• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional. Carlos Afonso Correia Calado Nº3 Curso Profissional Técnico de Multimédia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional. Carlos Afonso Correia Calado Nº3 Curso Profissional Técnico de Multimédia"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO CRÍTICO Prova de Aptidão Profissional

Carlos Afonso Correia Calado Nº3 Curso Profissional Técnico de Multimédia

Salvaterra de Magos Junho de 2018

(2)

Carlos Afonso Correia Calado Curso Profissional Técnico de Multimédia

12ºJ

SUMÁRIO

Relatório das actividades do Projecto “Teresa Cabeleireiro” desenvolvido como requisito parcial dos módulos curriculares, supervisionado pelos Professores Maria João Lucas e Patrício Oliveira, no Curso

Profissional Técnico de Multimédia.

Salvaterra de Magos Junho de 2018

(3)

Dedicatória

Com o final desta etapa tão importante da minha vida, gostaria de agradecer a algumas pessoas. Em primeiro lugar, os nossos professores em particular ao professor Patrício Oliveira e à professora Maria João Lucas.

Um obrigado especial às pessoas que disponibilizaram para a gravação do video promocional.

Agradeço também aos meus amigos e colegas por me ajudarem nos piores momentos e estarem sempre lá para me criticar e congratular enquanto realizava o meu trabalho, em particular ao João Dias e ao Tiago Guiomar pela ajuda na elaboração do Website. De referir ainda os meus familiares, que me ajudaram nesta etapa que durou três anos e também estiveram sempre presentes para me ajudar nos bons e maus momentos.

Devo também um agradecimento à empresa onde estagiei, B-Creative, nomeadamente ao seu proprietário, Bruno Nepumoceno, por me ter proporcionado o primeiro contacto com o mundo do trabalho e me ter ajudado no meu crescimento profissional.

Sem todas estas pessoas, influências e apoios, não conseguiria concluir este percurso tão complicado, mas com estas pessoas tudo se tornou mais fácil.

(4)

Indíce

Dedicatória ... 3 Indíce ... 4 Indíce de Figuras ... 5 Introdução ... 4 Apresentação do Projeto ... 4 Tarefas Principais ... 4 Ordem de Trabalhos ... 5 Ideias Desenvolvidas ... 5 Principais Objetivos ... 6 Desenvolvimento ... 6 Conceção da Ideia ... 6 Pesquisa ... 7 Anteprojeto ... 7 Planificação / Calendarização ... 7 Software ... 8 Logótipo ... 8 Layouts: ... 9 Conclusão ... 17 Referências da Internet ... 18 Site ... 18 Video ... 18 Musica (video) ... 18 Anexos ... 19 Anexo 1 ... 19 Anexo 2 ... 20 Anexo 3 ... 21

(5)

Indíce de Figuras

Figura 1 - Esboço para logótipo ... 8

Figura 2 - Logótipo final ... 9

Figura 3 - Barra de Menus ... 10

Figura 4 - Página Inícial ... 11

Figura 5 - O Nosso Espaço ... 12

Figura 6 - Produtos ... 12

Figura 7 – Imagem do catálgo ... 13

Figura 8 - Anteprojeto PAP ... 19

Figura 9 - Anteprojeto PAP ... 20

(6)

4

Introdução

Apresentação do Projeto

O projeto desenvolvido e que será apresentado de seguida, surge de um pedido solicitado por uma cliente.

Enquanto estudante do Curso Profissional Técnico de Multimédia, tinha em mãos um trabalho, como tal e no âmbito da Prova de Aptidão Profissional, achei interessante desenvolver esse mesmo trabalho.

A minha cliente é proprietária de um salão de cabeleireiro e a fim de modernizar e aderir às novas tecnologias, solicitou as minhas competências na área da multimédia, para que desenvolvesse um novo rosto e imagem para o seu negócio.

Tarefas Principais

Como primeira linha de ação foi criado um logótipo, tendo em conta as características do espaço profissional da cliente e alguns pontos referidos pela mesma.

Considerando que um website é, nos tempos que correm, uma forma mais atrativa e abrangente de promover e expandir um negócio, como segunda linha de ação, foi desenvolvido esse mesmo website e realizado um video promocional, onde, com mais clareza se demonstra um pouco dos trabalhos e serviços realizados no salão de cabeleireiro em questão.

(7)

5 Ordem de Trabalhos

Em primeiro lugar, desenvolveu-se o logótipo para a empresa. Recolheu-se as informações mais importantes sobre a mesma e solicitou-se à cliente que enumerasse os principais desejos e requisitos, aos quais se tentou ser o mais fiel possível, sugerindo opções diversas mas indo ao encontro da identidade da empresa.

Depois de diversas tentativas e varias opções, conseguiu atingir-se o pretendido e determinou-se qual determinou-seria o logótipo a promover.

De seguida, iniciou-se o desenvolvimento do website, primeiramente definiu-se quais as informações que deveriam constar no mesmo e o que se considera relevante e interessante para oferecer aos utilizadores neste tipo de website. Após esta recolha de referências tornou-se imprescindível explorar cada uma delas.

Ideias Desenvolvidas

Para a realização do logótipo, que seria a imagem de marca da empresa em causa, não foi criado qualquer nome, este permaneceu o mesmo pelo qual já é conhecido desde sempre. Sendo este um dos principais requisitos da cliente.

No logótipo realizado, além do nome, deu-se também algum enfoque ao ano de inauguração do salão de cabeleireiro, que é um ponto importante para a proprietária e também para a empresa, sendo uma informação importante para o público alvo, uma vez que deverá transmitir alguma confiança e experiência comprovada a novos clientes.

Para o desenvolvimento do website, tal como, para o logótipo, considerou-se as cores do espaço da empresa em questão e exploraram-se algumas ideias que se consideram informações importantes a disponibilizar ao utilizador do website, tais como, a história da empresa, os trabalhos realizados, as marcas de produtos com que trabalha e que vende, mostrar o espaço da empresa e os contactos da mesma.

(8)

6 Principais Objetivos

Como principais objetivos deste projecto, temos a promoção de uma imagem de marca da empresa em questão, tentando com isso um maior reconhecimento da mesma por parte do público e potenciais clientes.

Dinamizar a empresa no mundo virtual e torná-la assim mais acessível e disponível a um maior numero de clientes.

Sendo que, o principal objetivo é, com tudo isto, potenciar o aumento de clientes, vendas e aumentar o volume de negócios, com vista à expansão da empresa e mais tarde criação de novos espaços.

Desenvolvimento

Conceção da Ideia

(9)

7 Como foi referido anteriormente na introdução, o projeto desenvolvido e que será apresentado de seguida, surge de uma necessidade concreta a pedido de uma potencial cliente.

Não deixei escapar esta oportunidade, comecei logo a trabalhar no projeto e a programar algumas tarefas a efectuar, tinha em mãos um trabalho, como tal e no âmbito da Prova de Aptidão Profissional, achei interessante desenvolver esse mesmo trabalho.

A minha cliente é proprietária de um salão de cabeleireiro e a fim de modernizar e aderir às novas tecnologias, pediu-me que desenvolvesse um novo rosto para o seu negócio.

Pesquisa

Recorri à internet para efetuar este ponto bastante importante, inicialmente pesquisei outros websites de cabeleireiros e pesquisei tambem alguns videos promocionais para tirar algumas ideias e apontar alguns pontos que tenha gostado em ambos.

Analisei tudo, desde layouts a frases simples e na minha cabeça começei a construir o website seguindo as minhas sugestões e soluções criativas.

Anteprojeto

O Anteprojeto foi elaborado e enviado para ser aprovado em Conselho Pedagógico do Agrupamento. Esse mesmo documento consiste na exposição da minha ideia de trabalho para a Prova de Aptidão Profissional subdividido nas várias etapas de desenvolvimento, nele foi apresentado o tema, os objetivos, descrição sumária e recursos necessários para que tudo corra da melhor forma.

Planificação / Calendarização

Para planificar todas as tarefas a desenvolver no projeto, foi utilizada a ferramenta digital “GANTT”, no qual for inseridas todas as tarefas incluindo data de início e de conclusão do

(10)

8 mesmo.

O diagrama de Gantt é um gráfico usado para ilustrar o avanço das diferentes etapas de um projeto. Os intervalos de tempo representando o início e fim de cada fase, aparecem como barras coloridas sobre o eixo horizontal do gráfico.

Software

O software escolhido para concretizar este projeto foi o “Adobe Dreamweaver CS6”, para elaborar o website e concluir assim da melhor forma, utilizei também o “Adobe Premiere CS6” para editar o video promocional para inserir no website.

Logótipo

Visto que o nome é o mesmo a manter, decidi avançar para um estudo, para saber a melhor forma de como deveria ficar o logótipo. Primeiro, pesquisei vários tutoriais para aprender e aplicar conhecimentos apreendidos no curso, sobre como fazer um logótipo, de seguida iniciou-se a componente prática de realização, utilizando o “Adobe Photoshop CS6”, um editor de imagem do leque de programas que a Adobe Collection CS6 nos oferece. Embora não seja o indicado, utilizámos este software unicamente para testes.

Figura 1 - Esboço para logótipo

Primeiro, foi feito este logótipo, no Adobe Photoshop, mas decidiu-se não avançar com este, pois não ficou do agrado pretendido pela cliente.

(11)

9 Figura 2 - Logótipo final

Decidimos escolher este como logótipo para representar e promover a empresa, agora com um elemento que liga o trabalho da mesma ao nosso logótipo, o rosto feminino que simboliza o cabeleireiro e o triângulo envolvente, simboliza o equilibrio.

Layouts:

No início do desenvolvimento do website, decidi pesquisar vários websites de cabeleireiros com diferentes estruturas, como os websites da Cidália Cabeleireiros / Lúcia Piloto - Cabeleireiros.

Link - http://www.cidalia-cabeleireiros.com/pt Link - https://www.luciapiloto.pt/pt/

Depois de várias escolhas dos layouts, iniciou-se a criação do meu próprio layout, usando várias técnicas de outros layouts anteriormente vistos, começando pelo Índex (Página Principal) o website que desenvolvi é onepage, pois possui uma única página dividida por

(12)

10 várias secções, sendo elas, “Início”, “Sobre Nós” , “Nosso Espaço” , “Produtos” , “Trabalhos” e “Contactos” com uma única barra de navegação que estará em todas as secções do website.

Figura 3 - Barra de Menus

Depois veio a criação de um carousel, ou seja um slider, com imagens que destacam o tema do website que é o cabeleireiro.

(13)

11 Figura 4 - Página Inícial

Na secção “Sobre Nós” foi aplicado o video promocional realizado num dia normal de trabalho no salão de cabeleireiro, com as dimensões 750x500 px (Pixels). As capturas para o video foram realizadas no local do estabelecimento. Após a captura, procedemos à edição. A maquina utilizada para gravar foi a Nikon 1100 e o software utilizado para editar foi o Adobe Premiere CS6.

Nesta secção para além do video promocional consta também um breve resumo da história da empresa.

Na secção seguinte de seu nome “Nosso Espaço” optei por colocar nove fotografias demonstrativas do espaço.

(14)

12 Figura 5 - O Nosso Espaço

Na secção “Produtos” inseri oito price-boxes para colocar alguns dos produtos utilizados no trabalho, podendo também esses produtos serem também vendidos ao cliente.

Figura 6 - Produtos

Introduzi também um botão denominado de “detalhes” que é um “modal” ou seja uma caixa de informações adicional.

(15)

13 Figura 7 – Imagem do catálgo

Em seguida está a secção “Trabalhos” onde podemos encontrar trabalhos que podem ser feitos na empresa. Na respetiva secção existem vários parâmetros, tais como o seu nome técnico

(16)

14 utilizado na área, o valor e a classificação dada pelo consumidor.

Na próxima e ultima secção temos os “Contactos” onde inseri um map para ser mais facil mostrar o local do estabelecimento e à sua direita inseri um panel-heading com o restante das informações em texto.

Conteúdo presente em todas as páginas o website foi feito com recurso ao bootstrap que é um framework front-end que facilita a vida dos criadores web a criar sites com tecnologia mobile

(17)

15 (responsivo) sem ter que digitar uma linha de CSS para “fazer e acontecer”. Não é por acaso que o termo “Bootstrap” em inglês significa “inicialização”, algo que possui um ponto de partida.

Todas as secções irão ter um elemento fixo que é a sidebar. A sidebar é o menu de navegação que é constituída por Início, Sobre Nós, Nosso Espaço, Produtos, Trabalhos e Contactos.

A página inicial terá um layout completamente diferente das restantes partes do site. O objetivo dessa página consiste em ser um cartão de entrada para o utilizador devido à parte gráfica ser atrativa, por ter um carrossel que ocupa a parte inicial do site e assim incentivar o utilizador a dar scroll para ver o resto e navegar no nosso website. Mais uma vez as duas cores mais utilizadas foi o (#F0F) cor de rosa e o (#343a40) cinzento porque são as cores abundantes no espaço físico do estabelecimento.

“Sobre Nós” é uma secção do website que terá um Vídeo Promocional e que servirá como uma breve apresentação do trabalho efectuado no estabelecimento. Depois, apresenta uma

(18)

16 breve história sobre o cabeleireiro.

(19)

17

Conclusão

Todo o trabalho foi realizado por gosto e vontade, demorou alguns meses a ser realizado mas foi conseguido. Algumas tarefas demoraram um pouco mais de tempo do que o previsto, mas nada disso impediu de concluir este trabalho, pois empenhei-me muito e no final conseguiu-se realizar esta tarefa tão importante para a vida. O website foi o mais complicado, pois tinha muito código para editar. Após tudo concluído, olhou-se para todo o trabalho desenvolvido e viu-se que realmente não foi fácil, mas foi um trabalho positivo que, mais uma vez, serviu para desenvolver as capacidades individuais.

Espera-se que o cliente goste do resultado final também.

Pode dizer-se que, por vezes, nem tudo correu como se queria, mas esses mesmos problemas acontecem, pois os nervos começam a aumentar e as pessoas ficam impacientes, mas só aprendemos com os erros e eles fazem parte do processo. No entanto, nada impediu de concluir esta etapa da nossa vida com sucesso.

(20)

18

Referências da Internet

Site http://www.cidalia-cabeleireiros.com/pt https://www.luciapiloto.pt/pt/ https://blackrockdigital.github.io/startbootstrap-resume/ https://www.w3schools.com/ https://getbootstrap.com/ Video https://www.youtube.com/watch?v=Gxmr47Myklg Musica (video) https://www.youtube.com/watch?v=KK2smasHg6w

(21)

19

Anexos

Anexo 1

(22)

20 Anexo 2

(23)

21 Anexo 3

Referências

Documentos relacionados

18.1 O(s) produto(s) deverá(ao) ser entregue(s) rigorosamente dentro das especificações estabelecidas neste Edital e seus Anexos, sendo que a inobservância desta condição

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

a) Nos ambientes onde haja perigo ou risco de acidente, o primeiro dia de trabalho do empregado será destinado, parcial ou integralmente, a treinamento com equipamentos

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

[r]

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..