• Nenhum resultado encontrado

Edital 617/2017 Mobilidade Internacional de Alunos de Graduação VAGAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital 617/2017 Mobilidade Internacional de Alunos de Graduação VAGAS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Universidade de São Paulo

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Comissão de Cooperação Internacional

Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 1 - Sala A103 05508-010 São Paulo, SP Telefax: +55 11 3091 6075 ccintfea@usp.br

Edital 617/2017 – Mobilidade Internacional de Alunos de Graduação

A Coordenação de Cooperação Internacional da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (CCInt FEA) da Universidade de São Paulo anuncia a abertura de Edital de 134 (cento e trinta e quatro) vagas para Instituições de Ensino Superior (IES) estrangeiras conveniadas com a FEA para intercâmbio de estudantes de graduação durante o segundo semestre de 2017, de acordo com as condições abaixo estipuladas:

VAGAS

ÁREA Nº DE VAGAS CERTIFICADO DE PROFICIÊNCIA EXIGID PERÍODO DO INTERCÂMBIO Administração, Economia,

Contabilidade e Atuária 134 Vide quadro de vagas 2º semestre de 2017

DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

 Inscrições online via Sistema Mundus;

 Deferimento ou indeferimento da candidatura do aluno pela CCInt FEA, via Sistema Mundus (vide item 2.);  Classificação dos alunos com candidaturas deferidas de acordo com o item 1 deste edital.

1. DAS INSCRIÇÕES

DOS REQUISITOS PARA A PARTICIPAÇÃO:

1.1 O candidato fica imediatamente ciente de que todas as questões relativas ao presente Edital deverão ser formalizadas por escrito, exclusivamente via email ccintfea@usp.br;

1.2 Para participação, o candidato deverá atender aos seguintes requisitos: 1.2.1 Estar regularmente matriculado no 4º semestre de seu curso, no mínimo;

1.2.2 Ter completado pelo menos 60 (sessenta) créditos em disciplinas obrigatórias referentes ao seu curso; 1.2.3 Ter média ponderada com reprovações igual ou superior à média do seu curso/período;

1.2.4 Não possuir mais do que 2 (duas) reprovações de qualquer natureza nos 3 (três) semestres imediatamente anteriores ao semestre de inscrição;

1.2.5 Não possuir mais do que 2 (duas) reprovações por frequência no seu histórico;

(2)

Universidade de São Paulo

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Comissão de Cooperação Internacional

Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 1 - Sala A103 05508-010 São Paulo, SP Telefax: +55 11 3091 6075 ccintfea@usp.br

1.2.7 Comprovar proficiências no idioma das aulas ministradas na instituição pleiteada;

1.2.8 Possuir pelo menos 2 (dois) créditos-aula a serem cursadas em disciplinas obrigatória e/ou eletivas do seu curso, após o regresso, exceto as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso e de Monografia;

1.2.9 Acompanhar o andamento do presente processo seletivo a fim de tomar conhecimento da data, local e horário que vierem a ser fixados para todas as fases do processo por meio de publicação em Edital Retificado; 1.2.10 A inscrição do candidato implica o conhecimento e a aceitação integral das normas e condições

estabelecidas neste Edital.

1.3 As inscrições deverão ser realizadas de 06 a 16 de março de 2017, exclusivamente via Internet, através do Sistema Mundus, na área de acesso público.

1.3.1 O candidato deverá realizar a inscrição completando cada etapa sequencialmente na ordem apresentada. Ao formulário de inscrição online deverão ser anexados os seguintes documentos:

 Formulário de Inscrição;  Carta de Recomendação;

 Certificado de Proficiência (Vide Vagas);  Resumo ou Histórico Escolar com reprovações

 Comprovante de Bônus (Cultura e Extensão e/ou Pesquisa e Ensino), caso houver.

1.4. As informações prestadas quando da inscrição online devem ser verdadeiras e são de inteira

responsabilidade do candidato, que fica ciente de que qualquer falsa informação, omissão ou erro implicará sua exclusão do processo seletivo a qualquer momento.

1.5. Não serão aceitas quaisquer alterações, edições e acréscimos no(s) documento(s) depois de colhida(s) a(s) assinatura(s) com ou sem ciência do signatário.

1.6. O descumprimento das instruções para a inscrição via Internet implicará sua não efetivação e a exclusão do candidato do processo seletivo.

1.7. A CCInt FEA não se responsabiliza por inscrições via internet não recebidas por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

1.8. Por ocasião da inscrição, não será aceita qualquer documentação, conforme disposto no item 1.3.1 deste edital, posteriormente à data-limite.

1.9. Inscrições incompletas, efetuadas erroneamente ou não enviadas serão invalidadas. 1.10. Inscrições enviadas (concluídas) não poderão ser alteradas.

(3)

Universidade de São Paulo

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Comissão de Cooperação Internacional

Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 1 - Sala A103 05508-010 São Paulo, SP Telefax: +55 11 3091 6075 ccintfea@usp.br

2. DA INDICAÇÃO DO ALUNO

2.1. As inscrições serão encaminhadas, via Sistema Mundus, à CCInt FEA, a qual caberá a análise e deferimento das candidaturas.

2.2. A CCInt FEA realizará avaliação qualitativa da candidatura dos candidatos, e, para tanto:

2.2.1.1 O critério utilizado para seleção dos candidatos a intercâmbio é baseado no desempenho acadêmico obtido na FEA (mesmo critério utilizado no processo seletivo da CCInt FEA).

2.2.1.2 O cálculo da média de classificação (A) é feito da seguinte forma:

B = Média ponderada com reprovações do aluno, dividida pela média geral de todos os alunos do mesmo curso e

período.

C = Carga horária cursada pelo aluno, conforme histórico escolar, dividido pela carga ideal do curso, considerando

o período: A = [(4 x B) + C] / 5

2.2.1.3 À média normalizada do aluno poderá ser acrescido um bônus de no máximo 10% caso o candidato tenha comprovadamente exercido atividades de Pesquisa e Ensino (5%) e/ou Cultura e Extensão (5%).

2.2.1.3.1 Serão consideradas atividades de Pesquisa e Ensino:  ter concluído Programa de Iniciação Científica (PIBIC ou FAPESP);  ter concluído Programa de Tutoria Acadêmica;

 ter participado do Programa de Ensino Tutorial (PET);

 ter realizado atividade de monitoria reconhecida pela USP por, no mínimo, 2 (dois) semestres;  ter apresentado artigo em congresso científico ou publicado artigo em periódico científico. 2.2.1.3.2 Serão consideradas atividades de Cultura e Extensão:

 ter concluído Programa de Extensão e Serviços à comunidade (PESC);

 ter participado de programas de extensão da USP ou da FEA por pelo menos dois semestres;

 ter sido responsável pela gestão de entidades universitárias reconhecidas pela FEA por pelo menos dois semestres.

3. DA CLASSIFICAÇÃO DO ALUNO

3.1. A Classificação será definida em ordem decrescente da nota dos candidatos deferidos pela CCInt FEA. A nota consistirá na Média de Classificação do candidato conforme disposto nos itens 2.2.1.1 e 2.2.1.2 deste edital; 3.2. O Resultado Final consistirá na atribuição das vagas aos candidatos segundo ordem de Classificação Final. 3.3. Havendo mais candidatos que vagas, os aprovados que não tenham sido contemplados num primeiro momento comporão lista de espera, desde que habilitados/classificados em Resultado Final.

(4)

Universidade de São Paulo

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Comissão de Cooperação Internacional

Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 1 - Sala A103 05508-010 São Paulo, SP Telefax: +55 11 3091 6075 ccintfea@usp.br

4. DAS CONDIÇÕES PARA OCUPAR A VAGA:

4.1. Período do intercâmbio: 2 º semestre de 2017.

4.2. O intercâmbio deverá ocorrer no período determinado, sem possibilidade de transferência para semestres posteriores.

A impossibilidade de iniciá-lo nesse período acarretará a perda do direito de usufruir da vaga.

5. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO (atualização de datas e resultados será apresentada em Edital Retificado no Sistema Mundus):

De 06 a 16/03/2017 Período de Inscrições online, via Sistema Mundus

Dia 17/03/2017 Confirmação da inscrição (em edital retificado)

Dia 22/03/2017 A partir das 17h

Data máxima para a CCInt FEA (in)deferir as candidaturas e divulgar a Classificação e o Resultado Final (em edital retificado)

6. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1. A inexatidão das informações ou a irregularidade nos documentos, verificadas a qualquer tempo, em especial por ocasião da ocupação da vaga, acarretará a exclusão do candidato do processo seletivo, sem prejuízo de demais sanções cabíveis.

6.2. O não atendimento das condições estabelecidas no presente Edital implicará a desclassificação do candidato, a qualquer tempo.

6.3. Este Edital poderá sofrer eventuais alterações, atualizações, acréscimos ou revogação, enquanto não consumada a providência ou o evento que lhe disser respeito.

6.4. Não serão fornecidos atestados, declarações, certificados e/ou certidões relativos à habilitação ou classificação de candidatos, valendo para tal firma publicação do resultado final.

6.5. É de responsabilidade do candidato manter seu endereço (inclusive eletrônico) e telefone atualizados no Sistema JúpiterWeb por intermédio da Seção de Alunos de sua unidade para viabilizar os contatos necessários. 6.6. A CCInt FEA não se responsabiliza por eventuais prejuízos ao candidato decorrentes de incorreção ou desatualização de endereço eletrônico, bem como por quaisquer outros problemas relacionados à sua conta pessoal de e-mail que impossibilitem a efetiva comunicação.

6.7. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar os comunicados e demais publicações referentes a este processo seletivo por meio de Edital Retificado e Resultado final, oportunamente disponíveis no Sistema Mundus.

6.8. Serão recebidos recursos que se contraponham estritamente ao motivo do indeferimento, sem incluir fatos novos, interpostos em até 1 dia útil após a divulgação do resultado. O documento deverá ser datado, assinado e enviado como arquivo em formato (pdf) exclusivamente via email ccintfea@usp.br.

6.9. Informações não constantes do presente Edital deverão ser solicitadas exclusivamente pelo email ccintfea@usp.br.

(5)

Universidade de São Paulo

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Coordenação de Cooperação Internacional

Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 1 - Sala A103 05508-010 São Paulo, SP Telefax: +55 11 3091 6075 ccintfea@usp.br www.fea.usp.br/internacional Relação de Vagas disponíveis para intercâmbio no 2º semestre de 2017

. Inscrições de 06 a 16 de Março de 2016, no Sistema Mundus última atualização: 03/03/2017

Instituição País Número de Vagas Certificado ou Exame de Proficiência *

(ver detalhes abaixo) Graduação Pós

Hochschule Bremen Alemanha 2 - TOEFL 71, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE, MELAB 85

Universität Erlangen-Nürnberg Alemanha 2 - Alemão A2

Universität Freiburg Alemanha 2 - Alemão Intermediário

Universität Konstanz Alemanha 1 - Alemão B1 ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

Universität Passau Alemanha 2 - Alemão A2

Universität Tübingen Alemanha 2 - Alemão Intermediário

Technische Universität Berlin Alemanha 3 - Alemão B2 ou TOEFL 86, TOEIC 605, IELTS 5.0, CPE, CAE, FCE

Westfälische Wilhelms-Universität Münster Alemanha 2 - Alemão B2 ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

Zeppelin University Alemanha 1 - TOEFL 90, IELTS 6.5

Wiesbaden Business School Alemanha 2 - TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

FH-Joanneum University of Applied Sciences Austria 2 - TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

University of Innsbruck Áustria 2 - TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

HEC Liège – Université de Liège Bélgica 1 - Francês B2 (Bachelor) ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE (Master)

Université Catholique de Louvain Bélgica 2 - Francês Intermediário (Bachelor) ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE (Master)

University of Namur Bélgica 2 - Francês B1 ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

University of Victoria Canadá 2 - TOEFL 90, IELTS 6.5

Beijing Normal University China 2 - TOEFL 80, IELTS 6.0

Universidad Nacional de Colombia Colômbia 2 - Espanhol Intermediário

Chonnam National University Coreia Sul 2 - Coreano ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

Dongguk University Coreia Sul 2 - TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

Zagreb School of Economics and Management Croácia 2 - TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

IE University Espanha 1 - TOEFL 80, IELTS 6.5, CPE, CAE

Universidad Carlos III de Madrid Espanha 2 - Espanhol Intermediário ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

Universidad de Zaragoza Espanha 3 - Espanhol Intermediário

Laurea University of Applied Sciences Finlândia 2 - TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

University of Turku Finlândia 2 - TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

Audencia Nantes School of Management França 2 - Francês Intermediário (somente Master 2) ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

KEDGE Business School (Bordeaux, Marseille) * França 4 - Francês B2 ou TOEFL 79 iBT ou 550 ITP, IELTS 6.0

EDHEC Business School (Lille, Nice) * França 3 - Francês Intermediário (somente Bachelor em Lille) ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

ESCE International Business School França 2 - Francês Intermediário ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

ESCP Europe Business School * França 2 - Francês Intermediário ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

ESSEC Business School França 1 1 TOEFL 80, IELTS 6.5

EMLYON Business School (Bachelor in Saint-Étienne) França 2 -

Master em Lyon: TOEFL 100, IELTS 7.0, TOEIC 900 Bachelor em Saint-Étienne: TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

ICN Ecole de Management (Nancy) França 2 - Francês B2 ou TOEFL 80, IELTS 6.0, CPE, CAE, TOEIC 750

IÉSEG School of Management (Lille, Paris) * França 3 - Francês Intermediário (Bachelor apenas) ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

NEOMA Business School (Rouen, Reims) * França 2 - TOEFL 85, IELTS 6.0 ou TEF 500

Sciences Po - Institut d Études Politiques de Paris *

(Paris, Reims, Dijon, Poitiers, Le Havre, Menton) França 3 -

Grad.: TOEFL 87, IELTS 6.0, CPE, CAE ou TCF 400,

DELF B2

Master: TOEFL 100, IELTS 6.5, CPE, CAE ou TCF

500, DELF/DALF C1

Toulouse Business School (Toulouse, Barcelona) * França 2 - Francês Intermediário ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

(6)

Universidade de São Paulo

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Coordenação de Cooperação Internacional

Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 1 - Sala A103 05508-010 São Paulo, SP Telefax: +55 11 3091 6075 ccintfea@usp.br www.fea.usp.br/internacional

IAE Pau-Bayonne, Univ. Pau et de Pays de l’Adour * França 2 - Francês Intermediário

Université Paris-Dauphine França 2 - DELF B2 ou TOEFL 80, IELTS 7.0, CPE, CAE

Arnhem Business School Holanda 1 - TOEFL 80, IELTS 6.5

Erasmus Universiteit Rotterdam Holanda 1 - TOEFL 90, IELTS 6.5

University of Groningen Holanda 3 -

Grad.: TOEFL 80 (mín.19 em Speaking e Writing),

IELTS 6.0 (mín. 6 Speaking e 5.5 Writing), CPE, CAE - validade máx. 2 anos

Master: TOEFL 90 (mín. 21 em Speaking e Writing), IELTS 6.0 (mín. 6 Speaking e 5.5 Writing), CPE, CAE - validade máx. 2 anos

Maastricht University Holanda 3 - TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

Tilburg University

School of Economics and Management Holanda 1 -

Grad.: TOEFL 80, IELTS 6.0 (mín. 5.5 cada teste),

CPE, CAE, FCE

Master: TOEFL 90, IELTS 6.5 (mín. 6 cada teste),

CPE, CAE

VU University Amsterdam Holanda 1 - TOEFL 92, IELTS 6.5, CPE, CAE (A,B) - validade máx. 2 anos

Wageningen University Holanda 1 - TOEFL 80 (mín. 20 Speaking), IELTS 6.0 (Speaking 6), CPE, CAE, FCE (mín. B)

Aston Business School Inglaterra 1 -

TOEFL 93: mín. 18 Reading, 23 Writing, 19 Listening/Speaking

IELTS 6.5 (mín. 6.0 cada teste)

University of Roehampton * Inglaterra 1 -

IELTS 6.0 (mín. 5.5 cada teste), TOEFL 80 (listening 17; reading 18; speaking 20; writing 17), CPE, CAE, PTE 51, Warwick

University of Southampton * Inglaterra 1 - TOEFL 92, IELTS 6.5, CPE, CAE, PTE 62

Hebrew University of Jerusalem Israel 2 - TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

Università Commerciale Luigi Bocconi Itália 4 - Italiano Intermediário ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

Università degli Studi di Parma Itália 3 - Italiano Intermediário

Università degli Studi di Torino Itália 2 - Italiano Intermediário

Università degli Studi di Roma “Tor Vergata” Itália 2 - Italiano Intermediário

J. F. Oberlin University Japão 1 - TOEFL 79, IELTS 6.0, CPE + Japonês Básico

Kwansei Gakuin University Japão 2 - Leitura, Escrita, Compreensão e Pronúncia de Hiragana e Katakana + TOEFL 71

University of Economics in Katowice Polônia 1 - TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

ISEG – Universidade de Lisboa Portugal 2 Inglês B2 (TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE)

Universidade de Évora Portugal 1 - -

Universidade do Porto Portugal 2 - -

Universidade Nova de Lisboa Portugal 2 - -

Jönköping International Business School Suécia 1 - TOEFL 90 (mín.20 written test), IELTS 6.5 (mín.5,5 cada teste)

Stockholm University School of Business Suécia 1 - TOEFL 80 (mín.20 cada teste), IELTS 6.5 (mín.6.0 cada teste)

Umeå School of Business Suécia 2 - TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

FH Northwestern Switzerland Suíça 1 - TOEFL 79, IELTS 6.0, CPE, CAE, FCE (A ou B), TOEIC 780, ELP B2, BEC B2

University of St.Gallen Suíça 2 - TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

Antalya International University Turquia 2 - TOEFL 79, IELTS 6.0 Atenção:

. Para concorrer às vagas da ESCP Europe, EMLYON e IAE Pau-Bayonne (França), o candidato já deverá ter terminado o 3º ano de estudos na FEA – ou seja, deverá estar matriculado no mínimo no 7º semestre. Para concorrer às vagas da Toulouse Business School ou para estudar em Inglês na EDHEC

Business School, o candidato deverá estar matriculado no mínimo no 6º semestre.

. Para as Universidades de Southampton e Roehampton (Inglaterra), somente candidatos com média ponderada com reprovações igual ou superior a 7,0 poderão ser selecionados.

(7)

Universidade de São Paulo

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Coordenação de Cooperação Internacional

Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 1 - Sala A103 05508-010 São Paulo, SP Telefax: +55 11 3091 6075 ccintfea@usp.br www.fea.usp.br/internacional

. No caso de escolas que possuam campus em diferentes cidades (EDHEC, IÉSEG, KEDGE, NEOMA,

EMLYON, Sciences Po), a escolha do campus acontecerá apenas após a seleção.

Certificados ou Exames de Proficiência

Nível Intermediário: documento de escola de idioma, em papel timbrado, devidamente carimbado e assinado, atestando que o(a) aluno(a) já atingiu um nível equivalente a:

. 300 horas de estudo do idioma Alemão; . 200 horas de estudo do idioma Francês;

. 150 horas de estudo do idioma Espanhol ou Italiano.

Detalhe: essa quantidade de horas não precisa necessariamente ter sido cursada na mesma instituição.

Nível A2, B1, B2, C1: documento em papel timbrado, devidamente carimbado e assinado, ou Certificado de Proficiência que claramente demonstre o nível de conhecimento conforme o Quadro Comum Europeu de Referência para Idiomas (CEFR: The Common European Framework of Reference for Languages). Note que são poucas as escolas de idiomas autorizadas a emitir tal

certificado no Brasil.

As pontuações do TOEFL citadas acima se referem ao modelo iBT (internet Based Test). Quando a informação na coluna “Certificado ou Exame de Proficiência” estiver escrita na cor verde significa que o TOEFL ITP (Institutional Testing Program) ou TOEIC podem ser utilizados como comprovante de inglês. Nesse caso a pontuação mínima do TOEFL ITP é 543 e do TOEIC 750.

No sistema de ensino europeu, Bachelor significa os 3 primeiros anos de estudo superior. Master é um curso de especialização e corresponde ao 4º e ao 5º ano de estudos. Muitas instituições estrangeiras permitem que alunos que já tenham concluído o 3º ano na FEA cursem disciplinas do 1º ano de Master (Master 1) durante o intercâmbio. Algumas instituições, porém, não oferecem essa possibilidade (Bocconi, Groningen, Maastricht, para citas algumas), pois exigem a apresentação de um diploma.

Qualquer dúvida em relação a certificados que você já possua, entre em contato com a CCInt FEA antes do período de inscrição.

(8)

Universidade de São Paulo

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Coordenação de Cooperação Internacional

Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 1 - Sala A103 05508-010 São Paulo, SP Telefax: +55 11 3091 6075 ccintfea@usp.br www.fea.usp.br/internacional Relação de Vagas disponíveis para intercâmbio no 2º semestre de 2017

Editais AUCANI 630 e 651: Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação USP

. Inscrições de 06 a 16 de Março de 2017 no Sistema Mundus última atualização: 08/03/2017

Instituição País Número de

Vagas

Certificado ou Exame de Proficiência * (ver detalhes abaixo)

Universität Konstanz Alemanha 1 Alemão B1 ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

Technische Universität Berlin Alemanha 3 Alemão B2 ou TOEFL 86, TOEIC 605, IELTS 5.0, CPE, CAE, FCE

Westfälische Wilhelms-Universität Münster Alemanha 2 Alemão B2 ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

Zeppelin University Alemanha 1 TOEFL 90, IELTS 6.5

FH-Joanneum University of Applied Sciences Áustria 2 TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

University of Innsbruck Áustria 2 TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

HEC Liège – Université de Liège Bélgica 1 Francês B2 (Bachelor) ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE (Master)

Université Catholique de Louvain Bélgica 1 Francês Intermediário (Bachelor) ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE (Master)

University of Namur Bélgica 1 Francês B1 ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

University of Victoria Canadá 2 TOEFL 90, IELTS 6.5

Beijing Normal University China 2 TOEFL 80, IELTS 6.0

** Universidad Nacional de Colombia ** Colômbia 2 Espanhol Intermediário

Chonnam National University Coreia Sul 2 Coreano ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

Dongguk University Coreia Sul 2 TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

Zagreb School of Economics and Management Croácia 2 TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

Laurea University of Applied Sciences Finlândia 2 TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

University of Turku Finlândia 2 TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

Audencia Businees School (Nantes) França 2 Francês Intermediário (somente Master 2) ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

KEDGE Business School (Bordeaux, Marseille) * França 2 Francês B2 ou TOEFL 79 iBT ou 550 ITP, IELTS 6.0

EDHEC Business School (Lille, Nice) * França 3 Francês Intermediário (somente Bachelor em Lille) ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

ESCE International Business School França 2 Francês Intermediário ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

ESCP Europe Business School * França 2 Francês Intermediário ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

ESSEC Business School França 1 TOEFL 80, IELTS 6.5

EMLYON Business School França 2

Master em Lyon: TOEFL 100, IELTS 7.0, TOEIC 900 Bachelor em Saint-Étienne: TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

ICN Ecole de Management (Nancy) França 1 Francês B2 ou TOEFL 80, IELTS 6.0, CPE, CAE, TOEIC 750

IÉSEG School of Management (Lille, Paris) * França 3 Francês Intermediário (Bachelor apenas) ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

NEOMA Business School (Rouen, Reims) * França 2 TOEFL 85, IELTS 6.0 ou TEF 500

Sciences Po - Institut d Études Politiques de Paris *

(Paris, Reims, Dijon, Poitiers, Le Havre, Menton) França 3

Grad.: TOEFL 87, IELTS 6.0, CPE, CAE ou TCF 400,

DELF B2

Master: TOEFL 100, IELTS 6.5, CPE, CAE ou TCF

500, DELF/DALF C1

Toulouse Business School França 2 Francês Intermediário ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

IAE Pau-Bayonne, Univ. Pau et de Pays de l’Adour * França 2 Francês Intermediário

Université Paris-Dauphine França 2 TCF ou DELF B2 ou TOEFL 80, IELTS 6.5, CPE, CAE

Arnhem Business School Holanda 1 TOEFL 80, IELTS 6.5

Erasmus Universiteit Rotterdam Holanda 1 TOEFL 90, IELTS 6.5

Maastricht University Holanda 3 TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

(9)

Universidade de São Paulo

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Coordenação de Cooperação Internacional

Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 1 - Sala A103 05508-010 São Paulo, SP Telefax: +55 11 3091 6075 ccintfea@usp.br www.fea.usp.br/internacional

Aston Business School Inglaterra 1

TOEFL 93 (mín. 18 Reading, 23 Writing, 19 Listening, 19 Speaking); IELTS 6.5 (mín. 6.0 cada teste); PTE 63 (mín. 57 cada)

University of Roehampton * Inglaterra 1

IELTS 6.0 (mín. 5.5 cada teste), TOEFL 80 (listening 17; reading 18; speaking 20; writing 17), CPE, CAE, PTE 51, Warwick

University of Southampton * Inglaterra 1

TOEFL 92 (mín. 18 Reading, 17 Writing, 17 Listening, 20 Speaking), IELTS 6.5 (mín. 5.5 cada teste), CPE, CAE, PTE 62 (mín. 51 cada)

Hebrew University of Jerusalem Israel 2 TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

Università Commerciale Luigi Bocconi Itália 4 Italiano Intermediário ou TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

Università degli Studi di Parma Itália 2 Italiano Intermediário

Università degli Studi di Torino Itália 2 Italiano Intermediário

Università degli Studi di Roma “Tor Vergata” Itália 2 Italiano Intermediário

J. F. Oberlin University Japão 1 TOEFL 79, IELTS 6.0, CPE + Japonês Básico

Kwansei Gakuin University Japão 2 Leitura, Escrita, Compreensão e Pronúncia de Hiragana e Katakana + TOEFL 71

University of Economics in Katowice Polônia 1 TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

** ISEG – Universidade de Lisboa ** Portugal 2 Inglês B2 (TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE)

** Universidade de Évora ** Portugal 1 -

** Universidade do Porto ** Portugal 2 -

** Universidade Nova de Lisboa ** Portugal 2 -

Umeå School of Business Suécia 2 TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

FH Northwestern Switzerland Suíça 1 TOEFL 79, IELTS 6.0, CPE, CAE, FCE (A ou B), TOEIC 780, ELP B2, BEC B2

University of St.Gallen Suíça 2 TOEFL 72, IELTS 5.5, CPE, CAE, FCE

Antalya International University Turquia 2 TOEFL 79, IELTS 6.0 Atenção:

** Universidades de Colômbia e Portugal só estão disponíveis para o Edital 651

. Para concorrer às vagas da ESCP Europe e IAE Pau-Bayonne (França), o candidato já deverá ter terminado o 3º ano de estudos na FEA – ou seja, deverá estar matriculado no mínimo no 7º semestre. Para concorrer às vagas da Toulouse Business School ou para estudar em Inglês na EDHEC Business

School, o candidato deverá estar matriculado no mínimo no 6º semestre.

. Para as Universidades de Southampton e Roehampton (Inglaterra), somente candidatos com média ponderada com reprovações igual ou superior a 7,0 poderão ser selecionados.

. No caso de escolas que possuam campus em diferentes cidades (EDHEC, IÉSEG, KEDGE, NEOMA,

EMLYON, Sciences Po), a escolha do campus acontecerá apenas após a seleção.

Certificados ou Exames de Proficiência

Nível Intermediário: documento de escola de idioma, em papel timbrado, devidamente carimbado e assinado, atestando que o(a) aluno(a) já atingiu um nível equivalente a:

. 300 horas de estudo do idioma Alemão; . 200 horas de estudo do idioma Francês;

. 150 horas de estudo do idioma Espanhol ou Italiano.

Detalhe: essa quantidade de horas não precisa necessariamente ter sido cursada na mesma instituição.

(10)

Universidade de São Paulo

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Coordenação de Cooperação Internacional

Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 1 - Sala A103 05508-010 São Paulo, SP Telefax: +55 11 3091 6075 ccintfea@usp.br www.fea.usp.br/internacional

Nível A2, B1, B2, C1: documento em papel timbrado, devidamente carimbado e assinado, ou Certificado de Proficiência que claramente demonstre o nível de conhecimento conforme o Quadro Comum Europeu de Referência para Idiomas (CEFR: The Common European Framework of Reference for Languages). Note que são poucas as escolas de idiomas autorizadas a emitir tal

certificado no Brasil.

As pontuações do TOEFL citadas acima se referem ao modelo iBT (internet Based Test). Quando a informação na coluna “Certificado ou Exame de Proficiência” estiver escrita na cor verde significa que o TOEFL ITP (Institutional Testing Program) ou TOEIC podem ser utilizados como comprovante de inglês. Nesse caso a pontuação mínima do TOEFL ITP é 543 e do TOEIC 750.

No sistema de ensino europeu, Bachelor significa os 3 primeiros anos de estudo superior. Master é um curso de especialização e corresponde ao 4º e ao 5º ano de estudos. Muitas instituições estrangeiras permitem que alunos que já tenham concluído o 3º ano na FEA cursem disciplinas do 1º ano de Master (Master 1) durante o intercâmbio. Algumas instituições, porém, não oferecem essa possibilidade (Bocconi, Maastricht, para citas algumas), pois exigem a apresentação de um diploma. Qualquer dúvida em relação a certificados que você já possua, entre em contato com a CCInt FEA antes do período de inscrição.

(11)

Classificação do Processo Seletivo

Média Nome Instituição País

1,28238215 Matheus Elias do Nascimento Silva Universidade do Porto Portugal

1,28019921 Pedro Augusto Dias de Araujo J. F. Oberlin University Japão

1,25956335 Sauro Druda Filho Università Commerciale Luigi Bocconi Itália

1,25918260 Gustavo Marcos Szniter Mentlik Maastricht University Holanda

1,25576292 Guilherme Malta Felix da Silva VU University Amsterdam Holanda

1,24309790 Thais Felix de Freitas Universidade do Porto Portugal

1,23298365 Vinicius Diniz Martins da Silva Universität Konstanz Holanda

1,23214279 Fernando Grando de Nadai Aston Business School Inglaterra

1,23125348 Gabriel de Melo Hachul Università Commerciale Luigi Bocconi Itália

1,22827600 Victoria Bossan University of St.Gallen Suíça

1,22065923 Mateus Santos Rodrigues Universidade Nova de Lisboa Portugal

1,20289902 Rodrigo Kenji Minami Tilburg University Holanda

1,19463430 Igor Prates Arruda Soares Universidade Nova de Lisboa Portugal

1,19463430 Rafael Massardi Juste Maastricht University Holanda

1,18098598 Mariane Vas Maastricht University Holanda

1,17217895 Bianca Maria Cezar Silva ESCE International Business School França

1,17077746 Tania Li KEDGE Business School França

1,16706932 Arthur Farias Gomes Universidad Carlos III de Madrid Espanha

1,15204756 Felipe de Souza Gaspar Universidad Carlos III de Madrid Espanha

1,14953244 Marcos Vinicius Alves Passos Universidade de Évora Portugal

1,14419761 Douglas Gonzaga Ribeiro *

1,14199570 Laryssa Montenegro Pires *

1,14131609 Victor Pelizaro de Souza EDHEC Business School França

1,14072837 Felipe Ito Anuatti EDHEC Business School França

1,13711519 Emerson Ferreira Vessio Arnhem Business School Holanda

1,13534223 Giuliana Cesar Borba Raele *

1,12373145 Marina Cancian e Oliveira Fernandes Zagreb School of Economics and Management Croácia

1,10899147 Giovanna Ranucci Università Commerciale Luigi Bocconi Itália

1,10623612 Camila Horta Cardenas University of St.Gallen Suíça

1,10477975 Daniel Mariz de Oliveira Simantob Erasmus University Rotterdam Holanda

1,10410156 Lucas Augusto Goncalves de Sant Anna Universität Münster Alemanha

1,10180550 Carolina Carvalho Maimone *

1,09989590 Ester Brighetti Università Commerciale Luigi Bocconi Itália

1,09977620 Caique Florencio de Carvalho ** IE Business School Espanha

1,09536223 Mariana Mary Yamada Université Paris-Dauphine França

1,08727751 Eduardo Cesar Guindalini University of Groningen Holanda

1,07319076 Daniela Maira Sobral dos Santos ** Technische Universität Berlin Alemanha

1,07208238 Ricardo Young Soo Jang Dongguk University Coreia

1,06603421 Victoria Augusta Skaf Wiesbaden Business School Alemanha

1,06284445 Karina Mayumi Nishikawa University of Groningen Holanda

1,06072412 Julia dos Santos Nascimento Wiesbaden Business School Alemanha

1,05962132 Camila Mathias Moura Ramos University of Roehampton Inglaterra

1,05788992 Julia Ferronato Galano Audencia Nantes Ecole de Management França

1,05402882 Amanda Watanabe Shoyama Technische Universität Berlin Alemanha

1,04792791 Vitor Fernandes Jaguanharo Carvalho Technische Universität Berlin Alemanha

(12)

1,03643639 Maria Fernanda Benite de Lucena e Mello ESSEC Business School França

1,03641789 Amanda Winge Universität Münster Alemanha

1,03518770 Romana Donadi Benassi Universidad de Zaragoza Espanha

1,03404883 Juliana Mayumi Matida *

1,02914396 Luiz Felipe de Castro Gostek University of Victoria Canadá

1,02614777 Eduardo Prado Froes University of Innsbruck Áustria

1,02529588 Bruno Valente Zero Universität Erlangen-Nuernbeg Alemanha

1,02529588 Samir Carvalho Cury KEDGE Business School França

1,02483207 Fabio Augusto Trindade Celestino IÉSEG School of Management França

1,02259129 Pedro Paulo de Azevedo Moraca University of Victoria Canadá

1,01807300 Henrique Alecrim Trindade Stockholm Business School Suécia

1,01744977 Andre Kessler de Assumpcao Sciences Po França

1,01399215 Julia Moura Cardoso Toulouse Business School França

1,01080723 Vinicius de Araújo Martinez Camarinha Sciences Po França

1,00789243 Stefan Rinaldi Angelin Università degli Studi di Torino Itália

1,00787952 Zheng Long Chin *

1,00499698 Allison Seidi Ito Nissi Dongguk University Coreia

0,99078208 Guilherme Figueiredo Nunes University of Groningen Holanda

0,96965498 Caio Spicciati Margini Hochschule Bremen Alemanha

0,96173419 Vinicius Yogi Hatano Zeppelin University Alemanha

0,96116803 Stella Americano de Freitas Fumis Sciences Po França

0,94589260 Enedino Neres da Cruz Junior IÉSEG School of Management França

* Todas opções ocupadas por candidatos com melhor classificação. ** Validade do comprovante de idioma a ser verificada

Período de confirmação de vaga: 22 a 24 de Março de 2017

. Os candidatos selecionados deverão contatar a CCInt FEA até as 12h00 (meio-dia) de 24/03/2017 para confirmar ou não o interesse pela vaga obtida;

. A confirmação deverá ser feita através de um email enviado para ccintfea@usp.br mencionando a vaga obtida (por exemplo: confirmo meu interesse na vaga de Antalya, Turquia). O candidato necessariamente receberá uma mensagem em resposta.

. Candidatos que não entrarem em contato com a CCInt FEA até a data de 24/03/2017 perderão o direito à vaga obtida.

. Candidatos que confirmarem a opção pela vaga obtida receberão por email, nas próximas semanas, informações a respeito dos próximos passos do programa.

. Somente em caso de desistência de algum candidato é que poderá ocorrer uma reclassificação;

. Candidatos que não tenham sido selecionados para a sua 1ª opção PODEM (e devem) confirmar a opção para a qual foram selecionados, ao mesmo tempo em que continuam concorrendo às opções anteriores, em caso de desistência de outro candidato.

. Em caso de desistência, a CCInt FEA entrará em contato com o próximo candidato da lista. Ocorrendo essa situação, esse candidato poderá optar entre permanecer com a opção para o qual havia sido inicialmente classificado ou migrar para a opção reclassificada.

Referências

Documentos relacionados

O algoritmo proposto por Lee et al. [28] corresponde a uma modificação introduzida no algoritmo LBG, a qual, em geral, resulta, para uma mesma inicialização, em um melhor

A Comissão de Cooperação Nacional e Internacional da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, CCInt-FEUSP, anuncia a abertura do processo para seleção de alunos

Em caso de perda ou roubo de documentos, a candidata ou o candidato será admitida ou admitido para realizar as provas, desde que apresente o Boletim de Ocorrência (BO)

Sendo a expressão do modo pelo qual se realiza a ação de “matar”, como ele mesmo argumenta, explica-se pelo advérbio por ele proposto em sua tradução para a língua

EDITAL FEA 13/2011 - ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO DE LIVRE-DOCÊNCIA NO DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

[Informar a data, o nome e a assinatura do dirigente máximo que aprovou o documento Termo de Abertura do Projeto antes deste projeto ser solicitado ao Governador pelo

Como cada algoritmo classificador possui sua característica própria, sendo seu desempenho dependente das características extraídas dos textos, e dos dados utilizados para