• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: DIGITAL MARKETING TOOL - DMT TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA ÁREA:

SUBÁREA: COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): VITOR ARJOL DE ATAIDE, DANIEL HIDEKI TATIYAMA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): CARLOS MAGNUS CARLSON FILHO, SERGIO RICARDO BORGES JUNIOR ORIENTADOR(ES):

(2)

1. Resumo

O marketing digital é uma área muito promissora, visto que a Internet é uma mídia muito utilizada nos dias atuais, destacando-se neste meio, as ferramentas de marketing digital Google Adwords [1-2], Facebook Advertising [3-4]’ e Google Analytics [5]. Nesta perspectiva, o presente projeto buscou o desenvolvimento de uma plataforma web que possibilitasse o gerenciamento simplificado e qualitativo das ações realizadas nos serviços do Google Adwords [1-2] e do Facebook Advertising [3-4], além das informações disponíveis no Google Analytics [5]. Como resultado, obteve-se a plataforma web denominada DMT (Digital Marketing Tool), que reúne e exibe informações centralizadas dos serviços mencionados de forma descomplicada, facilitando a criação e o gerenciamento de campanhas de marketing na web.

2. Introdução

A Internet proporcionou uma nova forma dos consumidores encontrarem produtos no mercado. Com a facilidade de comprar um produto ou adquirir um serviço pela Internet, faz-se necessária a adequação por parte das empresas em como atingir esse novo mercado, mudando a forma de se comunicar com o cliente e exibir sua marca.

Para tanto, as mídias tradicionais como rádio e televisão perdem parte do seu espaço, e a Internet se torna um dos principais meios de veiculação de propaganda por meio do Marketing Digital, que pode ser considerado uma evolução natural dos conceitos, estratégias e ações de marketing, mas voltados para a era digital a qual se expandiu com o surgimento da rede mundial de computadores e, mais recentemente, com as redes sociais.

No meio digital, as principais ferramentas que compõem as estratégias de marketing são o Google Adwords [1-2] e a plataforma de anúncios do Facebook [3-4]. O Google Adwords [1-2] pode ser usado para criação de campanhas e anúncios nas redes de pesquisa e de display do Google, enquanto que o Facebook Advertising [3-4] é usado para veiculação de anúncios dentro do Facebook. Porém, não existe nenhuma plataforma que reúna informações de tais ferramentas e que possibilite um gerenciamento das informações em um único ambiente, além de fornecer dicas de como otimizar o trabalho de acordo com o históricos de

(3)

campanhas e anúncios em tais plataformas. Para suprir tal lacuna, o presente projeto foi idealizado.

3. Objetivos

O presente projeto tem como objetivo criar uma plataforma web, denominada DMT (Digital Marketing Tool), na qual seja possível para o usuário obter, analisar e gerenciar dados de marketing digital provenientes de serviços do Google Adwords [1-2] e do Facebook Advertising [3-4] de forma simples e eficaz, gerando informações úteis para a tomada de decisão e para o gerenciamento do marketing digital de uma empresa.

4. Metodologia

O presente trabalho teve caráter exploratório e aplicado, pois buscou entender os desafios do processo de integração de serviços ligados à área de marketing digital e, em seguida, desenvolver uma plataforma web que permita a obtenção, a análise e o gerenciamento dos dados provenientes de tais serviços.

A pesquisa bibliográfica foi realizada com base em artigos científico-tecnológicos, dissertações de mestrado, testes de doutorado, livros e manuais.

O plano de trabalho foi elaborado contemplando as seguintes atividades: Atividade 1: Levantamento bibliográfico (artigos, livros, entre outros);

Atividade 2: Pesquisa dos dados provenientes das plataformas Google Adwords [1-2], Facebook Advertising [3-4] e Google Analytics [5];

Atividade 3: Planejamento do processo de integração com os serviços do Google Adwords [1-2], Facebook Advertising [3-4] e Google Analytics [5];

Atividade 4: Planejamento dos módulos da plataforma web DMT; Atividade 5: Codificação dos módulos principais;

Atividade 6: Testes e validação da plataforma web DMT.

No desenvolvimento da plataforma web foram utilizados: o framework de PHP chamado Laravel [6-7], as APIs do Google Adwords [1-2], do Google Analytics [5] e Facebook Advertising [3-4]. Também foi utilizado o editor de texto Sublime Text 3 [8] e o serviço de servidores em nuvem da empresa Digital Ocean [9].

O acompanhamento da pesquisa foi realizado pelo professor orientador por meio de reuniões semanais com objetivo de verificar a evolução dos estudos e

(4)

também para traçar diretrizes e direcionamentos. Essas reuniões foram imprescindíveis para o bom andamento e sucesso do presente projeto.

5. Desenvolvimento

O desenvolvimento do presente projeto buscou atender a necessidade de centralizar as informações referentes às campanhas de marketing digital que são criadas no Google Adwords [1-2] Facebook Advertising [3-4]. Para isso, o desenvolvimento foi dividido em cinco módulos: Administrativo, Facebook Advertising [3-4], Google Analytics [5], Google Adwords [1-2] e SEO [10], que são descritos a seguir.

Módulo Administrativo

O presente módulo permite o gerenciamento de usuários e suas permissões, além de realizar o cadastro base para as integrações, como o login para Google Adwords [1-2], Facebook Developer [3-4] e Google Analytics [5]. A Figura 1 apresenta a interface gráfica para criação de um usuário para acesso ao DMT.

Figura1: Criação de usuário para acesso ao DMT.

Após acesso a plataforma DMT, cada usuário possui uma interface principal, denominada Dashboard, que fornece informações gerais sobre os projetos do usuário. A Figura 2 ilustra a interface Dashboard com informações relacionadas aos projetos do usuário.

(5)

Figura 2: Dashboard DMT - Gerenciamento dos projetos do usuário.

Como pode ser observado, o presente módulo fornece links de rápido acesso aos projetos do usuário, facilitando o acesso às principais ferramentas do DMT.

Módulo Facebook Ads

Esse módulo permite a criação e gerenciamento de campanhas publicitárias que são veiculadas no Facebook. A Figura 3 apresenta um resumo dos anúncios de uma campanha selecionada pelo usuário.

Figura 3: Resumo de Anúncios Facebook.

Como visto na figura acima, após selecionar a campanha a ser gerenciada, os usuários podem visualizar um resumo de todos seus anúncios no Facebook, ou seja, ele pode acompanhar as métricas mais importantes para seu negócio.

(6)

Módulo Google Analytics

Esse módulo permite o gerenciamento de relatórios personalizados sobre os dados de acesso aos sites que o usuário acompanha por meio do código de acompanhamento do Google Analytics [5]. A Figura 4 apresenta a página inicial de um projeto do Google Analytics [5], gerenciado pelo DMT.

Figura 4: Gerenciamento do Google Analytics.

Note que é possível verificar de forma gráfica se houve uma queda de visitas de um determinado site e, em seguida, é possível planejar uma ação para aumentar a quantidade de acessos.

Módulo Google Adwords

Esse módulo permite a criação e gerenciamento de campanhas de links patrocinados do Google, além de permitir modificar orçamentos e valores de lances. A Figura 5 representa a criação de um novo grupo de anúncios para uma campanha, recurso que é gerenciado pelo DMT.

(7)

Figura 5: Gerenciamento Google Analytics.

Cabe observar que o usuário não precisará mais acessar a ferramenta do Google para criar novos grupos de anúncio, pois a plataforma DMT possui essa funcionalidade disponibilizada aos usuários com permissões de gerenciar os projetos de Google Adwords [1-2].

Módulo SEO

Esse módulo permite ao usuário analisar como seu site está sendo compreendido pelos motores de busca e informa dicas de como melhorar o desempenho nas buscas orgânicas. A Figura 6 apresenta uma análise de forma gráfica de dois sites em relação ao entendimento dos motores de buscas.

Figura 6: Criação de regras de uso para o DMT.

Dessa forma, o usuário pode acompanhar quais as páginas de seu site estão com um bom desempenho em buscas orgânicas, além de saber quais páginas estão interferindo negativamente na qualidade do site.

6. Resultados

A proposta essencial do DMT é, sobretudo, incorporar dados que são gerados diariamente pelos canais de marketing digital, e a partir deles, conceber informações úteis para os usuários da plataforma DMT, colaborando para uma análise dos dados mais concisa, aliando praticidade e eficiência.

Destacaram-se durante o desenvolvimento do projeto, alguns empecilhos, dos quais o mais notável foi a resiliência em condescender a aprovação para o uso das APIs por parte das empresas provedoras de dados, como a Google e o Facebook.

(8)

A aprovação para o uso das APIs só foi possível após convencer as empresas de que o DMT aumentaria a experiência dos usuários desses serviços, pois foi desenvolvida com a finalidade de aprimorar o uso das ferramentas de marketing digital. Porém, como é possível utilizar a API do Google Adwords [1-2] em ambiente local, com intuito de criar campanhas, grupos de anúncios, dentre outras funcionalidades, as dificuldades encontradas no manejo das APIs podem ser superadas por meio de uma estratégia simulada conforme mencionada.

Portanto, apesar das dificuldades com as APIs, a plataforma web DMT obteve êxito em suas propostas, facilitando a análise de dados a partir de canais de marketing digital, em especial, aos canais do Google Adwords [1-2] e Facebook Advertising [3-4].

7. Considerações Finais

O presente projeto possibilitou o desenvolvimento de uma plataforma web, denominada DMT, com a finalidade de centralizar informações geradas a partir de campanhas de marketing digital elaboradas no Google Adwords [1-2] e no Facebook Advertising [3-4]. Neste sentido, o maior desafio encontrado foi a resiliência em aprovar o uso das APIs por parte das empresas provedoras de dados, tais como a Google e o Facebook. Porém, esse desafio foi superado após o convencimento de tais empresas de que uma plataforma web centralizadora de informações aumentaria a experiência dos usuários em seus serviços.

Como trabalhos futuros, sugere-se a adição de ferramentas de mídias programáticas, que já se estabeleceram no mercado norte americano e começaram a chegar ao Brasil.

8. Fontes Consultadas

[1] AZEVEDO, Ricardo. O que é Google Adwords. [Online] Disponível em http://www.clinks.com.br/videos-tutoriais/o-que-e-google-adwords. Acessado em 10 de Maio de 2014.

[2] GOOGLE Adwords. Disponível em: https://adwords.google.com/. Acesso em 15 de Agosto de 2014.

[3] FACEBOOK Ads. Disponível em: <https://www.facebook.com/advertising>. Acesso em 15 de Agosto de 2014.

(9)

[4] SANTANA, Camila. Facebook ADS, como funciona? Disponível em: <http://pt.slideshare.net/caaaks/facebook-ads-como-funciona>. Acessado em 10 de Maio de 2014.

[5] GOOGLE Analytics, disponível em:

<https://developers.google.com/analytics/?hl=pt-br> Acesso em 15 de Agosto de 2014.

[6] OTWELL, T. Laravel's documentation. Disponível em: <http://laravel.com/docs>. Acesso em: 10 mar. 2014.

[7] SAUNIER, R. Getting Started with Laravel 4: Discover Laravel – one of the most expressive, robust, and flexible PHP web application frameworks around. Birmingham: Packt Publishing, 2014.

[8] SUBLIME TEXT: The text editor you'll fall in love with. 2014. Disponível em: <http://www.sublimetext.com/>. Acesso em: 10 jun. 2014.

[9] SSD Cloud Server, VPS Server, Simple Cloud Hosting | DigitalOcean. 2014. Disponível em: <https://www.digitalocean.com/>. Acesso em: 10 jun. 2014.

[10] SEO, disponível em: <http://www.marketingdebusca.com.br/seo>. Acesso em 15 de Agosto de 2014.

Referências

Documentos relacionados

Para provar sua tese, esses críticos que entendem que o islamismo é o problema, tendem a ligar atos específicos dos grupos jihadistas a uma sequência de referências extraídas

expressamente, tacitamente ou de outra forma) no âmbito do presente Contrato (e o presente Contrato exclui.. expressamente qualquer direito) (a) para Materiais Excluídos, (b)

Médio Tejo, EPE, o Hospital Distrital de Santarém, EPE, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE, e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE, remeteram os

A partir de 2004, com a junção de desenvolvimento tecnológico e inovação em política pública, o Brasil implementou um sistema de vanguarda para monitoramento e fiscalização

O modelo característico da interação se dá em nível simbólico, quando se procura entender e interpretar o significado da ação do outro (11). Assim, os seres

As imagens transferidas para o computador podem ser transferidas de volta ao Cartão SD ou à memória interna da câmera. A visualização das imagens no LCD da câmera só será

1. No caso de admissão do cliente, a este e/ou ao seu representante legal são prestadas as informações sobre as regras de funcionamento da ESTRUTURA RESIDENCIAL

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de