desempenham podendo ser tanto na criação quanto na execução de conteúdo multimídia ou em ambos os casos.

(3)

Tipos de Plataforma Multimídia

Plataforma de Entrega – É a estação do usuário final onde o

produto multimídia é executado.

Plataforma de Desenvolvimento – É a estação do desenvolvedor que cria títulos e aplicativos multimídia. Podem ser classificadas em:

– Plataforma de autoria para programação do produto multimídia.

– Plataforma de criação do material ( imagens, vídeos, animações, etc. ) a patir de material de mídia

(4)

Famílias de Plataformas

• As plataformas para aplicações multimídia são classificadas em

famílias de acordo com o ambiente operacional.

• Podemos considerar as seguintes famílias:

– Microcomputadores baseados em Windows – Estações de trabalho baseadas em UNIX – Arquiteturas alternativas como Macintosh

(5)

Plataforma Windows

É a plataforma mais usada no mundo.

Arquitetura proprietária embora tenha boa integração com a maioria dos fabricantes de hardware.

Foi incluindo suporte multimídia gradativamente e a partir da versao 95 aprofundou a integração dos recursos multimídia com o ambiente operacional.

Aplicativos tem acesso aos dispositivos multimídia através de chamadas a controladores (drivers)

(6)

Plataforma Windows

Os fabricantes tem apenas que fornecer o controlador do dispositivo multimídia de acordo com a versão do Windows.

Os controladores (driver) tornaram possível a formulação de um padrão chamado MPC. Quando um computador era compatível com MPC, sabia-se que ele seria capaz de reproduzir titulos multimídia compatíveis com este padrão

.

(7)

A Plataforma UNIX

A plataforma UNIX foi desenvolvida no final dos anos 60 por um grupo de cientistas da AT&T

Existem vários dialetos do UNIX que foram construidos pelos diversos fabricantes de hardware que optaram por usar o UNIX como sistema operacional em seus equipamentos devido ao sucesso do UNIX.

Devido a grande variedade de dialetos Unix ( solaris da Sun, HP-UX da HP, AIX da IBM, etc. ) esta plataforma não possui a mesma padronização da plataforma Windows o que compromete a portabilidade de titulos e aplicativos multimídia.

(8)

A Plataforma UNIX

O movimento de software livre lançou o projeto GNU que produziu muitos componentes análogos aos do UNIX

Muitos destes componentes foram transportados para outros ambientes, inclusive ambientes proprietários como Windows e Macintosh.

O Linux é um dialeto do UNIX que foi integrado a estes componentes GNU o que ajudou a criar um padrão mínimo

O UNIX e seus dialetos é mais usado em servidores do que em computadores desktop e estações cliente.

(9)

Plataforma Macintosh

É a plataforma mais popular para produção de títulos multimídia apesar de que no Brasil não é o caso devido ao alto custo dos

computadores macintosh.

É outra plataforma proprietária, com o Windows, mas que suporta aplicativos de criação de multimídia que foram lançados originalmente para Windows e que tiveram versões lançadas para macintosh.

Possui muitos recursos para integração com outros produtos iPod e iPhone, permitindo a produção de títulos e aplicativos multimídia para dispositivos móveis com maior portabilidade.

(10)

Arquitetura

de

Serviços

Multimídia

Título Multimídia

Ambiente

de Execução do ambienteBibliotecas Aplicativo Multimídia Serviços de multimídia do Windows Dispositivos de multimídia Controladores do Windows

(11)

Arquitetura

de

Serviços

Multimídia

Os títulos são visualizados em ambientes de execução que permitem a leitura de um título multimídia sem que a versão completa da ferramenta usada para construí-lo esteja instalada. São comumente chamados de leitores.

Os aplicativos fazem uso de funções de bibliotecas gráficas e de audio que fazem parte do ambiente de desenvolvimento e que escondem detalhes dos serviços internos do sistema operacional que fazem a comunicação com os dispositivos multimídia. Desta forma, o programador abstrais detalhes específicos do sistema operação para aplicações multimídia e se concentra do objetivo do aplicativo multimídia.

(12)

Arquitetura

de

Serviços

Multimídia

Tanto as bibliotecas quanto os ambientes de execução invocam os serviços multimídia do sistema operacional que, por sua vez, chamam os controladores de dispositivos multimídia para a execução do aplicativo ou título.

Nas primeiras versões do Windows havia dois serviços multimídia disponíveis:

Graphics Device Interface (GDI) Media Control Interface ( MCI )

(13)

Arquitetura

de

Serviços

Multimídia

GDI é o serviço multimídia que trata de imagens e desenhos e que foi sucedido pelo GDI+ com recursos mais avançados. MCI é o serviço multimídia que trata de áudio e vídeo digitais e do controle do equipamento multimídia externo. A MCI oferecia um conjunto de funções para reprodução e gravação de arquivos multimídia de áudio e vídeo. Posteriormente, o MCI foi substituido pelo serviço DirectX.

Estes serviços são acionados automaticamente pelo sistema opercional, sendo transparentes para o desenvolvedor que usa funções pre-definidas da biblioteca de funções

(14)

Serviços

DirectX

e

OpenGL

Nos ambientes Windows de 32 bits a tecnologia de tratamento multimídia passou a ser o DirectX com suporte a exibição de imagens e desenhos tridimensionais, assim como reprodução de áudio.

A arquitetura DirectX possui vários grupos de serviços: Direct2D para gráficos bidimensionais

Direct3D para gráficos tridimensionais

DirectSound para reprodução e gravação de áudio

DirectSound3D para reprodução e gravação de áudio tridimensional.

(15)

Serviços

DirectX

e

OpenGL

Os serviços de computação gráfica tridimensional no Windows passaram também à arquitetura OpenGL, licenciada pela Silicon Graphics e disponível em outros ambientes.

A OpenGL é uma API com avançados recursos de modelagem requeridos por aplicativos CAD e animação avançada.

A OpenGL oferece grande portabilidade para outras plataformas multimídia, enquanto que a Direct3D é uma tecnologia exclusiva da Microsoft.

(16)

Componentes

COM

e

.NET

COM é padrão de interface para componentes de software que foi proposta pela Microsoft como base para muitos serviços de arquitetura, inclusive, serviços do próprio Windows.

Estes componentes são objetos disponíveis em linguagem de máquina, código binário e que podem ser usados por qualquer linguagem que suporte o padrão COM.

Estes componentes permitem grande produtividade para desenvolvedor na medida em que executam tarefas básicas de criação multimídia de áudio e vídeo para gravação e reprodução de conteúdo.

(17)

Componentes

COM

e

.NET

EO padrão COM foi substituído pela plataforma .Net que oferece suporte a várias linguagens de programação como Vb.net, C# e C++.

A plataforma .Net é rica em componentes para diversos conteúdos multimídia e oferece alta produtividade ao desenvolvedor multimídia. No entanto, é uma plataforma proprietária e restrita ao Windows.

Embora existam projetos de migração da plataforma .Net para ambientes Linux, estes projetos ainda não estam maduros o suficiente para serem considerados confiáveis e aptos para aplicações multimídia de produção.

(18)

A

tecnologia

OLE

e

ActiveX

A tecnologia OLE permite que documentos produzidos por um programa sejam inseridos em outros documentos, mantendo a identificação com o original. Podemos ter um gráfico desenhado por um programa gráfico sendo inserido em um documento ou ainda em uma planilha eletronica.

Esta tecnologia possibilita a criação de títulos multimídia através de um processo de composição de documentos gerados em diferentes aplicativos.

(19)

A

tecnologia

OLE

e

ActiveX

A tecnologia OLE permite ainda que o documento inserido seja editado com os mesmos recursos do programa usado para a sua criação.

É possível editar uma planilha inserida em um documento sem que se tenha que carregar o MS Excel.

A tecnologia OLE também permite a inserção de objetos multimídia em qualquer documento que suporte OLE. Os objetos multimídia incluem audio, video, animações e

(20)

A

tecnologia

OLE

e

ActiveX

A tecnologia ActiveX permite a construção de componentes que podem ser programados em qualquer linguagem de programação com suporte a ActiveX.

Estes componentes são úteis em aplicativos multimídia de interface com o usuário para melhoria da usabilidade dos diversos sistemas criados para o usuário final.

Por exemplo:

Pode-se criar controles projetados para entrada de dados em sistemas usados por pessoas portadoras de necessidades especiais.

(21)

A

tecnologia

OLE

e

ActiveX

Estes componentes podem ser inseridos ( OLE) em outros tipos de documentos e executar as operações que foram programados para realizar de dentro destes documentos.

Exemplo 1: Uso de um controle activex para calendário em um formulário dentro de um documento word.

Exemplo 2: Um controle activex para gráficos que recebe faixas de valores e gera um gráfico que pode ser inserido em um relatório de vendas trimestrais por filial em uma empresa. As linguagens de programação da Microsoft como Visual Basic, C# .Net e C++ .Net possuem diversos controles

(22)

A Internet como Plataforma Multimídia

De todos os produtos Multimídia o Site é o mais acessível e o mais usado, tendo conteúdo multimídia rico e acessível por diferentes plataformas (Windows, Linux, Macintosh) com grande portabilidade.

Isto faz com que a Internet seja uma excelente plataforma Multimídia e torna o acesso à Internet.

O HTML 5 incorporou recursos para execução multimídia nativos e reforçou ainda mais esta realidade.

O acesso à banda larga viabilizou o uso da Internet como Plataforma multimídia.

(23)

Exercício

1 ) Faça uma pesquisa na Internet e busque quais são os recursos novos do HTML 5 para suporte a contéudo multimídia em sites. Descreva cada recurso detalhamente com exemplos.

Entregue o relatório ao professor no formato ABNT com o nome e RA de cada aluno do grupo.

Não esqueça de colocar a fonte de sua pesquisa.

2 ) A Internet pode ser uma Plataforma Multimidia para entrega quando para desenvolvimento? Justifique sua

(24)
(25)

Referências

Documentos relacionados

Após a revisão de artigos acadêmicos, é perceptível o quanto a utilização da substancia extraída da cannabis sativa é importante para o tratamento de pessoas portadoras

2.4 In the event the Management Board identifies a breach by a Party of its obligations under this Partnership Agreement, or the Consortium Agreement, or the Grant Agreement

Aturá Revista Pan-Amazônica de Comunicação, Palmas, v. Reproducir y distribuir, en su totalidad o en parte, el artículo en formato Posibilidad de traducir determinadas

Para comparação entre os dados foram calculados os erros de duas formas distintas: na primeira se considerou o erro quadrático médio da curva estimada para os

O INSTITUTO EUVALDO LODI – IEL/CE, na qualidade de Agente de Integração de Estágio, responsável pelo Processo Seletivo de ESTAGIÁRIOS do TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Profissionais das áreas de Produção, Operação, Suporte e Desenvolvimento que interagem com o sistema z/OS e utilizem arquivos VSAM.

Especifica o tipo de atendimento (subscritor com prioridade ou assinante normal). Para chamadas feitas, o roteador envia esta categoria. Para chamadas recebidas, o roteador recolhe

Estamos em um nível pré-expressivo 1 , onde o ator trabalha, em seu treinamento cotidiano, sua energia, sua presença, “o bios de suas ações e não seu significado” como nos