• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 01/2021. Curso Disciplinas Vagas Odontologia Bioquímica 02 Odontologia Biofísica 02

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 01/2021. Curso Disciplinas Vagas Odontologia Bioquímica 02 Odontologia Biofísica 02"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EDITAL 01/2021

Processo Seletivo para Monitoria de disciplinas do curso de

Odontologia da Faculdade

CECAPE.

O Diretor Geral da Faculdade CECAPE, Dr. John Eversong Lucena de Vasconcelos, no uso de suas atribuições regimentais e considerando as demais disposições legais, torna público, para conhecimento dos interessados, o presente EDITAL que regerá o Processo de Seleção para Monitores de disciplinas do curso de Odontologia na vigência 2021.1 e 2021.2.

1. DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS

a) As atividades de Ensino configuram-se através do Programa Institucional de Monitoria, sendo todo o processo administrativo conduzido e supervisionado pelo Núcleo de Pesquisa, Extensão, Responsabilidade Social e Sustentabilidade (NUPEX).

b) O objeto do presente Edital é a abertura de processo de seleção de Monitoria decorrente das políticas de facilidades e oportunidades oferecidas aos discentes matriculados no curso de Odontologia na Faculdade CECAPE.

2. DAS DISCIPLINAS E DAS VAGAS

Curso Disciplinas Vagas

Odontologia Bioquímica 02

Odontologia Biofísica 02

3. DA INSCRIÇÃO

 Período: 11 a 18 de janeiro de 2021.

 Ficha de Inscrição (ANEXO 2) e Histórico Escolar.

 Local: Coordenação do Núcleo de Pesquisa, Extensão, Responsabilidade Social e Sustentabilidade (NUPEX) ou e-mail:

nupex@faculdadececape.edu.br

(2)

 Ser aluno regularmente matriculado no curso de seleção para monitoria;  Ter cursado com aprovação as disciplinas de inscrição para a monitoria;  Cada aluno só poderá concorrer a uma monitoria.

5. DA SELEÇÃO

a) A seleção será feita através de concurso aberto e a classificação do monitor deverá se basear na pontuação obtida a partir de:

 Análise do histórico escolar;

 Exame de avaliação do conhecimento teórico e/ou prático sobre o conteúdo programático da disciplina, cujo programa a ser estudado segue no Anexo 01 deste edital;

b) O exame de avaliação do conhecimento teórico e/ou prático sobre o conteúdo programático da disciplina ocorrerá no dia 25 de janeiro de 2021. O aluno deve obter no mínimo nota 7 no exame de avaliação. São critérios de desempate:

I. Maior média na disciplina objeto da monitoria; II. Maior nota na prova;

III. Maior média global;

IV. Cursando o período mais avançado.

6. DO RESULTADO

 O resultado da monitoria será publicado até o dia 27 de janeiro de 2021.

7. DO EXERCÍCIO DA MONITORIA

 Fevereiro de 2021 a Janeiro de 2022.

8. DA ATIVIDADE DA MONITORIA

a) Realização supervisionada de tarefas didáticas, inclusive o auxílio na preparação de aulas teóricas e práticas, de acordo com o conteúdo programático da disciplina;

b) Cumprimento das atividades de monitoria até a aplicação de avaliação final – AVF da disciplina a qual estiver vinculado;

c) Desenvolvimento de tarefas de pesquisa e extensão compatíveis com o seu grau de conhecimento e experiência na disciplina;

d) Auxílio aos estudantes que estejam apresentando dificuldades no aprendizado da disciplina;

e) Participar dos encontros anuais de iniciação científica, pesquisa e extensão da Faculdade CECAPE, bem como de outros eventos promovidos pela instituição, tais como: seminários, cursos, debates, sessões de estudo e experiências de trabalhos acadêmicos diversos.

(3)

Parágrafo Único - é proibido ao monitor substituir, em qualquer hipótese, o

docente orientador em aulas teóricas ou práticas, bem como desempenhar atividades administrativas.

9. DO REGIME DE TRABALHO

 O monitor deverá cumprir uma carga horária de 4 (quatro) horas semanais de atividades de monitoria presencial em espaços institucionais, ficando sob sua responsabilidade e orientado pelo docente responsável pela disciplina, a maneira que irá organizar este horário.

10. DAS OBRIGAÇÕES DO MONITOR

a) O monitor deverá apresentar ao Núcleo de Pesquisa, Extensão Responsabilidade Social e Sustentabilidade (NUPEX) ao final de cada mês, um relatório descrevendo todas as atividades realizadas, informando a quantidade de alunos participantes, o material utilizado e a carga horária realizada de cada encontro de monitoria, conforme modelo disponibilizado no site da Faculdade CECAPE.

b) Ao final do exercício da monitoria a Coordenação do Núcleo de Pesquisa, Extensão Responsabilidade Social e Sustentabilidade (NUPEX) concederá um certificado de participação no Programa Institucional de Monitoria, com a carga horária total realizada, mediante apresentação de relatório final.

11. DAS OBRIGAÇÕES DO PROFESSOR ORIENTADOR

I- orientar o monitor no desempenho das atividades programadas;

II- capacitar o monitor no uso de metodologias de ensino/aprendizagem adequadas à sua atuação nas atividades propostas;

III- promover o aprofundamento dos conhecimentos do monitor quanto aos conteúdos da disciplina;

IV- promover reuniões e seminários para troca de experiências entre monitor, professor e estudantes;

V- avaliar, de forma contínua, o desempenho do monitor através de critérios previamente estabelecidos, e que sejam do conhecimento do monitor;

VI- acompanhar o desempenho do estudante nas disciplinas de seu curso, identificando possíveis interferências das atividades da monitoria sobre o seu desempenho escolar, a fim de evitar comprometimento do processo de aprendizagem;

VII- acompanhar a elaboração do relatório das atividades desenvolvidas e assiná- lo juntamente com o monitor;

VIII- identificar falhas eventuais no Programa de Monitoria, propor mudanças e encaminhá-las para a Coordenação do NUPEX.

(4)

12. DA CONCESSÃO DA BOLSA

a) Será concedida uma bolsa a cada aluno aprovado e classificado em 1º lugar na disciplina inscrito no processo de seleção do programa institucional de monitoria da Faculdade CECAPE, que corresponderá a um crédito de 10% descontado na sua mensalidade.

b) Alunos que tenham algum tipo de benefício (FIES, PROUNI, FUNDACRED, FUNCAP ou similares) não poderão acumular a bolsa, sendo a monitoria categorizada como voluntária.

c) Caso o 1º lugar não atenda ao requisito para receber a bolsa de monitoria, esta será disponibilizada para o 2º lugar, e assim sucessivamente seguindo os mesmos critérios apresentados no item b.

Parágrafo único – As bolsas a que se se refere o item “a” são individuais e

intransferíveis, não podendo ser convertidas em bens ou dinheiro, nem poderão ser trocadas, cedidas ou transferidas, em nenhuma hipótese e sob nenhum argumento ou fundamento.

13. DO TERMO DE COMPROMISSO E CERTIFICADO

a) Para assumir oficialmente as vagas do Programa Institucional de Monitoria, os discentes aprovados deverão assinar Termo de Compromisso específico que será disponibilizado no site www.faculdadececape.edu.br, juntamente com docente responsável pela disciplina.

b) Ao final do exercício da monitoria a Coordenação do Núcleo de Pesquisa, Extensão Responsabilidade Social e Sustentabilidade concederá um certificado de participação no Programa Institucional de Monitoria, com a carga horária total realizada, mediante apresentação de relatório final.

14. DO CRONOGRAMA

O processo seletivo obedecerá ao cronograma conforme tabela abaixo: CRONOGRAMA

11 de janeiro de 2021 Publicação do Edital de monitoria 11 a 18 de janeiro de

2021 Período de Inscrição.

21 de janeiro de 2021 Divulgação das inscrições deferidas e local e horário de realização da avaliação.

25 de janeiro de 2021 Realização da Avaliação Teórico e/ou Prático. 27 de janeiro de 2021 Divulgação do resultado final da monitoria. 29 de janeiro de 2021 Entrega do termo de compromisso e

regulamentação da monitoria

(5)

a) Ocorrências não previstas neste Edital, casos omissos e casos duvidosos serão resolvidos pela Direção Geral.

b) Este Edital entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Juazeiro do Norte – CE, 11 de janeiro de 2021.

Prof. Dr. John Eversong Lucena de Vasconcelos

(6)

ANEXO I

Disciplinas Conteúdo

Bioquímica

 Bioquímica da água: propriedades físicas, químicas e estruturais da molécula da água;  Bioquímica dos carboidratos: importância

funcional, estrutura e reatividade dos carboidratos.

 Bioquímica dos lipídeos: importância funcional e fisiológica, e classificação dos lipídeos;

 Bioquímica das proteínas: estrutura das proteínas, funções e importância fisiológica, importância das enzimas;

 Bioenergética e metabolismo: vias de metabolização dos carboidratos, proteínas e lipídeos;

 Ácidos nucleicos: estrutura e importância funcional dos ácidos nucleicos.

Biofísica

 Membrana celular: bases bioquímicas e biofísicas.

 Transporte através da membrana: difusão e osmose.

 Transporte ativo: primário e secundário.

 Eletrofisiologia: potencial de membrana, repouso e ação.

(7)

ANEXO II

Juazeiro do Norte, Ceará, ___ de ________________ de 20__.

________________________________________ Assinatura do aluno

Programa Institucional de Monitoria Ficha de Inscrição Matrícula: Nome: Disciplina: e-mail institucional:

Confirmo que eu li e concordo com todos os itens apresentados no edital 02/2021 da COPENE referente ao processo seletivo de monitoria.

PROTOCOLO

Programa Institucional de Monitoria

Nome:

Disciplina: Data:

Referências

Documentos relacionados

which  aims,  through  pictures,  books  and  music,  develop  their  communication  and  expression  skills.  By  gathering  several  languages,  one  intends 

[...] além da busca por especiarias, metais preciosos e reinos fabulosos, os expedicionários tinham também por objetivo transformar os indígenas em vassalos

Assembléia Geral, Colegiado Gestor, Comitê Executivo e no Conselho Fiscal não serão remunerados direta ou indiretamente pelo exercício de seus cargos..

Portanto, as falas dos alunos-estagiários que participaram da pesquisa revelam mais uma vez que na relação da ciência geográfica e da Geografia escolar os discursos

Tabela 1 - Severidade média de antracnose causada por quatro isolados de Colletotrichum truncatum, reação genética, índice de resistência (IR%) e índice de virulência (IV%) de

Constitui objeto do presente convênio o repasse de recursos financeiros à CONVENIADA, para custear a manutenção do ensino de 155 (cento e cinqüenta e

Mantendo pressionado [GRAND PIANO/ FUNCTION], pressione a tecla D #4 para diminuir o volume do metrônomo, a tecla F4 para aumentar o volume ou a tecla E4 para restaurar o volume

Aconteceu no Núcleo de Tecnologia Educacional de Anápolis, NTE/Anápolis, dias 28 e 29/08, a formação de coordenadores pedagógicos e gestores das Unidades Educacionais da