• Nenhum resultado encontrado

TGE SOBERANIA AULA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TGE SOBERANIA AULA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Resumo do texto “Soberania” de Dalmo de Abreu Dallari

Júnio Alves B. Barbosa Bacharelando em Direito / FADOM 1) CONCEITO DE SOBERANIA

Lês Six Livres de la Republique, de Jean Bodin de 1576, é a primeira obra teórica a desenvolver o conceito de soberania, como padrão para análise, a situação da França. Inicia-se o Livro I com conceituação da República, e capítulo VIII do Livro I, esclarece Bodin que a “Soberania é o poder absoluto e perpétuo de uma república, palavra que se usa tanto em ralação aos particulares quanto em relação aos que manipulam todos os negócios de estudo de uma República”. É perpétuo, pois a soberania não pode ser exercida por um tempo certo. Sendo absoluto, a soberania não é limitada nem em poder e nem em cargo, porém, as únicas coisas que o limitam, são as leis divinas e naturais.

Em 1762, Rousseau em “O Contrato Social” no Livro II, Capítulo I, ele demonstra que a Soberania é inalienável e também indivisível, inalienável por se exigido da vontade geral e indivisível porque a vontade só é geral se houver participação do todo. Rousseau também traça os limites do poder soberano, dizendo que “o poder soberano, completamente absoluto, sagrado e inviolável, não ultrapassa nem pode transgredir os limites das convenções gerais. A regra básica da limitação é que o soberano não pode sobrecarregar os

(2)

cidadãos de coisas inúteis à comunidade e tampouco pode exigi-las, devendo fazer exigências iguais a todos os súditos.”

Voltando ao aspecto conceitual da palavra Soberania, há vários autores há quem se refira a ela como um poder do Estado, como também há outros que preferem concebê-la como qualidade do poder do Estado, diferentemente de Kelsen, que segundo sua conceituação normativista, entende a soberania como expressão da unidade de uma ordem. Por outro lado, Heller e Reale, ela é uma qualidade essencial do Estado, enquanto Jellinek já entende-se como nota essencial do poder do Estado. Entenda-se que a noção de soberania está sempre ligada a uma concepção de poder. Há, no entanto, uma progressão de entendimentos em termos puramente político para uma interpretação jurídica, mas que o resultado seja absoluto.

Em termos jurídicos, leva ao conceito de Soberania como o poder de decidir em última instancia sobre a atributividade das normas, sobre a eficácia do direito. Partindo do pressuposto de que todos os atos dos Estados são passíveis de enquadramento jurídico, tem-se como soberano o poder que decide qual a regra jurídica aplicável em cada caso, podendo, até, negar a juridicidade da norma. Portanto, não há Estados mais fortes ou mais fracos, uma vez que para todos a noção de direito é a mesma.

Para o nosso brilhante jurista Miguel Reale, o denomina como política e o define, “A soberania é o poder de organizar-se juridicamente e de fazer valer dentro de seu território a universalidade

(3)

2) Características da Soberania:

A Soberania é una, porque não pode existir mais de uma autoridade soberana em um mesmo território. “É inadmissível a coexistência de poderes iguais na mesma área da validez das normas jurídicas”.

A Soberania é indivisível. O poder soberano delega atribuições, reparte competências, como no caso dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, mas não divide soberania.

A Soberania é inalienável, ou seja, não se transfere a outrem. O Poder Soberano emana do corpo social (entidade coletiva dotada de vontade própria), constituída pela soma das vontades individuais. Os representados devem exercer o poder de soberania segundo a vontade do corpo social consubstanciada na Constituição e nas leis.

A Soberania é imprescritível, ou seja, não sofre limitações pelo tempo. Não se admite soberania por tempo determinado.

Para fins característicos da soberania, temos ela como una, porque não se admite num mesmo Estado a convivência de duas soberanias; Indivisível: se aplica à universalidade dos fatos ocorridos no Estado, sendo inadmissível, por isso mesmo, a existência de várias partes separadas da mesma soberania; Inalienável: aquele que a detém desaparece quando ficar sem ela, seja o povo, a nação, ou o Estado;

(4)

Imprescritível: porque jamais seria verdadeiramente superior se tivesse prazo certo de duração. Todo poder soberano aspira a existir permanentemente e só desaparece quando forçado por uma vontade superior.

Quanto à justificação e titularidade da Soberania, podem ser dividas em dois grupos com várias subdivisões.

Teorias teocráticas, principais pontos:

• Fim da Idade Média e período absolutista do Estado Moderno; • Ponto de partida é o princípio cristão de que todo poder vem de Deus;

• Apresentavam-se como de direito divino sobrenatural quando afirmavam que o próprio Deus concedera o poder ao príncipe, e de direito divino providencial, quando sustentavam que a soberania vem de Deus, como todas as coisas terrenas, mas que, diretamente, ela vem do povo, razão pela qual apresenta imperfeições. Em ambos os casos, o titular da soberania acaba sendo a pessoa do monarca.

Teorias Democráticas, principais características e subdivisões: • Soberania se origina do próprio povo;

(5)

1a) aparece como titular da soberania o próprio povo, como massa amorfa, situado fora do Estado;

2a) Revolução Francesa, século XIX e início do século XX, a titularidade é atribuída à nação, que é o povo concebido numa ordem integrante;

3a) o titular da soberania é o Estado, o que começaria a ser aceito na segunda metade do século passado e ganharia grande prestígio no século XX.

Enfim, resta ressaltar que os cidadãos do Estado estão sempre sujeitos ao seu poder, havendo inúmeras hipóteses em que esse poder é exercido além dos limites territoriais do Estado, que já assunto para outra exposição.

Resumo do Texto “A Soberania” de Paulo Bonavides

Em primeira instância, Paulo Bonavides coloca o problema da Soberania, para dissertar sobre suas complexidades, em conceitos históricos e relativos. Histórico, porque a antiguidade o desconheceu em suas formas de organização política. Relativo, porque são raros os autores que preocupam sobre o prisma do Direito Internacional, do ponto de vista externo, a soberania é apenas uma qualidade do poder, já do ponto de vista interno, é considerada como um conceito jurídico, resultando então o Estado como portador de uma vontade suprema e

(6)

soberana, a suprema protestas, o papel de monopolizador da coação incondicionada na sociedade.

No que diz a problema, envolve conceitos fundamentas: a dificuldade de conciliar a noção de soberania do estado como a ordem internacional.

Há correntes contemporâneas entendendo a soberania como dado histórico, representando apenas determinada qualidade do estado. No entanto, há também a soberania como qualidade do poder, elemento relativo não essencial, arredando-se a torná-la em termos absolutos.

Jellinek adotou a posição mais seguida na doutrina contemporânea do direito público ao conceituar a soberania como “capacidade do Estado a uma autovinculação e autodeterminação jurídica exclusiva”, corrigindo o abuso cometido na concepção de Bodin, que fazia da soberania um poder absoluto, ilimitado, incontrastável. Surgindo a partir deste ponto, uma dificuldade de explicar a existência do direito internacional e a impossibilidade ademais de atribuir caráter de Estado a certos ordenamentos políticos como os que fazem parte de uma federação.

Em se tratando dos traços característicos da soberania, ela é una e indivisível, não se delega a soberania, a soberania é irrevogável, a soberania é perpétua, a soberania é um poder supremo, um dos

(7)

Todavia, tem-se feito distinção sobre a soberania do Estado e a soberania no Estado. Com a expressão “Soberania do Estado”, refere-se a preeminência do grupo político, o estado e refere-seus ascendentes hierárquicos. E a expressão “Soberania no Estado”, diz respeito por conseqüência à questão dos elementos característicos do poder estatal que o distinguem, consoante assinalamos, dos demais poderes e instituições sociais.

Quanto às doutrinas democráticas, que sustentam que a soberania se origina do próprio povo, são divididas em duas, a doutrina da soberania popular e a doutrina da soberania nacional.

A doutrina da soberania popular, a primeira e mais democrática das doutrinas em exame, não suplica necessariamente uma forma republicana de governo, tanto que Hobbes a desenvolveu para derivar a vontade popular na sua teoria do contrato social à justificação do poder monárquico de Rousseau. Segundo Rousseau, a soberania popular é tão somente a soma das distintas frações de soberania, que pertencem como atributo a cada indivíduo.

A doutrina da soberania nacional, já presente após o movimento revolucionário contra o ancien régime, cumpriria resolver os problemas da soberania jurídica, política e social. A doutrina democrática da soberania que os poderes da Revolução fundaram e fizeram prevalecer na Assembléia Constituinte foi a doutrina da soberania nacional, onde surge a Nação, como depositária única e exclusiva da

(8)

autoridade soberana. Povo e nação formam uma só entidade, um novo ser, personificado, dotado de vontade própria, superior às vontades individuais que o compõem. Apresenta-se como um corpo político vivo, real, atuante, que detém a soberania e a exerce através de seus representantes, a Nação.

A doutrina da soberania nacional conquista quase todo o direito político da França pós-revolucionária, com efeito, a proclamação da Declaração dos Direitos do Homem de 1789 e da Constituição de 1791, citando respectivamente o artigo 3º da Declaração, “o princípio de toda soberania reside essencialmente em a Nação” e que “nenhuma corporação, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane expressamente”, e do artigo 1º do título III da Constituição Francesa de 1971, “A soberania é uma, indivisível, inalienável e imprescritível. Pertence à nação; nenhuma seção do povo, nenhum indivíduo pode atribuir-se-lhe o exercício”.

Referências

Documentos relacionados

[r]

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

a) Aplicação das provas objetivas. b) Divulgação dos gabaritos oficiais do Concurso Público. c) Listas de resultados do Concurso Público. Os recursos interpostos que não se

Se os fornecedores de ITCM usam versões dos codecs de G.711 ou de G.729 que são diferentes daqueles usados nesse exemplo, você deve estaticamente configurar moldes de perfil de QoS

Mecânica Coração Eucarístico Engenharia Mecânica Vaga 30 Comandos Hidráulicos e Pneumáticos Noite 06 2T+4P Engenharia Mecânica Contagem 01 Vaga para as três

Cada teste dos algoritmos deve ser realizado em um ambiente igual para ambos algoritmos, sendo que o objetivo de cada algoritmo ´e guiar o robˆo no deslocamento, desviando-o

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça

Usado com o Direct Phone Link 2, o Beltone Smart Remote permite que você use seu dispositivo móvel para obter facilmente uma visão geral e controlar remotamente seus