• Nenhum resultado encontrado

PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PORTUGUÊS 2 o BIMESTRE"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Grupo IV – 5º ano (4ª série) – Tarde – 18/5/2011

AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IV

Nome: ___________________________________________________________________________ Turma: _______________

Valor da prova: 3,0 Nota: ______________

Unidade Portugal

Série: 5

o

ano (4

a

série)

Período: TARDE

Data: 18/5/2011

Eixo temático – Espaço orgânico e natural

O que faz a cozinha de um país?

Neste imenso Brasil, temos uma rica culinária regionalizada, e é quase impossível generalizar sobre o assunto comida num território marcado por difenças tão grandes. Um gaúcho acostumado ao seu charque pode não tomar suco de kiwi todos os dias e passar a vida sem provar um mingau de tapioca com açaí, sem ver um araçá, um cambucá, um sapoti, um jenipapo.

Historicamente, a herança legada pelos colonos portugueses, em nosso país, sofreu as naturais adaptações ao meio físico e recebeu, inicialmente, a contribuição trazida pelo indígena. As mandiocas, as frutas, as pimentas, os produtos da caça e da pesca foram misturando-se ao azeite de oliva, ao bacalhau seco, aos ensopados e à doçaria.

Com a chegada dos escravos africanos a Salvador, para as plantações de cana-de-açúcar, foram incorporados aos nossos pratos o azeite de dendê, o coco, camarão seco e muita coisa mais, formando o caldeirão de culturas indígena, portuguesa e africana, que viria a caracterizar nossa cozinha.

Cada região fez o que pôde com suas riquezas alimentícias. No entanto, cortando o Brasil de norte a sul, impera um rio, um fluxo constante: a comidinha de todo dia, a básica, do almoço, do jantar, que varia, mas tem como rei o arroz com feijão, este sim, hábito nacional.

Qual seria, então, o cardápio típico do brasileiro médio e urbano Brasil afora? Café com leite e pão no café da manhã, um pedaço de queijo fresco e uma talhada de mamão. Almoço e jantar são parecidos, mas utilizam produtos da estação, encontrados em feiras e supermercados.

Temos os docinhos de casamento, bem portugueses, sem nos esquecermos da comida de rua, como o maravilhoso pastel de feira, a garapa, o acarajé, as vitaminas dos bares.

O novo século trouxe muita novidade, muito salmão, ovas jamais vistas, verduras e frutas nunca dantes experimentadas. Isso nos leva a pensar que, daqui a décadas, poderemos ter incorporado muitos outros hábitos alimentares. Aí, então, será outra conversa. Por enquanto, com uma cabeça de vantagem, ganha o arroz com feijão.

Adaptado de Vamos comer, Nina Horta. 1ª impressão, exclusiva do Ministério da Educação Fundamental.

Vocabulario: charque: carne bovina cortada em mantas (churasco)

Parte I

1.

Escreva quais foram os alimentos incorporados à cozinha brasileira com a chegada dos escravos africanos a Salvador.

2.

De acordo com o texto, a cozinha brasileira tem muita influência de outras culturas. Dessa forma, quais são as culturas que caracterizam a cozinha brasileira.

(2)

Parte II

1.

Faça a análise do substantivo Brasil que aparece no primeiro parágrafo, seguindo o itens a seguir. • substantivo próprio ou comum;

• substantivo simples ou composto; • substantivo primitivo ou derivado; • substantivo concreto ou abstrato; • substantivo coletivo;

• feminino ou masculino;

• grau normal, aumentativo ou diminutivo; • singular ou plural;

• classificação quanto ao número de sílabas; • classificação quanto à posição da sílaba tônica.

Brasil: _________________________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________________________________________________

2.

Faça o que se pede.

a) Classifique as palavras destacadas como adjetivo ou substantivo. • Um cego velho pedia esmolas na rua.

• Um velho pedia esmolas na rua.

b) Leia o trecho a seguir, circule os artigos e separe-os classificando-os em definidos e indefinidos.

“Um bebê urbano pode tomar suco de kiwi todos os dias e passar a vida sem provar um mingau de tapioca com açaí, sem ver um araçá, um cambucá, um sapoti, um jenipapo.”

(3)

Grupo IV – 5º ano (4ª série) – Tarde – 18/5/2011

3.

Leia as frases a seguir e observe as palavras destacadas. a) A criança ralou o joelho ao cair.

b) O jovem venceu o concurso de redação. c) Na minha fazenda tem cavalo.

d) O papagaio da minha vizinha é macho.

Agora, classifique os substantivos destacados no grupo correto de acordo com o gênero. • Substantivo uniforme comum de dois gêneros: ___________________________________ • Substantivo uniforme sobrecomum: ___________________________________

• Substantivo uniforme epiceno: ___________________________________ • Substantivo biforme: ___________________________________

“Se o sentimento é legítimo, este dura para sempre; e qualquer reencontro, será como a primeira vez.” (Eliseu de Oliveira). Boa prova!!

Beijos. Tia Marisa.

(4)
(5)

Grupo IV – 5º ano (4ª série) – Tarde – 18/5/2011

AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IV

Nome: ___________________________________________________________________________ Turma: _______________

Valor da prova: 3,0 Nota: ______________

Unidade Portugal

Série: 5

o

ano (4

a

série)

Período: TARDE

Data: 18/5/2011

Eixo temático – Espaço orgânico e natural

Parte I

Qual seria, então, o cardápio típico brasileiro médio e urbano Brasil a fora? Café com leite e pão no café da manhã, um pedaço de queijo fresco e uma talhada de mamão.

Almoço e jantar são parecidos, mas utilizam produtos da estação, encontrados em feiras e supermercados. Leia com atenção! E a seguir, faça o que se pede.

1.

Paula foi a sua nutricionista porque estava fora do seu peso.

A nutricionista receitou-lhe três alimentos que ela deveria comer em horários alternados. Observe as indicações da nutricionista:

Mamão de 6 m 6 horas Queijo de 4 em 4 horas Suco de 3 em 3 horas

Se ela comeu os três alimentos juntos às 8 horas da manhã, a que horas ela voltará a comer os três alimentos juntos?

2.

Pedro e Ricardo são primos e gostam de almoçar na casa dos avós.

Pedro vai a cada 4 dias e Ricardo a cada 3 dias. Hoje os dois almoçaram juntos com os avós, daqui a quantos dias os dois almoçarão juntos, novamente, na casa dos avós?

(6)

Parte II

1.

Observe os números e escreva:

2 3 6 9 1 4 5 7

Divisores de 8 = _____________________ Divisores de 7 = _____________________ Divisores de 12 = _____________________ Divisores de 10 = _____________________

2.

Encontre os divisores comuns dos números a seguir.

a) D (15) = {___________________________________ } b) D (12) = {___________________________________ } D (20) = {___________________________________ } D (18) = {___________________________________ } DC (15 e 20) = {___________________________________ } DC (12 e 18) = { ___________________________________ } 3. Determine: a) M (12) = {___________________________________ } M (8) = {___________________________________ } M (12, 8) = {___________________________________ } MMC = ___________________________________ 4.

Escreva V se for verdadeiro e F se for falso.

( ) O número 1 é divisor de todos os números naturais. ( ) O maior divisor de qualquer número natural é o número 1. ( ) O menor divisor de um número natural é o número 1. ( ) O maior divisor de um número natural é o próprio número. ( ) 2 e 6 são divisores de 15.

(7)

Grupo IV – 5º ano (4ª série) – Tarde – 18/5/2011

AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IV

Nome: ___________________________________________________________________________ Turma: _______________

Valor da prova: 3,0 Nota: ______________

Unidade Portugal

Série: 5

o

ano (4

a

série)

Período: TARDE

Data: 18/5/2011

Eixo temático – Espaço orgânico e natural

Parte I

Leia o texto “O que faz a cozinha de um país” e depois responda às questões a seguir corretamente.

1.

Os escravos africanos chegaram a Salvador para trabalharem nas plantações de cana-de-açúcar, um vegetal até hoje muito cultivado.

• No interior do citoplasma de uma célula vegetal encontramos uma estrutura única. a) Qual é o nome desta estrutura que encontramos apenas nas células vegetais?

b) Para que serve esta estrutura?

Parte II

1.

A grande maioria ou quase totalidade das células tem dimensões microscópicas, medidas em micrômetros. • Pinte a única alternativa correta em cada questão a seguir. Muita atenção!

a) Em relação ao citoplasma de uma célula, qual alternativa mostra sua verdadeira função. Responsável pela reprodução da célula.

Responsável pelas atividades da célula. Responsável em proteger e envolver a célula. Responsável pela oxigenação da célula.

(8)

b) Que estrutura funciona como centro das atividades celulares, bem como é responsável pelas semelhanças entre pais e filhos? Membrana Citoplasma Núcleo Nucléolo

c) A sequência de formação de um organismo é: Célula – tecido – sistema – órgão – organismo Organismo – sistema – órgão – tecido – célula Tecido – organismo – órgão – célula – sistema Célula – tecido – órgão – sistema - organismo

2.

Hoje, sabe-se que todos os seres vivos são formados de minúsculas partículas chamadas células. a) O que é um ser vivo multicelular?

b) Cite quatro exemplos seres vivos unicelulares.

3.

Os tecidos do corpo humano podem ser classificados em quatro grupos principais: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.

• Identifique o tipo de tecido de acordo com a sua função.

a) Tecido que permite a nossa locomoção: __________________________________________________________________________________ b) Tecido que recobre o corpo, formando os pelos, a pele e as unhas: _____________________________________________________ c) Tecido que participa da coordenação das atividades do nosso organismo: _____________________________________________ d) Tecido encarregado da sustentação e união de outros tecidos e órgãos entre si: _______________________________________

Boa Prova!

Beijos, Tia Lela

(9)

Grupo IV – 5º ano (4ª série) – Tarde – 18/5/2011

AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO IV

Nome: ___________________________________________________________________________ Turma: _______________

Valor da prova: 3,0 Nota: ______________

Unidade Portugal

Série: 5

o

ano (4

a

série)

Período: TARDE

Data: 18/5/2011

Eixo temático – Espaço orgânico e natural

Parte I

1.

O texto fala sobre a diversidade culinária em nosso país citando pratos típicos vindos de todos os lugares do mundo. Retire do texto alimentos que foram incorporados aos nossos pratos com a chegada dos africanos.

Parte II

1.

Responda com atenção o que se pede a seguir.

a) Explique o que era um engenho e como era dividido.

b) Quais atividades os africanos realizavam nas caldeiras?

(10)

2.

Observe o mapa e faça o que se pede.

a) Pinte os continentes de cores diferentes e faça uma legenda. b) Escreva o nome dos oceanos e pinte.

3.

No mapa da América faça o que se pede.

a) Localize e escreva no mapa o nome de cada parte do continente americano.

b) Pinte da cor que preferir a parte da América onde o Brasil está localizado e escreva o nome de todos os países que fazem fronteira com o Brasil.

Referências

Documentos relacionados

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Com efeito, à semelhança da estratégia adoptada na investigação e publicação sistemática do espólio exumado no povoado pré ‑histórico de Leceia pelo escultor Álvaro de

BARHAM, 1982 (2), define as diferenças conceituais e campos de ação, tanto para en­ sino como investigação, entre Biomecânica e Cinesiologia Mecânica. Não trataremos

Feitiço do Segredo: deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica sendo o "Fiel do sendo o

É perceptível, desta forma, o constante aumento do aprofundamento dos personagens: os “príncipes” têm agora não só nome e falas, mas personalidades bem desenvolvidas,

Note on the occurrence of the crebeater seal, Lobodon carcinophagus (Hombron & Jacquinot, 1842) (Mammalia: Pinnipedia), in Rio de Janeiro State, Brazil.. On May 12, 2003,

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

potencialmente porque não são entendidos como tal pela maioria da população e porque não estão classificados — e, em parte, a uma lacuna consistente relativa à formação de