• Nenhum resultado encontrado

ArtefatoRBK-SM-CENTRAL3.0

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ArtefatoRBK-SM-CENTRAL3.0"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

CE 235 - Sistemas Embarcados de Tempo Real Página 1

Smart Meter Central

Release Backlog

Versão <3.0>

Outubro de 2011 ITA/CTA - São José dos Campos

(2)

CE 235 - Sistemas Embarcados de Tempo Real Página 2

HISTÓRICO DA REVISÃO

Data

Versão

Descrição

Autores

08/09/2011 1.0 Definição do release backlog versão 1.0 Equipe SM-CENTRAL via Google Docs 08/09/2011 1.0 Definição do release backlog versão 1.0 Alexandre Possebon 08/09/2011 1.0 Definição do release backlog versão 1.0 Gustavo Matuck 08/09/2011 1.0 Definição do release backlog versão 1.0 Ciro Matrigrani 08/09/2011 1.0 Definição do release backlog versão 1.0 José Armando Barbosa Filho 08/09/2011 1.0 Definição do release backlog versão 1.0 Taynara Araujo Soares 08/09/2011 1.0 Definição do release backlog versão 1.0 Paulo Andre Carvalho de Melo 16/10/2011 2.0 Definição do release backlog versão 2.0 Equipe SM-CENTRAL via Google Docs

(3)

CE 235 - Sistemas Embarcados de Tempo Real Página 3

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ... 4 2 USER STORIES ... 4 2.1 User Story 1 – Desenvolvimento da Unidade Central de Processamento (UCP) ... Erro! Indicador

não definido.

2.2 User Story 2 – Recebimento de medições de Smart Meters ... Erro! Indicador não definido. 2.3 User Story 3 – Armazenamento de medições ... Erro! Indicador não definido. 2.4 User Story 4 – Atribuição de ID ao Smart Meter ... Erro! Indicador não definido. 2.5 User Story 5 – Envia programação/dados ao Smart Meter ... Erro! Indicador não definido. 2.6 User Story 6 – Recebimento de Alertas ... Erro! Indicador não definido. 2.7 User Story 7 – Envio de Alertas ... Erro! Indicador não definido. 2.8 User Story 8 – Armazenamento de Alertas ... Erro! Indicador não definido. 2.9 User Story 9 – Recebimento de coordenadas de localização do Smart Meter ... Erro! Indicador

não definido.

2.10 User Story 10 – Implementação do Sistema de Recuperação ... Erro! Indicador não definido. 2.11 User Story 11 – Recebimento de tabela de tarifas ... Erro! Indicador não definido. 2.12 User Story 12 – Atualização de tabela de tarifas ... Erro! Indicador não definido. 2.13 User Story 13 – Determina quantidade de energia a ser enviada .. Erro! Indicador não definido. 2.14 User Story 14 – Determina quantidade de energia a ser recebida . Erro! Indicador não definido. 2.15 User Story 15 – Bloqueio de recebimento de energia de forma remota ... Erro! Indicador não

definido.

2.16 User Story 16 – Habilitação de recebimento de energia de forma remota .... Erro! Indicador não

definido.

2.17 User Story 17 – Criação da lista de conexões ... Erro! Indicador não definido. 2.18 User Story 18 – Atualização da lista de conexões ... Erro! Indicador não definido. 2.19 User Story 19 – Implementação do Sistema de Backup ... Erro! Indicador não definido.

(4)

CE 235 - Sistemas Embarcados de Tempo Real Página 4

1

INTRODUÇÃO

Esse documento tem, por objetivo, documentar a seção Release Backlog do Smart Meter Central. Para tal, foi verificada a priorização necessária para os requisitos do Cliente, agregando valor de negócio ao produto Smart Meter Central. Este documento contém todas as User Stories identificadas para o produto, bem como a priorização dos requisitos para cada integrante. Foi realizado um refinamento das User Stories no qual foram identificados 30 requisitos.

.

2

USER STORIES

A seguir são listados todos os 31 requisitos identificados como maior valor de negócio para o Cliente, através de um refinamento identificado para o SM-Central.

1. Desenvolvimento da Unidade de Processamento Central (UPC) 2. Recebimento Medições dos SM

3. Armazenamento de Medições 4. Atribuição de ID de SM 5. Recebimento de Alertas 6. Envio de Alertas 7. Envio de Programação/Dados 8. Armazenamento de Alertas

9. Recebimento de coordenadas de localização do Smart Meter

10. Implementação do sistema de recuperação da rede inteligente (Smart Grid) 11. Recebimento de tabela de tarifas

12. Atualização de tabela de tarifas

13. Determinação da quantidade de energia a ser enviada 14. Determinação da quantidade de energia a ser recebida 15. Bloqueio de recebimento de energia de forma remota 16. Habilitação de recebimento de energia de forma remota 17. Criação de lista de conexões

18. Atualização da lista de conexões 19. Implementação de sistema de backup 20. Restauração para as configurações originais 21. Monitoramento da integridade da rede 22. Monitoramento da voltagem da rede

23. Configuração de cadastro de configurações do sistema 24. Configuração de remoção de configurações do sistema 25. Configuração de edição de configurações do sistema

(5)

CE 235 - Sistemas Embarcados de Tempo Real Página 5 26. Configuração de procura de configurações do sistema

27. Configuração de autenticação de configurações do sistema 28. Emissão de relatórios

29. Detecção de fraudes de energia 30. Detecção de roubo de energia

31. Implementação do sistema de criptografia

2.1 User Story 1 – Desenvolvimento da Unidade de Processamento Central

(UPC)

O sistema deve gerenciar de forma correta toda a comunicação recebida do SM-Rede e enviada ao dispositivo SM-Central.Também deverá controlar os fluxos de comunicação entre os componentes internos do SM-Central.

2.1.1 Esforço Estimado

A User Story Recebimento de medições de Smart Meters é estimada em 13 Story Points (SP). .

2.1.2 Detalhes

O sistema deve receber as informações do SM-Rede e gerenciar corretamente o fluxo de comunicação dentro do SM-Central, processando de forma correta.

2.1.3 Teste de Aceitação

Verificar o gerenciamento correto do SM-Central conforme os requisitos do Cliente.

2.2 User Story 2 – Recebimento de medições de Smart Meters

O sistema deve receber as informações de medições enviadas pelos demais Smart Meters. As mensagens devem estar estruturadas de modo compatível com os outros Smart Meters.

(6)

CE 235 - Sistemas Embarcados de Tempo Real Página 6

2.2.1 Esforço Estimado

A User Story Recebimento de medições de Smart Meters é estimada em 5 Story Points (SP). .

2.2.2 Detalhes

O sistema deve receber as informações de medições com os demais Smart Meters, sendo capaz de interpretar de forma adequada.

2.2.3 Teste de Aceitação

Verificar o recebimento correto dessas medições possibilitando inferir de forma adequada.

2.3 User Story 3 – Armazenamento de medições

Com o armazenamento das medições do Smart Meter é possível gerar relatórios e analisar o histórico deste dispositivo para melhor controlar o Smart Grid.

2.3.1 Esforço Estimado

A User Story Armazenamento de medições estimada em 13 Story Points (SP).

2.3.2 Detalhes

O Smart Meter deve gravar LOGS das medições, que devem conter informações como, por exemplo: identificação do usuário, quantidade consumida, horário e tarifa de consumo.

(7)

CE 235 - Sistemas Embarcados de Tempo Real Página 7

2.3.3 Teste de Aceitação

Após o estabelecimento de uma conexão com fluxo de energia, os LOGS devem ser verificados com a validação das informações especificadas.

2.4 User Story 4 – Atribuição de ID ao Smart Meter

A identificação do Smart Meter permite saber qual dispositivo está solicitando comunicação com o SM-Central para melhor controlar o sistema como um todo.

2.4.1 Esforço Estimado

A User Story Identificação do Smart Meter é estimada em 20 Story Points (SP).

2.4.2 Detalhes

O sistema deve verificar e armazenar a identificação do Smart Meter que está se conectando. Essa identificação será feita por meio de um número de identificação (ID).

2.4.3 Teste de Aceitação

Um Smart Meter deve solicitar conexão e o Smart Meter central deve responder validando o número de ID e mantendo-o associado à nova conexão.

2.5 User Story 5 – Recebimento de Alertas

Um alerta, para o escopo deste projeto, será tido como uma mensagem de acknowledgement, ou seja, uma mensagem trocada com o simples intuito de reconhecer a conexão entre os Smart Meters.

(8)

CE 235 - Sistemas Embarcados de Tempo Real Página 8 Em particular, o Smart Meter Central deverá ser capaz de reconhecer quais dispositivos estão conectados em qualquer momento.

2.5.1 Esforço Estimado

A User Story Comunicação com Smart Meters é estimada em 5 Story Point (SP).

2.5.2 Detalhes

A implementação deste requisito se baseia em um acordo entre todos os Smart Meters sobre o protocolo sobre o qual será implantado o código. Este requisito também necessita que esteja criada a tabela de conexões, para que nesta possam ser acrescentadas as atualizações.

2.5.3 Teste de Aceitação

Recebimento de alertas de um Smart Meter qualquer identificando o tipo da mensagem de forma adequada.

2.6 User Story 6 – Envio de Alertas

De forma semelhante ao User Story 5, o alerta deverá ser enviado de forma adequada para o Smart Meter o qual está conectado ao SM-Central.

2.6.1 Esforço Estimado

A User Story Comunicação com Smart Meters é estimada em 8 Story Point (SP).

2.6.2 Detalhes

A implementação deste requisito se baseia em um acordo entre todos os Smart Meters sobre o protocolo sobre o qual será implantado o código. Este requisito também necessita que esteja criada a tabela de conexões, para que nesta possam ser acrescentadas as atualizações.

(9)

CE 235 - Sistemas Embarcados de Tempo Real Página 9

2.6.3 Teste de Aceitação

Envio de alertas do SM-Central para qualquer Smart Meter de forma adequada.

2.7 User Story 7 – Envia programação/dados ao Smart Meter

Com o envio da programação/dados ao Smart Meter requerente é possível transmitir informações específicas para este dispositivo.

2.7.1 Esforço Estimado

A User Story Identificação do Smart Meter é estimada em 13 Story Points (SP).

2.7.2 Detalhes

O sistema deve enviar periodicamente mensagens contendo informações gerais sobre o consumo para o período do dia e data atual, bem como previsões para o período seguinte. As mensagens devem conter: as tarifas atuais, quantidade consumida no último período do dia, quantidade de energia total consumida desde o último pagamento, valor atual a ser pago e informações sobre alterações nas tarifas.

2.7.3 Teste de Aceitação

Monitorar um Smart Meter de teste que deve consumir emergia de modo programado e em período que contenha mudança tarifária. Assim, devem-se verificar as respostas obtidas no Smart Meter comparando-as com as previamente conhecidas a partir da programação de consumo.

(10)

CE 235 - Sistemas Embarcados de Tempo Real Página 10

2.8 User Story 8 – Armazenamento de Alertas

De forma semelhante ao User Story 5, o alerta deverá ser armazenado de forma adequada, garantindo assim a rastreabilidade das informações que circulam pelo SM-Central.

2.8.1 Esforço Estimado

A User Story Comunicação com Smart Meters é estimada em 13 Story Point (SP).

2.8.2 Detalhes

A implementação deste requisito se baseia no armazenamento correto dos alertas recebidos e enviados pelo SM-Central. Este armazenamento deverá se comunicar adequadamente com uma base de dados o qual estas informações servirá de repositório.

2.8.3 Teste de Aceitação

Armazenamento de alertas enviados e recebidos pelo SM-Central de forma adequada.

2.9 User Story 9 – Recebimento de coordenadas de localização do Smart

Meter

Com o recebimento das coordenadas de localização do Smart Meter é possível identificar tarifas de consumo de energia para melhorar a eficiência no gerenciamento de energia.

2.9.1 Esforço Estimado

A User Story Recebimento de coordenadas de localização do Smart Meter é estimada em 5 Story Points (SP).

(11)

CE 235 - Sistemas Embarcados de Tempo Real Página 11

2.9.2 Detalhes

O Sistema deve receber periodicamente uma mensagem contendo Latitude e Longitude de modo compatível com os demais Smart Meters (GPS – Global Position System).

2.9.3 Teste de Aceitação

Uma mensagem do tipo Localização deve ser enviada de um Smart Meter Remoto para o Smart Meter Central. Essa mensagem deve chegar de modo integro ao sistema.

2.10 User Story 10 – Implementação do Sistema de Recuperação

Para o caso de um Smart Meter importante para a distribuição de energia se desconectar, o sistema deve ser capaz de recalcular a maneira de distribuir de energia, de forma a continuar fornecendo energia a todos os Smart Meters.

2.10.1 Esforço Estimado

A User Story Implementação do Sistema de Recuperação é estimada em 20 Story Points (SP).

2.10.2 Detalhes

Na implementação desse requisito será necessário o desenvolvimento de um algoritmo de detecção sub-grafo fortemente conexo, que é uma tarefa complexa o suficiente para adicionar uma incerteza relativamente grande na estimação do esforço.

2.10.3 Teste de Aceitação

A implementação deste requisito estará terminada mesmo com a queda de um ponto importante de distribuição de energia, o qual o sistema deverá continuar provendo energia a todos os Smart Meters.

(12)

CE 235 - Sistemas Embarcados de Tempo Real Página 12

2.11 User Story 11 – Recebimento de tabela de tarifas

O sistema deve receber uma tabela contendo os valores das tarifas relativas a cada horário, tipo de Smart Meter e região. Esta tabela poderá ser requisitada pelos clientes, a todo e qualquer momento. Por isso, deverá existir uma interface para o administrador possa modificar estas tarifas.

2.11.1 Esforço Estimado

A User Story Recebe e atualiza tabela de tarifas foi estimada em 8 Story Points (SP). .

2.11.2 Detalhes

A tabela de tarifas pode mudar conforme a hora do dia, dia do mês, a localização do SM e etc.

2.11.3 Teste de Aceitação

Esta User Story tem alta prioridade. Para realizar o teste, o SM-Central deverá receber os valores tarifados de forma correta.

2.12 User Story 12 – Atualização de tabela de tarifas

O sistema deve atualizar uma tabela contendo os valores das tarifas relativas a cada horário, tipo de Smart Meter e região. Esta tabela poderá ser requisitada pelos clientes, a todo e qualquer momento. Por isso, deverá existir uma interface para o administrador possa modificar estas tarifas.

2.12.1 Esforço Estimado

A User Story Recebe e atualiza tabela de tarifas foi estimada em 5 Story Points (SP). .

2.12.2 Detalhes

(13)

CE 235 - Sistemas Embarcados de Tempo Real Página 13

2.12.3 Teste de Aceitação

Esta User Story tem alta prioridade. Para realizar o teste, o SM-Central deverá atualizar os valores tarifados de forma correta.

2.13 User Story 13 – Determina quantidade de energia a ser enviada

O sistema deve calcular a quantidade de energia que deve ser enviada a partir da primeira requisição de um Smart Meter. Além disso, o sistema deve fazer verificações periódicas para saber se deve enviar um valor diferente do anterior.

2.13.1 Esforço Estimado

A User Story Determina quantidade de energia a ser enviada foi estimada em 8 Story Points (SP).

2.13.2 Detalhes

O cálculo da energia enviada inicial dependerá do histórico de consumo do Smart Meter e os envios seguintes dependerão do monitoramento contínuo do Smart Meter. Dessa forma, será necessário ficar acompanhando o funcionamento do Smart Meter, em todos os momentos.

2.13.3 Teste de Aceitação

Esta User Story tem alta prioridade. Para testar isso, será emitido um valor inicial de teste ao Smart Meter. Em seguida, simular-se-á duas situações: um aumento e uma diminuição desse valor. Por último, desconectar-se-á e reconectar-se-á o Smart Meter.

(14)

CE 235 - Sistemas Embarcados de Tempo Real Página 14

2.14 User Story 14 – Determina quantidade de energia a ser recebida

O sistema deve calcular a quantidade de energia que deve ser recebida a partir da primeira requisição de um Smart Meter. Além disso, o sistema deve fazer verificações periódicas para saber se a energia foi recebida de forma adequada.

2.14.1 Esforço Estimado

A User Story Determina quantidade de energia a ser recebida foi estimada em 8 Story Points (SP).

2.14.2 Detalhes

O cálculo da energia recebida inicial dependerá do histórico de consumo do Smart Meter e os recebimentos seguintes dependerão do monitoramento contínuo do Smart Meter. Dessa forma, será necessário ficar acompanhando o funcionamento do Smart Meter, em todos os momentos.

2.14.3 Teste de Aceitação

Esta User Story tem alta prioridade. Para testar isso, será emitido um valor inicial de teste ao Smart Meter. Em seguida, simular-se-á duas situações: um aumento e uma diminuição desse valor. Por último, desconectar-se-á e reconectar-se-á o Smart Meter.

2.15 User Story 15 – Bloqueio de recebimento de energia de forma remota

O sistema deve bloquear o recebimento de energia de forma remota adequadamente. Toda a integridade do sistema deverá ser mantido.

(15)

CE 235 - Sistemas Embarcados de Tempo Real Página 15 A User Story Bloqueio de recebimento de energia de forma remota foi estimada em 8 Story Points (SP).

2.15.2 Detalhes

O bloqueio de recebimento de energia de forma remota poderá ser realizado de qualquer lugar através de um acesso seguro e autenticado. Dessa forma, deverá ser registrado todas as ações de bloqueio de energia recebida adequadamente.

2.15.3 Teste de Aceitação

Para realizar o teste será necessário realizar o bloqueio do recebimento de energia de forma remota, registrando esta ação adequadamente.

2.16 User Story 16 – Habilitação de recebimento de energia de forma remota

O sistema deve habilitar o recebimento de energia de forma remota adequadamente. Toda a integridade do sistema deverá ser mantida.

2.16.1 Esforço Estimado

A User Story Habilitação de recebimento de energia de forma remota foi estimada em 8 Story Points (SP).

2.16.2 Detalhes

A habilitação de recebimento de energia de forma remota poderá ser realizada de qualquer lugar através de um acesso seguro e autenticado. Dessa forma, deverão ser registradas todas as ações de habilitação de energia recebida adequadamente.

(16)

CE 235 - Sistemas Embarcados de Tempo Real Página 16 Para realizar o teste será necessário realizar a habilitação do recebimento de energia de forma remota, registrando esta ação adequadamente.

2.17 User Story 17 – Criação da lista de conexões

O sistema precisa criar uma lista de usuários (Smart Meters) que estão conectados em todos os momentos, inclusive os dados históricos de conexões.

2.17.1 Esforço Estimado

A User Story Criação da lista de conexões foi estimada em 8 Story Points (SP).

2.17.2 Detalhes

Ainda não foi decidido uma estrutura de dados adequada para a implementação deste requisito, esta escolha será feita num momento posterior do projeto.

2.17.3 Teste de Aceitação

Este requisito será considerado satisfeito quando existir uma estrutura de dados no projeto capaz de criar os dados de conexão. Esta estrutura deve suportar a adição de novos Smart Meters e o armazenamento do histórico de conexões criadas.

2.18 User Story 18 – Atualização da lista de conexões

O sistema precisa atualizar uma lista de usuários (Smart Meters) que estão conectados em todos os momentos, inclusive os dados históricos de conexões.

2.18.1 Esforço Estimado

(17)

CE 235 - Sistemas Embarcados de Tempo Real Página 17

2.18.2 Detalhes

Ainda não foi decidido uma estrutura de dados adequada para a implementação deste requisito, esta escolha será feita num momento posterior do projeto.

2.18.3 Teste de Aceitação

Este requisito será considerado satisfeito quando existir uma estrutura de dados no projeto capaz de atualizar os dados de conexão. Esta estrutura deve suportar a adição de novos Smart Meters, e o armazenamento do histórico de conexões.

(18)

CE 235 - Sistemas Embarcados de Tempo Real Página 18 Priorização

A priorização dos requisitos identificados para o SM-Central foi realizada conforme ilustrada pela tabela 1 a seguir, bem como os responsáveis por cada item.

Item Responsável Estimativa

1 Desenvolvimento da Unidade de Processamento Central (UCP) Gustavo 20

2 Recebimento Medições dos SM Alexandre 20

3 Armazenamento de Medições Armando 13

4 Atribuição de ID de SM Ciro 13

5 Recebimento de Alertas Paulo 20

6 Envio de Alertas Taynara 8

7 Envio de Programação/Dados Gustavo 13

8 Armazenamento de Alertas Alexandre 8

9 Recebimento de coordenadas de localização do Smart Meter Armando 8 10 Implementação do sistema de recuperação da rede inteligente (Smart Grid) Ciro 13

11 Recebimento de tabela de tarifas Gustavo 13

12 Atualização de tabela de tarifas Paulo 5

13 Determinação da quantidade de energia a ser enviada Taynara 13 14 Determinação da quantidade de energia a ser recebida Alexandre 8 15 Bloqueio de recebimento de energia de forma remota Armando 5 16 Habilitação de recebimento de energia de forma remota Ciro 5

17 Criação de lista de conexões Gustavo 8

18 Atualização da lista de conexões Paulo 5

19 Implementação de sistema de backup Taynara 8

Referências

Documentos relacionados

A EasyVisa será um Site, que disponibilizará todas as informações necessárias referentes a emissão de Vistos inicialmente para os Países: EUA, Canadá e Nova

A utilização de seguidores solares em sistemas fotovoltaicos busca reduzir o ângulo de incidência ângulo formado pela direção da radiação solar e por uma reta normal ao plano

A aplicação de uma pena concreta pressupõe o reconhecimento da prática de uma conduta qualificada, na sentença penal condenatória, após um juízo definitivo de

Em Entre Douro e Minho e no Algarve a superfície total das explorações agrícolas ocupa cerca de 1/3 da área geográfica das regiões, sendo que a Beira Litoral é a

estabelecidos na tabela para cálculo da indenização em caso de Invalidez Permanente por Acidente, proporcional ao valor do capital segurado contratado para esta cobertura, caso haja

Mas ainda é visto por muitos como incompatíveis, como justifica os estudantes E22 e E25 respectivamente: “Pois a religião acredita em um criador Deus e a ciência não”

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...