• Nenhum resultado encontrado

Geo Mod II CPrep Gaba

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Geo Mod II CPrep Gaba"

Copied!
51
0
0

Texto

(1)

GEOGRAFIA - Módulo II

EXERCÍCIOS

HIDROGEOGRAFIA

CLIMATOLOGIA

(2)

EXERCÍCIOS

1. HIDROGEOGRAFIA

1.01 (EsPCEx-2014) “Relatórios da ONU alertam que se o padrão de consumo não mudar, em 2025, 1.8 bilhão de pessoas estarão vivendo em regiões com absoluta escassez de água, e dois terços da população do mundo poderá estar vivendo sob condições de estresse hídrico”.(redeglobo.globo.com/globoecologia/noticia/2013/05/mundoenfrenta.crise-de-agua-doce)

Sobre os fatores relacionados à crise de abastecimento de água potável no mundo, podemos afirmar que

I- embora a água doce disponível no mundo ultrapasse largamente as necessidades de consumo atuais, a crise da água é uma realidade no planeta.

II- em muitos países, as reservas de água subterrâneas renovam-se em velocidade menor que a retirada de água, provocando a secagem de poços e um efeito de subsidência (rebaixamento) bastante pronunciado em suas áreas urbanas, que compromete a estrutura das construções e dos monumentos históricos.

III- a construção de barragens em rios compartilhados por diferentes países, viabilizando projetos de irrigação e beneficiando as atividades agrícolas, tem contribuído para a redução do estresse hídrico entre esses países.

IV- o Aquífero Guarani é uma importante reserva estratégica de recursos hídricos para o Centro-Sul do Brasil, a qual ainda não está sendo explorada, haja vista as abundantes chuvas que alimentam os rios, os quais, por si só, garantem o abastecimento da região mais dinâmica do País.

V- entre os diversos usos da água, o uso industrial é o que apresenta as maiores taxas de desperdício em termos globais.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas:

(3)

1.02 (UFF/COSEAC-2012) As terras irrigadas, em expansão, atualmente representam aproximadamente 1/6 das terras cultivadas no mundo, e são responsáveis pela produção de cerca de 40% dos alimentos. A produção agrícola é uma atividade de alta intensidade de uso da água. De toda a água captada dos rios, lagos e aquíferos do mundo, utiliza-se com irrigação cerca de:

a) 30% b) 50% c) 70% d) 40% e) 80% 1.03 (ESAF-2004)

Das afirmativas a seguir, indique a opção correta.

I. O termo evapotranspiração é usado para designar a transferência de água para atmosfera, sob a forma de vapor, decorrente, tanto da evaporação que se verifica no solo úmido sem vegetação, nos oceanos, lagoa, rios e em outras superfícies hídricas naturais, como da sublimação que se processa nas superfícies de gelo (geleira, campos de neve etc.).

II. Em meteorologia a expressão massa de ar é usada especificamente para designar uma grande porção da atmosfera, cobrindo milhares de quilômetros da superfície terrestre e que apresenta uma distribuição vertical aproximadamente uniforme, tanto de temperatura, como da umidade.

III. Nuvem é qualquer conjunto visível de gotículas d’água, de partículas de gelo, ou de ambas, em suspensão na atmosfera.

a) Apenas I e II são corretas. b) Somente a II é correta.

c) Apenas II e III são corretas.

d) Somente a I é correta. e) Apenas I e III são corretas.

(4)

1.04 (EsPCEx-2011) Sobre as reservas e a utilização dos recursos hídricos no Brasil e no Mundo, podemos afirmar que:

I- a água doce dos rios e dos lagos de todo o planeta é responsável pela maior parte da água doce da Terra.

II- no mundo inteiro, mais de 1,5 bilhão de pessoas dependem principalmente da água de reservas subterrâneas para suprir suas necessidades básicas.

III- apesar de grande parte do Estado de São Paulo situar-se sobre o Aquífero Guarani, o sistema de abastecimento do Estado não utiliza fontes subterrâneas.

IV- as calotas polares e as geleiras são as mais importantes, em termos quantitativos, reservas de água doce de nosso planeta.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas: a) I e II b) I, II e III c) I, III e IV d) II e IV e) III e IV

1.05 (EsPCEx-2008) A utilização da água é alvo de debates em busca de soluções para um consumo mais racional.

Assinale a única alternativa que contém a afirmativa correta, envolvendo a chamada questão ou crise da água.

a) As alterações no ciclo da água implicam necessariamente a diminuição do estoque total de água no planeta; sendo assim, a água é considerada um recurso esgotável.

b) O principal problema dessa crise é a atual escassez de água em todas as regiões da Terra.

c) Apesar de sua escassez, a água não tem gerado zonas de tensão ou de conflitos entre países.

d) A questão central da crise da água é a diminuição ou escassez de água potável, muitas vezes, causada pela falta de saneamento.

e) A irrigação é uma técnica agrícola que, em qualquer situação, evita o desperdício de água e não gera impactos ambientais.

(5)

1.06 (EsPCEx-2007) A água é um recurso natural indispensável e tem sido objeto de disputas entre diferentes povos. Atualmente, cresceu em importância, em face do considerável aumento da demanda. Em relação aos recursos hídricos no Brasil, leia atentamente as afirmativas abaixo.

I – Encontram-se bem distribuídos pelo território, porém não são bem utilizados.

II – O Aquífero Guarani, maior reservatório de águas subterrâneas do mundo, está integralmente situado em território brasileiro, o que facilita a gestão dessa reserva.

III – A grande quantidade de água doce existente no Brasil deve-se a um clima que assegura chuvas abundantes e regulares em quase todo o território.

IV – Duas das maiores bacias hidrográficas do País, a do rio Tocantins e a do rio São Francisco, encontram-se integralmente em território brasileiro.

Com relação às afirmativas acima, é correto afirmar que: a) somente I e II são corretas.

b) somente II e III são corretas. c) somente III e IV são corretas.

d) somente I e IV são corretas.

e) todas são corretas.

1.07 A água, assim como o Sol, é um recurso natural indispensável à vida no planeta Terra. Possui um enorme valor económico, ambiental e social, fundamental à sobrevivência do Homem e dos ecossistemas no nosso planeta. A água é fundamental porque é um recurso natural único, escasso e essencial à vida de todos os seres vivos.

Preencha as palavras cruzadas com o nome dos conceitos relacionados à água, correspondentes aos enunciados apresentados no quadro seguinte.

(6)

Número É uma depressão natural na superfície da Terra que contém

permanentemente uma quantidade variável de água. 1 São o centro da discórdia nas relações entre Israel e a Síria. As

montanhas, que hoje delimitam a fronteira norte israelense,

foram ocupadas durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. 2 Aquífero situado na região Norte do Brasil, sendo considerado

entre os cinco maiores aquíferos do mundo. 3 Significa “rio acima”, em direção à nascente. 4 Tipo de foz que apresenta um único canal, sem obstáculos. 5 Significa “rio abaixo”, em direção à foz. 6 Conceito que descreve as curvas de um rio. 7

3 1

L A G O

6

L

J

T

5

E S T U Á R I O

E

S

R

4

A

7

M

N

M

D

O

T

E

2

C O L I N A S D E G O L A N

T

N

C

A

D

H

N

R

Ã

T

O

O

E

S

1.08 Preencha as palavras cruzadas com o nome dos conceitos relacionados à água, correspondentes aos enunciados apresentados no quadro seguinte.

(7)

Conceitos relacionados à água Número Constitui-se no conjunto de rios de uma bacia. 1 Tipo de foz com vários canais entremeados de ilhas formando uma

espécie de leque, essas ilhas podem ser naturais ou formadas por

sedimentos transportados pelas águas dos rios. 2 Qualquer curso d'água que deságua em outro maior, ou num lago, ou

lagoa. 3

É o caminho percorrido por um rio entre a nascente e a foz. 4

Um dos lados do rio. 5

Maior aquífero do mundo. 6

Mercadorias padronizadas a nível internacional que tem nos oceanos

sua principal via de transporte. 7

6 7

A

C

3 4

C U R S O

O

A

E

M

F

N

M

L

I

O

U

T

D

1

R E D E H I D R O G R Á F I C A

N

T

T

N

I

2

D E L T A

Ú

E

B

S

I

5

M A R G E M

(8)

1.09 O ciclo hidrológico é essencial ao ambiente: transporta e faz circular a água de uma região para as outras; é um importante agente modelador da crosta terrestre (devido à erosão e ao transporte de sedimentos); e é condicionante de toda a cobertura vegetal do planeta, ou seja, de toda a vida na Terra.

Analise as proposições sobre o ciclo hidrológico e assinale o que estiver correto.

Precipitação é a água que cai sobre o solo ou sobre um corpo d’água (Lagos, rios, mares, oceanos). Pode ocorrer de várias formas, dependendo das condições atmosféricas. Os tipos são: neve, granito, orvalho e chuva.

A água infiltrada pode sofrer evaporação, ser utilizada pela vegetação, escoar ao longo da camada superior do solo ou alimentar o lençol de água subterrâneo.

A evaporação nos oceanos excede a precipitação, e nos

continentes ocorre o oposto.

A evapotranspiração consiste em parte da água existente no solo que, após utilizada pela vegetação, é eliminada pelas folhas na forma de vapor.

Escoamento superficial constituído pela água que escoa sobre o solo, fluindo para locais de altitudes superiores, até atingir um corpo d’água como um rio, lago ou oceano.

SOMA:

1.10 (EsPCEx-2002) O gráfico seguinte apresenta a distribuição da água no nosso Planeta.

001 002 004 008 016 02 +04 + 08 = 14.

(9)

Considerando a distribuição de água na Terra, pode-se dizer que os números I, II e III correspondem, respectivamente, aos seguintes reservatórios:

a) águas subterrâneas; calotas polares e geleiras; rios e lagos. b) calotas polares e geleiras; rios e lagos; águas subterrâneas.

c) rios e lagos; águas subterrâneas; calotas polares e geleiras.

d) águas subterrâneas; rios e lagos; calotas polares e geleiras. e) calotas polares e geleiras; águas subterrâneas; rios e lagos.

1.11 (EsPCEx-2001) O mapa abaixo apresenta três importantes rios da Europa.

(10)

A respeito dos rios assinalados é correto afirmar que a letra

a) “A” representa o rio Tejo, que se destaca pela grande extensão.

b) “B” representa o rio Danúbio, que se destaca como importante rio de integração, cortando diversos países.

c) “C” representa o rio Ródano, que se destaca pela importância estratégica em relação a importação de petróleo.

d) “A” representa o rio Volga, que se destaca por dividir importantes países do leste europeu.

e) “B” representa o rio Loire, que se destaca pelo escoamento da produção da França.

1.12 Observe o gráfico da distribuição da água doce na superfície do planeta.

(11)

Com base nos conhecimentos sobre o tema e o auxílio do gráfico, analise as informações seguintes e coloque um “V” no retângulo à esquerda, quando a sentença for de sentido verdadeiro ou coloque um “F”, quando a sentença for de sentido falso.

A América do Sul, que sozinha detém quase 2/3 da água doce do planeta, se configura como área estratégica. Mas também enfrenta problema, com a ambiguidade entre o desperdício e a escassez de abastecimento de água potável entre as camadas de suas populações.

A distribuição desigual dos recursos hídricos é apenas uma face da problemática escassez de água potável no mundo; o desequilíbrio entre sua oferta e demanda passa também pela poluição dos grandes mananciais e pelas possibilidades das populações pobres terem acesso à água tratada.

Os recursos hídricos estão equitativamente bem distribuídos por todos os continentes e dentro deles a facilidade de acesso a esse bem renovável se dá devido ao subsolo que guarda grandes reservas de água doce que abastecem as populações e permitem o pleno desenvolvimento da agricultura irrigada em todo o mundo.

As estatísticas da distribuição da água pelo planeta por si não revelam toda a realidade de acesso, ou não, das

F

V

F

(12)

populações a esse líquido, tal como ocorre com a Ásia, que, embora detenha um dos maiores percentuais da água doce do planeta, também detém a maior população, parte vivendo em pobreza absoluta e alguns povos em áreas de escassez, onde o acesso à água é causa de conflitos.

As águas subterrâneas constituem uma alternativa pera regiões com pouca água superficial disponível. Todavia, a exploração dos aquíferos tem sido motivo de preocupação e debate entre autoridades do mundo todo, já que o consumo intensivo e a falta de preservação têm superado a reposição natural desse tipo de recurso.

Ações como impermeabilização de solos, desvios de cursos de rios, construção de barragens, desmatamento e poluição estão entre os fatores que contribuem para alterar a dinâmica natural das águas da Terra. Entretanto isso não influencia a quantidade de água disponível em uma região, o regime de chuvas, a reposição dos lençóis freáticos, a disponibilidade de água nos rios, entre outros.

1.13 A água constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Com relação a esse elemento, assinale a alternativa correta.

(A) A água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, e pelos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.

(B) Desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.

(C) A água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica assegurando a sustentabilidade do meio ambiente local.

(D) O Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas dominantes. (E) A diminuição da chuva no Brasil tem sido o maior problema ligado à falta de água para abastecer as cidades.

V

(13)

1.14. (UNESP) O Ártico está na mídia. Notícias da região do Ártico levantam dados sobre a corrida ao petróleo em suas águas. Nações reclamam parte das riquezas sob o fundo do Oceano Glacial Ártico, enquanto o aquecimento global expõe áreas antes cobertas por gelo, pois a extensão do gelo marítimo no Ártico diminuiu por volta de 14% desde os anos 1970. A mídia destacou que os russos instalaram sua bandeira em turfa submarina e que a guarda costeira americana mapeou o mar de Bering.

Sobre o assunto tratado no texto, pode-se afirmar que:

(A) os direitos aos recursos localizados no assoalho submarino são definidos com a colocação de bandeiras, como no período de colonização das fronteiras.

(B) as regras que possibilitam reivindicar os recursos dos leitos submarinos vêm da Convenção da ONU sobre o Direito do Mar.

(C) há um acordo entre os países que circulam o Ártico – Rússia, Canadá, Estados Unidos, China e Inglaterra – para explorar os recursos marinhos.

(D) com o degelo do Ártico, a navegação e a exploração de minérios não serão beneficiadas e o meio ambiente não sofrerá impacto.

(E) a Convenção da ONU sobre o Direito do Mar possibilita a todas as nações costeiras terem direitos econômicos iguais sobre o Ártico.

1.15. (UPE) “Há na superfície oceânica uma corrente que transporta águas quentes e salinas para o nordeste do Atlântico. O calor que ela libera para a atmosfera aquece a Europa ocidental, constituindo fundamental importância para o andamento do tempo naquele continente. Perdendo calor, a água se esfria, mistura-se com as águas mais frias de origem ártica e se torna tão densa que acaba afundando...”

Esse texto está se referindo à

(A) Contra-Corrente Sul-Equatorial. (B) Corrente Kuro Sivo.

(14)

(D) Corrente do Golfo.

(E) Corrente Quente do Brasil.

1.16 (UFMS-2009) Segundo o Banco Mundial, cerca de oitenta países vão entrar em conflito por causa dos recursos hídricos nos próximos anos. Rios que atravessam diferentes países representam fontes essenciais de abastecimento de água e constituem motivo de disputas acirradas. Os problemas tornam-se mais graves quando a disputa pela água se mistura com desavenças político-religiosas. Qual alternativa representa o caso específico de conflito pela água no rio Nilo?

a) Apesar de ser um rio internacional, poucos países utilizam as águas do Nilo, exceto o Egito, cuja população depende das águas dele para o abastecimento e a produção de alimentos, enquanto que nos outros países banhados pelo mesmo rio, como a Etiópia e o Sudão, a população, por estar concentrada no litoral, tira pouco proveito de suas águas.

b) A instalação de várias usinas hidrelétricas e a captação de água para irrigação, em países localizados no alto da bacia, têm prejudicado o aproveitamento feito no Egito, situado no baixo curso do rio, que contava com as cheias periódicas para a fertilização do vale.

c) É um rio genuinamente egípcio, e as disputas pelas terras agricultáveis de suas margens são entre os povos nômades do deserto e os árabes muçulmanos que mantêm o controle político em todo o vale do rio.

d) Era navegável em toda a sua extensão, desde as nascentes, no lago Vitória até a foz, considerando que ele atravessa extensa área de planície desértica; entretanto, essa utilização foi interrompida com a construção da represa de Assuã, em território egípcio, o que causou desentendimento com o governo sudanês.

e) Outros países africanos poderiam utilizar suas águas para o abastecimento e a irrigação, como a Etiópia e o Sudão, porém não as utilizam por cumprirem acordos políticos com o Egito, que historicamente detém o direito de exploração das águas, garantido pela ONU.

(15)

1.17 (UFSCar-2007) O Oriente Médio é, historicamente, zona de tensões entre povos, nações e países. Em 2006, ocorreram conflitos armados nas fronteiras de Israel, Palestina e Líbano, envolvendo exército e grupos armados.

Sobre os conflitos, analise as afirmações seguintes.

I. O grupo Hamas, acusado por Israel pela morte e sequestro de soldados na região da Faixa de Gaza, é um movimento que luta pela formação do Estado Independente da Palestina e se opõe à existência do Estado de Israel.

II. O grupo Hezbollah luta pela desocupação israelense nos territórios de Gaza e Golã e pela demarcação de Jerusalém como território independente, devido à sua importância religiosa para católicos, judeus e muçulmanos.

III. Além dos conflitos de ordem histórica, religiosa e política, a região apresenta tensões decorrentes da escassez de recursos hídricos, como o interesse no controle das nascentes do rio Jordão. IV. Uma das zonas de tensão é a fronteira do Líbano, onde se encontram as nascentes do rio Jordão, área estratégica para o acesso e controle da água doce disponível na região.

Estão corretas as afirmações:

a) I e III, apenas.

b) I e IV, apenas. c) II e III, apenas. d) III e IV, apenas. e) II e IV, apenas.

1.18 (UNESP 2011)

No Oriente Médio, a água é um recurso precioso e uma fonte de conflito. A escassez de recursos hídricos está aumentando as tensões políticas entre países e dentro deles, e entre as comunidades e os interesses comerciais. A Guerra dos Seis Dias, em 1967, foi, em parte, a resposta de Israel à proposta da Jordânia de desviar o rio

(16)

Jordão para seu próprio uso. A terra tomada na guerra deu-lhe acesso não apenas às águas das cabeceiras do Jordão, como também o controle do aquífero que há por baixo da Cisjordânia, aumentando assim os recursos hídricos em quase 50%.

(Robin Clarke e Jannet King. O Atlas da Água, 2005. Adaptado.)

A partir da leitura do mapa e do texto, pode-se afirmar que a água é uma questão importante nas negociações entre

a) o Iraque e os turcos. b) os palestinos e a Síria. c) o Líbano e a Síria.

d) os iranianos e o Iraque.

(17)

1.19 (UFU 2007) Os rios que atravessam países constituem fontes essenciais de abastecimento de água. Em algumas regiões, os conflitos pela água misturam-se às desavenças político-religiosas existentes. Em outras, onde não há conflitos desta natureza, há sérias dificuldades para a obtenção da água.

Sobre a temática abordada no texto:

a) cite dois conflitos presentes no mundo atual que têm como justificativa questões de disputa pela água.

I - Disputa pela água no vale do rio Jordão entre israelenses e palestinos.

II - Conflito étnicos entre iraquianos sunitas e xiitas ao sul, na foz dos rios Tigre e Eufrátes.

b) aponte duas principais fontes poluidoras de água.

Urbanização descontrolada;

Contaminação por uso excessivo de agrotóxicos.

1.20 A questão da escassez água de água tem provocado sérios problemas nas metrópoles brasileiras. Quanto a isso, o Governador de São Paulo, lançou o projeto de bombeamento do Rio Paraíba do Sul para o Sistema Cantareira.

Isso desagradou o governador do Rio de Janeiro porque

a) Não se pode transpor a água da região hidrográfica do Atlântico Sudeste para a região hidrográfica do Paraná, já que isso está em desacordo com o pacto federativo.

b) Não se pode transpor a água da bacia hidrográfica do Atlântico Leste para a bacia hidrográfica dos Rios Paraná e Paraguai, já que isso já que isso fere a convenção de Genebra.

c) A retirada de água do Rio Paraíba do Sul pode resolver ou amenizar o problema paulista, mas pode agravar o problema fluminense de abastecimento de água.

d) Não se pode transpor a água da bacia hidrográfica do Atlântico Leste para a bacia hidrográfica dos Tietê-Paraná, já que isso seria muito custoso e não vale a pena.

(18)

e) A retirada de água do Rio Paraíba do Sul seria apenas um paliativo, já que o mais interessante é a iniciativa de se construir Estações de Produção de Água de Reuso (EPAR).

1.21 Nessa bacia, a implantação da hidrovia de mesmo nome tem grande importância para o escoamento da produção de grãos, minérios de ferro e insumos agrícolas, pois conecta o Centro-Oeste ao porto de Vila do Conde, na Região Metropolitana de Belém, no Pará.

Essas características são da bacia hidrográfica: a) São Francisco

b) Tocantins-Araguaia

c) Parnaíba d) Amazônica e) Paraná

1.22 No período das cheias, a drenagem é interrompida e a planície do Pantanal fica quase totalmente alagada. É a maior planície

inundável do mundo e funciona como um enorme reservatório, pelo fato de reter a maior parte da água vinda do planalto e regularizar a vazão do rio a) São Francisco b) São Lourenço c) Parnaíba d) Uruguai e) Paraguai

1.23 Com cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados, essa é a maior bacia hidrográfica do mundo, compreendendo porções dos territórios do Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Bolívia e Brasil. Possui grande potencial de navegação, e seus rios principais são: Huallaga, Napo, Xingu, Negro, entre tantos outros.

(19)

Essas características são da bacia hidrográfica: a) São Francisco b) Tocantins-Araguaia c) Parnaíba d) Amazônica e) Paraná

1.24 (UEM 2012) O território brasileiro é constituído por extensas bacias hidrográficas que concentram cerca de 15% da água doce do planeta. Sobre os sistemas hidrográficos brasileiros, assinale o que for correto.

01) O litoral brasileiro é caracterizado por uma importante bacia hidrográfica, denominada Bacia Litorânea. Nessa grande bacia encontram-se grande parte da população brasileira e os impactos ambientais decorrentes de desmatamento intensivo.

02) O Rio São Francisco é conhecido como o “rio da integração nacional”, pois além de sua importância histórica, ele possibilita a circulação hidroviária entre as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.

04) Os rios Tocantins e Araguaia percorrem extensa faixa do território brasileiro e escoam suas águas no sentido sul-norte. Esses rios drenam, em grande parte, terrenos cristalinos pré-cambrianos e de formações florestais perenes e de cerrado, atualmente muito degradadas.

08) Os rios intermitentes são aqueles que secam durante os períodos de estiagem e são característicos das zonas semiáridas brasileiras, nas quais o período de seca pode durar de seis a onze meses.

16) Grande parte dos rios brasileiros apresenta regime pluvial e são do tipo efluentes, pois neste caso o lençol freático abastece os rios durante os períodos de estiagem.

(20)

1.25 (UEM 2012) Sobre a bacia do rio da Prata ou Platina, assinale o que for correto.

01) A bacia platina é formada pela bacia do rio Paraná, pela bacia do rio Grande e pela bacia do rio Paranaíba. Ela é a sétima maior bacia hidrográfica do Planeta e é uma bacia inteiramente brasileira.

02) O rio Paraná, principal rio da bacia platina, é formado pela confluência dos rios Paranapanema e Ivinhema, na junção dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, região conhecida como pontal do Paranapanema.

04) Na bacia do rio Paranaíba, segunda mais importante da bacia platina, os rios apresentam vastas planícies, facilitando o surgimento de ilhas fluviais, entre elas, a ilha do Bananal, considerada a maior ilha fluvial do mundo.

08) Em termos energéticos, a bacia do rio Paraná é a bacia hidrográfica com a maior capacidade instalada de geração de energia hidrelétrica, com destaque para grandes usinas como Itaipu, Porto Primavera e Marimbondo.

16) Na bacia do rio Paraná, foi construída a hidrovia Tietê-Paraná, que é uma via de navegação situada entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, que permite a navegação e, consequentemente, o transporte de carga e de passageiros, ao longo dos rios Paraná e Tietê.

(21)

2. CLIMATOLOGIA

2.01 (EsPCEx-2014) Observe o climograma de uma cidade brasileira e considere as afirmativas relacionadas a este.

I- O clima representado é denominado equatorial, em cuja área está presente uma vegetação do tipo hidrófila e latifoliada, característica da Floresta Equatorial.

II- Refere-se a um clima sob forte influência da massa Polar atlântica (mPa) e que apresenta uma significativa amplitude térmica anual. III-Trata-se de um clima subtropical úmido, com precipitações ao longo de todo o ano, sem ocorrência de estação seca.

IV- Nas áreas em que esse clima predomina, observam-se precipitações que ultrapassam os 2.200mm, o que, aliado às altas temperaturas, favorece o processo de lixiviação e a consequente laterização do solo.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas: a) I e II b) III e IV c) I e IV d) II e III e) II e IV

(22)

2.02 (Oficial PM/SP) Observe o mapa e os climogramas seguintes.

É correto afirmar que 1 e 2 referem-se, respectivamente, aos climas a) equatorial e subtropical.

b) equatorial e semiárido.

c) equatorial e tropical de altitude.

d) tropical úmido e tropical de altitude. e) tropical úmido e semiárido.

(23)

2.03 (EsPCEx-2012) Sobre os principais efeitos do fenômeno “El Niño” nas diferentes regiões do Brasil, pode-se afirmar que

a) na Região Sul, o volume de chuva se reduz significativamente, sobretudo no fim do outono e começo do inverno.

b) prejudica a pecuária e compromete o abastecimento de água no Sertão, podendo atingir também o Agreste e a Zona da Mata Nordestina.

c) provoca grandes inundações na porção leste da Amazônia, prejudicando a atividade agrícola na região.

d) traz mais benefícios do que prejuízos à agricultura no Sul do País, uma vez que interrompe os longos períodos de estiagem característicos do clima subtropical litorâneo.

e) ao contrário da “La Niña”, intensifica o volume de chuvas e aumenta a temperatura média em todas as regiões do País.

2.04 (EsPCEx-2010) As consequências do fenômeno El Niño correm de forma diferenciada sobre o espaço brasileiro. Em algumas áreas, ocorrem chuvas acima da média histórica, enquanto em outras a quantidade de chuvas diminui. Há outras áreas, entretanto, que não sofrem os efeitos desse fenômeno, mantendo as mesmas médias históricas.

Sobre os efeitos do El Niño nas chuvas sobre o território brasileiro, podemos afirmar que esse fenômeno

a) intensifica as chuvas na Amazônia e provoca estiagem prolongada na Região Sul.

b) mantém as chuvas com as mesmas médias históricas nas Regiões Sul e Sudeste.

c) provoca precipitações acima da média na Região Sul, com enchentes e inundações anormais durante o verão.

d) acarreta chuvas abaixo da média no Sertão nordestino e chuvas acima da média em toda a Amazônia.

e) provoca grande estiagem na Região Sul e eleva as médias pluviométricas na Região Nordeste.

(24)

2.05 (EsPCEx-2010) Assinale a alternativa que apresenta o clima que ocorre em latitudes de 45° a 55°, aproximadamente, e que se caracteriza por apresentar elevadas amplitudes térmicas anuais, invernos rigorosos e precipitações anuais que variam de 500 a 1.200 milímetros. a) Temperado Continental b) Temperado Marítimo/Oceânico c) Subtropical Úmido d) Temperado Mediterrâneo e) Temperado Semiárido

2.06 (ESAF-2004) Assinale a opção correta a respeito das assertivas abaixo:

• Os gases estufa, principalmente, dióxido de carbono (CO2), os clorofluorcarbonos (CFCs), o metano (CH4) e o dióxido de nitrogênio (N2O), agem como isolantes por absorver uma parte da energia irradiada pela Terra.

• Em uma conferência realizada de 1 a 11 de dezembro de 1997, em Quito, Equador, os signatários da Convenção Básica das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas [U.N. Framework Convention on Climate Change] concordaram em estabelecer um histórico protocolo (Protocolo de Quito) para reduzir as emissões de gases que causam o efeito estufa, aproveitando as forças do mercado global para proteger o meio ambiente.

• A retirada e queima dos combustíveis fósseis são responsáveis pelo aumento do metano (CH4) atmosférico.

a) São verdadeiras a primeira e a terceira assertivas.

b) É verdadeira apenas a primeira assertiva. c) É falsa apenas a última assertiva.

d) As três assertivas são verdadeiras. e) As três assertivas são falsas.

(25)

2.07 (EsPCEx-2011) “Nas áreas urbanas, em média, a precipitação anual é 5% superior e o número de dias de chuva é 10% maior do que nas áreas rurais adjacentes. Além disso, as chuvas torrenciais são mais comuns nas cidades”. (Magnoli & Araujo, 2004, p.176). O fenômeno descrito acima deve-se a alguns fatores comuns às grandes cidades, dentre os quais pode ser citado:

a) o acúmulo de praças e grandes áreas verdes na porção central das grandes cidades.

b) o excesso de concreto, que transfere calor para o ambiente e diminui a temperatura das áreas centrais.

c) a elevada presença de material particulado em suspensão, contribuindo para a condensação da água na atmosfera e precipitação de chuva.

d) a elevada evapotranspiração nas cidades, especialmente em áreas de canais e esgotos.

e) a presença de massas de ar frias nas áreas centrais e consequente aumento da precipitação de chuva.

2.08 (EsPCEx-2009) É um fenômeno climático que ocorre geralmente durante o inverno, quando o ar frio permanece nas proximidades do solo, contribuindo para a concentração de poluentes nessa faixa, pois a camada logo acima, mais quente, interrompe a corrente ascendente e bloqueia a dispersão dos poluentes. A esse fenômeno denominamos a) inversão térmica. b) efeito estufa. c) ilha de calor. d) chuva ácida. e) circuito de fumaça.

(26)

2.09 (EsPCEx-2009) Entre os meses de Abril e Julho, observa-se uma intensificação das chuvas em cidades da Zona da Mata nordestina, tal como Maceió-AL e Recife-PE. Esse aumento está relacionado, principalmente, à ocorrência das chuvas

a) frontais provocadas pelo avanço da massa Polar Atlântica (mPa) ao longo do litoral e o seu contato com a massa Tropical atlântica (mTa), quente e carregada de umidade.

b) orográficas provocadas, sobretudo, pela umidade da massa Equatorial atlântica (mEa) que se desloca do Oceano Atlântico e defronta-se com a planície costeira.

c) convectivas, que se caracterizam por serem extremamente violentas e causadas pela atuação da massa Equatorial continental (mEc).

d) de verão, que são precipitações torrenciais provocadas pelo movimento convectivo de ventos quentes e úmidos provenientes da massa Tropical continental (mTc).

e) sazonais, que se intensificam nesse período graças à expansão da atuação da massa Equatorial continental (mEc) sobre todo o território brasileiro.

2.10 (EsPCEx-2008) A massa de ar que provoca chuvas na Amazônia (sua área de origem) durante todo o ano e, no verão, estende seu domínio para outras regiões, provocando chuvas e elevação de temperatura é a massa

a) Equatorial atlântica (mEa).

b) Equatorial continental (mEc).

c) Tropical atlântica (mTa). d) Tropical continental (mTc). e) Polar atlântica (mPa).

(27)

2.11 (EsPCEx-2007) Leia o texto a seguir:

“Os cientistas já sabem que, na pior das hipóteses, a temperatura na América do Sul subirá entre 2º C e 6º C – limitar as emissões de gases reduz o problema para entre 1º C e 4º C. A maior complicação é calcular como esse calor vai interferir no regime de chuvas no Brasil: cada programa de computador dá um resultado diferente do outro. Mas tirando uma média entre as previsões, os cientistas conseguem ter uma idéia razoável de como ficarão o clima e os ecossistemas por aqui. A tendência é que uma vegetação substitua a outra” (...).

Extraído de “O fim está próximo” In: revista Super Interessante. Edição 218. São Paulo: Editora Moderna, 2005.

Considerando as repercussões do aquecimento global sobre a dinâmica climática brasileira e sobre os domínios vegetais brasileiros, analise as afirmativas que se seguem.

I – Uma redução significativa das chuvas de verão nas áreas de Cerrado, tornaria o seu regime de chuvas semelhante ao da Caatinga. II – Mesmo com o aumento da temperatura nos moldes esperados, dificilmente a Caatinga assumiria feições de deserto ou semideserto, pois a Caatinga é pouco suscetível ao processo de desertificação. III – Com o aquecimento, o índice de evaporação no Atlântico Sul aumentaria e, por conseguinte, na região Sul do Brasil as chuvas também aumentariam, uma vez que grande parte da umidade dessa região vem da massa tropical atlântica.

IV – Na Amazônia, a porção que ficaria com o clima mais seco seria a Ocidental, uma vez que é nessa porção que a floresta já sofreu maior devastação.

Assinale a única alternativa que lista todas as afirmativas corretas. a) I e III b) II e III c) III e IV d) I e IV e) I, II e IV

(28)

2.12 (ESAF-2004) Das afirmativas a seguir, indique a opção correta correspondente.

I. La Niña é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, e que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento a nível mundial, e afetando assim, os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.

II. Amplitude térmica é a diferença entre as temperaturas extremas observadas em um dado período (dia, mês etc.).

III. A isoterma relativa à temperatura mais elevada é denominada de equador térmico.

VI. Uma precipitação de 60mm equivale à queda de 60 litros de água por metro quadrado de projeção do terreno (600.000 litros por hectare).

a) Apenas I, II e III estão corretas. b) Todas estão corretas.

c) Apenas I e IV estão corretas.

d) Apenas II e IV estão corretas.

e) Apenas II, III e IV estão corretas.

2.13 (EsPCEx-2006) Sobre os diferentes tipos climáticos que ocorrem no Brasil, é correto afirmar que:

a) o clima equatorial úmido é caracterizado por uma elevada amplitude térmica anual e é controlado pela Massa Equatorial Continental.

b) o clima litorâneo úmido que ocorre no litoral do Nordeste possui chuvas concentradas nos meses da primavera e do verão.

c) o clima tropical, de verão úmido e inverno seco, abrange uma pequena área do País e atua, sobretudo, no litoral nordestino.

d) o oeste da Paraíba é uma das porções do Brasil onde ocorre o clima tropical semiárido, que é marcado por médias térmicas anuais elevadas e por longos períodos de estiagem.

(29)

e) o clima subtropical úmido, predominante na região Sul, é controlado pela Massa Equatorial Continental e influenciado pela Massa Polar Atlântica.

2.14 (EsPCEx-2006) Assinale a opção que indica corretamente o tipo climático brasileiro representado no climograma abaixo, bem como suas respectivas características:

a) Tropical Úmido, caracterizado por concentrar chuvas no inverno, devido ao encontro das massas Polar Atlântica e Equatorial Atlântica. b) Tropical Continental, caracterizado por verões bastante quentes e invernos bem rigorosos e chuvosos, devido à continentalidade.

c) Litorâneo Úmido, marcado pelas chuvas concentradas no inverno, em virtude do encontro das massas Polar Atlântica e Tropical Atlântica.

d) Tropical Continental, marcado pela forte atuação da massa Polar Atlântica, a qual, ao atingir a Região Norte, provoca o fenômeno da friagem e a concentração de chuvas no inverno.

e) Subtropical Úmido, caracterizado pela concentração de chuvas no inverno, devido à frequente penetração das massas polares, ocasionando precipitação de neve nas áreas mais elevadas da Região Sul.

(30)

2.15 (EsPCEx-2004) Abaixo são apresentadas características das massas de ar atuantes no Brasil.

I – Quente e úmida, atua principalmente na Amazônia Ocidental. II – Contribui para as chuvas frontais no litoral nordestino.

III – Quente e úmida, atua principalmente no litoral das regiões Norte e Nordeste.

IV – Tem como centro de origem a Depressão do Chaco.

As afirmativas I, II, III e IV correspondem, respectivamente, às seguintes massas de ar:

a) Equatorial continental, Polar atlântica, Equatorial atlântica e Tropical continental.

b) Equatorial atlântica, Equatorial continental, Tropical continental e Polar atlântica.

c) Tropical continental, Polar atlântica, Equatorial continental e Tropical atlântica.

d) Equatorial continental, Tropical continental, Tropical atlântica e Polar atlântica.

e) Tropical atlântica, Equatorial continental, Tropical atlântica e Tropical continental.

2.16 (EsPCEx-2004) Devido à inclinação de aproximadamente 23º do eixo de rotação da Terra em relação ao seu plano de translação, a iluminação da Terra sofre variações ao longo do ano, gerando as diferentes estações, conforme o quadro abaixo:

A seguir são apresentadas duas características climáticas normais na Região de Campinas – SP em diferentes épocas do ano, de acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp.

I. Na entrada da estação, os dias são praticamente iguais às noites, com 12 horas de duração. No final, os dias passam a ter mais de 13,5 horas de duração.

(31)

II. Desde o início da estação, o número de horas com sol vai diminuindo. Em geral, as temperaturas são amenas pela manhã, registrando alguns graus centígrados abaixo das temperaturas da estação anterior.

Fonte: Cepagri/Unicamp (http://orion.cpa.unicamp.br), acesso em 02/09/2004.

Considerando-se as características climáticas presentes na região estudada, é possível afirmar que as características I e II correspondem, respectivamente, às seguintes estações do ano:

a) Verão e Primavera

b) Primavera e Outono

c) Verão e Inverno d) Outono e Verão e) Inverno e Primavera

2.17 (EsPCEx-2003) Em 2002, o Instituto Nacional de Meteorologia alertou a população sobre a ocorrência do fenômeno El Niño e suas consequências para o Brasil. Alertas sobre o El Niño são importantes, pois este fenômeno

a) pode levar à desestruturação da produção de alimentos, provocando estiagens em todo o Brasil.

b) acentua a ocorrência de queimadas no extremo norte do País, particularmente em Roraima.

c) aumenta as precipitações nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, nos meses de setembro a novembro.

d) torna o inverno mais rigoroso na maior parte do País, provocando fortes geadas na Região Sul.

e) provoca a elevação da temperatura nas regiões Norte e Nordeste e forte estiagem na Região Sul.

(32)

2.18 (UFG 2012) Analise os gráficos a seguir.

Municípios Lat. Sul Long. Oeste Altitude (m) Período Goiânia-GO 16,4° 49,15° 743,13 1961/1990

Torres-RS 29,2° 49,44° 31,54 1961/1990

Fonte: Normais Climatológicas do Brasil (1961/1990) – Instituto Nacional de Meteorologia. Brasília, 1992.

O clima de um lugar é a expressão das condições médias do sequenciamento do tempo por períodos de 30 anos. A variação dos tipos climáticos deve-se a vários fatores, como massas de ar, correntes marítimas, altitude, latitude, maritimidade, continentalidade etc. Os gráficos apresentados representam dois elementos climáticos – pluviosidade e temperatura – dos municípios de Goiânia-GO e de Torres-RS.

De acordo com os gráficos e o texto apresentado, observa-se que, em

( A ) Goiânia, as chuvas são concentradas de outubro a abril, e as temperaturas médias mensais ficam acima de 20°C.

( B ) Torres, as temperaturas médias mensais oscilam de acordo com a variação da pluviosidade mensal.

( C ) Goiânia, as maiores médias térmicas mensais foram registradas nos meses mais secos do ano.

( D ) Goiânia, a variação da temperatura é característica de região subtropical, enquanto em Torres é de região tropical.

( E ) Torres, as chuvas são bem distribuídas durante o ano, e a amplitude térmica anual é superior a 10°C.

(33)

2.19 (EsPCEx-2002) A foto de satélite abaixo apresenta a distribuição de massas de ar sobre a América do Sul em um determinado período do ano. As manchas escuras representam alta nebulosidade.

Considerando as características climáticas do Brasil, escolha a alternativa que melhor descreve a imagem.

a) Pode-se ver claramente a ação de três das principais massas de ar atuantes no País: Tropical Continental, Equatorial Atlântica e Tropical Atlântica, provocando chuvas, respectivamente, nas regiões Norte, Sul e Nordeste.

b) Pode-se observar a grande quantidade de chuvas concentradas na parte central do País, acontecimento muito característico do inverno.

c) Observa-se na imagem a passagem de uma frente fria sobre a Região Sul. Na Amazônia Ocidental, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) provoca chuvas no norte do Amazonas e

(34)

Roraima. No litoral oriental do Nordeste, ocorrem chuvas típicas de inverno.

d) Nota-se a presença de uma grande massa de ar seca (Equatorial Continental) sobre a maior parte do País, o que deve provocar uma forte estiagem, ocorrência típica do verão brasileiro.

e) Percebem-se três pontos de instabilidade: sobre a Região Sul, no litoral nordestino e no nordeste da Amazônia. Esse é o período de seca no Brasil central. A foto deve ter sido feita entre os meses de dezembro e fevereiro.

2.20 (PUCRS - Modificada) Complete corretamente as lacunas. a. Observe a figura abaixo e complete as lacunas do texto.

Pressão atmosférica é Força exercida pela coluna de ar sobre uma superfície. Essa pressão é alterada pela temperatura e umidade. A diferença de pressão entre as latitudes é responsável pela circulação

de ar na atmosfera e, consequentemente, pela origem dos ventos, além de influenciar a distribuição do calor e da umidade pela Terra.

(35)

b. Observe a identificação numérica das principais correntes oceânicas no mapa, e complete as lacunas do enunciado.

As correntes oceânicas, do ponto de vista geográfico, são os movimentos mais importantes que as águas do mar apresentam. Essas grandes massas de água salgada correm na superfície dos oceanos, seguindo cursos irregulares. Além de serem fonte de alimentos necessários à vida marinha, também influem na economia de determinados locais, como, por exemplo, a corrente de número 6, denominada Corrente Humboldt, a qual, é responsável por aumentar a piscosidade na costa do Peru. Outro exemplo é a corrente de número 2, denominada Corrente do Golfo, a qual, por ser quente, é responsável por um inverno mais ameno nas ilhas da Irlanda e na Grã-Bretanha.

c. Observe a figura abaixo e complete corretamente as lacunas. 6

(36)

O vento é o ar em movimento e resulta do deslocamento de massas de ar, derivado dos efeitos das diferenças de pressão atmosférica entre duas regiões distintas. Ao deslocarem-se (das altas para as

baixas pressões), os ventos são desviados da sua trajetória.

Chama-se a este desvio o Efeito de coriólis que faz com que os ventos, na faixa intertropical, sofram um desvio para o oeste. Desta forma, observando-se o globo terrestre, verifica-se que os ventos que se deslocam no hemisfério Norte em direção ao equador, sofrem um desvio para Sudoeste; enquanto que os ventos que se deslocam no hemisfério Sul em direção ao equador, sofrem um desvio para Noroeste.

2.21 (UFMS - Modificada) Clima é a sucessão habitual dos estados do tempo meteorológico. A grande variação climática no planeta é resultante da interação dos fatores climáticos, que são os responsáveis pela grande heterogeneidade climática da Terra e estão diretamente relacionados com a geografia de cada porção da superfície terrestre. Os climas temperados são predominantes nas

(37)

latitudes superiores a 30°. Enumere abaixo quatro variações do clima temperado.

Clima temperado marítimo; Clima temperado continental;

Clima temperado frio;

Clima temperado mediterrâneo.

2.22 (UFRGS 2012) Observe o mapa abaixo.

Em relação às áreas sombreadas do mapa, são feitas as seguintes afirmações.

I. Essas áreas apresentam clima temperado continental com alta amplitude térmica diária.

II. Nelas, as alterações antrópicas no meio natural são contínuas, e, por isso, a vegetação (taiga, pradaria, mediterrânea, campos, etc.) raramente é encontrada em sua forma original.

(38)

III. Nelas, ocorre confronto de massas de ar entre frentes frias, oriundas das massas polares continentais ou marítimas, e frentes quentes, originárias de massas tropicais, continentais ou marítimas. Quais estão corretas?

a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas I e II.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

2.23 A grande variação climática no planeta é resultante da interação dos fatores climáticos, que são os responsáveis pela grande heterogeneidade climática da Terra e estão diretamente relacionados com a geografia de cada porção da superfície terrestre. Enumere abaixo quatro fatores geográficos do clima, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo. Altitude; massas de ar; maritimidade; latitude. Relevo; Continentalidade; Correntes Marítimas; Precipitações.

(39)

3. FORMAÇÕES VEGETAIS

3.01 (EsPCEx-2013) Imagens mostram que 57% da área original desse domínio morfoclimático brasileiro já estão desmatados. Sua biodiversidade também está ameaçada, fato que o aponta como um dos dois “hotspots” (MYERS, 1988, apud TERRA; ARAÚJO; GUIMARÃES, 2009, p.186) identificados no País. A utilização de tecnologias modernas para corrigir os solos ácidos possibilitou a intensificação da produção agrícola, o que vem acelerando a devastação desse domínio. O texto acima refere-se ao domínio morfoclimático do (a) a) Amazônia. B) Cerrado. C) Caatinga. d) Araucária. E) Mata Atlântica.

3.02 (EsPCEx-2012) Sobre domínios naturais e clima, leia as afirmativas abaixo:

I – a vegetação mediterrânea apresenta espécies xerófilas e se adapta ao clima caracterizado por verões quentes e secos, sendo típica do norte da Europa e da África;

II – a tundra é uma vegetação típica das áreas polares, onde as temperaturas podem chegar a –35°C. A reprodução rápida se limita aos meses da primavera e do verão;

III – as florestas equatoriais possuem vegetação perene e latifoliada adaptada ao clima de elevadas temperaturas e umidade e com pouca amplitude térmica anual;

IV – a vegetação desértica, caracterizada pela grande quantidade de herbáceas e de arbustos, como nas savanas, é adaptada ao clima desértico, que possui baixa amplitude térmica diária.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas. a) I e II b) I e III c) II e III d) II e IV e) III e IV

(40)

3.03 (EsPCEx-2009) A constante interação entre os diferentes elementos da natureza (relevo, solo, clima, vegetação e hidrografia), permite-nos identificar, no território brasileiro, seis diferentes domínios morfoclimáticos. Sobre esses domínios, pode-se afirmar que:

I– cada domínio exibe um bioma dominante, mas cada bioma abrange diversos tipos de ecossistemas em seu interior, de acordo com as mudanças nas condições naturais (solo, altitude, clima, fauna etc).

II– no domínio da Amazônia, a floresta, latifoliada e perene, contribui, em grande parte, para as condições climáticas reinantes: temperaturas médias elevadas, precipitação abundante e concentrada no verão e elevada amplitude térmica anual.

III– o domínio do Cerrado é o mais extenso bioma brasileiro e sua vegetação limita-se aos Planaltos e Chapadões do Brasil Central. IV– no domínio da Caatinga encontra-se uma vegetação que se desenvolve em solo pouco profundo, pois a relativa escassez de chuvas é responsável pelo baixo nível de decomposição química das rochas.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. a) I e II b) II e III. c)I e IV d) II e IV e) I e III

3.04 (EsPCEx-2011) Sobre as florestas pluviais tropicais podemos afirmar que

a) possuem amplitude térmica anual menor do que a

amplitude térmica diária e, em consequência, são

caracterizadas por uma grande diversidade biológica.

b) ocorrem em áreas de alta latitude e em domínios de elevada temperatura e umidade.

c) se caracterizam por serem latifoliadas, decíduas e bastante estratificadas.

d) ocorrem em áreas marcadas pela alternância sazonal entre uma estação chuvosa e uma estação seca.

e) por conta da elevada insolação, a vida animal nos estratos mais superiores da floresta é muito escassa.

(41)

3.05 (EsPCEx-2008) O gráfico abaixo apresenta três diferentes domínios morfoclimáticos (A, B e C) numa distribuição geograficamente condicionada por dois elementos climáticos: temperatura e umidade.

Considerando a distribuição geográfica dos domínios morfoclimáticos apresentados no gráfico e suas respectivas características, pode-se afirmar que o domínio

a) “A” (tundra) é formado por pequenos arbustos e gramíneas (musgos e liquens).

b) “B” (floresta de coníferas) é marcado pela heterogenia de sua formação vegetal.

c) “C” (deserto) é caracterizado pela pobreza de sua fauna e flora. d) “A” (taiga) é uma formação vegetal densa e típica das regiões polares.

e) “B” (floresta tropical) é característico de regiões com altos índices pluviométricos.

(42)

3.06 (EsPCEx-2008) Os domínios vegetais presentes no Brasil, em geral, sofreram, ao longo do tempo, forte ação antrópica e, hoje em dia, ocupam uma área bem reduzida em relação à original. Um desses domínios, restrito ao Brasil meridional, teve um acelerado desmatamento na primeira metade do século XX devido, também, à procura de sua madeira nos mercados interno e externo. Estima-se que atualmente tenha sobrado menos de 5% de sua cobertura total original.

Assinale a única alternativa que apresenta o domínio vegetal a que se refere o texto acima.

a) Mata Atlântica

b) Mata de Araucária

c) Cerrado

d) Floresta Amazônica e) Caatinga

3.07 (EsPCEx-2006) Havia, no Brasil, quando de seu descobrimento, um domínio vegetal que ocupava cerca de dois milhões de km. Hoje, resta menos da metade dessa área. A expansão da fronteira agrícola nesse domínio de solos, originalmente ácidos e tecnicamente corrigidos, foi uma das principais causas de sua devastação.

O texto acima está relacionado à (ao): a) Floresta Amazônica.

b) Caatinga.

c) Mata das Araucárias.

d) Cerrado.

(43)

3.08 (EsPCEx-2003) Os biomas existentes na Terra apresentam distribuição geográfica fortemente condicionada pelas características climáticas. Na figura abaixo, estão representadas faixas de distribuição de alguns desses biomas.

Com base na figura e nos seus conhecimentos, pode-se afirmar que os números I, II, III e IV correspondem, respectivamente, a

a) Floresta de Coníferas, Deserto, Floresta Temperada e Campo. b) Campo, Floresta de Coníferas, Floresta Tropical e Tundra. c) Floresta Temperada, Tundra, Deserto e Campo.

d) Floresta Tropical, Floresta Decídua, Tundra e Deserto.

(44)

3.09 (EsPCEx-2010) Na configuração do deserto do Atacama, na costa do Chile e do Peru, é crucial a ação do seguinte fator climático:

a) corrente marítima fria.

b) elevada temperatura. c) baixa amplitude térmica. d) efeitos da continentalidade. e) baixa latitude.

3.10. (UDESC 2012) Sobre a vegetação é correto afirmar, exceto:

a) O Cerrado é muito parecido com a Savana africana, pois é constituído de floresta densa, de raízes pouco profundas, onde chove abundantemente durante o ano inteiro.

b) A vegetação de “capão” ocorre nas pequenas depressões do relevo em áreas secas; o nível hidrostático aflora ou chega muito perto à superfície, tornando o solo úmido e propício ao desenvolvimento da mata.

c ) Mata galeria ou ciliar é uma mata que acompanha o curso de rios que cortam o Cerrado, local onde é muito frequente, e a Caatinga. Nas áreas próximas às margens dos rios perenes, o solo é permanentemente úmido, criando condições para o desenvolvimento da mata. d) Estepe é uma vegetação herbácea, como as pradarias,

porém mais espessa e ressecada. Surge em climas semiáridos.

e Tundra é uma vegetação rasteira, de ciclo vegetativo extremamente curto. Por se encontrar nas regiões polares, desenvolve-se apenas durante aproximadamente três meses, quando ocorre o degelo de verão.

(45)

Assinale a alternativa que identifica as características morfoclimáticas da paisagem apresentada.

a) do cerrado Retificação do litoral para evitar a erosão das águas e do ar nos espaços construídos. b) do cerrado Formação de aterro para destino do lixo

urbano.

c) mares de morro Desmatamento para a ampliação da

área urbanizada.

d) mares de morro Aprofundamento dos rios para eliminar problema de enchentes na área urbana. e) das pradarias Reflorestamento para evitar o aparecimento

de ilhas de calor.

3.12 (SECAD-2012) A ocupação do Bioma Cerrado, iniciou-se na de 1970.

Assinale a alternativa correta que indica o tipo de ocupação agrícola ocorrida nesse bioma.

a) Extensas áreas do cerrado foram destinadas à conservação correspondendo, aproximadamente, a 50% desse bioma; o restante da área é explorado pelas atividades da pecuária e da agricultura.

(46)

b) Tem ocorrido a substituição de extensas áreas do cerrado por atividades agropecuárias voltadas à exportação.

c) A utilização de maquinários agrícolas modernos tem permitido uma exploração sustentável das áreas ocupadas pelo cerrado.

d) O plano nacional de ocupação do bioma do cerrado privilegiou o processo de urbanização, criando, ao longo da ferrovia Norte-Sul, diversas cidades de porte médio e grande.

e) Extensas áreas do bioma do cerrado tem sido substituídas por uma agricultura familiar destinada ao abastecimento dos centros urbanos.

3.13 Os domínios morfoclimáticos brasileiros são definidos a partir das características climáticas, botânicas, pedológicas, hidrológicas e fitogeográficas; com esses aspectos é possível delimitar seis regiões de domínio morfoclimático. Devido à grande extensão territorial do Brasil, nos defrontamos com domínios muito diferenciados uns dos outros. Esta classificação feita, segundo o geógrafo Aziz Ab’Sáber (1970), dividiu o Brasil em seis domínios:

Marque a alternativa que relaciona corretamente a segunda coluna com a primeira. (06 escores)

1. região norte do Brasil, com terras baixas e grande processo de sedimentação; clima e floresta equatorial;

2. região central do Brasil, vegetação tipo savana, com inúmeros chapadões, havendo uma estação seca e outra chuvosa;

3. região leste (litoral brasileiro), onde se encontra a floresta Atlântica que possui clima diversificado;

4. região nordestina do Brasil (polígono das secas), de formações cristalinas e de clima semiárido;

5. região sul brasileira, área do habitat do pinheiro brasileiro, região de planalto e de clima subtropical;

6. região do sudoeste gaúcho, local de coxilhas subtropicais. ( 5 ) Domínio das Araucárias ( 3 ) Domínio dos Mares de Morros ( 4 ) Domínio das Caatingas ( 2 ) Domínio dos Cerrados ( 1 ) Domínio Amazônico ( 6 ) Domínio das Pradarias

(47)

3.14 (EsPCEx-2001) A composição das formações vegetais obedece a determinados fatores, em especial, o clima e relevo. Abaixo estão representados as principais formações vegetais da América do Sul. A alternativa que apresenta a legenda e sua verdadeira correlação com a formação vegetal e seus respectivos fatores é

a) Floresta aciculifoliada dominada por um clima tropical quente e úmido e por um relevo de planalto.

b) Estepes características de regiões montanhosas e de clima tropical quente e seco.

c) Vegetação xerófila dominada por um clima semiárido e relevo de planície.

d) Pradarias características de regiões de clima temperado e topografia plana.

(48)

3.15 (UDESC Modificada) Numere as colunas relacionando a formação vegetal à sua característica.

Formações Vegetais Características

1. Floresta de Coníferas

( 3 ) Vegetação rasteira de ciclo vegetativo curto. Exemplo: musgos e liquens.

2. Vegetação Mediterrânea

( 6 ) Vegetação herbácea, esparsa e ressecada. Surge em climas semiáridos, na faixa de transição de climas úmidos para desertos. 3. Tundra ( 4 ) Formação herbácea, composta

por capim, que aparece em regiões de clima temperado continental.

4. Pradaria

( 2 ) O extrato herbáceo é pouco desenvolvido, devido a grandes períodos de seca. As espécies arbóreas mais características são: o sobreiro, a azinheira, a oliveira-brava, pinheiros, o cedro e o cipreste.

5.

6

Savana

Estepe

( 5 ) Vegetação complexa que surge por influência do clima tropical, alternadamente úmido e seco. Ocorre na África e abriga animais de grande porte como leões, elefantes e girafas.

3.16. O Complexo do Pantanal é cortado por uma densa rede hidrográfica. Por sua rica biodiversidade foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO. Muitas das ameaças à integridade ecológica do Pantanal estão nas regiões que o cercam. Cite duas atividades praticadas nas regiões circunvizinhas que ameaçam o equilíbrio ecológico do Pantanal.

(49)

3.17. O arco de desmatamento designa uma ampla faixa do território brasileiro que abrange parte das macrorregiões Norte e Centro-Oeste. Qual o domínio morfoclimático que sofre o desmatamento na referida faixa?

Domínio Amazônico.

3.18 4.

3.19. A área localizada entre a Floresta Amazônica, o Cerrado e a Caatinga, caracteriza-se como mata de transição entre formações bastante distintas. Atualmente vem sendo desmatada para o cultivo de grãos, com destaque para a soja.

O texto refere-se a: a) Mata Atlântica

b)Mata de Araucárias ou Mata dos Pinhais c)Campos Naturais

d) Caatinga

e)Mata dos Cocais

No trajeto destacado no mapa, predominavam, até fins do século XIX, diferentes tipos de vegetação original. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, segundo a direção NO-SE.

(50)

3.20 Observe os mapas que seguem:

Analisando os mapas onde estão representados os biomas brasileiros é CORRETO afirmar que o conjunto de biomas estão relacionados da seguinte forma:

a) floresta de araucária, amazônica, mata atlântica, caatinga, pampas, costeiros.

b) floresta amazônica, mata atlântica, agreste, zona cacaueira, costeiros, mangues.

c) agreste, mata atlântica, Floresta amazônica, mangues, cerrado, pampas.

d) floresta amazônica, de araucária, caatinga, zona dos cocais, cerrado, mata atlântica.

e) caatinga, zona dos cocais, cerrado, mata atlântica, Floresta amazônica, zona cacaueira.

(51)

3.21 (FUVEST) Mandacaru, xiquexique e facheiro são algumas das espécies vegetais que aparecem:

a) no cerrado

b) na caatinga

c) no manguezal

d) na floresta tropical e) na mata dos cocais.

Referências

Documentos relacionados

Figura 17 - Comparação entre os valores de adsorção real e adsorção teórica (sem etapa de lavagem) de hemicelulose na polpa de celulose “kraft” de Eucalipto marrom após

O projeto e a construção deste veículo fora-de-estrada mostrou os esforços que os alunos tiveram que desenvolver para transferir o projeto da folha de papel para obter o produto

Em conclusão, os resultados do presente estudo sugerem que pintores de automóveis compreendem um grupo de alto risco já que tintas e derivados de petróleo podem induzir

The C86-456 variety has the highest densities of stomata and prickles on the leaf adaxial side, and orange rust pustules were observed in the collected field samples on this

As comissões apuradas sobre vendas não poderão ser fechadas antes do dia 23 e deverão ser pagas até o 5º (quinto) dia útil subseqüente ao fechamento do mês a que

Para manter a qualidade e proporcionar a assistência necessária, o Grupo Mcassab possui uma equipe técnico-comercial capacitada para auxiliar seus clientes na formulação das

° fósforo eliminado da solução foi considerado como tendo sido sorvido, e o remanescente (j.lg P ml -i ) , que tomou valores quase constantes ao fim de seis dias nos diferentes

Para utilizar a fresadora de precisão é necessário um modelo digital em duas (DXF) ou três (STL) dimensões, que deve ser carregado no software supervisório SRP Player, onde serão